ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 12/08/2020

-PR ASSINA CONVENIO COM A RÚSSIA PARA PRODUZIR E DISTRIBUIR VACINA CONTRA COVID
-PRODUÇÃO INDUSTRIAL TEM ALTA DE 9,1 POR CENTO EM JUNHO
-INSPEÇÃO PARA ALISTAMENTO MILITAR OCORRE DIA 26
-APAE É CONTEMPLADA COM RECURSOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTOS
-FAMÍLIAS PRODUZEM ALIMENTOS PARA O CONSUMO COM CHANCE DE VENDAS
-PERÍODO DE PLANTIO AUMENTA PROCURA POR CRÉDITO AGRÍCOLA
-AUTOESCOLAS REGISTRAM QUEDA NA PROCURA POR CNHS
-LANÇADA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE DOIS PAVILHÕES COMUNITÁRIOS
-POSTO DE COMBUSTÍVEIS É ALVO DE ASSALTO NA BR-163
-CRIANÇA DE UM ANO MORRE AFOGADA EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo está chuvoso no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O Produto Interno Bruto do Reino Unido registrou queda recorde de 20 vírgula quatro por cento no segundo trimestre, em comparação com os três meses anteriores, devido à crise gerada pela nova pandemia do coronavírus. A informação é do Instituto Nacional de Estatística, ONS na sigla em inglês. Com isso, o país entrou oficialmente em recessão. De acordo com dados publicados nesta quarta-feira pelo ONS, a economia britânica vive a "pior recessão de sua história". É a maior queda trimestral desde que os registros comparáveis começaram em 1955.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira durante uma coletiva de imprensa que o governo comprou 100 milhões de doses da vacina contra o coronavírus que está sendo desenvolvida pela Moderna. TRUMP disse ainda que atualmente o governo investe no desenvolvimento e fabricação de seis vacinas que estão entre as mais promissoras do mundo, e que três delas já estão na fase 3, o estágio final dos testes clínicos. Segundo TRUMP, também existem parcerias com as empresas Johnson&Johnson, Sanofi e GSX para a produção de vacinas em grande escala.

A vacina BNT162b1, uma das candidatas contra a Covid-19 das farmacêuticas BioNTech e Pfizer, induziu uma resposta imune "robusta" em voluntários adultos, mostram resultados preliminares publicados nesta quarta-feira (12) na revista científica "Nature", uma das mais importantes do mundo. A resposta imune aumentou conforme a dose aplicada, e também foi maior com uma segunda dose da vacina, de reforço. Os resultados divulgados foram os das fases 1 e 2, que testam a segurança e a eficácia de uma vacina, respectivamente. As etapas ainda estão em andamento. A imunização também tem testes previstos para este mês no Brasil - em São Paulo e na Bahia.

Além de encaminhar o acordo para fabricação na Fundação Oswaldo Cruz de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca, o governo federal tem recebido representantes de outros países interessados em trazer ao Brasil medicação para imunizar a população contra a Covid-19. Durante a manhã de ontem, o Ministério da Saúde realizou reunião com a empresa chinesa Sinopharm. À tarde, as tratativas foram sobre a vacina desenvolvida pela Rússia, com representantes do Fundo de Investimento Direto da Rússia e técnicos do governo brasileiro. Nesta terça-feira, o presidente VLADIMIR PUTIN afirmou que a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a provar a regulamentação da vacina. O Ministério da Saúde fez questionamentos sobre as características de cada vacina, estimativas de preço para produção e apontou interesse em manter diálogo sobre o desenvolvimento das drogas.

O governo do Paraná deve assinar, nesta quarta-feira, um acordo com a Rússia para produção e distribuição da vacina contra o novo coronavírus Sputnik Cinco. A cerimônia para a celebração do convênio está prevista para ocorrer às duas da tarde. O acordo deverá ser assinado pelo governador do Paraná, RATINHO JÚNIOR e pelo embaixador da Rússia no Brasil, SERGEY AKOPOV. Para a realização de testes ou de pesquisa no Brasil, a Anvisa precisa autorizar os procedimentos. Na terça-feira, a Agência informou que não recebeu nenhum pedido para analisar essa vacina pelo laboratório russo responsável. O Instituto de Tecnologia do Paraná será responsável por todas as etapas, desde a pesquisa até a distribuição das doses, isso houver liberação da Anvisa.

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública informou em nota divulgada nesta terça-feira que entregou à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional "informações e documentos necessários para a realização da atividade de controle e fiscalização externos da atividade de inteligência". Na última sexta-feira, em reunião com deputados e senadores da comissão, o ministro ANDRÉ MENDONÇA, prometeu entregar aos parlamentares o relatório sigiloso sobre 579 servidores públicos da área de segurança identificados como integrantes do movimento antifascismo e opositores do governo JAIR BOLSONARO. Após a revelação da existência do documento, MENDONÇA determinou a abertura de uma sindicância para apurar as circunstâncias da elaboração do relatório.

O faturamento das empresas do setor de tecnologia em Santa Catarina alcançou 17 bilhões e 700 milhões de reais no ano de 2019. O crescimento foi de 12 por cento frente ao ano anterior. O segmento representa cinco vírgula nove por cento do Produto Interno Bruto estadual. O número de empresas cresceu sete vírgula sete por cento e chegou a 12 mil 138. O total de empregos diretos no setor subiu de 51 mil e 800 para 56 mil e 500. No ano passado, foram abertas três mil e 400 vagas, uma expansão de nove por cento. Estes são os principais dados do Tech Report 2020, relatório dos indicadores do setor, divulgado nesta terça-feira pela Associação Catarinense de Tecnologia. Com esse faturamento, Santa Catarina ultrapassou Minas Gerais e Rio de Janeiro e conquistou a quarta posição entre os maiores polos do setor no país.

A indústria catarinense fechou o mês de junho com crescimento de nove virgula um por cento na produção frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Foi o segundo resultado positivo após a chegada da pandemia. Em maio, a produção das industrias catarinenses cresceu seis vírgula um por cento. O acumulado de maio e junho representou menos da metade da perda dos dois meses anteriores de acordo com os dados da Produção Industrial Mensal do IBGE. Em março, o recuo foi 18 por cento e em abril a queda foi de 13 vírgula nove por cento. No acumulado deste ano, a produção recuou 15 por cento no estado.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou em sessão nesta terça-feira o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021. O texto aponta ações que o governo do estado pretende fazer no ano que vem e faz um esboço do orçamento que estará disponível para isso. A votação da redação final da LDO 2021 deve ocorrer nesta quarta-feira. Depois o projeto vai para análise do governador, CARLOS MOISÉS. A LDO inclui obras previstas, gastos com administração, segurança, saúde e educação e demais áreas, além dos repasses para os poderes e órgãos estaduais. Nesta terça, os deputados derrubaram uma emenda que dizia que todos os incentivos ficais concedidos pelo estado deveriam ser submetidos a análise, aprovação ou rejeição da Alesc até 30 de junho de 2021. A proposta foi cortada por 27 votos a oito, e uma abstenção.

Inspeção de saúde para os jovens alistados em SJCedro será neste mês. De acordo com a secretária da junta militar, CARINA CERIOLLI, todos os jovens alistados em 2020 estão convocados para a inspeção que será realizada as sete horas do dia 26 de agosto, no Clube Cedrense, pelo 14º Rcmec de SMOeste. Ela explica que devido a pandemia, todos deverão estar usando máscaras. Além disso, um agente comunitário de saúde estará aferindo a temperatura antes que o jovem tenha contato com a comissão de seleção. Haverá ainda a disponibilização de álcool gel na entrada do clube e demarcação no chão com distância de 1,5 m, a qual deverá ser respeitada. A responsável pela junta explica que os jovens deverão comparecer à inspeção usando camiseta, calça e tênis, não sendo permitido entrar no local usando boné, bermuda ou chinelo. CARINA lembra que a presença de todos jovens os alistados em 2020 é obrigatória. Aqueles que não se alistaram neste ano terá que pagar multa e se apresentar ano que vem.

SJCedro possui quase cem jovens alistados neste ano. CARINA CERIOLLI informa que são 96 inscritos, alguns deles com 18 anos e outros refratários. Ela percebe que alguns rapazes optam por não fazer o alistamento com a idade indicada porque fazem vestibulares ou estão trabalhando, e por isso, buscam a inscrição no ano seguinte. Mas, a secretária da junta alerta que a dispensa do serviço militar também é exigida nas universidades, para assumir concursos e demais procedimentos legais. Caso contrário é considerada uma pendência junto ao exército. Além disso, quando o jovem deixa para se alistar no ano seguinte geralmente existe a incorporação. CARINA esclarece que a dispensa acontece mediante algumas questões, entre elas, problemas de saúde.

APAE será contemplada com recursos. O prefeito PLINIO DE CASTRO esteve reunido com a presidente da escola Especial Viviane, MARILEI BROETTO, diretora ROSELI PICCININ, orientadora KÁTIA CARON, Secretário de assistência social, ELANDIR ZANARDI e o controlador interno RUDIMAR WINTER, além da primeira dama, ZAÍRA CÂMARA CASTRO. O objetivo foi anunciar o repasse de recursos a escola. Segundo o prefeito o município recebeu a liberação de 116 mil de uma emenda parlamentar para saúde. Deste montante, cerca de 75 mil serão repassados a entidade para atendimentos de alta e média complexidade. A presidente da Apae MARILEI BROETTO afirma que o valor é muito bem vindo e vai ajudar a manter os trabalhos. Os professores são cedidos pelo estado e são sete, mais a equipe pedagógica. Da saúde são 13 profissionais. MARI lembra que existe um protocolo e metas para serem cumpridas e agradeceu a ajuda da administração. O próximo passo é pedir autorização do Legislativo para repasse por meio de um termo de fomento ou aditivo.

24º caso de coronavírus é confirmado em São José do Cedro. Trata-se de um paciente do sexo masculino com 35 anos, residente na área urbana do município. O paciente estava em isolamento domiciliar desde o dia em que apresentou os primeiros sintomas. O diagnóstico foi realizado nesta terça-feira por meio de um teste rápido na Unidade de Saúde Central. Todos os procedimentos previstos e cabíveis já foram realizados. O paciente e seus contatos domiciliares continuam em isolamento domiciliar e os demais contatos estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Famílias de SJCedro apostam na produção de alimentos para o consumo. A extensionista da Epagri REJANE RIGO afirma que muitas famílias mantém o cultivo de hortas e pomares que servem para o consumo familiar. Além disso, existe cuidado e a troca de mudas e sementes entre vizinhos. Ela cita que além dos temperos e chás, muitos moradores cultivam batata, tomate, cenoura, beterraba, saladas e frutas diversas como a melancia, uva, pêssego e laranja. Lembra que são alimentos naturais, com nutrientes e que geram economia nos mercados. A extensionista percebe que as famílias também compram mudas diretamente de viveiros. Ela alerta para o manejo correto e no período sugerido para evitar prejuízos e garantir um bom desenvolvimento da planta. Conforme ela, o primeiro passo é a adubação e demais preparo do solo. Em seguida abertura de covas. REJANE observa que existe mercado para venda em nível local para quem quiser apostar na produção em maior escala e com organização.

Fetraf Sul retoma discussão com o governo do estado para a definição de um sistema tributário diferenciado para as pequenas agroindústrias familiares. A informação é do coordenador da federação no estado, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, essa é uma pauta antiga da entidade e que ainda não obteve uma resposta adequada por parte do estado. SELZLER comentou que não é possível que os pequenos agricultores que montam uma agroindústria familiar tenham o mesmo tratamento tributário que é dispensado para as grandes indústrias do estado. Na última semana, os representantes da Fetraf participaram de uma audiência com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, e apresentaram uma proposta que prevê tratamento especial para as agroindústrias familiares.

Fetraf Sul defende uma tabela com valores diferenciados para o recolhimento de ICMS por parte das pequenas agroindústrias do estado. De acordo com o coordenador, JANDIR SELZLER, essa proposta já foi apresentada ao governo. Ele explicou que a tabela defendida prevê índices entre zero e três virgula 95 por cento de ICMS para as pequenas indústrias do campo. SELZLER salienta que, atualmente, a taxação é de 17 por cento. O coordenador comentou ainda que as grandes agroindústrias tem alguns benefícios que os pequenos não tem. A federação pediu agilidade para implantar um modelo diferenciado para a agroindústria familiar. Ele explica que o governo está analisando o impacto financeiro que a redução do ICMS poderia provocar. A preocupação do estado é com as consequências dessa renúncia de receita. Ele citou que foi criado um grupo de trabalho que também está em contato com a Receita Estadual. SELZLER disse que o estado já beneficiou outros setores e pode fazer o mesmo pela agricultura familiar.

Cresce procura de agricultores pelo crédito rural. O agrônomo em SJCedro, FABIO WENDRAMIN afirma que neste período estão abertas inscrições e pedidos para acesso às diversas linhas devido a proximidade da nova safra. Estão em andamento as contratações de crédito para custeio das lavouras que começam a ser plantadas em breve e também para investimentos em pecuária. Existe uma grande demanda de maquinários e estruturas de confinamento para o rebanho leiteiro, suínos e aves. Ele percebe que o agronegócio está num bom momento e existe oferta para os mais diversos setores. Ele citou que a previsão era de uma taxa menor de juros. WANDRAMIN menciona que também há várias linhas de crédito, conforme a renda e enquadramento do produtor, como do Pronaf, Pronampe, entre outras. Nestes casos tanto o valor liberado, como o juro e o prazo de pagamento variam. O profissional salienta que no primeiro momento a indicação é analisar a viabilidade para evitar os endividamentos.

Plantio do milho inicia ainda neste mês. O agrônomo que atua em SJCedro e região afirma que muitos agricultores já está analisando o cenário e as previsões para início do plantio no final de agosto devido a alteração do calendário do zoneamento de risco climático para agricultura. FÁBIO WENDRAMIN comenta que o período do cultivo do milho começava em 11 de setembro e foi antecipado. Já a soja segue a recomendação do plantio a partir de 20 de setembro. Ele esclarece que este prazo é respeitado para que o produtor possa acessar o seguro agrícola em caso de prejuízos, já que esta indicação visa justamente uma garantia maior na safra. FÁBIO percebe que com a proximidade dos prazos cresce a busca por recursos financeiros. A previsão é que o clima seja estável para todas as culturas. A estimativa de preços também é muito boa para a soja e para o milho que registram grande demanda nas propriedades e agroindústrias.

Autoescolas registram queda no número de alunos. Conforme a empresária no setor em SJCedro, LISETE MARIN, nos últimos meses o setor enfrentou dificuldades com muito tempo de suspensão das atividades. Foram cerca de três meses sem instruções e aulas. Ela estima 20 por cento de queda na busca por confecção da carteira nacional da habilitação. Ela explica que a busca é na maioria por jovens que estão completando 18 anos, mas, há pessoas mais velhas que também fazem o documento, ou mesmo a troca de categoria. São necessárias 45 horas de teoria com aulas de legislação, primeiros socorros, meio ambiente, e demais exigências do código brasileiro. LISETE informa ainda que sãoobrigatórias 20 aulas de volante de cada categoria. A maior procura é por carro e moto, mas, também existem condutores que buscam habilitação para dirigir carretas, caminhões, transporte coletivo, dentre outros.

Lançado edital de licitação para construção de pavilhões comunitários em duas comunidades de Princesa. Conforme o prefeito EDILSON VOLKWEIS, o edital foi publicado pelo setor de licitações do município na última semana. Ele explica que o procedimento tem como objeto a contratação de pessoa jurídica para efetuar a instalação e construção da primeira etapa dos dois pavilhões nas comunidades de Moquém e Vista Alegre. O prefeito informa que a licitação acontecerá no próximo dia 25 de agosto às 8 horas. A primeira etapa prevê execução das fundações, estruturas de concreto pré-moldado e cobertura. VOLKWEIS destaca o valor máximo orçado para execução das duas obras é de 384 reais, ou seja, cerca de 192 mil reais cada pavilhão. Estes são recursos próprios do município de Princesa.

Bancada da oposição cobra pedido de informações e incentivos para agricultura. O vereador FLÁVIO DOS SANTOS usou a palavra para fazer alguns comentários sobre programas da agricultura. Ele mencionou os programas de calcário e também de cascalhamento nas estradas rurais. Para ele, é necessário que haja mais empenho para auxiliar os produtores. Também comparou a Guaraciaba que ultrapassou SJCedro no movimento econômico. O vereador atribuiu isto aos incentivos em horas máquinas e demais subsídios. Já o líder da oposição, JOÃO DE ANDRADE reforçou a cobrança de informações sobre as horas máquinas e os agricultores atendidos pela prefeitura. Conforme ele, a administração tem até 15 dias para responder e não tem sido respeitado. A presidente ISOLDI WILL informou que esta prestação foi apresentada em abril, durante uma sessão online.ANDRADE ressaltou também a convocação de um funcionário da Caixa Econômica Federal. O objetivo é esclarecer dados sobre o contrato do programa Avançar Mais Cidade. Os vereadores querem saber detalhes das parcelas, juros e da correção.

Vereador apresenta documentos e dados sobre prestações de serviço no interior. VOLNEI DALLO apresentou dados de vários produtores que receberam serviços nos últimos anos, os quais teriam reclamado para oposição sobre a falta de incentivos públicos. O vereador reforçou que nunca houve nenhum tipo de benefício irregular ou discriminação e levou os documentos do setor para comprovar quais serviços foram prestados, o período e os valores pagos. Ele leu os nomes dos agricultores das comunidades de Santo Antonio e distrito de Mariflor, os quais foram mencionados na sessão anterior, e que tiveram diversos serviços prestados, ao contrário das reclamações feitas. VOLNEI justificou que os relatórios servem para provar que houve mentira e que a equipe não faz distinções, mas, segue algumas regras, conforme a Lei. Além disso, garantiu ter áudio de conversas gravadas que comprovam a verdade. Conforme ele, a oposição precisa agir com responsabilidade quando leva informações à câmara para evitar a propagação de mentiras. Ele reforçou que estava com a verdade.

Agricultores mencionados poderão esclarecer a situação levantada durante as sessões em SJCedro. A possibilidade foi levantada, mas, a presidente ISOLDI WILL se comprometeu em consultar a assessoria jurídica para saber se existe possibilidade de liberar a participação destas pessoas para esclarecer a situações citadas nas duas sessões.Atualmente os encontros ocorrem sem público devido à pandemia. FLAVIO DOS SANTOS afirmou que não agiu de má fé e que essa “denúncia” teria sido feita por produtores rurais e por isso optou em levantar em plenário. Ele considerou a possibilidade de convidar estas pessoas para sessão para que eles se justifiquem. A oposição mencionou ainda a dificuldade de acessar documentos públicos e listas de quem recebeu incentivo. Também questionou a facilidade que o vereador VOLNEI DALLO teve em conseguir a lista sem ter feito um pedido formal.

PM localiza plantação de maconha no interior de SMOeste. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de droga, na Linha Caxias, por volta das 19 horas. A Polícia Militar localizou 10 pés de maconha de 30 cm de altura plantado em uma mata ao lado de uma residência. O homem de 18 anos, que admitiu ter plantado a droga, relatou que fazia um mês e cinco dias que havia plantado. O homem assinou o Termo de Compromisso de Comparecimento em audiência e as plantas foram apreendidas.

Polícia Militar flagra casal que havia testado positivo para Covid-19 fora de casa em Guaraciaba. A Guarnição estava em rondas na rua Wilibaldo Hass quando abordou o veículo do casal. O homem e a mulher relataram que sabiam que deveriam estar em isolamento, mas que decidiram ir a uma confraternização na casa de um familiar no Bairro Turra. Várias denúncias já haviam sido feitas de que os envolvidos não estavam cumprindo as determinações de isolamento. O casal não usava máscara e os policiais confeccionaram o termo circunstanciado pelo descumprimento do isolamento. Os dois vão responder judicialmente pelo fato.

Rede Catarina flagra homem descumprindo medida protetiva em São Miguel do Oeste. Por volta das 17 horas a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência no bairro São Luiz. A guarnição da Rede Catarina de proteção a Mulher deslocou para verificar uma denúncia de descumprimento de medida protetiva de urgência. No local foi flagrado o agressor, o qual não poderia se aproximar de sua ex-companheira descumprindo as medidas. A mulher estava com lesões na face de agressões sofridas a alguns dias. O homem foi preso.

PM localiza munições e drogas enterradas em mata. Por volta das 17 horas a Polícia Militar encontrou munições na estrada geral para Guamirim em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar aplicou o cão de faro em um local conhecido por ocorrer tráfico de drogas e o cão localizou 19 munições calibre 38, as quais estavam escondidas em uma embalagem plástica e enterradas. As munições foram apreendidas. Em continuidade de ações de buscas em uma extensa área de mata conhecida por acontecer tráfico de drogas, a guarnição do Grupo de Policiamento com Cães, com apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático, aplicou novamente o cão de faro Colt no local. Durante as buscas o farejador sinalizou um local onde estavam enterradas uma balança de precisão em funcionamento e aproximadamente cem gramas de cocaína dividas em 25 buchas menores, duas buchas médias e uma grande. O entorpecente foi apreendido.

Bombeiros combatem incêndio em área de reserva. Um incêndio em área de Reserva Ambiental mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 19 horas e 30 minutos na Linha Castelhana, interior de Dionísio Cerqueira. No local, foi verificado que o fogo estava consumindo uma área de Reserva Ambiental de aproximadamente 15 hectares. Por se tratar de local de difícil acesso foi dado início ao combate com uso de mochilas costais e abafadores, sendo que após duas horas de trabalho o fogo foi controlado, ficando sob responsabilidade do proprietário de realizar rondas no local. Conforme a equipe a área queimada foi de aproximadamente dois hectares.

Assalto é registrado em posto de combustível da BR 163. Um roubo foi registrado na madrugada desta terça-feira em um estabelecimento comercial de Barracão. O fato ocorreu por volta das quatro horas da madrugada em à margem na rodovia. Segundo as informações, em um primeiro momento um dos jovens esteve no local e perguntou ao frentista se eles estavam abastecendo e logo foi embora. Mais tarde, o jovem retornou acompanhado de outro homem e anunciaram o assalto. Do local os bandidos levaram cerca de 400 reais. Imediatamente após o roubo a Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local, onde conversou com a vítima que informou que os rapazes estavam a pé, e que logo após o roubo fugiram sentido ao Bairro Três Fronteiras. Buscas foram realizadas, no entanto, nenhum suspeito foi localizado.

Criança morre afogada no interior de Tunápolis. O fato trágico ocorreu no final da tarde desta terça-feira, por volta das 17 horas, em uma propriedade rural na linha São Pedro, interior de Tunápolis. Conforme informações, as duas crianças da família, o menino de um ano e dois meses e uma menina de cerca de três anos, estavam brincando próximo a uma caixa de água, quando o bebe caiu e acabou se afogando no reservatório usado para o abastecimento dos suínos. Familiares conduziram a criança a Unidade de Saúde, onde recebeu o atendimento inicial, e na sequencia foi encaminhada ao hospital, mas não foi possível a reanimação. VICTOR era filho de KARINE WIRTH e VOLNEI WOLFARTH. O corpo foi velado na capela da igreja católica de linha São Pedro, com missa pela manhã e enterro no cemitério da comunidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.