-SAQUES EMERGENCIAL DE MIL E 45 REAIS DO FGTS DEVEM COMEÇAR NA SEGUNDA
-ADVOGADO DO ESTADO DIZ QUE CONVOCAR MOISÉS PARA DEPOR À CPI É ILEGAL
-SINDICALISTAS DISCUTEM EM REUNIÃO ONLINE DIFICULDADES NA REMUNERAÇÃO DOS AGRICULTORES
-ANO SAFRA ENCERRA COM AVALIAÇÃO POSITIVA DA EPAGRI, APESAR DA ESTIAGEM
-DESCANSO E BELMONTE DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGENCIA DEVIDO AOS ESTRAGOS DO TEMPORAL
-REPRESENTANTES DO ESTADO VISITAM REGIÃO PARA AVALIAR ESTRAGOS E PONTOS MAIS ATINGIDOS
-BEBÊ MORRE APÓS SER EJETADO DE AUTOMÓVEL DURANTE ACIDENTE
-BOMBEIROS ATENDEM DIVERSAS OCORRÊNCIAS APÓS TORNADO EM DESCANSO E BELMONTE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O Produto Interno Bruto do Reino Unido desabou 20 vírgula quatro por cento em abril na comparação com o mês anterior, devido ao confinamento decretado para frear a propagação da pandemia de coronavírus, anunciou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas. O resultado é uma queda recorde e acontece após a contração de cinco vírgula oito por cento em março, de acordo com os dados oficiais. Abril foi o primeiro mês completo confinamento, que começou em 23 de março e praticamente paralisou a atividade econômica do país, um dos mais afetados do mundo pela pandemia, com mais de 41 mil mortes provocadas pelo coronavírus.
Os esforços para melhorar as relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos deram lugar à desesperança. A afirmação é do chanceler norte-coreano, RI SON GWON, dois anos depois de uma reunião de cúpula entre os presidentes do dois países. TRUMP e KIM se encontraram pessoalmente em Singapura em 12 de junho de 2018, na primeira cúpula entre os líderes dos dois países. Em um longo comunicado divulgado pela Agência Central de Notícias da Coreia do Sul, o chanceler RI disse que, embora o povo de ambos os países deseje paz, Washington "está empenhada em agravar a situação".
A Convenção Republicana, reunião em que DONALD TRUMP será indicado oficialmente como candidato do partido para a eleição presidencial de novembro, acontecerá no estado da Flórida. A convenção estava programada para acontecer de 24 a 27 de agosto na cidade de Charlotte, mas o governador democrata ROY COOPER anunciou que, com base nas recomendações das autoridades de saúde, considerava necessário organizar um evento menor, com distanciamento social entre os participantes e com o uso de máscaras por causa da pandemia de Covid-19. TRUMP, em uma série de tuítes lamentou a decisão e disse que foi obrigado a procurar outro estado, acusando o governador de estar "sempre em um estado de confinamento mental". De acordo com o jornal "Washington Post", algumas partes mais confidenciais da convenção ainda acontecerão em Charlotte, para honrar os contratos já assinados.
Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal, a Advocacia-Geral da União defendeu a revogação da decisão liminar do ministro ALEXANDRE DE MORAES, que determinou ao Ministério da Saúde a retomada da divulgação dos dados acumulados de doentes e mortos pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Desde o último dia cinco, o Ministério da Saúde vinha divulgando somente os casos e mortes confirmados nas 24 horas anteriores. Na última terça-feira, o governo obedeceu ao ministro e voltou a divulgar os números totais.No entendimento da AGU, não cabe ao Poder Judiciário, mas ao Executivo, determinar a condução de políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou, nesta quinta-feira, que pretende vetar a prorrogação do auxílio emergencial motivado pela pandemia do coronavírus se o Congresso decidir pela manutenção do valor atual, de 600 reais. A declaração foi dada durante transmissão em rede social. Na última semana, o Ministério da Economia informou que pretende pagar duas parcelas adicionais, no valor de 300 reais cada. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, defende a manutenção dos 600 mensais. Segundo o presidente, o pagamento de duas parcelas adicionais de 600 reais ao público que já recebe o auxílio emergencial geraria um impacto adicional de 100 bilhões nas contas públicas. Ele afirmou que isso atrapalharia na gestão da dívida pública e criaria uma dívida impagável para o governo.
O governo federal deve liberar até mil e 45 reais do FGTS para todos os trabalhadores com saldo em conta. Segundo a Medida Provisória 946, o saque emergencial deve começar na segunda-feira. O valor estará disponível para trabalhadores com saldo em contas ativas ou inativas.Nos primeiros 30 dias, a quantia só poderá ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, o mesmo usado para movimentações do auxílio emergencial. Só depois é que será permitido saque ou transferência. O valor ficará disponível até o dia 31 de dezembro.O valor total do benefício aos trabalhadores chegará a 36 bilhões, conforme o governo. Um calendário de saque e transferência com base no mês de aniversários dos beneficiários deverá ser produzido pela Caixa Econômica Federal. Os detalhes devem ser anunciados na próxima semana.
O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial de quarta-feira uma portaria que estabelece orientações para empresas públicas e privadas, fábricas e indústrias, que optarem por realizar testes de Covid-19 em funcionários com sintomas da doença ou assintomático. As empresas realizarem testes rápidos deverão ter vínculo com um laboratório regularizado junto à Vigilância Sanitária. De acordo com a portaria 398, os trabalhadores que apresentarem sintomas devem ser afastados das funções imediatamente, independentemente de testagem e em casos positivos devem ser comunicados às autoridades locais. Cabe ao laboratório que realizar os exames deve notificar o resultado dos testes rápidos aplicados, imediatamente à Vigilância Epidemiológica Municipal e ao Lacen.
O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta sexta-feira, o julgamento da ação histórica de Santa Catarina sobre os royalties do petróleo. Ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado em 1991, a ação discute os critérios geográficos da demarcação dos campos de petróleo com o objetivo de reparar uma injustiça contra Santa Catarina que nunca recebeu os royalties relativos à exploração na costa estadual. A vitória da tese da PGE significaria o ingresso de cerca de 300 milhões nos cofres públicos do Estado, além dos valores futuros do petróleo a ser explorado.O julgamento teve início em 28 de junho de 2018 com o voto do relator ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, que concordou com a PGE de Santa Catarina ao afirmar que o IBGE usou um critério ilegal na demarcação dos limites marítimos, que beneficiou o Paraná em prejuízo dos catarinenses. O julgamento foi suspenso e será retomado nesta sexta-feira.
A Procuradoria-Geral do Estado protocolou na Assembleia Legislativa um ofício em que afirma ser ilegal a convocação de governadores para participar de CPIs. A manifestação ocorreu após os deputados que compõem a CPI dos Respiradores aprovarem a oitiva do governador CARLOS MOISES. O documento afirma que, embora a PGE avalie como ilegal uma eventual convocação, o governador está à disposição dos parlamentares para prestar, de forma escrita, os esclarecimentos que se forem necessários para auxiliar na análise dos fatos. O relator da CPI, deputado IVAN NAATZ disse que a Comissão aprovou o requerimento para ouvir MOISÉS, mas não enviou nenhum tipo de convocação ao governo. Para isso, a CPI aguarda análise técnica da procuradoria da Alesc.
-SANTA HELENA IRÁ ABRIR INSCRIÇÕES PARA PAGAMENTO DE INCENTIVO A ESTUDANTES
-SINDICALISTAS DISCUTEM EM REUNIÃO ONLINE DIFICULDADES NA REMUNERAÇÃO DOS AGRICULTORES
-ANO SAFRA ENCERRA COM AVALIAÇÃO POSITIVA DA EPAGRI, APESAR DA ESTIAGEM
-DESCANSO E BELMONTE DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGENCIA DEVIDO AOS ESTRAGOS DO TEMPORAL
-REPRESENTANTES DO ESTADO VISITAM REGIÃO PARA AVALIAR ESTRAGOS E PONTOS MAIS ATINGIDOS
Sinte faz replanejamento do cronograma de atividades. O coordenador regional do sindicato, SÉRGIO PAGNO, lembra que o setor foi um dos mais atingidos pela pandemia, devido a suspensão das aulas presenciais. Ele revela que a situação alterou todo trabalho, inclusive o planejamento das atividades escolares, que precisou ser readequado. O Sinte está dando suporte aos educadores durante o período das aulas não presenciais. Ele reforça que uma das questões está na saúde dos profissionais que estão trabalhando a mais através da preparação de vídeos, áudios, materiais impressos e no atendimento dos pais e alunos. PAGNO afirma que apesar das dificuldades, o cenário deve trazer mudanças benéficas no processo de ensino e aprendizagem. As pautas de reivindicações continuam sendo debatidas. Entre elas a reforma da previdência que em breve será votada na Alesc e vai impactar na categoria do magistério.
Saúde de Tunápolis altera atendimento de fisioterapia para reduzir fila de espera mesmo na pandemia. O fisioterapeuta da secretaria de Saúde, ERASMUS GRINGS, destaca que antes da pandemia os atendimentos eram tanto a domicílio, como em grupo. Ele afirma que com o isolamento, estes atendimentos presenciais foram cancelados, mas os pacientes já haviam recebido o encaminhamento e as orientações para a realização das atividades de casa. Alguns pacientes também receberam alta, por já terem concluído o atendimento. Conforme o fisioterapeuta, também houve um grupo de pacientes de risco para contágio do vírus que continuou recebendo as orientações por telefone. Com a retomada das atividades presenciais, ERASMUS ressalta que a prioridade são as pessoas que estão fora do grupo de risco, com redução no número de pacientes e do tempo de atendimento.
Atualmente a fila de espera pela especialidade de fisioterapia em Tunápolis é de 24 pacientes. ERASMUS GRINGS comenta que alguns pacientes desta lista já serão chamados nos próximos dias, e todos serão atendidos. Alguns pacientes também são encaminhados para atendimento com outros profissionais por meio do convenio Sis Ameosc. O fisioterapeuta da secretaria de saúde de Tunápolis enfatiza que a principal demanda por atendimento se deve em função de pacientes com dores crônicas, principalmente na região lombar, cervical e ombro, e também daqueles que realizaram alguma cirurgia e necessitam do apoio profissional.
Projeto profissionalizante de vida incentiva permanência dos jovens no campo. Conforme o professor da Casa Familiar Rural, JOSÉ STRIDER, todas as atividades estão sendo realizadas a distância, por meio dos aplicativos disponibilizados pelo estado. O professor cita que atividades nos campos experimentais serão retomadas somente quando as aulas presenciais forem possíveis, o que está previsto para agosto. JOSÉ STRIDER enfatiza que entre as ações em andamento está o projeto profissionalizante de vida do jovem. Ele explica que ao ingressar no curso técnico de agricultura, já no primeiro ano o aluno inicia o seu projeto. Este projeto é desenvolvido nos três anos do curso, e no último ano, todos os projetos são enviados para o programa Novos Rurais. Os melhores projetos recebem um auxílio financeiro de até três mil reais para que o aluno desenvolva a atividade que propôs.
Os projetos que são desenvolvidos pelos alunos, segundo o professor, são tanto de atividades novas, como de aperfeiçoamento de atividades que já existem na propriedade. JOSÉ STRIDER destaca que o trabalho foi lançado em 2012, e desde então, muitos jovens tem sido contemplados com os recursos do programa Novos Rurais, da Souza Cruz, permitindo o aperfeiçoamento das propriedades. Ele comenta que apesar de não serem possíveis as aulas presenciais, os projetos estão dentro do cronograma, e devem ser concluídos em tempo. O professor da Casa Familiar Rural ressalta que ações como estas incentivam a permanência dos jovens no campo, e a renovação das atividades agrícolas.
Queda na arrecadação causa dificuldades aos municípios. Em dois meses São João do Oeste registrou redução superior a 600 mil reais. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO, a queda na arrecadação está sendo maior que o previsto no início da pandemia. Em abril foram 216 mil de redução no volume de dinheiro nos cofres da prefeitura. Já em maio a queda na arrecadação atingiu 390 mil reais. Com mais de 600 mil reais que deixaram de fazer parte dos recursos do município, o prefeito FERNANDO BISIGO alerta para a necessidade de redução nos gastos. Ele cita cuidados para controlar ao máximo os gastos públicos e ao mesmo tempo manter os serviços essenciais, além de programas de incentivo à produção. BISIGO garante continuidade dos programas de auxilio empresarial e também do meio rural.
Prefeito garante que a saúde financeira do município é boa. FERNANDO BISIGO destaca o trabalho feito de forma bastante responsável. Ele salienta que avaliações constantes permitem monitorar o equilíbrio entre arrecadação e gastos. O prefeito não descarta medidas mais drásticas, pois a prioridade é honrar com os compromissos, folha de pagamento e prioridade da população em saúde, educação, estradas e pavimentações que já estão sendo executadas. Cita ainda o auxílio do governo federal que deve render 780 mil reais. BISIGO afirma que a partir de 2017 realizou economias que permitem investimentos. Em pavimentações de ruas o prefeito cita recursos de emendas parlamentares e maior parte de recursos próprios. Em seis ruas na cidade e três na comunidade de Cristo Rei serão investidos dois milhões e 200 mil reais em pavimentações.
Vice-presidente regional da FIESC é otimista com a economia do Extremo Oeste. Na avaliação de ASTOR KIST, a região está em situação privilegiada neste momento de preocupação mundial. Ele reconhece dificuldade no comércio e na prestação de serviço com o isolamento que exigiu restrições no atendimento. Observa que a principal força da economia regional, a agroindústria, não sofreu impacto negativo e segue em escalada de produção e venda. Lembra que a exportação global de Santa Catarina caiu 11% em maio, porém na região o percentual cresceu de maneira significativa e vai continuar em alta. Para KIST a cadeia produtiva que envolve o setor agrícola, está mantendo o saldo positivo na economia do Extremo Oeste. O vice-presidente da FIESC também chama atenção para o índice de desemprego crescente em outras regiões de Santa Catarina enquanto a região da Ameosc apresenta saldo positivo de contratações.
ASTOR KIST cita como exemplo Itapiranga onde as agroindústrias possuem anuncio diário de contratações de funcionários e possuem vaga de emprego em vários setores da produção. Trabalhadores de várias cidades buscam emprego nos frigoríficos da JBS. O vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, pondera que alguns setores demitiram, porém as contratações foram em maior número nos cinco primeiros meses do ano. Questões sanitárias da região também dão suporte para o setor agropecuário ter acesso aos mercados mais exigentes do mundo e garantir exportações em alta até mesmo em momentos de crise mundial. Para KIST não há motivo para pânico e sim otimismo na indústria e setor agrícola proporcionando assim movimentação de recursos para aquecer as vendas do comércio e a demanda na prestação de serviços.
FIESC defende investimentos dos governos Estadual e Federal em infraestrutura na região. Rodovias são as prioridades. Segundo ASTOR KIST, a FIESC possui engenheiro civil, diretor de infraestrutura e contato permanente com órgãos dos governos em Florianópolis e Brasília. KIST critica a falta de empenho em solucionar o problema da federalização da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste e o total descaso com a BR 163 de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira. O vice-presidente regional da FIESC reconhece investimentos que estão sendo feitos na BR 282, que deve ter melhores condições de trânsito até Chapecó, no prazo de um ano e meio para a conclusão das obras. ASTOR KIST cobra ainda recursos para outras rodovias na região, incluindo a BR 158 que também necessita de melhorias.
Sindicalistas discutem em reunião online dificuldades na remuneração dos agricultores. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste, CANÍSIO REINEHR, nesta semana foi realizada uma reunião, por videoconferência, envolvendo representantes de sindicados da Microrregião Três Fronteiras e a federação, para discutir demandas do setor da agricultura. O presidente explica que entre os assuntos esteve à dificuldade pela qual passam os produtores de leite, devido ao baixo preço pago pelo litro e a alta do custo de produção. REINEHR cita que ao mesmo tempo em que o agricultor recebe menos pelo litro, no mercado o preço ao consumidor só aumenta. Ele afirma que uma CPI está em andamento para investigar estes fatos, que tem causado prejuízos aos produtores.
Na pauta da reunião online desta semana esteve também a remuneração baixa praticada este ano para os produtores de fumo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste cita que o preço pago não foi o esperado pelos produtores de tabaco, e a reivindicação dos sindicatos é que seja praticado o preço mínimo, levando em conta o início da nova safra. CANÍSIO REINEHR enfatiza que maior parte da produção de tabaco é exportada, e se levado em conta o preço do dólar, de quase seis reais, a remuneração ao produtor deveria ser maior. Ele lembra que sindicalistas também discutiram sobre medidas anunciadas pelo governo, devido à estiagem, que não estão saindo do papel. Entre eles o crédito de emergência de 20 mil reais, para pagamento em três anos, até agora não liberado. O presidente diz que o único auxílio liberado até agora, o emergencial de 600 reais, pode causar transtornos em outros benefícios previdenciários dos agricultores.
Ano safra encerra com avaliação positiva da Epagri, apesar dos prejuízos causados pela estiagem. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, com o encerramento do ano safra em junho, também se encerram alguns programas governamentais. O gerente cita o programa Menos Juro, que teve uma aplicação na região de cerca de 10 milhões, em que parte do juro é pago pelo estado. SIMON destaca também investimentos de quase dois milhões em captação e preservação da água. Em relação ao programa troca-troca de calcário, o gerente comenta que a cobertura chegou a 88%, e não alcançou a totalidade em função de problemas na logística de transporte, principalmente na região de Dionísio Cerqueira. Para resolver esse problema, SIMON comenta que para o próximo ano a possibilidade é trazer o calcário direto da mina, em que o agricultor paga somente o frete, sem custos com o insumo. O subsídio pelo programa foi de três milhões na região.
O programa de troca-troca de sementes de milho foi antecipado de julho para maio, para evitar aglomerações nos escritórios da Epagri. O gerente regional enfatiza que o programa tem maior adesão a cada ano, em função do aumento nas áreas de silagem. SIDNEI SIMON lembra que cada produtor recebe até cinco sacas de sementes, o que para a silagem é considerada uma quantia suficiente. Conforme o gerente, apesar dos estragos causados pelas fortes chuvas em toda região, é também um alívio para a estiagem que afetava as propriedades, considerando que os próximos meses são de previsão baixa de chuva. Ele lembra que no lançamento da síntese anual da agricultura, esta semana em Florianópolis, a avaliação é de um ano que começou com safra melhor em comparação ao ano anterior, mas com dificuldades na safrinha. Com o preço do milho atrativo, produtores acabaram vendendo a produção para grãos, mas o plantio da safrinha para silagem acabou sendo afetado pela estiagem. Mesmo com as dificuldades da estiagem e da pandemia, SIMON diz que o ano agrícola em geral é positivo até o momento.
Trabalho no feriado de Corpus Christi foi decisivo para solucionar problemas nas estradas de Tunápolis. Município registrou estragos com a forte chuva e teve estrada interrompida, em São Pedro, no local conhecido como morro do facão. Conforme o prefeito RENATO PAULATA, máquinas da prefeitura trabalharam intensamente ontem para liberar o trânsito retirando terra e pedra do deslizamento de uma encosta. Na manhã de hoje à equipe fez avaliação para reparação das pontes. O principal problemas no acesso à propriedade de Urbano Christ na linha São Pedro e outra ponte na divisa com o município de São João do Oeste, em Vale Pio. PAULATA destaca que o trabalho é intenso para o patrolamento e desobstrução de bueiros que foram afetados pelo grande volume de chuva. O prefeito considera que no momento Tunápolis não tem grandes problemas para o trânsito de veículos no interior.
São João do Oeste segue com estradas interditadas em duas comunidades. O prefeito FERNANDO BISIGO informa que serão necessários vários dias de trabalho para restabelecer a normalidade. Hoje as equipes da prefeitura iniciaram o patrolamento para recuperar estradas que foram afetadas pela enxurrada que abriu valeta no leito das vias e também deixou acumulo de terra e cascalho. A prioridade segue em desobstruir estradas e liberar o trânsito devido ao deslizamento de encostas e pontes afetadas. BISIGO informa que o trânsito continua interrompido entre Vale Pio a linha Fátima no acesso pela ponte baixa que foi deslocada pela força da água do Rio Jundiá. Também está interrompido o trânsito entre Medianeira a Macucozinho devido a dois deslizamentos de terra. Máquinas da prefeitura seguem trabalhando no local e sem previsão até o momento para liberar o trânsito. Ainda serão necessárias reformas de pontilhões e cabeceiras de pontes.
Em torno de 280 edificações foram danificadas pelo forte temporal e Descanso decreta situação de emergência. Além das edificações danificadas, houve queda de energia elétrica e muitas árvores. Conforme levantamento realizado pelas doze equipes montadas na manhã desta quinta-feira, 280 edificações foram danificadas pelo vendaval no fim da tarde de quarta-feira. 60 famílias solicitaram auxílio de cestas básicas. Uma equipe de voluntários realizou a entrega para os mais afetados. Considerando o levantamento e relatórios dos danos materiais causados pelo temporal e a necessidade de adoção de medidas para auxilio aos atingidos, o prefeito SADI BONAMIGO decretou situação emergencial. Os locais mais atingidos são o Bairro Antônio Rech, loteamentos Uczai e Jardim Itália, parte do centro, saída para a Linha Gaúcha, Pratinha e Campinas. O Bairro Antônio Rech ficou sem abastecimento de água e energia elétrica. A Secretaria de Agricultura realizou o abastecimento com caminhão pipa.
Voluntários se unem para ajudar vítimas de tornado em Descanso. O Salão Comunitário do Bairro Jaroseski em Descanso está sendo utilizado para receber e entregar donativos às famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade nesta quarta-feira. Muitas entidades e voluntários estão engajadas em ajudar a reconstruir casas atingidas. De acordo com o presidente do Lions São Miguel do Oeste, VITÓRIO BOLFE, todos os Lions da região abraçaram a causa e estão contribuindo com alimentos, produtos de limpeza, roupas, colchões e com mão de obra para reconstruir as residências afetadas. BOLFE ressalta que é um momento de contribuir com a reconstrução de Descanso e Belmonte. Quem puder contribuir deve levar os donativos até o salão comunitário do bairro Jaroseski em Descanso. Em Iporã do Oeste, o local de coleta é o Centro Público de Convivência, hoje, e na segunda-feira, das oito as 11 e das 13 às 16 horas.
Belmonte decreta situação de emergência por conta do vendaval. O prefeito, GENÉSIO BRESSIANI, considerando o parecer favorável da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belmonte, assinou na tarde desta quinta-feira o decreto de situação de emergência, em decorrência do vendaval registrado no final da tarde desta quarta-feira. A forte tempestade atingiu residências, estabelecimentos comerciais, propriedades rurais, praça e igreja, causando destelhamentos, quedas de árvores, galpões e postes de energia elétrica.
Com base no decreto, a administração poderá mobilizar os órgãos municipais para atuarem, sob coordenação da Defesa Civil Municipal, nas ações de reabilitação do cenário e reconstrução. O decreto também ampara as famílias que possuem seguro do imóvel, para solicitação do benefício junto à seguradora. O levantamento da prefeitura aponta que mais de 200 famílias foram afetadas pelo vendaval no município.
Representantes do estado visitam região para avaliar estragos do temporal e anunciar auxílios. Durante a manhã o chefe de Estado da Defesa Civil, coronel JOÃO BATISTA, esteve em Iporã do Oeste, onde acompanhado do prefeito LUCIO MALLMANN e do secretário de Transportes e Obras, MILTON WEBER, visitou os pontos mais afetados pelas fortes chuvas, entre eles, as duas pontes em Monte Maria que estão sem passagem. O coronel anunciou kits de pontes, e auxílio da Defesa Civil com telhas, material de limpeza e higiene e colchões para 27 municípios da região atingidos. Após a visita a Iporã do Oeste, o chefe da Defesa Civil foi a Descanso e Belmonte, onde está prevista também a chegada do governador CARLOS MOISÉS. A chegada do governador está prevista entre meio dia e 13 horas, em SMOeste, onde almoça com prefeitos. Depois CARLOS MOISES vai a Descanso e em seguida Belmonte, onde está prevista uma coletiva de imprensa.
Defesa Civil anuncia kits para reconstrução das pontes em Iporã do Oeste. De acordo com o prefeito, LÚCIO MALLMANN, o coronel anunciou o repasse de até 15 kits de transposição de obstáculos, que são materiais da ponte Hercílio Luz. A opção são os kits metálicos, sobras da ponte, ou de concreto, que são a prioridade do município pela maior facilidade na instalação e que exigem menor custo. O prefeito cita que os kits serão instalados nas duas pontes destruídas e outras que ficaram comprometidas. Ele comenta que agora o município irá encaminhar a Defesa Civil um levantamento detalhado dos prejuízos, e solicitar ao governo federal recursos para construção das cabeceiras das pontes, considerando que nem o município nem o estado disponibilizam deste recurso. No total, são 15 pontes que registraram problemas devido às fortes chuvas em Iporã do Oeste.
-BEBÊ MORRE APÓS SER EJETADO DE AUTOMÓVEL DURANTE ACIDENTE
-BOMBEIROS ATENDEM DIVERSAS OCORRÊNCIAS APÓS TORNADO EM DESCANSO E BELMONTE
Colisão na SC 160 deixa seis feridos. Por volta das 22 horas e 45 minutos desta quinta-feira, Bombeiros de Campo Erê foram acionados para atender um acidente entre um Citröen C4 Pallas de Chapecó, e um Corsa de Caxias do Sul, RS. A colisão seguida de capotamento ocorreu na SC 160, interior de Campo Erê. As seis vítimas estavam fora dos veículos. O condutor do C4, de 28 anos, apresentava escoriações nos braços e dores na perna. Uma mulher de 22 anos, caroneira do Citröen, teve ferimento na cabeça. A guarnição atendeu ainda, o motorista do Corsa, um homem de 26 anos. Ele teve várias escoriações no corpo e dores nas costas. Uma mulher de 22 anos, caroneira do Corsa, teve ferimento na cabeça, pupilas desiguais e agitação. No Corsa, havia ainda uma criança de um ano que estava no colo de populares, com ferimento na cabeça e outra criança de três anos não se feriu. As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico.
Motociclista sofre ferimentos após colidir contra canteiro em SMOeste. O acidente ocorreu na rua Marcilio Dias, proximidades do Cemitério Municipal, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o homem pilotava uma Honda Bross, quando perdeu o controle da moto, bateu no canteiro de flores e sofreu a queda. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura em uma das pernas. A PM fez o levantamento e a motocicleta foi recolhida ao pátio conveniado pois apresentava débitos de licenciamento.
PRF apreende 15 quilos de maconha em Guaraciaba. Nesta quinta-feira, por volta de 11 horas e 20 minutos, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de combate ao crime em Guaraciaba, na BR 163 e abordaram um Voyage de Santa Helena, PR, com cinco homens, sendo três adultos e duas crianças, uma de um ano e meio e outra de 9 anos de idade. Diante das versões contraditórias dos ocupantes do veículo e do nervosismo verificado, os policiais realizaram uma vistoria no veículo, encontrando, dentro de uma mochila, 30 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 15 kg. As duas crianças foram encaminhados para o Conselho Tutelar de Guaraciaba e os três adultos foram conduzidos para a Polícia Civil de São Miguel do Oeste.
Motoqueiro sofre ferimentos em queda de moto. Por volta das 21 horas desta quinta-feira, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para atender uma queda de moto no Contorno Viário em Campo Erê. O condutor da Honda CG 150, placa de Riqueza, apresentava ferimento na face e suspeita de traumatismo craniano encefálico. A vítima, que não possuía os documentos pessoais e nem da moto, foi levada para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê. A Polícia Militar também foi acionada.
Bombeiros atendem diversas ocorrências após tornado em Descanso e Belmonte. Nesta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros continuou os trabalhos, principalmente de corte de árvores em Descanso. Os locais onde não foi possível ou não era de risco iminente na noite anterior foram realizados no dia de ontem. Também foram realizadas imagens aéreas para delimitação da área afetada. No total já foram distribuídos 20 rolos de lona para Belmonte e Descanso. O trabalho foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras. Conforme dados da Defesa Civil de SMOeste, entre casas, imóveis comerciais, galpões e depósitos, no município de Belmonte há 156 estruturas com pessoas desalojadas e no município de Descanso 243 estruturas com pessoas desalojadas. No total, 15 pessoas procuraram atendimentos nos postos de saúde e hospitais, devido a ferimentos causados durante o temporal.
Bebê morre após ser ejetado de automóvel durante acidente em SMOeste. O bebê com um mês e dez dias ejetado do veículo, durante acidente na manhã desta quinta-feira, na SC 492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante morreu no Hospital. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a criança usava cadeirinha de segurança no momento da colisão contra um poste de energia elétrica, mas foi ejetada para fora do veículo devido ao impacto. De acordo com o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a criança estava sendo transferida de unidade hospitalar pelo SAMU quando teve paradas cardiorrespiratórias vindo a óbito. O Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste foi acionado e recolheu o corpo para exames.