Produção do Departamento de Esportes da Rádio Atalaia, apresentação: Nilson Risso.
O retorno do Gauchão 2020 também foi um dos assuntos tratados pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em live realizada nesta quinta-feira, onde anunciou ajustes no Modelo do Distanciamento Controlado. Segundo Leite, o modelo do Rio Grande do Sul prevê que, em regiões com a bandeira laranja, que tem risco médio da Covid-19, partidas de futebol e atividades com contato físico não podem ocorrer. Atualmente, a grande maioria das cidades envolvidas no torneio se encontra nesta condição, inclusive Porto Alegre. A declaração foi dada às vésperas de um novo encontro entre o governo do Estado e a Federação Gaúcha de Futebol marcado para hoje. Na reunião, serão discutidos protocolos de segurança para a realização dos jogos.
Em situação de emergência econômica devido à paralisação do futebol por conta da pandemia de Covid-19, o Inter já confirmou para a Confederação Brasileira de Futebol que aceitará empréstimo oferecido pela entidade para ajudar os clubes brasileiros. A ideia é pegar os cerca de 7,5 milhões que tem direito para pagar os salários de colaboradores e funcionários. Os vencimentos, por enquanto, estão em dia. Outras dívidas, com fornecedores e bancos, foram renegociadas e alongadas. Porém, o clube não consegue mais projetar como fará para pagar em dia nos próximos meses. O presidente Marcelo Medeiros afirmou que o Inter vai usar os recursos que têm à disposição. O crédito oferecido pela CBF é proporcional ao que o clube tem a receber pelas cotas de TV ao longo de 2020. A princípio, não serão cobrados juros pelo empréstimo. Os dirigentes estimam perdas na casa dos 100 milhões.
Mesmo com a crise financeira que assola os clube brasileiros em meio à pandemia de Covid-19, o Grêmio tenta manter os planos do ano em andamento. O time não paralisou as obras de modernização do Centro de Treinamentos Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, local destinado exclusivamente às categorias de base. O cronograma está rigorosamente em dia e o andamento da obra já ultrapassa os 50%. Por outro lado, o Grêmio anunciou que também vai usar a Linha de credito liberada pela CBF. A oferta da entidade aos clubes da Série A na casa dos 100 milhões tem como garantia os valores a receber pelas equipes para o televisionamento das partidas. Nos bastidores, no entanto, dirigentes do Conselho de Administração já admitem a entrada dos recursos e veem com bons olhos o auxílio, até porque não há pagamento de juros.
Em meio ao debate da volta do gauchão, a dupla Gre-Nal disponibiliza seus Centros de Treinamentos para a disputa de jogos, caso seja do interesse da entidade que organiza o futebol no estado. Em entrevistas, o vice de futebol do Grêmio, Paulo Luz, e o executivo de futebol do Inter, Rodrigo Caetano, afirmaram que os dois clubes não se opõem a ceder estruturas à Federação para concluir o Campeonato Gaúcho. Ambos afirmam ainda que não houve procura da federação sobre esse assunto até o momento. Já, o presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman, praticamente descartou o uso dos CTs da dupla Gre-Nal. Até o momento, a intenção de clubes e Federação ainda é de que cada equipe possa mandar os jogos em seus respectivos estádios. Mas o plano B com a redução e regionalização de sedes já ganha força no debate entre os dirigentes. O Campeonato Gaúcho foi suspenso no dia 16 de março, na terceira rodada do segundo turno.
O Criciúma protocolou ofício junto ao Governo de Santa Catarina para esclarecer três pontos importantes antes da retomada do Campeonato Catarinense: jogos com a presença da torcida, treinos coletivos sem distanciamento e aval para a disputa das partidas. O clube emitiu comunicado ontem para tratar dos temas e confirmar que retorna aos treinos presenciais na próxima segunda-feira, com a testagem do elenco para Covid-19. A diretoria quer ter a certeza das autoridades para otimizar o planejamento antes de retornar aos gramados. O Tigre se prepara para enfrentar o Marcílio Dias, dia 8 de julho, em casa, pelo jogo de ida das quartas de final. O clube entende que sem o aval dos treinamentos coletivos, com o distanciamento praticado atualmente de 1,5 metro, não vai conseguir se preparar da forma adequada e defende a flexibilização, que beneficiaria, o Tigre e os demais clubes na disputa.
Com a retomada do campeonato estadual definida pela Federação Catarinense de Futebol, o Joinville sabe quando irá enfrentar o Brusque nas quartas de final e ajusta os treinamentos de olho no adversário do Vale do Itajaí. Esse é o planejamento de Fabinho Santos. De acordo com o comandante, a equipe tricolor tem pela frente um rival com qualidade. Por isso, trabalha para corrigir os erros e conseguir avançar às semifinais dentro das quatro linhas. O primeiro duelo entre Joinville e Brusque acontece em 9 de julho, às 21 horas, na Arena. A volta será no dia 12, às 21 horas, no estádio Augusto Bauer. Se avançar, o JEC pega o vencedor do confronto entre Figueirense e Juventus nas semifinais.
Após anunciar várias renovações, o Marcílio Dias resolveu enxugar o elenco visando o decorrer da temporada. O Marinheiro confirmou as dispensas do goleiro Douglas Baldini e do atacante Giba após a dupla retornar de empréstimos. Ambos tinham vínculo até 30 de novembro. A dupla esteve no elenco do Marinheiro durante a temporada passada, quando o clube terminou na quinta posição do estadual e foi vice-campeão da Copa Santa Catarina. Diferente de alguns clubes, o Marcílio Dias pretende retomar as atividades do elenco na semana que vem, já que foi definida sobre a volta do Catarinense. O time está na Série D do Brasileiro neste ano.
Felipe Santana demonstrou alegria e confiança em retomar a carreira, agora na Chapecoense. Apresentado na quarta-feira como reforço do Verdão, o atleta afirmou que vai mostrar em campo o carinho recebido pelo clube e moradores de Chapecó. O zagueiro não atua profissionalmente desde 2018, quando rescindiu o contrato com o Atlético Mineiro. Por conta das lesões, optou por dar um tempo na carreira, que agora será retomada. Aos 34 anos, Felipe Santana treina com o grupo desde o início da semana e espera estar apto fisicamente para as quartas de final do Campeonato Catarinense, contra o Avaí, no dia 8 de julho, às 21 e 30, na Arena Condá, pela partida de ida. A volta será disputada no dia 12 de julho, na Ressacada, em Florianópolis.
O presidente da Fesporte, Rui Godinho esteve reunido de maneira virtual com diversos representantes de federações esportivas no inicio da semana. Na pauta esteve a possível volta do calendário esportivo da Fesporte. Godinho pontuou o desejo de voltar com as atividades esportivas e reiterou mais um vez a proposta de quatro calendários alternativos, sempre levando em consideração a segurança sanitária. Propôs que cada representante elabore um protocolo de retorno das atividades com propostas alternativas para que a modalidade pudesse participar de forma segura das competições da Fesporte. As propostas serão usadas como base para o pedido do retorno das atividades esportivas junto ao Governo Estadual. Os dirigentes elogiaram a postura da Fesporte em lutar pela volta das competições com segurança. Muitos mostraram preocupação com alojamentos e alimentação dos atletas, mas, segundo Rui Godinho, tudo está sendo pensado para que os jogos sejam feitos de forma segura, inclusive com a possibilidade de um evento ser organizado por modalidade.
Em função da Pandemia, a realização do 1º Marmeleiro open de futevolei e vôlei de praia foi suspensa. Mas em reunião entre os organizadores do evento e o Poder Executivo Municipal, ficou definido que o evento será transferido para os meses de outubro e novembro, acreditando que nesta nova data, os problemas com o COVID-19 estarão controlados. A fase municipal do vôlei de praia será de 19 a 22 de outubro. A fase regional do vôlei de praia será realizada entre os dias 23 a 25 de outubro. A fase municipal do futevôlei de 26 a 30 de outubro. E a fase regional do futevôlei acontece de 31 de outubro a 1º de novembro. As duplas já inscritas estão garantidas nesta nova data, mas até a data é possível alterar os participantes ou até mesmo desistir da competição. A arena de jogos montada na Praça central da cidade está sendo mantida para realização do evento nesta nova data.
A escolinha de futsal do Departamento de Esportes de Marmeleiro segue com as atividades suspensas. Segundo o professor Airton Rama que trabalha com o futsal, estava tudo organizado e tinha um calendário de competições e atividades programadas para esse ano pronto. O professor salienta que essa parada compromete os trabalhos do ano, pois os atletas não voltam no mesmo pique. No Departamento também é desenvolvido o voleibol, handebol e outras modalidades. Segundo o professor Airton, é importante que os atletas sigam fazendo atividades físicas e, sempre que possível pratiquem algum esporte mesmo que individualmente para manter a forma.
O Departamento de Esportes de Palma Sola segue com as competições paralisadas. Segundo Ivonei Nodari diretor de esportes daquele município, estava em andamento o Campeonato municipal interiorano de futsal, nas categorias: veterano e força-livre. O campeonato municipal Society cidadino de futebol suíço. E os campeonatos de: canastra masculino e feminino, e sinuca masculino. As competições não tem data para o retorno, mas é certo que serão concluídas assim que a pandemia passar. A escolinha está trabalhando online com os atletas e deve voltar junto com o ano letivo.
Termina aqui o Show de bola, Nós voltaremos amanhã, tenham uma ótima tarde e até lá.