De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A forte onda de calor que atinge a Itália fez o país registrar nesta quarta-feira a temperatura de 48 virgula oito graus, um recorde para a Europa. A explicação para as medições está naquilo que os meteorologistas classificam como um anticiclone, fenômeno formado por uma zona de alta pressão atmosférica que eleva as temperaturas. O anticiclone que afeta o país foi apelidado de "Lúcifer". Na região da Calábria e na Sicília, os bombeiros tiveram que realizar 300 intervenções nas últimas 12 horas para apagar focos de incêndio. Na Calábria, um homem de 77 anos morreu em razão de queimaduras sofridas em um incêndio.
Subiu para 65 o número de mortos durante os incêndios florestais que atingem o norte da Argélia, informaram as autoridades do país africano nesta quarta-feira. Ao menos 28 deles eram soldados que atuavam no combate às chamas. O presidente argelino decretou luto oficial por três dias. Os serviços de emergência já identificaram e tentam controlar ao menos cem focos ativos de incêndio. As autoridades argelinas falam na possibilidade de "origem criminosa" para parte do fogo e ao menos quatro pessoas já foram detidas.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta quarta-feira, uma cúpula virtual sobre a democracia com outros líderes mundiais nos dias nove e 10 de dezembro. A cúpula também incluirá representantes da "sociedade civil, filantropia e setor privado", que farão compromissos para um ano de ação, com uma sessão presencial de acompanhamento um ano depois. Em nota, BIDEN afirmou que os participantes discutirão “os desafios que a democracia enfrenta para fortalecer coletivamente as bases para a renovação democrática”, com foco contra o autoritarismo e na defesa do combate à corrupção e à promoção do respeito aos direitos humanos.
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira o projeto que suspende a prova de vida para aposentados e pensionistas beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social até 31 de dezembro deste ano. A proposta segue agora para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Em março de 2020, a medida foi suspensa em razão da pandemia, mas retomada em junho deste ano. Desde então, o INSS pode bloquear os benefícios de quem não fez a prova de vida. Quem perde o prazo tem o benefício suspenso.
A Petrobras subirá o preço da gasolina em três vírgula três por cento a partir desta quinta-feira. É o segundo aumento consecutivo, após corte realizado em junho. O preço do diesel não terá elevação. Segundo a estatal, o reajuste médio é de nove centavos por litro, elevando o preço de venda em suas refinarias a dois reais e 78 centavos por litro. Até chegar aos postos, o valor ainda é acrescido de impostos e margens de distribuidores e postos. Em nota divulgada nesta quarta-feira, a empresa destacou qual sua contribuição para o preço médio final da gasolina, que passará a ser de dois reais etrês centavos por litro, já que o produto vendido nos postos recebe 27 por cento de etanol anidro.
O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira o chamado "distritão" e aprovou a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e vereadores. Os dois dispositivos estavam contidos em uma proposta de emenda à Constituição, aprovada em primeiro turno, que promove uma minirreforma nas regras eleitorais. No primeiro turno, os placares registrados nesta quarta foram os seguintes: o texto-base da PEC foi aprovado por 339 votos favoráveis e 123 contrários; o distritão foi rejeitado com 35 votos favoráveis e 423 contrários; e a volta das coligações foi aprovada com 333 votos favoráveis e 149 contrários. A PEC segue agora para o senado.
A Secretaria de Estado da Educação anunciou mudanças no ensino médio em Santa Catarina nesta quarta-feira. A carga horária será maior e os alunos poderão escolher alguns componentes curriculares em uma grade flexível. O chamado novo ensino médio vai iniciar em todo estado em 2022. As atuais 800 horas por ano serão estendidas para mil. O currículo escolar terá uma parte com disciplinas fixas, como português, matemática, história e filosofia, e outra que poderá ser escolhida entre 25 chamados componentes curriculares de cinco áreas de conhecimento. 120 escolas já adotam este modelo de ensino desde 2019 e funcionam como escolas pilotos.
Escolas e universidades de Santa Catarina vão operar sob novas regras a partir desta quinta-feira. O governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta um decreto que impõe novas medidas de combate à Covid-19. O distanciamento mínimo entre os estudantes na sala de aula reduz de um metro e meio para um metro, conforme já havia sido antecipado. Estudantes e professores vacinados deverão retornar às atividades presenciais 28 dias após a segunda dose ou dose única, incluindo os enquadrados em grupos de risco. A vacinação será obrigatória para todos os profissionais da educação.
A Proposta de Emenda à Constituição do aumento salarial dos professores de Santa Catarina foi aprovada nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. O texto foi aceito por 33 votos a um. BRUNO SOUZA foi o único deputado que se manifestou contrário ao reajuste. O parlamentar protestou contra o aumento ao argumentar que a decisão ocorre antes de se estudar o impacto a longo prazo e sem posicionamento do órgão auditor estadual. Com a admissão da nova PEC em plenário, a primeira faixa ficará em três mil e 500 reais para os professores com formação em nível médio, na modalidade Normal, e em quatro mil para quem tiver graduação com licenciatura curta.
Já a terceira, de cinco mil, atingirá professores com licenciatura plena ou graduação em Pedagogia, o que inclui os pós-graduados. A mudança salarial ocorre para aqueles professores que ainda não recebem estes valores, o que representa 63 por cento dos professores. Aos demais, não haverá alterações neste momento.
Para sindicato reforma da previdência no Estado é um massacre na carreira dos servidores. Para SÔNIA DAL PIVA – coordenadora regional do Sinte, não houve reforma, mas deforma no funcionalismo estadual. Apesar de todo descontentamento e protestos, os deputados aprovaram a proposta do governador CARLOS MOISÉS. SÔNIA explica que se trata de uma retirada de direitos dos trabalhadores em favor das políticas do governo. Assegura que isso tudo vai prejudicar muito a vida do funcionalismo. Diz que o Sinte estadual tentou negociar, mas o projeto atropelou porque foi feito durante a pandemia e não permitiu os debates que eram necessários.
Os prejuízos para os servidores estaduais são muito grandes, principalmente financeiros. Quem garante é SÔNIA DAL PIVA, coordenadora regional do sindicato. A Rede Estadual tem um quadro muito grande de professores aposentados e com as mudanças do governo na previdência, haverá desconto de 14 por cento de cada um no fim do mês. Antes só havia desconto para quem recebia o teto máximo do IPREV. Agora, vencimento acima de 1 salário mínimo já é taxado. Problema é que os salários da maioria já são baixos. Agora vai haver menos qualidade de vida e menos dinheiro circulando no comércio, salienta a sindicalista.
Com a reforma da previdência do Estado aumenta o tempo de trabalho para os professores se aposentarem. A mulher vai ficar até os 57 anos de idade dando aula para poder conseguir o benefício. Homens vai até os 60 anos dentro da sala de aula. SÔNIA DAL PIVA enfatiza que dependendo do período em que a pessoa entrou no magistério, vai ter gente só com 60 por cento das últimas contribuições e não mais o salário integral. A nova previdência do Governo do Estado começa em primeiro de novembro. O Sinte deverá entrar na justiça para tentar reverter essas situações. SÔNIA não tem dúvida de que vai haver prejuízos na qualidade de ensino por causa do que chama de injustiças do governo.
Secretaria de Saúde se prepara para o retorno dos atendimentos. A responsável pelo setor em Campo Erê – ROSALVA BOLIGON, está organizando e planejando a volta gradativa das consultas e programas, principalmente aqueles que podem ser feitos sem trabalho coletivo. A secretária percebe que a população está procurando as unidades de saúde pelos mais variados motivos, não só o Covid. Destaca a busca por tratamento em casos de hipertensos e diabéticos descompensados, além de pessoas com ansiedade e depressão, causada pelo isolamento da pandemia. As consultas médicas estão voltando a acontecer, com duas equipes de saúde da família no bairro Melo e duas na unidade do São Francisco.
Campo Erê retoma programas da saúde. A secretária ROSALVA BOLIGON comenta que, no início da pandemia, para que os profissionais do departamento dessem ênfase nos cuidados com o coronavírus, várias atividades foram paralisadas. Agora, com a redução nos casos de Covid, já pode voltar com programas como o Saúde da Mulher. Dentro disso, retoma a coleta do preventivo do câncer, que esse mês será feito com todas as funcionárias da empresa que mais emprega em Campo Erê. Essa foi uma das primeiras atividades a voltar, devido a importância do diagnóstico precoce na chance de recuperação da doença.
Programa da saúde bucal foi um dos mais prejudicados pela Covid. Conforme a secretária de saúde de Campo Erê, devido ao alto risco de contaminação, o projeto foi um dos primeiros a ser paralisado na pandemia. Com a volta, ROSALVA BOLIGON organiza um mutirão de entrega de próteses, diminuindo a fila de espera que se acumulou. O Programa Saúde na Escola também já voltou, e essa semana vai entregar kits de saúde bucal para as crianças de primeiro ao quinto ano. O Programa Academia da Saúde e o Projeto Movimenta Campo Erê incentivam o retorno da prática de atividades físicas, já que muitas pessoas perderam esse costume depois de tanto tempo isoladas.
Programa do Tabagismo é uma das prioridades. Foi um dos primeiros a retornar durante a pandemia, por causa dos ataques severos da Covid aos pulmões, explica a secretária de saúde. Outro Programa que se tornou ainda mais necessário com a pandemia foi o do PICS – Programa das Práticas Integrativas. ROSALVA BOLIGON explica que são tratamentos alternativos, como acupuntura, reiki, ioga e auriculoterapia, que podem dar muito resultado principalmente em ansiedade e dores crônicas. Destaca que as PICS não substituem, mas complementam o tratamento médico. A secretária ROSALVA cita ainda os programas: Saúde do Homem, do Idoso, Mental, do Trabalhador e a Vigilância em Saúde.
Plano Diretor de Palma Sola vai começar pela organização de um grande banco de dados. De acordo com IZABEL VISSOTTO – Assessora De Gestão Em Administração e Planejamento da prefeitura, as informações já estão sendo coletadas para que seja trabalhado o planejamento e desenvolvimento do município para os próximos 10 anos. Vários projetos serão enviados a Câmara de Vereadores. Um deles é sobre o uso e ocupação do solo. O outro, é o código de postura do município. A servidora salienta que todos os setores da sociedade serão envolvidos nas ações.
Para o código tributário de Palma Sola a prefeitura vai propor uma nova legislação. A assessora IZABEL VISSOTTO destaca principalmente o zoneamento e a planta de valores genéricos. As mudanças serão profundas, mas necessárias para que as metas da Administração Municipal sejam alcançadas. Para que tudo isso aconteça, foi criado o Programa Moderniza Palma Sola. Agora começam ser planejadas medidas a curto, médio e longo prazo. IZABEL comenta que esse ano o município completa 60 anos, e nunca houve um trabalho de recadastramento imobiliário e muito menos um plano diretor.
Drenar o centro da cidade de Palma Sola. Esse é um exemplo de ação que precisa ser desenvolvida, na opinião da servidora IZABEL VISSOTTO. Ela explica que em época de enchente, causa alagamentos. Para a execução do Plano Diretor, que vai planejar o crescimento de Palma Sola para os próximos 10 anos, várias audiências públicas serão realizadas pela prefeitura, envolvendo moradores da cidade, dos bairros e de todas as comunidades do interior.
Policiais militares de São Lourenço do Oeste são condecorados. Em comemoração ao aniversário de 283 anos de Polícia Militar em Santa Catarina, o segundo Batalhão de Polícia Militar de Chapecó foi sede de uma cerimônia para promoção e entrega de condecorações por méritos de serviço. O evento foi realizado ontem e sete policiais militares da 5ª Companhia, em São Lourenço do Oeste, foram condecorados. Objetivo é distinguir os policiais que se destacam por seus méritos pessoais em ações com a comunidade e reconhecer seu desempenho profissional. Foram agraciados com medalhas o major VILMAR ROSA, 3º sargento SERGIO SASSI, 3º sargento VALDEMAR MENEROVICZ, cabo TIAGO SIMON, cabo ASSUERO ISONTON, soldado THIAGO CENCI e soldado LUCAS GODOIS.
Polícia Civil apreende 300 comprimidos de ecstasy. A droga estava dentro de uma encomenda, encaminhada do estado de São Paulo para Pato Branco. Os comprimidos estavam escondidos numa caixa de jogo infantil. Os policiais fizeram diligencias para encontrar quem iria receber a droga, mas o responsável pelo imóvel para onde a encomenda foi enviada não foi encontrado. As investigações seguem buscando identificar possíveis envolvidos na ação criminosa.
Homem de 66 anos é atropelado por caminhonete. O acidente ocorreu na tarde de ontem, no cruzamento da Marilia com a Rua Antônio Marcelo, bairro Luther King, em Francisco Beltrão. Uma caminhonete Frontier acertou o homem que teve ferimentos leves e foi encaminhado a Unidade de Saúde pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar também registrou a ocorrência.
Motociclista fica ferido ao bater em barranco. O acidente ocorreu ontem, no cruzamento da Rua Bolívia com a Rua do Seminário, bairro Jardim Seminário, em Francisco Beltrão. O condutor da motocicleta perdeu o controle, e acabou batendo contra um barranco. No momento em que ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, estava inconsciente. O motociclista sofreu vários ferimentos pelo corpo e foi levado para receber atendimento médico. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.
Acusado de estupro de vulnerável é preso em Irati; ele tinha mandado em aberto. Um homem de 45 anos foi preso depois que a Polícia Militar recebeu informações de que ele tinha um mandado de prisão em aberto. O fato ocorreu nesta terça-feira. Conforme a PM, ele foi encontrado em Irati e responde pelo crime por estupro de vulnerável. Ele recebeu voz de prisão e, depois de passar por exames de corpo de delito, foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê. A PM não deu mais detalhes sobre o caso.
Homem é morto a tiros em bar. O crime ocorreu no fim de semana, e nessa semana a Polícia divulgou os fatos. Um homem de 42 anos foi assassinado a tiros num bar localizado às margens da rodovia SC-480, em Jupiá. Conforme o Instituto Geral de Perícias (IGP), o local do crime fica na entrada do município. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi socorrido por familiares e levado até a UPA 24 de São Lourenço do Oeste. A dona do bar contou à PM que, escutou tiros do lado de fora do estabelecimento. Ela encontrou o homem caído no chão. A PM diz que a vítima foi morta com cinco disparos. O autor dos disparos foi identificado por testemunhas.