-CONGRESSO NEGOCIA DERRUBADA DE VETO À DESONERAÇÃO DA FOLHA
-DOENÇAS MENTAIS AFASTARAM 20 MIL CATARINENSES DO TRABALHO EM 2023
-ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA AMEOSC PARA 2024 SERÁ NESTA SEMANA
-CÂMARA DE VEREADORES PROMOVE HOJE AUDIENCIA PUBLICA SOBRE SAÚDE MENTAL
-EX-GOVERNADOR DEFENDE APLICAÇÃO DE RECURSOS DO ESTADO EM OBRAS NAS BRs
-HOMEM ENGOLE BUCHA DE COCAÍNA PARA ACABA DETIDO POR TRÁFICO DE DROGAS
-MULHER É PRESA POR MAUS TRATOS COM O FILHO DE 60 DIAS NO BAIRRO SALETE
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
Os presidentes da Venezuela, NICOLÁS MADURO, e da Guiana, IRFAAN ALI, devem se reunir nesta semana que vem para debater a disputa sobre Essequibo, a região da Guiana que a Venezuela alega ser sua e cuja anexação aprovou em referendo no domingo do dia três. A reunião acontecerá na quinta-feira em São Vicente e Granadinas, país do Caribe. A Venezuela afirma ser a verdadeira proprietária de Essequibo, um trecho de 160 quilômetros quadrados que corresponde a cerca de 70 por cento de toda a Guiana e atravessa seis dos dez estados do país. O presidente guianês confirmou que irá à reunião. O governo venezuelano ainda não se manifestou sobre a reunião.
Subiu para 12 o número de mortos no desabamento de uma mina no sul da Venezuela, na cidade de Gran Sabana, em Bolívar, estado que faz fronteira com o Brasil. No acidente, que aconteceu na quarta-feira, três brasileiros ficaram feridos. Neste sábado, o vice-ministro de gestão e proteção, CARLOS PÉREZ AMPUEDA, atualizou o número de vítimas em uma rede social. Ele confirmou que foi registrado o "colapso de uma mina em San José de Wadamapa", em Bolívar, com 12 mortes. AMPUEDA afirmou que o governo está atendendo a comunidade através de operações aéreas para levar "apoio humanitário".
Empossado presidente da Argentina neste domingo, JAVIER MILEI já assinou o primeiro decreto de sua gestão. A medida reduz o número de ministérios do país a nove, a metade do que tinha seu antecessor, o agora ex-presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. Em discurso na posse, MILEI afirmou que, no curto prazo, a situação deve piorar até que as primeiras medidas comecem a dar resultado. Ele eiterou que o governo não tem dinheiro e que é preciso fazer “um tratamento de choque” com “forte ajuste nas contas públicas”. Ele disse que recebeu a “pior herança de um governo na história” e que vai começa a reconstrução do país.
Os economistas do mercado financeiro reduziram as estimativas de inflação para 2023, ao mesmo tempo em que elevaram as projeções de crescimento da economia neste ano. As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Para este ano, a projeção para o IPCA, a inflação oficial, recuou de quatro vírgula 54 por cento para quatro vírgula 51 por cento. Para 2024, a estimativa de inflação avançou de três vírgula 92 por cento para três vírgula 93 por cento na última semana.
Uma ala do Congresso sugeriu ao governo federal aceitar derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que estende a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia até 2027. Em troca, prometem apoiar um Projeto de Lei sobre o tema para tramitar no próximo ano. O assunto deve entrar na pauta de uma reunião do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA com lideranças e ministros para discutir a agenda econômica do governo no Congresso. O encontra está marcado para esta segunda-feira. De acordo com o presidente da câmara, ARTHUR LIRA, o veto do presidente ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento deve ser colocado em votação no plenário da casa na próxima quinta-feira, dia 17.
O pagamento do Bolsa Família é antecipado e tem início nesta segunda-feira. Conforme o calendário divulgado no início de 2023, em dezembro os pagamentos ocorrem com antecedência devido às festas de fim de ano. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição social de final 1. Os repasses são feitos sempre de maneira escalonada e seguem até o dia 22, quando recebem os cadastrados NIS final zero. A exceção é para os beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida pelo governo federal. Nesses casos, o pagamento do Bolsa Família é unificado para o primeiro dia do calendário.
A juíza corregedora do presídio de Araranguá, LIVIA BORGES BECK, intimou judicialmente o Estado pelo atraso na licitação para a construção da nova penitenciária, no Sul de Santa Catarina. Na decisão do dia 28 de novembro, ela exige que o edital de licitação seja lançado até o dia 30 deste mês e informa que o prazo para a conclusão da obra, inicialmente definido para dezembro de 2024, não vai ser aumentado. Construído há mais de 30 anos, o Presídio Regional de Araranguá é a principal estrutura prisional do extremo sul do Estado. Porém, o local não acompanhou as atualizações estruturais do sistema ao longo desses anos. Para resolver o problema de superlotação, o Estado comprou um terreno, localizado nos fundos do atual presídio, para construir uma nova penitenciária, com capacidade para receber 680 preso em 2016, mas o processo está parado desde 2021.
Santa Catarina liberou a segunda dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19. O público-alvo é formado por pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos. Desde outubro, o estado apresenta um aumento no número de casos da doença. Foram 48 mil pacientes este ano, com 293 mortes, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Podem receber essa segunda dose da vacina bivalente pessoas do público-alvo que tenham recebido a última dose da bivalente há mais de 6 meses. A imunização está disponível nos postos de saúde. Em Santa Catarina, mais de 16 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas. Já com a vacina bivalente, foram pouco mais de 720 mil doses.
Transtornos mentais e comportamentais foram motivo de afastamento de 19 mil 903 catarinenses do trabalho em 2023, segundo dados do Ministério da Previdência, com base no número de benefícios concedidos pelo INSS por incapacidade temporária. O total de pessoas afastadas já supera os números dos anos anteriores. No ano passado, foram concedidos 209 mil 124 benefícios por incapacidade temporária em todo o país, sendo 15 mil 122 em Santa Catarina. Os dados registrados até então não incluem transtornos mentais como Burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio, que foram adicionadas à lista de doenças relacionadas ao trabalho, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde no dia 29 de novembro. Uma portaria foi publicada incluindo 165 novas patologias, apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental do trabalhador.
O Programa Conectando Ao Agro do último sábado da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Extremo Oeste de Santa Catarina, com apoio da Mutua, recebeu o engenheiro Agrônomo, JOSÉ CARLOS PAIVA FILHO. Durante a edição deste final de semana, ele destacou os trabalhos e principalmente o aniversário da AGROEC. PAIVA explicou que a Associação, que faz parte de um contexto de 12 entidades de classe ligadas a agronomia, foi fundada em oito de dezembro de 2006. Ele ressaltou que ao longo desses 17 anos, a entidade desempenhou um papel relevante para a classe e para o desenvolvimento do agronegócio. O Conectando ao Agro vai ao ar todos os sábados pela FM 99,9, a partir das nove e meia da manhã.
O comitê do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio das Antas e afuentes do Peperi-guaçu vai realizar hoje a tarde em São Miguel do Oeste um evento para discutir o planejamento estratégico para os próximos anos. A atividade está marcada para as duas da tarde na sala de reuniões do Sindicato dos Produtores Rurais. O evento deve ir até as cinco da tarde com os membros da entidade. O encontro vai reunir os representantes das 30 organizações-membro com a finalidade de desenvolver estratégias para atingir os objetivos propostos, levando em consideração os anseios de todas as partes interessadas. O planejamento estratégico permite que os Comitês de Bacias desenvolvam uma visão de longo prazo para a gestão dos recursos hídricos.
A Administração Municipal de Belmonte anunciou, nesta segunda-feira, a adoção do regime de turno único nas repartições públicas municipais. O decreto, assinado pelo prefeito JAIR GIUMBELLI, começa a valer a partir da segunda-feira da semana que vem, dia 18 dezembro. O atendimento em apenas um turno vai até o dia 12 de janeiro. Nesse período, as repartições públicas municipais vão funcionar entre sete da manhã e uma da tarde, sem fechar ao meio dia. A regra não se aplica aos setores da Saúde e do Conselho Tutelar. O prefeito explicou que tem o objetivo de reduzir as despesas da municipalidade.
A secretaria de agricultura de Romelândia vai realizar, nesta semana, mais um curso gratuito de emissão da nota fiscal eletrônica para os produtores rurais do município. A iniciativa conta com a parceria com o instituto SENAR-SC. A partir de primeiro de maio do ano que vem, a emissão da nota fiscal eletrônica será obrigatório em todos os negócios de compra ou venda de produção. As inscrições estão sendo feitas junta ao setor de blocos do município. O curso desta semana será na sexta-feira, com início as oito horas da manhã. A secretaria está promovendo cursos todos os meses para preparar o agricultores em relação a nota fiscal eletrônica.
O município de Romelândia entregou, na última semana, um Argo para compor a frota de carros da secretaria da saúde. O valor do investimento foi de 84 mil reais com recursos próprios do município. De acordo com o prefeito JUAREZ FURTADO, o veículo vai auxiliar no deslocamento e atendimento dos moradores para atendimento fora do município. Também na semana passada, foi assinada a ordem de serviço que marca o início das obras de calçamento na rua Princesa Isabel, situada na linha São Jorge. O investimento total para a realização desse projeto é de 144 mil e 800 reais, sendo 59 mil e 700 provenientes do estado e 85 mil do município. Nesta segunda-feira, a administração vai lançar a licitação para o calcamento na linha Sede Ouro.
A Epagri e a secretaria de agricultura de Bandeirante vão promover nesta terça-feira um dia de campo no interior do município. O tema do evento é o cenário atual e futuro da atividade leiteira. O dia de campo começa às nove horas da manhã no salão da linha Reno. A palestra sobre o tema será ministrada pelo engenheiro agrônomo JONAS RAMON. Na parte da tarde, os agricultores vão participar de atividades a campo. O evento é aberto aos produtores rurais do município.
A programação do Natal da Gente prossegue na próxima sexta-feira em São Miguel do Oeste. Nesse dia, a praça Walnir Botaro Daniel vai receber três shows a partir das sete horas da noite: Os Gigantes da Alegria, MICHELI FORTES e LUÍSA CRISTHINA. No sábado, as duas da tarde, ocorre Encerramento da Campanha Natal Solidário da Secretaria de Assistência Social com entrega dos presentes. Na praça, a programação contem Show com Musical Garotos da Pegada as três horas, apresentação da Oficina de Dança Livre Adriana Staudt as cinco horas, Batalha de Freestyle e Roda de Break Dance as seis e meia e Show com Banda Velha Infância as oito e meia da noite. No domingo, a partir das quatro da tarde tem apresentação da Oficina de Violão, show com Os Forasteiros, apresentação da Oficina de GaitaAcordeon e show com Marcionei.
A última assembleia da Associação dos Municípios do Extremo-oeste está marcada para a próxima quinta-feira. O evento será realizado, a partir das cinco da tarde, na sede da Ameosc, no bairro Agostini. Durante o encontro, haverá a prestação de contas das atividades realizadas pela diretora que está encerrando o mandato. O atual presidente é o prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Também nesta quinta-feira haverá a eleição da nova diretoria para 2024. Os prefeitos fazem um rodízio de acordo com a representação por partido. A cada ano, um novo prefeito, de um partido diferente assume a Ameosc. A tendencia é que o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assuma a presidência da associação dos municípios.
A assembleia legislativa terá uma semana cheia com projetos importantes para os catarinenses. A afirmação é do deputado MARCOS VIEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista de sexta-feira e disse que entre as matérias que estão na pauta para as últimas sessões estão os projetos que tratam do orçamento para 2024. VIERA citou que a proposta está sendo discutida e terá mais de duas mil emendas apresentadas pelos parlamentares. Outro projeto que o deputado citou é o que trata de temas como internet rural e o que fortalece os consórcios intermunicipais de saúde com o ingresso do estado para colocar recursos do orçamento no setor. VIEIRA também destacou o projeto que prevê a redução do desconto de 14 por cento da previdência para servidores aposentados.
O PSDB está passando por um processo de estruturação para a eleição do ano que vem. A informação é do deputado estadual MARCOS VIEIRA. Ele disse que o partido está discutindo os nomes para a disputa eleitoral e que as definições devem ocorrer até o mês de abril, período destinado para as convenções municipais e estaduais. Sobre São Miguel do Oeste, o deputado confirmou que a vereadora CRIS ZANATTA é pré candidata a prefeita. Ele citou ainda que o partido esta conversando com outras agremiações e que o PSDB é bastante plural. VIEIRA citou que o partido respeita as particularidades locais e são elas que vão encaminhar as alianças para o pleito de 2024.
O Republicanos realizou, neste domingo, um evento de preparação do partido para as eleições municipais de 2024. De acordo com o presidente da sigla em São Miguel do Oeste, JOSÉ DRESCH, o objetivo foi mobilizar a sigla e anunciar os pré candidatos a vereador. O encontro também contou com a presença do presidente estadual do Republicanos, o ex-governador CARLOS MOISÉS. Segundo DRESCH, o partido deve lançar uma lista de 14 nomes, sendo seis mulheres e oito homens. Ele explicou que essa nominata pode sofrer algumas alterações, uma vez que o partido está conversando com mais duas mulheres que podem disputar a eleição para vereador no ano que vem. DRESCH ressaltou que o partido também apresentou ontem os coordenadores do Republicano Jovem e Republicano Mulher na cidade.
O Republicanos tem o objetivo de triplicar o número de vereadores em Santa Catarina na eleição de 2024. A afirmação é do presidente do partido, CARLOS MOISES. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter. De acordo com ele, a sigla tem 29 vereadores no estado e a meta é conquistar cem cadeiras nos legislativos municipais no pleito do ano que vem. MOISÉS disse que a eleição de 2024 é muito importante porque vai sinalizar o que deve acontecer na eleição de 2026. Ele citou que a direção estadual está trabalhando para fortalecer o Republicanos e estrutura o partido para a próxima disputa para o governo do estado. Ele disse sábado, no Peperi Rádio Repórter, que muita gente já sente saudade do governo que ele fez em Santa Catarina e que, embora possa parecer cedo, sente que os catarinenses se equivocaram na eleição do ano passado.
O presidente estadual do Republicanos também disse neste sábado na Peperi que o partido tem o objetivo de fazer a diferença na vida das pessoas. CARLOS MOISÉS comentou que o partido é um dos cinco maiores do país e agora precisa se estruturar melhor no estado. Sobre as alianças, ele citou que as conversas que já estão em curso, inclusive aqui em São Miguel, deve ter reflexos também na eleição de 2026. Ele disse que o partido vem conversando com mais frequência com o PSD, uma ala do Progressista, do PSDB e do Partido Novo. Ele reforçou que as articulações para o ano que vem vão encaminhar o mapa político para o pleito de 2026.
O ex-governador defendeu, neste sábado na Peperi, a aplicação de recursos do governo catarinense nas obras de rodovias federais nos últimos dois anos. Durante o governo anterior, Santa Catarina investiu mais de 400 milhoes do orçamento estadual em obras nas BRs que cortam o estado, cem milhões na BR 163 no extremo-oeste. Na semana passada, o governador JORGINHO MELLO reclamou que o ex-governador colocou o “sagrado dinheiro dos catarinenses” nas rodovias e o governo federal não vai devolver o valor para o estado. MOISÉS disse que as BRs estão em Santa Catarina e os problemas atingem os catarinenses.
A Câmara de Vereadores fará uma audiência pública sobre a Política Municipal de Saúde Mental na noite desta segunda-feira. O objetivo é discutir o aumento dos casos de problemas mentais e a estrutura de atendimento das pessoas na rede pública. A audiência foi proposta pelos vereadores PAULO DRUMM e MARLI DA ROSA. De acordo com a vereadora MARLI, São Miguel do Oeste tem uma fila de espera de cerca de mil e 400 aguardando por uma consulta com um psicólogo. A audiência está marcada para as sete horas da noite com representantes da Unoesc, Caps, Secretaria de Saúde e profissionais da área, além da participação da população.
Duas pessoas ficaram feridas em um capotamento de veículo por volta das quatro e meis da tarde deste domingo, na rodovia SC-386, em Mondaí. O acidente aconteceu na saída da cidade em direção a Iporã do Oeste e envolveu um Palio com placas Mercosul. O condutor do carro, um rapaz de 20 anos, sofreu um corte na mão. A caroneira, de 22 anos, apresentava náuseas e dores de cabeça. Ambos foram encaminhados ao Hospital de Mondaí pelo Corpo de Bombeiros. As vítimas relataram que estavam usando cinto de segurança e que saíram por conta própria de dentro do carro. A Polícia Militar de Mondaí auxiliou no atendimento da ocorrência.
Um homem foi preso por trafico de drogas depois de engolir uma bucha de cocaína durante uma abordagem da Polícia Militar na última sexta. Uma guarnição da PM que estava em rondas pela rua Itaberaba abordou um veículo conduzido por um homem de 25 anos. Durante a busca pessoal, foi localizada uma bucha de cocaína e cerca de 400 reais em dinheiro. O homem relatou que havia engolido uma bucha de cocaína. Ele foi levado para o hospital para avaliação médica. O homem foi liberado e, em seguida, a PM foi até a casa do suspeito onde foram encontrados vários pacotes com resquícios de cocaína, além de mais de 650 reais em dinheiro. A mãe do homem disse que não sabia da existência desse valor, já que o filho estava desempregado. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.
Uma mulher foi detida neste sábado por maus tratos contra o filho de apenas 60 dias no bairro Salete. Por volta da uma e meia da tarde de sábado, a PM foi até a rua Itaberaba para averiguar uma denúncia de que uma mulher estaria embriagada e que teria sob sua responsabilidade o filho de 60 dias. Ao chegar na residência, os policiais confirmaram que a mulher estava alcoolizada. Segundo a PM, a todo momento ela questionava a atuação dos policiais, estando descontrolada e alterada. Ela ainda ameaçou várias vezes os policiais, além de chamá-los de vários nomes de baixo calão. A mulher, segundo a PM, também tentou arranhar e morder os policiais. Durante o atendimento, a mulher falava a todo instante que o bebê só sairia morto da casa. A mulher foi presa e levada para a Delegacia de Polícia. O Conselho Tutelar foi acionado e levou o bebê para a casa da avó paterna.