De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Israel define neste domingo se o país encerrará 12 anos consecutivos de poder do primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU para dar início a um novo governo, formado por uma ampla coalizão que vai de nacionalistas judeus de direita a políticos árabes-israelenses. Para que esse novo governo seja efetivado, a maioria parlamentar deverá aprovar essa aliança. Caso contrário, os israelenses serão empurrados para um quinto processo eleitoral em pouco mais de dois anos.
Após semanas analisando os processos adotados numa fábrica na cidade de Baltimore, autoridades dos EUA decidiram que cerca de 60 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson produzidas no local devem ser descartadas devido a uma possível contaminação. A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, deve permitir que cerca de 10 milhões de doses sejam distribuídas nos Estados Unidos ou enviadas para outros países, mas com um alerta de que os reguladores não podem garantir que a empresa que opera a fábrica, siga boas práticas de fabricação. A agência ainda não decidiu se a empresa poderá voltar a funcionar.
O Brasil voltará a ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023, após 11 anos. Será a décima primeira vez que o país vai integrar o colegiado. O Brasil recebeu 181 votos na eleição que ocorreu nesta sexta-feira em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. Albânia, Emirados Árabes Unidos, Gabão e Gana também foram eleitos. O Conselho de Segurança é formado 15 países com direito a voto. Mas apenas Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia são membros permanentes e têm poder de veto.
A Câmara dos Deputados pode votar na próxima semana uma medida provisória que pretende facilitar a abertura e a gestão de empresas no país. O texto está em vigor desde o fim de março, mas precisa ser aprovado pelos deputados e senadores para virar uma lei definitiva. O projeto chegou a entrar na pauta do plenário da Câmara nesta quinta-feira , mesmo dia em que o relatório do deputado MARCO BERTAIOLLI foi protocolado, mas os parlamentares pediram mais tempo para analisar o texto. No relatório, BERTAIOLLI manteve a "espinha dorsal" do texto original, mas propôs novidades, entre elas, a criação de um Cadastro Fiscal Positivo para as empresas. O objetivo é reduzir a burocracia para os negócios que participam de licitações públicas.
O governo promulgou nesta sexta-feira a lei que garante acesso à internet gratuita para alunos e professores carentes da rede pública. A lei já está em vigor. Serão destinados três bilhões e meio de reais para ações que promovam a conectividade. Entre as fontes de recursos, estão as dotações orçamentárias e o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. O texto prevê repasses a estados, municípios e Distrito Federal que vão aplicá-los conforme a demanda local. A transferência da União deverá ocorrer em parcela única em até 30 dias. A liberação de recursos deverá atender a uma demanda urgente pelo acesso à educação remota. Também vão garantir acesso ao ensino híbrido, em locais onde será possível retomar parte das atividades presenciais nas escolas.
O ministro da Saúde MARCELO QUEIROGA afirmou que o parecer anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO para desobrigar o uso de máscaras por vacinados e recuperados da Covid-19 ainda é estudado pelo ministério. A medida foi anunciada por BOLSONARO na quinta-feira. Ele afirmou, porém, que QUEIROGA iria "ultimar" o parecer, sem citar outros estudos adicionais. Desde que assumiu o ministério, em março, o próprio Queiroga sempre recomendou o uso de máscaras como medida essencial de combate à pandemia. Ele já chegou a afirmar que o "Brasil é a pátria de máscaras".
Nesta sexta-feira, o Governo de Santa Catarina divulgou que o estado alcançou a marca de um milhão de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 15 mil 895 mortes desde o início da pandemia. Em 24 horas, mais quatro mil e 43 pessoas foram diagnosticados com Covid-19 e 52 morreram por causa da doença. Com a taxa de ocupação de 97 vírgula seis por cento em leitos de unidade de terapia intensiva adulto nos hospitais, Santa Catarina tem atualmente 58 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leito de UTI especializado. O número de casos ativos também teve aumento em cerca de 593 registros e há 23 mil 560 pessoas que continuam com a doença em acompanhamento.
A criação de um protocolo que visa à retomada de eventos avança em Santa Catarina. Entre as medidas, estão o rastreamento e a notificação de casos de Covid-19 entre os participantes. Nesta semana, o comitê que discute as medidas, formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Saúde, além de representantes de entidades do segmento, se reuniram mais uma vez, mas de forma virtual. A empresa responsável pela plataforma de rastreabilidade que está em contratação pela Santur foi apresentado ao grupo. A realização de eventos-testes foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS como uma possibilidade para o segundo semestre.
Santa Catarina fechou o mês de abril com recuo de um vírgula um por cento no volume de serviços frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, o estado obteve o segundo maior crescimento do país com alta de 13 vírgula sete por cento, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. Na comparação com abril do ano passado, mês com alto isolamento devido à pandemia, o setor cresceu 29 por cento e no acumulado de 12 meses o Estado voltou ao azul, com alta de dois virgula três por cento, quarto melhor resultado do país.
Escola Irma Roberto Florêncio desenvolve vários projetos. São de ampliação do tempo-escola , que se encaminham para a escola em tempo integral, valorizam as habilidades das crianças e demonstram o interesse em ofertar educação de qualidade, além da possibilidade de ampliação dos olhares sobre a formação humana. Até o momento , estão sendo desenvolvidos os projetos de música (violão) sob a coordenação do professor MOACIR BONACINA e Futsal com a professora EDINEIA FANTINI. A direção da escola enfatiza que em todas as ações sempre se respeitam os protocolos de higienização e distanciamento.
Lourenciano representou o empresariado catarinense em agenda com o presidente Bolsonaro. O empresário de São Lourenço do Oeste e membro do conselho superior da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), ERNESTO JOAO RECK, participou de uma agenda, em Brasília, com o presidente da República, JAIR BOLSONARO. O encontro reuniu um grupo de mais de 50 empresários, presidentes e representantes das 27 federações do Sistema Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, além da diretoria do Sebrae e membros da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços.
Foram discutidos assuntos como a ampliação do Pronampe, a manutenção do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e o andamento das reformas estruturantes. Lembrando que a agenda é resultado da articulação da CACB, RECK disse que o encontro permitiu mostrar ao governo federal que existe uma classe empresarial organizada e unida e que está disposta a trabalhar pelo bem do país. RECK disse ainda que cobrou que o governo se envolva na reforma administrativa e na reforma tributária. Isso é extremamente importante para o desenvolvimento do país. Segundo ele, o grupo também pediu agilidade na vacinação.
No caso do Pronampe, RECK explicou que o grupo sugeriu a continuidade, mas também solicitou que o mesmo chegue até a base, para os pequenos empresários que ainda passam por dificuldades. Tanto o presidente quanto o ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmaram categoricamente que os programas do governo que estão dando certo terão continuidade. Há muitos empresários precisando de socorro e à beira da falência. Por isso pediram, que o aporte dado ao Pronampe este ano seja, pelo menos, igual ao do ano passado, quando foram ofertados mais de 30 bilhões em crédito.
Governo municipal prorroga decreto com medidas de enfrentamento à Covid-19. O município de São Lourenço do Oeste prorrogou o decreto municipal, que dispõe sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus até o dia 17, agora de junho. A principal mudança está em relação a bares, lanchonetes, restaurantes e similares, que agora poderão exercer suas atividades até às 22 horas. Após este horário, somente sistema delivery ou retirada no balcão.
Segundo o gerente da vigilância sanitário, FILIPE MARTINS, as medidas adotadas pelo governo municipal levam em consideração o nível da Avaliação de Risco Potencial do Estado de Santa Catarina para região de Xanxerê, a qual São Lourenço pertence, que contínua gravíssimo. Existe ainda a previsão de uma nova situação de colapso na rede de saúde pública e privada do Estado, e a capacidade de ocupação das UTI’s e do atendimento ambulatorial estábastante comprometida.
Ainda conforme o documento, permanece vedada a prática de atividades físicas ou esportivas coletivas não oficiais. Proibido ainda a utilização de áreas comuns, quiosques, salões de festa e demais espaços físicos afins em clubes de campo e locais ou espaços de recreação, com o objetivo de realização de festas ou eventos irregulares que impliquem em aglomeração de pessoas. Também está suspenso o exercício do comércio ambulante no âmbito do município.
Cai para 100 o número de casos de pessoas com coronavírus em Campo Erê. A informação é da saúde pública, que divulgou no final da tarde de ontem o boletim diário. Segundo o documento, desses 100, sete pacientes estão internados em leito clínico e quatro na UTI. O município ao todo teve mil e 73 pessoas que passaram pela Covid-19 e oito óbitos. A recomendação da saúde pública é para que a população continue tendo cuidado e principalmente cumprindo com o decreto vigente. O uso de máscara é indispensável.
Epagri promove curso de processamento de cana de açúcar. De acordo com o coordenador do Centro de Treinamentos da Epagri na Regional ADILSON MOOS, o curso está programado em duas etapas. A primeira acontece na próxima semana, na terça e quarta-feira. Na oportunidade será tratado sobre fabricação de açúcar mascavo, doces e geleia. Já a segunda etapa será nos dias 28 e 29 deste mês, quando será abordada a fabricação de cachaça e licores, além de tratar sobre a parte econômica, plantio manejo, tratos culturais, adubação e variedades de cana de açúcar. MOOS reitera que a Regional de SMO é referência no estado, com um trabalho de anos, e recebe público de SC, PR e RS nas capacitações. As vagas já abriram e são limitadas para atender as normas de segurança contra Covid-19.
O coordenador da Epagri ressalta que os participantes do curso terão gastos com as questões de hospedagem, alimentação, apostilas e insumos nos dias em que ficarão em SMO. Demais custos ficam por conta do órgão estadual. ADILSON MOOS lembra que a capacitação terá parte teórica e prática, e os participantes levarão material de orientação para casa. Segundo o coordenador, a cana de açúcar é uma forma de renda para várias famílias. A matéria prima pode ser utilizada num processo artesanal, pois a produção de melado, puxa-puxa e rapadura, por exemplo, não requer produtos químicos. Para mais informações sobre o curso, MOOS orienta os interessados a procurar o escritório da Epagri do seu município.
Últimos dias para quem quer contribuir com a campanha do agasalho do Corpo de Bombeiros de Campo Erê. A ação que ocorre todos os anos, está recebendo as roupas até terça-feira. Conforme o comandante VANTUIR SCHOENINGER, depois disso inicia o processo de esterilização e classificação das doações. Explica que os bombeiros comunitários vão fazer a descontaminação, para que não tenha nenhum risco de transmissão, principalmente de coronavírus, através das roupas. O comandante destaca que qualquer tipo de agasalho pode ser doado
Famílias de municípios vizinhos também podem receber as doações. Segundo VANTUIR SCHOENINGER – comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê, assim que estiver tudo pronto para ser doado, será feito um levantamento de quais são as famílias que mais precisam da ajuda. Além do município sede, famílias de Saltinho e São Bernardino, que são atendidas pelo quartel de Campo Erê, também podem ser beneficiadas. Doações podem ser deixadas na central de atendimento dos bombeiros, das 13 às 19 horas, ou em sacolas do lado de fora, desde que identificadas como doação.
Balanço da Receita Federal mostra aumento em apreensões de vinho mesmo com fronteira fechada. A Alfândega da Receita Federal de Dionísio Cerqueira registrou alto número de apreensões de vinhos no último balanço, mesmo com as fronteiras fechadas. Conforme o delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, MARK TOLLEMACHE, o aumento se deve a vários motivos. Ele citou a diferença cambial entre o Peso que se encontra muito desvalorizado referente ao Real, desta forma aumentando a margem de lucros dos criminosos.
O segundo motivo é por não estar havendo turismo entre os dois países, desta maneira os comerciantes da Argentina acabam vendendo os produtos para os contrabandistas. Assim fornecendo produtos com menor preço e se tornando mais rentável o descaminho de vinho argentino. Para o delegado, o fechamento da fronteira não gera uma interrupção no contrabando, pelo contrário, os dados têm afirmado que o descaminho tem se fortalecido com as fronteiras fechadas. As apreensões de vinho argentino consolidados até o mês de maio deste ano formam o montante de 16 milhões. Apreensão dos produtos também é feita pela Polícia Militar do estado catarinense.
Delegado informou que isso significa mais de 100 mil garrafas de vinho apreendidos apenas neste ano. O delegado destacou que durante todo o ano de 2020, a Receita Federal apreendeu cerca de 19 milhões de reais. E apenas em cinco meses já são registrados mais de 16 milhões. A estimativa de apreensão pela Receita Federal para este ano é de 30 milhões em apreensões.
Rapaz é preso com drogas após denúncia de perturbação de sossego. No início da madrugada de hoje a Polícia Militar foi acionada em um prédio na Rua Clevelândia, bairro Vila Nova, onde estava ocorrendo perturbação do sossego. Os policiais foram até o apartamento conversar com os responsáveis e ao abrir a porta foi constatada uma porção de maconha em cima de uma mesa. Durante buscas foi localizada em um congelador na lavanderia uma quantidade maior de maconha, fracionada em alguns tabletes, que totalizou 208 gramas. O responsável pela droga de 22 anos, foi encaminhado para a 19ª SDP.
Colisão deixa jovem ferido gravemente. O acidente foi registrado na noite de ontem, por volta das 21 horas e 15 minutos na Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, em Francisco Beltrão, envolvendo uma motocicleta Honda CBX-250 e uma Suzuki 125. Um rapaz de 21 anos sofreu ferimentos considerados graves, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional.