-VACINA CONTRA COVID JÁ SALVOU MAIS DE 63 MIL BRASILEIROS ACIMA DE 60 ANOS
-GOVERNADOR CARLOS MOISÉS ANUNCIA OFICIALMENTE SAÍDA DO PSL
-IPORÃ DO OESTE OFERECE VACINAS CONTRA GRIPE PARA POPULAÇÃO EM GERAL NESTA TERÇA
-SÃO JOÃO DO OESTE POSSUI APENAS UM MÉDICO PARA ATENDER POPULAÇÃO
-MÉDICO PONTUA QUE ÁLCOOL AGRAVA CASOS DE COVID-19
-CTG HERANÇA PAMPIANA PROMOVE DELIVERY DE PASTEL NESTA TERÇA-FEIRA
-GENRO AGRIDE SOGRA DURANTE DISCUSSÃO
-ACIDENTES DEIXAM DOIS MORTOS NO FIM DE SEMANA E OUTRA VÍTIMA FATAL NA MANHÃ DE HOJE
O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima deve ser de 25graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a segunda-feira cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo seis reais e 21 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.
A Austrália registrou a primeira morte por contaminação local de Covid-19 neste domingo no estado de Nova Gales do Sul.A região acumula um total de 77 novos casos do vírus e está lutando contra um surto da variante Delta, altamente infecciosa. Sidney, maior cidade da Austrália, está em lockdown desde o final de junho, enquanto o país caminha a passos lentos na campanha de vacinação. Menos de 10 por cento da população recebeu o imunizante.
Manifestantes foram às ruas em Cuba aos gritos de "liberdade" e "abaixo a ditadura" neste domingo. O agravamento da pandemia da Covid-19 e a situação econômica, a pior em 30 anos, motivaram as marchas que ocorreram na capital Havana e em outras cidades. Moradores também têm relatado cortes de eletricidade na ilha, severamente prejudicada pela redução do turismo. O governo cubano diz que a mobilização é de setores ligados aos Estados Unidos, interessados em desestabilizar o país.
A polícia do Haiti anunciou ontem a prisão de um cidadão haitiano que vive nos Estados Unidos e contratou os mercenários suspeitos de assassinar o presidente do país, JOVENEL MOISE. O diretor da Polícia Nacional, LÉON CHARLES, afirmou que CHARLES EMMANUEL SANON, de 63 anos, "entrou no Haiti a bordo de um avião particular com objetivos políticos". SANON chegou ao Haiti em junho, acompanhado de vários colombianos contratados para fazer a sua segurança. Os colombianos foram contratados por meio de uma empresa de segurança venezuelana. A polícia chegou a SANON após interrogar 18 colombianos detidos.
Trabalhadores informais nascidos em julho e inscritos no auxílio emergencial podem sacar a terceira parcela do benefício a partir desta segunda-feira. Desde 25 de junho, quando o valor foi depositado, a movimentação só podia ser feita por meio de aplicativo ou contas digitais. No segundo ciclo, cerca de dois vírgula quatro milhões de beneficiários desse grupo receberam a segunda parcela, somando aproximadamente 504 milhões de reais. O benefício é pago em quatro parcelas, com valor médio de 250 reais com exceção às mulheres chefes de família, que recebem 375 reais e as pessoas que moram sozinhas que recebem 150 reais. Na conta digital, o beneficiário pode pagar boletos, realizar compras pela internet e em estabelecimentos comerciais. O calendário de saque da terceira parcela segue de acordo com o mês de aniversário até 19 de julho para quem nasceu em dezembro.
Após 31 anos como ministro do Supremo Tribunal Federal, MARCO AURÉLIO MELLO se aposenta do cargo nesta segunda-feira. Indicado em 1990 pelo seu primo, o ex-presidente FERNANDO COLLOR, o ministro se despede da corte com 75 anos, a idade limite para servidores públicos, abrindo a vaga para mais um indicado por JAIR BOLSONARO, o advogado-Geral da União, ANDRÉ MENDONÇA. A última participação do agora ex-ministro em votação foi quando o Supremo declarou, por sete votos a quatro, a suspeição do ex-juiz SERGIO MORO no processo do tríplex do Guarujá contra o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. MELLO foi um dos quatro que votou contra a suspeição.
Na última semana, o número de internações e mortes por Covid diminuiu no Brasil. Nas faixas etárias acima dos 60 anos, a média de vacinados com a segunda dose, ou com a vacina de dose única, é muito mais alta do que a média total. Acima dos 70 anos, o percentual já é quase de 90 por cento. De acordo com a Universidade Federal de Pelotas, quase 63 mil pessoas foram salvas pelas vacinas contra o coronavírus no país. Além disso, os pesquisadores confirmam que a infecção depois da segunda dose não é uma falha da vacina. Os casos de óbito são de apenas zero vírgula zero dois por cento entre os que pegaram a Covid depois da segunda dose.
A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19 divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde no último sábado segue apontando melhoras nos índices. O mapa da última semana apontou oito regiões em estado grave e outras oito em nível gravíssimo. As regiões do Alto Uruguai, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê são as que apresentaram melhora, baixando um nível de gravidade se enquadrando no risco grave. Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Foz do Rio Itajaí e Nordeste seguem no patamar mais alto de risco. A região Extremo Oeste segue em risco grave, ou seja, em laranja, no mapa da Covid-19 em Santa Catarina.
O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina informou que a variante alfa da Covid-19, uma mutação mais transmissível da doença, foi detectada pela primeira vez no Vale do Itajaí, no município de Brusque. Outros três casos foram registrados em Florianópolis em janeiro e fevereiro deste ano. Conforme o Lacen, "estudos epidemiológicos sugerem que a variante alfa é mais transmissível, aumentando o risco de admissões ao hospital e óbitos". No boletim epidemiológico, o Lacen divulgou que há 22 linhagens da Covid-19 circulando em Santa Catarina. Entre elas, a mais predominante é a variante Game que foi detectada pela primeira vez no Estado em dezembro de 2020. Desde então, sua circulação só tem aumentado. Estudos mostram que todas as vacinas aplicadas atualmente no Brasil são capazes de combater a variante alfa da Covid-19.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA anunciou oficialmente sua saída do PSL neste sábado, durante encontro com apoiadores em Florianópolis. O anúncio foi acompanhado pelo deputado estadual ONIR MOCELLIN, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, LUCIANO BULIGON, pelo Secretário de Articulação Nacional, LUCAS ESMERALDINO, e diversas lideranças do interior do Estado. MOISÉS ficará sem partido, e deve se filiar a uma nova legenda somente no ano que vem, de olho na reeleição. O governador justificou a saída do PSL dizendo que a intenção é focar na administração do Estado.
-EPAGRI DESTACA NOVAS LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA INVESTIR EM ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-IPORÃ DO OESTE OFERECE VACINAS CONTRA GRIPE PARA POPULAÇÃO EM GERAL NESTA TERÇA
-SÃO JOÃO DO OESTE POSSUI APENAS UM MÉDICO PARA ATENDER POPULAÇÃO
-MÉDICO PONTUA QUE ÁLCOOL AGRAVA CASOS DE COVID-19
-CTG HERANÇA PAMPIANA PROMOVE DELIVERY DE PASTEL NA TERÇA-FEIRA
O extensionista da Epagri de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, destaca que o Novo Plano Safra, que iniciou no dia primeiro de julho, segue em dinâmica crescente de recursos destinados pelo governo federal. Uma das justificativas para isso, segundo FRIZZO, é a modernização das propriedades, junto com a estrutura de máquinas e instalações, que são cada vez maiores. Em paralelo, salienta que o Estado também atualizou seus programas, vinculados à Secretaria de Agricultura. Os maiores avanços por parte de SC são na questão do abastecimento de água. Conforme o extensionista da Epagri, o Extremo Oeste tem alto consumo de água, em função da agropecuária, setor no qual nunca houve tantos investimentos como agora.
Para investir em abastecimento de água, o produtor tem à disposição duas linhas de financiamento bancário, e o estado vai subsidiar juros de três por cento neste investimento, que antes contava com juros de 2,75 por cento. O agricultor também vai receber até 150 mil reais de valor em subsídio de juros do estado, para investimentos em armazenamento de água, como no caso das cisternas. Existe ainda outro programa de fomento do estado, no qual o agricultor poderá acessar até 100 mil reais para investir em água, e terá bônus de 50 por cento em quatro anos. ZOLMIR FRIZZO explica que se o produtor investir em cisterna de um milhão de litros e ela custar 100 mil reais, terá possibilidade de devolver 50 mil ao estado, em quatro anos. Na avaliação do extensionista, é uma oportunidade ímpar para propriedades que sofreram com falta de água ou que estão aumentando o consumo. Ressalta a oportunidade para os agricultores buscarem assistência técnica, fazer planejamento e investimentos, já que os recursos estão disponíveis e as políticas públicas vem para amenizar os problemas com estiagem e para estruturar as propriedades.
Outra modalidade de fomento é o recurso no qual o produtor devolve 50 por cento em quatro parcelas anuais. Ainda existem outras linhas que o estado vai continuar subsidiando, em energia fotovoltaica, equipamentos ou estruturação de sala de ordenha. ZOLMIR FRIZZO convida as pessoas interessadas a comparecer ao escritório da Epagri para mais detalhes sobre as regras, enquadramentos e prazos de financiamento. O extensionista da Epagri de Descanso reivindica para o agricultor se preocupar em fazer reserva de investimento para obter volume de água necessário na propriedade, e assim não correr os riscos dos últimos anos.
Iporã do Oeste terá campanhas de vacinação diárias nesta semana. Na manhã de hoje foi aplicada a segunda dose contra Covid, para quem recebeu a primeira da Fiocruz no dia 19 de abril. Também nesta segunda foi aplicada a primeira dose para gestantes e lactantes, no Centro Público de Convivência. Amanhã, das 8h às 11h, será realizada vacinação contra a gripe, para o público em geral, com 400 doses disponíveis. Já na quarta será aplicada a primeira dose da vacina contra Covid-19 para o grupo de pessoas de 39 a 40 anos ou mais, no mesmo horário e local. Ainda na sexta-feira, ocorre aplicação da segunda dose contra Covid, para quem recebeu a primeira da Butantan no dia 19 de junho, das 8h às 10h, no Centro Público de Convivência. É obrigatório apresentar cartão de vacinas e documento de identificação.
São João do Oeste possui apenas um médico para atender população. A situação é de grande preocupação devido ao aumento considerável de casos de Covid-19 nas últimas semanas no município. São João do Oeste registra grande movimento nas unidades de saúde com apenas um médico para atendimento da população na área Covid e também de outras doenças apresentadas pela população. Na semana passada uma médica foi afastada devido a sua condição, que exige cuidado especial diante do agravamento da pandemia. O município já estava atuando com defasagem na equipe médica. O secretário da Saúde, MAURO BARELLA, reconhece que a situação é crítica e busca uma medida de emergência. Ele lembra que a contratação definitiva vai ocorrer somente por meio de Concurso Público. No momento a busca é por um profissional em caráter emergencial para contratação temporária.
MAURO BARELLA informa que ainda este mês terá concurso púbico para o preenchimento de vaga que está em aberta na rede pública de São João do Oeste. O secretário da Saúde ressalta que não está faltando esforço e já está mantendo contato com médicos para suprir a necessidade urgente. Observa ainda que a médica afastada do atendimento presencial segue auxiliando no sistema remoto. O secretário enaltece os encaminhamentos feitos para ampliar o atendimento no Hospital Santa Casa Rural. BARELLA reforça que a meta é reduzir cada vez mais a necessidade do deslocamento de pacientes para outras cidades.
Secretário destaca que estão ocorrendo vários avanços no atendimento especializado. MAURO BARELLA cita como exemplo a realização de ressonância. Já foram mais de 100 exames nos últimos três meses e mais de 60 já estão agendados. O secretário anuncia ainda que estão sendo contratados serviços com outros hospitais, como é o caso de otorrino em São José do Cedro. A secretaria da Saúde também encaminha parcerias para cirurgia vascular para solucionar problemas de varizes. Outro projeto de destaque é na oftalmologia envolvendo 22 municípios para cirurgias de cataratas e pterígio no Hospital Santa Casa Rural. MAURO BARELLA também chama atenção para investimentos na renovação da frota. Na semana passada foi entregue uma van com 16 lugares. Objetivo é proporcionar maior humanização de pacientes no transporte para outras cidades. O investimento foi 210 mil reais com recursos próprios.
O mês de junho e a primeira metade de julho registraram aumento exponencial de casos de coronavírus em Iporã do Oeste. Conforme o médico da área dois do posto de saúde do município, LUIZ BARBOSA, enquanto os idosos estão vacinados, um grande número de jovens e pessoas entre 20 a 40 anos tem positivado para coronavírus, muitos evoluindo para situação crítica. BARBOSA observa que o frio favorece o aumento do número de casos. Além disso, as reuniões familiares, festas e idas em bares e restaurantes têm agravado a situação da pandemia. O médico ressalta que se comenta muito em relação aos chamados pacientes do grupo de risco, como diabéticos, obesos e idosos, mas ninguém dimensiona as consequências do consumo de bebidas alcoólicas neste processo.
Segundo BARBOSA, o álcool diminui a imunidade, pois ataca diferentes órgãos do corpo e assim debilita a pessoa. O médico da unidade de saúde de Iporã do Oeste frisa que antes da pandemia o consumo de álcool resultava em morte de jovens em acidentes de trânsito, e agora ele faz o estado de saúde da pessoa piorar se houver infecção por coronavírus. LUIZ BARBOSA lembra que problemas como pressão alta e diabetes requerem tratamento, mas as pessoas podem evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Na avaliação dele, existe uma margem pequena para dizer se a pessoa bebe socialmente ou é dependente. Uma taça de vinho eventualmente pode ser considerada boa medida, porém se a pessoa não consegue ficar um dia ou fim de semana sem beber, segundo BARBOSA, já é considerada dependente.
O CTG Herança Pampiana, da cidade de Iporã do Oeste, vai organizar o tradicional pastelaço na noite desta terça-feira, com entregas a partir das 19h30. CLEITON CONRAD, ex-patrão do CTG e que agora assume o cargo de tesoureiro, enaltece que se trata de um pastel diferenciado, com massa caseira, condimentos e preparado com carinho pelas cozinheiras do Herança Pampiana. Devido à grande procura, desde o início da pandemia a promoção não pôde ser organizada, mas agora o CTG optou por fazer no modelo drive-thru, no qual as pessoas recebem os pastéis e levam para casa. CONRAD reforça que todos os pastéis serão comercializados por encomenda, ao valor de seis reais o pastelão, que será bem reforçado, com bastante carne. As pessoas podem decidir na hora da reserva se querem retirar o pastel frito ou levar para fritar em casa.
CLEITON CONRAD reitera que os pastéis deverão ser reservados até esta segunda-feira, com o próprio tesoureiro ou as cozinheiras do CTG, e amanhã será a entrega. Ele comenta que em junho foi definida a nova diretoria do Herança Pampiana, o que já havia sido adiado duas vezes por conta da pandemia. CLAUDIR STEINHAUS é o novo patrão. Apesar de haver pouco movimento no local durante o ano, o CTG manteve aulas de danças online, com internet e estrutura física funcionando. CLEITON CONRAD comenta que deixou a patronagem com sensação de dever cumprido, e também com um pouco de desânimo por não ter conseguido fazer tudo que havia sido planejado, por causa da pandemia. O atual tesoureiro do Herança Pampiana ressalta que houve muitos investimentos no CTG, dentre eles o mais importante foi o tablado, que já era um sonho de anos, e de gestões passadas. Devido à falta de recursos, não foi possível fazer antes, mas com ajuda da municipalidade, o investimento se tornou realidade no ano passado.
-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS
-GENRO AGRIDE SOGRA DURANTE DISCUSSÃO
-ACIDENTES DEIXAM DOIS MORTOS NO FIM DE SEMANA E OUTRA VÍTIMA FATAL NA MANHÃ DE HOJE
Um homem de 44 anos teve suspeita de fratura no joelho e a caroneira, de 41, relatou dores no antebraço ao cair de moto no interior de Mondaí, por volta das 17h30 deste domingo. O Corpo de Bombeiros atendeu o acidente de trânsito na Linha Tateto, ocorrido com motocicleta Honda NXR Broz 150, emplacada em Mondaí. Tanto o piloto quanto a caroneira foram encontrados deitados no local do acidente, já sem uso do capacete, conscientes e orientados. O homem estava dentro de um bueiro e apresentava suspeita de fratura fechada no joelho. Já a caroneira estava na via de rolamento e relatou fortes dores no membro antebraço direito. Ambas as vítimas foram avaliadas e os membros imobilizados com tala de papelão, e uso de colar cervical. Após foram colocadas em maca e conduzidas ao hospital de Mondaí.
Condutor de veículo colide em caminhão e foge do local. Acidente de trânsito registrado na SC 386, próximo ao trevo de Iporã do Oeste, em direção a Mondaí, causou danos materiais de pequena proporção em ambos os veículos envolvidos, por volta das 19h40 deste sábado. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência, envolvendo um caminhão VW/24250, emplacado no município de Francisco Beltrão/PR, conduzido por um homem de 27 anos, ileso, e o automóvel Fiat/Uno Mille, emplacado em Iporã do Oeste. O motorista do carro não foi identificado, pois se evadiu do local.
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na sexta-feira, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, as guarnições realizavam Barreira Policial no Bairro Santa Rita, nas proximidades do trevo da BR-282, momento em que abordou um veículo Celta, emplacado em Chapecó. Durante busca veicular realizada pelo CANIL, foram localizados 102 gramas de crack e 60 gramas de cocaína. Além da droga, no interior do veículo foi encontrado mil 535 reais em dinheiro. Questionado sobre a procedência da droga, o homem relatou que adquiriu em Chapecó e que iria entregar em São Miguel do Oeste para outro homem, o qual iria pagar um valor para que o mesmo lhe trouxesse a droga. Diante do fato, o homem foi preso por Tráfico de Drogas. O veículo, a droga e o dinheiro foram apreendidos e entregues à Delegacia de Polícia Civil.
Genro agride sogra durante discussão. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar de Itapiranga, por volta das 20 horas deste domingo, na Rua 15 de Novembro, Bairro Santa Tereza Baixo. Um jovem de 21 anos relatou ter se desentendido com a sogra e trocaram xingamentos e empurrões. Durante a confusão, a sogra de 41 anos de idade sofreu lesões e precisou ser encaminhada ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.
Homem morre em colisão frontal entre dois carros BR 163. Uma colisão frontal foi registrada no início da noite de sábado, em Dionísio Cerqueira, próximo do trevo de Idamar, na BR 163. Por volta das 19 horas ocorreu acidente entre um Jetta de Lages e um veículo Elba, emplacado em São José do Cedro. O condutor do Jetta, de 34 anos foi encaminhado, pelo SAMU, para atendimento médico em Dionísio Cerqueira. Já o condutor do Elba, PEDRO GENTIL, de 55 anos de idade, acabou morrendo no local do acidente. Outro acidente fatal ocorreu na BR 282, em Pinhalzinho. Foi uma colisão frontal envolvendo dois veículos, próximo aos Silos da Cooper Itaipu, por volta das 21h30 deste domingo. Um Corolla, placas de Bom Jesus do Oeste e um Uno, de Pinhalzinho, se envolveram na colisão. O condutor do Fiat/Uno foi identificado como ADILSON ALVES DOS SANTOS, 35 anos, e morreu no local do acidente. O Corolla era ocupado por uma mulher e uma criança. Ambos sofreram ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao hospital.
A terceira vítima fatal envolveu-se em acidente de trânsito entre um VW Gol, placas de Cunha Porã, e um Chevrolet Cruze, placas Mercosul, por volta das 09h10 desta segunda-feira, na BR 282, trecho da Linha Humaitá, em Cunha Porã. O condutor do Gol, de 60 anos, ficou preso nas ferragens após a colisão frontal, sem sinais vitais. Já o motorista do Cruze, de 42, se encontrava fora do veículo, deitado ao lado da pista de rolamento, com intensa lombalgia e sinais de fratura fechada no pé esquerdo. Ele foi imobilizado e encaminhado ao Hospital São José, de Maravilha. Além do Corpo de Bombeiros, o SAMU auxiliou na ocorrência. A PRF se encontrava no local e acompanhou o desencarceramento da vítima fatal.