ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 12 02 2021

-BOLSONARO DIZ QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL DEVE SER ESTENDIDO POR 3 OU 4 MESES

-REVENDEDORES DE GÁS PEDEM REDUÇÃO DE ICMS PARA BAIXAR PREÇO DO BOTIJÃO

-FIESC DEFENDE INJEÇÃO DE RECURSOS DO ESTADO EM RODOVIAS FEDERAIS

-VEREADOR DO MDB PEDE INSTALAÇÃO DE PORTAIS NA ENTRADA DO MUNICÍPIO

-LOTAÇÃO DOS LEITOS DE UTI DO HOSPITAL REGIONAL VOLTA A CEM POR CENTO

-COLISÃO E CAPOTAMENTO EM VIA URBANA DEIXA UMA PESSOA FERIDA

-VEÍCULO BATE EM POSTE E CAI EM BARRANCO NA WALDEMAR RANGRAB

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Portugal prorrogou nesta quinta-feira um lockdown no país até pelo menos primeiro de março para combater seu pior surto de infecções por Covid-19 desde o início da pandemia, mas o primeiro-ministro ANTÓNIO COSTA advertiu que as regras rígidas devem permanecer por mais tempo. De acordo com ele, não é hora de discutir o fim do lockdown. De acordo com a legislação portuguesa, o chamado estado de emergência está limitado a 15 dias, mas pode ser prorrogado indefinidamente. No país, quase 14 mil e 900 mil pessoas morreram de Covid-19, com o total de casos chegando a 778 mil 369.

O Equador ainda não sabe quem vai enfrentar o economista ANDRÉS ARAUZ no segundo turno das eleições presidenciais, em abril. O candidato apoiado pelo ex-presidente RAFAEL CORREA teve o maior número de votos e está garantido na próxima votação, mas a disputa pelo segundo lugar continua indefinida nesta quinta-feira. De acordo com as autoridades eleitorais, o ex-banqueiro GUILLERMO LASSO assumiu a segunda colocação na noite de quarta ao ultrapassar o líder indígena e ambientalista YAKU PÉREZ. A diferença entre os dois candidatos é inferior a um ponto percentual. Falta contar pouco mais de um por cento dos votos.

O grupo de parlamentares do Partido Democrata que atua como promotores de acusação no julgamento de impeachment contra DONALD TRUMP encerrou nesta quinta-feira a apresentação de seus argumentos contra o ex-presidente dos Estados Unidos. Os advogados de TRUMP terão 16 horas a partir desta sexta-feira para apresentar sua defesa. Ele é acusado de incitar a invasão do capitólio, sede do Congresso norte-americano. São necessários 67 votos para cassar os direitos políticos do ex-presidente.

O Supremo Tribunal Federal negou nesta quinta-feira o reconhecimento do chamado "direito ao esquecimento" pelo qual alguém poderia reivindicar que meios de comunicação fossem impedidos de divulgar informações de um fato verídico considerado prejudicial ou doloroso. Dos 11 ministros, nove se manifestaram contra o direito ao esquecimento e um a favor. LUIS ROBERTO BARROSO não votou porque se declarou impedido. A decisão do STF tem repercussão geral, ou seja, servirá de orientação para casos semelhantes nas demais instâncias da Justiça. A tese aprovada pelo plenário prevê que “é incompatível com a Constituição a ideia de um direito ao esquecimento, assim entendido como um poder de obstar, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social analógicos ou digitais”.

A Câmara aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que transforma em crime o ato de furar fila para ser vacinado. O texto segue para a análise do Senado. A proposta cria um novo tipo de crime, chamado de "infração a plano de imunização", atualmente não previsto no Código Penal. Além do fura-fila, a proposta criminaliza qualquer afronta à operacionalização de planos de imunização federais, estaduais, distritais ou municipais. Pela proposta aprovada, o crime abarca todas as vacinas, e não apenas as doses contra a Covid-19. A pena estabelecida no projeto é de um a três anos de detenção e multa. Esta pena pode ser aumentada em um terço caso envolva falsificação de atestado e outros documentos.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou que a prorrogação do auxílio emergencial "está quase certa”, mas que ainda não sabe o valor e que a ajuda deve ser liberada por mais três ou quatro meses. A data para início da nova rodada de pagamentos ainda não foi definida pelo governo federal, mas em uma live à noite o presidente disse que "tem pressa" e que "tem que ser a partir de março". A extensão do auxílio emergencial ganhou força a partir da semana passada quando o ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou que a ajuda poderia ser retomada para metade dos beneficiários de 2020.

Alunos e professores de escolas estaduais poderão estudar e planejar as atividades do modelo remoto com internet cedida pelo Governo do Estado a partir do início do ano letivo, marcado para 18 de fevereiro. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Educação, nesta quinta-feira. O investimento do Governo do Estado para adquirir pacotes de dados para acesso à internet pelo celular pode chegar a 900 mil por mês. A iniciativa beneficia mais de 550 mil usuários, incluindo todos os professores e alunos da rede estadual. Com o contrato assinado com as operadoras de telefonia, será possível acessar de forma gratuita as ferramentas do “Google for Education”, incluindo o Google Sala de Aula e as plataformas de atividades, formulários, produção de textos, entre outras.

O segmento de serviços em Santa Catarina teve crescimento acima da média nacional em dezembro. O volume subiu quatro vírgula três por cento, quando comparado ao mesmo período de 2019, segundo Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, apresentada nesta quinta-feira. Entre os 12 maiores estados, Santa Catarina ficou em primeiro lugar, sendo que no cômputo geral teve o sexto melhor resultado. Além disso, 16 estados e o DF apresentaram recuo nesta comparação e a média nacional ficou em menos três vírgula três por cento. O dado negativo é que Santa Catarina teve, em dezembro de 2020, um recuo de 31 por cento no volume de atividades turísticas.

O Sindicato dos Revendedores de Gás em Santa Catarina vai pedir à Secretaria da Fazenda a redução do ICMS de 17 para 12 por cento. O presidente do Sinregás, JORGE MAGALHÃES DE OLIVEIRA, explicou que a medida poderia provocar a redução do preço do botijão. Com a revisão da política de renúncia fiscal na Alesc em 2019, o setor perdeu o benefício. Ele afirmou que desde maio do ano passado o aumento na refinaria atingiu 57 por ceno, mas, segundo ele, nem tudo foi repassado ao consumidor. O executivo afirma que, na ponta, o valor teve, no período, no máximo 20 por cento de majoração. O pedido de ICMS sobre o gás de cozinha deve ser entregue ao governo nos próximos dias.

O Peperi Debates deste sábado vai olhar para a história e avaliar a percurso percorrido por São Miguel do Oeste nos últimos 67 anos. O programa de amanhã vai refletir sobre o desenvolvimento e o estágio da cidade que estará de aniversário na próxima segunda-feira. O debate vai reunir pessoas da comunidade que atualmente não ocupam espaços de poder. O programa vai contar com a presença do ex-prefeito JOSÉ FIORINI, o empresário DAVI CAVALLI e o sindicalista JAIR STHELER. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã deste sábado.

O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai falar sobre os 41 anos de instalação da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil. A entidade, que tem um papel importante para os advogados em particular e para a sociedade de forma geral, foi criada em 1980 no município. Neste sábado, o programa vai receber o presidente da OAB de São Miguel, ELOI BONAMIGO. O Peperi Debates, ao vivo, começa às 11 horas com análise das notícias da semana e a entrevista inicia as 11 e meia.

O presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil cumpriu roteiro nesta semana por sete municípios do Oeste e Extremo Oeste. Na manhã de ontem, RAFAEL HORN esteve em São Miguel do Oeste e deu início às obras de restauração da Sede da Seccional. O presidente disse que é um presente de aniversário para a OAB local que completou 41 anos esta semana. Na quarta-feira, HORN instalou, em Dionísio Cerqueira, a primeira Subseção da OAB que terá estrutura compartilhada por dois Estados no Brasil, pela OAB de Santa Catarina e do Paraná. A ideia de dividir o espaço entre as duas Seccionais levou em conta a economia de recursos para a manutenção da estrutura e o compartilhamento de ações de interesse comum para a região, tanto para a advocacia quanto para a sociedade.

A Secretaria de Urbanismo intensificou as ações de limpeza da cidade, roçadas de vegetação, recolha de materiais e adequações de bocas de lobo. De acordo com o secretário JEFERSON DIAS, os trabalhos tem o objetivo principal de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. O secretário, JEFERSON DIAS, destacou que, além das questões de conservação e ajardinamento de praças e demais espaços públicos, o setor de Urbanismo também atua como parceiro na área da saúde pública, complementando os trabalhos constantes e estratégicos que são realizados pela equipe da Dengue da Secretaria de Saúde. Nas últimas semanas, estes serviços foram realizados em toda a área central da cidade, e também intensificados nos bairros, prevenindo o aparecimento de novos focos do mosquito da dengue.

Os trabalhos da secretária de Urbanismo contam com o reforço de presos da unidade prisional avançada. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, cerca de 20 apenados da UPA auxiliam nas ações de limpeza de ruas e praças da cidade. DIAS explicou que o uso da mão de obra carcerária foi possível graças a um convenio entre a unidade prisional e a prefeitura de São Miguel do Oeste. O presos prestam os serviços de limpeza e recebem, em contrapartida, um salário livre de encargos para o poder público. Além disso, cada três dia de trabalho reduz em um dia o tempo da pena. DIAS comentou que esse tipo de iniciativa também contribui para a ressocialização dos presos.

Em sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira, vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de pedidos sugerindo obras e serviços à Administração Municipal. O vereador NINI SCHARNOSKI solicitou ao Executivo que viabilize a implantação de sistema de energia solar em todas as unidades pertencentes ao município. O objetivo é tornar o município mais sustentável e, simultaneamente, criar uma alternativa financeira para as elevadas tarifas de energia das instalações municipais. Já o vereador VANIRTO CONRADT pediu que a prefeitura estude medidas junto aos órgãos ambientais com o intuito de canalizar o restante do córrego situado na Rua Sete de Setembro, finalizando na Travessa Javari. Conforme o vereador, este é um pedido de moradores e usuários das vias próximas a esse local.

Os vereadores também aprovaram, na sessão desta quinta-feira, uma indicação para a instalação de portais na entrada do município. O pedido é do vereador do MDB, MOACIR FIORINI. Ele justificou a indicação alegado que São Miguel do Oeste é uma cidade "pujante e organizada", mas que necessita de identificação no trevo principal, causando um impacto positivo de boas-vindas. FIORINI disse que a cidade é um corredor por onde passam diariamente pessoas de outros estados brasileiros e até de países vizinhos. Para ele, os portais evitam que os turistas passem sem saber identificar em qual cidade estão. FIORINI disse que os recursos para instalar as estruturas podem ser buscados via projeto nos órgãos do governo federal e estadual. A indicação será enviada ao prefeito WILSON TREVISAN.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, um requerimento convocando a secretária municipal de Saúde, GENI GIRELLI para participar de uma sessão do legislativo. O pedido é de autoria dos vereadores MARIA TEREZA, CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA e VALNIR SCHARNOSKI. Os vereadores pedem que a secretária preste esclarecimentos sobre as ações referentes à pandemia do novo coronavírus. GENI GIRELLI deve comparecer à Câmara na sessão ordinária do dia 16 de fevereiro. Entre os assuntos que serão abordados na sessão estão o plano de vacinação, utilização dos recursos recebidos dos governos federal e estadual, além das ações de prevenção e combate à disseminação do coronavírus.

O Boa Tarde Peperi desta quinta-feira abordou a intenção do governo do estado de colocar recursos em obras de rodovias federais, como a BR 470 em Blumenau e na BR 163 no extremo-oeste. A enquete produzida pelo programa mostrou que a maioria das pessoas concordam com a ideia. JUAREZ PENDAN disse que qualquer ajuda para resolver o problema da BR 163 é muito bem-vinda. VALDIR ZORZI afirmou que a situação da rodovia é péssima e se a ajuda do governo do estado agilizar a obra, será muito importante para a região. Já o morador do bairro Estrela, PEDRO GIRARDI, é mais cético. Ele disse que o anúncio é promessa de política e que a novela da BR 163 vai continuar por um bom tempo.

A ideia do Estado assumir responsabilidades que são do governo federal não deve ser levada adiante. A posição é da deputada estadual do PT, LUCIANE CARMINATTI. De acordo com ela, as BRs são fundamentais para Santa Catarina, mas o dever de manter as rodovias em boas condições é da União. A parlamentar disse que existem muitas rodovias estaduais aguardando investimentos, como as SCs 160, 161 e a 305. LUCIANE comentou que o governo estadual devem fazer a lição de casa e cuidar primeiro das SCs. Sobre as rodovias federais, o governo federal deve dar mais atenção ao estado e fazer os investimentos que prometeu, especialmente na BR 163, trecho São Miguel do Oeste-Dionísio Cerqueira.

O importante é a finalização das obras rodoviárias, independentemente da origem dos recursos. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele participou do Boa Tarde Peperi de ontem e disse que a federação concorda com a intenção do governo estadual em colocar recursos dos cofres de Santa Catarina em rodovias federais, mas fez uma ressalva: é preciso observar outras necessidades regionais e não apenas de Blumenau. KIST citou que se o governo tem dinheiro sobrando para aplicar na BR 470 deve aproveitar e ajudar o andamento de outras federais em outras regiões, como é o caso da BR 163 no extremo-oeste. Mas ele ressaltou que o importante é que as rodovias estejam em boas condições para a circulação de mercadorias e escoamento da produção.

Sessenta e sete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Esse é maior número de casos confirmados em 24 horas desde o início da pandemia em maio do ano passado. Outros 64 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, duas mio 853 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas 568 já se recuperaram. Atualmente, 265 moradores estão com o vírus ativo. Nesta semana, o município finalizou a imunização dos idosos com idade acima de 90 anos. Todas as 108 pessoas do grupo receberam a primeira dose da vacina contra a Covid. O município aguarda o envio de novas doses para outras faixas etárias dos idosos.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso confirmou mais um óbito relacionado ao coronavírus. O caso é de um idoso de 70 anos de São Miguel do Oeste. Desde o início da pandemia foram 117 mortes na unidade. Ontem, o Hospital voltou a cem por cento de lotação com todos os 18 leitos de UTI destinados para pacientes da Covid ocupados. Na enfermaria, são nove casos confirmados. Do total de 27 pessoas internadas no Hospital com Covid, seis são de São Miguel do Oeste, cinco de Chapecó, quatro de Dionísio Cerqueira e três de Quilombo. Os demais são deMaravilha, Descanso, Palma Sola, São Bernadinho, Toledo, Palmitos, Guaraciaba, São Lourenço do Oeste e Itapiranga.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para pacientes da Covid tem ficado acima de 80 por cento desde o mês de novembro. De acordo com o diretor da unidade, RODRIGO LOPES, disse que nos últimos dias, o setor ficou lotado em alguns dias. Ontem, por exemplo, a lotação chegou a cem por cento. LOPES disse que a situação é preocupante, já que outros hospitais do oeste, como o Regional de Chapecó, também enfrentam a mesma dificuldade. Ele citou que em alguns momentos, pacientes ficaram entubados em ventilação mecânica no pronto socorro aguardando a liberação de leitos na UTI.

Apesar da lotação dos leitos em alguns períodos, a estrutura que o Hospital Regional montou para atender os pacientes de Covid tem se mostrado suficiente para atender a demanda. A afirmação é do diretor do hospital, RODRIGO LOPES. Ele ressaltou que a média geral de novos casos vem aumentando na região e isso impacta no crescimento das internações e também nas mortes. Em fevereiro, foram 15 óbitos decorrentes de complicações da Covid em 12 dias na unidade. LOPES disse que o Hospital está preparado para atender os casos, mas não há condições para ampliar a capacidade de atendimento.

A estruturação dos hospitais de apoio é muito importante para evitar a sobrecarga de serviços no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A avaliação é do diretor do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele disse que os pequenos hospitais da região atendem os casos de menor gravidade e evitam a superlotação do Regional. Uma prova disso é que a taxa de ocupação de leitos de enfermaria está na faixa de 50 a 60 por cento, com raros períodos de lotação. LOPES comentou que apenas os casos mais graves são levados para a UTI do regional. Outra preocupação do Hospital Regional é com a segurança dos profissionais de saúde que atendem os pacientes com Covid. Ele disse que mesmo com as medidas adotadas pela unidade, 17 por cento dos profissionais do Hospital Regional contraíram o coronavírus.

Mesmo sem eventos de carnaval na região e com a anúncio de abertura das empresas na segunda e terça-feira, a Polícia Rodoviária Estadual começa hoje a Operação Viagem Segura 2021. O trabalho especial de fiscalização das SCs do extremo-oeste inicia as seis horas da tarde desta sexta-feira e vai até as oito horas da manhã de quarta-feira. O objetivo da operação é aumentar a presença de viaturas nos pontos de maior movimentação de veículos para maior fluidez, conforto aos usuários e, principalmente, maior segurança no trânsito das rodovias. Além da fiscalização, as equipes da PRE vão atuar na prevenção e conscientização dos motoristas.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente no centro de Iporã do Oeste na tarde de ontem. A colisão, seguida de capotamento, aconteceu por volta das quatro e meia da tarde no cruzamento das ruas Ivoty e Rua das Flores próximo ao destacamento da Polícia Militar no centro da cidade. Uma Montana, placa de Saudade, colidiu contra um Idea de Iporã do Oeste que acabou capotando. Apesar da força do impacto, apenas a condutora do Idea, uma mulher de 39 anos, ficou ferida. Ela foi socorrida pelos bombeiros e conduzida ao hospital Nossa Senhora das Mercês onde recebeu atendimento médico.

Um novo acidente do tipo colisão em poste foi registrado nesta quinta-feira na Waldemar Rangrab. O fato aconteceu por volta das 11 horas da noite de ontem, nas proximidades do Clube Jardim. De acordo com a Polícia Militar, um Vectra saiu da pista, bateu contra um poste da rede elétrica e caiu em um barranco. O motorista relatou que estava chovendo na hora do acidente e isso pode ter contribuído para o acidente. O motorista não teve ferimentos e estava sozinho no carro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.