ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 12/05/2022

GLOBO EM FOCO – 12/05/22

-GOVERNO ZERA TAXA DE IMPORTAÇÃO DE 11 PRODUTOS PARA CONTER INFLAÇÃO

-INDÚSTRIA DE SC AUMENTA EM 20% VENDA DE PRODUTOS PARA MILITARES

-SECRETÁRIO DE SAÚDE É FLAGRADO COM MUNIÇÕES EM VEÍCULO OFICIAL

-SÃO JOÃO DO OESTE IMPLANTA SALA DE SITUAÇÃO NO COMBATE A DENGUE

-PROGRAMA DE RECOLHA DE CARCAÇAS DE ANIMAIS SERÁ RETOMADO

-ITAPIRANGA ELABORA PROJETO PARA CONTRATAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES

-MULHER PERDE MAIS DE TRÊS MIL REAIS EM GOLPE

-PM REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS E PROSTITUIÇÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


Senadores republicanos conseguiram barrar um projeto de lei, apresentado pelos democratas, que ampliaria o acesso ao aborto nos Estados Unidos, nesta quarta-feira. A derrota já era antecipada por analistas políticos do país e foi confirmada em uma votação de 51 a 49, abaixo dos 60 votos necessários para que a legislação fosse aprovada. A norma debatida no Senado se destinava a proteger o direito ao aborto seguro em todo o país, ainda que a Suprema Corte vote contra esse direito. O assunto é bastante polarizado nos Estados Unidos e pode definir o futuro das eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para novembro.


O governo do Chile anunciou nesta quarta-feira que vai dobrar o orçamento destinado à compra de terras indígenas. Os terrenos hoje estão em mãos privadas, a maioria empresas florestais, mas são reivindicados por grupos indígenas que têm direitos ancestrais às terras, de acordo com o governo. A ministra de Desenvolvimento Social, JEANETTE VEJA disse que o orçamento para esse fim vai passar de 15 bilhões de pesos, o equivalente a 88 milhões de reais, para 35 bilhões de pesos, cerca de 208 milhões de reais. A ideia do presidente GABRIEL BORIC é alcançar a partir de 2023 investimentos da ordem de 446 milhões de reais ao ano em compra de terras para os povos originários.


Os casos de tortura na Venezuela aumentaram em 148 por cento em 2021, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pela ONG Programa Venezuelano de Educação Ação em Direitos Humanos. A organização estima que as vítimas tenham sido 241, segundo a coordenadora de investigação do Provea, LISSETTE GONZÁLEZ. O número é a segundo mais alto nos 33 anos de existência da organização. O primeiro é de mais de 500 supostas vítimas de torturas, registrado em 2019. O Corpo de Investigações Penais e Criminais foi apontado como o responsável por torturar 155 das 241 supostas vítimas.


O Supremo Tribunal Federal começou a decidir nesta quarta-feira sobre a validade de licença-paternidade de 180 dias para homens solteiros que são servidores públicos federais. Até o momento, o placar da votação está em dois a zero para reconhecer o benefício e equiparar a licença-maternidade concedida a servidoras aos casos de pais monoparentais. Após os votos, o julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira. O caso julgado é específico e trata de um homem que é pai solteiro de gêmeos, frutos de fertilização artificial e de uma barriga de aluguel realizada no Estados Unidos. Ao analisar o caso, o relator do processo, ministro ALEXANDRE DE MORAES, entendeu que é inconstitucional não estender a licença ao genitor monoparental.


O novo ministro de Minas e Energia, ADOLFO SACHSIDA, afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira que, como primeira medida à frente da pasta, pedirá estudos ao governo sobre a eventual privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A., estatal responsável por gerir os contratos da União no pré-sal. O novo ministro disse que todo o teor do pronunciamento tinha "o aval e o apoio de 100 por cento" do presidente JAIR BOLSONARO. Ele não comentou a política de preços da Petrobras e não citou textualmente as altas recentes no preço dos combustíveis. Ele também não respondeu a perguntas dos jornalistas.


O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira que decidiu cortar o imposto de importação de 11 produtos. De acordo com o ministério, os produtos que terão imposto reduzido são carnes desossadas de bovinos congeladas, pedaços de frango, farinha de trigo, bolachas e biscoitos, produtos de padaria e pastelaria e produtos do aço. Os produtos tinham impostos de importação entre nove e 16 por cento e agora passam a ter alíquota zero. Ao cortar o imposto de importação, o governo barateia a compra de produtos fabricados no exterior. O objetivo dessa medida é tentar atenuar o forte aumento de preços verificado nos últimos meses.


A Secretaria de Estado da Saúde está alertando aos municípios e à população catarinense para os sintomas e o diagnóstico precoce no combate à dengue. O atendimento especializado nos postos de saúde, aos primeiros sinais, também está entre os pedidos. O reforço está sendo dado durante o Congresso do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde, Cosems, que começou ontem e vai até amanhã em Blumenau. A orientação é para que os primeiros sintomas sejam imediatamente assistidos nos postos, os casos mais graves de dengue nos hospitais e para que as pessoas não se automediquem. No boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na última sexta, Santa Catarina contabiliza 26 mortes por dengue apenas neste ano.


Santa Catarina teve queda de 74 por cento no número de mortes por Covid-19 em um mês. Em abril, o Estado registrou 61 óbitos em decorrência da doença, o menor número em dois anos. Em março, foram 239. Conforme a secretaria de Saúde do estado, 32 cidades tiveram mortes pela doença no último mês. Florianópolis foi o município com o maior registro: 12 mortes. Em seguida vêm Chapecó com seis e Joinville com cinco. Entre as vítimas, a maioria era idosos, com mais de 60 anos. Entre 70 e 79 anos, foram 22 óbitos. Esta é a menor quantidade de vítimas desde abril de 2020. Na época, foram 50 mortes no mês.


A indústria catarinense aumentou em mais de 20 por cento o volume de vendas às Forças Armadas do Brasil. O dado faz parte de um levantamento do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Em três anos, o valor passou de 244 milhões e 700 mil reais, em 2018, para 302 milhões e 800 mil em 2021. Isso faz com que a participação do setor industrial no Estado nas vendas para a Defesa seja de 20 virgula quatro por cento, três vezes maior do que a média nacional, que é de sete vírgula oito por cento. A indústria têxtil é a que concentra a maior fatia de mercado, com 39 vírgula sete por cento. Em seguida, estão produtos químicos e plástico com 22 por cento.

Aprovado o Projeto de Lei que reconhece Itapiranga como Capital Catarinense de Cooperativismo de Crédito. O projeto de Lei é da deputada MARLENE FENGLER, do PSD, reconhecendo o município de Itapiranga como Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito. Ao defender a aprovação em plenário, a parlamentar disse tratar-se de uma questão de justiça com o município porque a primeira cooperativa de crédito de Santa Catarina foi fundada na localidade em 1932, quando ainda era conhecida como Porto Novo. Ao projeto, ela anexou um documento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina reconhecendo o município de Itapiranga como pioneiro na implantação da modalidade no estado. A parlamentar se baseou no livro Memórias de uma Pioneira para embasar a justificativa de apresentação da proposta.

A história da Creditapiranga iniciou com 41 sócios, com o nome de Caixa Rural União Popular de Porto Novo, a ideia inicial era que a instituição prestasse serviços financeiros à população local. Também, conforme o documento, a cooperativa liderou ações focadas no desenvolvimento de Itapiranga e região, além de financiar, no início dos anos de 1960, um estudo sobre os principais entraves ao desenvolvimento, propondo, como solução, uma série de ações que foram implantadas e constituíram, de forma decisiva, para a evolução econômica e social da região. A iniciativa da deputada atendeu sugestão do presidente do Sicoob de Itapiranga, SIMPLÍCIO MEURER, e de lideranças locais na defesa do reconhecimento legal de Itapiranga como berço da modalidade no estado.

Secretário de Saúde de Santa Helena é flagrado com munições em veículo oficial. O fato ocorreu por volta das nove horas de ontem no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. De acordo com informações da Polícia Militar, as munições estavam sendo transportadas de forma ilegal em um veículo oficial do município. Após ser abordado e questionado se possuía algo de ilícito no veículo, o secretário entregou um pacote contendo 45 munições de arma calibre ponto 22. Ele relatou aos policiais que as munições eram para um vizinho que possui arma registrada. O secretário de saúde foi detido e conduzido para prestar depoimento na delegacia. As munições foram apreendidas pela polícia.

Prefeitura afasta secretário flagrado transportando munições em veículo da saúde. A informação foi divulgada pela Assessoria de Comunicação, através de nota oficial do município de Santa Helena no final da tarde de ontem, quarta-feira. Na nota pública, a prefeitura afirma que tomou conhecimento nesta quarta-feira, dia 11, que o Secretário de Saúde do Município havia sido abordado pelos Policiais Militares em São Miguel do Oeste e que na abordagem, o Secretário informou que estava com munições e colaborou com a Polícia com todas as informações. Como estava com veículo oficial da prefeitura, ele foi conduzido pela Polícia Militar para prestar depoimento e em seguida foi liberado.

A nota destaca ainda que diante do ocorrido, para que a averiguação do fato seja isenta e pela seriedade e lisura de como é conduzida a Administração Municipal, o prefeito, BLÁSIO HICKMANN, e o vice-prefeito, JOÃO ROBERTO PALUDO, tomaram a decisão de afastar o Secretário de suas funções até que o caso seja esclarecido, enfatizando que todas as medidas serão tomadas para ouvir o Secretário e saber as suas razões. A Prefeitura de Santa Helena informa ainda que os trabalhos na Unidade Básica de Saúde transcorrem normalmente e que o ocorrido é um caso isolado e não interfere no atendimento à população. O prefeito e vice decidiram também nomear a servidora de carreira e atual Chefe do Setor de Atendimento, SUZANA MARIA FRIZON, como Secretária Interina de Saúde do Município.

São João do Oeste discute Projeto de ampliação do Centro de Saúde e criação de nova equipe ESF. A Secretaria de Saúde discute um Projeto junto ao Conselho Municipal para ampliação do Centro de Saúde em mais 550 metros quadrados. De acordo com informações do secretário de saúde do município, PAULO RECH, o Projeto foi encaminhado para o Estado e retornou para que fossem feitas algumas adequações. Posteriormente, será novamente encaminhado para aprovação da Secretaria de Estado da Saúde para requerimento de recursos. A obra está orçada em um milhão e 400 mil reais e os recursos serão solicitados ao Governo do Estado na próxima viagem à capital. Além disso, o secretário enfatiza o cadastro junto ao Ministério da Saúde para a criação de mais uma equipe da Estratégia de Saúde da Família ESF, composta por um médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem.

PAULO RECH observa que é exigido o mínimo de dois mil habitantes para cada equipe e que com a aprovação do novo ESF, o atendimento da população terá uma melhoria significativa. De acordo com ele, a terceira equipe ESF inicialmente vai atender no Centro Municipal de Saúde e após a ampliação do local, terá um espaço maior para trabalhar. Outro destaque é a reforma administrativa, que desvinculou os serviços de assistência social da Secretaria de Saúde, com a criação do novo cargo de diretor de Assistência Social, visando melhor atendimento aos munícipes nessa área. Em relação ao reajuste do piso salarial da enfermagem aprovado pelo Congresso, RECH observa que significará uma preocupação, caso ocorra a sanção do Projeto pelo presidente da república, considerando o impacto financeiro que os municípios enfrentarão para pagar o mínimo de quatro mil 750 reais para enfermeiros e três mil 325 reais para técnicos em enfermagem.

São João do Oeste é considerado um município em epidemia de Dengue com infestação na cidade e interior. Já são 54 casos confirmados, 14 suspeitos, 30 descartados e uma pessoa hospitalizada em decorrência da doença. Conforme a Agente de Combate a Endemias, NEUSA SPECHT, a melhor maneira de eliminar o mosquito é acabar com os criadouros e isso necessita da colaboração direta dos moradores. O foco da equipe de Vigilância Sanitária será em locais aéreos como caixas de água e calhas, pois no chão já ocorreu varredura dos locais que podem servir de reprodução do mosquito e eliminação dos principais pontos de acumulo de água. NEUSA relata aumento dos casos de Dengue na cidade e interior, principalmente as margens da SC 163 nas comunidades de Beato Roque e Cristo Rei.

NEUSA SPECHT anuncia que nesta quinta-feira foi implantada a Sala de Situação para centralizar ações de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Várias entidades do município são parceiras nas ações mais efetivas de combate à Dengue. A Associação Comercial também possui envolvimento direto na campanha. NEUS informa ainda que um servidor público de São João do Oeste está recebendo capacitação para uso de máquina costal para aplicação de fumacê direcionado. Os insumos serão enviados pela Secretaria de Estado da Saúde. A Agente de Combate a Endemias informa que o município possui 25 armadilha monitoradas, na cidadee também no perímetro urbano de Beato Roque e Cristo Rei.

Empresa inicia aplicação do concreto no trecho da BR-163 entre São José do Cedro e Guaraciaba. As primeiras cargas foram despejadas entre a pedreira e a entrada para a Linha São Roque, em São José do Cedro. Para a população regional, esta data vai ficar para história devido aos mais de dez anos de rodovia federal abandonada trazendo para quem transita diversos prejuízos. Isso mostra que a comunidade pode acreditar numa pista adequada para o tráfego. Neste final de semana, para quem transita entre São José do Cedro e Guaraciaba deve adotar ainda mais cautela devido aos serviços próximos da área urbana de São José do Cedro. Estas obras estão sendo custeadas com os 100 milhões do governo de Santa Catarina. Desde sexta-feira, a empreiteira Torc tem adequado a pista para receber o pavimento. Nesta quarta, a equipe de funcionários fez a colocação da lona para aplicar o concreto em cima. Com isso, neste final de quarta-feira, o fluxo de veículos foi afetado novamente com lentidão.

Programa de recolha de carcaças de animais deve ser retomado na região. O deputado estadual MAURO DE NADAL, destaca avanços para a retoma da recolha de carcaças de bovinos e suínos que geram transtornos em propriedades agrícolas. O parlamentar lembra que uma empresa privada, que fazia o recolhimento de bovinos e suínos mortos de propriedades rurais em 75 municípios do Oeste de Santa Catarina, suspendeu as atividadeshá três anos. A paralisação criou transtornos aos produtores rurais da região que precisam dar destinação correta para as carcaças, porém o destino acaba sendo o enterro. DE NADAL salienta que o projeto pioneiro no estado e no país, com apoio dos órgãos municipais e estaduais esbarrou em questões burocráticas e não teve sequência por falta de regulamentação do Ministério da Agricultura.

Projeto de recolha de animais mortos necessita de diversas parcerias. O objetivo era retirar o óleo para ser revendido para produção de biocombustível e a farinha usada como adubo. Conforme o deputado, uma empresa do município de Lajeado Grande, está investindo em infraestrutura de galpão e equipamentos para ter condições de atender toda região oeste. Os encaminhamentos já ocorrem há seis meses e com avanços nas questões de licenciamento. MAURO DE NADAL lembra que, sem uma empresa especializada para a recolha e destino correto, os animais mortos acabam sendo enterrados nas propriedades agrícolas criando um problema ambiental. O sistema, normalmente é mantido pelas prefeituras, que destinam máquinas para a realização do serviço.

Presidente da Câmara de Vereadores de Itapiranga destaca que já iniciou conversas com o executivo sobre projeto que prevê a criação de novos cargos em diferentes setores da prefeitura. Segundo ILDA FELLER, o assunto deve gerar amplo debate na Câmara de Vereadores em virtude do impacto que possui na contratação de novos servidores públicos. O município prepara concurso público para efetivação de funcionários e já discute com o legislativo questões pontuais de acréscimo em alguns setores. Um projeto já rejeitado em outras oportunidade e que volta ao debate é para contração de mais um fiscal sanitário. A presidente da câmara informa que na sessão desta semana mais quatro projetos do Executivo e uma moção foram aprovados pelo Legislativo de Itapiranga.

ILDA FELLER também comenta sobre a Galeria Lilás implantada na Câmara e que será inaugurada no dia 16, durante sessão ordinária. Foram aprovados, por unanimidade, os projetos de Lei do Executivo que define a aquisição de uniformes escolares e agasalhos para os alunos da rede municipal de ensino. O valor a ser investido será de mais de 324 mil reais. Também foi aprovado investimento na construção de rede de iluminação pública com recursos provenientes da - Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, a COSIP. As melhorias vão ocorrer na cidade e interior com investimento de 550 mil reais.

Melhorias na Iluminação Pública em Itapiranga vão ocorrer nas comunidades de Dourado, Laranjeira, Santa Cruz e São Sebastião. O investimento ainda vai contemplar o loteamento Portal do Sol nas proximidades da ITG 070 e na Rua Lídia Bach. A presidente do legislativo afirma que a prefeitura tem intenção de aumentar investimentos nos centros de localidades, contribuindo assim na segurança dos moradores. Os vereadores também aprovaram nesta semana o projeto para aquisição de uma carroceria para o veículo caçamba do setor de urbanismo, no valor de 96 mil reais.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu mais uma ocorrência de estelionato. Desta vez, o fato foi registrado no bairro Progresso. Uma mulher relatou aos policiais que seu amigo havia postado anúncios no Instagram onde estava vendendo vários itens, sendo que ela se interessou por alguns objetos e entrou em contato com o suposto vendedor. Ela contou que pagou dois mil 150 reais via PIX referente a compra de um notebook, uma televisão 55 polegadas e uma geladeira. A vítima disse ainda que o suposto amigo havia doado para ela uma mesa com oito cadeiras, micro-ondas, frigobar, cama e sofá, porém, para isso era necessário pagar o frete de 800 reais, valor este que também foi pago via PIX. Após todos os pagamentos efetuados, a mulher descobriu que o Instagram do seu amigo havia sido hackeado e portanto acabou caindo em um golpe.

Polícia Militar de São Miguel do Oeste e Polícia Rodoviária promoveram a Operação Paradouro 27, que está sendo realizada em todo o estado de Santa Catarina, tem por objetivo combater o tráfico de drogas e a prostituição infantil. A ação ocorreu em casas noturnas localizadas às margens da BR-282, onde todas foram vistoriadas. Nesta atividade, em uma das casas uma mulher foi presa por tráfico com ao menos 11 petecas de cocaína, totalizando 15 gramas. Maconha também foi apreendida pelos policiais. O jornalismo da Peperi também apurou que outra mulher, a qual estava com restrição judicial e que não deveria estar frequentando o local, foi flagrada pela polícia.

Além disso, em uma casa que serve como moradia e que fica próxima às boates foram localizadas quatro crianças, local este onde a mãe deixa as mesmas com uma babá enquanto trabalha. Sendo assim, o Conselho Tutelar foi acionado e relatou que já sabe da realidade local, bem como o Ministério Público. Mesmo assim o órgão municipal fez os levantamentos necessários da situação. Após todos os trabalhos, os encaminhamentos foram dados pelas forças de segurança e todos os envolvidos, bem como as testemunhas, foram levadas à delegacia.

O empresário de Iporã do Oeste, NEREU SÁVIO RAMOS, morreu de forma trágica no início da manhã de hoje na residência da família, aos 56 anos. RAMOS foi empresário por vários anos e era proprietário da empresa Ramos Brindes, que iniciou suas atividades em Itapiranga e mais tarde se instalou em Iporã do Oeste. A empresa Ramos Brindes atuava no ramo de marcenaria e móveis planejados e encerrou suas atividades no final de 2020 no município. O empresário deixa enlutados os familiares, amigos e conhecidos em toda a região. O velório de NEREU SÁVIO RAMOS será realizado a partir das 14 horas e 30 minutos. O sepultamento ainda não tem horário definido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/osx2U6TrKFqUZbrDsicIFnvtQ4SLBsQ2sCdouPX0): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185