-PAZZUELO DIZ QUE ESTUDA PRIORIZAR VACINAÇÃO COM UMA DOSE DA VACINA DE OXFORD
-MP COBRA DETALHES DE PLANOS DE VACINAÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS EM SC
-DEPUTADA PROJETA MAIOR VOLUME DE RECURSOS PARA A REGIÃO EM 2021
-LEGISLATIVO DE IPORA DO OESTE RETOMA SESSÕES ORDINÁRIAS EM FEVEREIRO
-AFUBRA IRÁ INICIAR NEGOCIAÇÃO PARA REAJUSTES NOS PREÇOS DA ATUAL SAFRA
-APÓS ORGANIZAÇÃO INTERNA, PREFEITURA DE SÃO JOÃO DO OESTE RETOMA ATENDIMENTO AO PÚBLICO
-AÇÃO DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO SALVA CRIANÇA QUE HAVIA ENGASGADO COM LEITE MATERNO
-MULHER É DETIDA POR ABANDONO DE INCAPAZ
-COLISÃO ENVOLVENDO TRÊS CARROS DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Agência Europeia de Medicamentos, órgão equivalente à Anvisa no Brasil, recebeu nesta terça-feira o pedido de aprovação para uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid da empresa farmacêutica AstraZeneca. O órgão promete avaliar o pedido em um prazo curto. Um parecer sobre a autorização condicional pode ser emitido até o dia 29 de janeiro durante reunião do Comitê de Medicamentos Humanos da agência. A União Europeia começou a campanha de vacinação no final do ano passado, inicialmente com a vacina da Pfizer/BioNTech e em janeiro com a vacina da Moderna.
O presidente francês, EMMANUEL MACRON, comandou nesta segunda-feira a quarta edição do evento "One Planet Summit", neste ano dedicado à preservação da biodiversidade. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a maioria das intervenções acontecem por videoconferência. O Brasil não foi convidado para o evento. Ao todo, cerca de 30 chefes de Estado, empresários e representantes de ONGs participam das discussões sobre proteção de áreas terrestres e marítimas, promoção da agroecologia, mobilização de recursos, preservação de florestas, espécies e saúde humana.
Representantes do partido Democrata apresentaram, nesta segunda-feira, um pedido de impeachment contra o presidente DONALD TRUMP. Eles o acusam de incitar uma insurreição que culminou na última quarta-feira com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos. O pedido argumenta que o discurso feito por TRUMP a seus apoiadores, pouco antes da invasão, teria incentivado as ações violentas contra os representantes do congresso norte-americano. Com menos de dez dias para deixar o cargo, o julgamento do impeachment contra DONALD TRUMP, caso aprovado pelo Congresso, poderia acontecer apenas depois que ele não fosse mais presidente.
Depois de mais de 100 anos no Brasil, a Ford anunciou nesta segunda-feira o encerramento de sua produção de veículos no país. A decisão afeta as fábricas de Camaçari na Bahia, Taubaté em São Paulo e Horizonte no Ceará, mas a montadora segue com sua operação de vendas e assistência técnica no país, focando em produtos importados. Ao todo, cerca de cinco mil trabalhadores foram demitidos. A fabricante anunciou que o fechamento se deve a pandemia de Covid que amplia a capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, “resultando em anos de perdas significativas".
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, afirmou nesta segunda-feira que o foco da vacinação contra Covid-no Brasil poderá ser a redução da pandemia em vez de, no primeiro momento, assegurar a 'imunidade completa'. Para PAZUELLO, o objetivo é frear a contaminação com a aplicação de pelo menos uma dose do imunizante do laboratório Astrazeneca em parceria com a universidade de Oxford. A imunização, segundo o governo, começa pelo prazo considerado mais otimista, no dia 20 de janeiro. Segundo PAZUELLO, o Brasil já contratou 354 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus.
O TSEinformou nesta segunda-feira que auditorias externas nas eleições municipais de 2020 mostram que não foram identificadas situações que comprometessem "a transparência e a confiabilidade" da votação eletrônica. Em nota, o TSE acrescentou que as auditorias externas ocorreram nos tribunais regionais e foram feitas por uma empresa especializada, contratada por meio de licitação. O tribunal ressaltou que não há qualquer evidência ou indício de fraude no processo eletrônico de votação. O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO também tem reafirmado que as urnas são imunes a ataques cibernéticos.
A exportação de carne suína do estado de Santa Catarina aumentou 35 por cento em 2020. O faturamento com os embarques do produto somaram um bilhão e 200 milhões de dólares. No ano passado, Santa Catarina embarcou mais de 523 mil toneladas de carne suína com destino a 67 países, principalmente China, Chile, Hong Kong e Japão. O estado respondeu por 52 por cento do total exportado pelo Brasil, ou seja, mais da metade de toda carne suína vendida pelo país é de origem catarinense. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia.
O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial desta segunda-feira uma portaria com regras para o transporte intermunicipal e interestadual de passageiros. A ocupação máxima dos veículos está ligada à classificação da região no mapa de risco para a Covid. As medidas já estão valendo. No transporte rodoviário, o máximo é de 70 por cento dos assentos para regiões em risco gravíssimo e 100 por cento para os níveis grave, alto e moderado. Os percentuais são os mesmos para os veículos que fazem o transporte urbano de passageiros.
O Ministério Público de Santa Catarina cobrou informações sobre planos e cronogramas de vacinação contra o coronavírus em Florianópolis e no Estado. Os pedidos de informações foram enviados na tarde desta segunda-feira. Tanto a secretaria municipal de saúde quanto o governo estadual têm cinco dias para apresentar as respostas. O objetivo do MP é conseguir informações que permitam à promotoria conhecer as medidas que serão adotadas e qual o planejamento para permitir a imunização da população do Estado e da Capital. Com isso, a promotoria vai acompanhar a imunização e, se for o caso, exigir providências mais efetivas para proteger a saúde da população.
-DEPUTADA PROJETA MAIOR VOLUME DE RECURSOS PARA A REGIÃO EM 2021
-LEGISLATIVO DE IPORA DO OESTE RETOMA SESSÕES ORDINÁRIAS EM FEVEREIRO
-AFUBRA IRÁ INICIAR NEGOCIAÇÃO PARA REAJUSTES NOS PREÇOS DA ATUAL SAFRA
-APÓS ORGANIZAÇÃO INTERNA, PREFEITURA DE SÃO JOÃO DO OESTE RETOMA ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Extensionista orienta sobre importância de manter ativa a Declaração de Aptidão ao Pronaf. Conforme o extensionista rural da Epagri de Mondaí, ADAIR MAGNAGUAGNO, a Declaração de Aptidão ao Pronaf, DAP, é um documento importante e que caracteriza as famílias de agricultores familiares, em que a principal fonte de renda vem da propriedade. Ele explica que a DAP permite o acesso a várias políticas públicas, como o Pronaf, que contempla entre os programas principais o Mais Alimentos.ADAIR lembra que a declaração tem uma validade de dois anos, e para usufruir dos benefícios a orientação é que o agricultor mantenha o documento ativo. Ele avalia que a adesão dos produtores a DAP tem sido boa, considerando os benefícios que fornece. Para encaminhar a declaração, o extensionista cita que o agricultor deve apresentar documentos pessoais, matrícula da terra ou contrato de arrendamento e comprovante de renda.
Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste retoma atendimento. Segundo o presidente do Sindicato, CANÍSIO REINEHR, após três semanas de recesso, nesta segunda-feira a entidade retomou o atendimento normal, pela manhã das sete e 30 as 11 e 30, e à tarde das 13 ás 17 horas. Ele lembra que nesse período de férias foi dado sequencia a vários trabalhos, a exemplo do empréstimo das máquinas agrícolas por meio da parceria que o sindicato possui com a prefeitura, bem como, o acompanhamento dos benefícios previdenciários no INSS, a exemplo de aposentadoria e auxílio doença. O presidente comenta que entre os serviços que o sindicato está prestando no momento é o licenciamento dos veículos final UM, o calendário agrícola e o pedido de alevinos que irá iniciar próximos dias. Ele cita que a maior demanda de serviços é pelo encaminhamento dos benefícios previdenciários.
O orçamento do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar para este ano, conforme o presidente, é menor do que o do ano anterior. CANÍSIO REINEHR comenta que o orçamento geralmente é definido em assembleia, mas como a reunião de público não foi possível no ano passado, a definição ocorreu pela diretoria. Ele comenta que em 2020 o orçamento era de pouco mais de 237 mil reais. Já para este ano, CANÍSIO cita que o valor é de quase 176 mil. Ele explica que a redução ocorreu porque o sindicato de Iporã do Oeste não está mais atendendo os sócios de Descanso, que desde o ano passado passou a ter sindicato próprio. Além do presidente, o sindicato possui o atendimento de mais uma funcionária. A entidade está com cerca de 700 agricultores associados em dia.
O setor de água de São João do Oeste iniciou o ano com grandes desafios. Dificuldades nos primeiros dias de mandato ocorreram por vários motivos. A falta de combustível foi um dos fatores para transtornos. Conforme o diretor do setor de água e esgoto, CLEITON KROETZ, a falta de combustível causou preocupação devido a necessidade de transporte de água para a estação de tratamento na comunidade de Beato Roque. Ele manifesta apreensão com o aumento no consumo em dias de intenso calor e a dificuldade que o município enfrenta para atender a demanda. O diretor observa que o volume de chuva ainda está sendo insuficiente para restabelecer o nível ideal dos reservatórios naturais que abastecem a ETA, Estação de Tratamento de Água, na comunidade de Beato Roque.
Transporte de água é continuo por parte da prefeitura de São João do Oeste. CLEITON KROETZ também busca ajustar os trabalhos do setor com reuniões, planejamento e trabalho conjunto para atender as solicitações dos munícipes. Ele reforça a necessidade de investimento continuo para garantir abastecimento em residências, setor agropecuário e indústrias. No momento o município mantém três caminhões tanques para o transporte de água do Rio Jundiá, na comunidade de Vale Pio. CLEITON KROETZ ressalta que serão feitos investimentos significativos nos próximos anos em captação, implantação de redes de água e tratamento e distribuição de água. O problema crítico está em atender os consumidores próximos a SC 163 que recebem água da ETA de Beato Roque. O diretor salienta que a frota de veículos para manutenção da rede está em boas condições e proporciona trabalho eficiente.
Secretário aponta urgência em recuperação de estradas em Tunápolis. Foco está em atender as principais demandas com uma equipe reduzida de servidores. O secretário de Transportes e Obras, ADRIANO GASSEN se define como um incansável defensor das estradas em boas condições de trânsito. Ele afirma que a prioridade é garantir boas condições para os produtores escoarem a produção e também para as empresas transportarem insumos para granjas de aves e suínos e sistema de produção de leite. Conforme o secretário, com as recentes chuvas, a umidade é adequada para recuperação das estradas facilitando o trabalho de patrolamento e compactação. GASSEN diz que é preciso manter o esforço com a equipe disponível na secretaria de Transportes e Obras e com foco inicial nas estradas gerais e em uma segunda etapa recuperar as estradas secundárias. Vários servidores estão de férias durante o mês de janeiro.
Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis diz estar preparado para os desafios da função. Com experiência de já ter atuado na pasta, ADRIANO GASSEN projeta avanços nas melhorias das estradas do interior do município. Ele avalia que é preciso priorizar as condições adequadas para o trânsito de todos os tipos de veículos. O secretário reconhece que o parque de máquinas necessita de investimentos, destacando que sabia das dificuldades que iria enfrentar com máquinas estragadas. ADRIANO GASSEN enaltece que não falta vontade para superar os obstáculos com trabalho de forma organizada. O secretário avalia que o orçamento da secretaria de Transportes e Obras é suficiente para atender as necessidades de manutenção das estradas e acessos a propriedades.
Cidasc busca intensificar trabalhos de erradicação de zoonoses. Conforme o gerente regional da Cidasc, ODI GONÇALVES, os trabalhos no combate a brucelose e tuberculose continuam, mas lembra que essas doenças representam menos de um por cento dos casos no estado. Ele cita que Santa Catarina é o estado brasileiro com a menor incidência de brucelose e tuberculose bovina. O estado conta hoje com mais de 750 propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose, e todos os anos são realizados em média 300 mil exames para detectar a presença das zoonoses. Ressalta que existe um programa do Ministério da Agricultura que busca a erradicação principalmente da tuberculose, que é disseminada pelo ar com chances de infecção maiores em rebanhos confinados, um alerta para os produtores de leite. Com a erradicação, ODI acredita que haveria maiores benefícios para os produtores da região, como maiores valores comerciais.
O gerente regional da Cidasc chama atenção para o incremento no quadro funcional da entidade. Na comparação com o cenário anterior, o órgão contava com um total de quatro veterinários nas cidades de Dionísio Cerqueira, com um profissional; SMOeste com dois e um em Itapiranga. ODI GONÇALVES cita que hoje a Cidasc possui onze veterinários, sendo que em SMOeste e Itapiranga com dois profissionais cada; em SJCedro, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira e Palma Sola cada município conta com um profissional; Descanso, Mondaí e Iporã do Oeste também possuem um veterinário cada. Cita que com essa ação, os trabalhos devem ser mais intensificados, trazendo eficiência na busca específica de doenças em cada propriedade.
Deputada projeta maior volume de recursos para a região em 2021. Os parlamentares iniciam o ano com desafio de atender pedidos dos novos prefeitos. A prioridade está em convênios com hospitais, infraestrutura e educação. A deputada estadual MARLENE FENGLER, destaca que a partir de março o governo abre espaço para apresentação de projetos para os municípios receberem recursos. Cita que os deputados procuram agir em sintonia para contemplar todas as prefeituras da região, além das emendas conjuntas para manutenção de rodovias. MARLENE lembra que possui identificação muito grande por ser natural de Itapiranga e conhecer bem a realidade regional. De acordo com a deputada, em dois anos teve como prioridade liberar recursos para os hospitais de São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste e ainda pavimentação de rua em Itapiranga.
MARLENE FENGLER está otimista para maior atenção do governador CARLOS MOISÉS com o Extremo Oeste. A deputada cita a destinação de recursos para auxiliar produtores rurais que tiveram prejuízos com a estiagem e recursos para a preservação de nascentes e reservatórios de água. Segundo MARLENE FENGLER, seu gabinete também destinou, para liberação neste ano, emenda na área da infraestrutura para pavimentação de ruas em Itapiranga, São João do Oeste e Iporã do Oeste, além da agricultura em Tunápolis. Também estão previstos recursos para os hospitais da região. Nesta quarta-feira a deputada terá audiência com o secretário de Infraestrutura para definir investimento na revitalização da Avenida Uruguai em Itapiranga. O local está em obras, porém com recursos apenas para parte da Avenida que está em precárias condições.
Legislativo de Ipora do Oeste retoma sessões ordinárias em fevereiro. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador reeleito, MÁRIO HECK, destaca que a eleição da mesa diretora ocorreu no dia primeiro de janeiro, quando da posse dos novos vereadores, prefeito e vice eleitos. Ele avalia que foi uma eleição tranquila, e com o consenso dos nove vereadores. Além do presidente MÁRIO HECK, compõe a mesa como vice-presidente IRMI SCHNEIDERS, primeiro secretário PAULO MARX e segundo secretário OSNI SIMON. A primeira sessão ordinária será no dia oito de fevereiro, ás 19 horas. MÁRIO HECK antecipa que não haverá alterações no horário e dia das sessões, sempre as segundas-feiras. O presidente ressalta que o orçamento do legislativo é de um milhão 128 mil reais. Desse total, 30 mil é para investimentos, 790 mil para despesas com folha de pagamento, e 308 mil reais para despesas gerais da casa.
Também já foi definida a composição das comissões. Integram a comissão de legislação, justiça e redação final os vereadores IRMI SCHNEIDERS, PAULO MARX e ADRIANO KLEIN. Os mesmos vereadores integram a comissão de finanças e orçamentos. Na comissão de Obras, Serviços Públicos, Indústria, Comércio, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, fazem parte ANGELO TONIN, ODOLIR BORDIGNON e MICHEL BARTH. E a comissão de Educação, Saúde e Assistência Social é formada pelos vereadores IRMI, ODOLIR e OSNI. Sobre a equipe de funcionários, o presidente do legislativo anuncia NOELI GRASEL como diretora, assessor de imprensa ainda a ser definido, além do quadro de funcionários efetivos, que é a secretária parlamentar LUCIA MELZ, assessor jurídico DANIEL, contadora DIANE BERTI e a funcionária de serviços gerais ESTER.
Afubra irá iniciar negociação para reajustes nos preços da atual safra. De acordo com o presidente da Afubra, com sede em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, BENÍCIO WERNER, até a última sexta-feira, cerca de 90% do tabaco da atual safra já havia sido colhido nas regiões Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Ele cita que nestas regiões as principais variedades são o Burley, em que a planta é colhida inteira, e o fumo comum. Já na variedade Virgínia, que está presente em menor proporção, o produtor faz a colheita em etapas somente das folhas. O presidente da Afubra enfatiza que o tabaco no Sul é de boa qualidade, apesar de este ser um fator que não depende do agricultor, e sim, das condições climáticas. Ele comenta que na safra anterior as plantas tiveram um bom desenvolvimento, mas após a colheita faltou umidade quando do armazenamento do fumo nos galpões para o processo de secagem.
Na fase final de colheita, o presidente da Afubra antecipa que ainda não é possível falar de preços. BENÍCIO WERNER destaca que em dezembro ocorreu à primeira reunião com as empresas fumajeiras para comparação dos custos. Novo encontro deve ocorrer nesta semana, para tratar da diferença nos preços constatada na reunião inicial. Conforme o presidente, ainda este mês, após o ajuste na diferença de valores, será feita a negociação com as empresas. Ele antecipa que haverá reajuste na tabela de preços, considerando a alta no custo de produção que os agricultores tiveram. Além do custo de produção, que representa em média 18% do total, WERNER cita também a mão de obra que para o produtor representa em torno de 55%. Durante a pandemia, o presidente ressalta que a fabricação de cigarros foi maior. A exportação caiu, de 548 mil em 2019 para 514 mil toneladas em 2020, mas o Brasil se mantém há cerca de 30 anos como maior exportador de tabaco.
Após organização interna, prefeitura de São João do Oeste retoma atendimento ao público. Nesta segunda-feira, após uma semana de atendimento restrito, a prefeitura voltou a atender o público. De acordo com o prefeito, GENÉSIO ANTON, o fechamento das portas na primeira semana foi necessária para que a nova equipe de trabalho pudesse se adaptar e também para mudanças internas de salas. Ele considera que isso também foi necessário porque a transição de governo não ocorreu de forma plena. ANTON enfatiza que havia licitações atrasadas, e foi necessário organizar situações como exoneração de cargos gratificados ainda da gestão anterior e fazer as portarias de nomeação dos novos cargos. Entre as compras emergenciais, o prefeito cita combustível, seguro, material de expediente e informática. Ele lembra que o atendimento ainda está prejudicado em função de servidores que estão em férias ou afastados por Covid.
Entre os principais serviços em andamento, GENÉSIO ANTON cita a renovação do bloco de produtor rural, a verificação e manutenção das máquinas, organização interna no setor administrativo, na educação os trabalhos com projeção do retorno das aulas presenciais e na saúde o empenho dos profissionais na prevenção a Covid. O prefeito comenta que o vice RUDI RASCH está assessorando a secretaria de Educação, devido às dificuldades que a pandemia impôs as atividades escolares. Em relação ao orçamento, ANTON destaca que o valor para 2021 é de 27 milhões e 600 mil reais. Ele lembra que da administração anterior ficou em caixa um valor de quatro milhões 833 mil reais. Desse total, quase três milhões são recursos livres e o restante com destinação específica. Da equipe de governo, ANTON cita que falta definir diretor de Cultura, diretor de Indústria e Comércio, diretor de Esportes e auxiliar da coordenação dos idosos.
-AÇÃO DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO SALVA CRIANÇA QUE HAVIA ENGASGADO COM LEITE MATERNO
-MULHER É DETIDA POR ABANDONO DE INCAPAZ
-COLISÃO ENVOLVENDO TRÊS CARROS DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 282
Casa é destruída por incêndio no interior de Riqueza. O fato foi registrado pouco antes do meio dia desta segunda-feira, na comunidade de Poço Torto, interior de Riqueza. Conforme os bombeiros de Iporã do Oeste, a casa de madeira foi completamente destruída pelas chamas, bem como, os móveis que estavam no local. A casa tinha área aproximada de 48 metros quadrados. Segundo vizinhos, na casa morava um homem, que foi visto no local pela manhã, mas no momento do incêndio não foi localizado. Os vizinhos acionaram os bombeiros após verem fumaça saindo da residência, sendo que as chamas possivelmente iniciaram no quarto, mas não há informações sobre a causa. Os bombeiros utilizaram cerca de dois mil e 500 litros de água para o rescaldo.
Ação de bombeiro comunitário salva criança que havia engasgado com leite materno. Na manhã desta segunda-feira uma moradora da rua José Aloísio Kummer, próximo ao posto Boa Viagem, em Iporã do Oeste, estava amamentando seu filho de quase três meses de idade, quando a criança começou a tossir. A mãe tentou fazer a desobstrução das vias aéreas do bebê, mas como não obteve êxito, acionou o alarme da empresa de segurança. O sócio proprietário da empresa, que também é bombeiro comunitário, BC Willian, realizou a manobra de tapotagem na lactente e conseguiu desobstruir as vias área antes da chegada da guarnição. Os bombeiros ainda realizaram a condução da criança ao hospital, para avaliação.
Colisão envolvendo três carros deixa dois feridos na BR 282. O acidente ocorreu por volta das 20 horas da noite de ontem na BR 282, em linha Canela Gaúcha, São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local pela reportagem da Peperi, envolveram-se um Gol, um Celta e um KA. Além disso, foi levantada a informação de que o condutor do Celta estava realizando ultrapassagens perigosas e que para não bater de frente, o motorista do KA teve que sair da pista e bateu na lateral do Gol. Após a colisão, o condutor do Celta fugiu do local. Antes de fugir ele foi agredido com socos e ponta pés por pessoas que ali estavam. Duas pessoas tiveram ferimentos neste acidente, foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital Regional. A PRF controlou o trânsito e fez os levantamentos necessários.
Mulher é detida por abandono de incapaz. Próximo a meia noite desta segunda-feira, a Polícia Militar foi acionada para fazer uma averiguação em uma residência, na Rua Anacleto Agostini, em São Miguel do Oeste, onde segundo informações, havia choro de uma criança. A guarnição bateu na porta da casa por diversas vezes tentando contato, mas ninguém apareceu. Como havia choro de criança e a porta estava entre aberta, os policiais entraram na casa e localizaram em um quarto, um bebê de aproximadamente um ano e seis meses deitada no chão, e outra criança, de seis anos, em um outro quarto. Ao ser questionada sobre o paradeiro da mãe, a criança de seis anos informou que não sabia onde ela poderia estar. O Conselho Tutelar foi acionado.
A Central Regional de Emergência conseguiu contatar o pai das crianças, que foi até a residência. Ele relatou à guarnição que é separado da mãe das crianças e que em comum acordo, ela ficaria com a guarda dos filhos. Depois de aproximadamente uma hora e meia a mãe das crianças chegou no local e disse aos policiais que foi na casa de um vizinho e que antes de sair, deixou as crianças dormindo. A mulher disse ainda que cada pouco olhava pela janela para ver como as crianças estavam. A Polícia Militar confeccionou o Boletim de Ocorrência e conduziu a mulher para a delegacia por abandono de incapaz. As crianças ficaram sob responsabilidade do pai.