ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 12 06 2020

-SAQUES EMERGENCIAL DE MIL E 45 REAIS DO FGTS DEVEM COMEÇAR NA SEGUNDA

-ADVOGADO DO ESTADO DIZ QUE CONVOCAR MOISÉS PARA DEPOR À CPI É ILEGAL

-JUSTIÇA DETERMINA ADEQUAÇÃO DE CRECHES A NÚMERO DE ALUNOS NO MUNICÍPIO

-PREFEITOS DE DESCANSO E BELMONTE DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-GOVERNADOR VAI VISITAR LOCAIS AFETADOS POR TEMPORAL NESTA SEXTA-FEIRA

-POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL APREENDE 15 QUILOS DE MACONHA NA BR 163

-BEBÊ VÍTIMA DE ACIDENTE NA SC 492 MORRE DURANTE TRANSFERENCIA PARA CHAPECÓ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O Produto Interno Bruto do Reino Unido desabou 20 vírgula quatro por cento em abril na comparação com o mês anterior, devido ao confinamento decretado para frear a propagação da pandemia de coronavírus, anunciou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas. O resultado é uma queda recorde e acontece após a contração de cinco vírgula oito por cento em março, de acordo com os dados oficiais. Abril foi o primeiro mês completo confinamento, que começou em 23 de março e praticamente paralisou a atividade econômica do país, um dos mais afetados do mundo pela pandemia, com mais de 41 mil mortes provocadas pelo coronavírus.

Os esforços para melhorar as relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos deram lugar à desesperança. A afirmação é do chanceler norte-coreano, RI SON GWON, dois anos depois de uma reunião de cúpula entre os presidentes do dois países. TRUMP e KIM se encontraram pessoalmente em Singapura em 12 de junho de 2018, na primeira cúpula entre os líderes dos dois países. Em um longo comunicado divulgado pela Agência Central de Notícias da Coreia do Sul, o chanceler RI disse que, embora o povo de ambos os países deseje paz, Washington "está empenhada em agravar a situação".

A Convenção Republicana, reunião em que DONALD TRUMP será indicado oficialmente como candidato do partido para a eleição presidencial de novembro, acontecerá no estado da Flórida. A convenção estava programada para acontecer de 24 a 27 de agosto na cidade de Charlotte, mas o governador democrata ROY COOPER anunciou que, com base nas recomendações das autoridades de saúde, considerava necessário organizar um evento menor, com distanciamento social entre os participantes e com o uso de máscaras por causa da pandemia de Covid-19. TRUMP, em uma série de tuítes lamentou a decisão e disse que foi obrigado a procurar outro estado, acusando o governador de estar "sempre em um estado de confinamento mental". De acordo com o jornal "Washington Post", algumas partes mais confidenciais da convenção ainda acontecerão em Charlotte, para honrar os contratos já assinados.

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal, a Advocacia-Geral da União defendeu a revogação da decisão liminar do ministro ALEXANDRE DE MORAES, que determinou ao Ministério da Saúde a retomada da divulgação dos dados acumulados de doentes e mortos pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Desde o último dia cinco, o Ministério da Saúde vinha divulgando somente os casos e mortes confirmados nas 24 horas anteriores. Na última terça-feira, o governo obedeceu ao ministro e voltou a divulgar os números totais. No entendimento da AGU, não cabe ao Poder Judiciário, mas ao Executivo, determinar a condução de políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou, nesta quinta-feira, que pretende vetar a prorrogação do auxílio emergencial motivado pela pandemia do coronavírus se o Congresso decidir pela manutenção do valor atual, de 600 reais. A declaração foi dada durante transmissão em rede social. Na última semana, o Ministério da Economia informou que pretende pagar duas parcelas adicionais, no valor de 300 reais cada. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, defende a manutenção dos 600 mensais. Segundo o presidente, o pagamento de duas parcelas adicionais de 600 reais ao público que já recebe o auxílio emergencial geraria um impacto adicional de 100 bilhões nas contas públicas. Ele afirmou que isso atrapalharia na gestão da dívida pública e criaria uma dívida impagável para o governo.

O governo federal deve liberar até mil e 45 reais do FGTS para todos os trabalhadores com saldo em conta. Segundo a Medida Provisória 946, o saque emergencial deve começar na segunda-feira. O valor estará disponível para trabalhadores com saldo em contas ativas ou inativas. Nos primeiros 30 dias, a quantia só poderá ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, o mesmo usado para movimentações do auxílio emergencial. Só depois é que será permitido saque ou transferência. O valor ficará disponível até o dia 31 de dezembro. O valor total do benefício aos trabalhadores chegará a 36 bilhões, conforme o governo. Um calendário de saque e transferência com base no mês de aniversários dos beneficiários deverá ser produzido pela Caixa Econômica Federal. Os detalhes devem ser anunciados na próxima semana.

O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial de quarta-feira uma portaria que estabelece orientações para empresas públicas e privadas, fábricas e indústrias, que optarem por realizar testes de Covid-19 em funcionários com sintomas da doença ou assintomático. As empresas realizarem testes rápidos deverão ter vínculo com um laboratório regularizado junto à Vigilância Sanitária. De acordo com a portaria 398, os trabalhadores que apresentarem sintomas devem ser afastados das funções imediatamente, independentemente de testagem e em casos positivos devem ser comunicados às autoridades locais. Cabe ao laboratório que realizar os exames deve notificar o resultado dos testes rápidos aplicados, imediatamente à Vigilância Epidemiológica Municipal e ao Lacen.

O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta sexta-feira, o julgamento da ação histórica de Santa Catarina sobre os royalties do petróleo. Ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado em 1991, a ação discute os critérios geográficos da demarcação dos campos de petróleo com o objetivo de reparar uma injustiça contra Santa Catarina que nunca recebeu os royalties relativos à exploração na costa estadual. A vitória da tese da PGE significaria o ingresso de cerca de 300 milhões nos cofres públicos do Estado, além dos valores futuros do petróleo a ser explorado. O julgamento teve início em 28 de junho de 2018 com o voto do relator ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, que concordou com a PGE de Santa Catarina ao afirmar que o IBGE usou um critério ilegal na demarcação dos limites marítimos, que beneficiou o Paraná em prejuízo dos catarinenses. O julgamento foi suspenso e será retomado nesta sexta-feira.

A Procuradoria-Geral do Estado protocolou na Assembleia Legislativa um ofício em que afirma ser ilegal a convocação de governadores para participar de CPIs. A manifestação ocorreu após os deputados que compõem a CPI dos Respiradores aprovarem a oitiva do governador CARLOS MOISES. O documento afirma que, embora a PGE avalie como ilegal uma eventual convocação, o governador está à disposição dos parlamentares para prestar, de forma escrita, os esclarecimentos que se forem necessários para auxiliar na análise dos fatos. O relator da CPI, deputado IVAN NAATZ disse que a Comissão aprovou o requerimento para ouvir MOISÉS, mas não enviou nenhum tipo de convocação ao governo. Para isso, a CPI aguarda análise técnica da procuradoria da Alesc.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir um assunto histórico e que ganhou destaque nos últimos dias com a morte de um homem negro pela polícia nos Estados Unidos. O episódio provocou uma série de protestos, inclusive aqui no Brasil. O debate de amanhã vai tentar entender toda essa repercussão e como o racismo está inserido na realidade regional. O programa deste sábado vai contar com a presença do professor de História NELSON LOLATTO, do veterinário e militante da causa negra LUIS ALVES e da psicóloga autora de uma pesquisa sobre os impactos psicossociais do racismo no extremo oeste catarinense, EVELING DA SILVA. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã deste sábado.

O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai receber o diretor acadêmico da Unoesc, EDUARDO CHIELLE. Ele vai falar sobre o plano de retorno gradual das aulas na universidade. A proposta para a volta dos alunos foi aprovada nesta semana pelo Comitê de Crise do Coronavírus. Ele também vai abordar as metas e objetivos já que o professor assumiu recentemente o cargo de diretor acadêmico no lugar da professora MARILENE STERTZ. O Peperi Rádio Repórter começa com as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o professor EDUARDO CHIELLE será a partir das 11 e meia.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta semana uma moção de apelo solicitando que o Congresso Nacional aprove a Proposta de Emenda Constitucional que prorroga os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, unificando as eleições gerais em 2022. O documento pede que se for possível unificar as eleições, os congressistas adiem as eleições inicialmente previstas para 4 de outubro de 2020, devido à pandemia da covid-19. A moção foi aprovada por maioria, com votos contrários de CÁSSIO DA SILVA, ELIAS ARAÚJO, MARIA TEREZA CAPRA e VAGNER PASSOS. A moção de apelo será enviada aos presidente da câmara dos deputados e do Senado. Os vereadores entendem que a unificação das eleições vai gerar economia de recursos públicos e um impacto positivo a curto prazo, pois o pleito de 2020 seria adiado.

As eleições em outubro de 2020 se tornam impraticáveis em razão da pandemia do coronavírus. A afirmação está na moção de apelo que os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta semana. Os autores do pedido para o adiamento do pleito e unificação das eleições em 2022 justificam que todos terão dificuldades em cumprir os prazos previstos pela legislação eleitoral para este ano. Os vereadores alegam ainda que estudos indicam que o ápice da pandemia só tende a crescer com a chegada do inverno e não há como manter a eleição para este ano. A moção de apelo dos vereadores reforça a posição da Federação Catarinense dos Municipios que também é e favor da unificação das eleições e postergação dos atuais mandatos até 2022.

O Partido dos Trabalhadores, o Partido Democrático Trabalhista e o Partido Socialismo e Liberdade, criaram, nesta semana, a Frente Democrática de São Miguel do Oeste. A decisão foi tomada durante reunião com lideranças dos três partidos na última terça-feira. Os presidentes do PT, PDT e PSOL se reuniram e fizeram uma análise sobre a conjuntura política, social e econômica do município e do país. De acordo com eles, existe a necessidade de retomar o debate em defesa da Democracia, da Constituição Federal de 1988, dos direitos e garantias individuais e de um projeto popular. MARIA TEREZA CAPRA, MOACIR TOMAZEL e JEAN CARLOS CARLESSO assinaram uma carta se comprometendo em construir um projeto popular com a participação de todos aqueles que defendem a Democracia e a Constituição Federal.

A Frente Democrática formada por PDT, PT e PSOL vem comprometida com o projeto democrático e popular acima de qualquer interesse intrapartidário. A afirmação é da presidente do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e explicou os motivos que levaram essas três siglas a criarem uma frente em defesa da democracia. A petista citou que a principal preocupação é com o debate e fortalecimento da democracia. Ela comentou que não se trata de uma coligação com fins eleitorais, mas uma frente para discutir ideias e questões que ameaçam a democracia. MARIA TEREZA disse que a aliança para pleito vai acontecer no momento oportuno e pode, inclusive, envolver outros partidos que pensam dessa mesma forma.

O Município de São Miguel do Oeste deverá adequar, até o início do ano letivo de 2021, o tamanho das salas de aula das creches públicas ao número de crianças atendidas. A sentença, proferida em ação ajuizada pelo Ministério Público em 2018, estabelece o prazo de 60 dias para a apresentação de um cronograma para a regularização. A justiça fixou o prazo para que a prefeitura obedeça aos critérios legais e respeite os limites mínimos de espaço físico, número de alunos e proporção entre crianças, professores e auxiliares. Na ação, o Promotor de Justiça ALEXANDRE VOLPATTO relata que vem acompanhado a gestão da educação no município e cita que a administração tem se negado a cumprir a legislação ou ajustar suas condutas. A decisão da justiça de primeiro grau atende ao pedido da promotoria, mas o município pode contestar e recorrer ao Tribunal de Justiça.

São Miguel do Oeste registra grande número de salas de aula destinadas à educação infantil com número excessivo de alunos e com uma quantidade reduzida de profissionais. A afirmação consta na ação civil pública movida pelo Ministério Público contra ao município. Segundo o promotor ALEXANDRE VOLPATTO, a rede municipal conta com 130 profissionais para atender a duas mil e 33 crianças. Ele sustenta que os profissionais da educação são responsáveis por atender 187 por cento a mais que o número máximo de crianças estabelecido pelo Conselho Estadual da Educação de Santa Catarina. Segundo o promotor, as salas de aula da educação infantil estão com número excessivo de alunos, o que vem prejudicando a qualidade do ensino e o trabalho pedagógico realizado nessas unidades. VOLPATTO cita que esse quadro transforma a educação infantil em um mero depósito de crianças. O Administração Municipal informou que se posicionar sobre o assunto em nota oficial na tarde de hoje.

O prefeito de Belmonte, GENESIO BRESSIANE, decretou, na tarde de ontem, situação de emergência em razão dos prejuízos causados pelo temporal que atingiu a região na quarta-feira. A decisão foi tomada com base no primeiro levantamento realizado pela equipe da Defesa Civil. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 158 edificações, entre residências, galpões e prédios foram danificados pelo temporal. BRESIANI disse que o decreto permite agilizar obras e aquisição de bens e serviços para a recuperação da cidade. Ontem, o dia foi marcado pelo início do trabalho de limpeza e reconstrução dos estragos causados pelo tempo. O levantamento da prefeitura aponta que mais de 200 famílias foram afetadas pelo vendaval no município.

A prefeitura de Belmonte trabalhou em regime de plantão nesta quinta-feira. Desde o início da manhã, servidores atenderam no Centro Administrativo e outro grupo foi a campo para realizar o levantamento dos dados que serão enviados para a Defesa Civil do Estado. Outra equipe distribuiu lonas e materiais para as famílias atingidas. A prefeitura também preparou um espaço para receber donativos a serem distribuídos para as vítimas do vendaval. O Ginásio Municipal de Belmonte, próximo ao Centro de Educação Infantil Pingo de Ouro, está recebendo as doações da comunidade e de outros municípios. Podem ser doados materiais higiene e limpeza, água potável, roupas, alimentos não perecíveis e colchões. Diversas pessoas, empresas e entidades informaram que vão encaminhar doações às famílias atingidas em Belmonte.

Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas durante o temporal que atingiu o município de Descanso na quarta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, 13 pessoas buscaram atendimento no hospital da cidade e três foram atendidas no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Nenhuma delas teve ferimentos graves. Os locais mais afetados pelo temporal foram os bairros Antônio Rech, loteamento Uczai, loteamento Jardim Itália, parte do centro da cidade e na saída para a Linha Gaúcha, Linha Pratinha e Linha Campinas. Ontem, a Secretaria de Agricultura esteve no local com um caminhão pipa para abastecimento das casas que ficaram sem água e energia elétrica.

280 edificações foram danificadas pelo temporal de quarta-feira em Descanso. O número consta no relatório produzido pelas doze equipes montadas na manhã de ontem e que percorreram o município para mapear o tamanho do estrago. Outro dado compilado foi o número de famílias que solicitaram auxílio de cestas básicas: ao todo, 60 famílias pediram alimentos para o município. Com a coordenação da Secretaria de Assistência Social, uma equipe de voluntários está realizando a entrega para os mais afetados. No final da tarde de ontem, o prefeito SADI BONAMIGO decretou situação de emergência. O documento foi baseado no levantamento e nos relatórios dos danos materiais causados pelo temporal e diante da necessidade de adoção de medidas para auxiliar às famílias atingidas.

Mais de cem voluntários chegaram ao município de Descanso na manhã desta sexta-feira para auxiliar nos trabalhos de limpeza e reconstrução da cidade. Um grupo de 23 pessoas veio de São José do Cedro. Guaraciaba mandou dois ônibus com servidores da prefeitura e pessoas da comunidade. Um grupo de Itapiranga também está em Descanso para ajudar. Além de mão de obra, os municípios vizinhos também levaram ferramentas, retroescavadeiras e caminhões caçamba para auxiliar na limpeza, recolha de árvores e na reestruturação do município. O prefeito SADI BONAMIGO agradeceu a ajuda regional. O Governo Municipal criou uma central de recebimento de doações que fica localizada no ginásio de esportes do Bairro Jaroseski. A central está recebendo doações de alimentos, água potável, material de limpeza, roupas de cama, cobertores, colchões e demais itens.

Durante a manhã desta sexta-feira, o Chefe de Estado da Defesa Civil, CORONEL JOÃO BATISTA, esteve em Iporã do Oeste e visitou os pontos mais afetados pelas fortes chuvas desta semana. Ele analisou as duas pontes em Monte Maria que estão sem passagem. O coronel anunciou kits de pontes e auxílio da Defesa Civil com telhas, material de limpeza, higiene e colchões para 27 municípios atingidos pelo temporal. Após a visita a Iporã do Oeste, o chefe da Defesa Civil foi a Descanso e Belmonte. O coronel JOÃO BATISTA permanece na região para acompanhar a passagem do governador pelo extremo-oeste na tarde de hoje.

O governador CARLOS MOISÉS irá vistoriar, nesta sexta-feira, as áreas atingidas pelos temporais no Extremo Oeste. O chefe do Executivo também vai se reunir com lideranças locais para tratar de ações realizadas pelas equipes do Governo do Estado para reparar os estragos. A previsão é de que MOISÉS chegue daqui à pouco ao aeroporto HELIO WASSUN. De acordo com o secretário de Administração de Descanso, PAULO LAUXEN, o governador vai almoçar com os prefeitos. Segundo a Casa Civil, MOISÉS vai começar a visita por Descanso e conceder uma entrevista coletiva ao final da passagem por Belmonte, por volta das duas horas da tarde.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente na noite de ontem em Campo Ere. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma moto CG 150 de Riqueza perdeu o equilíbrio e caiu no contorno viário. O condutor da moto sofreu ferimento na face e suspeita de traumatismo craniano encefálico. A vítima, que não possuía os documentos pessoais e nem da moto, foi levada para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Um acidente deixou um homem ferido nesta quinta-feira no centro de São Miguel do Oeste. Foi uma queda de motocicleta na rua Marcilio Dias, proximidades do Cemitério Municipal São Miguel e Almas. Segundo a Polícia Militar, o condutor de uma motocicleta Bross perdeu o controle da direção e bateu no canteiro de flores. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura em uma das pernas.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 15 quilos de maconha nesta quinta-feira na BR 163.A droga foi apreendida durante uma ação de fiscalização e combate ao crime em Guaraciaba. Os policiais abordaram um Voyage de Santa Helena no Paraná com cinco homens, sendo três adultos e duas crianças, uma de um ano e meio e outra de nove anos de idade. Diante das versões contraditórias dos ocupantes do veículo e do nervosismo verificado, os policiais realizaram uma vistoria mais minuciosa e encontraram, dentro de uma mochila, 30 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 15 quilos da droga. As duas crianças foram encaminhados para o Conselho Tutelar de Guaraciaba e os três adultos foram conduzidos para a Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

O bebê com um mês e dez dias ejetado do veículo, durante acidente na manhã desta quinta-feira, 11, na SC-492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante morreu no Hospital. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a criança usava cadeirinha de segurança no momento da colisão contra um poste de energia elétrica, mas foi ejetada para fora do veículo devido ao impacto. De acordo com o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a criança estava sendo transferida de unidade hospitalar pelo SAMU quando teve paradas cardiorrespiratórias vindo a óbito. O Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste foi acionado e recolheu o corpo para exames.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.