-CÂMARA APROVA VOLTA DAS COLIGAÇÕES E DERRUBA DISTRITÃO
-NOVO SALÁRIO PARA PROFESSORES DE SANTA CATARINA É APROVADO NA ALESC
-FAMÍLIA DE MONDAÍ PEDE DOAÇÕES PARA TRÊS PESSOAS COM PROBLEMAS DE SAÚDE
-MUNICÍPIO CONCLUI ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO ADULTA COM VACINA CONTRA COVID-19
-IGREJA MATRIZ DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS RECEBE REFORMA NO PISO
-IPORÃ DO OESTE SUBSIDIA 50 POR CENTO DOS EXAMES DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE
-DEFESA CIVIL EMITE ALERTA DE CHUVA FORTE E VOLUMOSA EM SC
-POLÍCIA MILITAR APREENDE TRANSPORTE ILEGAL DE BEBIDAS NO VALOR DE 200 MIL REAIS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 17graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A forte onda de calor que atinge a Itália fez o país registrar nesta quarta-feira a temperatura de 48 virgula oito graus, um recorde para a Europa. A explicação para as medições está naquilo que os meteorologistas classificam como um anticiclone, fenômeno formado por uma zona de alta pressão atmosférica que eleva as temperaturas. O anticiclone que afeta o país foi apelidado de "Lúcifer".Na região da Calábria e na Sicília, os bombeiros tiveram que realizar 300 intervenções nas últimas 12 horas para apagar focos de incêndio. Na Calábria, um homem de 77 anos morreu em razão de queimaduras sofridas em um incêndio.
Subiu para 65 o número de mortos durante os incêndios florestais que atingem o norte da Argélia, informaram as autoridades do país africano nesta quarta-feira. Ao menos 28 deles eram soldados que atuavam no combate às chamas. O presidente argelino decretou luto oficial por três dias. Os serviços de emergência já identificaram e tentam controlar ao menos cem focos ativos de incêndio. As autoridades argelinas falam na possibilidade de "origem criminosa" para parte do fogo e ao menos quatro pessoas já foram detidas.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta quarta-feira, uma cúpula virtual sobre a democracia com outros líderes mundiais nos dias nove e 10 de dezembro. A cúpula também incluirá representantes da "sociedade civil, filantropia e setor privado", que farão compromissos para um ano de ação, com uma sessão presencial de acompanhamento um ano depois. Em nota, BIDEN afirmou que os participantes discutirão “os desafios que a democracia enfrenta para fortalecer coletivamente as bases para a renovação democrática”, com foco contra o autoritarismo e na defesa do combate à corrupção e à promoção do respeito aos direitos humanos.
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira o projeto que suspende a prova de vida para aposentados e pensionistas beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social até 31 de dezembro deste ano. A proposta segue agora para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Em março de 2020, a medida foi suspensa em razão da pandemia, mas retomada em junho deste ano. Desde então, o INSS pode bloquear os benefícios de quem não fez a prova de vida. Quem perde o prazo tem o benefício suspenso.
A Petrobras subirá o preço da gasolina em três vírgula três por centoa partir desta quinta-feira. É o segundo aumento consecutivo, após corte realizado em junho. O preço do diesel não terá elevação. Segundo a estatal, o reajuste médio é de nove centavos por litro, elevando o preço de venda em suas refinarias a dois reais e 78 centavos por litro. Até chegar aos postos, o valor ainda é acrescido de impostos e margens de distribuidores e postos. Em nota divulgada nesta quarta-feira, a empresa destacou qual sua contribuição para o preço médio final da gasolina, que passará a ser de dois reais etrês centavos por litro, já que o produto vendido nos postos recebe 27 por cento de etanol anidro.
O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira o chamado "distritão" e aprovou a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e vereadores. Os dois dispositivos estavam contidos em uma proposta de emenda à Constituição, aprovada em primeiro turno, que promove uma minirreforma nas regras eleitorais. No primeiro turno, os placares registrados nesta quarta foram os seguintes: o texto-base da PEC foi aprovado por339 votos favoráveis e 123 contrários; o distritão foi rejeitado com 35 votos favoráveis e 423 contrários; e a volta das coligações foi aprovada com 333 votos favoráveis e 149 contrários. A PEC segue agora para o senado.
A Secretaria de Estado da Educação anunciou mudanças no ensino médio em Santa Catarina nesta quarta-feira. A carga horária será maior e os alunos poderão escolher alguns componentes curriculares em uma grade flexível. O chamado novo ensino médio vai iniciar em todo estado em 2022. As atuais 800 horas por ano serão estendidas para mil. O currículo escolar terá uma parte com disciplinas fixas, como português, matemática, história e filosofia, e outra que poderá ser escolhida entre 25 chamados componentes curriculares de cinco áreas de conhecimento.120 escolas já adotam este modelo de ensino desde 2019 e funcionam como escolas pilotos.
Escolas e universidades de Santa Catarina vão operar sob novas regras a partir desta quinta-feira. O governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta um decreto que impõe novas medidas de combate à Covid-19. O distanciamento mínimo entre os estudantes na sala de aula reduz de um metro e meio para um metro, conforme já havia sido antecipado. Estudantes e professores vacinados deverão retornar às atividades presenciais 28 dias após a segunda dose ou dose única, incluindo os enquadrados em grupos de risco. A vacinação será obrigatória para todos os profissionais da educação.
A Proposta de Emenda à Constituição do aumento salarial dos professores de Santa Catarina foi aprovada nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. O texto foi aceito por 33 votos a um. BRUNO SOUZA foi o único deputado que se manifestou contrário ao reajuste. O parlamentar protestou contra o aumento ao argumentar que a decisão ocorre antes de se estudar o impacto a longo prazo e sem posicionamento do órgão auditor estadual. Com a admissão da nova PEC em plenário, a primeira faixa ficará em três mil e 500 reais para os professores com formação em nível médio, na modalidade Normal, e em quatro mil para quem tiver graduação com licenciatura curta. Já a terceira, de cinco mil, atingirá professores com licenciatura plena ou graduação em Pedagogia, o que inclui os pós-graduados. A mudança salarial ocorre para aqueles professores que ainda não recebem estes valores, o que representa 63 por cento dos professores. Aos demais, não haverá alterações neste momento.
-ESCOLA DE PITANGUEIRA PROMOVE PROJETO ESTANTE MÁGICA
-FAMÍLIA DE MONDAÍ PEDE DOAÇÕES PARA TRÊS PESSOAS COM PROBLEMAS DE SAÚDE
-MUNICÍPIO CONCLUI ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO ADULTA COM VACINA CONTRA COVID-19
-IGREJA MATRIZ DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS RECEBE REFORMA NO PISO
-IPORÃ DO OESTE SUBSIDIA 50 POR CENTO DOS EXAMES DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE
São João do Oeste promove mutirão com mais de 550 procedimentos de oftalmologia. Município passa a ser referência regional no atendimento em cataratas e pterígio. Foram mais de 90 dias de negociações, várias etapas burocráticas e viagens a Florianópolis para oferecer esta especialidade médica. O resultado foi a parceria com o SUS via Secretaria de Estado da Saúde com o Hospital Santa Casa Rural. De quarta até domingo serão realizadas cirurgias de catarata, pterígio e outros procedimentos, contemplando mais 550 pacientes de 22 municípios da região Extremo Oeste. O secretário da Saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA, afirma que a equipe é qualificada, com métodos modernos para cirurgias de oftalmologia. O mutirão segue todos as regras relativas à pandemia, como distanciamento social.
Agenda organizada por município prossegue até dia 15. O secretário valoriza o atendimento gratuito, com recursos do Ministério da Saúde para cirurgias eletivas. MAURO BARELLA relata que a região já registrou filas enormes nos municípios e atualmente é possível atender a demanda com maior agilidade. BARELLA recorda que na época que exerceu o cargo de secretário da Saúde em Iporã do Oeste, foram realizadas mais de oito mil cirurgias contemplando 32 municípios. São profissionais de São Paulo e Chapecó que farão o atendimento com base no CIS-REG seguindo fila conforme cadastro de cada município na Central Estadual de Regulação. Aos municípios cabe a responsabilidade de organizar os pacientes e realizar o transporte até São João do Oeste.
Secretário aponta um grande salto de qualidade no atendimento na saúde de São João do Oeste. MAURO BARELLA chama atenção que além dos procedimentos na área da Oftalmologia, o município também conta com atendimento em Ortopedia, Otorrino e já encaminha outras especialidades médicas. De acordo com o secretário, neste ano já foram realizadas mais de 80 cirurgias para a população de São João do Oeste. Trabalho feito está resolvendo problemas com exames, consultas e procedimentos cirúrgicos. BARELLA lembra que o atendimento de média complexidade não é de responsabilidade do município, porém está ocorrendo esforço extra para atender os munícipes.
Uma campanha de doações está em andamento para ajudar a família DA ROSA, de Mondaí. Segundo uma das voluntárias engajadas na campanha, DANI FLACH, três integrantes da família DA ROSA precisam de auxílio especial. A filha, de 36 anos, é portadora de deficiência e ainda usa fralda. Já a mãe dela contraiu tétano em abril e em decorrência disso ainda sofreu um AVC, o que a deixou acamada. Ela passa 24 horas por dia aos cuidadas de outra filha, com uso de oxigênio. Após a mulher contrair a doença, o marido dela também teve um AVC, portanto três pessoas precisam de ajuda especial na mesma família. DANI FLACH cita três tipos de doações a pedido da família: fralda geriátrica, sabão em pó e amaciante.
DANI FLACH, que interpreta a personagem “Vizinha da LUCI”, e já participou de outras campanhas beneficentes, como a da SOFIA HELENA, diagnosticada com AME, relata que o pedido de ajuda veio de uma neta do casal de Mondaí. DANI reitera que a família DA ROSA recebe certo valor do posto de saúde, mas não é suficiente para os gastos. O oxigênio, por exemplo, fica ligado 24 horas por dia, o que fez o valor da fatura de luz dobrar. Além disso ainda tem os gastos com fraldas, amaciante e tem toda medicação que compram, o que dificulta ainda mais a situação da família. A divulgação da campanha iniciou na segunda-feira e nesta sexta já será feita a primeira ação para a família DA ROSA. Em parceria com a Cooper A1 e o Sicoob, no dia de amanhã as pessoas poderão fazer a doação de fraldas, sabão em pó e amaciante, no pátio do Sicoob, centro de Mondaí. Quem quiser também pode trazer alimentos, e vai receber brinde em troca.
São João do Oeste retoma Festival da Canção Estudantil. Programações do segundo semestre envolvem várias atividades extras na educação. Detalhes para os eventos foram definidos em reunião com a direção das escolas. O secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, destaca que serão realizadas eliminatórias nas unidades escolares, definindo os classificados para a final no dia 21 de outubro. Informa ainda que a coordenação já optou pela forma online das apresentações para não ficar na dependência da matriz de risco. WEBER destaca que a final terá três categorias, com divisões dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. O secretário diz que já iniciou a mobilização nas escolas de Cristo Rei, Beato Roque, Centro Educacional São João do Oeste e Ervalzinho. As vagas para a final variam de acordo com o número de vagas em cada educandário.
Município vai dar suporte aos calouros do Festival Estudantil 2021. O secretário da Educação de São João do Oeste cita que serão realizados ensaios em parceria com o Departamento de Cultura, como forma de incentivo aos classificados. CLAUNEI WEBER destaca ainda o acompanhamento dos professores de música para aperfeiçoamento nas apresentações dos alunos. Durante os ensaios serão feitas sugestões aos calouros. WEBER ressalta que a Secretaria da Educação de São João do Oeste também definiu a realização dos campeonatos de xadrez e atletismo. Ainda serão definidos detalhes das competições incluindo a data para as finais na sede do município. Meta é estimular os talentos dos alunos e valorizar o esforço dos estudantes em atividades complementares.
Programações de Sete de Setembro serão do sistema online. Live e outras transmissões serão proporcionadas para comemorar a Semana da Pátria. O secretário da Educação, CLAUNEI WEBER informa que não haverá o tradicional desfile cívico no centro da cidade. Serão programações culturais com Live para celebrar a independência do Brasil sem gerar aglomeração de pessoas. Os ensaios e apresentações vão seguir todos os protocolos de prevenção. WEBER afirma que será incentivado o patriotismo com valorização da Pátria e retomada do compromisso com o Hino Nacional. O secretário avalia que é preciso reconhecer a importância da Pátria brasileira.
A Escola de Ensino Fundamental da comunidade de Pitangueira/Tunápolis está desenvolvendo o Projeto Estante Mágica, que é o maior projeto de leitura e escrita do Brasil. De acordo com a diretora LEILANE GIORDANO, a escola trabalha esse projeto com os alunos dos anos iniciais, do primeiro ao quinto ano, que têm oportunidade de serem autores e ilustradores do próprio livro que vão produzir. LEILANE enfatiza que os professores estão repassando aos alunos como se monta um livro e depois eles vão começar a produzir o texto. A expectativa é de que os livros sejam concluídos entre final de dezembro e início de janeiro. Em torno de 53 estudantes vão produzir os livros, inclusive com auxílio da professora de Artes. LEILANE GIORDANO comenta que se trata de algo novo para os alunos, e como serão os autores, estão empolgados.
A diretora da escola de Linha Pitangueira salienta que o livro será colorido e uma noite de autógrafos será promovida no educandário. Nessa noite, os autores vão autografar e entregar os livros aos familiares deles. Segundo LEILANE GIORDANO, no momento apenas o sétimo ano permanece no sistema híbrido de ensino, com as turmas divididas em dois grupos. As demais turmas estão no formato 100 por cento presencial. A Escola de Ensino Fundamental de Pitangueira tem 101 estudantes e além da comunidade sede, abrange ainda as localidades de Sete Tombos, Bonita e São Sebastião. Nesta quinta-feira, a escola promoveu um cinema no próprio educandário, em comemoração ao Dia do Estudante. LEILANE aproveita para parabenizar a todos os estudantes, em especial os da escola de Pitangueira. Ela comenta que o brilho da escola vem dos estudantes.
Iporã do Oeste vacinou na manhã de hoje a população a partir de 18 anos contra Covid-19. Ao todo, 484 doses foram ofertadas para pessoas maiores de idade nesta quinta-feira. Estes imunizantes foram remanejados de municípios da fronteira, que fizeram vacinação em massa e sobraram. Conforme a responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT, nas campanhas das últimas semanas, para pessoas de 35 anos abaixo, houve baixa procura, por isso a Secretaria de Saúde do município decidiu aplicar agora a partir dos 18 anos. A responsável da sala de vacinas lembra que nas faixas etárias de 40 anos para cima houve grande procura, e quase não havia doses suficientes para atender a todos. Dos 35 para baixo, no entanto, muitos faltaram. Na semana passada, por exemplo, para pessoas dos 25 aos 29 anos, em duas horas e meia, foram aplicadas apenas 150 doses, das mais de 400 disponíveis.
Para não armazenar doses na geladeira, ainda na semana passada o município chamou o público a partir dos 20 anos, e então no período de uma hora e 15 minutos foram aplicadas 258 doses. KARIN BLATT ressalta que Iporã do Oeste está chegando ao final da campanha para pessoas acima de 18 anos e não há previsão de chegada de novas doses. Alerta que poderá acontecer de pessoas não vacinadas serem impedidas de participar de determinada atividade, por isso pede para todos se conscientizarem. Segundo KARIN, a vacinação visa o bem coletivo e é necessária para baixar os números de casos de Covid-19, e também para que as pessoas finalmente possam voltar a sair mais de casa. Já em São João do Oeste, pessoas a partir de 20 anos foram vacinadas na manhã de hoje.
A igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, está recebendo desde a última semana trabalhos de reforma no piso. Conforme o tesoureiro da igreja matriz, PEDRO BERWANGER, o objetivo é concluir ainda nesta semana, mas nas celebrações de sábado e domingo ainda não será possível utilizar a igreja. O piso estava precisando de reforma, pois estava muito áspero, já que a igreja é usada há 20 anos e nunca foi feito mais nada no piso. Uma empresa da cidade fez a doação da mão de obra e todo trabalho de lixamento. Essa empresa também conseguiu todo material para pintura, além do verniz, de uma fábrica. Segundo BERWANGER, a igreja terá que pagar apenas o custo do frete para trazer as tintas da pintura. O tesoureiro da igreja matriz revela que se trata de um trabalho árduo, pois tudo está sendo lixado e tem muita poeira. Ele complementa que a reforma é necessária, mas o resultado será positivo e vai durar por muitos anos. Além disso, lembra que será mais fácil para fazer a limpeza do piso.
Iporã do Oeste tem 35 propriedades com certificado de livres de brucelose e tuberculose. O secretário de Agricultura e de Transportes e Obras, RAFAEL REINEHR, avalia o andamento das certificações como razoável e outras 35 propriedades deverão realizar a segunda bateria de exames em breve, para receber o certificado em mãos. REINEHR destaca que o processo de certificação ocorre em duas etapas e a Secretaria de Agricultura subsidia 50 por cento do valor do exame. Na primeira bateria, o limite é de mil reais por produtor, enquanto na segunda etapa de exames o limite de subsídio que a administração paga é de 500 reais por propriedade. RAFAEL REINEHR explica que para aderir ao programa, o produtor deve passar na Secretaria de Agricultura, abrir protocolo e em seguida fazer a bateria de exames. Quando o produtor tiver o certificado em mãos, ele apenas precisa apresentá-lo à Secretaria, junto com a prestação de serviços do veterinário que realizou os exames na propriedade, para então receber o pagamento do subsídio.
Segundo REINEHR, o exame de brucelose é feito através do teste no próprio leite e o de tuberculose no animal. A CIDASC adotou política que pretende livrar o estado dessas doenças. O secretário de Agricultura cita que este é um motivo a mais para os produtores investirem na certificação das propriedades, e espera que a iniciativa tenha boa adesão em Iporã do Oeste. Outra justificativa é que brucelose e tuberculose são zoonoses que representam riscos tanto para a saúde do animal quanto ao homem. RAFAEL REINEHR destaca ainda os trabalhos de recuperação de acessos, que já atenderam cerca de 300 produtores neste ano. Segundo ele, a avaliação é muito positiva no início desse segundo semestre, para até final do ano conseguir atender um número significativo de propriedades com a recuperação de acessos.
REINEHR comenta que Iporã do Oeste tem lei municipal, que autoriza a fazer serviços de hora/máquina como forma de pagamento para agricultores ou moradores que fornecem cascalho. Uma comissão faz a contabilidade de quantas cargas saem por cascalheira, e em cima disso é calculado o que cada morador que cedeu cascalho tem por direito em hora máquina. A solicitação da prefeitura de Iporã do Oeste é para os agricultores fazerem os requerimentos na garagem, junto à Secretaria de Obras, pois facilita a logística do transporte das máquinas. RAFAEL REINEHR cita que agora as principais demandas do setor são em pontos específicos de estradas, onde existe maior carência de cascalho. Já os pontilhões nas comunidades de Monte Maria e Macucozinho estão com obras em andamento.
-DEFESA CIVIL EMITE ALERTA DE CHUVA FORTE E VOLUMOSA EM SC
-POLÍCIA MILITAR APREENDE TRANSPORTE ILEGAL DE BEBIDAS NO VALOR DE 200 MIL REAIS EM DOIS DIAS
Santa Catarina tem alerta para chuva forte e volumosa entre a tarde desta quinta-feira e a madrugada de sábado. Rajadas de vento de quadrante Sudoeste/Sul também serão sentidas até a madrugada desta quinta. No Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, as rajadas podem chegar aos 60 km/h. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva é provocada por uma área de baixa pressão no Oeste catarinense, combinada à circulação marítima. A precipitação deve ser persistente e até intensa nas áreas do Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis.
360 garrafas de whisky foram apreendidas pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira, na BR 280, em Dionísio Cerqueira. Em continuidade à Operação Hórus, guarnições da PM realizavam barreira policial na BR-280 e durante a abordagem à uma van Sprinter, com placas de Francisco Beltrão/PR, foi verificado que ela estava carregada com 50 caixas de whisky, totalizando 360 garrafas, de origem argentina, sem os devidos despachos aduaneiros. A carga e o veículo foram apreendidos devido à prática do crime de descaminho, sendo entregues à Receita Federal. O valor da carga apreendida foi avaliada em aproximadamente 42 mil reais. Na noite de terça-feira, a PM havia apreendido uma van carregada com 151 caixas de vinho, também em Dionísio Cerqueira. O valor da carga foi avaliada em aproximadamente 158 mil reais. O condutor do veículo, de 30 anos, possuía uma nota fiscal eletrônica falsa e ainda disse que receberia o valor de três mil e 500 reais para fazer o transporte até Guarulhos/SP.