ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-12-2021 Sábado

-RÉUS DO CASO DA BOATE KISS SÃO CONDENADOS A PENAS DE 18 A 22 ANOS DE PRISÃO

-GOVERNO DO ESTADO INICIA PAGAMENTO DAS OBRAS EM RODOVIAS FEDERAIS

-PRAZO PARA ADESÃO AO REFIS ENCERRA NO FINAL DO ANO

-ESTUDANTES DESENVOLVEM PROJETO SOLIDÁRIO PARA ESTIMULAR DOAÇÕES ÀS CRIANÇAS

-SHOW DE PATINAÇÃO EM IPORÃ DO OESTE É RETOMADO APÓS PARALISAÇÃO NA PANDEMIA

-SJO APOSTA NA COMISSÃO DE ESTUDOS DA ÁGUA PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO

-ACIDENTES COM SAÍDA DE PISTA DEIXAM UM MORTO E DOIS FERIDOS NESSA SEXTA-FEIRA

-HOMEM NATURAL DE IPORÃ DO OESTE MORRE EM PARTIDA DE FUTSAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


OLAF SCHOLZ fez, nesta sexta-feira, sua primeira viagem internacional como chanceler da Alemanha e se reuniu com o presidente da França, EMMANUEL MACRON, em Paris. Os líderes das duas maiores potências da União Europeia discutiram o aumento da tensão na região da Ucrânia e a gestão da pandemia no continente. Um ponto-chave do encontro foi o financiamento de iniciativas verdes para o cumprimento das metas para a mitigação das emissões de carbono no continente. Outro tema foi a presidência de seis meses da França na União Europeia, que começa em primeiro de janeiro.


Os deputados da Alemanha aprovaram nesta sexta-feira a lei que obriga os profissionais da saúde a tomar a vacina contra a Covid-19. Esse é o primeiro passo antes da obrigatoriedade da vacina para toda a população, algo que pode ser adotado no início de 2022. O projeto de lei, que pretende proteger os grupos vulneráveis, foi amplamente apoiado no Bundestag, onde social-democratas, ecologistas e liberais têm a maioria. Foram 571 votos a favor e 70 contrários. Todas as pessoas que trabalham em hospitais, casas de repouso e centros médicos terão que ser vacinadas ou ter comprovante de que já pegaram e se recuperaram da Covid-19.


Pelo menos 54 migrantes morreram depois que uma carreta na qual viajavam clandestinamente se chocou contra um muro e tombou em uma estrada do estado mexicano de Chiapas. Outras 54 pessoas ficaram feridas segundo um boletim do Ministério Público de Chiapas, estado fronteiriço com a Guatemala e principal ponto de acesso de migrantes em situação irregular no sul mexicano. O presidente do México, ANDRÉS LOPEZ OBRADOR, lamentou o acidente em uma mensagem em rede social. Ela afirmou que fato é muito doloroso e foi solidário as famílias das vítimas.



O governo federal decidiu nesta sexta-feira suspender a exigência de comprovante de vacina contra a Covid para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea. A suspensão será temporária, até a normalização do ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. O ConecteSUS saiu do ar na madrugada desta sexta após um ataque hacker. Nesta semana, o governo publicou uma portaria que impõe quarentena a quem não estiver vacinado e quiser entrar no Brasil por via aérea. A portaria entraria em vigor neste sábado. O ataque hacker que derrubou o sistema afeta justamente a conferência do comprovante de vacinação de brasileiros e vacinados no Brasil.


O PTB entrou com ação no Supremo Tribunal Federal questionando leis, decretos e portarias estaduais e municipais que tornaram obrigatório o comprovante de imunização contra a Covid-19 - o passaporte da vacina - para entrada e permanência em estabelecimentos públicos e privados. A legenda quer ainda impedir a edição de novas normas de mesmo teor. Na ação, o PTB questiona dispositivos da Paraíba, do Rio Grande do Sul, do Pará, do Espírito Santo, do Amazonas, da Bahia e da cidade do Rio de Janeiro. O partido sustenta que as normas violam direitos relativos à liberdade de locomoção e ao trabalho previstos na Constituição Federal. Para a legenda, os textos questionados foram editados sem "evidências científicas que permitam justificar medidas autoritárias e desproporcionais". O relator do processo no STF é o ministro DIAS TOFFOLI.


O tribunal do júri da boate Kiss terminou nesta sexta-feira com a condenação dos quatro réus acusados de homicídio com dolo eventual das 242 mortes que aconteceram em janeiro de 2013 em Santa Maria. Após 10 dias de julgamento, o júri aceitou a tese da acusação e o juiz ORLANDO FACCINI NETO decretou as seguintes condenações: ELISSANDRO SPORH, sócio da boate, foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão em regime fechado, MAURO HOFFMANN, sócio de ELISSANDRO pegou 19 anos e seis meses de prisão em regime fechado, MARCELO DE JESUS DOS SANTOS, vocalista da banda foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado e LUCIANO BONILHA LEÃO, produtor da banda teve pena de 18 anos de prisão em regime fechado. Um habeas corpus preventivo concedido para ELISSANDRO para protelar a execução da pena foi estendido aos demais. Eles não foram para a cadeia e aguardam agora a decisão do mérito desse habeas corpus.


Dos 170 mil adolescentes de 16 e 17 anos aptos a emitir o título de eleitor em Santa Catarina, apenas 13 por cento já fizeram o documento. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que desde setembro faz campanha para incentivar novos cadastros. De lá pra cá, sete mil jovens emitiram a documentação. Ao todo, 23 mil 275 adolescentes têm título de eleitor em Santa Catarina. Dados do TRE-SC mostram que, entre 2016 e 2020, o percentual de adolescentes com título de eleitor diminuiu 16 por cento no Estado. No pleito de 2020, 22 mil e 400 eleitores dessa faixa etária tinham título de eleitor. O número é 38 por cento menor do que o total de 36 mil votantes com 16 e 17 anos que o Estado teve em 2018.


O Governo do Estado iniciou os aportes financeiros para agilizar as obras nas rodovias federais. Após as primeiras medições entregues pelas empresas e pelo Dnit, foram pagos sete milhões e 400 mil reais referentes aos trabalhos nas BRs 163, 280 e 470. Outros cerca de 12 milhões serão pagos nos próximos dias, conforme as medições apresentadas pelo órgão federal. O Governo do Estado, com apoio dos deputados estaduais, garantiu até 465 milhões para serem investidos nas BRs 163, 280, 285 e 470 até o ano que vem. O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, frisou que a expectativa do Governo é que o aporte financeiro se traduza em maior rapidez na execução das obras ao longo dos próximos meses. Para 2021, estão empenhados mais de 125 milhões de reais.


Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina monitoram a carga viral de variantes do coronavírus e outros organismos causadores de doenças em amostras de esgoto de mais de dez cidades do estado. Com isso, conseguem identificar quando há um aumento na concentração do vírus em uma região. Os resultados são enviados às vigilâncias epidemiológicas dos municípios. A coordenadora da pesquisa, doutora GISLAINE FONGARO, afirmou que dados sobre quais variantes do coronavírus são mais comuns em cada região e se isso muda ao longo do tempo ainda estão sendo processados. As amostras são coletadas nas cidades de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Curitibanos, Herval D'Oeste, Joaçaba, Videira e São Miguel do Oeste.


-PREFEITO DE MONDAÍ BUSCA RECURSOS PARA ESTRADA BEIRA RIO

-PRAZO PARA ADESÃO AO REFIS ENCERRA NO FINAL DO ANO

-ESTUDANTES DESENVOLVEM PROJETO SOLIDÁRIO PARA ESTIMULAR DOAÇÕES ÀS CRIANÇAS

-SHOW DE PATINAÇÃO EM IPORÃ DO OESTE É RETOMADO APÓS PARALISAÇÃO NA PANDEMIA

-SJO APOSTA NA COMISSÃO DE ESTUDOS DA ÁGUA PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO


O prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, cumpriu nesta semana em Florianópolis uma agenda com secretarias e deputados do Estado, referente a recursos para o município. Conforme RUBERT, em primeiro momento, houve uma audiência com o secretário adjunto da infraestrutura para tratar sobre um convênio com o Estado para o repasse de recurso para o patrolamento, cascalhamento e compactação da estrada Beira Rio na SC 283. O prefeito também esteve em reunião com LUCIANO BULIGON na Secretaria de Desenvolvimento, em busca de recursos para implementação de uma nova estrutura na área industrial de Mondaí, oferecendo condições para novas empresas que queiram se instalar no município.


Na oportunidade, VALDIR RUBERT esteve na Secretaria de Agricultura recebendo novos implementos agrícolas, sendo um distribuidor de água de seis mil litros, dois distribuidores de adubo orgânico líquido, com capacidade de quatro mil litros, e um perfurador de solo, esses de emenda parlamentar destinada pela deputada estadual MARLENE FENGLER. Em relação ao projeto de concretagem de alguns trechos de estradas com declive no município, RUBERT enaltece que o trabalho foi aprovado, pois não existe mais a preocupação com pedras soltas nas estradas em períodos com muita chuva ou estiagem. Segundo o prefeito VALDIR RUBERT, nos próximos anos e dentro do cronograma de trabalhos estarão dando sequência às atividades de asfaltamento com concreto em locais que seja necessário.


Prazo para adesão ao REFIS encerra no final do ano. A informação é do responsável do Setor de Tributos de SJO, FABIANO KLEIN. Segundo ele, como dezembro é o último mês do ano, também será o limite para adesão ao Programa de Regularização Fiscal (REFIS), que está em andamento com o prazo até dia 31 de dezembro para aqueles que estavam em dívida ativa até 2020. Para quem optou por quitar a dívida com descontos, o REFIS deverá ser pago em parcela única. Outras opções são o pagamento em 12 vezes ou ainda em 36 parcelas. KLEIN observa que como no parcelamento não há descontos, até o momento a maioria das pessoas que aderiram optaram pela parcela única. O responsável do Setor de Tributos de SJO orienta para que os contribuintes com dívida ativa aproveitem o prazo, pois é uma oportunidade única e que dificilmente terá em breve.


FABIANO KLEIN detalha que o Setor de Tributos vai fazer a negociação e simulação, seguida da opção de pagamento do boleto, em cinco dias. Ele comenta que é importante a pessoa procurar o setor o quanto antes, pois alguns têm valores elevados, e provavelmente precisarão ter algum prazo para juntar o dinheiro e fazer o pagamento. KLEIN ressalta que a simulação do REFIS não é feita por telefone ou mensagem pelo celular, sendo apenas presencialmente no Setor de Tributos.


A Secretaria de Educação de Descanso promoveu nessa semana a formatura de 16 alunos do nono ano da Escola de Linha Cachoeirinha, no interior, pela rede municipal de ensino. O ato marcou o encerramento do ano letivo de 2021. Conforme o secretário de Educação, MAICON ROSIN, o município já se organiza para o próximo ano letivo, lembrando que a partir do dia cinco de janeiro 39 crianças serão atendidas na creche Professora Gracinha. Essas crianças são todas de pais ou responsáveis que comprovaram estar trabalhando em janeiro. O atendimento na creche será em período integral, das seis e meia da manhã até as seis e meia da tarde, totalizando 12 horas por dia. Ainda nessa semana Descanso disponibilizou a escolha das vagas aos profissionais, conforme desempenho no processo seletivo. Eles vão começar os trabalhos no dia três de janeiro, dois dias antes de receber as crianças.


Os alunos da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, de SJO, CRISTINE WEBER e PEDRO TREBIEN, desenvolveram o Projeto Árvore Solidária, que visa alegrar este período de Natal para as crianças. Os estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio salientam que o projeto é referência em outros municípios da região e inclusive já existia em SJO, mas era feito pelo Conselho Tutelar. CRISTINE e PEDRO então se engajaram para dar mais visibilidade ao projeto neste ano, buscando parceria com instituições como CRAS, Bolsa Família e o próprio Conselho Tutelar. O Projeto Árvore de Natal consiste em construção de uma árvore solidária, com doação de presentes de forma anônima e livre. Em anos anteriores o projeto era realizado com elaboração de cartinhas, mas neste ano envolveu doação de livros, roupas, brinquedos, chocolates, entre outros presentes para uma faixa etária que atende desde crianças recém-nascidas até os 12 anos. Em SJO, 84 crianças foram contempladas com as doações, todas elas atendidas pelo CRAS, Conselho Tutelar e Bolsa Família.


CRISTINE WEBER e PEDRO TREBIEN destacam que o Projeto Árvore Solidária surgiu a partir do modelo do Novo Ensino Médio, que a escola implementou já no ano passado. Esse modelo incluiu disciplinas eletivas, ou seja, que os próprios alunos podem optar se querem fazer, dentro de uma lista específica. Os alunos desenvolveram o projeto pela disciplina de Estudos Dirigidos, ministrada pelo professor LORIVAL RAMBO. O professor propôs a realização de um projeto com ideia de intervenção social, onde PEDRO e CRISTINE trabalharam com o tema Discriminação Social, mais voltado às classes sociais. Em função da época do ano, e para manter o espírito natalino, promoveram o projeto para incentivar as pessoas a se conscientizarem e serem mais solidárias. A campanha se estendeu da segunda até a sexta-feira dessa semana, encerrando em virtude das férias coletivas na escola. Os pontos de coleta das doações, que estiveram envolvidos no projeto, foram a própria escola, Madre Benvenuta, além do CRAS, Conselho Tutelar, Cooper A1 e Pompei.


Um dos atrativos do Iporã Natal Show deste ano é o show de patinação do Clube Asas da Liberdade, de Iporã do Oeste. Conforme a presidente da entidade, LIANETE WEBLER, a apresentação do grupo será neste domingo, às 19h30, no ginásio poliesportivo EGON MARX. Os ingressos serão gratuitos, uma vez que o clube de patinação foi contemplado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, porém será permitido um número limitado de pessoas, devido à pandemia. Além do show de patinação, segundo LIANETE, haverá participação especial do coral infanto-juvenil e da orquestra municipal de Iporã do Oeste. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube do Indaci. Para prestigiar o show de forma presencial, as pessoas deverão ter em mãos o ingresso que foi distribuído pelas entidades, a carteira de vacinação contra Covid e usar máscara.


LIANE WEBLER frisa que a pandemia provocou momentos difíceis à patinação, pois foi necessário arrumar lugar apropriado e durante grande parte dos últimos dois anos foram ministradas aulas online para não deixar o grupo enfraquecer. Para a apresentação deste domingo foram retomadas aulas e ensaios inclusive em horários extras, de modo a preparar um evento bonito e que será prestigiado pela população. Durante o show ainda serão comercializados bebidas e lanches. No local também será disponibilizado um caderno, no qual os pais podem preencher nome e telefone para registrar o interesse de inscrever os filhos na patinação para o próximo ano. As aulas em 2022 serão retomadas junto com o ano letivo escolar.


SJO aposta na Comissão de Estudos da Água para resolver os problemas de abastecimento no município. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH, essa comissão foi constituída no final de janeiro e os encontros iniciaram a partir do dia nove de fevereiro. Ela é formada por nove membros, que são o prefeito e vice, secretários de Agricultura e Obras, diretores de Água e Saneamento e de Obras, engenheiros sanitarista e agrônomo, além da chefia de gabinete. Eventualmente outras pessoas, como secretários ou diretores, são convidadas para contribuir de acordo com as demandas que se apresentam. RECH salienta que o objetivo é resolver a problemática da água, já que as reservas do município são muito pequenas e de difícil acesso.


O secretário de Agricultura de SJO, ROGÉRIO RECH, detalha que o solo do município é muito raso, com profundidade de dois a três metros até encontrar basalto. Os espaços para armazenamento de água entre as rochas são pequenos, e quando se encontram alguns bolsões, acessados com poços profundos, a grande maioria seca em menos de cinco anos. Essa situação, conforme RECH, significa que os investimentos nesses poços são de alto risco. SJO dispõe de quatro estações de tratamento para abastecer áreas urbanas, mas também existe grande demanda nas propriedades rurais, especialmente em planteis na suinocultura, avicultura e gado de leite. O secretário de Agricultura reitera que é preciso considerar três fatores primordiais para o abastecimento, que são a quantidade, a qualidade e o custo da água e instalações. Do ponto de vista da quantidade, segundo RECH, o problema parece simples resolver, pois bastaria recalcar água do Rio Uruguai, tratar e redistribuir. Essa ação, no entanto, representa um custo inviável do ponto de vista econômico.


A Comissão de Estudos da Água de SJO já realizou 37 encontros desde que foi estabelecida. Eles acontecem a cada semana, ou pelo menos no período de 15 dias. Até o momento, o secretário de Agricultura, ROGÉRIO RECH, cita entre as principais ações efetuadas, os projetos da rede que está em fase de implantação, para captação de água e recalque do Rio Jundiá. Essa é uma das redes que vai suprir parte das demandas da estação de tratamento das comunidades de Beato Roque, Cristo Rei e arredores. RECH enfatiza que vários outros projetos também são estudados, para investimentos futuros. Eles se referem tanto à expansão de redes quanto à busca de outros pontos de captação, especialmente de água tratada para evitar riscos de falta de abastecimento. Com ajuda da Defesa Civil, o município de SJO já instalou 18 reservatórios, além de legalizar espaços de terra com áreas de reserva de água. Outros projetos estão em fase de estudo e elaboração, como o das cisternas urbanas. ROGÉRIO RECH lembra que as estiagens são recorrentes e que é preciso armazenar a água excedente quando chove, para usar nos meses mais secos.


Na visão do secretário de Agricultura de SJO, os encaminhamentos necessários foram feitos e nos próximos anos os resultados vão aparecer. ROGÉRIO RECH afirma que existem soluções para todos os problemas e que o detalhe é encontrar a alternativa mais viável, pois envolve custos elevados. O secretário também verificou os córregos do município nessa semana, onde observou que a vazão está tão pequena que quase não é mais possível garantir a sobrevivência dos peixes. Ressalta ainda a necessidade de ampliar áreas de reflorestamento para proteger o solo, especialmente em lavouras. Dessa forma, observa que será possível abastecer vertentes continuamente. RECH registra que a retirada de água de forma irregular dos rios acontece de forma frequente e defende que isso deveria ser proibido diante dos impactos ambientais gerados. Ele pontua que essa situação carece de investimentos para ser sanada.


-ACIDENTES COM SAÍDA DE PISTA DEIXAM UM MORTO E DOIS FERIDOS NESSA SEXTA-FEIRA

-HOMEM NATURAL DE IPORÃ DO OESTE MORRE EM PARTIDA DE FUTSAL


O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu três ocorrências na manhã de hoje. A primeira, às 7h40, foi atendimento de um idoso de 94 anos, que sofreu AVC. Ele foi levado da residência na comunidade de Aparecida ao hospital de Iporã do Oeste, ainda com vida. A segunda ocorrência foi o transporte de uma idosa acamada e a terceira um acidente de trânsito na comunidade de Cristo Rei, em SJO. Houve colisão entre um caminhão e um carro, próximo à Padaria da Marlene, por volta das 9h45. O automóvel emplacado em São João do Oeste era conduzido por um homem de 59 anos, e o caminhão emplacado em Coronel Freitas conduzido por um homem de 23 anos. Conforme a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que também esteve na ocorrência, tudo indica que a causa do acidente tenha sido falhas mecânicas no caminhão, no qual a direção pode ter travado. A suspeita decorre dos relatos dos envolvidos e também pelo cenário observado pela guarnição. Um dos condutores ainda foi levado ao Hospital de Iporã do Oeste, onde não se constatou qualquer tipo de lesão. Em ambos os veículos foram registrados danos de pequena proporção.


Homem que estava desaparecido é localizado em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar localizou na tarde desta sexta-feira OSVALDO CORREA DA LUZ, de 59 anos, que estava desaparecido desde a manhã de quinta, quando saiu de casa no Bairro São Gotardo para caminhar e não retornou mais. De acordo com o filho de OSVALDO, ele foi encontrado nas proximidades do Aeroporto Elio Wassun, entre São Miguel do Oeste e Descanso. Ainda de acordo com o filho, OSVALDO está bem e feliz por retornar para casa. OSVALDO CORREA DA LUZ sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há alguns anos e anda e fala com dificuldade.


Em três saídas de pista registradas na região nesta sexta-feira, duas pessoas ficaram feridas e uma morreu. O primeiro acidente foi registrado por volta das 17h30, quando uma mulher sofreu ferimentos leves em saída de pista, seguida de capotamento, na comunidade de Alto Guamerim, interior de São Miguel do Oeste. Segundo apurado com a mulher, que conduzia um Corsa, um outro veículo acabou cortando sua frente e ela perdeu o controle, saiu da pista e capotou. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a mulher, que teve apenas escoriações e foi liberada no local. A Polícia Militar fez todos os levantamentos.


Em outra saída de pista seguida de capotamento em São Miguel do Oeste, um homem ficou ferido. O acidente aconteceu por volta das 22h desta sexta-feira, no trecho da BR 282 próximo ao loteamento Colinas, no bairro Estrela. Segundo informações, o motorista seguia sentido a Paraíso, quando saiu da pista, colidiu em um barranco e capotou o carro. O veículo é um Fiat/Bravo emplacado em São Miguel do Oeste e quando o Corpo de Bombeiros chegou, encontrou o motorista próximo à rodovia. Ele saiu sozinho do carro e caminhou até a BR. O homem recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado ao Hospital Regional em estado estável. A PM e também a PRF estiveram no local, realizando todas as ações cabíveis.


Já um jovem de 19 anos morreu em saída de pista na SC 283. O acidente fatal ocorreu no Km 154 da rodovia estadual, em Palmitos. A Guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste registrou o fato por volta das 20h20 desta sexta-feira. Houve uma saída de pista, seguida de choque em barranco de um veículo VW/Gol, emplacado em Palmitos. O condutor de 19 anos veio a óbito no local e os danos no veículo foram de média proporção. A identificação da vítima ainda não foi divulgada.


Um homem natural do interior de Iporã do Oeste passou mal e morreu em partida de futsal. O morador da comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga, morreu por volta das 20 horas desta sexta-feira, após passar mal em um jogo de futsal no clube da localidade. Conforme as informações, durante o jogo, o homem se sentiu mal e foi sentar ao lado da quadra, momento em que repentinamente caiu para o lado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou manobras de reanimação. No Hospital foi constatado o óbito. TARCÍSIO JOSÉ SCHNEIDER, natural de Monte Maria, interior de Iporã do Oeste, teria sofrido um infarto fulminante. Ele foi irmão Jesuíta, trabalhou em Salvador do Sul, veio para o Colégio Agrícola para trabalhar como instrutor vocacional e técnico agrícola. Mais tarde largou a vida religiosa e construiu uma família. Tendo o magistério, se formou como professor e atualmente era aposentado. TARCÍSIO era casado e pai de duas filhas, além de ministro da eucaristia. O corpo está sendo velado no Casa Mortuária de Linha Sede Capela. O sepultamento está previsto para as 15 horas deste sábado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.