-PEC DOS BENEFÍCIOS DEVE SER VOTADA HOJE À TARDE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
-QUASE 3 MILHÕES NÃO TOMARAM A DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID EM SC
-BANDEIRANTE VAI TRANSMITIR LICITAÇÕES REALIZADAS NO MUNICÍPIO
-ESCOLHA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SERÁ NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
-LIQUIDA SÃO MIGUEL COMEÇA SEXTA COM A ADESÃO DE QUASE 70 EMPRESAS
-TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO DE FRONTEIRA
-MULHER MORRE EM COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA BR 158
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O Nord Stream Um, principal gasoduto que transporta gás natural da Rússia para a Alemanha, fechou para manutenção nesta segunda-feira. Apesar de a interrupção estar programada, autoridades europeias temem que o Kremlin use a paralisação como pretexto para diminuir o fornecimento do combustível aos países-membros da União Europeia em uma possível estratégia do presidente VLADIMIR PUTIN para punir Bruxelas pelo apoio dado à Ucrânia na guerra com os russos. Ontem, o Ministério da Economia alemão informou que o fornecimento de gás ao país foi interrompido.
A expectativa de vida global ao nascer caiu para 71 anos em 2021, abaixo dos 72 anos e oito meses em 2019, interrompendo uma sequência de cinco de décadas de crescimento. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, data em que se celebra o Dia Mundial da População, em relatório da Organização das Nações Unidas sobre as perspectivas populacionais em 2022. A redução foi causada pelo impacto da pandemia de Covid-19. No centro e sul da Ásia e na América Latina e Caribe, por exemplo, a expectativa de vida ao nascer caiu quase três anos entre 2019 e 2021.
A Argentina manterá as metas acordadas com o Fundo Monetário Internacional, as quais contemplam a redução do déficit fiscal para dois e meio por cento do Produto Interno Bruto ainda este ano. A garantia é da nova ministra da Economia, SILVINA BATAKIS. Ela assumiu o cargo na semana passada. Este ano, a Argentina assinou um acordo com o FMI de ampliação de recursos de cerca de 44 bilhões, em substituição ao instrumento de crédito "stand-by" assinado pelo governo anterior de MAURICIO MACRI. O novo acordo contempla uma redução do déficit fiscal de forma gradativa até 2024.
Quase 30 milhões de brasileiros vivem em cidades com contratos de saneamento básico considerados irregulares. É o que mostra um estudo do Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados divulgado nesta terça-feira. O estudo avalia o setor dois anos após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, em 15 de julho de 2020. Entre os objetivos do novo marco está a universalização dos serviços até o ano de 2033, garantindo que 99 por cento da população do país tenha acesso à água potável e 90 por cento ao tratamento e à coleta de esgoto. Segundo os dados mais atualizados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, que são do ano de 2020, 84 por cento dos brasileiros têm cobertura de água e apenas 55 por cento estão ligados à rede de esgoto.
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Chapecoense foi encerrada nesta segunda-feira. A CPI, instalada em 2019, tinha o objetivo de analisar as causas da queda do avião em 2016, além de ressarcir os familiares. A conclusão do relatório final foi aceita com unanimidade no Senado Federal. Entre as sete recomendações do texto estão a indenização das vítimas, de seus familiares e a responsabilização das cinco empresas envolvidas em uma possível fraude na emissão da apólice de seguro contratada pela companhia aérea boliviana LaMia. O relatório do senador IZALCI LUCAS do PSDC de Brasília concluiu que há cinco empresas “igualmente responsáveis pela indenização” a vítimas e familiares. Segundo o relator, as pessoas jurídicas tiveram participação direta na emissão de uma apólice de seguro possivelmente fraudada.
A votação da Proposta de Emenda à Constituição dos Benefícios deve acontecer nesta terça-feira, a partir das duas horas da tarde, no plenário da Câmara dos Deputados. A sessão ocorrerá depois que o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA adiou a votação na semana anterior, após o texto ter sido aprovado pela comissão especial da Casa, com ressalvas dos deputados da oposição. A PEC dos Benefícios estabelece alguns subsídios à população em meio à alta da inflação, como a criação de um auxílio de mil reais a caminhoneiros e um auxílio ainda sem valor definido a taxistas, além da ampliação do Auxílio Brasil para, ao menos, 600 reais mensais, e o vale-gás para cerca de 120 a cada dois meses, entre outros pontos. Para ser aprovado em plenário, o texto precisa ter o apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares, ou seja, 308 dos 513 deputados.
Foi sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA a lei que cria o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel no Estado de Santa Catarina. A norma é de origem parlamentar e foi aprovada pelos deputados estaduais no início de junho. Na prática, a lei tem o objetivo principal de viabilizar a chegada do 5G, a quinta geração de internet móvel no estado. Para isso, elenca uma série de ações que deverão ser implantadas, como a promoção de um ambiente favorável à economia digital e o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G. A lei prevê também o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.
Mais de dois milhões e 800 mil pessoas estão com a dose de reforço contra a Covid-19 atrasada em Santa Catarina. É o que aponta os dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, 50 vírgula 77 por cento da população com 12 anos ou mais recebeu a dose de reforço até esta segunda-feira. Os idosos entre 70 e 79 anos são os que apresentam a melhor cobertura: 89 virgula 39 por cento. Em contrapartida, entre os adolescentes, a taxa de vacinação está em 12 por cento. A Dive também divulgou dados a respeito da segunda dose. Em Santa Catarina, 677 mil 688 pessoas estão com a vacina atrasada.
A Medida Provisória que reduziu o ICMS dos combustíveis e da energia elétrica para 17 por cento entrou em tramitação na Alesc. Os deputados têm até o dia 29 de agosto para analisar a MP e fazer as alterações na lei, que tornarão a redução permanente. A proposta começará a ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois segue a plenário. Aprovada a admissibilidade, volta para as comissões para que seja votada como projeto de lei. A proposta enviada pelo governo modifica artigos da lei de 1996 que determina as alíquotas de ICMS. No caso dos combustíveis e da energia elétrica, reduz a alíquota de 25 para 17 por cento. O governo também incluiu na MP a isenção de ICMS para as tarifas de transmissão e distribuição de energia, que estão incluídas na conta de luz.
O município de Belmonte está recebendo as inscrições dos moradores no programa de Recuperação Fiscal. Os contribuintes que estão com impostos e taxas em atraso com o Poder Público Municipal tem até o dia 30 de novembro para aderir ao Refis. O programa prevê descontos de até 100 por cento dos juros e multas. As vantagens da regularização são válidas para pessoas físicas e jurídicas, inscritas ou não em Dívida Ativa, ajuizadas ou não, parceladas ou não, ou ainda em fase de cobrança administrativa ou judicial. O pagamento pode ser efetuado em cota única ou de forma parcelada, com valor mínimo de 500 cada parcela. No caso da Dívida Ativa já ajuizada, caberá ao devedor o pagamento das custas processuais. Para aderir ao Refis, basta procurar a Secretaria de Fazenda e fazer a negociação dentro do prazo vigente.
O município de Bandeirante vai iniciar nos próximos meses a transmissão via internet dos processos licitatórios realizados pelo governo municipal. A informação foi divulgada na última semana pelos vereadores de situação em sessão realizada na Câmara de Vereadores. O assunto foi debatido após a vereadora JANE RIES do Cidadania apresentar um projeto de lei visando o procedimento em Bandeirante. Na ocasião, o documento foi barrado na comissão de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento por possuir vício de iniciativa e por ser inconstitucional. O assessor jurídico da Câmara também apresentou parecer pela reprovação do texto pelos mesmos motivos.
O projeto que visa a transmissão online das licitações em Bandeirante foi pensado desde o ano passado e teve com base leis semelhantes de outros municípios catarinenses, inclusive da região Extremo Oeste. A afirmação é da vereadora do Cidadania, JANE RIES. Ela citou que o mesmo projeto foi apresentado em São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e São José do Cedro, além de outras cidades e nesses locais a iniciativa foi de vereadores, sendo que nessas três cidades o tema não foi considerado inconstitucional. JANE frisou que a temática também já foi abordada em cursos e capacitações e por isso a ideia foi apresentada em Bandeirante.
A Administração de Bandeirante já está em processo de aquisição dos equipamentos necessários para transmitir todas as licitações no município. A garantia é da líder do governo na câmara, VERANICE BASSO. Ela destacou na sessão da última semana que a prefeitura vai iniciar em breve a transmissão para dar mais transparência aos atos tomados em Bandeirante. Apesar da reprovação do projeto ainda na comissão, os demais vereadores também apoiam a divulgação ampla, bem como, o acesso de todos os moradores e demais interessados em acompanhar os trâmites burocráticos das licitações e procedimentos similares que envolvam o dinheiro público em Bandeirante.
Uma comitiva da Ameosc esteve na capital do estado, na semana passada, em busca de apoio para o projeto Plantando Agua. O grupo formado pelo presidente da Associação e prefeito de Anchieta, IVAN CANCI, pelo prefeito de São Joao do Oeste, GENÉSIO ANTON, e do coordenador do Colegiado de Agricultura e secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH participou de reuniões com órgãos e secretarias do governo do estado. Os encontros foram realizados na Casan, Cidasc, Secretaria de Agricultura, Epagri e Fundo do Meio Ambiente. O prefeito IVAN CANCI disse que a viagem foi positiva, inclusive com a garantir de apoio financeiro articulado do Fundo da área de meio ambiente do Estado para o projeto Plantando Água.
A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste realiza nesta semana a escolha de vagas dos candidatos classificados no Processo Seletivo no cargo de Professor de Educação Infantil. A escolha de vagas será realizada no dia 15 de julho, no auditório da Secretaria de Educação, às duas horas da tarde com retorno da lista de classificados para os candidatos que não compareceram no ato de escolha no mês de janeiro, que optaram pela reclassificação ou que optaram por não assumir a vaga. A relação dos documentos e demais informações podem ser acessadas junto ao site da Prefeitura de São Miguel do Oeste, www.saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Editais.
A secretaria de Obras de São Miguel do Oeste está seguindo com os trabalhos de melhorias na cidade e no interior. A informação é do secretário, JOSÉ XAVIER. De acordo com ele, na área central a equipe está realizando as melhorias de acessos diversos. Já no interior, a ação está focada na estrada da Linha São Domingos onde estão ocorrendo os trabalhos de reabertura da estrada geral onde já foi feito a limpeza e o alargamento da malha viária. Conforme XAVIER, os profissionais da secretaria também estão na Linha Oito de Março realizando os serviços nos acessos das propriedades existentes.
O setor de Obras de São Miguel do Oeste também está prestando auxílio para as granjas de suínos do município. A afirmação é do secretário, JOSÉ XAVIER. Ele destacou que a secretaria também está executando em parceria com o município de Barra Bonita um trabalho em uma propriedade localizada na divisa entre os dois municípios. Ele pontuou que mesmo com a previsão de instabilidade nos próximos dias, as equipes não devem parar e os serviços devem ser executados. XAVIER lembrou que na última semana houve a recuperação da estrada geral da Linha Campo Salles e nas próximas semanas, outras localidades vão receber o serviço. Ele pediu paciência dos moradores e garantiu que todas as estradas vão receber ações da secretaria de Obras de São Miguel do Oeste.
O trabalho de recuperação das estradas do interior é constante e depende de diversos fatores, entre eles, o clima e o próprio parque de máquinas. Na última semana por exemplo, duas maquinas da secretaria acabaram precisando de manutenção, o que acabou atrasando o cronograma do setor. JOSÉ XAVIER pontuou que a secretaria está com foco maior nas estradas gerais onde existe um movimento intenso de veículos de passeio e de carga, além do próprio transporte escolar. O secretário salientou ainda que dúvidas podem ser sanadas na própria secretaria de Obras em horário de expediente. Ele lembrou ainda que o setor não presta serviços de abertura de estradas em chácaras particulares, sendo que a única assistência nesse sentido é o de melhoria e não de abertura do espaço.
O cronograma da coleta de galhos em São Miguel do Oeste prevê o recolhimento dos materiais em dois bairros da cidade nesta semana. Hoje e amanhã, as equipes da prefeitura estarão no bairro Agostini. Entre quinta e sábado, a coleta dos resíduos vegetais ocorre no bairro Salete. Na semana que vem, o calendário prevê o recolhimento dos galhos no bairro São Gotardo entre segunda e quarta-feira. A coleta segue a partir de quinta e vai até sábado no centro da cidade.
Começa nesta semana mais uma edição do Liquida São Miguel. A informação é da presidente da entidade, GLEICE KOPP. De acordo com ela, o objetivo da iniciativa é movimentar a cidade e atrair o consumidor para aumentar as vendas do comércio. Ela explicou que o Liquida São Miguel vai oferecer descontos que podem chegar a 80 por cento nos produtos. Segundo GLEICE, cada empresa tem liberdade para definir o tipo de oferta para vai oferecer para os clientes. O Liquida São Miguel começa na próxima sexta-feira e vai até o final do mês. A relação de empresas participantes pode ser conferida no site da CDL na internet.
Até agora, 69 empresas do comércio confirmaram participação no Liquida São Miguel 2022. De acordo com a presidente da CDL, GLEICE KOPP, o número ainda pode aumentar, já que as empresas podem confirmar a adesão à campanha nesta semana. Ela disse que o Liquida São Miguel tem como proposta criar bons negócio tanto para as empresas quanto para os consumidores.
O edital para a instalação da nova adutora do rio da Flores deve ser lançada dentro de 20 dias. A projeção é do chefe da agencia local da Casan, VITOR DE GOUVEIA. De acordo com ele, a empresa já recebeu todos os materiais que serão usados para a obra. Foram investidos cerca de nove milhões e meio de reais para a aquisição dos tubos. A rede terá 12 quilômetros. A nova tubulação terá 400 milímetros de diâmetro e vai proporcionar uma captação muito superior à atual. A execução da obra deve custar cerca de cinco milhões de reais. O serviço deve começar assim que a empresa for definida. A nova adutora vai captar água no Rio das Flores e levar até a estação no Rio Camboim.
Com a instalação da nova adutora no rio das Flores, a capacidade de captação de água vai passar de oito milhões de litros por dia para 20 milhões de litros, quase o triplo da capacidade atual. A informação é do chefe da agencia local da Casan, VITOR DE GOUVEIA. Ele disse que a nova adutora praticamente resolve os problemas de falta de agua e garante o fornecimento de agua com mais segurança para as partes mais altas. A projeção da Casan é lançar o edital ainda neste mês e concluir as obras da nova adutora do rio das Flores até o final deste ano.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã desta segunda-feira 17 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O carro seguia pela BR 282 quando foi abordado pelos policiais no trecho entre Maravilha e Pinhalzinho. A carga estava em carro com placas de Porto Alegre, abordado por trafegar em alta velocidade. Os diversos pacotes de cigarro tomavam quase todo interior do automóvel. A PRF ainda encontrou um rádio comunicador escondido sob o painel. O motorista, de 45 anos, confessou que pegou o veículo já carregado em Barracão para entregar na capital gaúcha. Ele receberia dois mil reais pelo transporte. Os agentes seguiram para a delegacia de Polícia Federal de Chapecó para registro de ocorrência de contrabando.
A Polícia Militar registrou uma ocorrência de danos em placas de transito e lesão corporal nesta segunda-feira no município. O fato ocorreu no começo da manhã na rua Waldemar Rangrab. Um homem chamou a PM e relatou que verificou pelo sistema de videomonitoramento que uma pessoa danificou as placas no estacionamento. Ele identificou o autor e foi conversar com ele, mas acabou sendo agredindo com uma barra de alumínio. O suposto autor também relatou ter recebido ameaças. A PM apreendeu a barra usada na agressão e confeccionou o Termo Circunstanciado para o autor do dano e das lesões.
A Polícia Militar prendeu dois homens e uma mulher por tráfico e associação para o tráfico de drogas neste final de semana em Dionísio Cerqueira. As prisões foram divulgadas nesta segunda-feira. De acordo com a PM, um adolescente envolvido com o trio também foi apreendido no bairro industrial. Durante a ocorrência, a polícia encontrou 18 buchas de cocaína no porta luvas de um carro. Os envolvidos relataram que a droga foi adquirida na Argentina. Os quatro foram conduzidos até a delegacia de Polícia de São José do Cedro.
Um mulher morreu vítima de acidente na BR 158 nesta segunda-feira. A colisão aconteceu por volta do meio dia em Cunha Porã e envolveu um Fox, placas de Cunha Porã, que colidiu frontalmente com um caminhão. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encontrou a condutora do Fox, uma mulher de 42 anos, com múltiplas fraturas e inconsciente. Ela foi conduzida ao Pronto Socorro do Hospital São José de Maravilha. Ao chegar na unidade de saúde, a vítima entrou em parada cardíaca. O helicóptero do SaerFron chegou a ser acionado, mas a mulher morreu antes de ser transferida pela aeronave.