-PUXADO PELA ALTA DOS PREÇOS DA GASOLINA, IPCA SOBE 0,71% EM MARÇO
-SC REDUZ 12% DA FILA DE ESPERA DE CIRURGIAS ELETIVAS EM DOIS MESES
-IPORÃ DO OESTE JÁ APLICOU MAIS DE 300 DOSES DA VACINA CONTRA A GRIPE
-AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA ESCOLAR TERÁ PRESENÇA DO PROMOTOR DE JUSTIÇA
-MOMENTO EDUCARE PROPORCIONA ATIVIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM TUNÁPOLIS
-PREFEITO DIVULGA FLAGRANTE DE IRREGULARIDADE COM MÁQUINA TERCEIRIZADA
-MULHER PERDE 14 MIL REAIS EM GOLPE APLICADO EM TUNÁPOLIS
-CARRO E OBJETOS FURTADOS EM IPORÃ DO OESTE SÃO RECUPERADOS EM RIQUEZA
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula três centavos.
Uma mulher morreu na China de gripe aviária H3N8, um vírus que circula desde 2002, mas que até agora não havia causado vítimas humanas. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde. O vírus H3N8, que apareceu pela primeira vez na América do Norte, era considerado até agora como suscetível de ser transmitido para cavalos, cães e leões marinhos. O vírus foi detectado em humanos na China em duas ocasiões, em abril e maio de 2022, mas sem causar mortes. De acordo com a organização, os dados disponíveis mostram que o vírus não é transmitido entre humanos e que, portanto, "o risco de sua propagação em nível nacional, regional e mundial é considerado baixo".
O Congresso do Chile aprovou, nesta terça-feira, uma lei que reduz a jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais. A nova normativa será implementada gradualmente nos próximos cinco anos. No prazo de um ano, a jornada será de 44 horas, diminuirá para 42 no terceiro ano de aplicação e para 40 horas após cinco anos. Assim, o Chile torna-se, ao lado do Equador, o segundo país da América Latina com uma carga de trabalho de 40 horas semanais, em comparação com as 48 que, por exemplo, estão em vigor em Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, segundo a ONU. Por sua vez, a carga horária no Brasil é de 44 horas semanais.
A economia brasileira deverá crescer zero vírgula nove por cento em 2023, novamente abaixo da média mundial e da média dos países da América Latina e Caribe, segundo projeções divulgadas nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional, em Washington. O fundo projeta que a economia mundial deverá avançar dois vírgula oito por cento neste ano e que a região da América Latina e Caribe terá crescimento de um vírgula seis por cento. Considerando-se apenas os países da América do Sul, a média esperada é de um por cento. No grupo de países que inclui mercados emergentes e economias em desenvolvimento, do qual o Brasil também faz parte, a média de crescimento deverá ser de três virgula nove por cento neste ano e quatro vírgula dois em 2024.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta quarta-feira uma operação contra supostas fraudes praticadas por criminosos usando títulos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Segundo a corporação, 77 policiais cumprem 20 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Há, ainda, autorização judicial para o bloqueio de quase 21 milhões e 300 mil reais, valor estimado dos prejuízos causados à União com as fraudes. Ao todo, 20 faculdades supostamente beneficiadas pelas fraudes são alvo da operação; a lista não foi divulgada. A CGU diz que os valores já apurados pagariam integralmente a formação superior de pelo menos 50 alunos em cursos de cinco anos.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, FLÁVIO DINO, assinou, na terça-feira, o edital de 150 milhões de reais para que estados e municípios ampliem rondas policiais no entorno de escolas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. O resultado deve sair em maio. O objetivo é disponibilizar o dinheiro por meio do edital e dar a oportunidade para que os governos municipais e estaduais apresentem as propostas para serem analisadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os recursos devem vir do Fundo Nacional de Segurança Pública. O secretário Nacional de Segurança Pública, TADEU ALENCAR, afirmou que se trata de um edital de uma medida de caráter tanto emergencial quanto estrutural para enfrentamento de atos criminosos que ocorrem no ambiente escolar.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, indicador considerado a inflação oficial do país, subiu zero vírgula 71 por cento em março, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de quatro vírgula 65 por cento na janela de 12 meses. É o menor valor para 12 meses desde janeiro de 2021. O grande destaque foi aumento da gasolina, que subiu oito vírgula 33 por cento no mês. Ainda assim, o IPCA veio abaixo das expectativas de mercado, que eram de zero vírgula 77 por cento para março. O resultado do IPCA vem na sequência de um avanço de zero vírgula 84 por cento em fevereiro.
Representantes da indústria leiteira de Santa Catarina participaram de uma reunião com o governo do Estado, na tarde desta terça-feira, para reivindicar a redução da carga tributária do setor, visando igualá-la à praticada nos demais estados da região Sul. O encontro foi organizado pela Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa. De acordo com o presidente do Sindileite, SELVINO GIESEL, nos últimos anos, a cadeia produtiva do leite no estado enfrenta problemas de competitividade com os estados vizinhos. O setor também defendeu a redução da carga tributária da indústria leiteira, que, além de beneficiar o setor, tornará os produtos mais baratos ao consumidor final, o que resultaria em um acesso maior da população mais carente a produtos lácteos.
Santa Catarina tem mais de seis mil vagas de emprego abertas pelo Sistema Nacional de Emprego, segundo levantamento do governo do Estado nesta segunda-feira. As ofertas estão disponíveis em várias cidades catarinenses e exigem pré-requisito diversos, desde nível fundamental a ensino superior. Das seis mil 388 oportunidades, 332 são para pessoas com deficiência. As unidades do Sine com maior número de vagas são Tubarão, com mil e 47 posições abertas e São Miguel do Oeste, com 622. Para se candidatar, os interessados devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine. Para realizar o cadastro pessoalmente, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas pelo aplicativo do Governo Federal Sine Fácil.
Em dois meses, Santa Catarina conseguiu reduzir em 12 por cento a fila de espera por cirurgias eletivas. Até o dia cinco de abril, 22 mil 538 procedimentos foram realizados no Estado. A maior parte está concentrada no Norte do Estado, onde cinco mil 298 cirurgias foram realizadas. Em seguida vêm a Grande Florianópolis com três mil 866, e Vale do Itajaí, com três mil 290. Segundo a Secretaria de Saúde, o destaque está nos procedimentos oncológicos. Isto porque quando o programa foi lançado, duas mil 738 pessoas com câncer estavam na fila, número que reduziu para mil 304, uma queda de 52 por cento. Em fevereiro, o governo divulgou um investimento de 235 milhões de reais para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas no estado.
Professores realizam manifesto com ampla pauta de reivindicações ao governo estadual. Conforme a professora e integrante do SINTE regional, MARA EIDT, a mobilização ocorre nesta quarta-feira. O evento será na parte da tarde, na cidade de São José, na Grande Florianópolis. Segundo ela, vários ônibus foram lotados para o litoral, mostrando união da classe em busca de seus direitos. Menciona ainda que as escolas que não enviaram representantes vão se reunir nos educandários para acompanhar o debate da pauta de reivindicações. A representante do SINTE destaca o tema relacionado ao IPREV, Instituto de Previdência de Santa Catarina, que estabelece que os aposentados voltem a contribuir com o sistema previdenciário.
MARA EIDT assegura que essa cobrança é indevida, pois as novas regras de aposentadoria compensam a falta de recursos para o pagamento dos profissionais que não estão mais em sala de aula. Ela informa que ocorreu uma petição pública, sendo a única forma de reverter a decisão do governo estadual. A professora também relata a insatisfação com o modelo de reajuste, que acaba sendo injusto com os profissionais que estão há mais tempo nas escolas. Ela cita como exemplo o reajuste de 14,93 por cento estabelecido para este ano. Porém, esse aumento é concedido apenas para professores iniciantes. A legislação estabelece que nenhum professor pode ganhar menos que o piso nacional, atualmente pouco acima de quatro mil reais. Em Santa Catarina ainda existe a complementação para garantir o mínimo de cinco mil reais.
A Integrante do SINTE, MARA EIDT reforça que o reajuste não contempla quem está acima deste valor. Os professores podem ficar até 15 anos sem qualquer progressão salarial. Neste caso, professores com mais de 20 anos de carreira não recebem qualquer valorização. Para a representante do SINTE, o modelo incentiva a presença na faculdade de licenciatura, mas não foi pensado nos professores que estão a longa data dentro das escolas. MARA EIDT questiona ainda a falta de concursos públicos. O último ocorreu em 2017 e neste período poucos foram efetivados. ACTs já superam 60 por cento dos profissionais da educação na rede estadual de ensino. Outro problema é a efetivação de apenas dez horas semanais, reduzindo os direitos.
As pautas da Assembleia na tarde desta quarta-feira visam definir ações antes do encontro com o governador. MARA EIDT relata ainda que os professores reivindicam atualização do vale alimentação, que está há 12 anos sem reajuste. O pedido é para que o valor atual de 12 reais seja pelo menos o dobro. A integrante do SINTE manifesta preocupação com o ajuste fiscal que impede qualquer reajuste na folha de pagamento. MARA EIDT avalia que os professores precisam se manifestar para não ficarem no esquecimento.
Prefeito de São João do Oeste divulga flagrante de irregularidade com máquina terceirizada. GENÉSIO ANTON relatou que recebeu denúncia de um morador e foi conferir a situação. Segundo ele, o flagrante ocorreu ao meio dia desta segunda-feira, na comunidade de Ervalzinho, no interior do município. O morador informou que uma máquina que realizava a manutenção de estradas estava funcionando no horário do meio dia, porém, estacionada, sem trabalhar, apenas com o motor ligado e com isso poderia somar horas de serviço. ANTON diz que deixou de almoçar para constatar a situação e defender ações corretas na prestação de serviços com recursos públicos. Ele chegou ao local indicado e flagrou o operador de um rolo compactador, estacionado, porém, com o motor ligado.
Conforme o Prefeito, a máquina é de uma empresa terceirizada, contratada por licitação para prestar serviços ao município. Ele gravou um vídeo do flagrante e divulgou em suas redes sociais, afirmando que iria registrar um boletim de ocorrência na delegacia. Após conversar com a assessoria jurídica e secretários, GENÉSIO ANTON decidiu notificar a empresa e abrir processo disciplinar administrativo para evitar que o município tenha prejuízo. Ele afirma que a Prefeitura não pode ser roubada e se diz surpreso com as diversas denúncias que estão surgindo, incluindo situação semelhante com máquinas do município. ANTON destaca que é preciso ter o máximo de atenção para garantir a prestação de serviço de forma correta e honesta.
GENÉSIO ANTON lembra que foi implantado um sistema de rastreamento dos veículos da Prefeitura de São João do Oeste. A medida visa o monitoramento da velocidade para identificar motoristas responsáveis por multas, além de evitar desvio de rotas com uso de carros do município. O Prefeito afirma que a medida reduziu de maneira significativa o consumo de combustível e a necessidade de manutenções da frota de veículos. Além de gerar economia, o sistema proporciona estatísticas para novas medidas em busca de melhor uso do dinheiro público. ANTON reitera que é preciso combater a corrupção, o desperdício e o desleixo dos servidores em suas atividades profissionais.
Dois dias após o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a sala de vacinas de Iporã do Oeste não possui mais doses disponíveis para aplicação. De acordo com a técnica em enfermagem, KARIN BLATT, todas as 330 doses que haviam sido recebidas nessa primeira etapa já foram aplicadas. Conforme ela, a previsão é de que seja recebida uma nova remessa com 320 vacinas na próxima sexta ou segunda-feira, para que possa ser dada continuidade na imunização do público prioritário. KARIN ressalta que o município possui três mil e 800 pessoas para serem vacinadas e que as doses são entregues de forma gradativa pelo Ministério da Saúde. Conforme ela, a meta é atingida todos os anos no município, inclusive com aplicação das doses extras para a população em geral, além dos grupos prioritários. A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio.
A Secretaria de Educação e Esportes de Tunápolis realiza o Projeto intitulado “Momento Educare”, no segundo sábado de cada mês. Conforme a secretária de educação, NAÍSSA SCHAURICH, o projeto surgiu no ano passado com o objetivo de divulgar os espaços que fazem parte da Secretaria, a exemplo da biblioteca pública municipal. Ela pontua que foram pensadas estratégias para dinamizar as atividades e atrair a população para conhecer os espaços, servindo também como um momento de convívio entre toda a comunidade. NAÍSSA salienta que além dos alunos, as famílias também são convidadas para participar das atividades especiais desenvolvidas no município.
Além das atividades na biblioteca pública municipal, a secretária de educação de Tunápolis destaca que o “Momento Educare” dispõe de inúmeros jogos pedagógicos, brinquedos e outras atividades. NAÍSSA SCHAURICH salienta que em edições anteriores também já teve contação de histórias, jogos temáticos nas ruas e outras atividades dinâmicas, atendendo a temática do “Momento Educare” de cada mês. A secretária de educação lembra que neste mês as escolas também estão trabalhando ações pedagógicas especiais voltadas ao aniversário de emancipação de Tunápolis, que será comemorado no dia 26 de abril.
Vai acontecer na noite desta quarta-feira, uma Audiência Pública para debater a segurança nas escolas de Iporã do Oeste. O encontro foi convocado pela administração municipal e vai ser realizado no salão paroquial, a partir das 19h. Conforme a Secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE, todas as famílias estão convidadas para participar da Audiência que terá a presença do promotor de Justiça da Comarca de Mondaí, RAFAEL DUTRA SILVEIRA MARTINS, além de outras autoridades e representantes das forças de segurança. A Secretária salienta que o objetivo é de ouvir os pais e toda a comunidade escolar para definir as ações que serão adotadas e descartar as ideias que não são vistas como adequadas.
NEUSA BEILKE destaca que na manhã de ontem também ocorreu uma reunião entre os Secretários de Educação de todo o Estado, através da Federação Catarinense de Municípios. Conforme ela, os participantes foram unânimes de que é preciso estabelecer um plano de segurança para as escolas não só para prevenir ataques violentos, mas para que haja uma resposta rápida no caso de acontecerem outros tipos de sinistros. A Secretária de Educação de Iporã do Oeste observa que neste momento é necessário muito mais orientação do que a presença de forças armadas nas escolas. Na visão dela, é preciso refletir para onde a sociedade atual está caminhando, já que as escolas não devem se transformar em um local fechado, mas serem um espaço de educação para a liberdade.
Outra preocupação apontada pela Secretária é com a necessidade dos adultos transmitirem tranquilidade para as crianças e darem atenção para elas. NEUSA BEILKE salienta que os pais precisam acompanhar a rotina dos filhos e orientar na formação deles para a vida. Um dos agravantes apontados também é a imersão cada vez maior ao mundo virtual, o que muitas vezes leva os pais a perderem o controle e não saberem o que os filhos estão fazendo. Além disso, o mundo virtual também pode levar a diversos quadros de adoecimento. NEUSA BEILKE considera fundamental que haja muito diálogo nas famílias para que as crianças cresçam com as orientações adequadas.
Um condutor perdeu o controle do veículo, saiu da pista e caiu de uma ponte no interior de Itapiranga. O acidente foi registrado por volta das 14h30 desta terça-feira, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência na Linha Cotovelo, no interior do município. Foi uma saída de pista de um veículo Onix, com placas Mercosul, com queda de ponte de uma altura de aproximadamente quatro metros. O condutor, de 42 anos, já estava fora do carro quando os socorristas chegaram no local. Ele sofreu um corte de aproximadamente quatro centímetros na região do supercílio esquerdo e apresentava hematoma no crânio e no braço esquerdo. Os bombeiros fizeram a limpeza dos ferimentos e depois conduziram o homem para atendimento no Hospital.
Um jovem ficou ferido em um acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira, na Avenida Martin Piaseski, no centro de Descanso. Foi uma colisão lateral envolvendo um carro Golf e uma moto Bros. Com o impacto, o motociclista sofreu diversos ferimentos com fratura exposta na perna direita. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste prestou atendimento e conduziu o homem para o Hospital Regional. A condutora do carro não se feriu e permaneceu no local durante os procedimentos feitos pelas guarnições da Polícia Militar de Descanso e de Santa Helena.
A Polícia Civil prendeu uma mulher, de 22 anos, pela prática do crime de extorsão. A prisão ocorreu nesta terça-feira, no centro de São Miguel do Oeste. Além da prisão temporária, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência da investigada. Conforme a investigação, a mulher conheceu um empresário de Maravilha em uma danceteria na cidade de Cascavel em novembro de 2022 e se apresentou para ele como uma garota de programa. Após conversas e troca de contatos, ela passou a solicitar envios de dinheiro, o que foi realizado pelo homem, inicialmente de forma voluntária. Entretanto, após o segundo pedido, o homem negou os “pagamentos” e com isso começou a ser ameaçado pela autora, que o constrangeu várias vezes afirmando que iria expor a situação nas redes sociais e que contaria para família dele.
Iniciado no ano de 2022, o crime ocorreu por diversas vezes ao longo dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano. Ao todo, a mulher constrangeu a vítima a lhe enviar dinheiro ao menos oito vezes, caracterizando vantagem econômica indevida no montante de aproximadamente dez mil reais. O valor em espécie foi encontrado na residência da mulher e foram apreendidos com o intuito de garantir reparação do dano patrimonial causado por ela. A investigada já possui registros pela prática de estelionatos na região e permanecerá presa temporariamente, ao menos até o final da investigação criminal, quando poderá ter sua prisão convertida em preventiva. Após a prisão, realização de interrogatório e confissão do delito, a mulher foi encaminhada à unidade prisional de São Miguel do Oeste.
Uma mulher foi vítima de um golpe, em Tunápolis. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar do município, por volta das 10h30 desta terça-feira. Aos policiais, a vítima relatou que recebeu uma mensagem dizendo que ela havia ganhado um carro zero quilômetro e que deveria entrar em contato com um número de telefone. Após fazer contato com o número informado, foram solicitadas algumas informações e ainda que a "premiada" se deslocasse até a lotérica, onde a vítima recebeu uma nova ligação e passou o telefone para a atendente, que conversou direto com o golpista. Para a atendente, o autor do estelionato disse que era dono de uma fazenda e que o valor que estava sendo pago era a respeito do salário dos funcionários e de um trator.
Com isso, a atendente da lotérica, através de um código e do CPF repassado pelo golpista, gerou e pagou sete boletos em favor de duas contas do Mercado Pago, totalizando a quantia de 14 mil reais. Após essas transações, a atendente solicitou o dinheiro da quitação dos boletos para a vítima, momento em que perceberam que era um golpe. A vítima disse que achava que o dinheiro estava sendo transferido para a sua própria conta, enquanto a atendente da lotérica disse que imaginava estar pagando os boletos e que a vítima lhe entregaria o valor das transações realizadas. Não foi possível fazer o estorno e a PM foi chamada para fazer o boletim de ocorrência.
Um carro e alguns objetos furtados em Iporã do Oeste foram recuperados pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h, no interior do município de Riqueza. A guarnição foi informada sobre o furto de um carro Fiat Fiorino ocorrido em Iporã do Oeste e sobre o possível autor, que seria morador de Riqueza. Após conferir no sistema de videomonitoramento, os policiais identificaram que o carro havia passado na SC-283, na ponte sobre o Rio Antas, em direção à Riqueza, pouco depois da meia noite. Com isso, os policiais foram até a casa do suspeito, no interior de Riqueza, onde o veículo foi encontrado. No gramado, ao lado do carro, também foi encontrada uma máquina serra fita de carnes. Questionado pelos policiais, o homem disse que os objetos eram de uma pessoa próxima e revelou ainda que haviam mais itens escondidos embaixo da cama.
Dentro da casa, os policiais encontraram algumas facas, talha de corrente para pendurar animais, maçarico, serra manual, lima de afiação, ganchos de açougue e uma balança de varão escondidos embaixo da cama. Todos os objetos foram colocados dentro do carro furtado, que foi removido ao pátio conveniado. Os policiais deram voz de prisão ao homem, que precisou ser algemado por estar inquieto e por não colaborar com a guarnição. Depois que ele se acalmou, os policiais retiraram as algemas e fizeram a condução do suspeito até a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste para os procedimentos cabíveis.