-GASOLINA E DIESEL FICAM MAIS CAROS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA
-SANTA CATARINA REGISTRA RECORDE NA ABERTURA DE EMPRESAS EM 2021
-BAIXO NÚMERO DE SERVIDORES PREOCUPA RECEITA FEDERAL
-APENADO NÃO VOLTA A UPA APÓS SAIDINHA DE FINAL DE ANO
-CONSELHO TUTELAR TEME MAIOR EVASÃO ESCOLAR EM 2022
-SETOR EPIDEMIOLÓGICO CONFIRMA DOIS NOVOS FOCOS DA DENGUE
-URBANISMO AVALIA ADQUIRIR CAÇAMBA PARA ESTOQUE DE ENTULHOS
-ESTRADAS EM ESTADO CRÍTICO RECEBEM PATROLAMENTO NESTA SEMANA
-POLÍCIA RODOVIÁRIA AMPLIA FISCALIZAÇÃO COM USO DE DRONES NA REGIÃO
-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A explosão de um carro-bomba deixou vários mortos em uma estrada que leva ao aeroporto de Mogadíscio, capital da Somália, nesta quarta-feira. Nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do atentado até o momento. Ao menos oito pessoas morreram, segundo o chefe do serviço de ambulâncias da cidade. A explosão atingiu as paredes e o teto da mesquita nas proximidades em que Mohamed Osman orava.
O governo da França anunciou nesta terça-feira, que a partir de março, pessoas homossexuais poderão doar sangue na França sem nenhuma condição extra. Em nota, o governo do país decidiu que a orientação sexual não será mais um critério na hora de doar sangue. A ação vai passar a valer em 16 de março e a partir desta data já não haverá "nenhuma referência à orientação sexual" nos questionários prévios à doação de sangue. O diretor-geral de Saúde, JÉRÔME SALOMON reforçou que a partir de março qualquer pessoa do país poderá ser um doador de sangue.
Um grupo consultivo técnico estabelecido pela Organização Mundial da Saúde disse nesta terça-feira que as vacinas atuais contra a Covid-19 podem precisar ser atualizadas para garantir que sejam eficazes contra novas variantes, como a Ômicron. O grupo técnico, formado por especialistas independentes, disse que consideraria uma mudança na composição das vacinas e enfatizou que os imunizantes precisam ser mais eficazes na proteção contra a infecção. No entanto, o grupo técnico não chegou a defender uma vacina específica para a Ômicron neste momento, dizendo que mais pesquisas são necessárias e instando os fabricantes a compartilhar dados.
A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou nesta terça-feira mais dez mortes em decorrência das chuvas no estado. Os óbitos foram notificados ao longo das últimas 24 horas. Com isso, subiu para 19 o número de vítimas no estado mineiro desde o início do período chuvoso. Em todo o estado, 145 municípios estão em situação de emergência e o número de desabrigados já é de três mil 481. O número de desalojados somam 13 mil 756 pessoas. A maior tragédia ocorreu ontem quando cinco pessoas foram encontradas mortas após serem soterradas por um deslizamento de encosta no Retiro do Chalé, em Brumadinho.
O IBGE divulgou nesta terça-feira que a inflação no Brasil fechou o ano de 2021 em 10 vírgula zero seis por cento. Essa é a maior alta em seis anos, quando chegou a 10 vírgula 67 por cento durante o governo DILMA. Dessa forma, a inflação oficial do país encerrou 2021 bem acima da meta estabelecida pelo Banco Central que era de três vírgula 75 por cento. Para 2022, a projeção do Focus é que a inflação encerre o ano em cinco vírgula zero três por cento, ficando acima do teto da meta. Os responsáveis pelo aumento foram a energia elétrica, combustíveis e os alimentos. Juntos, os três responderam por cerca de 79 por cento do IPCA de 2021.
A Petrobras anunciou ontem que a partir de hoje os preços da gasolina e do diesel terão novo reajuste. Segundo a empresa, o preço médio de venda da gasolina da estatal para as distribuidoras terá um reajuste de quatro vírgula 85 por cento. Já no diesel, a alta é superior a oito por cento. O último ajuste nos preços foi feito em dezembro do ano passado, quando houve uma redução no valor da gasolina de pouco mais de três por cento. Já o último aumento havia sido em outubro de 2021.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Catarina contabilizou neste começo de 2022 mais de seis mil ocorrências atendidas. Ao todo, foram seis mil 192 chamados. O relatório foi disponibilizado pela Secretaria da Saúde e analisa dados como tempo resposta, atendimentos com envio de ambulância, orientação médica, causas e faixa etária dos pacientes. As regiões com mais atendimentos foram Florianópolis, Joinville e Criciúma. Ainda de acordo com os dados, o tempo resposta médio das Unidades de Suporte Avançado tem sido de cinco minutos. Dos mais de seis mil atendimentos, apenas dois mil 824 precisaram de acompanhamento de fato. Os demais foram apenas orientados.
Mais 10 municípios de Santa Catarina aderiram nesta terça-feira ao plano Mil do governo do estado. Ao todo, mais de um bilhão de reais em recursos serão destinados para os municípios de Blumenau, Içara, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Palhoça, Mafra, Rio do Sul, São José, Videira e Xanxerê. O maior valor foi para Blumenau com 366 milhões de reais. Já o menor valor foi para o município de Joaçaba com 30 milhões de reais destinados. Em pronunciamento, o governador CARLOS MOISÉS destacou que o programa revela a identidade municipalista da atual gestão.
O número de empresas abertas entre janeiro e dezembro de 2021 representou o maior recorde histórico anual nos 128 anos de existência da autarquia, segundo levantamento da Junta Comercial de Santa Catarina. O saldo positivo de novos negócios em funcionamento no estado no ano passado chegou aos 138 mil e 32. Este número é a diferença entre todas as aberturas e extinções no período. Ao analisar o resultado de 2021, o dado mostra alta de 19 por cento em novos negócios se comparado com o ano de 2020 e crescimento de 42 por cento em relação a 2019.
No último domingo, a Fapesc completou 25 anos de sua criação e para marcar esta data, desde o ano passado a fundação vem promovendo ações para comemorar seu aniversário. Conforme o presidente da fundação FÁBIO ZABOT, o órgão tem um papel fundamental e presta um serviço de contribuição contínua para o estado catarinense. A Fapesc é um órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. De acordo com ele, o órgão é responsável pelo fomento e pela execução das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Segundo ele, cabe a Fapesc promover o ecossistema catarinense, investindo recursos para o desenvolvimento de pesquisas e novas empresas, além da formação de pessoas, graduações diversas e proporcionar a integração dos agentes e das entidades acadêmicas e empresariais.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina também tem por missão promover o equilíbrio regional, o desenvolvimento econômico e a melhora no quadro social. A afirmação é do presidente da Fepasc FÁBIO ZABOT. Questionado sobre a atenção dos governos catarinenses para com a Fapesc ao longo dos 25 anos de história, ele destacou que nos últimos três anos o órgão mudou seu viés e atualmente está mais equipado e preparado para servir o estado de Santa Catarina. A Fapesc está presente em várias cidades polos de Santa Catarina, como São Miguel do Oeste, Chapecó e demais municípios abrangendo todo o estado. ZABOT salientou que o órgão adota o modelo de chamada pública, visando trabalhar com transparência e alcançando o maior número de pessoas. Podendo ser contemplados pesquisadores e empreendedores que queiram implantar sistemas inovadores.
A Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro ainda tem alguns apenados que devem retornar ao presídio durante esta semana. Contudo, a unidade já registra a fuga de um condenado beneficiado com a saída temporária de natal e ano novo. A administradora da UPA LIA ZOZ, disse que o prisioneiro recebeu a regalia no dia 24 de dezembro e deveria voltar à UPA sete dias depois. Ela comentou que este não era o perfil do homem nos últimos anos em que foi beneficiado com a saidinha. Em anos anteriores o mesmo se beneficiava do período e retornava a unidade, sendo que o a pena dele já está se encaminhando para encerramento. Ele cumpria a pena no semiaberto e caso foi recapturado o homem regride para o regime fechado por pelo menos um ano. Para voltar ao semi, vai depender do comportamento. LIA ainda disse que o foragido possui família em Dionísio Cerqueira. A administradora afirmou que o apenado não é perigoso. Todas as esferas policiais possuem registro do homem.
A falta do retorno do apenado à UPA é considerada uma falta grave e poderá ter outras sanções além do regresso ao regime fechado que tira os benefícios. A administradora LIA ZOZ, disse que os profissionais da segurança pública acreditavam na recuperação do apenado devido a obediência do mesmo durante os últimos anos. Mas também sabem que muitos prisioneiros são de casos reincidentes. Apesar do não retorno de um apenado, a Unidade Prisional teve a volta dos 30 beneficiários da saidinha de natal. Falta apenas outros dois que estão dentro do período solicitado e precisam voltar ainda nesta semana à UPA.
O ano de 2022 começou tranquilo para o conselho tutelar de Palma Sola. De acordo com a conselheira NEUSA DE SOUZA, o baixo número de ocorrências nas primeiras semanas do ano é por causa do período de férias escolares. Ela informou que a situação em que o órgão costuma ter mais chamados é de estudantes que se recusam a frequentar a sala de aula. Esse ano o número de solicitações relacionadas a evasão escolar deve ser ainda maior, já que em boa parte do ano passado as aulas aconteceram de forma online, e os jovens se acostumaram a ficar em casa durante o dia. A procura por atendimentos do Conselho Tutelar no período sem aulas são principalmente em aconselhamentos e, segundo NEUSA, principalmente no caso de país divorciados. Ela explicou que em muitos casais quando se separam, tem dificuldades para dividir a guarda dos filhos, conciliando com as visitas. Porém, a conselheira salientaou que é essencial que a criança ou adolescente tenha contato com ambos para seu desenvolvimento.
O Conselho Tutelar de Palma Sola trabalha em sala cedida pelo poder público. A conselheira NEUSA DE SOUZA, explicou que a central do órgão no município fica junto com a Casa da Cidadania. Ainda em relação a estrutura, ela relatou a situação precária do veículo utilizado pelo Conselho. O veículos utilizado foi uma doação da Receita Federal, mas, adianta que o secretário de Assistência Social já está em busca de um novo transporte. A conselheira destacou a necessidade do carro, já que os conselheiros estão sempre em movimento, inclusive no interior, no atendimento as ocorrências infantojuvenis. De acordo com ela, durante esse período, em que o Conselho está trabalhando em turno único, a sede fica aberta das sete as 13 horas. Porém, os conselheiros seguem o dia todo em regime de plantão, sempre com dois disponíveis para atender as chamadas da população.
O setor Epidemiológico da Dengue de São José do Cedro encontrou dois novos focos do mosquito. A confirmação veio depois da análise feita pela regional de saúde. A informação é do agente de Endemias MATHEUS ROMERA. Segundo ele, após o resultado positivo para dengue a equipe realiza uma revisão de área onde foi encontrado as larvas para verificar se há outros focos de aedes aegypti. Durante este período de férias, o setor orienta a população cuidar com as piscinas de crianças descobertas e que podem ser um lugar para registro da dengue. Além das cisternas que também podem ser locais para confirmação do aedes aegypti. ROMERA comentou que durante as visitas domiciliares, a equipe realiza a retirada de recipientes para possíveis confirmações futuras. Sendo que este serviço diminui a transmissibilidade do mosquito no mosquito. Outras larvas foram encaminhadas para a regional visando a confirmação da espécie do mosquito. O setor seguirá trabalhando para amenizar os focos da dengue, mas é necessário a contribuição da população.
Será realizado na semana que vem em São Miguel do Oeste um evento para firmar uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e o Instituto do Meio Ambiente. A informação é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. De acordo com ele, o objetivo é dar uma destinação correta para as lâmpadas florescentes. Conforme ele, essa demanda existe nos 23 municípios atendidos pelo órgão e por isso a oficialização deve ocorrer, beneficiando praticamente toda a região Extremo-Oeste de Santa Catarina. O IMA já tem previsto esse programa de destinação correta de lâmpadas florescentes a nível estadual e por isso a parceria será firmada. O diretor enfatizou que neste momento existem duas frentes de trabalho, sendo a primeira em parceria com a Ameosc, para que esse material possa ser deixado no Ecoponto, situado no bairro Progresso, em São Miguel do Oeste. Também uma ação está sendo desenvolvida em cada município com o objetivo de recolher essas lâmpadas e proporcionar um destino correto das mesmas.
Mais de 20 mil lâmpadas florescentes já foram recolhidas nos 23 municípios de abrangência do Conder. A afirmação é do diretor do programa Gestão Ambiental, JOSÉ MORA. Ele comentou que a expectativa é que o número chegue até a marca de 30 mil lâmpadas recolhidas e evitadas de serem descartadas no meio ambiente. Questionado sobre a eficácia da parceria que será firmada, o profissional garantiu que uma análise foi realizada e a ação será fundamental. JOSÉ MORA lembrou ainda que após as recolhas em cada município, as lâmpadas ficarão alojadas no Ecoponto em São Miguel do Oeste. Toda a ação faz parte do programa “Penso, Logo Destino”.
O setor de Urbanismo de São José do Cedro segue realizando os trabalhos pela cidade durante esta semana. Está programada para os próximos dias a recolha de volumosos, poda condutiva de árvores em passeios. A informação é do diretor EVANDRO DE VARGAS, durante o programa da prefeitura de ontem na Rádio Cedro. Sobre a poda de árvores, ele comentou que este serviço está sendo realizado em árvores plantadas no início do ano passado ou há mais de dois anos. Estes trabalhos iniciaram ontem. Ele destacou que esta poda ocorre para deixar a árvore adequada evitando encostar em veículos estacionados. VARGAS também comentou sobre as obras de calçamentos na rua do Bairro Promorar nas proximidades da escola. O diretor destacou que a equipe está agilizando os trabalhos para entregar as obras concluídas antes da volta às aulas. Ele salientou que a empresa já está concentrada no local e boa parte do trecho já está pavimentada.
As cargas de entulhos coletados pelo setor de Urbanismo em São José do Cedro estão sendo estocadas em um pavilhão do parque de exposições Balduíno Schneider. De acordo com o diretor EVANDRO DE VARGAS, isso se deve aos problemas com a dengue. Anteriormente os volumosos eram depositados ao ar livre, e desta forma tornando um local propício para proliferação da dengue. O diretor lembrou que em todas as quintas-feiras o setor realiza a recolha e destina para este espaço até o acúmulo de um grande volume. Após chegar numa quantidade suficiente, o setor destina os materiais para o município de Anchieta que realiza o destino correto dos entulhos. VARGAS destacou que este espaço é temporário e nas próximas semanas deverá ser encontrado um novo local. A intenção é adquirir uma caçamba com capacidade de 40 metros cúbicos para o despejo dos materiais e logo em seguida fazer a entrega a empresa. EVANDRO informou que nesta semana os volumosos serão destinados para o aterro em Anchieta.
Partes das estradas do interior de São José do Cedro estão recebendo os serviços de patrolamento durante este mês de janeiro. O secretário de Obras JAIR POSTAY, lembrou que a pasta possui duas equipes realizando serviços pelo município. Entre eles, parte auxilia no transporte de água para as famílias e outra parte está realizando os serviços nas estradas. O secretário ainda lembrou que durante este mês o setor está trabalhando com efetivo menor devido ao período de férias de servidores. Mas garantiu que os trabalhos não foram paralisados mesmo com a falta de chuva na região. Para possibilitar o patrolamento, POSTAY informou que a equipe molha a estrada e realiza o patrolamento, sendo este serviço feito em pontos críticos. A equipe disponibiliza de duas patrolas e um rolo compactador. Na última semana os serviços iniciaram pela São Germano e deu continuidade no início desta semana e na sequência a equipe foi até a Linha Esperança e na região dos Assentamentos. Na segunda, JAIR informou que os servidores estavam na Rosangeles sentido a São Roque.
A entrega de água tem sido prioridade da secretaria de Obras de São José do Cedro durante estas primeiras semanas do ano. O secretário JAIR POSTAY, afirmou que alguns caminhões foram disponibilizados para a secretaria de Agricultura visando o transporte de água até as comunidades afetadas diretamente pelo baixo volume de água. Ele lembrou que o pedido deve ser realizado no Semae, que em seguida contata as secretarias para o transporte. Atualmente são mais de 70 mil litros de água diária para atender a demanda necessária, mas este volume pode variar entre os dias sendo maior ou menor. O secretário salientou que grande parte das comunidades do município é atendida com algum volume de água.
A Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira está bastante preocupada com a falta de concurso público para a contratação de servidores. O delegado MARK TOLLEMACHE, comentou que o atual efetivo possui um baixíssimo número de funcionários e tem solicitado ao governo federal a contratação de novos servidores. O delegado lembrou que a concessão do porto seco não mudará o cenário na contratação de novos profissionais, sendo isso de responsabilidade do governo federal. A nova aduana poderá encontrar dificuldades na operação dos serviços por causa do baixo número de servidores. Atualmente são 15 servidores e o mínimo deveria ser 70 funcionários com a atual demanda. Isso coloca a aduna em Dionísio em segundo lugar como alfândega que mais perdeu efetivo. A nova estrutura terá uma capacidade seis vezes maior que a atual, o que consequentemente vai necessitar de um efetivo muito maior. TOLLEMACHE teme uma prestação de serviços deficitário por causa do baixo efetivo. O que também poderá elevar o tempo de espera para despejar os caminhões do local.
O governo federal também cortou em 50 por cento os recursos do orçamento para 2022 da Receita Federal. Conforme o delegado MARK TOLLEMACHE, o orçamento anterior já era bastante limitado e dificultava os trabalhos dos profissionais. Com este novo corte, o delegado comentou que os serviços de automatização e digitais, além das instalações serão seriamente afetadas com a retirada da metade dos recursos para a alfândega. TOLLEMACHE ainda citou que o comércio exterior, abastecido pela aduana, também enfrentará dificuldades devido ao corte orçamentário, gerando prejuízos aos consumidores de ambos os países.
Polícia Militar abordou homens e encontrou maconha em posse de um deles. Nesta terça, por volta das 17 horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas na Rua Gastão Benetti esquina com a Rua do Comércio em Bandeirante. Foi realizada abordagem de quatro homens que estavam sentados na rua. Em busca pessoal, com um deles foi localizado uma porção de maconha de 20 gramas. Dois dos abordados havia condenação por tráfico de drogas. A Polícia Militar confeccionou o termo circunstanciado e apreendeu a droga.
Duas pessoas ficam feridas em queda de motocicleta no interior. O acidente de trânsito foi registrado por volta das oito horas de ontem, na SC-163, em Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros atendeu condutor e a caroneira de uma motocicleta YBR 125, placa de São João do Oeste, que sofreram queda. O condutor apresentava escoriações nas costas e no braço direito. Já a caroneira relatava dor na cintura, escoriações no braço direito e alteração na pressão arterial. Após o primeiro atendimento, o Corpo de Bombeiros encaminhou as vítimas até o Hospital de Itapiranga.
A Polícia Rodoviária vai ampliar fiscalização com uso de drones. Segundo o comandante da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste, segundo sargento EDSON BARBOSA, para coibir infrações de trânsito como as registradas no último fim de semana, quando foram flagrados oito condutores com indícios de embriaguez ao volante e cinco fazendo ultrapassagens em locais proibidos, a fiscalização será ampliada. BARBOSA salienta que ainda em janeiro será empregado efetivo de folga, visto que nesse mês o fluxo é de aproximadamente 30 por cento a mais de carros rumando ao litoral catarinense. A prioridade é para fiscalização na rodovia SC 283, que vai de Itapiranga até Chapecó, e de modo a identificar mais infrações, serão utilizados drones.
O segundo sargento EDSON BARBOSA ressaltou que também serão desenvolvidas ações em rodovias como a SC-161, que liga Anchieta à BR 282. Esse trecho passa pela cidade de Romelândia, na qual existe a chamada Curva da Morte, onde ocorrem frequentes acidentes envolvendo principalmente caminhões oriundos do Paraguai. A Polícia Rodoviária também quer preservar a rodovia do excesso de peso, que causa deterioração constante no asfalto. EDSON lembrou que as rodovias da região, por exemplo, permitem rodagem de veículos com no máximo 57 mil quilos. Acima disso, os condutores precisam ter a AET, que é a Autorização Especial de Trânsito. A PMRv também reforça aos condutores sobre ações seguras ao volante, como não dirigir após beber, manter distância em relação ao veículo da frente, ultrapassar com segurança e ser gentil no trânsito. BARBOSA ainda disse que num possível acidente, o uso do cinto de segurança diminui em 80 por cento a possibilidade de a pessoa ser vítima fatal.