ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 12-01-2022 Quarta-Feira

-GASOLINA E DIESEL FICAM MAIS CAROS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA EM TODO O PAÍS

-ESTADO CATARINENSE REGISTRA RECORDE NA ABERTURA DE EMPRESAS EM 2021

-MAIS DE 50 FAMÍLIAS ESTÃO ISOLADAS EM TUNÁPOLIS DEVIDO À COVID-19

-COMANDANTE DA POLÍCIA RODOVIÁRIA GARANTE QUE FISCALIZAÇÃO SERÁ REFORÇADA

-TRABALHOS DE FRESAGEM NA SC-163 SÃO RETOMADOS E COORDENADOR PEDE ATENÇÃO AOS MOTORISTAS

-NOVA SEDE DA POLÍCIA MILITAR DE IPORÃ DO OESTE DEVERÁ ESTAR CONCLUÍDA EM MAIO

-SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EXPLICA ALTERAÇÕES EM CARGOS DA PREFEITURA

-POLÍCIA PROCURA HOMEM ACUSADO DE MATAR MULHER A FACADAS NO OESTE


O tempo na região Extremo Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 33graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.


A explosão de um carro-bomba deixou vários mortos em uma estrada que leva ao aeroporto de Mogadíscio, capital da Somália, nesta quarta-feira.Nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do atentado até o momento. Ao menos oito pessoas morreram, segundo o chefe do serviço de ambulâncias da cidade. A explosão atingiu as paredes e o teto da mesquita nas proximidades em que Mohamed Osman orava.


O governo da França anunciou nesta terça-feira, que a partir de março, pessoas homossexuais poderão doar sangue na França sem nenhuma condição extra. Em nota, o governo do país decidiu que a orientação sexual não será mais um critério na hora de doar sangue. A ação vai passar a valer em 16 de março e a partir desta data já não haverá "nenhuma referência à orientação sexual" nos questionários prévios à doação de sangue. O diretor-geral de Saúde, JÉRÔME SALOMON reforçou que a partir de março qualquer pessoa do país poderá ser um doador de sangue.


Um grupo consultivo técnico estabelecido pela Organização Mundial da Saúde disse nesta terça-feira que as vacinas atuais contra a Covid-19 podem precisar ser atualizadas para garantir que sejam eficazes contra novas variantes, como a Ômicron. O grupo técnico, formado por especialistas independentes, disse que consideraria uma mudança na composição das vacinas e enfatizou que os imunizantes precisam ser mais eficazes na proteção contra a infecção. No entanto, o grupo técnico não chegou a defender uma vacina específica para a Ômicron neste momento, dizendo que mais pesquisas são necessárias e instando os fabricantes a compartilhar dados.



A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou nesta terça-feira mais dez mortes em decorrência das chuvas no estado. Os óbitos foram notificados ao longo das últimas 24 horas. Com isso, subiu para 19 o número de vítimas no estado mineiro desde o início do período chuvoso. Em todo o estado, 145 municípios estão em situação de emergência e o número de desabrigados já é de três mil 481. O número de desalojados somam 13 mil 756 pessoas. A maior tragédia ocorreu ontem quando cinco pessoas foram encontradas mortas após serem soterradas por um deslizamento de encosta no Retiro do Chalé, em Brumadinho.


O IBGE divulgou nesta terça-feira que a inflação no Brasil fechou o ano de 2021 em 10 vírgula zero seis por cento. Essa é a maior alta em seis anos, quando chegou a 10 vírgula 67 por cento durante o governo DILMA. Dessa forma, a inflação oficial do país encerrou 2021 bem acima da meta estabelecida pelo Banco Central que era de três vírgula 75 por cento. Para 2022, a projeção do Focus é que a inflação encerre o ano em cinco vírgula zero três por cento, ficando acima do teto da meta. Os responsáveis pelo aumento foram a energia elétrica, combustíveis e os alimentos. Juntos, os três responderam por cerca de 79 por cento do IPCA de 2021.


A Petrobras anunciou ontem que a partir de hoje os preços da gasolina e do diesel terão novo reajuste. Segundo a empresa, o preço médio de venda da gasolina da estatal para as distribuidoras terá um reajuste de quatro vírgula 85 por cento. Já no diesel, a alta é superior a oito por cento. O último ajuste nos preços foi feito em dezembro do ano passado, quando houve uma redução no valor da gasolina de pouco mais de três por cento. Já o último aumento havia sido em outubro de 2021.



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Catarina contabilizou neste começo de 2022 mais de seis mil ocorrências atendidas. Ao todo, foram seis mil 192 chamados. O relatório foi disponibilizado pela Secretaria da Saúde e analisa dados como tempo resposta, atendimentos com envio de ambulância, orientação médica, causas e faixa etária dos pacientes. As regiões com mais atendimentos foram Florianópolis, Joinville e Criciúma. Ainda de acordo com os dados, o tempo resposta médio das Unidades de Suporte Avançado tem sido de cinco minutos. Dos mais de seis mil atendimentos, apenas dois mil 824 precisaram de acompanhamento de fato. Os demais foram apenas orientados.


Mais 10 municípios de Santa Catarina aderiram nesta terça-feira ao plano Mil do governo do estado. Ao todo, mais de um bilhão de reais em recursos serão destinados para os municípios de Blumenau, Içara, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Palhoça, Mafra, Rio do Sul, São José, Videira e Xanxerê. O maior valor foi para Blumenau com 366 milhões de reais. Já o menor valor foi para o município de Joaçaba com 30 milhões de reais destinados. Em pronunciamento, o governador CARLOS MOISÉS destacou que o programa revela a identidade municipalista da atual gestão.


O número de empresas abertas entre janeiro e dezembro de 2021 representou o maior recorde histórico anual nos 128 anos de existência da autarquia, segundo levantamento da Junta Comercial de Santa Catarina. O saldo positivo de novos negócios em funcionamento no estado no ano passado chegou aos 138 mil e 32. Este número é a diferença entre todas as aberturas e extinções no período. Ao analisar o resultado de 2021, o dado mostra alta de 19 por cento em novos negócios se comparado com o ano de 2020 e crescimento de 42 por cento em relação a 2019.


-MAIS DE 50 FAMÍLIAS ESTÃO ISOLADAS EM TUNÁPOLIS DEVIDO À COVID-19

-COMANDANTE DA POLÍCIA RODOVIÁRIA GARANTE QUE FISCALIZAÇÃO SERÁ REFORÇADA

-TRABALHOS DE FRESAGEM NA SC-163 SÃO RETOMADOS E COORDENADOR PEDE ATENÇÃO AOS MOTORISTAS

-NOVA SEDE DA POLÍCIA MILITAR DEVERÁ ESTAR CONCLUÍDA EM MAIO

-SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EXPLICA ALTERAÇÕES EM CARGOS DA PREFEITURA


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, PAULO LAUXEN, destaca que a unidade de tratamento de dejetos humanos, localizada na comunidade de Campinas, está pronta para começar a operar. A administração municipal aguarda que a Casan gerencie essa unidade, conforme definido em reunião realizada em Florianópolis no ano passado. Descanso aguarda o contrato para que o município e a Casan assinem esse termo e a partir de então a unidade de tratamento de dejetos humanos entre em funcionamento. PAULO LAUXEN frisa que a unidade não vai beneficiar apenas Descanso, mas um total de sete municípios da região. Ressalta que essa é uma questão fundamental para a saúde, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas.


O Hemosc de Chapecó vai estar aberto no próximo sábado para coleta de sangue de várias tipagens durante todo o dia. A informação é da diretora SANDRA SURDI. De acordo com ela, todos os meses, no terceiro sábado o hemocentro realiza essa programação especial para possibilitar a coleta e a maior participação da população. Conforme ela, neste sábado o atendimento será das oito da manhã às quatro horas da tarde. Segundo SANDRA, atualmente, o Hemosc está com estoque crítico de pelo menos três tipos sanguíneos, sendo, O negativo, O positivo e A negativo.


O baixo estoque de sangue nesta época do ano já é normal e ocorre visto o período de férias e viagens da população. A justificativa é da diretora do Hemosc de Chapecó, SANDRA SURDI. Ela pontua que espera uma boa procura neste sábado e ao longo das próximas semanas. SANDRA explica que a doação é fundamental, pois nos últimos dias, os profissionais estão utilizando o sangue disponível em estoque, porém, frisa que sem a reposição desse sangue, a situação ficará crítica. SANDRA SURDI comenta que campanhas nos municípios e incentivo por parte das secretarias de Saúde são importantes para a conscientização e aumento no número de doadores de sangue.


O Hemosc de Chapecó fornece sangue para mais de 40 hospitais das regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Ao todo, são atendidos 42 unidades hospitalares, abrangendo dessa forma 86 municípios. Os interessados em doar sangue devem ligar para o Hemosc e realizar os agendamentos para coletas. Os números para contato são o 3700-6401 e 3700-6410. Outra opção é pelo site, no endereço eletrônico, www.hemosc.org.br. O atendimento é de segunda a sexta a partir das sete da manhã às quatro horas da tarde. O calendário completo pode ser conferido no site do Hemosc.


A Ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, estará em Chapecó na tarde de hoje. Ela desembarca no aeroporto de Chapecó por volta das 14h, acompanhada de toda equipe de governo, representantes do Banco Central e também do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Conforme o secretário de Estado da Agricultura, ALTAIR SILVA, o objetivo é alinhar ações em prol do agronegócio, que sofreu muito com a estiagem, e é esperado anúncio do crédito emergencial. O secretário enfatiza que a vinda da ministra era muito esperada e destaca que lideranças políticas do agronegócio, assim como empreendedores rurais, estarão reunidos para visitar propriedades e observar os estragos causados pela estiagem. Na sequência ainda haverá reunião no Centro de Eventos de Chapecó, com objetivo de atender demandas do setor agrícola, especialmente na produção de leite, aves, suínos e grãos, que nesse momento são os mais afetados.


ALTAIR SILVA ressalta que todas as entidades estarão representadas, inclusive os sindicatos, portanto é um evento com lideranças do agronegócio de SC. O secretário de Estado da Agricultura salienta que o governo catarinense está investindo mais de 150 milhões em programa de reserva de água para propriedades rurais e preservação de fontes. Ele detalha que são programas com juro subsidiado de até 50 por cento. Conforme SILVA, isso significa que o produtor não paga juro e além disso tem desconto para pegar empréstimo. O programa é gerenciado pela Epagri de cada município afetado pela estiagem. ALTAIR SILVA reitera ainda que o governo de SC vai investir em fontes e reserva de água, e ainda desenvolver ações focadas no crédito emergencial e Proagro. O secretário frisa que é necessária uma rápida liberação do Proagro, uma vez que os produtores fizeram financiamento no banco e não conseguiram produzir.


Mais de 50 famílias estão isoladas em Tunápolis devido à Covid-19. Com vários novos casos confirmados, município redobra os cuidados. Conforme a secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, os casos ativos começaram a aparecer já na primeira semana do ano, e no momento existem 80 ativos e 55 famílias isoladas. Outras 190 pessoas são monitoradas. Apesar disso, dois médicos também contraíram doença e estão afastados das atividades. A secretária da Saúde destaca que vários fatores estão associados para o aumento de casos. Ela cita as festividades de ano novo, visitas de familiares e amigos de outras regiões, período de férias e a flexibilização das regras. Conforme ROSELI, como não havia registro de casos por um tempo, as pessoas também começaram a deixar alguns cuidados importantes de lado. Ela enfatiza que foi necessário impor algumas restrições através de decreto cancelando principalmente eventos por alguns dias. Após o dia 24 de janeiro eles serão reavaliados caso a situação melhore. A secretária destaca que a transmissão ocorre facilmente e solicita a colaboração da população para redobrar os cuidados e evitar que o número aumente ainda mais.


Maioria dos casos confirmados são de pessoas vacinadas. A secretária da Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, destaca que existem vários questionamentos sobre a eficácia da vacina com o alto número de casos. Ela reforça que apesar da vacinação, a pessoa ainda pode contrair a doença, porém, a vacina age como um fator para minimizar os efeitos para que a doença evolue a casos graves, como internações e até mesmo óbitos. Apesar do número alto, não há nenhum paciente internado. Todos se recuperam em casa. ROSELI BONAVIGO também chama a atenção que em casos de sintomas o atendimento imediato deve ser procurado. Frente à situação, a secretaria de Saúde optou por realizar os atendimentos de forma restrita para os sintomáticos na área dois. Outras demandas urgentes, incluindo gestantes e pré natal, devem procurar atendimento na área um.


Polícia Rodoviária vai ampliar fiscalização com uso de drones. De acordo com o comandante da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste, segundo sargento EDSON BARBOSA, para coibir infrações de trânsito como as registradas no último fim de semana, quando foram flagrados oito condutores com indícios de embriaguez ao volante e cinco fazendo ultrapassagens em locais proibidos, a fiscalização será ampliada. BARBOSA salienta que ainda em janeiro será empregado efetivo de folga, visto que nesse mês o fluxo é de aproximadamente 30 por cento a mais de carros rumando ao litoral catarinense. A prioridade é para fiscalização na rodovia SC 283, que vai de Itapiranga até Chapecó, e de modo a identificar mais infrações, serão utilizados drones.


O segundo sargento BARBOSA ressalta que também serão desenvolvidas ações em rodovias como a SC 161, que liga Anchieta à BR 282. Esse trecho passa pela cidade de Romelândia, na qual existe a chamada Curva da Morte, onde ocorrem frequentes acidentes envolvendo principalmente caminhões oriundos do Paraguai. A Polícia Rodoviária também quer preservar a rodovia do excesso de peso, que causa deterioração constante no asfalto. EDSON BARBOSA lembra que as rodovias da região, por exemplo, permitem rodagem de veículos com no máximo 57 mil quilos. Acima disso, os condutores precisam ter a AET, que é a Autorização Especial de Trânsito. A PMRv também reforça aos condutores sobre ações seguras ao volante, como não dirigir após beber, manter distância em relação ao veículo da frente, ultrapassar com segurança e ser gentil no trânsito. EDSON BARBOSA reitera ainda que num possível acidente, o uso do cinto de segurança diminui em 80 por cento a possibilidade de a pessoa ser vítima fatal.


Trabalhos de fresagem na SC-163 são retomados. As máquinas foram mobilizadas ainda nesta segunda-feira para a retomada dos trabalhos de fresagem, com a retirada de trechos mais danificados para uma nova camada asfáltica. Segundo o coordenador regional de infraestrutura do Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO, as melhorias no trecho da rodovia estadual entre Iporã do Oeste e Itapiranga foram retomadas na manhã desta terça, depois da paralisação ainda antes do Natal. Ainda no último ano foi atendido o trecho entre o trevo da cidade até a comunidade de Aparecida, na margem direita da rodovia, e agora é contemplada a margem esquerda, começando do mesmo ponto, próximo ao trevo de Iporã do Oeste. Após a conclusão do processo de fresagem, também chamado de manutenção descontinuada, outra equipe já inicia a sinalização.


ELISEU BILIBIO salienta que a rodovia está bem sinalizada para os trabalhos dos operadores, com placas como “Homens trabalhando” e “Máquinas na pista”. O coordenador regional de infraestrutura pede aos motoristas que utilizarem a rodovia nos próximos 90 dias, para prestarem muita atenção, pois haverá trechos com paralisação no sistema “Pare e Siga”, sempre alternando o fluxo do trânsito em um ou outro sentido. Nesta terça-feira foram aplicadas 180 toneladas de asfalto na rodovia e para hoje está previsto em torno de 400 a 450 toneladas do material na pista. A sequência dos trabalhos, que contemplam a parte da SC 163 até a cidade de Itapiranga, depende do clima. No caso da fresagem, a estiagem favorece a ação dos operadores. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até abril. BILIBIO frisa que o trabalho realizado no momento não é exatamente um sonho da Secretaria de Estado de Infraestrutura, pois apenas os piores trechos estão sendo aperfeiçoados. O objetivo é que a rodovia passe por uma verdadeira revitalização, a qual está projetada para os próximos cinco anos.


Os trabalhos na nova sede da Polícia Militar de Iporã do Oeste iniciaram na última semana, com limpeza do terreno e o fundamento da obra. O novo espaço da PM será em frente à antiga Ramos Brindes, no prolongamento da Avenida Gustavo Fetter. De acordo com o comandante do grupamento de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, a nova sede atende as necessidades locais do policiamento para desempenhar as atividades. Ele comenta que a estrutura terá em torno de 80 metros quadrados, e visa atender as necessidades principais da PM. Haverá recepção, sala de videomonitoramento, reserva de armas, alojamento com banheiro, cozinha, sala para o comando e banheiro público.


MILTON WOLF ressalta que a nova sede da PM de Iporã do Oeste vai ficar em local estratégico para a segurança do município, com a Polícia Rodoviária instalada no sentido para Descanso e a Militar em direção a Mondaí e SJO. O comandante da Polícia Militar salienta que a expectativa é de que a estrutura estará concluída em maio, para então atender nesse quartel. A Polícia Militar, através do setor de engenharia da Diretoria de Apoio Logístico da PM, composta por policiais militares que são formados como engenheiros civis, está periodicamente fiscalizando a obra, assim como a polícia local. O sargento WOLF cita ainda a expectativa da Polícia Militar de Iporã do Oeste por mais dois efetivos para o município. Ele comenta que o comando de SMO reconhece essa necessidade e que com mais efetivos será possível fazer atendimento com dois PMs 24 horas por dia.


Neste início de ano, a administração de Iporã do Oeste promoveu reuniões internas, nas quais foi debatido, entre outros assuntos, sobre o Plano Plurianual. Conforme o secretário de Planejamento e Gestão do município, WILSON MALLMANN, esse plano foi aprovado no ano passado e prevê alterações na organização administrativa. Entre essas ações está a criação do Departamento de Desenvolvimento Econômico no início do ano. Essa pasta, além dos setores de Indústria, Comércio e Serviços, também vai englobar o Turismo. MALLMANN lembra que o setor de Turismo estava vinculado à Educação, porém a administração entende que ele deve ser concebido além da questão cultural, mas como atividade econômica. Nesse sentido, cita que haverá um trabalho articulado com a Associação Comercial e Industrial, Câmara Técnica do Turismo e o Conselho Municipal do Turismo.


O secretário de Planejamento de Iporã do Oeste também destaca a unificação das Secretarias da Agricultura com Transportes e Obras, embora na prática esses setores já tenham funcionado assim no ano passado. WILSON MALLMANN salienta que essa pasta vai atuar com dois departamentos, que são Agricultura e Meio Ambiente, e Transporte e Obras. Com isso, haverá um secretário, que será assessorado por dois diretores em cada um desses departamentos. O objetivo das alterações, segundo MALLMANN, é que as atividades fluam melhor. Ele comenta que o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, por exemplo, é composto por uma equipe responsável pelo atendimento aos produtores e também para fazer a gestão dos programas de incentivo agropecuário, como é o caso do horas/máquina, sêmen, sanidade animal, bônus, licenças ambientais e proteção de fontes. O setor ainda conta com equipe técnica para assessorar produtores e associações. A administração ainda quer ampliar parcerias com a Epagri e Cidasc, para promover palestras, reuniões técnicas, seminários, dias de campo, feiras e excursões.


WILSON MALLMANN também destaca a participação dos conselhos municipais para as decisões da municipalidade. Frisa que um dos propósitos da administração é estimular a participação popular no que envolve aplicação dos recursos públicos. Segundo MALLMANN, os conselhos vinculados à Saúde, Assistência Social e Educação continuam participando com atuação efetiva. Já o Conselho da Cultura, Cidade e Desenvolvimento Rural reuniam-se esporadicamente e tiveram que ser reativados. O secretário de Planejamento e Gestão de Iporã do Oeste avalia que a participação dos conselheiros está sendo significativa e muitas deliberações são efetuadas a partir das reuniões.


-HOMEM INFECTADO POR COVID É FLAGRADO DESCUMPRINDO ISOLAMENTO

-POLÍCIA PROCURA HOMEM ACUSADO DE MATAR MULHER A FACADAS NO OESTE


Com o surto de Covid-19 na região, a Polícia Militar volta a registrar ocorrências de descumprimento de quarentena. Nesta terça-feira, um homem infectado pelo Coronavírus foi flagrado descumprindo isolamento no centro de Iporã do Oeste. Em rondas, a guarnição da PM avistou o veículo de um homem que era para estar em isolamento por Covid-19. O homem não acatou às ordens de parada da Polícia Militar, vindo a parar o veículo bem mais a frente do local da abordagem. Após efetuar busca no interior do veículo e pessoal, a guarnição efetuou o termo circunstanciado, sendo que o homem se comprometeu em comparecer em juízo por descumprir o termo de isolamento. O homem e sua família, positivados com Covid, devem cumprir isolamento até o dia 16 de janeiro. O homem ainda relatou que fugiu da Polícia por achar que estaria com mandado de prisão em aberto.


Polícia procura homem acusado de matar mulher a facadas no Oeste. Uma mulher identificada como RAQUEL RODRIGUES DOS SANTOS foi encontrada morta no dia 20 de agosto, na cidade de Bom Jesus. Após investigações, a Polícia Civil identificou o suspeito como sendo EDILSON SOUZA LIMA, um homem com quem RAQUEL mantinha relacionamento extraconjugal. De acordo com a Delegacia de Polícia, por volta das 5h30 do dia 19 de agosto, após marcar encontro e apanhar RAQUEL na Rua 27 de fevereiro, em Xanxerê, o suspeito a levou até um matagal no interior de Bom Jesus, onde teria desferido vários golpes de faca contra a vítima. Logo após o crime o homem teria deixado a cidade, sendo considerado foragido atualmente. O delegado de polícia que presidiu a investigação representou ao Poder Judiciário pela divulgação do nome e imagem do suspeito para que sua identidade seja ampla e reiteradamente divulgada nos veículos de imprensa, pois só com o auxílio da sociedade será possível capturá-lo. O pedido de divulgação foi deferido pelo Poder Judiciário e está amparada na decisão judicial.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.