-PEC DOS BENEFÍCIOS DEVE SER VOTADA HOJE À TARDE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
-QUASE 3 MILHÕES NÃO TOMARAM A DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID EM SC
-CIEF DE IPORÃ DO OESTE É DESTAQUE NA OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
-CASA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA SERÁ RETRATADA EM REPORTAGEM ESTADUAL
-PREFEITURA DE BELMONTE LANÇA PROGRAMA PARA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS
-TUNÁPOLIS É REFERÊNCIA REGIONAL EM TRABALHOS COM A TERCEIRA IDADE
-CAMINHÃO DE SJO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NA BR 158
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO NO CENTRO DA CIDADE
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se encoberto com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O Nord Stream Um, principal gasoduto que transporta gás natural da Rússia para a Alemanha, fechou para manutenção nesta segunda-feira. Apesar de a interrupção estar programada, autoridades europeias temem que o Kremlin use a paralisação como pretexto para diminuir o fornecimento do combustível aos países-membros da União Europeia em uma possível estratégia do presidente VLADIMIR PUTIN para punir Bruxelas pelo apoio dado à Ucrânia na guerra com os russos. Ontem, o Ministério da Economia alemão informou que o fornecimento de gás ao país foi interrompido.
A expectativa de vida global ao nascer caiu para 71 anos em 2021, abaixo dos 72 anos e oito meses em 2019, interrompendo uma sequência de cinco de décadas de crescimento. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, data em que se celebra o Dia Mundial da População, em relatório da Organização das Nações Unidas sobre as perspectivas populacionais em 2022. A redução foi causada pelo impacto da pandemia de Covid-19. No centro e sul da Ásia e na América Latina e Caribe, por exemplo, a expectativa de vida ao nascer caiu quase três anos entre 2019 e 2021.
A Argentina manterá as metas acordadas com o Fundo Monetário Internacional, as quais contemplam a redução do déficit fiscal para dois e meio por cento do Produto Interno Bruto ainda este ano. A garantia é da nova ministra da Economia, SILVINA BATAKIS. Ela assumiu o cargo na semana passada. Este ano, a Argentina assinou um acordo com o FMI de ampliação de recursos de cerca de 44 bilhões, em substituição ao instrumento de crédito "stand-by" assinado pelo governo anterior de MAURICIO MACRI. O novo acordo contempla uma redução do déficit fiscal de forma gradativa até 2024.
Quase 30 milhões de brasileiros vivem em cidades com contratos de saneamento básico considerados irregulares. É o que mostra um estudo do Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados divulgado nesta terça-feira. O estudo avalia o setor dois anos após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, em 15 de julho de 2020. Entre os objetivos do novo marco está a universalização dos serviços até o ano de 2033, garantindo que 99 por cento da população do país tenha acesso à água potável e 90 por cento ao tratamento e à coleta de esgoto. Segundo os dados mais atualizados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, que são do ano de 2020, 84 por cento dos brasileiros têm cobertura de água e apenas 55 por cento estão ligados à rede de esgoto.
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Chapecoense foi encerrada nesta segunda-feira. A CPI, instalada em 2019, tinha o objetivo de analisar as causas da queda do avião em 2016, além de ressarcir os familiares. A conclusão do relatório final foi aceita com unanimidade no Senado Federal. Entre as sete recomendações do texto estão a indenização das vítimas, de seus familiares e a responsabilização das cinco empresas envolvidas em uma possível fraude na emissão da apólice de seguro contratada pela companhia aérea boliviana LaMia. O relatório do senador IZALCI LUCAS do PSDC de Brasília concluiu que há cinco empresas “igualmente responsáveis pela indenização” a vítimas e familiares. Segundo o relator, as pessoas jurídicas tiveram participação direta na emissão de uma apólice de seguro possivelmente fraudada.
A votação da Proposta de Emenda à Constituição dos Benefícios deve acontecer nesta terça-feira, a partir das duas horas da tarde, no plenário da Câmara dos Deputados. A sessão ocorrerá depois que o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA adiou a votação na semana anterior, após o texto ter sido aprovado pela comissão especial da Casa, com ressalvas dos deputados da oposição. A PEC dos Benefícios estabelece alguns subsídios à população em meio à alta da inflação, como a criação de um auxílio de mil reais a caminhoneiros e um auxílio ainda sem valor definido a taxistas, além da ampliação do Auxílio Brasil para, ao menos, 600 reais mensais, e o vale gás para cerca de 120 a cada dois meses, entre outros pontos. Para ser aprovado em plenário, o texto precisa ter o apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares, ou seja, 308 dos 513 deputados.
Foi sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA a lei que cria o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel no Estado de Santa Catarina. A norma é de origem parlamentar e foi aprovada pelos deputados estaduais no início de junho. Na prática, a lei tem o objetivo principal de viabilizar a chegada do 5G, a quinta geração de internet móvel no estado. Para isso, elenca uma série de ações que deverão ser implantadas, como a promoção de um ambiente favorável à economia digital e o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G. A lei prevê também o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.
Mais de dois milhões e 800 mil pessoas estão com a dose de reforço contra a Covid-19 atrasada em Santa Catarina. É o que aponta os dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, 50 vírgula 77 por cento da população com 12 anos ou mais recebeu a dose de reforço até esta segunda-feira. Os idosos entre 70 e 79 anos são os que apresentam a melhor cobertura: 89 virgula 39 por cento. Em contrapartida, entre os adolescentes, a taxa de vacinação está em 12 por cento. A Dive também divulgou dados a respeito da segunda dose. Em Santa Catarina, 677 mil 688 pessoas estão com a vacina atrasada.
A Medida Provisória que reduziu o ICMS dos combustíveis e da energia elétrica para 17 por cento entrou em tramitação na Alesc. Os deputados têm até o dia 29 de agosto para analisar a MP e fazer as alterações na lei, que tornarão a redução permanente. A proposta começará a ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois segue a plenário. Aprovada a admissibilidade, volta para as comissões para que seja votada como projeto de lei. A proposta enviada pelo governo modifica artigos da lei de 1996 que determina as alíquotas de ICMS. No caso dos combustíveis e da energia elétrica, reduz a alíquota de 25 para 17 por cento. O governo também incluiu na MP a isenção de ICMS para as tarifas de transmissão e distribuição de energia, que estão incluídas na conta de luz.
Tunápolis é referência regional pelo trabalho diversificado que realiza com as pessoas da terceira idade. O município possui um histórico de iniciativas para proporcionar melhor qualidade de vida. A Coordenadora dos Idosos de Tunápolis, MARLEI BIEGER, cita a importância das visitas que estão sendo proporcionadas ao Centro Histórico Germânico, em Itapiranga. Diversos grupos da terceira idade de comunidades do interior e também da cidade já tiveram oportunidade para vivenciarem momentos da infância, pois o espaço é dedicado a cenários desde a colonização de Porto Novo, atual território de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. MARLEI observa que a realização de encontros, intercâmbios e visitas em locais turísticos sempre foram momentos especiais e que ficaram ausentes por dois anos.
A Coordenação dos Idosos de Tunápolis também está promovendo eventos para socialização comunitária com almoço e um dia inteiro dedicado aos idosos em cada grupo. Segundo MARLEI BIEGER, estes eventos contam com presença da equipe da coordenação com várias atividades com os integrantes dos grupos. Ela também chama atenção para a importância de ações em parceria com funcionárias do CRAS, incluindo assistente social e psicóloga. Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde também auxiliam na prestação de serviços para as pessoas da terceira idade. MARLEI lamenta que a pandemia deixou sequelas, pois muitos idosos enfrentam dificuldades em retomar a rotina de socialização e possuem resistência para interagir.
Casa Familiar Rural Esperança retoma realização da tradicional Festa Julina. Evento especial acontecerá nesta sexta-feira, 15 de julho, após dois anos de interrupção por causa da pandemia. De acordo com a diretora, ITAMARA BAGATINI, será um grande reencontro de integração das famílias com a comunidade. A festa julina será realizada nas dependências da Iporã Piscina Clube, a partir das 19h30 e é aberta para toda a população local e regional. Além dos tradicionais comes e bebes típicos, a programação contará com desfile de casais para escolha do casal caipira 2022 da Casa Familiar Rural Esperança. ITAMARA BAGATINI destaca que outro motivo de festa é a indicação por parte da Secretaria de Estado da Educação, para que a Casa Familiar Rural Esperança seja o cenário da gravação de uma reportagem em vídeo sobre a pedagogia da alternância. Essa produção será gravada nesta quarta-feira e posteriormente será veiculada em redes de televisão.
Objetivo da reportagem é a divulgação da metodologia de trabalho da Casa Familiar Rural Esperança. De acordo com a diretora, ITAMARA BAGATINI, o estado de Santa Catarina possui ao todo cerca de dez casas familiares e a indicação da escola de Iporã do Oeste é motivo de alegria e orgulho para toda a comunidade escolar. Ela considera que através do vídeo, o trabalho diferenciado prestado pelo colégio agrícola na formação de técnicos em agricultura será exposto para todo o estado, enaltecendo também o nome de Iporã do Oeste para outras regiões. Para a diretora, é uma forma de reconhecimento e valorização dos alunos e profissionais do educandário. ITAMARA enfatiza que a escola está preparada para a gravação e pretende mostrar a realidade diária tal como acontece, com uma visita de estudos e explanações sobre o funcionamento da pedagogia da alternância, ainda pouco difundida no meio educacional.
Visita à egressa do curso de Técnico em Agricultura também fará parte do roteiro da gravação. De acordo com a diretora da Casa Familiar, ITAMARA BAGATINI, a equipe de reportagem e gravação vai ouvir o depoimento de uma ex aluna sobre a importância de ter frequentado a escola e feito o Projeto de Conclusão do Curso relativo à Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste. A egressa também vai falar sobre o incentivo dado para a sucessão familiar, a valorização da agricultura familiar, a formação de lideranças e agregação de renda para as famílias do campo. Para ITAMARA, será uma excelente oportunidade de evidenciar a importância da produção de alimentos mais saudáveis através da agricultura familiar, que é o carro chefe da base econômica da maioria dos municípios da região. A retomada da permanência dos jovens no campo também será retratada, juntamente com as formas adotadas para incentivar a sucessão familiar no meio rural.
Denúncias de abandono de animais geram orientações da Polícia Ambiental. De acordo com o tenente comandante do pelotão de fronteira de São Miguel do Oeste, ALCENIR MINUSCOLI, o abandono pode configurar crime de maus tratos, com punição de dois a cinco anos de reclusão, caso praticado contra cães e gatos. Além da esfera penal, o autor responderá também na esfera administrativa com pagamento de multa entre 500 a três mil reais por animal. MINUSCOLI observa que o crime de maus tratos aos animais é amplo e envolve diversas questões como a mutilação, trabalhos forçados, lugares insalubres, falta de cuidados básicos com água e alimentação, além do próprio abandono.
ALCENIR MINUSCOLI ressalta a importância de que as pessoas tenham consciência da necessidade de proteger os animais da forma correta, seguindo a legislação para evitar incorrer em crimes que podem resultar em transtornos penais e administrativos. O tenente comandante observa que as principais causas de abandono estão relacionadas à problemas comportamentais dos animais, que em muitos casos não se adaptam aos donos ou a própria residência, passando a latir excessivamente e causando problemas até mesmo com os vizinhos. MINUSCOLI enfatiza que antes de assumir a tutoria de um animal é necessário avaliar as condições de educá-lo e fornecer alimentação e espaços adequados, de forma que não venha causar transtornos para a família e moradores das imediações. Ressalta que adotar ou comprar um animal e depois abandoná-lo não é prudente e pode se tornar um crime, dependendo das circunstâncias.
Denúncias de maus tratos contra animais devem ser feitas pelo número 190. O tenente comandante da Polícia Ambiental de Fronteira de São Miguel do Oeste, ALCENIR MINUSCOLI, destaca que esse é o canal oficial da Polícia Militar de Santa Catarina que após o recebimento da informação, faz os devidos encaminhamentos para que a situação seja apurada in loco pelos agentes militares ou ambientais. Se confirmado algum tipo de crime, são adotadas as medidas cabíveis. Ele enaltece ainda a parceria dos órgãos de segurança pública e fiscalização com Organizações Não Governamentais, que prestam amparo aos animais resgatados de situações de maus tratos. ALCENIR MINUSCOLI lamenta que ainda exista a falta de conscientização da população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e de proteger os animais de acordo com o disposto na Legislação vigente.
EMEI Criança Feliz de Iporã do Oeste recebe ações do Dia C do Cooperativismo. Atividade especial ocorreu no início do mês, em uma parceria através da direção, funcionários, APP e agência do Sicredi. De acordo com a Assessora de Programas Educacionais, ELISANDRA MANFROI, foi realizado um trabalho voluntário nas dependências da escola, concretizando um projeto que já vinha sendo elaborado pela direção da EMEI, onde brinquedos foram construídos e montados no parque da escola. Além de brinquedos, as equipes aproveitaram para fazer a colocação de pneus no entorno das mudas de árvores e também o plantio de flores. Esses pneus e brinquedos também receberam pinturas coloridas. ELISANDRA destaca que o objetivo dos novos brinquedos é proporcionar mais uma opção de diversão e desenvolvimento de práticas educativas com as crianças.
Para ELISANDRA MANFROI, foi um momento muito especial de criação de um novo espaço recreativo e educativo, visando o desenvolvimento integral das crianças. Ela destaca que além do trabalho manual, também foram obtidos recursos através do Sicredi, Secretaria Municipal de Educação e APP da escola, que foram utilizados para a compra dos materiais que possibilitaram a execução deste projeto. A Assessora de Programas Educacionais da EMEI Criança Feliz agradece o empenho de todos os envolvidos na ação que trouxe um ar de beleza ao educandário, além de mostrar o quanto um trabalho voluntário e de equipe pode render ótimos resultados.
Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste é destaque na Olímpiada Brasileira de Matemática. Isso porque três alunos do educandário foram medalhistas e oito receberam menções honrosas na segunda etapa da olímpiada. De acordo com a professora de matemática do CIEF, ELISABETE CÉ, na última quinta-feira os alunos estiveram em Florianópolis onde participaram da premiação referente ao ano de 2021. Ela explica que a olimpíada foi realizada na própria escola na primeira fase, onde os professores aplicaram e corrigiram as provas classificando 14 alunos para a segunda fase, que foi aplicada por representantes do Ministério da Educação, premiando os alunos destaques.
A professora ELISABETE CÉ considera que a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática foi um momento único para os alunos do CIEF que além de buscarem a sua premiação, puderam representar a escola e o município de Iporã do Oeste, aproveitando a viagem também para conhecer alguns pontos da capital do estado de Santa Catarina. Ela enaltece o empenho de todos os professores, pais e alunos que estiveram envolvidos no processo de estudos e preparação para as provas. Para ela, a premiação é resultado de um ótimo trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido na educação básica do município e por toda a comunidade escolar. ELISABETE enfatiza que os alunos já estão se preparando para a olimpíada deste ano, almejando novamente ótimas premiações.
Prefeitura de Belmonte lança programa para renegociação de dívidas. Oportunidade é destinada para pessoas com impostos ou taxas em atraso colocarem sua situação em dia com o Poder Público. De acordo com o prefeito, JAIR GIUMBELLI, através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), estão sendo concedidos descontos de até cem por cento dos juros e multas. Os pedidos do Programa já estão abertos e poderão ser feitos no setor de tributos da prefeitura municipal até o dia 30 de novembro de 2022. O prefeito explica que o Refis é valido para pessoas físicas e jurídicas inscritas ou não em dívida ativa, para dívidas em fase de cobrança administrativa ou judicial, bem como para dívidas que estejam ou não ajuizadas ou parceladas. Ele observa que essa é uma forma do município captar recursos para investimentos em vários setores e de facilitar que os munícipes coloquem suas contas em dia.
JAIR GIUMBELLI enfatiza que além do pagamento em cota única, o projeto inicial previa o valor mínimo de 500 reais por parcela para todos os devedores, no entanto, viu-se a necessidade de propor mudanças para beneficiar de forma diferenciada as pessoas inscritas no Cadastro Único que possuem renda menor, através do parcelamento em até dez vezes com parcelas mínimas de cem reais. A proposta de emenda sugerindo essa alteração no Programa será enviada para aprovação dos vereadores. As pessoas que não fazem parte do Cadastro Único não serão beneficiadas com esse parcelamento, permanecendo o valor mínima de 500 reais por parcela. GIUMBELLI destaca ainda que as custas processuais das dívidas já ajuizadas serão de responsabilidade do devedor e as pessoas que aderirem ao Refis e não efetuarem o pagamento das parcelas, ficarão impedidos de acessar novos benefícios e programas da prefeitura, bem como de participar de licitações e outros processos de compra da municipalidade. Após o fim do prazo de adesão ao Refis em novembro, as dívidas serão cobradas com o valor original, acrescidas dos juros e multas.
17 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal na manhã desta segunda-feira, na BR-282, em Pinhalzinho. De acordo com a PRF, o veículo carregado partiu de Barracão, Paraná. A carga estava em um carro com placas de Porto Alegre, que foi abordado por trafegar em alta velocidade. Os pacotes de cigarro tomavam quase todo o interior do automóvel. Os policiais ainda encontraram um rádio comunicador escondido sob o painel. O motorista, de 45 anos, confessou que pegou o veículo já carregado em Barracão para entregar na capital gaúcha e que receberia dois mil reais pelo frete. Os agentes seguiram para a delegacia de Polícia Federal de Chapecó para o registro da ocorrência de contrabando.
Um homem foi ameaçado e agredido após denunciar um suspeito de ter danificado placas de um estacionamento. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das 08h desta segunda-feira na Rua Waldemar Rangrab, em São Miguel do Oeste. A guarnição se deslocou ao local, onde o solicitante relatou que constatou que algumas placas do estacionamento haviam sido danificadas e que ao checar nas câmeras de monitoramento, reconheceu o autor e foi conversar com ele. No entanto, o autor acabou o agredindo com uma barra de alumínio e proferiu ameaças de morte contra ele. O suposto autor deu sua versão e disse que também havia recebido ameaças. A Polícia Militar apreendeu uma barra de alumínio no local e emitiu um Termo Circunstanciado em desfavor do autor do dano e das lesões.
Mulher morre após colisão frontal na BR-158. O acidente foi registrado por volta das 12h desta segunda-feira na BR-158, entre Maravilha e Cunha Porã. Foi uma colisão frontal entre um veículo Fox com placas Mercosul e um caminhão com placas de São João do Oeste. A condutora do veículo Fox, de 42 anos, sofreu ferimentos graves, foi socorrida inconsciente ao Hospital de Maravilha, onde não resistiu e acabou falecendo por volta das 13h. O condutor do caminhão sofreu apenas escoriações e não precisou ser conduzido para o hospital. Ele relatou que o veículo Fox trafegava na contramão da rodovia quando ocorreu a colisão. O Corpo de Bombeiros precisou fazer a limpeza da pista após o derramamento de óleo no local. O trânsito ficou bloqueado nos dois sentidos e a Polícia Rodoviária Federal também foi acionada.
Um motociclista ficou ferido em uma colisão contra um veículo por volta das 19h30 desta segunda-feira, em Iporã do Oeste. O acidente aconteceu na esquina da Rua das Flores com a Sete de Setembro, nas proximidades da antiga rodoviária. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o motociclista, que apresentava escoriações pelo corpo. O motorista do veículo envolvido não se feriu e as causas da colisão não foram divulgadas.