ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 12-03-2022 Sábado

-PROJETO SOBRE COBRANÇA ÚNICA DO ICMS EM COMBUSTÍVEIS É SANCIONADA

-ESTADO COMEÇA 2022 COM A SEGUNDA MAIOR GERAÇÃO DE EMPREGOS DO PAÍS

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS COMPRA MAIS DE MIL E 500 LIVROS

-CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO ELETRÔNICO ACONTECE HOJE EM DESCANSO

-ALUNOS DE ATÉ 12 ANOS NÃO SÃO MAIS OBRIGADOS A USAR MÁSCARAS EM MONDAÍ

-MORADORES DE IPORÃ DO OESTE RECEBEM ASSESSORAMENTO PARA REGULARIZAÇÃO DE LOTES

-CAMIONETA É ATINGIDA POR INCÊNDIO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-IDENTIFICADO JOVEM MORTO EM ACIDENTE NA SC-163 EM DESCANSO


O tempo na região Extremo Oeste é de muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.


O governo ucraniano divulgou que bombardeios russos impediram novamente que refugiados deixassem a cidade portuária de Mariupol. Conforme a vice-primeira-ministra da Ucrânia, IRYNA VERESHCHUK, forças russas também pararam alguns ônibus com pessoas que tentavam fugir da região de Kiev. Em discurso por vídeo, ela disse que algumas retiradas foram bem-sucedidas, incluindo mil pessoas que saíram de Vorzel, na região de Kiev. As forças russas sitiaram Mariupol e a Ucrânia diz que mil 582 civis morreram lá em 12 dias desde o começo da invasão.


A Índia disparou acidentalmente um míssil nesta sexta-feira contra o vizinho Paquistão, país que já travou guerras no passado.Não há registro de feridos ou atingidos, mas o governo paquistanês afirmou que o incidente colocou em risco voos civis da área e abalou edifícios, além de chamar a Índia de irresponsável. O ataque acidental foi informado pelo Ministério de Defesa da Índia, que se desculpou, chamou o episódio de "profundamente lamentável". A Índia disse ainda que abriu investigação para apurar os erros. Em nota, a pasta adiantou que uma falha técnica levou ao disparo acidental do míssil, que foi parar em solo paquistanês.


Um estudo publicado nesta sexta-feira revelou que a pandemia da Covid-19, declarada há exatamente dois anos, provocou a morte de 18 vírgula dois milhões de pessoas no mundo. Oficialmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a doença deixou entre o início de 2020 e o final de 2021 pouco menos de seis milhões de mortos. Segundo os autores do estudo, “as estatísticas oficiais dão apenas um panorama parcial” da pandemia. Os especialistas reconhecem, no entanto, que o estudo precisa ser complementado com pesquisas adicionais. Se os dados forem confirmados, a doença será uma das principais causas de mortalidade no mundo em 2020 e 2021.


Diante do risco de interrupção no fornecimento de fertilizantes, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, o governo federal lançou nesta sexta-feira o Plano Nacional de Fertilizantes.O objetivo é aumentar a produção até 2050, promovendo o desenvolvimento do agronegócio nacional e com foco nos principais elos da cadeia. Atualmente, o país ocupa a quarta posição mundial com oito por cento do consumo global desses produtos, sendo o potássio o principal nutriente utilizado. Entre as culturas que mais demandam o uso de fertilizantes estão a soja, o milho e a cana-de-açúcar, somando 73 por cento do consumo nacional. Atualmente, 85 por cento dos fertilizantes utilizados no país são importados, o que evidencia o elevado nível de dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores.


A juíza federal FLÁVIA DE MACÊDO NOLASCO, da Seção Judiciária do Distrito Federal, deu prazo de 72 horas ao governo para que explique o aumento anunciado pela Petrobras no preço dos combustíveis. A magistrada atendeu ao pedido do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas. A entidade pede que o reajuste seja suspenso em todo o país. Devem responder aos questionamentos o presidente da República, JAIR BOLSONARO, o presidente da Petrobras, JOAQUIM SILVA E LUNA, e a própria estatal. Na ação apresentada à Justiça, o conselho alega que é ilegal atrelar o preço do combustível vendido dentro do Brasil ao valor internacional do barril de petróleo. Para eles, o aumento é antiético e imoral, além de lesar profundamente os consumidores.


O presidente JAIR BOLSONARO sancionou na íntegra o Projeto de Lei Complementar que prevê a cobrança em uma só vez, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis, inclusive importados. O ICMS único também vai valer para o gás natural e para querosene de aviação. A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Atualmente, a alíquota do imposto é um percentual cobrado em cima do preço final do litro na bomba, que sofre variações do dólar e do preço internacional, aumentando ainda mais o valor final cobrado dos consumidores. Pelo projeto, a cobrança do ICMS ocorre sobre o preço na refinaria ou no balcão de importação, quando o combustível vier do exterior. Os novos valores, pela proposta, serão definidos por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária que reúne representantes da área econômica de todos estados e do Distrito Federal.


O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA é pré-candidato à reeleição nas eleições deste ano. A confirmação ocorreu na tarde de ontem pela assessoria do político. Ele se filiou ao partido Republicanos na tarde da última quinta-feira, em Brasília. Quando foi eleito governador, MOISÉS estava no Partido Social Liberal, porém, saiu da sigla em julho de 2021 e desde então, permaneceu sem partido. Outra informação é que o chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI pediu exoneração do cargo. Ele ficará no comando da pasta até o final deste mês. O motivo da saída é o prazo para concorrer nas eleições de outubro. GIORDANI foi responsável por dar "governabilidade" à gestão de MOISÉS após os processos de impeachment.


A Celesc divulgou nesta sexta-feira que vai disponibilizar o parcelamento dos débitos vencidos por meio de cartão de crédito. A negociação pode ser feita em aproximadamente 80 Lojas de atendimento da Celesc, em todas as regiões do estado. O parcelamento via cartão pode ser feito para as faturas de energia elétrica que estejam vencidas, desde que haja uma unidade consumidora sob a titularidade do consumidor. O parcelamento pode ser dividido entre cinco e 12 parcelas, sem apresentação de entrada, para débitos vencidos entre 450 e 25 mil reais. Também é permitido que o cliente faça parcelamentos sem a necessidade de apresentação da entrada de 33 por cento do valor dos débitos, procedimento exigido na negociação padrão com a empresa, quando o pagamento não é realizado com cartão de crédito.


Após terminar 2021 com a maior geração de empregos da história, o estado catarinense registrou o segundo melhor desempenho do país em janeiro deste ano. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram 23 mil vírgula três novas vagas. Em números absolutos, Santa Catarina ficou atrás apenas de São Paulo, que gerou 48 vírgula três mil vagas, porém, possui uma população quase sete vezes maior. O governador CARLOS MOISÉS lembrou que Santa Catarina também obteve o melhor resultado do Sul, à frente dos vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul, ambos também com população superior. Segundo o chefe do Executivo estadual, o resultado é fruto da força do empreendedor catarinense, que conta com o apoio do Governo para criar oportunidades e gerar renda.


-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS COMPRA MAIS DE MIL E 500 LIVROS

-MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA AMEOSC APRESENTAM CRESCIMENTO ECONÔMICO

-CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO ELETRÔNICO ACONTECE HOJE EM DESCANSO

-ALUNOS DE ATÉ 12 ANOS NÃO SÃO MAIS OBRIGADOS A USAR MÁSCARAS EM MONDAÍ

-MORADORES DE IPORÃ DO OESTE RECEBEM ASSESSORAMENTO PARA REGULARIZAÇÃO DE LOTES


Secretaria da Educação compra mais de mil e 500 livros. O investimento 40 mil reais para aquisição de mil 596 títulos de literatura para atender as demandas da rede municipal de ensino e biblioteca pública municipal. Conforme a secretária de Educação NAÍSSA SCHAURICH, é um investimento necessário para o incentivo à leitura e o contato com a literatura é fundamental para o desenvolvimento das crianças. A Secretária cita ainda, que nos próximos dias, a rede municipal estará recebendo materiais esportivos para atender as demandas das aulas de Educação Física e também utensílios para as cozinhas. Também, em processo de licitação aquisição de brinquedos e jogos pedagógicos, em valor próximo à 50 mil reais. Todos esses investimentos contribuem com a qualidade da educação do município, buscando sempre o desenvolvimento de todos.


Saúde de São João do Oeste inicia negociação para ampliar parceria com hospital. Investimentos terão alterações com nova gestão no setor. Prioridade está em ações locais e com o Consórcio Intermunicipal. O Secretário da Saúde de São João do Oeste já iniciou diálogo de aproximação com o Hospital Santa Casa Rural. PAULO RECH segue uma orientação do prefeito GENÉSIO ANTON que estabeleceu como meta aumentar a parceria com a unidade de saúde. O primeiro desafio é renovar o convênio para manutenção do Plantão Médico que garante atendimento aos munícipes a noite, fins de semana e feriados. O contrato atual vence no dia 31 de março. A primeira reunião foi realizada nesta semana e registrou avanços para a continuidade da parceria.


O Secretário cita ainda que trabalha para ampliar os credenciamentos de médicos e realização de cirurgias no Hospital Santa Casa Rural. A realização de partos segue na pauta, porém exige uma equipe média para ter autorização aos procedimentos. PAULO RECH cita ainda a necessidade de adequações na unidade hospitalar para licenças e autorizações da Secretaria de Estado da Saúde visando atender a demanda da população local. RECH avalia que tem bom relacionamento com a direção do Hospital Santa Casa Rural e confia na ampliação dos serviços prestados aos pacientes do município.


Outro foco do Secretário da Saúde de São João do Oeste é ampliar o convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde. O valor atual é considerado irrisório de apenas dois reais por habitante por mês, que soma aproximadamente 12 mil reais mensal. PAULO RECH salienta que o Consórcio possui grande número de profissionais credenciados e isso facilita para reduzir a fila de espera nos municípios. Meta é repassar cinco reais por habitante por mês e com isso ampliar de forma significativa os atendimentos. O Secretário informa que estará na Sessão da Câmara de Vereadores na próxima semana para buscar trâmite de urgência para dobrar o valor repassado pelo município ao CIS Ameosc.


Municípios da região da Ameosc apresentam crescimento econômico em 2021. O movimento econômico representa as atividades desenvolvidas dentro dos municípios e é também responsável pelo retorno de ICMS aos cofres das prefeituras. Em 2021 o retorno de ICMS passou de 150 milhões de reais no rateio do ICMS aos municípios a nível de região da Ameosc. Conforme o diretor do Movimento Econômico da Ameosc, JACSON SONAGLIO, em 2020 o valor movimentado nos 19 municípios foi de sete bilhões. Neste ano, sem o fechamento dos dados, já ultrapassou nove bilhões de reais. Para o diretor isso reflete o crescimento econômico do Extremo Oeste com números positivos principalmente no setor agropecuário.


O diretor do Movimento Econômico da Ameosc, diz que a apuração do movimento econômico de Santa Catarina é de extrema importância para os municípios. O Colegiado da Associação dos Municípios do Extremo Oeste realizou encontro para discutir sobre as atividades desenvolvidas no ano de 2021 e as ações voltadas para apuração do movimento econômico do ano passado, o qual será levantado em 2022, em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda. JACSON SONAGLIO lembra que agricultores, com bloco de produtor rural, empresa, com documento fiscal e simples nacional possuem prazo até 31 de março para fazerem a prestação de contas. Na sequência a Fazenda Estadual inicia a auditoria das informações e publicação dos resultados a partir de junho com dados detalhados de cada setor.


A primeira Campanha de Recolha de Lixo Reciclável no meio rural de São João do Oeste ocorre na próxima semana. Será nos dias 14 e 16 de março conforme roteiro entregue pelas agentes comunitárias de saúde nas propriedades rurais do município. Está previsto o total de quatro recolhas durante o ano. Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH a campanha contempla recolha de papel, plástico, metal e todos os tipos de pneus, que precisam estar limpos, além de vidros embalados separadamente. Ele também relaciona itens que não serão recolhidos neste roteiro, incluindo pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos e medicamentos veterinários. Estes materiais fazem parte da política reversa, que o estabelecimento comercial precisa receber de volta as embalagens após o uso.


ROGÉRIO RECH também chama atenção que o município mantém rotina de recolha de lixo eletrônico em ponto estabelecido no viveiro municipal. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente elogia a colaboração da população para o destino correto do lixo reciclável. Em 2022 São João do Oeste fará investimento superior a 150 mil reais para a recolha e destinação do lixo reciclável no meio rural. O Secretário observa que pode ocorrer maior volume de recursos caso seja necessário. A recolha da próxima semana também pode ser ampliada caso não seja possível recolhertodo material nos dias previstos para a coleta. Segundo ROGÉRIO RECH, a recolha trimestral visa atender toda a demanda, pois lixo reciclável pode ser armazenado pelo período de 90 dias sem gerar transtornos nas propriedades agrícolas.


A primeira recolha de lixo eletrônico do ano acontece neste fim de semana no município de Descanso. De acordo com o Secretário de Urbanismo, CLAIR PERES, o objetivo é de dar destinação correta a materiais eletrônicos em desuso. Ele informa que a recolha este sendo realizada neste sábado até as 16h na Praça das Flores, ao lado do Posto Central de Saúde. PERES destaca que nesse local as pessoas poderão entregar materiais como televisão, impressoras, computadores, monitores, placas eletrônicas, eletrodomésticos, aparelhos telefônicos, entre outros. Ele observa que com o avanço das novas tecnologias, cada vez está sendo produzido mais lixo eletrônico e com isso surge a preocupação da administração pública de oferecer meios para que a população possa descartar corretamente esses materiais, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente.


CLAIR PERES observa que durante os trabalhos rotineiros da Secretaria de Urbanismo, tem se notado que algumas pessoas descartam esses materiais no meio fio e nos canteiros, que não são locais apropriados. Ele pede para que essas pessoas aproveitem essa oportunidade gratuita para dar o destino correto ao lixo eletrônico, evitando que eles fiquem expostos a céu aberto e também contribuindo para que a cidade de Descanso fique cada vez mais limpa e organizada.


O município de Mondaí realizou na noite de ontem, um evento de lançamento da programação em comemoração ao centenário de colonização e a apresentação do logotipo oficial dos 100 anos. A solenidade aconteceu nas dependências do Centro de Eventos, com presença de autoridades e imprensa regional. Logo na abertura, o Coral 25 de julho encantou a todos com belas apresentações e interpretação do Hino do município. A coordenadora da programação, SANDRA REGINA CALLAI SCHUH, destacou que todas as atividades foram pensadas e elaboradas com muito carinho para todos os munícipes.


O prefeito, VALDIR RUBERT, em seu pronunciamento enalteceu a todos que desbravaram o município, que é considerado porta de entrada do extremo oeste catarinense. O mês de maio marca a colonização de Mondaí e será repleto de atividades. Dentre as principais se destacam a inauguração da Rua Coberta ao lado da praça central, desfiles diversos, sessão itinerante da Assembleia Legislativa, apresentações locais e regionais e shows com a Família Lima, Grupo Nenhum de Nós e com o Quarteto Coração de Potro. Após o lançamento do logotipo e programação, ocorreu uma confraternização entre os presentes.


Alunos de até 12 anos não são mais obrigados a usar máscara em Mondaí. As Comissões Escolares de Gerenciamento da Pandemia se reuniram na última terça-feira e definiram que todas as escolas do município seguirão as determinações da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, desde quarta-feira, todas as crianças de zero a 12 anos não precisam mais usar máscara no ambiente escolar, tanto na sala de aula como no pátio, seja na chegada, recreio ou saída e até mesmo no ônibus do transporte escolar. A Presidente do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia no Âmbito da Educação, SANDRA REGINA CALLAI SCHUH, destaca que não existe obrigatoriedade para essa faixa etária, mas as crianças que quiserem ou se os pais assim preferir, poderão continuar usando o acessório.


A presidente do Comitê lembra que os pais não precisam manifestar se querem que os filhos continuem usando máscara e que para isso basta mandar os filhos para as escolas usando o acessório. SANDRA SCHUH destaca que o Comitê está aguardando a nova portaria do Estado prevista para ser divulgada neste sábado, para seguir aquilo que preconizar nesse Decreto que o Governo do Estado está preparando. Ela observa que a decisão de desobrigar o uso de máscara foi recebida sem resistência pela comunidade escolar e que algumas crianças menores de 12 anos continuam fazendo o uso do acessório, que se tornou facultativo.


Moradores de Iporã do Oeste recebem assessoramento para regularização de lotes. Cerca de quarenta e oito famílias de Linha Aparecida, estão regularizando lotes de terra. De acordo com BERENICE ANGELA CABRAL, proprietária e responsável técnica da empresa Lumater que é a prestadora da assessoria, o trabalho já está na fase de finalização dos levantamentos topográficos e já foi coletada toda a documentação para a próxima fase de confecção dos mapas e memoriais descritivos. Essa documentação será entregue para a prefeitura, que fará uma análise para posterior emissão de Decreto para a individualização dos imóveis, que hoje são a maioria em condomínio e alguns proprietários possuem apenas o contrato.


BERENICE destaca que quando o trabalho for concluído, essas famílias vão sair com a matrícula do seu imóvel em mãos, o que vai possibilitar que eles façam investimentos nas áreas, sem depender da assinatura do condômino, por exemplo. As áreas regularizadas ficam na parte urbana da Linha Aparecida, em um local que ficará dentro dos limites da ampliação do perímetro urbano do município, e já possui iluminação pública, rede de água e coleta de lixo. BERENICE ANGELA CABRAL observa que o trabalho feito na comunidade de Aparecida é o REURB específico, pelo qual os moradores pagam o trabalho por conta própria.


A assessora e Responsável Técnica da Lumater acredita que o trabalho será concluído em até quatro meses, dependendo dos trâmites burocráticos do registro de imóveis e da necessidade ou não de encaminhamento para análise da promotoria. Ela observa que em outros casos onde houve Decreto do Poder Público, não foi necessário o envio para a Promotoria, o que garante celeridade ao processo. BERENICE CABRAL destaca que pelo menos outras duas comunidades procuraram a empresa para trabalhos semelhantes, visto que existem muitas outras áreas precisando dessa regularização em todo o município de Iporã do Oeste. Ela enaltece que a regularização traz muitos benefícios aos proprietários, que vão desde a possibilidade de venda até a valorização dos terrenos.


-CAMIONETA É ATINGIDA POR INCÊNDIO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-IDENTIFICADO JOVEM MORTO EM ACIDENTE NA SC-163 EM DESCANSO


Pai e filho acusados de tentativa de homicídio são absolvidos em júri popular. GILMAR BONET e RAFAEL BONET foram absolvidos pela Justiça em sessão do júri popular realizada nesta sexta-feira, pela prática do crime de tentativa de homicídio ocorrido no dia 24 de dezembro no Bairro Morada do Sol. De acordo com a justiça, RAFAEL BONET foi absolvido de todos os crimes que era acusado. Por outro lado o corpo de jurados entendeu que GILMAR deveria ser condenado não por tentativa de homicídio, mas sim por ameaça e posse de arma de fogo. Diante disso, GILMAR BONET foi condenado a um ano, três meses e cinco dias em regime semi-aberto. Ele vai aguardar recurso em liberdade.


O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 14h40min desta sexta-feira, para combater um incêndio em veículo na entrada do município de São João do Oeste. Uma camioneta Ford Ranger ano 2007, placa de São João do Oeste, foi tomada pelas chamas. Os bombeiros utilizaram dois mil litros de água para o combate e rescaldo. Conforme o proprietário que estava conduzindo o veículo, em determinado momento percebeu a fumaça saindo do motor e procurou um lugar para estacionar. As chamas logo ganharam grandes proporções. O veículo ficou com mais de 80% da estrutura queimada. A Polícia Militar de São João do Oeste também esteve presente na ocorrência.


A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste foi acionada por volta das 16h15 desta sexta-feira, para atender um acidente de trânsito na rodovia SC 283, no município de Mondaí. De acordo com a Polícia, foi uma colisão frontal entre um carro de passeio e um caminhão. O acidente aconteceu em direção ao município de Riqueza na subida dos Laticínios. Nesse acidente, o condutor do carro sofreu ferimentos leves. Guarnições da Polícia Militar Rodoviária efetuaram o registro e controle do trânsito e chovia no momento da colisão.


O jovem que morreu no grave acidente registrado na rodovia SC-163, entre Descanso e Iporã do Oeste por volta das seis horas e 30 minutos deste sábado, foi identificado como JOÃO PEDROZO, de 17 anos. A colisão frontal foi entre o Gol que era conduzido pelo jovem, com placas de Tunápolis e um Jeep Compass com placas de São Miguel do Oeste. No Jeep estava apenas o motorista, que contou para a reportagem da Rede Peperi que seguia no sentido de Itapiranga a São Miguel, quando o motorista do Gol invadiu a preferencial. O condutor relatou, também, que até tentou evitar a colisão, mas não foi possível. Com o impacto o carro rodou na pista. O homem não teve ferimentos.


A Polícia Científica esteve presente e os peritos realizaram todos os trabalhos necessários, bem como a Polícia Civil esteve no local do acidente. A Polícia Militar Rodoviária Estadual também foi acionada e além de fazer os levantamentos controlou o trânsito, que ficou bloqueado por alguns minutos em ambos os sentidos da rodovia. A Peperi apurou que o jovem é morador de Tunápolis e trabalha em uma mecânica agrícola. Ele estava cursando o terceiro ano do ensino médio, na Escola Padre Balduíno Rambo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.