ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-07-2021 Sábado

-MORTES POR COVID CAEM NOVE POR CENTO E CASOS RECUAM 29 POR CENTO NO PAÍS

-SANTA CATARINA TEM PRIMEIRO DIA SEM FILA NA UTI COVID EM SEIS MESES

-EPAGRI FARÁ CURSO DE MORANGO SEMI-HIDROPÔNICO NA SEGUNDA-FEIRA

-SEGUNDA E ÚLTIMA PARCELA DO IPTU VENCE NO DIA 20

-ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AUMENTA RISCOS DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

-COMISSÃO CONVIDA PARA DOAÇÕES EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA CASA PAROQUIAL

-POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTORES DE ROUBO A IDOSO DE 82 ANOS

-IDOSO SOFRE GRAVES FERIMENTOS EM ACIDENTE DE TRABALHO


O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 10 graus e a máxima deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 23centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.


Um hospital da Tailândia ofereceu doses de vacinas contra o coronavírus por meio de uma plataforma de e-commerce, informou a agência Reuters nesta sexta-feira.Quem quisesse se vacinar tinha de desembolsar o equivalente a cerca 266 reais. Essa venda de imunizantes está dentro das leis tailandesas. Segundo um representante do comércio digital, as doses oferecidas se esgotaram em minutos. Ao todo, eram um virgula oito mil vagas para se vacinar com o imunizante do laboratório Moderna.


Trabalhadores começaram a remover as últimas barreiras de alta segurança em torno do Capitólio dos Estados Unidos, nesta sexta-feira. A ação acontece mais de seis meses depois de apoiadores do ex-presidente DONALD TRUMP lançarem um ataque letal à casa do Congresso do país. A barreira preta com dois vírgula quatro metros de altura em certo momento cercou vários quarteirões em torno do Capitólio, interferindo com o tráfego de pedestres e veículos. As partes que ainda estão em pé, fechando apenas o complexo com cúpula branca do Capitólio, serão removidas em três dias, segundo Sargento de Armas da Câmara, WILLIAM WALKER.


O Senado do Haiti declarou nesta sexta-feiraque JOSEPH LAMBERT, irá ocupar a presidência interina do país, após o assassinato do presidente JOVENEL MOISE, na última quarta-feira.Seu nome foi apontado após uma votação vencida por maioria entre os presentes. Até então, o cargo estava sendo exercido provisoriamente pelo primeiro-ministro interino do país, CLAUDE JOSEPH. O Haiti também pediu aos Estados Unidos e à ONU que enviem tropas para proteger seus portos, aeroporto e outros locais estratégicos.



A variação de zero vírgula 53 por cento da inflação oficial em junho foi menor do que a esperada para o mês, mas ainda não é motivo para comemoração por parte dos consumidores, já que os reajustes das contas de energia elétrica e dos combustíveis voltarão a pesar no bolso neste mês de julho. As previsões apontam para o chamado "efeito cascata" a partir dos aumentos já anunciados. A movimentação passa por toda a cadeia produtiva, desde o custo das empresas ao fabricar os bens até a mesa das famílias. Já neste mês, as contas de luz seguirão com a bandeira vermelha patamar dois, com o diferencial de que o custo adicional para cada 100 quilowatt-hora consumidos será de nove reais com 49 centavos. Valor este, superior a 52 por cento ao cobrado em junho.


A proposta de reformulação do Imposto de Renda, em tramitação na Câmara dos Deputados, não vai aumentar a carga tributária. A garantia édo ministro da Economia, PAULO GUEDES.Ele admitiu a possibilidade de ajustes no texto, mas disse que o mesmo está “na direção correta” e reiterou a defesa da tributação de dividendos, ou seja, parcela do lucro das empresas distribuída aos sócios e acionistas. GUEDES também voltou a defender a reintrodução do Imposto de Renda sobre dividendos. A proposta prevê alíquota de 20 por cento sobre a distribuição desses recursos, com lucros de até 20 mil reais mensais isentos. Sem entrar em detalhes, o ministro citou pressões contrárias para evitar a tributação dos mais ricos, possibilitada pela medida.


O Brasil registrou um mil 433 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta sexta-feira 531 mil 777 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a um mil 387, sendo o menor registro desde o dia 4 de março quando estava em um mil 361. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação apresentou queda de 19 por cento e aponta tendência de queda. É o décimo terceiro dia seguido de queda nesse comparativo. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.



Levou apenas quatro minutos o agendamento de duas mil vacinas contra a Covid-19 em Blumenau, nesta sexta-feira. Pessoas com 40 anos ou mais, além de grupos prioritários, puderam marcar horário para receber a primeira dose hoje. Segundo a prefeitura, ajustes no sistema reduziram o número de tentativas que cada usuário precisava fazer antes de conseguir agendar. Na Vila Germânica, onde cerca de três mil foram vacinados nesta sexta, houve formação de filas porque muitos chegaram antes do horário.


A secretária de Integridade e Governança do governo de Santa Catarina, NAIARA AUGUSTO CZARNOBAI, deixou o cargo.A confirmação da saída ocorreu no final da tarde de ontem. NAIARA estava no cargo desde o início da gestão, em janeiro de 2019.Na mesma edição do Diário Oficial do Estadoela foi indicada para assumir um cargo interno de consultora executiva no governo. Em seu lugar, na secretaria, vai responder cumulativamente o controlador-geral do Estado, CRISTIANO SOCAS DA SILVA. A pasta de Integridade e Governança foi criada pelo governador CARLOS MOISÉS na reforma administrativa aprovada na Alesc em 2019, assim como a Controladoria-Geral. Os dois órgãos vieram para ajudar no controle dos processos internos do Estado.


Santa Catarina teve nesta sexta-feira o primeiro dia sem pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva em seis meses. Os dados são da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde. Desde janeiro, foram registradas no estado mortes de pacientes que aguardavam por uma vaga. Até 15 de abril, Santa Catarina teve 322 óbitos de pessoas nessa situação. Nesse mês, o número de pacientes na fila começou a cair, com queda mais acentuada a partir de maio. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou que o fim da espera por leitos de UTI Covid se deve à abertura de leitos, ao investimento nos hospitais e ao avanço da vacinação.


-EPAGRI FARÁ CURSO DE MORANGO SEMI-HIDROPÔNICO NA SEGUNDA-FEIRA

-SEGUNDA E ÚLTIMA PARCELA DO IPTU VENCE NO DIA 20

-ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AUMENTA RISCOS DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

-COMISSÃO CONVIDA COMUNIDADE PARA DOAÇÕES EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA CASA PAROQUIAL


O deputado estadual pelo PL e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, IVAN NAATZ esteve na região Extremo Oeste nesta semana realizando um roteiro de visitas. Ele destacou que o objetivo da vinda foi se reunir com as lideranças do turismo regional. Conforme ele, a ação serviu para ouvir a demanda da região e também repassar informações e orientações aos gestores ligados ao turismo. IVAN NAATZ destacou que uma das principais cobranças feita na reunião desta semana foi por uma participação maior por parte do Estado e na maior aplicação de políticas públicas no setor do turismo.


As regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste carecem de investimentos, mas também precisam se mostrar mais para o restante do Estado. A declaração é do deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, IVAN NAATZ. Ele ressaltou que para ter um turismo de qualidade e de destaque é preciso uma profissionalização nesse setor e também uma união de todos os municípios próximos. O parlamentar salientou que os gestores precisam ter ideias mais concretas nessa área para que a região consiga destaque.


A região Extremo Oeste precisa apostar no turismo regional, por meio das rotas turísticas. A orientação é do deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, IVAN NAATZ. Ele lembrou que os municípios são ricos em recursos naturais e isso precisa ser explorado de maneira correta e que renda frutos positivos. Ele enfatizou que os gestores precisam se unir e batalhar para promover uma grande rota regional. IVAN NAATZ também disse que é fundamental que os municípios vão em busca de recurso e não fiquem apenas esperando os investimentos.


SELVINO SCHNEIDERS, de 79 anos, morador de Iporã do Oeste, esteve na Rádio Oeste FM nesta semana, onde lembrou como funcionava a coleta de lixo antigamente. Ele trabalhava numa madeireira, quando foi convidado pela prefeitura de Mondaí, que na época também abrangia Iporã do Oeste. Conforme SCHNEIDERS, nos anos 80 os servidores trabalhavam em todos os setores da prefeitura. Nas tardes de sexta-feira ele sempre ajudava na recolha do lixo. SCHNEIDERS conduzia o caminhão caçamba, mas também descia para ajudar a recolher. Recorda que na época não havia reciclagem, então vinha tudo misturado. Não se usava luvas, nem botina. Às vezes as caixas de papelão estouravam nos fundos, gerando transtorno na recolha. Além disso, relata que era comum encontrar até animais mortos junto com o lixo, e de tudo que se poderia imaginar.


Durante a recolha era comum um funcionário ficar em cima do caminhão para organizar o lixo e outro na rua, que então jogava os sacos. Na época ainda não havia a mesma conscientização quanto à preservação do meio ambiente, portanto o destino do lixo era uma mata nativa na comunidade de Taquaruçu, posteriormente em São Vendelino, e ainda mais tarde próximo ao riacho Jundiá, o que acabou sendo proibido, pois poderia prejudicar as fontes. SELVINO SCHNEIDERS recorda que na época não se produzia tanto lixo quando hoje, mas ainda assim era necessário caprichar para caber tudo numa carga. Como a coleta era apenas na sexta-feira, SCHNEIDERS dedicava-se ao setor de Obras nos demais. Havia motoristas de patrolas, tratores e o pessoal de serviços gerais, e cada um ajudava onde faltavam servidores. A realidade era totalmente diferente da atual, quando se faz concurso público para trabalhar em apenas um setor. SELVINO SCHNEIDERS parabeniza a equipe da Serni, que faz a coleta seletiva na região, principalmente às mulheres da empresa, pois segundo ele, são poucas que se submetem a fazer este serviço.


A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI assumiu nesta semana a coordenação da bancada feminina da ALESC. Ela detalha que houve reunião da bancada, na qual foi designada para o cargo pelas colegas deputadas. CARMINATTI pontua que entre os desafios está a implantação do observatório de combate à violência contra a mulher em SC. Este observatório é reconhecido em âmbito nacional como experiência inovadora de centralização dos dados e de projeção de políticas públicas, e integra várias instituições e entidades. A coordenadora da bancada feminina enfatiza que serão elaborados outros projetos, ações e programas públicos a partir da Lei Maria da Penha, que possam proteger as mulheres. LUCIANE CARMINATTI lembra ainda que existe debate no Congresso Nacional, para destinar mais vagas às mulheres nas eleições. A deputada defende não apenas a cota de 30 por cento de participação das mulheres no processo eleitoral, mas também a garantia de que essas cotas se transformem em vagas permanentes. Segundo ela, isto vai tornar o parlamento mais democrático e igualitário quanto a participação de homens e mulheres.


A Epagri fará na próxima segunda-feira, dia 12, um curso online de morango semi-hidropônico. De acordo com a extensionista rural da Epagri de Papanduva/SC, CAMILA CROGE, esta será a segunda versão do curso. A primeira foi realizada em 2019 e no ano passado acabou cancelada por conta da pandemia. CAMILA explica que o curso será em três etapas, sempre nas segundas-feiras, a partir das duas da tarde. O link do curso será disponibilizado no Youtube para permitir que mais pessoas participem. Segundo a extensionista da Epagri, não existe restrição de participantes, nem necessidade de pré-inscrição. Os interessados ainda podem preencher lista de presença para receber certificado. CAMILA CROGE será a anfitriã do curso no Youtube e também vai passar a palavra para os palestrantes.


A extensionista da Epagri de Papanduva explica que a produção de morango semi-hidropônico ocorre em bancadas, com plantio em travesseiros que tem substrato dentro. Trata-se de um sistema onde o produtor consegue trabalhar em pé, o que facilita a mão de obra. Exige, no entanto, a parte técnica, e por isso existe o curso. Este sistema de trabalho, segundo CAMILA, cresceu muito nos últimos anos em SC. Registra que os produtores procuraram a Epagri para ter opção de renda e diversificação na propriedade, e estão felizes na atividade. CAMILA CROGE salienta que a Epagri sempre prioriza o conforto dos produtores, e por isso afirma que o sistema semi-hidropônico veio para ficar.


Contribuintes do IPTU de Santa Helena têm até o dia 20 deste mês para pagar a segunda e última parcela do imposto. Conforme o secretário de Administração, MARCELO CAMPAGNARO, o pagamento é por meio de boleto bancário. Ele pode ser emitido através do portal do município, na internet, e pago em qualquer agência do Sicoob na região, ou ainda por aplicativo. Segundo CAMPAGNARO, uma parcela da população já optou pelo pagamento à vista, que encerrou em maio. O valor de arrecadação estimado pelo município varia entre 130 a 140 mil reais para 2021. Até o momento, este valor gira em torno de 80 mil.O secretário de Administração frisa que este é um recurso que vem bem ao município, pois 20 por cento é destinado para Educação, 15 para saúde e o restante o município investe em melhorias de pavimentações e calçadas, ou seja, retorna aos munícipes.


MARCELO CAMPAGNARO admite que a legislação do município é de 2005, portanto está um pouco ultrapassada, com os valores venais dos imóveis, sobre os quais é realizado cálculo do IPTU, desatualizados. O valor fica baixo porque o imóvel na prefeitura está muito abaixo do valor de mercado dele. O secretário acrescenta que a taxa de coleta de lixo em Santa Helena está desvinculada do IPTU, para ajudar o contribuinte. Ele pode pagar o IPTU em junho e julho, enquanto no mês de outubro vem a taxa de coleta de lixo.


Envelhecimento da população aumenta riscos de insuficiência cardíaca. A constatação é do cardiologista MÁRCIO CHINAZZO, que trabalha na ala Covid da UTI do Hospital Regional de SMO. Segundo ele, os riscos de insuficiência cardíaca aumentaram nos últimos anos, pois a população brasileira está ficando idosa. Outros problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, arritmias e infartos, mais frequentes à medida que a pessoa envelhece, são agravantes para o coração. Conforme CHINAZZO, aproximadamente 70 por cento das pessoas com hipertensão tem insuficiência cardíaca associada. O cardiologista explica que insuficiência cardíaca significa um coração fraco, ou seja, quando a pessoa é incapaz de bombear sangue com oxigênio de maneira adequada para todos os tecidos e órgãos do corpo. A partir de então começa uma série de sintomas, principalmente falta de ar, que a pessoa sente ainda mais ao se deitar. Cansaço e inchaço são outros sintomas, pois o corpo começa a acumular líquido nas pernas e no pulmão.


A origem do problema vem de vários fatores, não necessariamente por causa do próprio coração. MÁRCIO CHINAZZO salienta que a Covid-19 representa um risco a mais para as pessoas desenvolverem insuficiência cardíaca. O motivo é que as infecções virais, como no caso do coronavírus, podem causar miocardite no músculo cardíaco, o que provoca insuficiência cardíaca. Ele cita que houve exemplos de pacientes da UTI Covid do Hospital Regional que desenvolveram este agravante, decorrente da inflamação do músculo. O cardiologista ressalta que a insuficiência cardíaca também decorre de doenças congênitas que vem de nascimento, além de excesso de álcool e sal, por isso orienta as pessoas a controlarem o consumo desde já. CHINAZZO aproveita para pedir às pessoas que façam a vacina contra Covid-19, que segundo ele tem eficiência comprovada. A Coronavac, alvo de várias notícias falsas nas redes sociais, segundo o cardiologista, tem 86 por cento de efetividade para evitar a morte da pessoa infectada com coronavírus. Ele ressalta que o cemitério sempre foi o destino para pessoas com excesso de coragem ou teimosia.


A comunidade iporãestina está envolvida há mais de quatro anos em busca da edificação de uma nova casa paroquial. Conforme ÊNIO EICH, integrante da comissão pró-construção desta casa, já foram realizadas várias rifas e campanhas para somar recursos, com apoio da comunidade. Cita como exemplos a campanha do envelope, com doações em dinheiro, e também o delivery de churrasco que contribuiu para arrecadar fundos. Os valores que a comissão obteve até o momento, segundo EICH, giram em torno de 250 mil reais, que estão em conta específica no banco, exclusiva para a construção da casa paroquial.


O projeto de construção já foi finalizado no ano passado e encaminhado à prefeitura e aos órgãos responsáveis. A ideia era começar ainda em 2021, mas devido à pandemia e os reajustes no material de construção, a obra será adiada. Outro aspecto que interferiu no processo foi a estiagem, que prejudicou o agronegócio, o setor que movimenta toda cadeia produtiva. ÊNIO EICH salienta que a comissão lançou campanha para alugar a sala comercial, que vai ficar na parte térrea da casa paroquial. Ele comenta que se for possível alocar este espaço, de 224 metros quadrados e abrangência para duas a três salas comerciais, haverá maiores recursos para iniciar com tranquilidade a construção da nova casa paroquial. Antes disso, segundo o integrante da comissão pró-construção, haverá mais uma campanha de doações, até final do ano.


Conforme EICH, se no início do próximo ano a perspectiva da safra e a questão econômica estiverem normalizadas, existe grande chance desta obra, sonhada pela população de Iporã do Oeste, começar. Ele lembra que a casa paroquial não é apenas a moradia do padre, mas algo que vai beneficiar a comunidade. ÊNIO EICH agradece a colaboração da comunidade até o momento, que é ordeira e se envolve com a igreja. As celebrações na matriz de Iporã do Oeste ocorrem com percentual de 25 por cento de ocupação, porém as pessoas estão convidadas a comparecer porque, segundo EICH, não vai passar deste limite. Ele lembra que tem álcool em gel à disposição na entrada e pede para que todos usem máscara e tomem as precauções necessárias. As celebrações acontecem no sábado, às 19h, e no domingo, às 8h30.


-INVESTIGADOS NA OPERAÇÃO “CÉLULA OESTE” SÃO CONDENADOS POR INTEGRAREM ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTORES DE ROUBO A IDOSO DE 82 ANOS

-IDOSO SOFRE GRAVES FERIMENTOS EM ACIDENTE DE TRABALHO


Em decorrência da extrema precariedade da BR-163, os municípios de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira decidiram tomar atitude drástica e realizar operação tapa-buracos na rodovia federal com próprios recursos, mesmo não sendo responsabilidade deles. A decisão foi tomada conjuntamente pelos prefeitos dos cinco municípios na manhã de ontem, e leva em consideração a extrema precariedade do trecho que passa pelo Extremo Oeste. Na próxima semana, as administrações destes cinco municípios devem enviar às suas respectivas câmaras de vereadores, projetos de lei autorizando as obras dentro de seus limites. Em seguida, será solicitada a liberação do DNIT para execução das melhorias.


Investigados na Operação “Célula Oeste”, pela Polícia Civil, foram condenados nesta semana por integrarem organização criminosa em São Miguel do Oeste. A sentença condenatória dos investigados e as penas somam 297 anos de prisão. Em novembro do ano passado, a partir de investigação coordenada pela DIC Fronteira de São Miguel do Oeste, foi deflagrada a operação por cerca de seis meses. O Inquérito Policial concluiu que havia um núcleo de facção criminosa que operava em todo Estado, mas com uma célula específica em São Miguel do Oeste. A Polícia Civil também identificou outros envolvidos em diversas partes de Santa Catarina e no Paraná. Os crimes praticados pela facção eram diversos, mas se destacava o tráfico de drogas. No dia da operação, quando participaram cerca de 120 policiais civis, houve 21 prisões. Ao total, no final do inquérito 27 investigados foram indiciados por integrarem organização criminosa. O delegado e coordenador da DIC de São Miguel do Oeste, JOÃO WESTPHAL MARTINS, destacou que o trabalho da Polícia Civil foi exemplar e que com paciência, dedicação e seriedade, os alvos foram identificados.


A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira identificou parte da quadrilha e prendeu dois dos autores do roubo ocorrido em 23 de março deste ano contra um idoso de 82 anos. No dia do roubo os autores, armados com revólver, entraram na residência da vítima, onde anunciaram o roubo e a imobilizaram com algemas e cordões. Logo após, mesmo a vítima informando que não possuía dinheiro, revistaram a residência e encontraram certa quantia. Os criminosos saíram do local deixando o idoso imobilizado e sem possibilidade de solicitar ajuda. Segundo a Polícia Civil, ele morava sozinho e foi encontrado por familiares. Após investigações preliminares e inquérito policial para apurar os fatos, parte da associação criminosa foi identificada.


Dois suspeitos foram presos por policiais da delegacia de Polícia Civil de Dionísio Cerqueira em Francisco Beltrão/PR onde também foram interrogados pessoalmente, enquanto que um terceiro está foragido em Cascavel/PR. A polícia apurou que ao menos sete pessoas participaram do roubo investigado, sendo já devidamente identificadas cinco delas. O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário, onde representou pela prisão preventiva dos suspeitos. Dos cinco que já identificados, um morreu em confronto com a polícia do Paraná quando cometia outro crime na cidade de Renascença. Ainda, foi apurado que os autores integravam uma quadrilha de Cascavel e arredores, a qual cometia diversos crimes no sudoeste do Paraná e também em Dionísio Cerqueira.


Um idoso sofreu graves ferimentos em acidente de trabalho por volta das 10 horas e 30 minutos de ontem, na localidade de Santa Fé Baixa, interior de Itapiranga. Um homem de 68 anos cortava lenha com serra circular quando um pedaço de madeira atingiu seu rosto. Os bombeiros foram acionados e encontraram a vítima em deslocamento sendo levado por familiares. Ele estava inconsciente, apresentando diversos cortes na face e grande hemorragia. A vítima foi conduzida pelo bombeiros aos Hospital Sagrada Família e na sequência transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Conforme familiares, o idoso sofreu fratura no nariz e face e ainda teve um olho perfurado. Ele está internado na UTI.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.