-GOVERNO FEDERAL VAI INVESTIR 3,5 BILHÕES EM INTERNET PARA ESCOLAS PÚBLICAS
-ESTADO ANALISA PROTOCOLOS PARA RETOMADA DE EVENTOS COM PÚBLICO
-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISCUTE INCLUSÃO DE NOVAS DISCIPLINAS NAS ESCOLAS
-HOSPITAL REGIONAL TEM SETE PACIENTES NA FILA POR LEITOS DE UTI-COVID
-PREFEITO DEFENDE AÇÃO JUDICIAL CONTRA O DNIT POR FALTA DE MANUTENÇÃO DA BR 163
-APREENSÃO DE VINHOS DA ARGENTINA NA REGIÃO JÁ SOMA 16 MILHÕES DE REAIS
-POLÍCIA CIVIL PRENDE CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a seis graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Israel define neste domingo se o país encerrará 12 anos consecutivos de poder do primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU para dar início a um novo governo, formado por uma ampla coalizão que vai de nacionalistas judeus de direita a políticos árabes-israelenses. Para que esse novo governo seja efetivado, a maioria parlamentar deverá aprovar essa aliança. Caso contrário, os israelenses serão empurrados para um quinto processo eleitoral em pouco mais de dois anos.
Após semanas analisando os processos adotados numa fábrica na cidade de Baltimore, autoridades dos EUA decidiram que cerca de 60 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson produzidas no local devem ser descartadas devido a uma possível contaminação. A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, deve permitir que cerca de 10 milhões de doses sejam distribuídas nos Estados Unidos ou enviadas para outros países, mas com um alerta de que os reguladores não podem garantir que a empresa que opera a fábrica, siga boas práticas de fabricação. A agência ainda não decidiu se a empresa poderá voltar a funcionar.
O Brasil voltará a ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023, após 11 anos. Será a décima primeira vez que o país vai integrar o colegiado. O Brasil recebeu 181 votos na eleição que ocorreu nesta sexta-feira em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. Albânia, Emirados Árabes Unidos, Gabão e Gana também foram eleitos. O Conselho de Segurança é formado 15 países com direito a voto. Mas apenas Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia são membros permanentes e têm poder de veto.
A Câmara dos Deputados pode votar na próxima semana uma medida provisória que pretende facilitar a abertura e a gestão de empresas no país. O texto está em vigor desde o fim de março, mas precisa ser aprovado pelos deputados e senadores para virar uma lei definitiva. O projeto chegou a entrar na pauta do plenário da Câmara nesta quinta-feira , mesmo dia em que o relatório do deputado MARCO BERTAIOLLI foi protocolado, mas os parlamentares pediram mais tempo para analisar o texto. No relatório, BERTAIOLLI manteve a "espinha dorsal" do texto original, mas propôs novidades, entre elas, a criação de um Cadastro Fiscal Positivo para as empresas. O objetivo é reduzir a burocracia para os negócios que participam de licitações públicas.
O governo promulgou nesta sexta-feira a lei que garante acesso à internet gratuita para alunos e professores carentes da rede pública. A lei já está em vigor. Serão destinados três bilhões e meio de reais para ações que promovam a conectividade. Entre as fontes de recursos, estão as dotações orçamentárias e o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. O texto prevê repasses a estados, municípios e Distrito Federal que vão aplicá-los conforme a demanda local. A transferência da União deverá ocorrer em parcela única em até 30 dias. A liberação de recursos deverá atender a uma demanda urgente pelo acesso à educação remota. Também vão garantir acesso ao ensino híbrido, em locais onde será possível retomar parte das atividades presenciais nas escolas.
O ministro da Saúde MARCELO QUEIROGA afirmou que o parecer anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO para desobrigar o uso de máscaras por vacinados e recuperados da Covid-19 ainda é estudado pelo ministério. A medida foi anunciada por BOLSONARO na quinta-feira. Ele afirmou, porém, que QUEIROGA iria "ultimar" o parecer, sem citar outros estudos adicionais. Desde que assumiu o ministério, em março, o próprio Queiroga sempre recomendou o uso de máscaras como medida essencial de combate à pandemia. Ele já chegou a afirmar que o "Brasil é a pátria de máscaras".
Nesta sexta-feira, o Governo de Santa Catarina divulgou que o estado alcançou a marca de um milhão de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 15 mil 895 mortes desde o início da pandemia. Em 24 horas, mais quatro mil e 43 pessoas foram diagnosticados com Covid-19 e 52 morreram por causa da doença. Com a taxa de ocupação de 97 vírgula seis por cento em leitos de unidade de terapia intensiva adulto nos hospitais, Santa Catarina tem atualmente 58 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leito de UTI especializado. O número de casos ativos também teve aumento em cerca de 593 registros e há 23 mil 560 pessoas que continuam com a doença em acompanhamento.
A criação de um protocolo que visa à retomada de eventos avança em Santa Catarina. Entre as medidas, estão o rastreamento e a notificação de casos de Covid-19 entre os participantes. Nesta semana, o comitê que discute as medidas, formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Saúde, além de representantes de entidades do segmento, se reuniram mais uma vez, mas de forma virtual. A empresa responsável pela plataforma de rastreabilidade que está em contratação pela Santur foi apresentado ao grupo. A realização de eventos-testes foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS como uma possibilidade para o segundo semestre.
Santa Catarina fechou o mês de abril com recuo de um vírgula um por cento no volume de serviços frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, o estado obteve o segundo maior crescimento do país com alta de 13 vírgula sete por cento, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. Na comparação com abril do ano passado, mês com alto isolamento devido à pandemia, o setor cresceu 29 por cento e no acumulado de 12 meses o Estado voltou ao azul, com alta de dois virgula três por cento, quarto melhor resultado do país.
A Associação dos Artesãos e a Secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste vão realizar neste domingo, a feira “Junina de Artesanato". O evento ocorre na Praça Walnir Bottaro Daniel, seguindo os protocolos sanitários. De acordo com a coordenadora do evento, JANAINA SANTOS, os artesãos vão promover a exposição e a venda de artigos produzidos em madeira, couro, renda, bordados, biojoias e souvenirs. Além disso, haverá a comercialização de alimentos produzidos de forma artesanal. A Feira Junina de Artesanato começa as duas e vai até as seis horas da tarde deste domingo na praça central.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora completa neste sábado quatro anos de aprovação da Lei que o instituiu o programa em São Miguel do Oeste. Desde então, crianças e adolescentes acolhidos judicialmente têm a oportunidade de serem inseridos em um ambiente familiar provisório até que possam retornar a suas famílias de origem ou serem encaminhados para adoção. De acordo com a assistente social coordenadora do Serviço no Município, CARLINE MOCELIN, até o momento, sete famílias realizaram o pré-cadastro para receberem as crianças e adolescentes e três delas já foram habilitadas. Nos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Assistência Social encaminhou, por meio do Família Acolhedora, um total de oito crianças e adolescentes para lares temporários, seja de famílias cadastradas em São Miguel do Oeste ou em municípios vizinhos.
As famílias que participam do programa de Acolhimento e as crianças e adolescentes encaminhadas provisoriamente para essas famílias, são acompanhados continuamente pela equipe técnica do serviço. De acordo com a assistente social coordenadora do Serviço no Município, CARLINE MOCELIN, o objeto é superar a situação de risco, ou, na impossibilidade, o encaminhamento para adoção. Ela comentou que o acolhimento, via de regra, ocorre quando as crianças e adolescente estão em ambientes de risco e a justiça determina a perda provisória do pátrio poder dos pais biológicos. Se o problema for resolvido, eles voltam para os pais. Caso contrário, eles são encaminhados para adoção.
O Fundo Municipal de Bens Lesados fez uma doação de materiais para tratamento de animais resgatados. O repasse foi aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo e a entrega foi realizada pelo presidente do Fundo, JEFERSON DIAS. O órgão investiu quatro mil reais na aquisição de luvas cirúrgicas, esparadrapos, gazes e escovas para assepsia. O material será utilizado no tratamento de animais hospedados no hospital veterinário, onde atuam acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, da Unoesc. Conforme Jeferson, os insumos serão utilizados no atendimento de animais resgatados e encaminhados pela Polícia Ambiental ao hospital da Unoesc. Ele explicou que após o tratamento e recuperação, os animais são reintroduzidos na Natureza.
O Município de São Miguel do Oeste realizou, somente nessa semana, o plantio de quase 200 mudas de árvores em espaços públicos da área urbana. A ação integra o Plano de Arborização Municipal, que contempla o manejo inteligente e sustentável de áreas verdes, tanto em passeios públicos quanto em avenidas, canteiros, bosques e áreas de preservação permanente. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, diversas entidades, instituições e clubes de serviço são parceiros da iniciativa, mas cabe ao município dar o exemplo positivo. Segundo o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, a definição das espécies que são plantadas em cada local levam em consideração as características do ambiente, sendo observado o porte e melhor adaptabilidade. Entre as principais mudas em plantio nos últimos dias estão os ipês, quaresmeiras e manacás, espécies típicas da região e que chamam atenção pelo aspecto visual.
A secretaria de Educação de São Miguel do Oeste está discutindo a reorganização da matriz curricular das escolas da rede municipal de ensino. Entre as mudanças em debate está a introdução de disciplinas como Música, Educação Financeira e Empreendedorismo na grade de matérias. A revisão da matriz curricular está sendo realizada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e assessoria da Unoesc desde o mês de março deste ano. De acordo com a secretária SISSE VELOZO, o Município está em busca constante pela inovação, investindo nos alunos e profissionais, a fim de proporcionar novas experiências e propostas de aprendizado que preparem as crianças e adolescentes para a efetiva inserção social.
Mais dois municípios da região Extremo Oeste catarinense anunciaram nesta semana novas medidas para conter o avanço da Covid-19. Bandeirante e Guaraciaba seguiram as orientações emitidas pelos comitês de crises de cada cidade e as restrições serão mantidas por até no máximo oito dias. Em Bandeirante, a decisão tomada pelos profissionais foi a suspensão das aulas até a próxima terça-feira. A medida já está em vigor desde a última quinta-feira e todas as escolas do município estão com as portas fechadas neste período.
O governo de Bandeirante emitiu uma nota onde consta a preocupação com o momento delicado vivido novamente em virtude do aumento de casos da Covid-19. No documento consta que a população deve manter os cuidados e respeitar os protocolos sanitários em prevenção ao coronavírus. A nota cita ainda que os alunos devem permanecer em casa e não realizarem viagens nesse pequeno recesso. As aulas devem voltar presencialmente na próxima quarta-feira. O objetivo com essa suspensão é prezar pela segurança de todos os alunos do município de Bandeirante.
O município de Guaraciaba também emitiu um novo decreto com diversas restrições visando conter o avanço do coronavírus. As medidas valem até a próxima sexta-feira, onde novas ações devem ser anunciadas. Conforme a secretária de Saúde, DAIANE DORIGON, ficam suspensas sem exceção de horário, todas as práticas de atividades esportivas coletivas e recreativas em estabelecimentos privados e públicos inclusive aquelas de treinamentos realizadas por clubes e escolas. Espetáculos, shows, música ao vivo ou com som mecânico e eletrônico também estão proibidos no município.
O decreto de Guaraciaba proíbe ainda o funcionamento de qualquer casa noturna e o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer horário em postos de combustível e suas lojas de conveniência, e em áreas, como praças, parques e vias públicas. Os estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, bebidas e similares também só poderão servir no local entre cinco horas da manhã e 11 horas da noite, sendo que após esse horário, está autorizado apenas serviço de tele entrega ou venda no balcão. Fica restrito ainda a permanência de apenas uma pessoa por família em mercados e similares. Já as aulas no Centro Educacional Infantil Primeiro Passos foram suspensas, retornando na próxima segunda-feira.
Quarenta e quatro pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outras 37 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, cinco mil 344 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais cinco mil e 19 já se recuperaram. 266 moradores estão com o vírus ativo. Neste sábado, a secretaria de saúde aplicou a vacina nas pessoas com idade de 51 e 53 anos. A vacinação deve ser retomada na semana que vem na praça Walnir Botaro Daniel. Na quinta-feira, a secretaria recebeu mais uma remessa de vacinas da Astrazeneca, Coronac e Pfizer. A previsão é de que os moradores com idade abaixo de 50 anos comecem a ser imunizados já no começo da semana.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas mais um óbito provocado pelo coronavírus. A paciente é uma idosa de 73 anos de Maravilha. A ocupação é de cem por cento na UTI com 25 pacientes internados. Na enfermaria são 13 confirmados com cinco leitos disponíveis. No pronto socorro, sete pacientes aguardam leito de UTI Covid-19. Dos 25 pacientes que estão na UTI, 19 tem idades entre 31 e 60 anos. Entre as pessoas que aguardam leitos de terapia intensiva, mais da metade tem entre 40 e 60 anos.
O Peperi Debates deste sábado abordou a situação das rodovias do extremo-oeste e a histórica dificuldade em resolver os problemas de infraestrutura. O programa analisou porque a região chegou nesse ponto e quais são as alternativas para a BR-163, BR-282 e SC-163. O debate deste sábado recebeu o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, o presidente do Conder e prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER e o empresário e um dos coordenadores do movimento S.O.S. BR 163, VICTÓRIO BOLFE. O áudio do programa na íntegra e as fotos do Peperi Debates deste sábado estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
Os problemas da infraestrutura rodoviária no extremo-oeste são explicados por uma série de fatores. Na visão do prefeito WILSON TREVISAN, um deles é o tamanho do Estado. Ele entende que o poder público deveria concentrar as ações na saúde, educação, infraestrutura e educação, mas se envolve em setores secundários que consomem tempo, planejamento e dinheiro público. Outro problema é a falta de representatividade e de vontade dos líderes políticos. Sobre a possibilidade dos municípios assumirem a manutenção de trechos de rodovias estaduais, TREVISAN concorda desde que o Estado repasse recursos em valores suficientes para a prestação desse serviço. Ele defende que o estado Santa Catarina faça uma proposta de usar o valor que deve para a União nas rodovias federais que cortam o estado.
O prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER perdeu a conta de quantas vezes os prefeitos foram a Brasília cobrar a retomada das obras da BR 163. Ele disse, no Peperi Debates de hoje, não houve falta de vontade dos políticos locais. WECHENFELDER comentou que a região vem crescendo economicamente nos últimos anos e merece mais atenção, especialmente por parte do governo federal.Sobre os cem milhões do estado para agilizar as obras da BR 163, ele disse que o importante é que o problema seja resolvido. O prefeito WECHENFELDER também concorda com a proposta dos consórcios de municípios assumirem a manutenção das SCs em parceira com o Estado. Ele entende que o govern deve deixar as rodovias em boas condições e depois repassar a manutenção para os municípios com o devido repasse de recursos.
O Estado é gigante, arrecada muito e é pouco eficiente em setores essenciais, como a infraestrutura rodoviária. A afirmação é do empresário e um dos coordenadores do movimento S.O.S. BR 163, VICTÓRIO BOLFE. Ele disse que os empresários estão preocupados em produzir, movimentar a economia e gerar empregos, mas as condições das rodovias é um entrave. BOLFE citou que a precariedade rodoviária aumenta o custo de produção e reduz a competitividade. Ele explicou que o movimento S.O.S. BR 163 surgiu diante a indignação dos empresários e da comunidade diante desse problema histórico. O empresário defendeu que os recursos públicos fiquem mais com os municípios, já que os prefeitos sabem onde estão os problemas e a aplicação dos valores seria mais efetiva, rápida e menos burocrática e isso vale também para a recuperação das rodovias.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, defendeu que a Ameosc faça uma denúncia formal ao Ministério Público Federal para que o órgão ingresse com uma ação judicial contra o Dnit por conta da falta de ações para a manutenção básica da BR 163. Ele disse que é inadmissível que o Dnit tenha deixado vencer o contrato de manutenção da rodovia sem renovação ou contratação de outra empresa para a prestação do serviço. Hoje, não há nenhuma ação para tapar os buracos e garantir o mínimo de segurança para os usuários. O prefeito disse que vai sugerir uma audiência extraordinária da Ameosc já na semana que vem para discutir uma ação judicial contra o Dnit.
Nos primeiros cinco meses do ano, foram apreendidas mais de cem mil garrafas de vinho no extremo-oeste. A informação é da Receita Federal de Dionísio Cerqueira. O volume de produtos apreendidos entre janeiro e maio deste ano soma 16 milhões de reais. Segundo o delegado MARK TOLLEMACHE, o valor representa 85 por cento do número registrado durante todo o ano passado quando foram apreendidos 19 milhões de reais em vinhos trazidos irregularmente para o Brasil na região. A estimativa de apreensão pela Receita Federal para este ano é de cerca de 30 milhões, praticamente o dobro de 2020.
A Polícia Civil prendeu um casal suspeito de tráfico de drogas na região. Nesta semana, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra os suspeitos em São José do Cedro. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, durante dois meses, a Polícia civil realizou diligências e cumpriu mandados de busca e apreensão em uma chácara no interior de Guarujá do Sul. No local foram apreendidos telefones celulares, objetos utilizados para embalar cocaína, balança de precisão e outros materiais que indicavam ocorrência de tráfico de drogas. O casal preso nesta semana é suspeito de realizar festas na chácara que servia de ponto de venda de cocaína. A polícia também apontou que os entorpecentes eram vendidos no sistema de delivery e que o esquema atendia usuários de outras cidades da região.