O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é de ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, anunciou nesta segunda-feira que o país encerrará a quarentena imposta em todo o seu território nesta terça-feira. Mesmo com o fim do confinamento, ele alertou que as medidas sanitárias adotadas durante a pandemia do novo coronavírus continuarão em vigor. O anúncio ocorre no mesmo dia em que a Rússia registra seu recorde diário de novos casos de Covid-19: 11 mil 656 diagnósticos positivos para a doença de ontem para hoje. Com esse número, o país chegou a ultrapassar a taxa de infectados do Reino Unido e da Itália, ocupando o terceiro lugar na lista de países com mais doentes, com 221 mil 344 pessoas com o novo coronavírus.
Dezenas de milhões de pessoas na Espanha e na França recuperaram parcialmente a liberdade de circulação nesta segunda-feira, com o levantamento de inúmeras restrições impostas no combate à pandemia de coronavírus. Para limitar o risco de propagação, a medida se aplica a apenas parte da Espanha a partir desta segunda. São permitidas reuniões em grupos de até dez pessoas, permanecer nas áreas abertas de bares e restaurantes com capacidade limitada, ou ir a lojas sem necessidade de marcar horário. Várias grandes cidades, como Madri e Barcelona, permanecerão sob restrições.
O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, exonerou nesta segunda-feira um alto chefe militar responsável pelo controle da fronteira com o Brasil, por permitir a passagem de um prefeito apesar das fronteiras estarem fechadas por causa da pandemia de coronavírus. O Paraguai mantém as fronteiras fechadas com o Brasil, Argentina e Bolívia há um mês para prevenir a expansão do coronavírus, que tem 713 contágios e 10 mortes no país. O presidente havia dito dias antes que a situação de contágios no Brasil "é uma grande ameaça para o país". O oficial militar exonerado, coronel LEONARDO IBARROLA, exercia o Comando de Operações da Defesa Interna.
O Ministério da Defesa divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual informou que apura se militares receberam de forma indevida o auxílio emergencial de 600 reais. O auxílio, destinado a ajudar trabalhadores informais durante a crise na economia provocada pela pandemia do coronavírus, foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. A nota cita que o Ministério identificou a possibilidade de recebimento indevido de valores referentes ao auxílio emergencial por integrantes da folha de pagamentos composta por militares da ativa, da reserva, reformados, pensionistas e anistiados. Segundo o ministério, foram adotadas "todas as medidas necessárias à rigorosa apuração" do caso. A pasta também informou que tenta identificar "se houve valores recebidos indevidamente, de modo a permitir a restituição ao erário".
O presidente JAIR BOLSONARO se manifestou nesta segunda-feira sobre a divulgação, na íntegra, do vídeo de uma reunião, realizada no dia 22 de abril, entre ele, o vice-presidente HAMILTON MOURÃO, ministros e presidentes de bancos públicos. Ele afirma que o encontro com a cúpula do governo tratou de temas reservados. A reunião foi citada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO em depoimento realizado no dia dois de maio, no inquérito que apura as declarações do ex-ministro sobre suposta interferência de BOLSONARO na Polícia Federal. O presidente disse que a gravação em vídeo só ocorreu para aproveitar imagens das autoridades. BOLSONARO citou que o vídeo foi fornecido para comprovar que ele não deve nada em relação as acusações do ex-ministro SERGIO MORO.
O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, ALEXANDRE RAMAGEM, afirmou nesta segunda-feira em depoimento que tem o "apreço" da família do presidente Jair Bolsonaro, mas negou ter "intimidade". RAMAGEM prestou depoimento à Polícia Federal em Brasília no inquérito autorizado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal para investigar suposta tentativa de interferência de BOLSONARO na PF. ALEXANDRE RAMAGEM chegou a ser nomeado novo diretor-geral da PF no lugar de MAURÍCIO VALEIXO, demitido do cargo por BOLSONARO. Mas o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, barrou a nomeação por entender que houve desvio de finalidade.
O primeiro lote com 50 respiradores comprados pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da empresa Veigamed, chega ao país nesta terça-feira. Os equipamentos estão em um voo que deixou a China no início da manhã desta segunda. A previsão de chegada a São Paulo é o meio-dia de hoje. Após o pouso, o prazo para a entrega da carga ao governo do Estado de Santa Catarina é de até 24 horas, incluindo os trâmites de liberação no aeroporto. Depois, os respiradores serão transportados em caminhão-cofre com escolta armada até o depósito designado pelo governo do Estado de Santa Catarina. O estado comprou 200 respiradores da empresa Veigamed e pagou 33 milhões de reais pelos equipamentos de foram antecipada. O processo é cercado de polêmica e resultou na abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa.
A investigação sobre a compra de 200 respiradores pelo governo de Santa Catarina, revelada após a retirada do sigilo autorizada pela Justiça nesta segunda-feira, trouxe mais informações sobre a suposta participação do ex-secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, na indicação da empresa Veigamed para a aquisição dos ventiladores pulmonares e na participação no processo de compra. Segundo o Ministério Público, o ex-secretário, que pediu exoneração neste domingo, teria relação com ao menos três pessoas que atuaram em favor da empresa Veigamed ao longo da compra dos respiradores. Segundo a polícia, o grupo investigado na compra dos respiradores pelo Governo pode ter atuado para obter um lucro de cerca de 16 milhões de reais com o negócio. Em nota, a defesa do ex-secretário da Casa Civil DOUGLAS BORBA disse que está se inteirando do teor do inquérito, seu cliente está colaborando com a investigação e aguarda o esclarecimento dos fatos.
O Ministério Público de Santa Catarina chegou a pedir a prisão temporária do ex-secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, e de outras sete pessoas investigadas no processo sobre a compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo governo. Os pedidos foram feitos, segundo o MP, para “impedir a destruição de provas” e também porque entre os investigados haveria pessoas “que exercem posição de liderança no esquema delitivo e não teriam nenhuma dificuldade de obter sucesso para constranger ou pressionar testemunhas”. As prisões temporárias costumam ser concedidas por prazo de cinco dias e buscam auxiliar e evitar interferências em investigações. A Justiça considerou as alegações da promotoria "genéricas" e negou as prisões afirmando que a segregação dos investigados não seria “indispensável, neste momento”.
Supervisor Regional de Educação faz avaliação do ensino a distância. ERNO SCHWERTZ, de Maravilha, destaca que a Secretaria Estadual de Educação está usando várias ferramentas para praticar o ensino, em tempos de quarentena. O que acontece é um regime especial de atividades escolares para o cumprimento do calendário escolar de 2020. Os professores encaminham atividade de casa através do Google a seus alunos, que depois de concluído enviam aos mestres que fazem avaliações. No início os professores enviavam muito material, que agora foram adequados.
Problema é que nem todos os alunos tem computador em casa. Nesse caso as atividades escolares são impressas e alguém da família tem que buscar para levar pra casa. A Regional de Maravilha tem mais de 7 mil alunos da Rede Estadual, distribuídos em 37 escolas de 20 municípios. Isso tudo, admite SCHWERTZ, é um desafio para a comunidade escolar, mas todo dia a dinâmica vai melhorando um pouquinho. Ele informa que algumas escolas estão criando WhatsApp com professores e famílias para dar maiores orientações.
Quarentena está mostrando como é importante a presença do professor na vida do aluno. O comentário é do Supervisor Regional, de Maravilha. Com relação ao Enem, ele comenta que as inscrições ficam abertas até o dia 22. Exames serão realizados de primeiro a 8 de novembro. Provas digitais entre 22 e 29. Observa que muitos alunos pediram a isenção da taxa de 85 reais de inscrição. Locais das provas serão definidos após o período de inscrição. ERNO salienta que uma dificuldade com a quarentena é a falta de programação por parte dos professores.
Confirmados seis casos positivos de coronavírus em Maravilha. A equipe da Secretaria de Saúde identificou na tarde de ontem, mais cinco pessoas com o coronavírus. São familiares do primeiro paciente identificado com o vírus. Os casos positivos são de uma criança e cinco adultos. Todos estão assintomáticos, apenas o paciente de 47 anos apresenta sintomas leves. Além de familiares, outras pessoas da convivência da família foram testadas apresentando resultados negativos e os testes também foram aplicados em alguns colegas de trabalho mais próximos mesmo que o paciente tenha entrado em férias do trabalho na última semana de abril.
Mulher de 53 anos é o décimo segundo caso confirmado de Covid-19 em São Miguel do Oeste. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a semana em maior escala, a testagem rápida para Covid-19 em pacientes. Cerca de 60 coletas foram realizadas no Centro de Triagem, todas com agendamento prévio, para pessoas que tiveram isolamento indicado entre os meses de março e abril, devido a sintomas respiratórios. Uma única mulher, de 53 anos, que teve o quadro entre o final do mês de março e início de abril, apresentou resultado positivo. Ela ficou em isolamento domiciliar no período sintomático, e é considerada a primeira paciente recuperada de Covid-19 no município. O número total de casos confirmados chega a 12.
Portaria restringe atividades em São Miguel do Oeste. A fim de evitar a volta de medidas restritivas mais drásticas, como o fechamento total do comércio, a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Crise do Coronavírus editaram uma nova Portaria ontem, construída com o apoio das próprias entidades empresariais. De acordo com o médico MAURICIO PIACENTINI, diretor clínico da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador do Comitê de Crise, o acesso a repartições públicas ou estabelecimentos comerciais fica restrito a uma pessoa por família (exceto restaurantes) e o uso de máscara passa a ser obrigatório em todos os espaços, inclusive em locais abertos ao público (ruas, praças, parques, entre outros).
Restrição de atividades tem a finalidade de evitar a transmissão comunitária do Coronavírus. Nos restaurantes, o atendimento deverá ocorrer somente por meio de “à la carte”, prato feito, entre outros, ficando vedado o serviço de “buffet”. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI, acrescenta que as empresas que puderem, deverão dar preferência ao regime de trabalho home office ou rodízio de funcionários, e incentivar a tele-entrega. É recomendada, ainda, a ampliação dos horários de atendimento, a fim de evitar o movimento exacerbado em um mesmo período. O acesso a estabelecimentos públicos ou privados também fica restrito a 50 por cento da capacidade, ou, 18 metros quadrados por pessoa.
Aglomerações em praças e demais ambientes públicos ficam proibidas. Também continuam valendo os demais cuidados de higienização, estabelecidos em portarias anteriores, do Estado e do Município. Em reunião com representantes do setor empresarial, entre eles CDL, Acismo, Sindicomércio e Acats, no Gabinete do Prefeito, ficou acordado que as entidades auxiliarão na divulgação das medidas aos seus associados, para que as orientações sejam seguidas da melhor forma possível.
Sintraf de Campo Erê faz campanha solidária municipal. ISOLETE LUDWIG – presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Campo Erê, conta que a campanha consiste na arrecadação de alimentos, roupas e máscaras que vão ser doados a quem necessita. Pede que quem puder ajudar leve sua doação ao Sintraf para posterior distribuição. Interessados em receber devem deixar o nome no sindicato, que depois faz uma visita de avaliação a residência da pessoa. ISOLETE informa que as entregas serão feitas uma vez por semana e devem começar na sexta-feira.
Secretaria de agricultura de São Bernardino recebe novo caminhão. O responsável da pasta, ADEMIR CIMA, conta que já haviam pedido no ano passado e agora ele foi entregue ao município. O equipamento veio da receita federal e será utilizado como caminhão churrumeiro. Será instalado um tanque para carregar e distribuir o adubo nas propriedades. Agora na entressafra, observa o secretário, tem muitos pedidos de escavadeira hidráulica e retroescavadeira. Pede que os agricultores tenham paciência, pois sempre procura atender a todos.
Para pequenos agricultores valor de venda caiu e custo de produção aumentou. Cai valor de venda aos agricultores, enquanto custo de produção aumenta. É o que informa GEOVANO DALBELLO da direção nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores. Conta que foi grande alteração, com o preço do suíno caindo cerca de 30 por cento, a redução de 25 por cento no valor do frango e de 17 reais no arroba do gado, o que deixa os agricultores preocupados. Frisa que alguns agricultores conseguiram o auxílio de 600 reais, mas a perspectiva era de que viesse um valor muito mais alto na forma de investimento.
Estiagem também preocupa pequenos agricultores. Segundo DALBELLO, a falta d’água aumenta ainda mais os custos de produção. No caso do gado leiteiro, o setor mais afetado na opinião dele, a escassez das chuvas dificulta o crescimento de pastagens, obrigando produtores a usarem ração. Além da baixa no valor pago pelo leite, aumentou o preço da saca de farelo de soja. O produto que custava 70 reais, chegou a ser pago 95 pelo produtor.
Situação dos produtores de suínos poderia ser bem pior, senão fosse exportação. O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, relata que a situação só não foi pior, porque Santa Catarina exportou muito nos últimos meses. Segundo dados da Secretaria da Agricultura, foram exportadas 111 mil toneladas do produto nos três primeiros meses do ano, com aumento 17,5 por cento no volume, e um acumulo de faturamento de quase 258 milhões. O produtor está com os preços de produção altíssimos perto do ganho por quilo produzido. O consumo no mercado interno diminuiu, e a produção independente, que geralmente fica para outros frigoríficos do mercado interno, puxou os preços pagos aos produtores para baixo.
É preciso dar solução ao problema, e uma medida é a redução do ICMS. DE LORENZI, lembra que o pedido já foi envido pelo deputado estadual ALTAIR SILVA que também é presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, ao Governador do Estado, CARLOS MOISÉS, e Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, RICARDO DE GOUVÊA, e ao Secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI. DE LORENZI, frisa que em março do ano passado, na Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram a alíquota de 12 por cento com redução de 50 por cento na base do cálculo do ICMS, fixando em seis por cento o ICMS sobre a venda de suínos, igualando o valor do imposto cobrado em Santa Catarina com o aplicado no Rio Grande do Sul.
Estelionatários que aplicam "golpe do juiz" fazem vítima em Campo Erê. Dois órgãos públicos da comarca de Campo Erê, foram alvo do golpe que estelionatários estão aplicando em todo o Estado e que utiliza a figura do juiz como "isca" para ludibriar suas vítimas. Os criminosos usam nomes falsos para se apresentar como juízes que precisam de alguém de confiança para servir de motorista por alguns dias, em incursões pelo interior do Estado. O contato inicial ocorre junto a órgãos públicos, que repassam nomes de profissionais da região.
Depois em nova ligação, direto para a pessoa indicada, o golpista alega que depositou quantia maior do que a combinada equivocadamente, e pede reembolso do valor extra. Uma pessoa indicada em Campo Erê chegou a depositar 700 reais como estorno ao estelionatário. Foi feito um boletim de ocorrência. A Câmara de Vereadores do município também foi procurada, mas a presidente da Casa entrou em contato com o fórum para saber se havia realmente um magistrado com o nome utilizado e constatou que se tratava de um golpe.
O mesmo aconteceu com a Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso. A vítima só percebe que foi enganada quando comparece à unidade judiciária para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe. O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina identificou, em setembro do ano passado, a prática de um golpe envolvendo o Poder Judiciário, o que motivou a orientação a todas as comarcas sobre a prática. Adotadas tais medidas, por muito tempo não foram constatados novos casos.
A orientação é para que as vítimas registrem boletim de ocorrência na Polícia Civil local. Além disso, sempre que possível, encaminhem as informações para o NIS- Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina através do e-mail [email protected], para que a equipe especializada possa monitorar os casos.
A Polícia Militar prende homem com mandado de prisão. Foi ontem em Renascença. A partir daí começou a receber informações anônimas de que, junto com mais quatro pessoas, estaria compondo um esquema de tráfico de droga na cidade. Os policiais iniciaram as diligências e identificaram um dos outros suspeitos. Em Buscas em sua residência localizaram 345 gramas de maconha. Ele foi preso, e junto com a droga, encaminhado para a 19ª Subdivisão de Polícia em Francisco Beltrão.
Homem sofre tentativa de homicídio em bar. A vítima de 41 anos foi alvejado por tiros em Quilombo. De acordo com a Polícia Militar ele tinha cinco perfurações pelo corpo. Conforme a PM, dois homens deram entrada no Hospital São Bernardo. O homem que levou os tiros e outro, de 24 anos, com lesões na cabeça provocadas por uma pancada feita com taco de sinuca. A vítima dos tiros contou para os policiais que houve uma briga num bar na linha Gaúcha, interior do município. Ele foi levado ao hospital por populares e conduzido ao Hospital Regional Oeste de Chapecó devido à gravidade dos ferimentos. O autor dos disparos já foi identificado, porém ainda não foi localizado.
Briga em bar termina com um morto. Um homem de 32 anos morreu depois de ser esfaqueado nas costas em Galvão. A vítima foi levada ao pronto atendimento, porém, devido a gravidade do ferimento, foi transferida ao Hospital da Fundação em São Lourenço do Oeste e depois a Pato Branco, onde faleceu. Segundo a Polícia Militar, houve uma briga dentro de um bar no Centro de Galvão, envolvendo a vítima e outros dois homens. Conforme a PM, um dos homens estava com uma faca e acabou desferindo um golpe nas costas da vítima. Ainda segundo a Polícia os envolvidos na agressão fugiram, mas já foram identificados. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias foram acionados para realizar o levantamento e colher provas.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.