ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 12/05/21

A variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países. 27 deles foram identificados nas últimas duas semanas de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde publicado nesta terça-feira. O documento também apontou que "as sub-linhagens da variante parecem ter taxas maiores de transmissão", com aumento rápido da prevalência já observado em vários países. As evidências científicas são classificadas como "moderadas" e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.

Os confrontos entre israelenses e palestinos, que já deixaram ao menos 30 mortos - entre eles dez crianças palestinas - se intensificaram nesta terça-feira. Um bombardeio de Israel derrubou um prédio residencial de 13 andares na Faixa de Gaza nesta terça-feira (11), segundo o próprio exército israelense. A torre abrigava um escritório usado pela liderança política do Hamas, governantes islâmicos de Gaza. Mais tarde, o Hamas relatou a destruição, no centro de Gaza, de um prédio de nove andares que abrigava casas, empresas e uma estação de televisão local.

A União Europeia recorreu à Justiça belga para forçar o conglomerado farmacêutico anglo-sueco AstraZeneca a entregar antes do fim de junho 90 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 ainda não distribuídas no primeiro trimestre. O laboratório havia se comprometido a entregar 120 milhões de doses nos três primeiros meses do ano. No entanto, o braço Executivo do bloco europeu alega que os contratos firmados entre as partes não foram cumpridos. Neles, a empresa se comprometeu a entregar 300 milhões de doses da vacina no primeiro semestre deste ano.

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. O projeto teve origem no Senado, onde foi aprovado em março deste ano. Na Câmara dos Deputados, no entanto, a proposta foi modificada, o que levou a uma nova votação pelos senadores. Com aprovação no Senado nesta terça-feira, a proposta segue para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo integralmente. O Pronampe foi criado em maio de 2020 para socorrer, por meio de empréstimos com menores taxas de juros, micro e pequenos empresários afetados pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

O Brasil teve, em 2020, 942 vítimas de trabalho escravo de acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. O estudo foi desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho e apresentado nesta terça-feira. Entre 1995 e 2020, 55 mil 712 brasileiros foram encontradas em condições similares à de trabalho escravo pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel. Nos últimos 25 anos, os municípios com maior incidência de pessoas resgatadas encontram-se nos estados do Pará e do Maranhão. Já em 2020, ano do início da pandemia da Covid-19, as unidades federativas com maior número de resgates foram Minas Gerais, Distrito Federal, Pará, Goiás e Bahia.

A Polícia Federal pediu abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal para investigar o ministro DIAS TOFFOLI. O ministro foi acusado pelo ex-governador do Rio de Janeiro SÉRGIO CABRAL de ter recebido quatro milhões de reais para favorecer dois ex-prefeitos da capital carioca em processos do TSE, Tribunal Superior Eleitoral. A acusação foi feita em delação de Cabral, que comandou o estado entre 2007 e 2014, e está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste da capital fluminense. O ministro DIAS TOFFOLI afirmou, por meio da assessoria, não ter conhecimento dos fatos mencionados e disse que jamais recebeu os supostos valores ilegais.

O governador CARLOS MOISÉS participou, nesta terça-feira, do ato de entrega de 186 novas viaturas para a corporação. Os veículos serão utilizados em 149 municípios do Estado, substituindo unidades compradas em 2012 e 2013. Trata-se de um investimento de quase 18 milhões, com recursos dos catarinenses. No mesmo ato, o chefe do Executivo também anunciou a retomada das negociações, ainda em maio, para a reposição salarial das forças de Segurança Pública. Sobre os novos veículos, o governador ressaltou que a entrega faz parte do programa SC Mais Segura. Ao todo, serão investidos 343 milhões em recursos até o fim de 2022 com renovação de equipamentos, veículos, sistemas de inteligência e armamentos.

O governador CARLOS MOISÉS fez uma visita institucional à Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira, para tratar da derrubada do veto ao projeto que destina recursos estaduais às obras em rodovias federais de Santa Catarina. Durante reunião com os deputados, o chefe do Executivo elencou os motivos para barrar o veto realizado durante o governo interino. O projeto aprovado na Alesc libera a aplicação de até 350 milhões de recursos estaduais para acelerar as obras nas BRs 470, 280 e 163. Cerca de 25 deputados participaram do encontro com o governador e, segundo o presidente da Alesc, o deputado MAURO DE NADAL, o clima é amplamente favorável à derrubada.

Os deputados estaduais aprovaram, por maioria de votos, na sessão ordinária desta terça-feira, o projeto de lei que reserva cinco por cento das vagas de trabalho em agências de emprego e de vagas nas escolas estaduais para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar e seus filhos. A iniciativa, de autoria da deputada DIRCE HEIDERSCHEIDT do MDB, recebeu o voto contrário de seis deputados, a maioria da bancada do PSL. A deputada ANA CAMPAGNOLO criticou o fato de uma emenda de sua autoria, apresentada em plenário, ter sido rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça. A parlamentar queria trocar a palavra “mulheres” por “pessoas” no texto do projeto que agora segue para a sanção do governador do estado.

Vereador vê a cidade de forma diferente. MARCELO BRUNETTO fala que no dia-a-dia passou a observar o que é possível melhorar em Campo Erê depois de ser escolhido para a casa legislativa. Considera uma boa experiência, mesmo com a dificuldade em buscar recurso. Explica que foi eleito num partido novo, que tem poucos deputados e senadores eleitos, sendo necessário buscar emendas com parlamentares de outras siglas. Percebeu dificuldade também na execução de indicações, mas comenta que entende o executivo, que devido à quantidade de solicitações, demoram para ser feitas.

Falta de parlamentares eleitos por seu partido não impede que vereador vá em busca de recurso. MARCELO BRUNETTO salienta que ir atrás de dinheiro para investir em Campo Erê foi sua primeira ação depois da posse. Ele comemora a visita que recebeu ontem de assessores da deputada Estadual ANA CAMPAGNOLO, que trouxeram um empenho de 200 mil reais, que serão usados na pavimentação asfáltica do município. Agora é necessário esperar a caixa econômica autorizar o recurso para ser aplicado. O vereador informa que está aguardando a liberação de mais emendas.

Prefeitura de São Bernardino é a que mais puxa água para cidade e interior. Quem revela é o prefeito DALVIR LUDWIG. Diante disso, está preparando novo decreto de emergência. A demora da normalidade das chuvas está deixando a situação desesperadora. Existe um decreto em vigência desde o ano passado. A prefeitura utiliza direto dois caminhões, um trator e uma caçamba que leva uma caixa de água potável para as famílias. Se essas condições persistirem mais um pouco, não haverá como atender a população. O prefeito quer que o povo preserve as fontes o máximo que puder.

São Bernardino tem programas para o interior, na tentativa de amenizar a falta de água. O prefeito DALVIR LUDWIG anuncia um do poço caxambu. O município entra com a máquina, dá o tubo e auxilia na preservação da fonte. Outra medida é construção de cisterna. Cinco já foram providenciadas, uma delas com capacidade de armazenar 1 milhão e 500 mil litros. A prefeitura está canalizando água no interior, através de poços artesianos. Os trabalhos estão em andamento nas linhas São José e Cruzeiro. São João do Pesqueiro é outra contemplada com água na torneira. Moto bomba já está no lugar e uma empresa foi contratada para instalar o padrão de luz. Tudo deverá estar concluído em 3 meses.

Quem não pagou IPTU a vista tem 6 meses para quitar em Campo Erê. A prefeita ROZANE MOREIRA estámuito contente com a preferência da maioria dos contribuintes em quitar o compromisso a vista. Ontem venceu o prazo para saldar o imposto de uma única vez, ganhando desconto de 15 por cento. Inicialmente a prefeita estava preocupada com a pandemia, diante de uma possível dificuldade da população de pagar o IPTU, mas ao contrário, ela se surpreendeu com a resposta da sociedade. Existe ainda uma pequena parcela de inadimplentes. Para eles tem o calendário do Refis, que será divulgado nos próximos dias para renegociação.

Todo imposto arrecadado em Campo Erê é devolvido a população em obras. ROZANE MOREIRA faz questão de dizer que para haver uma cidade cada vez mais bonita, bem iluminada e limpa, os cidadãos precisam fazer sua parte, pagando os impostos em dia. Quando se fala em IPTU estão incluídas no carnê taxas de limpeza e do lixo. Até aqui a prefeitura já arrecadou 400 mil reais e espera recolher até o fim do ano 700 mil. A prefeita acredita que juntando com os valores do Refis, o montante pode chegar a 1 milhão de reais. A questão é que, só com o recolhimento do lixo no perímetro urbano, a prefeitura gasta 600 mil.

Com asfaltos na cidade a prefeitura de Campo Erê já investiu 700 mil reais. De acordo com a prefeita ROZANE MOREIRA, foi tudo com recursos próprios. Ela revela que a meta é fazer mais de um quilômetro de asfalto a cada 6 meses. Já houve pavimentação e recapeamento em 11 quadras do centro da cidade. Estão sendo finalizadas duas quadras de asfaltamento. A prefeita salienta que está em processo de licitação a recuperação e continuidade do portal da cidade. Ela já assinou ordem de serviço da reforma do pavilhão de São Brás. Está em processo licitatório a conclusão do pavilhão de Área Nova.

Baile teste é realizado em Pato Branco. A Vigilância Sanitária do município informou que o baile foi um evento teste para as medidas sanitárias que estão sendo desempenhadas em Pato Branco. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, RODRIGO BERTOL, trata-se de um primeiro evento, que servirá para monitorar as medidas adotadas, também as pessoas que frequentaram o local. “Temos os telefones de quem compareceu e agora vamos monitorar os sintomas”, afirma BERTOL, completando que “dentro da unidade de saúde e dos hospitais, está tranquilo”.

Ainda segundo o chefe da Vigilância Sanitária, as pessoas que estão positivando nos últimos dias, não estão retornando para atendimento médico hospitalar. “Do ponto de vista epidemiológico estamos monitorando. Agora, se vai dar certo abertura de eventos com público como foi o caso do baile vamos ver esta semana”, diz ele, falando que a ideia é ter eventos seguros.

Evento do domingo foi um teste e que a capacidade de público ficou limitada a 17%. Quem afirma é CIRLEI DOS SANTOS, que atua na fiscalização da Vigilância Sanitária de Pato Branco. Ela lembra que no fim de abril, o município publicou uma portaria que regulamenta a realização de eventos. “Revimos a portaria de 2020. A diferença é que ela possibilita que os eventos aconteçam, mas ela não autoriza”, afirma CIRLEI exemplificando que na portaria anterior não era permitido dança e na atual sim, o mesmo ocorrendo com festa infantis, que até então não eram permitidas e com a portaria publicada em 23 de abril, agora é possível.

Ela explica ainda que para a realização de eventos a portaria ainda estabelece dois critérios. Segundo CIRLEI são primordiais e precisam ser observados, como o fato de os espaços de festas terem que estabelecer protocolos sanitários, o chamado Plano de Contingência, que deve ser aprovado pela Vigilância Sanitária. O segundo é que segue sendo necessário a autorização por parte da Vigilância de cada evento que se pretende realizar. De acordo a fiscal a diferença do baile para o que acontece num bar que tem música ao vivo, e que está liberado novamente a mais de um mês, é a pista de dança”, comenta, afirmando que havia todo um protocolo estabelecido desde a entrada do clube, até a permanência no local.

Ainda segundo a responsável pela fiscalização assim como em bares, as mesas no clube foram distanciadas com mais de dois metros, e enquanto as pessoas estavam nas mesas não era obrigatório o uso de máscaras. Já quando se dirigiam para a pista, assim como em momentos de circulação em áreas comuns, o uso de máscara era obrigatório. “Eu apliquei mais multas pelo não cumprimento de medidas, como uso de máscara este ano, do que no ano passado inteiro”, afirma CIRLEI ao comentar que houve por parte de boa parte da população um relaxamento das regras estabelecidas para o enfrentamento da pandemia.

Incêndio destrói residência. O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi acionado por volta das 23 horas e 25 minutos de ontem, no bairro Pinheiro, onde foi registrado um incêndio em residência. Foi mobilizado o comboio com várias equipes para controlar o fogo que destruiu a residência. Ninguém ficou ferido. Não foi possível apurar o que causou o incêndio.

Um jovem de 19 anos foi preso por tráfico de drogas, ontem em São Domingos. A ação foi realizada pela Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) em conjunto com o Núcleo de Operações com Cães (NOC) de São Lourenço do Oeste e Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira. A prisão aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão com o objetivo de esclarecer um crime de homicídio ocorrido na cidade no início deste ano. Ainda segundo a Polícia Civil, foram encontradas drogas dos tipos cocaína, maconha e crack, além de 389 reais em dinheiro e um veículo VWGol usado para as entregas. O jovem foi preso preventivamente e levado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Uma semana após ataque em creche de Saudades, assassino tem alta e é levado para presídio. FABIANO KIPPER MAI, autor do crime teve alta e foi transferido para o Presídio Regional de Chapecó. Ele estava internado há oito dias no Hospital Regional do Oeste, após ter se ferido no pescoço e no tórax. A informação foi divulgada na manhã de hoje, pela unidade hospitalar. O assassino foi preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada um dia depois do ataque. Ele foi indiciado por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio. Ainda na segunda-feira ele prestou depoimento no hospital.

O interrogatório durou cerca de uma hora. Segundo o delegado regional de Chapecó, RICARDO CASAGRANDE, o jovem não deve ser ouvido novamente. A Justiça negou um pedido da defesa para um exame de sanidade mental do autor, feito quando ele ainda estava internado. Na ocasião, o advogado do jovem disse que entraria com uma nova solicitação. Segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap), o jovem ficará em isolamento nos próximos 14 dias cumprindo o protocolo sanitário contra o coronavírus.

Caminhoneiro de Beltrão morre esmagado no Mato Grosso do Sul. GILBERTO KUPKOWSKI, de 45 anos, morreu após um grave acidente na rodovia BR-163, em Pedro Gomes a 309 km de Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Ele e um amigo de 67 anos que trabalhavam para a mesma empresa seguiam de Maringá para RondonópolisMT em caminhões diferentes. Os dois tomaram café num posto e quando se preparavam para pegar a estrada, o caminhão do amigo teve problemas mecânicos e GILBERTO ofereceu ajuda para consertá-lo.

Ele se deitou sob o eixo dianteiro do veículo, o caminhão destravou durante o manuseio e parou sobre o seu corpo. O amigo que estava ao volante percebeu o acidente, deu ré no veículo rapidamente e o socorro foi acionado. Uma ambulância socorreu a vítima ainda com sinais vitais, mas ele não resistiu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Coxim e posteriormente liberado aos familiares. GILBERTO residia no bairro Nossa Senhora Aparecida, e seu corpo está sendo transladado para Francisco Beltrão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.