ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 12 06 2024

-GOVERNO FEDERAL ANULA LEILÃO PARA COMPRA DE ARROZ IMPORTADO

-FRENTE PARLAMENTAR VAI ACOMPANHAR DEVOLUÇÃO DE RECURSOS DA UNIÃO A SC

-AGÊNCIA DO SINE DO MUNICÍPIO TEM 371 VAGAS DE EMPREGO ABERTAS

-GOVERNO E SINDICATO DOS PROFESSORES TERÃO NOVA AUDIENCIA NA SEMANA QUE VEM

-CARTÓRIO COMEÇA MONTAGEM DAS EQUIPES DE MESÁRIOS PARA A ELEIÇÃO DESTE ANO

-POLÍCIA MILITAR APREENDE 450 CAIXAS DE VINHO EM RESIDÊNCIA DO INTERIOR

-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MUNICÍPIO DO EXTREMO-OESTE

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura mínima nas últimas horas foi de 16 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo cinco reais e 78 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

Uma investigação da ONU aponta que Israel e o Hamas cometeram crimes de guerra no fim de 2023. Em dois relatórios publicados nesta quarta-feira, a Comissão de Inquérito das Nações Unidas afirmou que Israel também cometeu crimes contra a humanidade devido ao grande número de civis mortos em territórios palestinos. A comissão elaborou dois inquéritos paralelos. Um investigou os ataques do Hamas contra Israel, no dia 7 de outubro de 2023, enquanto o outro apurou a resposta militar israelense. Segundo as investigações, que levaram em conta fatos ocorridos até o fim de 2023, tanto Israel quanto o Hamas cometeram crimes como tortura e tratamento desumano ou cruel.

O presidente francês, EMMANUEL MACRON, afirmou em uma entrevista publicada nesta terça-feira pela revista "Figaro" que não renunciará, "seja qual for o resultado" das eleições legislativas que ele antecipou na França. As eleições para legisladores da Assembleia Nacional, o parlamento da França, só iriam ocorrer em 2027, mas MACRON resolveu antecipar a votação para o dia 30 de junho e 7 de julho de 2024. Ele fez isso depois das eleições de domingo para o Parlamento Europeu, um órgão da União Europeia que tem representantes franceses; nessa votação, o partido Reagrupamento Nacional, de extrema direita, venceu com folga o Renascimento, de MACRON.

O Senado da Argentina começa a discutir nesta quarta-feira a Lei de Bases, um projeto de reformas econômicas e do Estado apresentado pelo presidente do país, JAVIER MILEI. A Câmara dos Deputados aprovou a Lei de Bases no fim de abril e, agora, o projeto precisa passar pelo senado. Trata-se de um texto mais enxuto de reformas do Estado que prevê, entre outras medidas, um decreto de estado de emergência pública durante um ano para que o governo tenha poderes especiais em alguns setores, como administrativo, econômico, financeiro e energético. As propostas também incluem privatizações de empresas públicas do país. Além disso, o Executivo ganha poderes para tomar decisões de cunho administrativo, econômico, financeiro e de política energética sem passar pelo Congresso.

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que estabelece em lei o Programa Bolsa Permanência, com um auxílio de, no mínimo, 700 reais mensais para estudantes de graduação e de 300 reais para alunos de cursos técnicos de nível médio. A proposta segue para sanção do presidente LULA. O Bolsa Permanência está dentro da Política Nacional de Assistência Estudantil, também prevista na matéria aprovada pelos senadores. O objetivo desse plano é evitar a evasão e incentivar o término da formação dos estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior. A PNAES, além dessa bolsa, reúne outras 10 iniciativas, como um programa de atenção à saúde mental e um sobre alimentação saudável. A soma de todos os benefícios não pode superar um salário mínimo e meio por estudante, exceto no caso de indígenas e quilombolas.

Com o regime de urgência aprovado, a Câmara deve votar, nesta quarta-feira, o mérito do projeto que altera o regimento interno da Casa para agilizar punições contra parlamentares que quebrarem as normas do Código de Ética. Segundo o texto, a Mesa Diretora, por maioria, poderá suspender cautelarmente por até seis meses o mandato de um deputado no âmbito de uma representação protocolada pela própria Mesa. Atualmente, a direção da Câmara não tem a prerrogativa de suspensão cautelar de mandatos. O presidente da casa, ARTHUR LIRA disse que a proposta é uma resposta à escalada das brigas e bate-bocas em comissões na Câmara, cada vez mais frequentes.

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, EDEGAR PRETTO, anunciou nesta terça-feira a anulação do leilão do governo para compra de arroz importado. Segundo ele, um novo procedimento, "mais ajustado", será realizado. A medida foi tomada após suspeitas de irregularidades no leilão para compra de 263 mil toneladas de arroz realizado na última quinta-feira. Segundo o portal Globo Rural, empresas sem histórico de atuação no mercado de cereais participaram do certame e arremataram lotes. Segundo PRETTO, o governo identificou que a maior parte das empresas que participou do leilão tinha "fragilidades" para operar um volume tão grande de arroz e de dinheiro. Ele frisou que não houve pagamento pelo produto do leilão anulado.

As medidas voltadas aos financiamentos e subvenção de juros do Programa Leite Bom Santa Catarina, por meio do Pronampe Leite SC e Financia SC Leite, estão em operação no Estado. Os produtores já receberam as orientações nos escritórios locais da Epagri, agora a fase é de elaboração dos projetos para acessar esses programas, que irão tramitar pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. O Programa Leite Bom SC foi lançado em abril deste ano pelo Governo do Estado, o objetivo é beneficiar direta ou indiretamente os 22 mil e 200 produtores catarinenses e garantir 300 milhões de reais em apoio ao setor nos próximos três anos. A ação consiste em um pacote de medidas divididas em três ações: o decreto para suspender a concessão de incentivos fiscais na importação de leite e derivados por Santa Catarina, os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira.

O governo de Santa Catarina sancionou nesta terça-feira a lei que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no Estado. Com a lei, pacientes com a condição, a maioria mulheres, terão direito a prioridade no atendimento de saúde, entre outras garantias. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina por unanimidade, em maio. O texto visa dar mais garantias a portadores de fibromialgia, doença crônica e debilitante caracterizada por dores e sensibilidade por todo o corpo. Além disso, a legislação possibilita a emissão de carteirinhas de PCD, assegurando o cumprimento dos direitos de quem vive com a doença. A Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima que cerca de dois a 12 por cento da população adulta no Brasil viva com fibromialgia.

Uma Frente Parlamentar Mista, integrada por deputados estaduais, federais e senadores, acompanhará as tratativas relativas à devolução de 465 milhões do estado que foram aplicados em rodovias federais. O anúncio ocorreu na sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa. O deputado IVAN NAATZ do PL disse que o ministro RENAN FILHO prometeu que os recursos serão devolvidos em obras e isso não podeficar no pap. Ele explicou que a criação da Comissão Especial Mista tem o objetivo de acompanhar e cobrar os repasses em obras ou em compensação da dívida com a União. Já o deputado do PT, FABIANO DA LUZ criticou o governo do estado por ignorar a presença do ministro dos Transportes em Santa Catarina. Ele cobrou do Executivo estadual o cumprimento do papel institucional.

O município de Guaraciaba vai realizar, na semana que vem, uma palestra com o "Sou Mulher Empreendedora e muito mais". O assunto será abordado pela palestrante DENISE SCHEID. O evento está programado para o dia 18 de junho, as sete horas da noite, no Centro de Múltiplo Uso Alfredo Ammes. O objetivo é levar informações e conhecimento para as mulheres que já são empreendedoras e aquelas que estão com intenção de abrir o próprio negócio. Não haverá custo e os interessados devem confirmar presença na sala do empreendedor que fica na prefeitura de Guaraciaba.

Está aberto o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Estagiários da prefeitura de São Miguel do Oeste. O processo está sendo realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina. As inscrições estão abertas e podem ser realizada até o dia primeiro de julho no site www.cieesc.org.br, de forma gratuita. Estão abertas vagas de estágio para ensino médio e superior para os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social. O edital, na íntegra, pode ser acessado no site do Município www.saomiguel.sc.gov.br.

Além de São Miguel do Oeste, a Prefeitura de Descanso também lançou um novo edital de processo seletivo para estagiários. O processo prevê o preenchimento de vagas de estágio não obrigatório e cadastro de reserva destinado a estudantes matriculados em instituições de nível técnico e superior. Para realizar a inscrição, o estudante interessado deverá preencher e encaminhar a Ficha de Inscrição que está no edital do processo e as documentações necessárias para a Prefeitura Municipal ou para o Centro de Integração Empresa-Escola até 19 de junho. A carga horária é de 20 semanais, conforme a necessidade do setor, com bolsa auxílio no valor de 880 reais para estudantes de cursos superior e até 782 reais para cursos técnicos. As vagas são para mais de 25 áreas do ensino técnico e superior.

A Celesc emitiu um novo comunicado a respeito das oscilações na implantação do novo sistema comercial da empresa. De acordo com a nota, clientes com problemas nas faturas emitidas no mês de maio não terão o fornecimento de energia cortado nem cobrança de juros e multa pelo prazo de 60 dias. A empresa ainda está recebendo reclamações de usuários com problemas para pagar a fatura emitida no mês passado. Por isso, a Celesc ampliou o período em que não vai cortar a energia por falta de pagamento. A orientação é para que os consumidores emitam novas faturas pelos canais digitais da empresa, como a internet e evitem buscar atendimento presencial na agencia local.

A agência local do Sine de São Miguel do Oeste tem 371 oportunidades de emprego para a população. Duas delas são para pessoas com deficiência. O posto do Sine da cidade está na quarta colocação entre as agencias com maior vagas de emprego. Tijucas lidera a lista com mil e 74 vagas, seguida de Joinville com 864 oportunidades e São José com 809. No estado, ao todo, o Sistema Nacional de Emprego tem sete mil 867 vagas de emprego nesta semana. As oportunidades de trabalho estão disponíveis em todas as regiões do estado e 318 delas são para pessoas com deficiência. Em São Miguel do Oeste, a agencia do Sine fica na rua XV de Novembro, ao lado da Igreja Matriz.

Das quatro agencias do Sine localizadas no extremo-oeste, a de São Miguel do Oeste é a que tem o maior número de vagas de trabalho. São 371 no total. Dionísio Cerqueira tem 114, São Lourenço do Oeste em 20 e Maravilha tem 19 oportunidades de emprego. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem procurar as agências do Sine. Para realizar o cadastro é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas via aplicativo do Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. O trabalhador pode conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego.

As pessoas interessadas em trabalhar nas eleições municipais deste ano como mesários podem se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral. A informação é do chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. De acordo com ela, o processo é simples: bastar acessar o Portal do Mesário e preencher o formulário de cadastro. Só é possível se candidatar para a zona eleitoral em que está cadastrado o título de eleitor. O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel que permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor registradas na Justiça Eleitoral. Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais.

O cartório eleitoral de São Miguel do Oeste já começou a fazer contato com os eleitores que trabalharam como mesários na eleição de 2022 e com as pessoas que já está cadastradas no portal do mesário. De acordo com a chefe do cartório, DEANA FANTON, neste momento, trata-se de uma consulta para confirmar o interesse das pessoas em continuar trabalhando como mesários no pleito deste ano. Depois desse contato inicial é que o cartório começa a convocação formal dos eleitores para trabalhar no pleito. Segundo DEANA, a emissão das cartas de convocação para a formação das equipes de mesário começa no dia nove de julho.

Cerca de 600 pessoas devem ser convocadas para trabalhar nas eleições deste ano nos municípios da quadragésima quinta zona eleitoral. A projeção é da chefe do cartório, DEANA FANTON. Ela explicou que são cerca de 540 mesários, além de delegados de prédio, motoristas das prefeituras e voluntários que vão atuar no suporte para o dia das eleições. DEANA disse ainda que os presidentes e primeiros mesários vão passar por um treinamento presencial para a eleição deste ano em local e data a ser definida pelo cartório eleitoral. Os segundos mesários e secretários vão receber um treinamento online. Ela lembrou que para cada dia de treinamento ou de eleição, o mesário terá direito a dois dias folga.

O sindicato dos trabalhadores em educação e o governo do estado marcaram uma nova audiência na semana que vem para discutir os pontos da greve do magistério que ainda estão pendentes. O encontro está marcado para o dia 19, quarta-feira, na secretaria estadual de educação em Florianópolis. De acordo com o coordenador estadual do Sinte, EVANDRO ACADROLLI, dois pontos ainda estão em discussão. O primeiro é o reajuste salarial. O Sinte está pedindo, no mínimo, a reposição de 16 por cento, o equivalente a inflação dos últimos três anos. O outro ponto da pauta é a descompactação da tabela salarial, com salários maiores para quem tem mais qualificação.

A greve do magistério durou 15 dias e foi suspensa no dia oito de maio. A suspensão é por 60 dias para que governo e professores resolvam os pontos divergentes. De acordo com o coordenador estadual do Sinte, EVANDRO ACADROLLI, a primeira reunião foi no dia 29 de maio. Ele explicou que, nesta primeira audiência, não houve nenhum avanço em relação ao reajuste salarial e nem sobre a descompactação da tabela. ACADROLLI disse que o secretário da Administração, VANIO BOING, apresentou dados de receita e despesas do governo. Ele citou que a situação financeira do governo é favorável e o estado pode valorizar os pedidos dos professores. ACADROLLI reclamou que o Estado não paga o magistério como deveria de acordo com a titulação.

Há um descontentamento generalizado da categoria e uma divida do Estado com o magistério catarinense que precisa ser resolvida. A afirmação é do coordenador do Sinte, EVANDRO ACADROLI. Ele comentou que já se passou um mês da suspensão da greve e a negociação precisa avançar. ACADROLLI disse que se o governo não apresentar, nesse período, uma proposta concreta, os professores podem retomar a greve.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, reuniu lideranças e imprensa na manhã desta quarta-feira, no Salão Nobre da prefeitura, para apresentar as principais ações que estão em desenvolvimento pela Administração Municipal. As obras em execução ou processo licitatório somam mais de 100 milhões de reais. Somente este ano, serão asfaltadas mais de 230 quadras na cidade, além do acesso a diversas comunidades do interior. TREVISAN citou ainda a construção de três novos postos de saúde, nos bairros São Luiz, São Jorge e Santa Rita; além da construção da sede própria do CAPS e de um Centro de Reabilitação. Na Educação, as ampliações e melhorias das instalações contemplam praticamente todas as unidades escolares.

Durante a coletiva realizada hoje pela manhã, o prefeito WILSON TREVISAN ressaltou que, além das obras físicas, o foco da Administração está no atendimento das necessidades da população. Ele citou que na saúde foram de mais de 110 mil atendimentos e 275 mil procedimentos nos quatro primeiros meses do ano. A Assistência Social realizou quase sete mil atendimentos nos primeiros meses deste ano, incluído dois mil e 800 imigrantes cadastrados. O prefeito destacou que os investimentos realizados pelo município vieram de medidas de contenção de gastos desnecessários, repasses dos governos federal e estadual e os empréstimos feitos pela administração que totalizaram 30 milhões de reais.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente na avenida Gustavo Fetter, trecho urbano da SC 163 em Iporã do Oeste nesta terça-feira. Foi uma colisão lateral entre um carro e uma motocicleta por volta das cinco e meia da tarde de ontem. A guarnição do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência informou que o condutor da motocicleta CG 150 sofreu escoriações no joelho direito e na mão esquerda, além de suspeita de luxação no tornozelo direito. Após avaliação, a vítima foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O condutor do Scenic envolvido no acidente, permaneceu no local e não sofreu ferimentos. Com a colisão, houve um princípio de incêndio na motocicleta e o fogo foi contido pelas pessoas que estavam no local com um extintor.

Um homem foi preso por tentativa de homicídio nesta terça-feira em Campo Ere. De acordo com a Polícia Militar, houve uma briga generalizada com disparos de arma de fogo no bairro Vila Feliz, por volta das 11 horas da noite. Testemunhas relataram aos policiais que dois homens invadiram uma residência ocupada por quatro pessoas com o objetivo de matar um dos moradores da casa. Um dos suspeitos foi abordado pela guarnição da PM. Com ele foram encontrados cinco gramas de maconha e uma arma de fogo modificada com luneta. As vítimas foram conduzidas ao hospital e o autor dos disparos foi preso e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Militar prendeu um homem por trafico de drogas na noite de ontem no bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, uma guarnição, em rondas pelo bairro, avistou um homem já conhecido pela polícia por envolvimento com tráfico de drogas. Ao ver a viatura policial, o homem correu para os fundos de uma residência, tentando ocultar algo que estava segurando nas mãos. Ele detido com uma embalagem com seis torrões de maconha. O droga estava pronta para a comercialização. O homem de 25 anos, que tinha um mandado de prisão ativo por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo foi detido e levado para a delegacia de polícia.

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar por descaminho em São Miguel do Oeste. Nesta terça-feira, por volta das nove horas da noite, a PM foi até uma residência localizadas as margens da SC 492, no interior do município, para averiguar uma denúncia de que o local estava sendo usado por depósito de vinha da Argentina. Durante a abordagem, dois homens foram flagrados descarregando caixas do produto que estava em uma caminhonete Blazer. Na residência já havia uma grande quantidade de caixas de vinho empilhadas dentro do porão. Ao todo, foram apreendidas 415 caixas de vinho oriundas da Argentina sem o devido despacho aduaneiro. Os dois homens foram levados para a Delegacia da Receita Federal em Dionísio Cerqueira juntamente com a carga apreendida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.