ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 12/03/2021

GLOBO EM FOCO – 12/03/21

-UNIÃO LIBERA 188 MILHÕES PARA INSTALAÇÃO DE TRÊS MIL 965 LEITOS DE UTI

-FIESC E FECOMÉRCIO VÃO À JUSTIÇA PARA EVITAR LOCKDOWN NO ESTADO

-PADRE DE ITAPIRANGA AGUARDA VAGA NA UTI

-FAMÍLIAS QUE RECEBEM BENEFÍCIO PRECISAM ATUALIZAR OS DADOS

-VETERINÁRIO RELATA CUIDADOS NA INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

-INTEGRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE LEITE VISA A EXPORTAÇÃO

-JOVEM SOFRE FERIMENTOS EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163

-HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA E EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O governo português apresentou, nesta quinta-feira, o plano para retomada das atividades paralisadas pelo lockdown, que já dura dois meses. A estratégia é dividida em quatro fases e só depois da Páscoa o país deverá respirar mais aliviado. A primeira fase entra em vigor já na próxima segunda-feira, 15 de março. Nesse dia, creches e escolas reabrem, mas apenas para alunos dos ensinos infantil e fundamental. O governo promete testagem em massa em todos os estabelecimentos de ensino públicos e particulares, para alunos e profissionais. Ainda na primeira fase, reabrem cabeleireiros, e similares, pequenos comércios apenas com venda na porta, livrarias, bibliotecas e lojas de automóveis. No dia 19 de abril, voltam às aulas alunos dos ensinos médio e superior, reabrem teatros, auditórios, cinemas, lojas do serviço público.

O presidente americano JOE BIDEN promulgou nesta quinta-feira o pacote de estímulos de um trilhão e 900 bilhões de dólares para medidas de auxílio contra a crise causada pela pandemia da Covid-19. O pacote de ajuda já havia sido aprovado pelo Senado dos Estados Unidos no dia seis. A Câmara de Representantes também deu seguimento ao plano nesta quarta-feira, abrindo caminho para assinatura do presidente. O pacote de BIDEN é o terceiro aprovado pelo país desde o início da pandemia. Ao todo, já foram gastos cinco trilhões em programas de ajuda econômica, valor equivalente a cerca de 25 por cento do PIB americano.


Todos os adultos dos Estados Unidos poderão receber a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 a partir do dia primeiro de maio. A previsão é do presidente JOE BIDEN. A data foi anunciada na noite desta quinta-feira durante o primeiro discurso dele em rede nacional no horário nobre. O ato marcou os 50 dias de mandato do novo presidente. A fala também registra um ano da pandemia no país e serve como uma oportunidade de levar esperança aos americanos e pedir mais uma vez sua colaboração no combate à doença. Os Estados Unidos são o país com mais casos registrados de Covid-19 no mundo, com 29 milhões 212 mil e 92 casos e também com mais mortes:530 mil 606.

A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo GILBERTO KASSAB pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral e associação criminosa. KASSAB foi denunciado pelos crimes em fevereiro e negou, na ocasião, ilicitudes, afirmando que iria provar que os recursos eram de origem lícita. Em nota, a defesa do ex-prefeito afirmou que irá demonstrar, com farta documentação processual e de forma cabal e inequívoca que os valores recebidos por ele foram para real e efetiva prestação dos serviços dos contratos. A acusação diz que KASSAB recebeu, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016, quantia superior a 16 milhões de reais indevidamente do frigorífico JBS em razão de sua função de ministro.

A Câmara dos Deputados concluiu no início da madrugada desta sexta-feira a aprovação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial, que prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos e viabiliza a retomada do auxílio emergencial. A votação da PEC começou na última terça-feira, quando os parlamentares deram aval à tramitação da proposta. Em seguida, na madrugada de quarta-feira, o texto-base foi aprovado. Somente vinte e quatro horas depois, no início da madrugada de quinta-feira, os deputados concluíram a votação em primeiro turno e, na tarde desta quinta, aprovaram em segundo turno o texto-base da PEC, passando a analisar os destaques. A proposta não detalha valores, duração ou condições para o novo auxílio emergencial, que terão de ser definidos em outro texto.

O Ministério da Saúde liberou 188 milhões e 200 mil reais para a instalação de três mil 965 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19. O montante corresponde ao repasse mensal de recursos para a manutenção dos locais. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, a determinação leva em conta as solicitações dos Gestores Estaduais e Municipais de Saúde, que relatam a falta de leitos para o tratamento da doença respiratória. Os leitos de UTI serão distribuídos entre os estados. Do total de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, três mil 950 serão destinados ao tratamento de adultos e outros 15, instalados em Minas Gerais e no Paraná, para o atendimento pediátrico.

O governador CARLOS MOISÉS foi um dos seis governadores que não assinaram a carta aberta com cobrança e propostas para melhorar o combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. O “Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde” foi divulgado na quarta-feira e tem a assinatura de 21 governadores. O documento do Fórum Nacional dos Governadores propõe um pacto entre os três poderes e as três esferas do poder público para evitar o colapso dos sistemas hospitalares e reforçar a luta contra o vírus. Entre as ações sugeridas pelos governadores estão acelerar a vacinação, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, e o apoio a medidas preventivas como uso de máscaras e desestímulo a aglomerações.


O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, culpou as festas clandestinas e a negligência a protocolos sanitários pela situação sanitária com avanço do coronavírus. Nesta quinta-feira, em reunião virtual da Comissão Temporária Covid-19 do Senado Federal, ele ainda disse que o Estado sofre pressão para fechamento total das atividades e defendeu que isso ocorra sendo organizado pelas prefeituras. Ele também destacou que o estado catarinense "não parou" durante a pandemia. Segundo MOISÉS, fechamentos regionalizados podem ocorrer, mas sendo organizados pelas próprias prefeituras. Ele descartou um fechamento geral promovido ao mesmo tempo em todo o estado.


A Federação das Indústrias de Santa Catarina e a Fecomércio entraram com pedido judicial para ingressar na qualidade de “terceiro interessado” na ação em que o Ministério Público pede o fechamento de todas as atividades econômicas por 14 dias no Estado. Segundo a Fiesc,a entidade compreendeu que não poderia ficar quieta, tendo em vista o significado que qualquer decisão judicial em torno da adoção, ou não, de lockdown, teria para o conjunto do empresariado de Santa Catarina. Na ação, a Fiesc defende a manutenção das regras atualmente em curso, determinadas em decreto do governo do Estado. A Fecomércio, assim como outras entidades empresariais catarinenses, defende a continuidade da atividade econômica, desde que seguidos os rígidos protocolos de saúde, que garantem a segurança de trabalhadores e clientes em geral.

Padre de Itapiranga aguarda por um leito de UTI. O Pároco de Itapiranga, LUIZ NEIS de 62 anos, está internado no Hospital Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, esperando por um leito de UTI. Conforme as informações obtidas pela secretária da Paróquia de Itapiranga, DÉBORA MEIRELLES, o estado de saúde é considerado grave. Ele estava em isolamento desde o dia seis de março. Nesta quinta-feira, o Padre faria o exame da Covid-19, porém, passou mal na noite de quarta-feira e procurou atendimento médico no Hospital de Itapiranga. Devido ao agravamento no estado de saúde, precisou ser transferido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. O exame realizado nesta quinta-feira, confirmou a doença.

LUIZ NEIS atua como Pároco no município de Itapiranga desde janeiro de 2018. De acordo com informações, o Padre já possuía comorbidades. No momento, ele está entubado e em coma induzido. No total, 25 pacientes confirmados estão internados na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, e 15 aguardam por um leito.

Papai Noel" de Itapiranga é vacinado contra Covid-19. JACÓ KLAGENBERG, morador de Itapiranga, foi vacinado nesta semana. Um dia memorável para o conhecido “Papai Noel" de Itapiranga. O idoso de 77 anos, realiza trabalho nas vésperas de Natal há 29 anos, e por este motivo, decidiu ser vacinado vestido com o traje que mais gosta e que o acompanha por quase três décadas. Carisma, simpatia e bondade fazem parte de toda esta trajetória. Tudo começou em 1967, quando JACÓ KLAGENBERG era sócio proprietário da antiga Safrita, e decidiu se vestir de Papai Noel durante uma confraternização natalina com os filhos de funcionários da empresa. Ainda hoje, ele é chamado por pais, empresas e escolas para fazer a alegria da criançada.

O idoso relata que sempre seguiu com rigor as vacinações obrigatórias, e desta vez, não foi diferente. Para ele, receber a vacina contra a Covid-19 resulta em esperança. Porém, acredita que não basta somente a vacina se as pessoas não se cuidarem e fizerem sua parte. O “Papai Noel" de Itapiranga deixa uma mensagem à todas as pessoas, independente da faixa etária: “Se cuide. Não importa se você for criança, adulto ou idoso, a pandemia está aí e todos precisamos fazer nossa parte. Ao sair, use máscara e evite se aglomerar. Só assim vamos combater este vírus.”

Já iniciou no começo deste mês o período para as pessoas realizarem a declaração do Imposto de Renda relativo ao ano de 2020. A informação é do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. De acordo com ele, é fundamental que os contribuintes fiquem atentos e façam a declaração antes do prazo final que é no dia 30 de abril. Conforme ele, a entrega pode ocorrer de três formas, sendo no modo tradicional através do programa gerador de declaração que é baixado no computador, pelo celular e também via internet, na página da Receita Federal na internet. O endereço eletrônico é o www.receita.fazenda.gov.br.


Mais de 30 mil pessoas devem fazer a declaração do Imposto de Renda neste ano na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. Segundo ele, ao todo, são esperadas 35 mil declarações dos 32 municípios da região. Ele citou que apenas em São Miguel do Oeste 10 mil e 100 pessoas devem realizar suas declarações. Já os municípios de Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita, Guaraciaba e Descanso somam juntos três mil e 54 pessoas que precisam declarar o imposto de renda.


Existem algumas regras de obrigatoriedade que devem ser observadas por quem declarar o imposto de renda. O alerta é do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. Ele destacou que devem realizar o procedimento quem recebeu em 2020 um montante de 28 mil 559 reais vindos através do emprego, aluguel, entre outros, além de rendimentos não tributáveis ou tributáveis no valor de 40 mil reais e quem teve ganho de capital na alienação de bens e operações na bolsa de valores. ERNANI esclareceu que aqueles que exercem atividade rural e que tiveram receita bruta superior a 142 mil 798 reais também são obrigados a declarar para a receita federal.


Outra obrigatoriedade é com relação as pessoas que têm bens superiores a 300 mil reais e quem passou a residir no Brasil. As observações são do agente da Receita Federal de São Miguel do Oeste, ERNANI WERLANG. Ele lembrou que aqueles que optaram pela isenção em ganho capital, cabe verificar agora se todas as regras foram cumpridas. Caso isso não ocorreu, também devem realizar a declaração. ERNANI revelou que neste ano uma novidade é para aqueles que receberam o auxílio emergencial no ano passado do governo federal. Ele frisou que em alguns casos as pessoas terão que declarar e até devolver os valores. O profissional explicou em quais casos essas ações devem ocorrer.

Tunápolis organiza Campanha do Agasalho. De acordo com a primeira dama do município, MARIA FREY, a preparação do espaço que receberá os donativos iniciou nesta semana, junto com a vereadora ELISABETH SCHERER e a esposa do vice-prefeito, LÍRIA ZOZ. As doações devem ser deixadas em frente ao ginásio de esportes. MARIA lembra que nas próximas semanas haverá trabalho intenso para separar as roupas, calçados e outras doações. A organização será feita considerando itens masculinos, femininos, infantis, tipo de roupa e tamanho, para facilitar na hora da escolha e da entrega. A primeira dama destaca que nas campanhas anteriores as pessoas sempre foram muito generosas. Ressalta que esta é uma maneira de ajudar a quem precisa, especialmente para superar o frio no inverno, e ao mesmo tempo fazer um bem a si mesmo.

Benefícios do governo federal exigem atenção das pessoas contempladas para manter o recebimento com atualização de dados. Itapiranga possui 138 pessoas cadastradas para receber o Benefício de Prestação Continuada. Este público contemplado com o auxílio deve ficar atento para as exigências do programa. Atualização do Cadastro Único está entre as exigências que devem ser observadas. A gestora do Cadastro Único de Itapiranga, SIMONE REIHERT informa que o atendimento ocorre em expediente normal e de forma presencial, porém as pessoas precisam fazer agendamento com antecedência respeitando os cuidados para não ter aglomeração. Alerta que os dados devem ser atualizado sempre que houver alguma alteração na dinâmica familiar como endereço, número de integrantes e renda.

De acordo com SIMONE REICHERT, o Benefício de Prestação Continuada é concedido por meio do INSS, com pagamento mensal de um salário mínimo. O benefício é destinado para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiências que não podem trabalhar e possuírem nível de incapacidade comprovada por meio de pericia médica do INSS. SIMONE REICHERT observa que esclarecimentos de dúvidas e encaminhamentos podem ser feitos na secretaria de Assistência Social e a solicitação do benefício no INSS. O pagamento, até mesmo para quem já faz parte do programa segue exigência da renda familiar, além de atender todos os critérios da Lei.

A produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal recebe atenção especial em Itapiranga visando a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. Atividade dos profissionais do município envolve ainda o atendimento clinico de grandes animais e a realização de exames de tuberculose e brucelose em propriedades de pequena comercialização de bovinos. O veterinário da inspeção municipal e estadual, JOSÉ SALDANHA lembra que desde 2016 foi estabelecido um termo de cooperação técnica entre prefeitura e Cidasc para o município realizar inspeção. Itapiranga possui três estabelecimentos com habilitação para comercializar seus produtos em todo o território de Santa Catarina. Um frigorifico de abate de suínos com fábrica de embutidos, granja de produção de ovos e frigorifico de abate de bovinos que conta ainda com a contribuição da cooperativa dos veterinários.

São 11 estabelecimento de comercialização municipal, a maioria açougues de supermercados, além de abatedouro de peixes, produção de mel e dois estabelecimentos de produtos lácteos. O encaminhamento inicia com requerimento solicitando o serviço de inspeção. Nesta fase são feitas adequações seguindo o rigoroso controle da vigilância sanitária para produtos de origem animal. JOSÉ SALDANHA considera que o correto envolvimento dos proprietários favorece o cumprimento das regras e o sucesso do empreendimento. O veterinário observa que os profissionais responsáveis pelo controle de qualidade e fiscalização estão constantemente nos estabelecimentos para observar o cumprimento das regras.

Quando ocorre abate de animais é obrigatório a presença do veterinário responsável para atestar a sanidade. JOSÉ SALDANHA chama atenção para a importância do responsável técnico que assine pelo estabelecimento e implante os programas de boas práticas. Outro fator que recebe atenção especial é a rotulagem para identificação do produto e informações uteis ao consumidor. O veterinário observa que além do acompanhamento da linha de produção é fundamental ter cuidado com o controle por meio de planilha e relatórios incluindo problemas sanitários. De acordo com SALDANHA, é fundamental os cuidados desde a recepção da matéria prima em busca de qualidade dos produtos que serão oferecidos aos consumidores. A parte final inclui a conservação com temperatura e manipulação correta.

O Fórum da Aliança Láctea Sul Brasileira discute ações nos três estados do sul para melhorar a relação entre produtor de leite e indústria. Objetivo é acabar com os acordos informais que não oferecem segurança nos diferentes seguimentos. Desafio é implantar a formalização das relações dos elos da cadeia produtiva, especialmente entre produtor e indústria. Lideranças do setor produtivo de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul discutem medidas que devem ser adotadas para a profissionalização. Segundo o palestrante e consultor, ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina, AIRTON SPIES é preciso proporcionar maior segurança ao produtor com menor variação de preço. Já a indústria também terá benefícios com matéria prima de qualidade e com padronização para atender contratos com foco na exportação.

AIRTON SPIES avalia que o céu e o inferno estão muito próximos no faturamento do produtor de leite, com momento de pagamento que proporciona bom lucro e repentinamente ocorre uma queda que ocasiona abandono da atividade. O encontro da Aliança Láctea Sul Brasileira desta semana abordou a problemática na cadeia leiteira. A alternativa está na exportação com competividade mundial como ocorre na suinocultura e avicultura. AIRTON SPIES aponta justamente estas atividades como referência e diz que o leite também vai passar para um sistema de integração de fidelidade entre produtor e indústria e com vantagem para os dois setores. Reforça que a produção de leite com o cunho social não tem mais espaço, sendo preciso alta produtividade e qualidade nível internacional comparado ao Uruguai, Argentina, Austrália e Nova Zelândia.

Durante o encontro da Aliança Láctea foi apresentado um panorama e os principais gargalos e oportunidades para o setor produtivo. Entre os desafios levantados estão os preços pouco competitivos, qualidade da matéria-prima, carência de políticas públicas direcionadas ao setor e baixa coordenação da cadeia produtiva. O ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina afirma que a situação está mudando ao longo dos últimos anos com produtores buscando especialização e atingindo níveis competitivos comparados aos melhores padrões internacionais. AIRTON SPIES destaca que Santa Catarina produz mais de três bilhões de litros de leite por ano e é o quarto maior produtor brasileiro. Com mais de 70 mil famílias envolvidas na atividade, o estado conta com 130 empresas que beneficiam o produto. Um dos grandes diferenciais do agronegócio catarinense é o cuidado extremo com a saúde animal.

Qualidade e preço competitivo garante venda externa e torna o leite brasileiro competitivo. AIRTON SPIES diz que Santa Catarina está no caminho certo por ser o único estado brasileiro certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal como área livre de febre aftosa sem vacinação. No último ano, foi reconhecido com a menor prevalência de brucelose animal no país. Várias propriedades rurais da região já estão em situação privilegiada de competividade, porém a maioria dos produtores precisa evoluir. A projeção é de venda de 10 bilhões de litros de leite para o exterior até 2027. O mercado interno não comporta o aumento da produção e com isso o Brasil diminui o ritmo de produção ou investe no sistema produtivo e industrialização para exportar. SPIES aponta grande potencial de venda para China, Egito e vários países que precisam de leite.

Jovem sofre ferimentos em queda de motocicleta na SC 163. O acidente foi registrado por volta das sete horas e 15 minutos da manhã de hoje, na SC 163, na localidade de Santa Isabel, interior de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros socorreu o condutor da motocicleta, um jovem de 21 anos. Ele sofreu diversas escoriações pelo corpo e foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. No local do acidente a rodovia está em condições precárias com diversos buracos na pista.

Homem sofre ferimentos em colisão entre motocicleta e caminhão na BR-282. Um motociclista de 40 anos ficou ferido no início da tarde desta quinta-feira, ao se envolver em acidente com a moto que pilotava e um caminhão na BR-282, entre Maravilha e Pinhalzinho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 12h40 nas proximidades do antigo posto da Polícia Rodoviária Federal, em Maravilha. O motociclista sofreu diversos ferimentos, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital São José de Maravilha pela equipe do SAMU. O condutor do caminhão, 60 anos, não sofreu ferimentos. As causas do acidente não foram reveladas.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e embriaguez ao volante. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na madrugada desta sexta-feira, uma ocorrência de porte ilegal de arma de fogo e dirigir sob efeito de álcool ou droga. Foi nas proximidades do trevo da BR-163, no bairro Santa Rita. As guarnições receberam a informação que dois homens estavam em posse de uma arma de fogo em um veículo. Conforme a PM, no veículo estava apenas o condutor e no porta luvas estava um revólver calibre .32 sem munições. Durante vistoria veicular foi constatado que o veículo apresentava o lacre da placa traseira rompido e por isso foi removido ao pátio conveniado. De acordo com a Polícia, o condutor estava com sinais de embriaguez. O homem também fazia uso de tornozeleira eletrônica. Ele foi preso em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.