ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 12/02/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Portugal prorrogou nesta quinta-feira um lockdown no país até pelo menos primeiro de março para combater seu pior surto de infecções por Covid-19 desde o início da pandemia, mas o primeiro-ministro ANTÓNIO COSTA advertiu que as regras rígidas devem permanecer por mais tempo. De acordo com ele, não é hora de discutir o fim do lockdown. De acordo com a legislação portuguesa, o chamado estado de emergência está limitado a 15 dias, mas pode ser prorrogado indefinidamente. No país, quase 14 mil e 900 mil pessoas morreram de Covid-19, com o total de casos chegando a 778 mil 369.

O Equador ainda não sabe quem vai enfrentar o economista ANDRÉS ARAUZ no segundo turno das eleições presidenciais, em abril. O candidato apoiado pelo ex-presidente RAFAEL CORREA teve o maior número de votos e está garantido na próxima votação, mas a disputa pelo segundo lugar continua indefinida nesta quinta-feira. De acordo com as autoridades eleitorais, o ex-banqueiro GUILLERMO LASSO assumiu a segunda colocação na noite de quarta ao ultrapassar o líder indígena e ambientalista YAKU PÉREZ. A diferença entre os dois candidatos é inferior a um ponto percentual. Falta contar pouco mais de um por cento dos votos.

O grupo de parlamentares do Partido Democrata que atua como promotores de acusação no julgamento de impeachment contra DONALD TRUMP encerrou nesta quinta-feira a apresentação de seus argumentos contra o ex-presidente dos Estados Unidos. Os advogados de TRUMP terão 16 horas a partir desta sexta-feira para apresentar sua defesa. Ele é acusado de incitar a invasão do capitólio, sede do Congresso norte-americano. São necessários 67 votos para cassar os direitos políticos do ex-presidente.

O Supremo Tribunal Federal negou nesta quinta-feira o reconhecimento do chamado "direito ao esquecimento" pelo qual alguém poderia reivindicar que meios de comunicação fossem impedidos de divulgar informações de um fato verídico considerado prejudicial ou doloroso. Dos 11 ministros, nove se manifestaram contra o direito ao esquecimento e um a favor. LUIS ROBERTO BARROSO não votou porque se declarou impedido. A decisão do STF tem repercussão geral, ou seja, servirá de orientação para casos semelhantes nas demais instâncias da Justiça. A tese aprovada pelo plenário prevê que “é incompatível com a Constituição a ideia de um direito ao esquecimento, assim entendido como um poder de obstar, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social analógicos ou digitais”.

A Câmara aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que transforma em crime o ato de furar fila para ser vacinado. O texto segue para a análise do Senado. A proposta cria um novo tipo de crime, chamado de "infração a plano de imunização", atualmente não previsto no Código Penal. Além do fura-fila, a proposta criminaliza qualquer afronta à operacionalização de planos de imunização federais, estaduais, distritais ou municipais. Pela proposta aprovada, o crime abarca todas as vacinas, e não apenas as doses contra a Covid-19. A pena estabelecida no projeto é de um a três anos de detenção e multa. Esta pena pode ser aumentada em um terço caso envolva falsificação de atestado e outros documentos.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou que a prorrogação do auxílio emergencial "está quase certa”, mas que ainda não sabe o valor e que a ajuda deve ser liberada por mais três ou quatro meses. A data para início da nova rodada de pagamentos ainda não foi definida pelo governo federal, mas em uma live à noite o presidente disse que "tem pressa" e que "tem que ser a partir de março". A extensão do auxílio emergencial ganhou força a partir da semana passada quando o ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou que a ajuda poderia ser retomada para metade dos beneficiários de 2020.

Alunos e professores de escolas estaduais poderão estudar e planejar as atividades do modelo remoto com internet cedida pelo Governo do Estado a partir do início do ano letivo, marcado para 18 de fevereiro. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Educação, nesta quinta-feira. O investimento do Governo do Estado para adquirir pacotes de dados para acesso à internet pelo celular pode chegar a 900 mil por mês. A iniciativa beneficia mais de 550 mil usuários, incluindo todos os professores e alunos da rede estadual. Com o contrato assinado com as operadoras de telefonia, será possível acessar de forma gratuita as ferramentas do “Google for Education”, incluindo o Google Sala de Aula e as plataformas de atividades, formulários, produção de textos, entre outras.

O segmento de serviços em Santa Catarina teve crescimento acima da média nacional em dezembro. O volume subiu quatro vírgula três por cento, quando comparado ao mesmo período de 2019, segundo Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, apresentada nesta quinta-feira. Entre os 12 maiores estados, Santa Catarina ficou em primeiro lugar, sendo que no cômputo geral teve o sexto melhor resultado. Além disso, 16 estados e o DF apresentaram recuo nesta comparação e a média nacional ficou em menos três vírgula três por cento. O dado negativo é que Santa Catarina teve, em dezembro de 2020, um recuo de 31 por cento no volume de atividades turísticas.

O Sindicato dos Revendedores de Gás em Santa Catarina vai pedir à Secretaria da Fazenda a redução do ICMS de 17 para 12 por cento. O presidente do Sinregás, JORGE MAGALHÃES DE OLIVEIRA, explicou que a medida poderia provocar a redução do preço do botijão. Com a revisão da política de renúncia fiscal na Alesc em 2019, o setor perdeu o benefício. Ele afirmou que desde maio do ano passado o aumento na refinaria atingiu 57 por ceno, mas, segundo ele, nem tudo foi repassado ao consumidor. O executivo afirma que, na ponta, o valor teve, no período, no máximo 20 por cento de majoração. O pedido de ICMS sobre o gás de cozinha deve ser entregue ao governo nos próximos dias.

Educação infantil prepara volta as aulas. Em Campo Erê, a diretora do CEI Odila Marcolina de Lima, MARINÊS DEBIASI, destaca que após o longo período sem aulas presenciais, a partir do dia 18 as crianças retornam ao Centro de Educação. Para que isso ocorra bem, foi organizada uma formação com os professores, para orientar de que maneira devem receber e agir com os alunos após o período sem aulas. Segundo ela, no momento o planejamento da volta é com professores, para depois entrar em contato com as famílias.

Retorno das aulas é em modelo de alternância. MARINÊS DEBIASI conta que na Escola Odila tem duzentas e vinte e uma crianças matriculadas, sendo 109 para manhã, e a tarde 112. No novo modelo os alunos frequentam 50 por cento nas escolas, em grupos separados. Conforme a diretora, o educandário tem ainda cerca de três vagas para professores ACT’s, que devem ser contratados na próxima chamada da Secretaria de Educação. No total são 19 educadores pedagogos, além dos profissionais de educação física, arte e contação de história. Na visão dela, por se tratar da educação infantil, o mais difícil de cumprir é o distanciamento mínimo entre as crianças.

Centros de Educação Infantil voltam a receber crianças segunda-feira. Essa é a data estipulada para que as aulas voltem a acontecer nas escolas municipais de Campo Erê, como conta a diretora do CEI Nilci Sander LEONICE AMÉRICO. Segundo ela, os professores retornaram dia quatro, preparando as aulas e o educandário para receber as 115 crianças matriculadas. Explica que duas turmas fazem parte do ensino integral, que mesmo com a pandemia, vai ser ofertado pela escola a partir do mês que vem, por ser uma necessidade das famílias.

Ainda faltam professores na rede municipal. A diretora da CEI Nilci Sander esclarece que precisam ser contratados somente os profissionais de arte, educação física e contação de história, que devem ser escolhidos na próxima chamada da Secretaria de Educação de Campo Erê. Por se tratar do ensino infantil, LEONICE AMÉRICO considera um grande desafio esse retorno, pois as crianças fazem muito contato. Ela pede aos pais que auxiliem a escola nisso, orientando seus filhos a respeitar as normas de distanciamento, uso de máscara e que não coloquem a mão na boca.

Em Renascença, mesmo dentro da sala de aula, as atividades serão via internet. Quem explica é a diretora da escola Padre José Vicente, JAQUELAINE KARKLING. Iniciando o ano letivo dia 18, segunda-feira, está sendo feita a instalação do equipamento utilizado para receber as aulas transmitidas em tempo real. Conforme ela, por ser pela internet, alunos com acesso à rede podem assistir as aulas em casa. Aqueles que moram no interior e não tem conexão vão receber o kit impresso, como era no ano passado. A diretora informa que mesmo com a aula transmitida, os pais dos estudantes precisam assinar um termo de compromisso para que seus filhos voltem a escola.

Transporte escolar é cancelado até primeiro de abril. No município de Renascença, por orientação da Amsop, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, a circulação de ônibus escolares não inicia junto com o ano letivo. JAQUELAINE KARKLING informa que a escola Padre José Vicente tem para esse ano 616 estudantes matriculados. Quanto aos educadores, a diretora conta que estão em fase de distribuição de aulas. Pede que os alunos fiquem atentos as redes sociais da escola e a Rádio Atalaia, meios que serão utilizados para levar as informações sobre o retorno.

50 por cento dos alunos e em dias alternados. É assim que vai acontecer o retorno das aulas na Escola João Telles Padilha, de Campo Erê, como conta a diretora ADRIANI KELLA. Conforme ela, as aulas voltam dia 18, porém, os professores já iniciaram as atividades semana passada, recebendo formação de como acolher os estudantes após o período longe da escola. Para esse ano os matriculados são 317, distribuídos em sete turmas de manhã, com 141 alunos, e oito turmas à tarde, atendendo 176 crianças. Comenta que o número é menor que nos anos anteriores, porém as matriculas ainda estão abertas e essa quantidade deve aumentar.

Quadro de professores já está completo na João Telles. A diretora, ADRIANI KELLA, informa que no total o educandário tem 12 professores pedagogos, dois de artes, três de educação física e dois de inglês, além dos profissionais de serviços gerais e cozinha. Comenta que até o retorno o que falta regularizar é em relação aos pais, informando e formulando os termos de responsabilidade. O transporte escolar já está organizado, com praticamente os mesmos horários e roteiro dos anos anteriores. De acordo com a diretora, os motoristas também tem formação quanto aos cuidados que devem ser tomados para o retorno seguro.

90 por cento dos estudantes de Palma Sola optam por retorno presencial. Conforme a diretora da escola Claudino Crestani, FRANCIELE HOLZ, dos três modelos que o estado apresenta para o inicio do ano letivo, foi definido que os estudantes revezam entre ensino presencial e online. Com a volta a aula prevista para acontecer dia 18, os alunos estão sendo divididos em grupos, que se revezam para fazer presencial e online, no modelo de alternância. A diretora destaca que as aulas vão voltar, respeitando todas as medidas de segurança, focando no distanciamento entre estudantes.

Retorno às salas de aula exige muito cuidado de todos os envolvidos. FRANCIELE HOLZ – diretora da escola Claudino Crestani de Palma Sola, comenta que trabalha na compra de equipamentos de proteção individual, mas já tem o necessário para iniciar o ano letivo. Explica que o estado auxilia os trabalhos na escola somente com o transporte público, porém o município é parceiro do educandário. Comenta que o número de alunos não mudou, com cerca de 615 matriculados. Aqueles que optarem por não retornarem ao presencial, seguem no modelo online, ou com apostila impressa.

Redes estadual e municipal de ensino promovem formação para volta as aulas depois da pandemia. O professor da Uno Chapecó, que coordenou a ação, ELCIO CECCHETTI, avalia como muito positiva, pois teve um grande impacto no preparo dos profissionais para a volta às aulas. Comenta que retornando a escola, os alunos necessitam de acolhimento especial, pois muitos têm necessidades afetivas, mentais e emocionais, que precisam ser trabalhadas antes do inicio. Por isso, explica que a formação contou com educadores da psicologia, pedagogia e enfermagem, para conseguir abranger todos os lados do problema.

Escolas são locais de muita aglomeração. Por isso, ELCIO CECCHETTI destaca a importância de trabalhar a biossegurança. Explica que, mesmo que o número de alunos por sala esteja menor que nos anos anteriores, não é somente um protocolo necessário, mas todos precisam ser cumpridos. Por isso o professor destaca a necessidade de formação continua para os educadores. Já que em 2020 o coronavírus atrapalhou a reunião de pessoas, por issoagora é necessário mais formações. Salienta que o primeiro tema tratado foi em relação à importância e sobrecarga que os profissionais da educação tiveram ano passado.

Município recebe 200 mil reais para pavimentação asfáltica. Em visita ontem a Campo Erê, o Deputado Estadual FABIANO DA LUZ apresentou a indicação de emenda parlamentar. O valor, que deve vir em 2021, será destinado à pavimentação e manutenção das vias municipais. A prefeita do município, ROSANE MOREIRA, informa que fez, junto ao consórcio dos municípios, reserva de 15 toneladas de massa asfáltica. Porém, observa que é necessário buscar recursos para saldar isso, pois a arrecadação de Campo Erê não é suficiente para atender o objetivo.

Parceria com deputados é muito importante. Para ROSANE MOREIRA a vinda de recurso é fruto de um intenso trabalho logo depois da eleição, quando entrou em contato com FABIANO DA LUZ e pediu que garantisse o dinheiro para Campo Erê. A prefeita anuncia a vinda do parlamentar PEDRO UCZAI, que tem previsão de entregar hoje dois veículos ao município. Outra emenda recebida essa semana veio do Deputado PADRE PEDRO, de 200 mil reais. Destaca a importância das verbas dos deputados, pois auxiliam muito o município. Comenta que seu vice ROQUE também tem muitos contatos para conseguir recursos para Campo Erê.

Bancada do Oeste volta exigir melhorias nas estradas. As chuvas aceleraram o processo de deterioração em vários trajetos, como é o caso da SC – 305, Campo ErêSão Lourenço do Oeste. A primeira reunião dos deputados da nossa região serviu para levantar o assunto. O tema foi, inclusive, tratado com Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, precisamente sobre as obras previstas no orçamento para esse ano, no Oeste.

Fim do ano passado, quando foi aprovado orçamento, foi dada prioridade para estradas da região. Foi incluída revitalização da SC – 305. Bancada do Oeste não quer mais saber de operação tapa buraco e defende revitalização completa de alguns trechos importantes, inclusive com acostamento. Estão incluídos na pauta de prioridade, trajetos das SC – 160, de Campo Erê a Serra Alta e 161 Campo Erê a Palma Sola. SC 283, ligando Concórdia ao Extremo Oeste, em 3 trechos, também está na pauta.

Conforme deputada LUCIANE CARMINATI, foi confirmada para maio licitação para refazer alguns trechos, especialmente o que liga Campo Erê a São Lourenço. Dos 40 deputados de Santa Catarina, 15 compõe a Bancada do Oeste, o que torna a maior do Estado. A parlamentar destaca outro ponto positivo: o Estado está com dinheiro em caixa, porque nunca o Governo arrecadou tanto como em janeiro. Também é situação positiva estar assegurado o orçamento para recuperação das rodovias.

Ritmo dos trabalhos para recuperar rodovias da nossa região vai depender da pressão da Bancada do Oeste. Conforme deputada LUCIANE CARMINATI, em maio deve começar e terminar o projeto de revitalização da SC – 305. Há muito tempo a população da região protesta por causa das péssimas condições de trafego que o trajeto oferece. Depois da conclusão do projeto, começa a fase de licitação, completa CARMINATI.

Polícia Militar aborda veículo transportando escopetas e pistolas. Uma equipe da PM de Marmeleiro avistou por volta das 22 horas de ontem, um veículo SUV, vermelho, placas de Minas Gerais ocupado por dois homens na área central da cidade. Após checar a placa os policiais constataram que o veículo era locado. A equipe realizou acompanhamento e o veículo foi abordado na PR-280 saída para Renascença. Durante vistoria foi encontrado no interior do veículo 20 armas de fogo, entre escopetas calibre 12 e pistolas automáticas e semiautomáticas calibre 45 com três carregadores cada, municiados.

No banco dianteiro foi encontrada uma pistola 45 com dois carregadores municiados. Os ocupantes do veículo informaram que trabalham em uma transportadora e estavam levando as armas para Santa Catarina com documentação pertinente. A equipe do Serviço Reservado do 21º BPM e BPFron – Batalhão de Polícia de Fronteira prestaram apoio e o veículo com os ocupantes e as armas foram removidos ao Batalhão para os demais procedimentos.

Mulher é esfaqueada no pescoço por companheiro. Um homem foi preso pela Polícia Militar de Pato Branco após ferir sua companheira com golpes de faca. Ao chegar no local, a vítima, de 20 anos, já estava recebendo atendimento do SAMU. Ela contou que durante um desentendimento, seu convivente, de 30 anos, desferiu um golpe de faca em seu pescoço. O homem estava na residência do casal no bairro São Cristóvão. Ele foi preso e encaminhado por lesão corporal e violência doméstica. Conforme a PM, ele já tinha passagens pelo mesmo crime. A vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto atendimento médico.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ... Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.