-PARTIDOS FAZEM INDICAÇÃO DOS MEMBROS DA CPI DOS ATOS DE 8 JANEIRO
-INADIMPLÊNCIA EM SANTA CATARINA CRESCE E CHEGA A 36% DA POPULAÇÃO ADULTA
-SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE MANTÉM GRUPOS DE APOIO E AMPARO AOS MUNÍCIPES
-TUNÁPOLIS REAJUSTA VALORES DOS INCENTIVOS PAGOS AOS PRODUTORES RURAIS
-VEREADOR CONTESTA CONTRATAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES E AUMENTO DE GASTOS
-SINDICATO DE MONDAÍ POSSUI NOVOS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM BELMONTE
-IDOSO É ENCONTRADO MORTO ÀS MARGENS DE ESTRADA NO INTERIOR
O tempo apresenta-se com predomínio do sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de seis graus e a máxima para hoje deve ser de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
Uma combinação de crises simultâneas fez com que o número de pessoas forçadas a deixarem suas casas e buscar morada em outro lugar dentro do próprio país atingisse um recorde de 71 milhões em 2022, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira. O número dos chamados deslocados internos no ano passado é 20 por cento maior do que os do ano anterior, alta motivada especialmente pela guerra na Ucrânia e pelas enchentes no Paquistão. A grande maioria desses deslocados internos – ou 60 milhões de pessoas – entrou nesse grupo no ano passado, e muitos tiveram que se mudar diversas vezes ao longo do ano, segundo o relatório, elaborado pelo Centro de Monitoramento de Deslocados Internos.
O presidente da Ucrânia, VOLODIMIR ZELENSKY, afirmou em uma entrevista ao canal BBC que o exército do país precisa de mais tempo para preparar uma contraofensiva de grande alcance contra as tropas da Rússia. O exército ucraniano está treinando um novo contingente de forças e armazenou munições e equipamentos fornecidos pelos países ocidentais que, segundo os analistas, serão cruciais para retomar o território capturado pela Rússia. O calendário ucraniano tem o objetivo de recuperar territórios nas regiões de Donetsk e Luhansk, assim como em Kherson e Zaporizhzhia.
A Nicarágua dissolveu a Cruz Vermelha no país, após acusá-la de violar a neutralidade nos protestos de 2018, e a substituiu por um organismo subordinado ao governo. Uma resolução aprovada por unanimidade pela Assembleia Nacional, controlada pela Frente Sandinista, do presidente DANIEL ORTEGA, revogou um decreto de 1958 que havia criado a Associação Cruz Vermelha Nicaraguense. A norma aprovada pela Assembleia ordena a criação de uma nova Cruz Vermelha Nicaraguense, que será uma "entidade autônoma descentralizada, com personalidade jurídica, patrimônio próprio e duração indefinida", vinculada ao Ministério da Saúde.
O ex-ministro da Justiça ANDERSON TORRES chegou em casa após deixar a prisão na noite desta quinta-feira. Ele estava preso havia quatro meses por suposta omissão nos atos do dia 8 de janeiro. A soltura ocorreu horas após o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, autorizar a liberdade do ex-ministro, preso desde 14 de janeiro no batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Na decisão, MORAES informou que não vê mais motivos para TORRES continuar preso preventivamente e que as investigações podem transcorrer com o ex-ministro em liberdade. Para permitir a liberdade de TORRES, o ministro determinou medidas cautelares que incluem uso de tornozeleira eletrônica e proibição de deixar o Distrito Federal e de sair de casa à noite e nos fins de semana.
Os partidos políticos começaram a formalizar as indicações dos parlamentares que vão fazer parte da CPI dos atos de 8 de Janeiro. Vinculada ao Congresso, a comissão terá 16 deputados e 16 senadores titulares. Dessas vagas, menos da metade foi preenchida. O líder do governo no Congresso, senador RANDOLFE RODRIGUES da Rede do Amapá disse que a instalação da CPI mista para apurar os ataques aos prédios dos três poderes deve acontecer na próxima semana. A CPI foi criada pelo presidente do Congresso, senador RODRIGO PACHECO no último dia 26. No entanto, o início dos trabalhos depende do preenchimento das vagas. Até o momento, as lideranças partidárias da Câmara indicaram sete membros. No Senado, foram formalizadas quatro.
O governo publicou a lei que libera sete bilhões e 300 milhões de reais para o pagamento do piso da enfermagem. A medida está na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional e autoriza o repasse de recursos para estados e municípios como forma de assistência financeira para o pagamento do piso. A lei que estabeleceu o piso salarial para profissionais de enfermagem foi aprovada no ano passado. Mesmo com a liberação dos valores como assistência financeira, a Confederação Nacional de Municípios afirma que o montante não é o suficiente. Cálculos da entidade mostraram que o impacto, só para os municípios, é de 10 bilhões e 500 milhões de reais no primeiro ano.
As empresas catarinenses venderam 40 bilhões 460 milhões de reais por e-commerce entre 2016 e 2022 — o quarto maior valor entre os estados do país. Os dados são do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lançada nesta quinta-feira. No caso de Santa Catarina, 84 por cento das vendas foram enviadas a outros estados do país, principalmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os principais produtos vendidos foram refrigeradores, pneus, edredons e travesseiros. Já as compras online de produtos de outros estados feitas pelos catarinenses somaram 21 bilhões no mesmo período. Os consumidores compraram principalmente aparelhos celulares, desktops e televisores.
Neste ano, o gasto médio dos catarinenses com o presente para o dia das mães deve ser de 211 reais, segundo a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio. O valor é o maior da série histórica. Em relação aos gastos do ano passado, que foram de 196 reais, houve aumento de sete e meio por cento no valor de intenção de compras. Ao descontar a inflação no período, houve um crescimento real de dois vírgula sete por cento. Apesar disso, a alta foi menos expressiva do que em 2022 quando ocorreu de fato a recuperação pós-pandemia. Na lista de presentes mais procurados estão Roupas com 32 por cento das intenções, perfumescosméticos com 14 vírgula oito e calçadosbolsas com 13 virgula seis por cento.
O número de inadimplentes em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2023 chegou a dois milhões 120 mil catarinenses. Esse número corresponde a 36 vírgula sete por cento da população adulta. Apesar de um leve aumento em relação ao ano passado, o Estado tem o segundo menor percentual do país, segundo dados da Serasa. Mesmo com crescimento do índice de inadimplência, o percentual catarinense segue abaixo da média nacional, que foi de 43 vírgula 43 por cento em março deste ano. Ao todo, 70 milhões de pessoas estão endividadas no Brasil. Em março de 2023, a dívida média do catarinense foi de seis mil 612 reais.
A Secretaria de Agricultura de Santa Helena iniciou ontem o transporte gratuito de calcário aos produtores do município. De acordo com o Secretário, CLAUDINEI FORMAGINI, a prefeitura está disponibilizando as máquinas para o carregamento e caminhões para o transporte do produto até as lavouras dos agricultores beneficiados. FORMAGINI ressalta que os demais programas de incentivo seguem sendo desenvolvidos, com destaque para o auxílio de horas máquinas que paga 100 reais por hora trabalhada, com limite máximo de sete horas para cada agricultor. Neste mês também está sendo finalizado o Programa de autossuficiência de pastagens e cobertura de solo com subsídio de até 250 reais para cada agricultor. Uma das novidades apontadas pelo Secretário de Agricultura de Santa Helena é o auxílio para terraplanagens, com subsídio de oito reais por metro quadrado, limitado ao valor máximo de sete mil reais.
Contratação de novos servidores gera contestação sobre aumento de gastos. O vereador ARNO MULLER, do MDB de Tunápolis demonstra preocupação com a criação de novos cargos no governo municipal. Ele salienta que foi contra a aprovação do projeto de cargos e salários, porém a aprovação ocorreu por cinco a quatro votos, pois a situação tem maioria na câmara. O vereador argumenta que a economia no momento é muito instável, sendo preciso ter o máximo de prudência para evitar aumento nas despesas fixas da prefeitura. MULLER salienta que está em seu quinto mandato de vereador e ainda tem a experiência de ter sido prefeito. Ele defende cautela com recursos destinados para a folha de pagamento e contestas algumas contratações.
Outra crítica ao executivo é a falta de diálogo antes de enviar os projetos mais relevantes ao legislativo. ARNO MULLER lamenta que o texto já chega pronto e com aprovação da bancada de situação, limitando a capacidade de decisão dos demais vereadores. Ele considera um exagero os cargos de chefia existentes no setor de urbanismo diante da equipe de servidores que o município possui. ARNO MULLER defende uma folha salarial enxuta para permitir maior capacidade do governo municipal realizar investimentos em setores essenciais como educação e saúde. ARMU MULLER menciona ainda a importância dos incentivos à produção agrícola, pois o agronegócio é responsável por aproximadamente 80 por cento do movimento econômico de Tunápolis.
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí possui novos horários de atendimento ao público desde o início do mês. De acordo com o coordenador, FLÁVIO ZANG, a alteração dos horários foi definida em uma reunião da diretoria realizada no dia 19 de abril. Ele ressalta que desde o dia primeiro de maio, o sindicato está atendendo também no período da manhã, das 08h às 11h30. ZANG explica que pela manhã o atendimento é prestado somente pela secretária, SALETE GOETTEMS. Durante a tarde, toda a equipe presta atendimentos aos agricultores do município. O coordenador ressalta que a partir do mês de agosto, a ideia é que toda a equipe preste atendimentos em período integral, devido ao início do prazo para declaração do ITR – Imposto Territorial Rural.
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí vai reforçar o auxílio para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Produtor. De acordo com o coordenador, FLÁVIO ZANG, os agricultores podem procurar o sindicato para efetuarem o cadastro de acesso ao sistema para a emissão das notas. Esse serviço será prestado também para os agricultores que não são sócios da entidade. O coordenador observa que apesar do prazo ter sido estendido para maio de 2024, é importante que os agricultores se antecipem para que estejam aptos a usar o novo sistema da forma correta. Ele chama atenção principalmente dos avicultores, suinocultores e produtores de leite que emitem notas com maior frequência, para que façam o cadastro e iniciem a emissão o quanto antes para evitar dificuldades e transtornos.
A JBS de Itapiranga registra bons números na avicultura. A unidade de Itapiranga realizou um evento especial na noite desta quinta-feira, no Manchini Eventos. O programa da Seara Alimentos, desenvolvido pela JBS, visa reconhecer o empenho dos integrados. O SuperAgro distribuiu 64 mil reais, dividido entre 10 produtores. A premiação contemplou em matrizes recria, segundo lugar VALDIR VOOS e primeiro lugar SILVIO VIDOR. Em matrizes produção, segundo lugar VANDERLEI ODY e primeiro lugar LAUREDIR BRUSTOLIN. Já em frango de corte fêmea, terceiro lugar ELTON SEHN, segundo CLAUDIR CASAGRANDE e primeiro lugar OSVALDIR DE BARBA. Em frango de corte macho, terceiro lugar FRANCISCO BIESDORF, segundo KLEBERTON LUMKER e primeiro lugar, FERNANDO SCHREDER.
O Gerente da Unidade Itapiranga Aves da JBS, RENATO ZANDONAI, demonstra satisfação com o resultado do SuperAgro. Ele destaca que a planta local é referência e sucesso nacional devido à grande eficiência em produzir alimentos para o mundo. O gerente diz que o sentimento é de gratidão a todos que participam da grande cadeia de produção de frangos, para honrar os compromissos com os clientes finais. ZANDONAI salienta que o SuperAgro reúne um pequeno grupo que teve maior destaque, porém, são muitos trabalhadores de toda a região que merecem os parabéns pelo profissionalismo e eficiência. Conforme RENATO ZANDONAI, a unidade de Itapiranga possui pessoas comprometidas com a maior eficiência, pois uma longa cadeia produtiva demanda o máximo de dedicação de todos. Ele conclui lembrando que atender clientes do nível que Itapiranga atende exige comprometimento, em busca de maior eficiência.
Conforme o Gerente Agropecuária Aves, ANDRÉ CHIAMOLERA, a eficiência dos produtores que fazem parte da unidade de Itapiranga é diferenciada. Ele destaca a grande eficiência na conversão alimentar, que atingiu a proporção de um quilo e 400 gramas de ração para produzir um quilo de carne. O Resultado é considerado expressivo. Segundo CHIAMOLERA, a cada ano ocorre evolução com base na dedicação do produtor com maior qualidade de mão de obra, manejo e tecnologia empregada. De acordo com ANDRÉ CHIAMOLERA, buscando a produtividade e qualidade do produto entregue, tem maior rentabilidade. A avicultura registra crescimento e possui vários interessados na região, porém, a grande dificuldade é a questão financeira sendo necessário avaliação criteriosa para o financiamento e a viabilidade da atividade.
O produtor integrado da JBS de Itapiranga, que possui granja de produção de ovos em São Miguel do Oeste, JOÃO CRESTANI, relata satisfação por ser reconhecido pelo trabalho que faz. Ele comenta que diariamente a avicultura proporciona um desafio de fazer a mesma coisa, porém, de um jeito cada vez melhor. Cita as novas mudanças que surgem e a importância de acompanhar a evolução com avanço das tecnologias. Para o integrado da JBS, JOÃO CRESTANI, o mais importante é dar atenção para as pessoas que estão envolvidas neste trabalho. Menciona que é essencial reconhecer o valor dos colaboradores e dar atenção para as famílias, procurando entender as condições em que elas vivem.
O Centro Municipal de Saúde mantém o funcionamento dos grupos de apoio e amparo aos pacientes de Iporã do Oeste. De acordo com a enfermeira e responsável pelas atividades, AGDA ANDRES, o contato auxilia na criação de vínculos entre os usuários, profissionais e os serviços disponíveis, facilitando a adesão aos tratamentos indicados. Ela ressalta que atualmente o município possui sete grupos de apoio em atividade, com destaque para o grupo “Viver Bem”, que acolhe cerca de 50 pacientes com transtornos mentais severos e persistentes. AGDA explica que eles participam de encontros semanais na Unidade de Saúde e também no Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí, através de um convênio.
Outra iniciativa intersetorial desenvolvida no município é o Programa Saúde na Escola, que contribui para o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino. A enfermeira e responsável pelos grupos do Centro de Saúde de Iporã do Oeste, AGDA ANDRES, destaca que as ações envolvem equipe multidisciplinar que promovem práticas e orientações sobre atividades físicas, lazer, saúde bucal, direito sexual, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção ao uso de drogas, avaliação das cadernetas de vacinas, entre outras orientações. Também está em funcionamento o grupo “Onco Viver”, que acolhe e humaniza o atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer. Os demais grupos são de atendimento psicológico e formam uma estratégia para o encaminhamento e acompanhamento dos pacientes, com o desenvolvimento de várias atividades em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social do município.
A Prefeitura de Tunápolis mantém diversos programas de incentivo aos produtores rurais. De acordo com a Secretária de Agricultura do município, DIRCELEI ARENHARDT, os principais destaques são os programas de Melhoramento Genético, Mais Serviços, Mais Pecuária, Auxílios para Terraplenagem, Certificação das Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose, abastecimentos de nitrogênio e melhorias nos acessos das propriedades. DIRCELEI salienta que alguns programas passaram por alterações recentemente, entre eles o Bônus Agrícola e o Programa Mais Pecuária que tiveram aumento de 10% e ainda o auxílio para terraplenagens que teve aumento de 50% no valor do subsídio.
DIRCELEI ARENHARDT explica que no caso do Bônus, o mínimo que o produtor recebe é de 55 reais com limite máximo de dois mil 200 reais, conforme o movimento econômico do ano anterior. Já no Mais Pecuária são destinados subsídios para questões sanitárias, com valor mínimo de 330 reais e máximo de 750 reais, conforme o número de animais da propriedade. No caso do Auxílio Terraplenagens, o produtor recebe seis reais por metro quadrado de obra, até o limite máximo de nove mil reais. DIRCELEI cita que podem ser realizados serviços diversos nas propriedades e enaltece que a pasta está à disposição para o esclarecimento de dúvidas dos produtores.
A Secretária de Agricultura de Tunápolis chama atenção que o pagamento do Bônus e do Programa Mais Pecuária iniciam neste mês, conforme o sorteio realizado. DIRCELEI ARENHARD salienta que no mês de maio devem encaminhar a documentação os produtores com finais de CPF 1, 3 e 7. Em junho deverão encaminhar os finais de CPF 0, 5 e 6 e no mês de julho devem encaminhar os finais de CPF 2, 4, 8 e 9. Caso algum produtor esqueça de encaminhar no mês designado, ainda terá o mês de agosto para realizar o encaminhamento dos incentivos.
A Polícia Civil de São José do Cedro realizou nas primeiras horas desta manhã, uma a operação sobre tráfico de drogas. A informação é do delegado de polícia, SANDRO ZANCANARO. Segundo ele, durante esta manhã ocorreu a prisão de sete pessoas, sendo quatro homens e três mulheres. A primeira fase da operação durou diversos meses e teve a sua conclusão no final do ano passado. A partir de informações coletadas foi avançado na investigação. Após o levantamento das informações e os nomes dos envolvidos, foi pedido a prisão dos investigados, que estariam traficando e comercializando drogas na cidade e região. No local das prisões foi apreendida uma pequena quantidade de drogas e telefones celulares. A droga comercializada, conforme informações, vinha de Dionísio Cerqueira e Barracão.
Conforme o delegado, SANDRO ZANCANARO, os indivíduos que foram presos não só comercializavam maconha, mas também cocaína e crack no município. Na operação que ocorreu nesta manhã teve a participação do SAER-FRON e 27 policiais estiveram envolvidos, com diversas viaturas. O delegado disse que teve o apoio das delegacias de Chapecó e Xanxerê. As pessoas envolvidas foram encaminhadas para prisões, sendo os homens para o presídio de São José do Cedro e as mulheres para o presídio de Chapecó.
Homem é preso por violência doméstica em Belmonte. A ocorrência de ameaça, injúria e lesão corporal foi atendida pela Polícia Militar por volta das 19h desta quinta-feira. Os policiais conversaram com a vítima no local e ela relatou que foi fazer uma entrevista de emprego e que quando voltou para casa, seu companheiro começou a discutir e lhe empurrar, fazendo com que ela batesse o braço. A mulher contou ainda que foi trancada no quarto e que o homem lhe ofendeu com xingamentos, dizendo que ela não devia chamar a polícia, pois iria se vingar. Segundo a mulher, eles residem juntos há cerca de quatro anos e que fatos parecidos já aconteceram por diversas vezes, porém, ela nunca havia registrado as ocorrências. A vítima solicitou Medida Protetiva. O autor dos fatos estava em visível estado de embriaguez e recebeu voz de prisão. Ambos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil.
Um idoso, de 75 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira, às margens de uma estrada na comunidade de Novo Encantado, no interior do município de Bandeirante. Segundo informações obtidas pela Rede Peperi com o agricultor que localizou a vítima, ele estava passando pelo local quando viu o homem ainda com vida, porém, logo depois o idoso morreu. A suspeita é que o homem, identificado como FIORINDO MAYER, tenha sofrido um infarto e caído do ciclomotor que conduzia. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste foi acionado e constatou o óbito. A PM realizou os levantamentos e isolou a área até a chegada da Polícia Civil que realizou a perícia.