-UNIÃO LIBERA 188 MILHÕES PARA INSTALAÇÃO DE TRÊS MIL 965 LEITOS DE UTI
-FIESC E FECOMÉRCIO VÃO À JUSTIÇA PARA EVITAR LOCKDOWN NO ESTADO
-SETOR DE OBRAS ORGANIZA TRABALHOS PARA ATENDER COM MÁQUINAS EM DIFERENTES REGIÕES DO MUNICÍPIO
-IDOSOS DE 77 E 78 ANOS SERÃO VACINADOS CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO
-MÉDICO E PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PRÓ-RIM ORIENTA SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA
-AULAS PRESENCIAIS EM IPORÃ DO OESTE RETORNAM NA SEGUNDA-FEIRA
-DOIS MOTOCICLISTAS SOFREM FERIMENTOS EM ACIDENTES NA REGIÃO
-MOTORISTA EMBRIAGADO, ARMADO E COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA É PRESO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 13graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 64centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O governo português apresentou, nesta quinta-feira, o plano para retomada das atividades paralisadas pelo lockdown, que já dura dois meses. A estratégia é dividida em quatro fases e só depois da Páscoa o país deverá respirar mais aliviado. A primeira fase entra em vigor já na próxima segunda-feira, 15 de março. Nesse dia, creches e escolas reabrem, mas apenas para alunos dos ensinos infantil e fundamental.O governo promete testagem em massa em todos os estabelecimentos de ensino públicos e particulares, para alunos e profissionais. Ainda na primeira fase, reabrem cabeleireiros, e similares, pequenos comércios apenas com venda na porta, livrarias, bibliotecas e lojas de automóveis. No dia 19 de abril, voltam às aulas alunos dos ensinos médio e superior, reabrem teatros, auditórios, cinemas, lojas do serviço público.
O presidente americano JOE BIDEN promulgou nesta quinta-feira o pacote de estímulos de um trilhão e 900 bilhões de dólares para medidas de auxílio contra a crise causada pela pandemia da Covid-19. O pacote de ajuda já havia sido aprovado pelo Senado dos Estados Unidos no dia seis. A Câmara de Representantes também deu seguimento ao plano nesta quarta-feira, abrindo caminho para assinatura do presidente. O pacote de BIDEN é o terceiro aprovado pelo país desde o início da pandemia. Ao todo, já foram gastos cinco trilhões em programas de ajuda econômica, valor equivalente a cerca de 25 por cento do PIB americano.
Todos os adultos dos Estados Unidos poderão receber a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 a partir do dia primeiro de maio. A previsão é do presidente JOE BIDEN. A data foi anunciada na noite desta quinta-feira durante o primeiro discurso dele em rede nacional no horário nobre. O ato marcou os 50 dias de mandato do novo presidente. A fala também registra um ano da pandemia no país e serve como uma oportunidade de levar esperança aos americanos e pedir mais uma vez sua colaboração no combate à doença. Os Estados Unidos são o país com mais casos registrados de Covid-19 no mundo, com 29 milhões 212 mil e 92 casos e também com mais mortes:530 mil 606.
-UNIÃO LIBERA 188 MILHÕES PARA INSTALAÇÃO DE TRÊS MIL 965 LEITOS DE UTI
A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo GILBERTO KASSAB pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral e associação criminosa. KASSAB foi denunciado pelos crimes em fevereiro e negou, na ocasião, ilicitudes, afirmando que iria provar que os recursos eram de origem lícita. Em nota, a defesa do ex-prefeito afirmou que irá demonstrar, com farta documentação processual e de forma cabal e inequívoca que os valores recebidos por ele foram para real e efetiva prestação dos serviços dos contratos. A acusação diz que KASSAB recebeu, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016, quantia superior a 16 milhões de reais indevidamente do frigorífico JBS em razão de sua função de ministro.
A Câmara dos Deputados concluiu no início da madrugada desta sexta-feira a aprovação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial, que prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos e viabiliza a retomada do auxílio emergencial. A votação da PEC começou na última terça-feira, quando os parlamentares deram aval à tramitação da proposta. Em seguida, na madrugada de quarta-feira, o texto-base foi aprovado. Somente vinte e quatro horas depois, no início da madrugada de quinta-feira, os deputados concluíram a votação em primeiro turno e, na tarde desta quinta, aprovaram em segundo turno o texto-base da PEC, passando a analisar os destaques. A proposta não detalha valores, duração ou condições para o novo auxílio emergencial, que terão de ser definidos em outro texto.
O Ministério da Saúde liberou 188 milhões e 200 mil reais para a instalação de três mil 965 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19. O montante corresponde ao repasse mensal de recursos para a manutenção dos locais. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, a determinação leva em conta as solicitações dos Gestores Estaduais e Municipais de Saúde, que relatam a falta de leitos para o tratamento da doença respiratória. Os leitos de UTI serão distribuídos entre os estados. Do total de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, três mil 950 serão destinados ao tratamento de adultos e outros 15, instalados em Minas Gerais e no Paraná, para o atendimento pediátrico.
-FIESC E FECOMÉRCIO VÃO À JUSTIÇA PARA EVITAR LOCKDOWN NO ESTADO
O governador CARLOS MOISÉS foi um dos seis governadores que não assinaram a carta aberta com cobrança e propostas para melhorar o combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. O “Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde” foi divulgado na quarta-feira e tem a assinatura de 21 governadores. O documento do Fórum Nacional dos Governadores propõe um pacto entre os três poderes e as três esferas do poder público para evitar o colapso dos sistemas hospitalares e reforçar a luta contra o vírus. Entre as ações sugeridas pelos governadores estão acelerar a vacinação, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, e o apoio a medidas preventivas como uso de máscaras e desestímulo a aglomerações.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, culpou as festas clandestinas e a negligência a protocolos sanitários pela situação sanitária com avanço do coronavírus. Nesta quinta-feira, em reunião virtual da Comissão Temporária Covid-19 do Senado Federal, ele ainda disse que o Estado sofre pressão para fechamento total das atividades e defendeu que isso ocorra sendo organizado pelas prefeituras. Ele também destacou que o estado catarinense "não parou" durante a pandemia. Segundo MOISÉS, fechamentos regionalizados podem ocorrer, mas sendo organizados pelas próprias prefeituras. Ele descartou um fechamento geral promovido ao mesmo tempo em todo o estado.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina e a Fecomércio entraram com pedido judicial para ingressar na qualidade de “terceiro interessado” na ação em que o Ministério Público pede o fechamento de todas as atividades econômicas por 14 dias no Estado. Segundo a Fiesc,a entidade compreendeu que não poderia ficar quieta, tendo em vista o significado que qualquer decisão judicial em torno da adoção, ou não, de lockdown, teria para o conjunto do empresariado de Santa Catarina. Na ação, a Fiesc defende a manutenção das regras atualmente em curso, determinadas em decreto do governo do Estado. A Fecomércio, assim como outras entidades empresariais catarinenses, defende a continuidade da atividade econômica, desde que seguidos os rígidos protocolos de saúde, que garantem a segurança de trabalhadores e clientes em geral.
-TUNÁPOLIS PROMOVE CAMPANHA DO AGASALHO
-SETOR DE OBRAS ORGANIZA TRABALHOS PARA ATENDER COM MÁQUINAS EM DIFERENTES REGIÕES DO MUNICÍPIO
-IDOSOS DE 77 E 78 ANOS SERÃO VACINADOS CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO
-MÉDICO E PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PRÓ-RIM ORIENTA SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA
-AULAS PRESENCIAIS EM IPORÃ DO OESTE RETORNAM NA SEGUNDA-FEIRA
IBGE ainda disponibiliza vagas para recenseadores. O órgão contrata colaboradores para realizar o Censo Demográfico 2021. Conforme o coordenador regional do IBGE, CLÁUDIO RADKE JUNIOR, até o momento o número de interessados está dentro das expectativas. Ele lembrou que, no site oficial do órgão, o interessado poderá tirar as dúvidas sobre os serviços que desempenha um recenseador. A remuneração mensal para o Agente Censitário Municipal é de dois mil e 100 reais. O Agente Censitário Supervisor receberá mil e 700 reais por mês, cumprindo funções técnicas, administrativas e operacionais. Já o recenseador ganhará por produtividade, sendo que dependerá da área de coleta de dados e da quantidade de estabelecimentos recenseados.
Município incentiva população a decorar ovos para enfeitar praça. A secretária de Educação de Tunápolis, NAÍSSA SCHAURICH, enaltece que o município está promovendo campanha para enfeitar a cidade para a Páscoa. Ela consiste em decorar ovos para serem colocados numa árvore da praça. NAÍSSA explica que a decoração dos ovos fica a critério de cada pessoa e que é uma oportunidade para todos usarem a criatividade. Para evitar aglomerações no local, a solicitação é de que os enfeites sejam levados ao centro municipal. Não foi estipulado um prazo para levar estas decorações, portanto as famílias podem deixar no local indicado conforme conseguem se organizar. A secretária salienta que o objetivo é fazer uma Páscoa fortalecida pela união. Ela menciona a importância de organizar algo simbólico para lembrar esta data em tempos de pandemia.
Mobilização pró-ponte sobre o Rio Uruguai ligando Itapiranga a Barra do Guarita ganha força. Trabalho conta com uma Comissão Mista formada por representantes da Ameosc, Amuceleiro, Facisc e associação empresariais do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira foi realizada reunião para estabelecer metas que serão prioridades. Conforme o prefeito de Barra do Guarita e coordenador da Comissão, RODRIGO LOCATELLI, nesta sexta-feira terá reunião com o senador JORGINHO MELLO, às 14 horas em busca de apoio do parlamentar. O prefeito avalia que este é o momento de buscar apoio de empresas e da população. Reuniões realizadas recentemente registram avanços com apoio de senadores, deputado e até do ministro da Infraestrutura TARCISIO DE FREITAS.
Primeira meta é concluir o processo de federalização da SC 163 em Santa Catarina e da RS 163 no Rio Grande do Sul. O processo catarinense já está concluído e aguarda apenas aceitação do governo federal. Já a parte gaúcha da rodovia ainda passa por avaliação da Assembleia Legislativa. RODRIGO LOCATELLI afirma que ocorre crescimento significativo de apoio das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no movimento para construção da ponte. A Comissão Mista com integrantes dos dois estados tem a missão de integrar as novas gestões municipais e pressionar o Ministro de Infraestrutura, TARCISIO DE FREITAS para aceitar a federalização e garantir o projeto de construção da ponte. O prefeito de Barra do Guarita diz que o passo seguinte será a busca de recursos com deputados e senadores. LOCATELLI diz que é importante atualizar as estatísticas de utilidade da ponte e trabalhar estrategicamente para dar mais um passo no processo.
Prefeito afirma que travessia com balsa atrasa o desenvolvimento regional. Expectativa é garantir a federalização da rodovia até metade de 2021. Em seguida o projeto da ponte terá maior apoio do governo federal e será possível aprofundar a organização com os parlamentares, obter recursos emendas de bancadas e incluir a ponte no orçamento da união. O coordenador da comissão, RODRIGO LOCATELLI afirma que ainda não tem estimativa de valores que serão gastos, pois tudo depende do local da construção. A equipe técnica do Denit precisa avaliar indenizações e trecho do rio em local mais estreito ou mais largo. O prefeito reforça que a mobilização parte da indignação devido o abandono do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Salienta que não é possível observar passivamente que os sejam investidos em outras regiões enquanto os trabalhadores diariamente perdem tempo na travessia do rio, além do atraso no desenvolvimento econômico.
Mudança na forma de aquisição de material genético tem causado polêmica no setor agrícola em São João do Oeste. A prefeitura alega que o município atingiu um nível bastante elevado na qualidade do seu rebanho e para ter continuidade neste processo é preciso mudar a forma de aquisição do sêmen. Conforme o secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, até o fim do ano passado a compra ocorria por licitação com descrições técnicas que limitam a participação de empresas criando problema para a gestão pública. Segundo ele, a partir de agora os produtores terão a incumbência de escolherem o material genético para o rebanho leiteiro e gado de corte. Observa que a secretaria possui estoque de sêmen para mais três meses no sistema atual de parceria com os produtores.
ROGÉRIO RECH diz que na sequência será preciso obter no escritório local da Cidasc o inventário atualizado de animais para encaminhar o subsídio que será oferecido pelo município. Também estarão disponíveis orientações técnicas na secretaria da Agricultura antes dos produtores realizarem compra nas empresas de inseminação. O secretário assegura que se trata apenas de uma forma diferente de aquisição e o produtor não vai precisar adquirir botijão para estocagem de sêmen e nem será necessário ter veterinário particular. ROGÉRIO RECH garante o apoio da equipe técnica da prefeitura e a vantagem de ter liberdade de negociar com as empresas o material que lhe convém sem aumento de custo pelo material adquirido.
Tunápolis promove Campanha do Agasalho. De acordo com a primeira dama do município, MARIA FREY, a preparação do espaço que receberá os donativos iniciou nesta semana, junto com a vereadora ELISABETH SCHERER e a esposa do vice-prefeito, LÍRIA ZOZ. As doações devem ser deixadas em frente ao Ginásio CASSILDO FROEHLICH. MARIA lembra que nas próximas semanas haverá trabalho intenso para separar as roupas, calçados e outras doações. A organização será feita considerando itens masculinos, femininos, infantis, tipo de roupa e tamanho, para facilitar na hora da escolha e da entrega. A primeira dama destaca que nas campanhas anteriores as pessoas sempre foram muito generosas. Ressalta que esta é uma maneira de ajudar a quem precisa, especialmente para superar o frio no inverno, e ao mesmo tempo fazer um bem a si mesmo. MARIA comenta que doar as peças que estão no armário em boas condições e não são mais usadas ajuda a evitar que terminem no lixo ou no meio ambiente de forma indevida.
Setor de Transportes e Obras organiza trabalhos para atender com máquinas em diferentes regiões do município. A informação é do secretário do Departamento Rodoviário Municipal, o DRM de Mondaí, CARLOS KOELLN. De acordo com ele, os trabalhos nestes primeiros meses do ano concentram-se na estrada Beira-Rio, que recebe grande tráfego. A estrada recebe serviços de alargamento, nivelamento e melhorias gerais, como colocação e aumento de tubulações para facilitar o escoamento de água e preservar reformas efetuadas. Segundo KOELLN, a estiagem que prossegue neste ano gera muita poeira na estrada. Quando ocorre alguma chuva mais forte, a poeira é lavada e o que sobra são as pedras, o que deixa a estrada quase intrafegável. O secretário explica que a tubulação que está sendo colocada ou aumentada, neste sentido, é vital para a preservação da estrada.
Quanto às demais estradas no município, KOELLN avalia que elas estão boas, mas algumas estão bastante comprometidas. Ele enfatiza que em breve haverá duas equipes para trabalhar em diferentes regiões, uma no norte e outra na parte sul de Mondaí. CARLOS KOELLN salienta que desta forma o trabalho de conservação e melhoria das estradas será mais rápido. Um fator que favorece essa situação é que nos anos anteriores o setor colocou bastante material nas estradas, que agora fica mais fácil de retrabalhar. O secretário admite que sempre tem alguma máquina necessitando de manutenção e espera solucionar em breve.
Idosos de 77 e 78 anos serão vacinados contra Covid-19 neste sábado. O município de Iporã do Oeste recebeu 50 doses para contemplar o público de 77 e 78 anos. Segundo a responsável pela Sala de Vacinas, KARIN BLATT, a vacinação será amanhã, no Centro Público de Convivência, das 7h às 9h, no mesmo estilo das vacinações anteriores. Os idosos deverão levar documento de identidade e serão vacinados em sistema drive-thru, ou seja, devem aguardar no carro. Quem não tiver veículo pode vir a pé. KARIN salienta que o município ainda dispõe de 10 doses que sobraram do último sábado, de pessoas que confirmaram, mas não compareceram ao local da vacinação. Estas serão aplicadas ao grupo de 78 anos, também neste sábado. A segunda dose, conforme a responsável pela Sala de Vacinas, será aplicada entre 21 a 28 dias.
De acordo com a organização do Ministério da Saúde, estas doses estão armazenadas em Florianópolis e até o dia da aplicação ainda vão para São Miguel, antes de chegar a Iporã do Oeste. KARIN BLATT frisa que o município tem 380 idosos na faixa etária de 70 a 80 anos. Já no grupo de 60 a 70 anos, são 1.128 munícipes. É um número elevado para a quantidade de doses recebidas. KARIN comenta que os agentes de saúde estão entrando em contato com os idosos que serão contemplados amanhã, para confirmarem se querem as vacinas. Ela reivindica para aqueles que confirmam assumirem o compromisso e se deslocarem ao local indicado no dia da vacinação. Até o momento, 516 pessoas receberam a primeira dose contra o Covid-19 em Iporã do Oeste. Desse total, 135 já receberam a segunda dose da vacina.
Médico e presidente da Fundação Pró-Rim orienta sobre doença renal crônica. Nesta quinta-feira, 11, foi comemorado o Dia Mundial do Rim. Trata-se de uma campanha mundial promovida pela Sociedade Internacional de Nefrologia, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenção, tratamento precoce de doença renal e de pessoas que perderam a função dos rins, ou estão em estágio avançado. De acordo com o médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim, MARCOS ALEXANDRE VIEIRA, de Joinville, a cada ano a campanha tem um tema diferente e em 2021 ela se chama “Vivendo bem com a doença renal”. Segundo o médico, pacientes com doença renal crônica precisam fazer tratamento em hospital numa média de três vezes por semana, num período entre 3h e 5h. Muitas vezes, este deslocamento é feito por transporte público ou VAN cedida pelo município.
VIEIRA pontua que o cenário da pandemia gera ainda mais apreensão para estes pacientes, que são do grupo de risco. Neste sentido, destaca ações que visam cuidar destes pacientes, não apenas em relação ao problema renal e para proteger do Covid-19, mas também para proporcionar maior qualidade de vida. Conforme o médico nefrologista, a Fundação Pró-Rim ajuda na triagem destes pacientes, fornecendo roupas de proteção individual, máscara, álcool em gel, entre outros produtos para preservar a saúde deles e também dos profissionais da Saúde que auxiliam no tratamento. MARCOS VIEIRA defende que as pessoas com problemas renais crônicos deveriam ser prioridade na vacinação do Covid-19.
O médico nefrologista lembra que a fundação também está fazendo campanha para contratar mais pessoal que trabalhe nas unidades de saúde, especialmente na hemodiálise, além de adquirir máquinas e EPIs para profissionais e pacientes. Na doença renal crônica, conforme VIEIRA, os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue por mais de três meses, ou de forma definitiva. A perda da filtragem pode ser moderada ou grave. A doença pode aparecer em diferentes estágios da vida, mas é mais comum a partir dos 40 anos. Caso for leve, pode ser tratada com medicamentos para controlar a pressão e remédios para os rins. Na forma mais grave, a pessoa perde a função renal por completo, ou tem menos de 10% de função dos rins, quando já existe necessidade de fazer hemodiálise. Neste caso, existem duas formas de hemodiálise: a que é feita no hospital, que consiste em purificação do sangue, três por semana, ou a hemodiálise peritoneal, que o paciente faz em casa todos os dias, desde que tenha autonomia para isso. Há também a possibilidade do transplante renal, o que, apesar de proporcionar qualidade de vida, exige que a pessoa continue recebendo acompanhamento.
MARCOS VIEIRA pontua que os dois principais motivos da doença renal crônica são a pressão alta e diabetes. Há poucos sintomas no início. Levantar quatro a cinco vezes para urinar à noite pode ser um sinal, assim como no caso de haver sangue na urina, o que ainda pode gerar outras consequências, como pedra no rim. Se agravar, a pessoa começa a sentir inchaço nas pernas, a pressão arterial é mais difícil de ser controlada e há risco de anemia. A obesidade também pode gerar a doença, o que reforça a importância de manter educação alimentar e praticar exercício físico. O médico nefrologista acrescenta que as pessoas devem cuidar do consumo de proteínas, especialmente de origem animal, ingerir pouco sal, equilibrar frutas e verduras, além de manter o exame de urina em dia.
Aulas presenciais em Iporã do Oeste retornam na segunda-feira. Em reunião do Comitê de Crise do município nesta quarta-feira, o retorno das aulas presenciais foi definido para a próxima segunda, 15. A decisão é válida tanto para a rede municipal, quanto para a estadual de ensino. Conforme a secretária de Educação, NEUSA BEILKE, a reunião contou com presença de representantes da administração municipal, a referida Secretaria e diretores de escolas. Eles discutiram sobre a manutenção do decreto vigente, que trata sobre restrições em relação a várias entidades, o comércio, e também sobre a retomada das aulas presenciais em Iporã do Oeste. NEUSA reconhece que a retornar ao ensino presencial é uma decisão crítica, devido ao momento da pandemia. Ela é amparada pelo Ministério Público, o qual determina, através da lei 18.032, a escola como serviço essencial que deve acontecer de acordo com o que a comunidade escolar desejar.
A secretária enfatiza que apesar da confirmação do retorno presencial, os pais têm liberdade para escolher se permitem o retorno dos filhos ou continuar de forma remota. Na pesquisa realizada pela Secretaria de Educação com os responsáveis pelos 1.836 alunos envolvidos em todas as redes de ensino, 1.448 famílias de alunos afirmaram que desejam o retorno presencial, o que significa quase 80% de aprovação. Outras 380 apenas solicitam atendimento remoto. NEUSA frisa que o retorno presencial já havia sido agendado em dois momentos anteriores. Primeiro, estava previsto para iniciar no dia 18 de fevereiro. A segunda data foi definida no dia 26 de fevereiro e previa o retorno no início de março.
A secretária de Educação de Iporã do Oeste reitera que todo o trabalho já estava organizado para a retomada, incluindo o transporte e a merenda escolar. Por este motivo, o retorno presencial na segunda-feira não deverá ter imprevistos. A única questão que ainda falta definir é em relação à contratação de profissionais. De acordo com a secretária, o município carece de pelo menos três auxiliares para a creche. Há ainda cargos vagos de auxiliares de serviços gerais para atender as escolas, o que deverá ser definido ainda nesta semana para providenciar o atendimento aos alunos nas escolas. A maior preocupação dos profissionais de Educação neste período de ensino remoto é em relação às crianças, que segundo NEUSA podem ficar com lacunas no aprendizado.
Conforme NEUSA BEILKE, no ensino presencial, o professor consegue identificar e atender melhor a real dificuldade da criança ou do adolescente. Ela ressalta que os professores dispõe de formação específica para o atendimento pedagógico, enquanto os pais, além de ter que dedicar mais tempo para acompanhar o estudo dos filhos no ensino remoto, também têm a rotina de trabalho deles no dia a dia. Essa situação faz com que eles queiram que a criança esteja no local onde existem profissionais preparados para o ensino. A retomada das aulas em Iporã do Oeste será de maneira alternada, a partir da divisão das turmas em dois grupos, A e B. O grupo A terá aulas presenciais a partir da próxima semana, enquanto o B retorna na semana seguinte, e assim sucessivamente. Os alunos também receberão atividades para fazer na semana em que ficam em casa.
NEUSA reitera que as escolas estão se preparando para atender a todos os protocolos sanitários, de modo que o aluno seja atendido de forma segura e tenha acesso ao processo de ensino aprendizagem que vinha ocorrendo antes da pandemia. A secretária de Educação enfatiza que está fazendo contato com as empresas que fornecem merenda escolar. Uma parte da merenda já está nas escolas e os alimentos não perecíveis serão entregues na segunda-feira. As famílias que tiverem dúvidas devem contatar as direções das escolas pelo WhatsApp ou telefone. NEUSA pede para os pais orientarem os filhos quanto ao uso de máscara, para que não compartilhem material ou objetos, e observem as regras no transporte e na escola. Ela acrescenta que desde o ônibus escolar será aferida a temperatura e os estudantes também devem passar álcool em gel e sentar em assento próprio.
-DOIS MOTOCICLISTAS SOFREM FERIMENTOS EM ACIDENTES NA REGIÃO
-MOTORISTA EMBRIAGADO, ARMADO E COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA É PRESO NA REGIÃO
Jovem sofre ferimentos em queda de motocicleta na SC 163. O acidente foi registrado por volta das 7h15 da manhã de hoje, na SC 163, na localidade de Santa Isabel, interior de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros socorreu o condutor da motocicleta, um jovem de 21 anos. Ele sofreu diversas escoriações pelo corpo e foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. No local do acidente a rodovia está em condições precárias, com diversos buracos na pista.
Homem sofre ferimentos em colisão entre motocicleta e caminhão na BR 282. Um motociclista de 40 anos ficou ferido no início da tarde desta quinta-feira, ao se envolver em acidente com a moto que pilotava e um caminhão na BR 282, entre Maravilha e Pinhalzinho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 12h40 nas proximidades do antigo posto da Polícia Rodoviária Federal, em Maravilha. O motociclista sofreu diversos ferimentos, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital São José de Maravilha pela equipe do SAMU. O condutor do caminhão, 60 anos, não sofreu ferimentos. As causas do acidente não foram reveladas.
Motorista embriagado, armado e com tornozeleira eletrônica é preso na região. O fato ocorreu na madrugada desta sexta-feira, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada por volta da 1h, com a informação de que haveria dois homens armados em um veículo na Rua Marechal Deodoro, próximo ao trevo da BR 163, Bairro Santa Rita. As guarnições localizaram o veículo, onde estava o condutor. Em buscas no interior do carro foi localizado um revólver, calibre 32, sem munições, no porta luvas. Durante a vistoria foi constatado que o lacre da placa traseira estava rompido, motivo pelo qual foi realizada a notificação e a remoção do veículo ao pátio conveniado. O homem apresentava sinais de embriaguez, sendo confeccionado o auto de constatação da alteração da capacidade psicomotora. Ele também usava tornozeleira eletrônica e no horário em que foi abordado, estava descumprindo medida restritiva judicial. O homem foi preso e a arma apreendida. Já o outro ocupante do veículo tentou fugir pela rodovia, foi acompanhado e posteriormente abordado pela polícia próximo ao trevo de acesso à cidade.