-EDUARDO BRAGA DO MDB SERÁ O RELATOR DA REFORMA TRIBUTÁRIA NO SENADO
-ALESC APROVA PROJETOS QUE CRIAM O PROGRAMA UNIVERSIDADE GRATUITA
-PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DE IPORÃ DO OESTE
-INSCRIÇÕES EM CONCURSO E PROCESSO SELETIVO DA PREFEITURA TERMINAM AMANHÃ
-DESCANSO PROJETA ALTO INVESTIMENTO NO ESTÁDIO MUNICIPAL JOÃO BARRETA
-MUNICÍPIOS REGISTRAM ESTRAGOS E TRANSTORNOS COM TEMPORAL NA MADRUGADA
-DEFESA CIVIL E BOMBEIROS MONITORAM NÍVEL DO RIO URUGUAI
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO TRASEIRA NA GUSTAVO FETTER
O tempo apresenta-se nublado em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com chuva forte e possibilidade de novos temporais entre a tarde e à noite. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje pode se aproximar dos 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 80 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte vai convidar a Ucrânia a integrar a aliança, mas apenas quando as condições forem "ideias", segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira após o primeiro dia da cúpula dos países membros do grupo. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da aliança, JENS STOLTENBERG. A posição da Otan, que reflete a divisão dos países membros sobre a adesão da Ucrânia, irritou o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Ele criticou a falta de prazos e de definição - seu país tenta há anos entrar na aliança militar. A possibilidade desse ingresso foi um dos motivos alegados pela Rússia para invadir o país vizinho, no início do ano passado.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e os líderes do G7 devem fazer um anúncio com o presidente ucraniano VOLODYMYR ZELENSKY nesta quarta-feira em Vilnius, na Lituânia, sobre o aumento das capacidades militares da Ucrânia, oferecendo assistência adicional ao país devastado pela guerra, enquanto seu líder expressa frustração com o caminho para adesão à Otan. A diretora sênior do Conselho de Segurança Nacional para a Europa, AMANDA SLOAT. De acordo com ela, haverá um “investimento de longo prazo na futura força da Ucrânia” com o objetivo de “garantir que o país tenha uma força de combate sustentável capaz de defender e impedir a agressão russa no futuro, além de uma economia forte e estável.
A equipe de defesa do ex-presidente americano DONALD TRUMP pediu à juíza que supervisiona o caso dos documentos confidenciais na Flórida para adiar o julgamento. Os advogados alegam que “não há razão para qualquer julgamento acelerado”. A defesa do ex-presidente disse que proceder o julgamento durante a pendência de um ciclo de eleição presidencial “criará desafios extraordinários no processo de seleção do júri e limitará a capacidade dos réus de garantir um julgamento justo e imparcial”. O Departamento de Justiça pediu uma data de julgamento em meados de dezembro.
O Brasil precisa de investimentos de 44 bilhões e 800 milhões de reais por ano até 2033 para alcançar as metas previstas em lei para oferecer água potável a 99 por cento da população e coleta e tratamento de esgoto a 90 por cento dos habitantes. É o que mostra um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Trata Brasil. O montante considera as obras previstas no Plano Nacional de Saneamento Básico. O estudo é divulgado na semana em que a entrada em vigor da lei que determina as metas de saneamento, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, completa três anos. Atualmente, o país ainda tem mais de 33 milhões de pessoas sem acesso a água potável e quase 100 milhões sem coleta e tratamento de esgoto.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto, de autoria do governo federal, que cria o Programa Escola em Tempo Integral. A proposta tem como objetivo criar estratégias para aumentar o número de matrículas na educação básica em tempo integral. O texto segue para sanção presidencial. Ao encaminhar o projeto, o governo informou que a meta inicial é fomentar 1 milhão de novas matrículas em tempo integral. O texto foi aprovado semana passada na Câmara. As matrículas nesta modalidade são aquelas em que o estudante permanece na escola por pelo menos sete horas diárias ou 35 horas semanais, com modelo pedagógico integral e integrado, em dois turnos — desde que os períodos não se sobreponham. Para cumprir a meta, o governo deve repassar aos entes federados quatro bilhões de reais em duas parcelas.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO anunciou nesta terça-feira que o senador EDUARDO BRAGA do MDB do Amazonas será o relator da reforma tributária na Casa. O nome de BRAGA foi confirmado após uma reunião entre PACHECO e os ministros da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e do Planejamento, SIMONE TEBET. A proposta de emenda à Constituição da reforma tributária foi aprovada na última sexta-feira na Câmara dos Deputados. Agora, o governo trabalha para acelerar a tramitação no Senado, onde precisa passar por dois turno de votação com apoio de, no mínimo, 49 senadores. Antes de ir ao plenário, a PEC deve ser votada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. PACHECO já sinalizou que o texto deve passar na Comissão de Assuntos Econômicos apenas para debates, sem votação.
O programa Juro Zero do governo do estado de Santa Catarina concedeu 32 milhões 884 mil reais em seis mil 984 operações de crédito nos primeiros cinco meses deste ano. A ação apoia o microempreendedor individual, disponibilizando empréstimos de até cinco mil reais para pequenos negócios do estado. Os objetivos do programa são fomentar o empreendedorismo, estimular a formalização e promover o desenvolvimento da economia catarinense. Segundo o secretário de Industria e Comércio, SILVIO DREVECK, os MEIS representam uma fatia importante do mercado, que contribui para o desenvolvimento, gerando trabalho e oportunidades. Ele citou que o Programa Juro Zero é uma política pública que atua na formalização e fortalecimento do MEI.
Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira, um projeto de lei que prevê a criação de até 32 cargos comissionados na Assembleia Legislativa e o aumento dos salários dos próprios parlamentares em até 50 por cento. O valor total dos custos do que foi aprovado por maioria ainda não foi divulgado pela Casa. O projeto teve uma tramitação rápida durante a tarde desta terça-feira. Ele foi aprovado por volta das três horas nas comissões de Finanças e Tributação e Comissão Justiça e as quatro passou pelo plenário. Votaram contra os deputados JESSÉ LOPES e SARGENTO LIMA do PL, MATHEUS CADORIN do Novo e LUCIANE CARMINATTI do PT. Os cargos serão em novas estruturas como a Coordenadoria da Família e a Coordenadoria da Mulher. As bancadas regionais também ficam estabelecidas, e terão direito a cargos comissionados. A matéria também prevê “verba indenizatória” para os deputados que exercem “função administrativa” cumulativa com a atividade legislativa: 50 por cento para o presidente da Alesc; 30 para o presidente da Escola do Legislativo; 30 por cento para os demais membros da Mesa Diretora; e sete meio para os presidentes e vice-presidentes de Comissões Permanentes por reunião realizada.
Por maioria de votos, foram aprovados na tarde desta terça-feira os projetos de autoria do Poder Executivo, que tratam da implantação do Programa Universidade Gratuita. A sessão de votação foi acompanhada por secretários estaduais, reitores de universidades comunitárias e particulares, sindicalistas e representantes de associações estudantis. As redações finais das matérias seguem agora para sanção do governador. Tanto o PL 162 quanto o PLC 13, foram aprovados na forma de emendas substitutivas globais, elaboradas em conjunto pelas comissões permanentes, por lideranças partidárias com assento na Assembleia Legislativa e por representantes do secretariado do governo. Uma das principais alterações realizadas no programa está na destinação dos recursos voltados às bolsas de estudo. Os percentuais no montante, de 80 por cento para as universidades comunitárias e 20 para as instituições privadas, foram alterados para 75 e 25 por cento, respectivamente.
Temporal causa estragos em São João do Oeste. Segundo o prefeito GENÉSIO ANTON, registros apontam até 130 milímetros de chuva no período de apenas uma hora. Em entrevista para a Rádio Oeste na manhã de hoje, ele relatou danos causados com entupimento de bueiros, provocando alagamento de estradas em várias comunidades do interior do município. O prefeito informou que foram estruturadas seis equipes de trabalho para solucionar os problemas que afetaram o trânsito em diversas estradas. ANTON também elogiou o empenho dos moradores para desobstruir bueiros e limpeza de sarjetas, possibilitando o escoamento da água da chuva. Ressaltou que visitou vários pontos do município e constatou prejuízos causados pelo temporal.
O prefeito destacou que prejuízos foram causados por fortes chuvas, não tendo registros de destelhamento de residências. Segundo GENÉSIO ANTON, foram constatados vários alagamentos de casas na cidade e no interior. Ele mencionou que teve invasão de água em casas de moradores de Ervalzinho e Macuco, além de danos elevados em residências na cidade. Conforme o prefeito, o rompimento de bueiros danificou a rede de água do município e vários consumidores ficaram sem abastecimento de água. GENÉSIO ANTON também mencionou que ocorreu erosão de lavouras devido ao grande volume de chuva durante a madrugada desta quarta-feira.
A combinação de fortes ventos, chuva torrencial e granizo em algumas localidades causou queda de árvores, destelhamento de casas, entupimento de bueiros e alagamento de residências, em Itapiranga. O temporal foi registrado por volta da uma e meia da madrugada desta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para o corte de diversas árvores na SC-163 e ITG-070. Também foi fornecido lona e auxiliado moradores devido ao alagamento de casas. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de aproximadamente 90 milímetros. O nível do Rio Uruguai está em seis metros e 54 centímetros acima do normal em Itapiranga. Em Iporã do Oeste, o Corpo de Bombeiros não atendeu nenhuma ocorrência relacionada à chuva das últimas horas. Vários municípios da região estão contabilizando danos nas estradas e lavouras por causa das chuvas.
O engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, Ronaldo Coutinho, em sua participação diária nas emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação, alertou nesta quarta-feira, os moradores da região Extremo Oeste catarinense, sobre os grandes riscos de temporais severos no final do dia. De acordo com ele, durante a madrugada já ocorreram instabilidades, como por exemplo, em Itapiranga, onde foram registrados estragos e danos em várias localidades, principalmente no interior. Conforme ele, durante esta quarta-feira, a previsão indica tempo abafado com temperaturas próximas dos 30ºC. Coutinho frisou, no entanto, que a maior preocupação é com o final da tarde, quando uma frente fria vai avançar pela região trazendo tempo severo em vários municípios, sendo que o risco maior de temporais contendo ventos fortes e granizo é entre às 16h desta quarta e a madrugada de quinta-feira.
Segundo RONALDO COUTINHO, após esse período crítico, haverá queda acentuada na temperatura, com uma diferença expressiva em 24h, haja visto que nesta quarta-feira, a máxima deve ser de aproximadamente 30ºC e na quinta-feira, a máxima ficará em torno de 12ºC. Já para o restante dos dias a previsão é de tempo instável na sexta, melhorando no final de semana, porém, com frio intenso e até geada nas baixadas, com temperatura mínima próxima de 0ºC.
Encerram amanhã as inscrições para o Concurso Público e edital de Processo Seletivo da Prefeitura de Iporã do Oeste, que visam o preenchimento imediato de vagas e a formação de cadastro de reserva. Conforme o Secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, o Concurso Público 12/2023 visa selecionar pessoas para cargos efetivos ou cadastro de reserva de advogado, assistente social, engenheiro civil, engenheiro ambiental e sanitarista, médico, odontólogo, professor de matemática, psicólogo, técnico em saúde bucal e pedreiro. O Secretário pontua que as vagas com contratação imediata no Concurso são para médico, engenheiro ambiental e sanitarista e ainda para pedreiro.
Já no caso do edital de Processo Seletivo 13/2023, os cargos em seleção são de assistente educacional, assistente social, enfermeiro, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, agente de combate à endemias, auxiliar de creche, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços geraisbraçais, auxiliar de serviços geraislimpeza e copa e motorista categoria D. HENKEL explica que o Processo Seletivo, diferente do Concurso Público, visa selecionar pessoas apenas para eventuais substituições de servidores efetivos em caso de afastamento por problemas de saúde ou outras situações.
ERVINO HENKEL lembra que as inscrições para ambos os editais terminam nesta quinta-feira, 13 de julho, com provas coordenadas pela Ameosc a serem realizadas no dia 29 de julho, com local ainda a ser divulgado. O valor da inscrição é de 100 reais para vagas de Ensino Superior, 80 reais para Ensino Médio e 60 reais para vagas que exigem Ensino Fundamental. O Secretário de Administração e Finanças lembra que a carga horária e o salário para cada cargo podem ser conferidos no edital publicado no site da Ameosc e também no site oficial do Município.
A Rede Municipal de Ensino de Iporã do Oeste está desenvolvendo um projeto de educação ambiental nas escolas. De acordo com a coordenadora, DEISI SCHNEIDERS, o trabalho iniciou no mês de maio e uma das atividades de destaque foi a construção de uma horta vertical e um jardim sensorial no Pré-Escolar Pequeno Polegar – Os Peixinhos, com auxílio das cooperativas do município na montagem da estrutura. Agora a escola vai trabalhar o plantio e o cultivo de plantas com os alunos, para que eles tenham maior contato com a natureza.
Já no Centro Integrado de Ensino Rural da Linha Esperança, o projeto contempla a educação no campo, com práticas agrícolas. DEISI SCHNEIDERS destaca que são três dias por semana de desenvolvimento de trabalhos nesse educandário. No Centro Integrado de Ensino Fundamental e na Escola Municipal de Educação Infantil, ambas na cidade, as atividades ocorrem uma vez por semana. A coordenadora, DEISI SCHNEIDERS, avalia que o Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Rede Municipal de Ensino é uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem sobre os cuidados com a natureza e sobre os elementos dos quais ela é composta.
O Prefeito de Descanso viajou recentemente para Brasília, onde protocolou um pedido de dois milhões e 500 mil reais junto ao Ministério dos Esportes. De acordo com SADI BONAMIGO, a verba deve ser destinada para a construção de uma pista de atletismo no Estádio Municipal João Baretta. Ele salienta que o município possui um dos melhores estádios da região, além de um ginásio padronizado e um complexo esportivo com excelente estrutura. BONAMIGO salienta que é preciso avançar na oferta de estruturas para a prática esportiva. Além da construção da pista, o projeto visa melhorar a drenagem do campo de futebol e o paisagismo das arquibancadas. O prefeito destaca que o objetivo é atender melhor os desportistas do município.
Já no Ministério de Desenvolvimento Social, o prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, tratou sobre algumas questões que precisavam de atenção. Ele cita como exemplo o cadastro das famílias que não estavam recebendo o benefício do Bolsa Família, desde a transição para o Auxílio Brasil. BONAMIGO salienta que o objetivo foi garantir que essas famílias recebessem o apoio necessário, o que já aconteceu. Outro assunto discutido foi sobre o enquadramento correto de categorias específicas, para que o município possa pleitear recursos que beneficiem grupos como os indígenas e ribeirinhos do Rio Macaco. O prefeito observa que essa população atualmente se encontra fora do enquadramento adequado do Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal.
A empresa Navegação Porto Feliz interrompeu a travessia de veículos com a balsa no Rio Uruguai entre os municípios de Mondaí e Vicente Dutra, no início da manhã desta quarta-feira. Conforme o sócio proprietário, GUILHERME PISETTA, a travessia de pedestres com a lancha também está paralisada, já que a forte correnteza não proporciona uma operação segura. As fortes chuvas provocaram a elevação do nível da água, que estava cerca de sete metros acima do normal na manhã desta quarta-feira, apresentando elevação. Os trabalhos devem ser normalizados apenas quando o nível da água baixar.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam monitoramento do nível de água do Rio Uruguai e afluentes. Conforme informações do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, nas últimas 24 horas o volume de chuva foi de aproximadamente 90 milímetros no município. Já a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou informação de 70 milímetros de chuva nas últimas 12 horas e 150 milímetros em 48 horas. O nível do Rio Uruguai está seis metros e 54 centímetros acima do normal. Riachos no interior de Itapiranga transbordaram e causaram vários transtornos, incluindo alagamento de residências na comunidade de Dourado. Os rios Macaco Branco e Peperi também registraram rápida elevação do nível de água nas últimas horas.
Travessia do Rio Uruguai segue com normalidade em Itapiranga. Cheia do Rio Uruguai deixa equipe da Barca Aliança em alerta. Conforme um dos proprietários da balsa, JUAREZ BORGES DOS SANTOS, a travessia de pessoas e veículos está mantida com normalidade no momento. Uma nova avaliação será feita na noite desta quarta-feira, pois os serviços de travessia são mantidos com o nível do rio de até oito metros acima do normal. A travessia das balsas em Sede Capela, interior de Itapiranga e em Mondaí foi suspensa. A balsa de Itapiranga registra intenso movimento para travessia de veículos.
Caminhão colide em árvore caída na SC-163. Foi por volta das 5h30 desta quarta-feira, na localidade de Santa Isabel, interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o corte de árvore caída sobre a pista. No local, encontrou um caminhão Bitrem, ao lado da pista. Com o temporal registrado nesta madrugada, a carreta acabou colidindo na árvore caída na pista. A carreta de Vista Gaúcha, Rio Grande do Sul, estava carregada com farelo de soja. O motorista, único ocupante, não sofreu ferimentos.
A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou um balanço da Operação Hórus, realizada na faixa da fronteira do extremo oeste do Estado. Essa Operação é permanente e realizada em parceria entre o Governo Federal e Estadual, voltadas a fiscalização da fronteira do país. Com isso, ações voltadas ao enfrentamento dos crimes transnacionais vêm sendo realizadas de forma simultânea e contínuas em toda a faixa da Tríplice Fronteira brasileira, com a participação e apoio de todas as instituições de segurança pública da região. Conforme balanço divulgado pela Polícia, só no primeiro semestre de 2023, foram flagradas 116 ocorrências de contrabando ou descaminho, nas quais cerca de 11 mil e 500 garrafas de vinho sem os devidos embaraços aduaneiros foram apreendidas. Mil e 700 litros de agrotóxicos com uso proibido no Brasil também foram retirados de circulação.
Já nas ações contra o tráfico de drogas e armas, foram registradas 30 ocorrências de porte ilegal de arma de fogo, que resultaram na apreensão de 40 armas e 570 munições. Foram registradas ainda 60 ocorrências de tráfico de drogas, totalizando mais de duas mil e 700 toneladas de drogas e dois mil comprimidos de Ecstasy. Só no primeiro semestre do ano, 134 mandados de prisão foram cumpridos e 100 pessoas foram presas em flagrante praticando crimes. A Polícia Militar ressalta que os esforços diuturnos e conjuntos são voltados à redução dos delitos fronteiriços, garantindo assim a segurança da sociedade.
Uma colisão traseira envolvendo uma motocicleta Yamaha Neo e um carro Ford Ecosport foi registrada na Avenida Gustavo Fetter, próximo ao Restaurante e Pizzaria Paiol, no início da tarde desta terça-feira. No local, o condutor da Ecosport relatou que ambos seguiam em direção à cidade, quando o motorista de uma SUV acabou saindo à direita para entrar em sua residência, fazendo com que ele precisasse reduzir a velocidade. Com isso, o condutor da moto não conseguiu frear e acabou derrapando sobre a pista, atingindo a traseira da Ecosport. Com a queda, ele sofreu ferimentos. Após receber os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros, o homem foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. Chovia forte no momento do acidente.