-CÂMARA APROVA ANISTIA A ESTADOS E MUNICÍPIOS QUE NÃO INVESTIRAM MÍNIMO EM EDUCAÇÃO
-NOVO PROJETO COM REDUÇÃO DE ICMS PARA O LEITE É ENVIADO À ASSEMBLEIA
-IPORÃ DO OESTE FARÁ SEMINÁRIO MUNICIPAL DO PROGRAMA MAIS SOLO E ÁGUA
-CABO EXPLICA FUNÇÕES DA SEÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS DOS BOMBEIROS
-APP DA ESCOLA HELGA FOLLMANN DE TUNÁPOLIS ELEGE NOVA DIRETORIA
-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE PASSA DE 500 EM MONDAÍ
-JOVEM É DETIDO APÓS ABAIXAR AS CALÇAS DENTRO DA UNIVERSIDADE
-POLÍCIA CIVIL REALIZA FISCALIZAÇÕES E ABORDAGENS NA DIVISA COM O RS
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 62 centavos. O euro está valendo cinco reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O Reino Unido está tentando verificar as informações de que a Rússia teria usado armamento químico na cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia. A ministra das Relações Exteriores britânica, LIZ TRUSS afirmou nesta segunda-feira que as forças russas poderiam ter usado agentes químicos em um ataque contra a população de Mariupol.Uma deputada ucraniana disse que a Rússia usou uma "substância desconhecida" em Mariupol e que a população apresentava problemas respiratórios. Ela disse que o mais provável é que tenham sido armas químicas.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, fez nesta segunda-feira um novo apelo por mais ajuda militar, num momento em que Kiev se prepara para as que prometem ser as maiores batalhas da guerra com os russos, no Leste do país. Em discurso virtual a parlamentares da Coreia do Sul, ZELENSKY pediu equipamentos militares, pressionando Seul a se comprometer a entregar mais do que a assistência humanitária e auxílio não letal que forneceu até o momento.A Ucrânia vem intensificando apelos por equipamentos militares pesados para enfrentar tanques e ataques com artilharia que deverão acontecer na região de Donbas, no leste do país.
O Chile anunciou nesta segunda-feira um plano inédito para racionar água para a capital Santiago, uma cidade de quase 6 milhões de habitantes. O país registra secas há 13 anos consecutivos. Segundo o jornal "La Tercera", o ano de 2021 foi o quarto mais seco em toda a história do país, superado pelos anos de 1968, 1998 e 2019. O plano apresenta um sistema de alerta de quatro níveis, que vai do verde ao vermelho e começa com anúncios do serviço público, segue para a restrição de pressão no fornecimento de água, e acaba com cortes rotativos de água de até 24 horas para cerca de um milhão e 700 mil consumidores.
As Forças Armadas brasileiras autorizaram processos de compra de 35 mil 320 unidades de Citrato de sildenafila, conhecido como Viagra. O medicamento é indicado para o tratamento de homens com disfunção erétil. Dados do Portal da Transparência e do Painel de Preços do governo federal mostram oito pregões homologados entre 2020 e 2021, e ainda em vigor neste ano. A maior parte das aquisições é direcionada à Marinha, com 28 mil 320 unidades do medicamento. No caso do Exército, foram cinco mil comprimidos e da Aeronáutica, foram duas mil. Em nota, a Aeronáutica informou que o medicamento é usado para hipertensão arterial pulmonar e em pacientes com esclerose sistêmica, para melhor controle em pessoas acometidas pela grave doença.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, em primeiro turno, uma proposta de emenda à Constituição que livra de punição os estados e municípios que não cumpriram, em 2020 e 2021, o artigo da Constituição que estabelece um valor mínimo de investimentos em educação. Segundo a norma, os entes federados devem aplicar, anualmente, pelo menos 25 por cento da arrecadação com impostos em ações voltadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. A anistia foi sugerida em decorrência do estado de calamidade pública provocado pela pandemia da Covid-19. Segundo a PEC, por conta dos efeitos da crise sanitária, “os estados, o Distrito Federal, os municípios e os agentes públicos desses entes federados não poderão ser responsabilizados administrativa, civil ou criminalmente pelo descumprimento” do investimento mínimo em educação.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, em votação simbólica, um requerimento de urgência para a análise do projeto de lei que permite a micro, pequenos e médios empresários solicitar empréstimos ao Pronamp, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte até o fim de 2024. Com o requerimento de urgência, a proposta vai tramitar de maneira mais acelerada na Câmara, sem a necessidade de ser analisada por comissões, podendo ser discutida diretamente no plenário da casa. Para se tornar permanente, o governo precisa colocar recursos ordinários no Fundo de Garantia de Operações. Até o momento, o programa usou 62 bilhões de reais desse fundo.
Neste domingo, o IBGE realizou provas em todo o território nacional para os cargos de recenseadores e agentes censitários. A procura, no entanto, foi abaixo do esperado. O caso mais crítico é para os cargos de recenseadores. Em Santa Catarina, a Fundação Getúlio Vargas indicou o total de duas seleções que totalizaram 10 mil 281 candidatos com inscrição homologada para sete 663 vagas. A seleção para recenseador, teve no Estado cinco mil 899 inscrições confirmadas para as seis mil 761 vagas disponíveis, uma proporção de menos de um candidato por vaga. Os cargos de agente censitário supervisor e agente censitário municipal tiveram maior procura: quatro mil 382 candidatos para as 902 vagas. O IBGE deve fazer uma nova seleção em maio.
Pelo segundo mês consecutivo, a produção industrial de Santa Catarina fechou com resultado positivo em fevereiro, com alta de um vírgula um por cento frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em janeiro deste ano, nessa mesma base, cresceu um vírgula sete por cento, apurou o IBGE. Mas nas demais comparações o resultado foi negativo: frente a fevereiro de 2021, o setor teve queda de seis vírgula seis por cento e no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2021, teve queda de oito por cento. As maiores altas ocorreram nos setores de veículos e reboques e na metalurgia, ambos com crescimento de 36 vírgula quatro por cento.
O governo de Santa Catarina encaminhou no fim da tarde desta segunda-feira a nova versão do projeto de lei para reduzir ICMS de leite longa vida, trigo e alimentos. Também propõe manter a alíquota maior, de 25 por cento para bebidas quentes em restaurantes fora do Simples. Para o leite, a proposta é voltar a alíquota anterior, de sete por cento após uma alta para 17 que teve como objetivo atender um pleito do setor produtivo. Como aumentou o preço do produto ao consumidor, a opção do governador CARLOS MOISÉS foi retroceder na decisão. Para a farinha de trigo será concedida a continuidade de benefício para um produto específico, até dezembro de 2023. Trata-se de uma farinha com ingredientes que é vendida apenas fora do Estado.
-IPORÃ DO OESTE FARÁ SEMINÁRIO MUNICIPAL DO PROGRAMA MAIS SOLO E ÁGUA
-CABO EXPLICA FUNÇÕES DA SEÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS DOS BOMBEIROS
-APP DA ESCOLA HELGA FOLLMANN DE TUNÁPOLIS ELEGE NOVA DIRETORIA
-CHUVAS DIFICULTAM MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS NO INTERIOR
-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE PASSA DE 500 EM MONDAÍ
A regional de Saúde de São Miguel do Oeste já iniciou a campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo. A afirmação é da responsável pela imunização no Extremo Oeste, DILA POSSATI. De acordo com ela, a ação está na vigésima quarta edição e iniciou na última semana seguindo até o dia três de junho. Conforme ela, nesse ano a vacinação da gripe será em duas etapas, sendo a primeira até 30 de abril e a outra entre dois de maio a três de junho. Segundo DILA, também está ocorrendo a vacina do sarampo para trabalhadores da saúde e crianças com seis meses e menores de cinco anos de idade.
Nesse primeiro momento a vacinação contra a gripe está ocorrendo para pessoas com 60 anos ou mais e para trabalhadores da Saúde. O lembrete é da responsável pela imunização no Extremo Oeste, DILA POSSATI. Já na segunda etapa, a imunização vai ocorrer para os demais grupos prioritários, como por exemplo, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, professores, idosos, pessoas com comorbidades ou deficiência, pessoas que trabalham com transportes, forças armadas, de segurança e salvamento, presos e adolescentes e jovens que estão em situação de privação de liberdade.
Todos os municípios pertencentes à regional de Saúde de São Miguel do Oeste já receberam as vacinas da gripe e sarampo e estão imunizando os moradores. A garantia é da responsável pela imunização no Extremo Oeste, DILA POSSATI. Ela explicou que cada secretaria de Saúde tem a liberdade de organizar de forma independente sua estratégia de imunização. Ela frisou que é fundamental que as pessoas busquem pela vacina, pois todos os anos a cepa da gripe muda e a validade e eficácia da vacina também vai diminuindo, por isso é fundamental que todos os grupos beneficiados tenham acesso ao medicamento ofertado pelo governo federal.
A vacina da gripe é trivalente e atua contra três tipos de vírus, sendo o H1N1, H3N2 e o vírus sazonal que é o mais comum. O comentário é da responsável pela imunização no Extremo Oeste, DILA POSSATI. Já em relação a vacina contra o sarampo, ela disse que haverá o dia D de vacinação no próximo dia 30 de abril, sendo um sábado. Questionada sobre a meta de imunização na região, a profissional pontuou que é esperada uma cobertura vacinal de 95 por cento em relação ao sarampo, sendo ao todo, 14 mil, 573 aplicações. DILA POSSATI lembrou que desse número, três mil 604 são profissionais da área da Saúde e as demais crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade.
Associação de Pais e Professores Helga Follmann de Tunápolis elege nova diretoria. De acordo com o então presidente, ADRIANO GASSEN, a Associação de Pais e Professores (APP) tem o objetivo de harmonizar relações entre pais, professores, alunos e diretores da escola, bem como de trabalhar na captação de recursos para investimentos e manutenção das atividades. GASSEN destaca que a assembléia de prestação de contas e eleição da nova diretoria foi realizada na noite desta segunda-feira. A assembleia elegeu SIMONE DILL como nova presidente, que terá como vice-presidente, EDISON BIEGER. O cargo de tesoureira será ocupado por NATIELI SCHAURICH e o vice-tesoureiro eleito foi IVAN RAUCH. A secretária eleita foi MARTA PAULI, que terá como vice-secretária, LUCIANE BOTA. Os eleitos estarão à frente da Associação de Pais e Professores Helga Follmann de Tunápolis por dois anos.
Chuvas dificultam manutenção das estradas no interior de Descanso. A avaliação é do Secretário do Departamento de Transportes e Obras do município, ORACILDO COMIN. De acordo com ele, por vários meses as máquinas e operadores tiveram dificuldades para trabalhar em meio à estiagem, devido à falta de umidade no solo, que não proporcionava o resultado esperado na manutenção das estradas. COMIN observa que agora as chuvas em grande volume e em curto espaço de tempo, danificaram a malha viária e também estão dificultando os trabalhos do setor. Ele observa que foram registrados vários pontos onde a tubulação ficou obstruída por lama, pedras e galhos e em diversos pontos as estradas foram danificadas pelas fortes enxurradas.
ORACILDO COMIN destaca que nos próximos dias, o Departamento de Transportes e Obras de Descanso vai iniciar a recuperação emergencial dos trechos que foram mais danificados pelas intempéries climáticas, para deixá-los com as mínimas condições de trafegabilidade. Ele avalia que os pontos mais críticos são o morro da Linha Pratinha e as comunidades de Campinas, Linha Pântano, Linha Gaúcha e Linha Santo Expedito. Essas localidades receberão patrolamento e cascalhamento. O Secretário de Transportes e Obras pede para que os agricultores colaborem, efetuando a roçada às margens das estradas, para facilitar o trabalho das máquinas na abertura das sarjetas e para melhorar as condições de visibilidade de todos que se utilizam das estradas rurais do município de Descanso.
Tunápolis define quarta turma do Programa Jovem Vereador. Na noite de ontem ocorreu a Sessão Solene de diplomação e posse dos Jovens Vereadores escolhidos pela escola padre Balduíno Rambo. A escolha ocorreu entre os alunos do ensino médio do segundo e do terceiro ano. Os eleitos que tomaram posse são: BEATRIZ KRAWCZAK, CESAR HAMMES, DAIANA DE ARAÚJO, DÉBORA DETERS, GUILHERME ALBRING, JAÍNE GROTH, JÉSSICA ANSCHAU, KELLY HARTMANN e MARIA SANTANA. Conforme a presidente do Legislativo, ELISABETH SCHERER, o programa tem como objetivos despertar nos estudantes o senso crítico, entendimento sobre os direitos e deveres de cidadania e a responsabilidade para com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade.
Conforme a presidente da Câmara de Tunápolis, o Programa Jovem Vereador comemora a expressiva participação feminina em projeto que visa contribuir na formação de lideranças e na solução dos problemas da comunidade. Ela chama atenção para a importância dos jovens participarem da discussão e reflexão sobre os problemas de Tunápolis e buscar soluções. Os Jovens receberam diploma da Câmara, e após, proferiram compromisso conforme estabelecido no Regimento Interno. Também ocorreu a eleição da mesa diretora que definiu como presidente o aluno GUILHERME ALBRING.
Os Jovens Vereadores poderão apresentar preposições e demais ações durante o ano de 2022. Estas sugestões serão apresentadas em Sessões Ordinárias dos Jovens Vereadores. A presidente da Câmara salienta que os vereadores estão empenhados em orientações, sendo que os jovens possuem padrinhos para acompanhamento dos trabalhos. ELISABETH SCHERER lembra que a lei que proíbe fumar em locais públicos de Tunápolis surgiu de uma sugestão do Programa Jovens Vereadores. Ela aguarda contribuições ao trabalho do legislativo durante este ano.
A Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí atualizou os dados da dengue no município. Conforme informações divulgadas na manhã desta terça-feira, ao todo já são 572 casos confirmados da doença. Além disso, outros 199 casos são considerados suspeitos e 71 foram descartados. O Secretário de Saúde do município, GUINTER OTTO DREHER, observa que o número de infectados está sendo divulgado de forma mais rápida, devido à aplicação do teste rápido, que foi adquirido pelo município para a detecção da doença. O teste rápido aponta se o paciente está ou não com dengue em menos de dez minutos após a coleta da amostra de sangue. Já com relação ao coronavírus, o município de Mondaí não registrou nenhum caso novo nos últimos dias e atualmente não há nenhuma pessoa contaminada pela Covid-19, segundo o último Boletim Epidemiológico.
A Seção de segurança contra incêndios do Corpo de Bombeiros tem o objetivo de verificar e aprovar os projetos elaborados pelos arquitetos ou engenheiros, para que as edificações possam ser construídas. De acordo com o cabo, BERTILO BOURSCHEIDT, do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, após o término da construção, é feita a vistoria final, com emissão da autorização de habite-se, caso tudo esteja de acordo com as exigências. Ele observa que em alguns tipos de edificações e ramos de atividades, a vistoria de funcionamento precisa ser refeita todos os anos. Explica que as principais normas exigidas pelos Bombeiros têm o objetivo de prevenir os incêndios e garantir que as pessoas possam sair em segurança das edificações, caso haja alguma ocorrência.
Atualmente, qualquer construção, tanto de baixa ou alta complexidade, precisa de vistoria e aprovação do Corpo de Bombeiros. Conforme o cabo, BERTILO BOURSCHEIDT, o Corpo de Bombeiros previa a centralização das atividades de análises da seção de segurança contra incêndios no quartel de São Miguel do Oeste, mas devido à falta de pessoas aptas para esse trabalho e a grande demanda na região, isso ainda não se concretizou. De acordo com ele, a mudança deverá ocorrer apenas após a revisão da Instrução Normativa número 01, que deve dispensar vistorias em áreas de baixa complexidade.
BOURSCHEIDT explica que as áreas de baixa complexidade são aquelas com menos de 750 metros quadrados, que usam menos de 90 quilos de gás GLP e que têm altura menor do que quatro pavimentos. O cabo do Corpo de Bombeiros destaca que os profissionais do quartel de Iporã do Oeste atualmente realizam as vistorias de habite-se e de funcionamento no próprio município e também em Tunápolis e Santa Helena. Desde janeiro, as solicitações dos municípios de Mondaí e Riqueza passaram a ser atendidas pelo quartel dos Bombeiros de Mondaí. As solicitações podem ser feitas diretamente nos quarteis e pelos canais oficiais de atendimento à população.
Iporã do Oeste fará seminário municipal do Programa Mais Solo e Água. Objetivo é de capacitar e auxiliar as famílias na elaboração e encaminhamento de Projetos de acesso a recursos do Governo do Estado para a captação, armazenagem, tratamento e distribuição de água nas propriedades. A realização do seminário será no dia 18 de abril, às 14 horas, no Centro Público de Convivência dos Idosos e também visa esclarecer os critérios de enquadramento no programa e as possibilidades de investimentos. De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri, ALISSON LUEDKE, o município de Iporã do Oeste possui uma grande demanda, porém, os recursos do Governo do Estado são limitados.
O extensionista rural destaca que por isso, em conjunto com o Conselho Municipal de Agricultora, foram definidos critérios de quais projetos terão prioridade e qual a documentação necessária para o encaminhamento, bem como as formas de prestação de contas após a liberação e aplicação dos recursos pelos beneficiados. Na oportunidade, os interessados também vão preencher uma ficha cadastral para facilitar o trabalho de organização da documentação e envio dos Projetos. O publico que vai participar do evento são os agricultores familiares com enquadramento no Pronaf. ALISSON LUEDKE lembra que para participar do seminário não é necessário fazer inscrição prévia, mas é bom que os agricultores já tenham uma ideia do montante que pretendem investir na propriedade.
ALISSON LUEDKE observa que os Projetos de água para sistemas produtivos prevêem maior valor financeiro do que para os de consumo humano. Ele informa que o seminário não garante que o agricultor será beneficiado, mas proporciona um panorama dos investimentos que precisam ser feitos pelo Governo do Estado no município e permite que os agricultores fiquem por dentro das novas regras do Programa Mais Solo e Água da Secretaria de Estado da Agricultura. Em relação ao Programa Reconstrói SC, que libera até dez mil reais, o extensionista da Epagri, ALISSON LUEDKE, destaca que o município de Iporã do Oeste teve 167 Projetos aprovados e até o momento cerca de 80 famílias já receberam os recursos. No momento, o programa não está recebendo novos pedidos.
Os projetos enviados que ainda não foram aprovados, estão em análise na Secretaria de Estado da Agricultura e a previsão é de que nos próximos dias haja uma resposta, visto que quase todas as semanas o Escritório da Epagri tem recebido contratos para assinatura e liberação de recursos pelo Programa Reconstrói SC. LUEDKE informa ainda que o atendimento no Escritório Municipal da Epagri de Iporã do Oeste segue de forma normal, apesar do afastamento de dois profissionais que foram acometidos pela dengue. A demanda no momento são os esclarecimentos e a preparação do seminário do Programa Mais Solo e Água do Governo do Estado. Após o seminário, os trabalhos estarão voltados para a elaboração e encaminhamento dos Projetos, que deve durar cerca de três meses. Ao longo do ano também devem ser normalizados os serviços de campo e novas capacitações aos agricultores do município.
-JOVEM É DETIDO APÓS ABAIXAR AS CALÇAS DENTRO DA UNIVERSIDADE
-POLÍCIA CIVIL REALIZA FISCALIZAÇÕES E ABORDAGENS NA DIVISA COM O RS
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que a detonação prevista para acontecer nesta terça-feira foi transferida para amanhã. Segundo informado pelo DNIT, a interdição total da rodovia nesta quarta continua sendo no quilômetro 88,5 em Guaraciaba, para execução de serviço de detonação de rochas. A operação é necessária para dar seguimento às obras de ampliação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia. O local fica próximo à comunidade de Linha Daltro Filho e à rotatória de acesso a Anchieta. O bloqueio do tráfego ocorre em ambos os sentidos. A ação está marcada para as 15 horas, e o tempo estimado de duração para o desmonte e limpeza completa da pista é de duas horas, podendo ser realizado em menor tempo. Em caso de chuva ou outras condições climáticas desfavoráveis, a operação pode ser adiada. No local as equipes do DNIT darão as orientações necessárias aos motoristas.
Um jovem de 20 anos foi detido após abaixar as calças dentro de uma universidade no bairro Efapi, em Chapecó, na noite desta segunda-feira. O suspeito estava alterado e a polícia acredita que ele estava sob efeito de drogas. Ele foi contido apenas de cueca em um dos banheiros da universidade por seguranças de uma empresa de vigilância privada. Alunos contaram aos agentes que o jovem também teria abaixado as calças dentro de uma sala de aula, onde estavam outras pessoas. Quando a Guarda Municipal chegou ao local, o rapaz estava sentado no chão do banheiro. A Polícia Militar também foi chamada e tentou conversar com o suspeito, mas ele estava confuso e não conseguia responder às perguntas. O chefe da Guarda Municipal informou que os familiares do jovem foram comunicados e informaram que se deslocariam até a universidade. Durante a ligação, o rapaz se alterou e investiu contra os agentes, mas foi imediatamente imobilizado.
O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado, mas não conseguiu ajudar o jovem, pois ele não quis ser atendido. O chefe da Guarda Municipal informou que ele apresentava comportamento alterado, provavelmente pelo consumo de entorpecentes, pois apresentava sinais físicos que sinalizavam o uso de alguma substância. Como estava alterado, os policiais militares necessitaram algemar o homem e levá-lo para a Delegacia da Polícia Civil. Ele recusou a assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência. A universidade informou que a reitoria da instituição está ciente do ocorrido e está averiguando a situação. Um comunicado oficial deve ser divulgado ainda nesta terça-feira.
Policiais Civis vinculados à Operação Hórus e o Núcleo de Operações com Cães realizaram nos últimos dias diversas abordagens em veículos e pessoas que utilizavam a balsa na cidade de Itapiranga, com travessia ao Estado do Rio Grande do Sul. A medida teve por finalidade reprimir e apurar a ocorrência de crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas e de armas de fogo e munições. A Polícia informou que nenhuma irregularidade foi encontrada. Conforme a Polícia Civil, operações na faixa de fronteira deverão ocorrer com mais frequência, especialmente após a criação do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil em São Miguel do Oeste e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.