ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 12 03 2021

-UNIÃO LIBERA 188 MILHÕES PARA INSTALAÇÃO DE TRÊS MIL 965 LEITOS DE UTI

-FIESC E FECOMÉRCIO VÃO À JUSTIÇA PARA EVITAR LOCKDOWN NO ESTADO

-PREFEITURAS DA AMEOSC DEVEM COMPRAR QUASE 50 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A COVID

-MUNICÍPIO RECEBE CERCA DE CEM MIL REAIS EM EQUIPAMENTOS PARA ENFRENTAR A SECA

-CÂMARA DE VEREADORES DEVOLVE 250 MIL REAIS AO MUNICÍPIO

-MOTORISTA EMBRIAGADO É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo português apresentou, nesta quinta-feira, o plano para retomada das atividades paralisadas pelo lockdown, que já dura dois meses. A estratégia é dividida em quatro fases e só depois da Páscoa o país deverá respirar mais aliviado. A primeira fase entra em vigor já na próxima segunda-feira, 15 de março. Nesse dia, creches e escolas reabrem, mas apenas para alunos dos ensinos infantil e fundamental. O governo promete testagem em massa em todos os estabelecimentos de ensino públicos e particulares, para alunos e profissionais. Ainda na primeira fase, reabrem cabeleireiros, e similares, pequenos comércios apenas com venda na porta, livrarias, bibliotecas e lojas de automóveis. No dia 19 de abril, voltam às aulas alunos dos ensinos médio e superior, reabrem teatros, auditórios, cinemas, lojas do serviço público.

O presidente americano JOE BIDEN promulgou nesta quinta-feira o pacote de estímulos de um trilhão e 900 bilhões de dólares para medidas de auxílio contra a crise causada pela pandemia da Covid-19. O pacote de ajuda já havia sido aprovado pelo Senado dos Estados Unidos no dia seis. A Câmara de Representantes também deu seguimento ao plano nesta quarta-feira, abrindo caminho para assinatura do presidente. O pacote de BIDEN é o terceiro aprovado pelo país desde o início da pandemia. Ao todo, já foram gastos cinco trilhões em programas de ajuda econômica, valor equivalente a cerca de 25 por cento do PIB americano.

Todos os adultos dos Estados Unidos poderão receber a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 a partir do dia primeiro de maio. A previsão é do presidente JOE BIDEN. A data foi anunciada na noite desta quinta-feira durante o primeiro discurso dele em rede nacional no horário nobre. O ato marcou os 50 dias de mandato do novo presidente. A fala também registra um ano da pandemia no país e serve como uma oportunidade de levar esperança aos americanos e pedir mais uma vez sua colaboração no combate à doença. Os Estados Unidos são o país com mais casos registrados de Covid-19 no mundo, com 29 milhões 212 mil e 92 casos e também com mais mortes:530 mil 606.

A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo GILBERTO KASSAB pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral e associação criminosa. KASSAB foi denunciado pelos crimes em fevereiro e negou, na ocasião, ilicitudes, afirmando que iria provar que os recursos eram de origem lícita. Em nota, a defesa do ex-prefeito afirmou que irá demonstrar, com farta documentação processual e de forma cabal e inequívoca que os valores recebidos por ele foram para real e efetiva prestação dos serviços dos contratos. A acusação diz que KASSAB recebeu, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016, quantia superior a 16 milhões de reais indevidamente do frigorífico JBS em razão de sua função de ministro.

A Câmara dos Deputados concluiu no início da madrugada desta sexta-feira a aprovação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial, que prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos e viabiliza a retomada do auxílio emergencial. A votação da PEC começou na última terça-feira, quando os parlamentares deram aval à tramitação da proposta. Em seguida, na madrugada de quarta-feira, o texto-base foi aprovado. Somente vinte e quatro horas depois, no início da madrugada de quinta-feira, os deputados concluíram a votação em primeiro turno e, na tarde desta quinta, aprovaram em segundo turno o texto-base da PEC, passando a analisar os destaques. A proposta não detalha valores, duração ou condições para o novo auxílio emergencial, que terão de ser definidos em outro texto.

O Ministério da Saúde liberou 188 milhões e 200 mil reais para a instalação de três mil 965 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19. O montante corresponde ao repasse mensal de recursos para a manutenção dos locais. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, a determinação leva em conta as solicitações dos Gestores Estaduais e Municipais de Saúde, que relatam a falta de leitos para o tratamento da doença respiratória. Os leitos de UTI serão distribuídos entre os estados. Do total de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, três mil 950 serão destinados ao tratamento de adultos e outros 15, instalados em Minas Gerais e no Paraná, para o atendimento pediátrico.

O governador CARLOS MOISÉS foi um dos seis governadores que não assinaram a carta aberta com cobrança e propostas para melhorar o combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. O “Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde” foi divulgado na quarta-feira e tem a assinatura de 21 governadores. O documento do Fórum Nacional dos Governadores propõe um pacto entre os três poderes e as três esferas do poder público para evitar o colapso dos sistemas hospitalares e reforçar a luta contra o vírus. Entre as ações sugeridas pelos governadores estão acelerar a vacinação, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, e o apoio a medidas preventivas como uso de máscaras e desestímulo a aglomerações.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, culpou as festas clandestinas e a negligência a protocolos sanitários pela situação sanitária com avanço do coronavírus. Nesta quinta-feira, em reunião virtual da Comissão Temporária Covid-19 do Senado Federal, ele ainda disse que o Estado sofre pressão para fechamento total das atividades e defendeu que isso ocorra sendo organizado pelas prefeituras. Ele também destacou que o estado catarinense "não parou" durante a pandemia. Segundo MOISÉS, fechamentos regionalizados podem ocorrer, mas sendo organizados pelas próprias prefeituras. Ele descartou um fechamento geral promovido ao mesmo tempo em todo o estado.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina e a Fecomércio entraram com pedido judicial para ingressar na qualidade de “terceiro interessado” na ação em que o Ministério Público pede o fechamento de todas as atividades econômicas por 14 dias no Estado. Segundo a Fiesc,a entidade compreendeu que não poderia ficar quieta, tendo em vista o significado que qualquer decisão judicial em torno da adoção, ou não, de lockdown, teria para o conjunto do empresariado de Santa Catarina. Na ação, a Fiesc defende a manutenção das regras atualmente em curso, determinadas em decreto do governo do Estado. A Fecomércio, assim como outras entidades empresariais catarinenses, defende a continuidade da atividade econômica, desde que seguidos os rígidos protocolos de saúde, que garantem a segurança de trabalhadores e clientes em geral.

O Peperi Debates deste sábado vai falar sobre os impactos das novas tecnologias no ensino superior. A pandemia do coronavírus acabou antecipando um quadro que já estava se desenhando nas universidades e o programa de amanhã vai analisar como o uso de tecnologias, práticas e ferramentas afeta a produção do conhecimento científico. O debate vai reunir o diretor acadêmico da Unoesc, EDUARDO CHIELLE, o diretor da Faculdade Senac, ADILSON ALMEIDA e o coordenador de extensão da UCEFF, KURLAN FREI. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o ex-comandante da nona região da Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU. Nesta semana, ele ingressou na Reserva Remunerada da Polícia Militar depois de 30 anos de serviço. O ato de passagem para a reserva ocorreu no quartel da PM e, por conta da pandemia, foi restrito aos militares e a família do coronel. Neste sábado, WALLAU vai falar sobre o trabalho desenvolvido na PM e avaliar a segurança pública no extremo-oeste nas últimas três décadas. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o coronel MARCELO DE WALLAU está programada para as 11 e meia.

Está aberto o período para a declaração do Imposto de Renda relativo ao ano de 2020. A informação é do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. De acordo com ele, é fundamental que os contribuintes fiquem atentos e façam a declaração antes do prazo final que é no dia 30 de abril. Conforme ele, a entrega pode ocorrer de três formas, sendo no modo tradicional através do programa gerador de declaração que é baixado no computador, pelo celular e também via internet, na página da Receita Federal na internet. O endereço eletrônico é o www.receita.fazenda.gov.br.

Mais de 30 mil pessoas devem fazer a declaração do Imposto de Renda neste ano na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. Segundo ele, ao todo, são esperadas 35 mil declarações dos 32 municípios da região. Ele citou que apenas em São Miguel do Oeste 10 mil e 100 pessoas devem realizar suas declarações. Já os municípios de Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita, Guaraciaba e Descanso somam juntos três mil e 54 pessoas que precisam declarar o imposto de renda.

Existem algumas regras de obrigatoriedade que devem ser observadas por quem declarar o imposto de renda. O alerta é do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. Ele destacou que devem realizar o procedimento quem recebeu em 2020 um montante de 28 mil 559 reais vindos através do emprego, aluguel, entre outros, além de rendimentos não tributáveis ou tributáveis no valor de 40 mil reais e quem teve ganho de capital na alienação de bens e operações na bolsa de valores. ERNANI esclareceu que aqueles que exercem atividade rural e que tiveram receita bruta superior a 142 mil 798 reais também são obrigados a declarar para a receita federal.

Outra obrigatoriedade é com relação as pessoas que têm bens superiores a 300 mil reais e quem passou a residir no Brasil. As observações são do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. Ele lembrou que aqueles que optaram pela isenção em ganho capital, cabe verificar agora se todas as regras foram cumpridas. Caso isso não ocorreu, também devem realizar a declaração. ERNANI revelou que neste ano uma novidade é para aqueles que receberam o auxílio emergencial no ano passado do governo federal. Ele frisou que em alguns casos as pessoas terão que declarar e até devolver os valores. O profissional explicou em quais casos essas ações devem ocorrer.

O município de São Miguel do Oeste recebeu cerca de cem mil reais em equipamentos e materiais para enfrentar as consequências da seca que atingiu os agricultores em 2020. As doações vieram da Defesa Civil do estado. São caixas d´água e kits moto bomba que representam um investimento de 104 mil 697 reais. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, JEFERSON DIAS, os equipamentos foram enviados pelo Estado em resposta as reivindicações encaminhadas pelo município junto com o decreto de situação de emergência devido à estiagem, ainda no mês de outubro do ano passado. Os matérias cedidos pela Defesa Civil do Estado vai ser usados pelos agricultores atingidos pela seca.

As caixas d´água repassadas ao município pelo governo do estado serão repassadas para as comunidades do interior de São Miguel do Oeste. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele explicou que os reservatórios serão usados para ampliar a capacidade de armazenamento de água das propriedades rurais. Os locais que serão beneficiados com as caixas d´água foram mapeados pela equipe da Agricultura, durante o período de estiagem no ano passado. ORSO disse que esta ação reforça o trabalho de implantação de cerca de 200 fontes caxambu no interior. Ele destacou eu essas medidas são importantes para amenizar a grave situação que é a falta de água no interior do município.

A federação dos trabalhadores na agricultura familiar deve apresentar, na semana que vem, um projeto de incentivo a produção agroecológica para a secretaria estadual de agricultura. A proposta central objetiva a valorização da produção de alimentos limpos, sem agrotóxicos. De acordo com o coordenador da Fetraf, JANDIR SELZLER, a entidade começou a discutir o assunto ainda em fevereiro no primeiro encontro que teve com o secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA. Ficou definido que a entidade entregaria um projeto completo sobre o tema em novo encontro marcado parasemana que vem. JANDIR disse que a entidade defende uma política mais robusta para a produção agroecológica no estado.

O estado de Santa Catarina reduziu o orçamento para as políticas e ações na área da agroecologia neste ano. A reclamação é do coordenador da Fetraf, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, o orçamento para o setor caiu de 700 mil para 500 mil reais. Ele citou que as ações do estado para a agroecologia são ineficientes. SELZLER comentou que as iniciativas que existem nesse setor são resultado do trabalho de agricultores incentivados por organizações, entidades e federações como a Fetraf. O sindicalista citou que a sociedade está cada vez mais atenta e exigindo produtos de qualidade. Ele acredita que o estado deve desenvolver mais ações para fortalecer a agroecologia, como assistência técnica especializada e linhas de crédito específica para os produtores.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira uma moção de apelo que solicita a implantação de um hemocentro regional ou um núcleo de coletas de sangue em São Miguel do Oeste. O pedido é dos vereadores VANIRTO CONRAD, MARLI DA ROSA, VAGNER PASSOS, RAVIER CENTENARO, PAULO DRUMM, ELÓI BORTOLOTTI E JOSÉ XAVIER. Ele entendem que a estrutura deve ser criada porque o município é um polo regional que conta com um hospital público e dois hospitais particulares. Os vereadores sugeriram que o hemocentro seja instalado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso ou na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Eles lembraram que a coleta é realizada pelo Hemocentro em Chapecó, o que cria uma dificuldade para a doação de sangue dos moradores do extremo-oeste.

A Câmara aprovou por unanimidade, em primeiro turno nesta quinta-feira, o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que autoriza a alteração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária. A matéria abre um crédito adicional suplementar na importância de dois milhões e cem mil reais. O objetivo é reforçar as dotações orçamentárias para o credenciamento de exames e consultas especializadas. Também foram aprovados três projetos em segundo turno, todos por unanimidade. Entre eles, estão o projeto que trata da reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. A sessão de ontem foi por videoconferência e transmitida ao vivo pela rádio Peperi.

Duas proposições aprovadas na Câmara de Vereadores durante a sessão desta quinta-feira pedem soluções para os problemas de abastecimento de água em São Miguel do Oeste. Uma delas é uma moção de apelo de autoria de VAGNER PASSOS, que solicita à Casan que somente desative a estação de tratamento de água após finalizadas as obras para captação de água do rio das Flores. O vereador solicita ainda que seja desativado o abastecimento parcial de água em Descanso, justificando que o Município já possui “contrato de programa” com a Casan. Já o vereador CARLOS AGOSTINI solicitou ao Executivo que busque recursos para ampliação do sistema de captação de água pela Casan. Ele sugere a busca de verbas junto aos governos Federal e Estadual e aos parlamentares catarinenses federais e estaduais para melhorar o sistema de abastecimento da cidade.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste devolveu 250 mil reais aos cofres do município nesta semana. O valor é referente às economias do poder legislativo nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. A devolução ocorreu na tarde desta quinta-feira no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN. O ato simbólica de repasse dos recursos contou com a presença do prefeito, do vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, do presidente da câmara, VANIRTO CONRADT e de outros vereadores. TREVISAN agradeceu aos vereadores pelos recursos e informou que o valor será incorporado ao caixa do Município para serem utilizados em ações do dia-a-dia, conforme a necessidade da administração.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, um óbito provocado pelo coronavírus. O caso é de um homem de 40 anos de Campo Erê. A ocupação de ontem ficou em 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 15 confirmados. Outros 15 pacientes aguardam transferência para leitos de UTI. 13 pessoas da fila de espera estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria. Em São Miguel do Oeste, 24 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem. Outros 30 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, 260 estão com o vírus ativo.

200 prefeitos do estado participaram de uma reunião da Federação Catarinense de Municípios na tarde desta quarta-feira para discutir o processo compra de vacinas contra a Covid-19. Na oportunidade, a Federação formalizou a intenção de compra de quatro milhões e cem mil doses da Sputinik V. A quantidade deve beneficiar 265 municípios catarinenses. O ponto de partida para a negociação com os fabricantes da vacina russa foi a entrega, pelos municípios, da Carta de Intenções. Nesse documento, cada prefeitura indicou quantas vacinas pretende comprar. Até quarta-feira , 233 municípios haviam entregado a Carta de Intenções. Nesta semana, o presidente BOLSONARO promulgou a medida que facilitar a aquisição de vacinas pelos estados e municípios.

Na região da Ameosc, os municípios indicaram a intenção de comprar 48 mil e 29 doses. As informações estão nas Cartas de Intenções dos 19 municípios da entidade. De acordo com o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA até a próxima terça-feira, a empresa vai se manifestar sobre a venda para os municípios e detalhes desse processo, como por exemplo, a forma de aquisição, pagamento e entrega dos imunizantes. Ele explicou que ojurídico da Fecam, com o apoio do Ministério Público, Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, está intermediando a parte legal para a aquisição das vacinas por parte dos municípios. Hoje, a Fecam vai encaminhar a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento. Em seguida, a empresa terá 72 horas para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. Uma vez aceito o pedido, a empresa entregará a vacina em 15 dias úteis.

Um homem foi preso na madrugada de hoje por porte ilegal de arma de fogo no bairro Santa Rita. De acordo com a Polícia Militar, as guarnições receberam a informação de que dois homens estavam armados em veículo. O carro foi abordado pelos policiais nas proximidades do trevo da BR 282. Apenas uma pessoa estava no veículo. Durante a revista, os policiais encontraram uma arma calibre 22 no porta luvas. O homem estava embriagado e usava uma tornozeleira. Ele deveria estar em casa na hora da abordagem. O carro também tinha o lacre da placa violado. O homem foi preso e levado para a unidade prisional avançada.

Um motociclista de 40 anos ficou ferido no início da tarde desta quinta-feira ao se envolver em um acidente na BR 282. A colisão aconteceu por volta do meio-dia e 40 entre Maravilha e Pinhalzinho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente nas proximidades do antigo posto da Polícia Rodoviária Federal, em Maravilha, e envolveu uma moto e um caminhão. O condutor da moto sofreu escoriações generalizadas e foi socorrido pela equipe do Samu. O homem foi encaminhado ao Hospital São José de Maravilha pela equipe do SAMU.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.