-CÂMARA APROVA TEXTO-BASE QUE REGULAMENTA O NOVO FUNDEB
-FECAM ASSINA ACORDO PARA COMPRA DA VACINA CORONAVAC DO BUTANTAN
-LABORATÓRIO DO LEITE DEVE REFLETIR NA PRODUÇÃO REGIONAL
-VACINAÇÃO CONTRA COVID GERA EXPECTATIVAS DE AULAS NAS APAES
-VICE-PREFEITO ELEITO DE ITAPIRANGA PROJETA RECURSOS PARA 2021
-SINDICATO DESTACA ANO POSITIVO PARA AGROINDÚSTRIAS
-POLÍCIA PRENDE LADRÕES QUE ASSALTARAM EMPRESA NA BR 282
-CONDUTOR DE CARRO DE SMO MORRE EM ACIDENTE NA BR-282
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo seis reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Eleitos presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, os democratas JOE BIDEN e KAMALA HARRIS foram escolhidos "Personalidade do Ano" de 2020 pela revista norte-americana "Time". O anúncio foi feito no início da madrugada desta sexta-feira. A escolha do título é dado à pessoa - ou grupo - "que mais afetou as notícias ou as nossas vidas, para melhor ou para pior", informou a revista. BIDEN e KAMALA foram confirmados presidente e vice nos EUA no dia sete de novembro. A “Time” também escolheu os profissionais de saúde como os 'Guardiões do Ano'.
O comitê consultivo da agência reguladora de medicamentos norte-americana recomendou, nesta quinta-feira, a aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Se isso ocorrer, os Estados Unidos se tornam o quarto país a autorizar o uso deste imunizante. A recomendação vale para maiores de 16 anos. A FDA ainda terá de fazer uma determinação final e depois, uma outra agência federal americana deverá dar o parecer final para que comece a vacinação em massa no país.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou nesta quinta-feira ter assinado um acordo com o fundo soberano russo para a compra de 20 milhões e 600 mil doses da vacina Sputnik Cinco. Esse é o terceiro assinado pelo país, que já tem contratos com o laboratório AstraZeneca e a aliança internacional Covax. FERNANDEZ disse que o acordo vai permitir a vacina, entre janeiro e fevereiro, de cerca de 10 milhões de argentinos. O país deve receber o primeiro lote com 600 mil doses ainda neste ano.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o texto-base do projeto de lei que regulamenta o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, principal mecanismo de financiamento da educação básica no país. O texto segue, agora, para o Senado. Em plenário, os parlamentares incluíram a possibilidade de repasse do fundo para escolas privadas sem fins lucrativos, como as confessionais, que são ligadas a igrejas, nos ensinos médio e fundamental, em até 10 por cento do total de vagas ofertadas. Outra mudança polêmica permite o pagamento de profissionais que trabalhem nas instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas com a parte dos recursos destinada originalmente ao salário de profissionais da educação. Além de professores, os recursos podem ser usados para pagar profissionais das áreas técnicas, administrativas e multiprofissional.
O governo de São Paulo disse nesta quinta-feira que o Instituto Butantan iniciou o envase da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O processo consiste na etapa final de produção da vacina. A CoronaVac ainda está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Anvisa. Ao todo, pelo acordo fechado, o Butantan receberá do laboratório chinês seis milhões de doses prontas para o uso e vai formular e envasar outras 40 milhões de doses. 12 estados formalizaram a solicitação para compra da CoronaVac.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que o Brasil vive o "finalzinho da pandemia" do coronavírus. A declaração foi feita durante discurso na inauguração do eixo principal da nova Ponte do Guaíba, na BR-290, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A fala de BOLSONARO se dá num momento de alta no número de mortes pela covid-19. Só nas últimas 24 horas, 836 mortes foram registradas no País. Ele disse ainda que que o Brasil foi o que melhor se saiu na questão econômica diante das dificuldades impostas pela pandemia.
Agentes prisionais fizeram uma manifestação em frente a Assembleia Legislativa de Santa Catariana, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira. Eles se reuniram em rejeição à aprovação do texto de proposta de emenda constitucional que regulariza a atividade da Polícia Penal no estado. A PEC é de autoria do governo do Estado e prevê que os policiais penais – função em que serão transformados os atuais agentes penitenciários – ficarão encarregados da segurança dos estabelecimentos penais catarinenses. A mudança adéqua a legislação estadual a Emenda à Constituição Federal que trata do assunto.
O varejo catarinense ficou praticamente estável em outubro, com alta de zero vírgula dois por cento em volume na série com ajuste sazonal frente ao mês anterior. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, o setor cresceu 10 vírgula seis por cento frente ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o comércio avançou cinco e meio por cento. No estado, os maiores crescimentos de vendas do varejo em volume no mês de outubro foram registrados nos grupos de materiais de construção com alta de 36 por cento, móveis que cresceu 22 por cento e eletrodomésticos com crescimento de 19 por cento.
A Federação Catarinense de Municípios assinou um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para compra da vacina CoronaVac nesta quinta-feira em São Paulo. Com a oficialização da parceria, as cidades de Santa Catarina poderão adquirir o imunizante contra a Covid-19, assim que a fórmula for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nenhuma informação oficial sobre o protocolo foi divulgada durante o evento no Butantan, como por exemplo quantas doses poderão ser compradas pelos municípios catarinenses, o valor da vacina ou o prazo de entrega.
Campanha visa arrecadar brinquedos para crianças carentes em Itapiranga. A coordenadora da Extra Credi, agência de Itapiranga, DEISE SEHN, explica que são aceitos brinquedos novos ou usados em boas condições. Objetivo é proporcionar um Natal mais alegre para crianças carentes do município. Quem tiver interesse na doação também pode solicitar a recolha dos brinquedos. DEISE SEHN destaca ainda que a doação de dinheiro também é possível ser feitas, pois o valor será destinado para a compra. As contribuições devem ser feitas até o dia 20. Está sendo elaborado um roteiro para entrega na cidade e interior até o dia 23.
Encerra nesta sexta-feira o prazo para inscrições ao programa de estagiários na educação de Itapiranga. Aproximadamente 90 vagas devem ser disponibilizadas para atuação na rede municipal de ensino. Conforme a secretária da Educação de Itapiranga, ELENICE KIRCHNER, o procedimento segue a legislação federal com exigência de idade mínimo de 16 anos. São aceitos candidatos à vaga que estejam cursando o ensino médio ou nível superior em cursos ligados a educação como pedagogia, educação física, história e geografia. ELENICE reforça que os interessados devem entregar documentação até esta sexta-feira, na secretaria da Educação para estarem aptos a vaga no ano letivo de 2021. Outros encaminhamentos para o próximo ano letivo serão feitos a partir de janeiro.
A secretária da Educação lembra que ficou definido com a equipe de transição que as rematrículas são diretamente nas escolas. Já novas matrículas serão liberadas no início do próximo ano. Creche, educação infantil e ensino fundamental necessitam de detalhes da programação para o ano letivo. Edital será lançado em janeiro abrindo oportunidade aos pais realizarem matrículas. ELENICE KIRCHNER informa que seguem os preparativos para a conclusão do ano letivo de 2020. As escolas funcionam até o dia 14 no atendimento aos alunos. Já a Secretaria de Educação terá trabalho normal até o dia 30 de dezembro com oportunidade para esclarecimento de dúvidas e os encaminhamentos para o próximo ano letivo.
Vacinação contra Covid gera expectativas para retomada das aulas pelas APAEs. Segundo o diretor social da Federação Estadual das APAEs, JULIO CESAR DE AGUIAR, a principal expectativa para a retomada das aulas e das atividades presencias com os alunos é a vacinação contra Covid a partir do próximo ano, considerando que o público das escolas especiais faz parte do grupo de risco. Ele afirma que mesmo sem aulas, os profissionais mantiveram durante o ano o atendimento clínico presencial, pela equipe técnica do SUS, e sempre que necessário também o atendimento domiciliar. O diretor comenta que a parte pedagógica, assim como as demais escolas, é feita de forma online, com o envio dos conteúdos preparados pelos professores, mas também a disponibilidade das tarefas de forma impressa. JULIO CESAR DE AGUIAR diz que está otimista que a vacina seja disponibilizada nos primeiros meses do ano para a retomada dos trabalhos.
Caso haja a condição de retomar as atividades presenciais de forma segura, o diretor social da Federação Estadual das APAEs comenta que as escolas especiais estão se preparando para atender os alunos a partir do próximo ano tanto na parte clínica como educacional. JULIO CESAR DE AGUIAR destaca que em relação a contratação dos profissionais, há aqueles efetivos que são cedidos pelo Estado, por meio da parceria que as APAEs mantém com o governo. Já por meio da lei JULIO GARCIA são repassados recursos pelo Fundo Social, que são usados na manutenção das escolas especiais e na contratação dos profissionais temporários. O diretor social da Federação enfatiza que este período sem aulas presenciais está sendo muito difícil para os estudantes, considerando que para muitos deles o convívio com os colegas e professores é o contato social mais importante.
Comitiva do Extremo Oeste cobra liberação de recursos para usina de asfalto. O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, acompanhado dos prefeitos de Descanso, Guarujá do Sul e Mondaí, dos vice-prefeitos de Anchieta, Tunápolis e Mondaí, e também do deputado federal DARCI DE MATOS, manteve audiência em Brasília, nesta quarta-feira, com a chefe de Relações Institucionais do Ministério do Desenvolvimento Regional, MARIANGELA FIALEK. O objetivo da reunião, segundo TREVISAN, foi agilizar a liberação dos recursos para aquisição dos equipamentos e implantação de uma usina de asfalto para atender a todos os municípios da Ameosc. A informação obtida no Ministério é que os recursos ainda não foram liberados em virtude do período eleitoral que acabou de passar, mas que a documentação está toda em dia e se encontra em fase final de aprovação.
As lideranças da região solicitaram o empenho do Ministério, para que a liberação dos recursos ocorra ainda este ano. WILSON TREVISAN ressalta que o Município de São Miguel do Oeste já licitou todos os equipamentos da usina e, tão logo sejam liberados os recursos do Governo Federal, na ordem de quatro milhões e 500 mil reais, eles serão adquiridos e a usina será instalada. Depois deste trâmite será repassado esta estrutura para a Ameosc, que fará a sua administração por meio do Conder, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, beneficiando os 19 municípios de sua área de abrangência e proporcionando uma economia entre 40 e 50% na fabricação do asfalto. TREVISAN agradeceu a parceria dos prefeitos da região e também dos parlamentares que auxiliaram nesta conquista.
Laboratório do leite para o Oeste Catarinense deve refletir na valorização da produção da região. De acordo com a deputada estadual, MARLENE FENGLER, desde a criação da Bancada do Oeste com 15 deputados desta região, várias demandas apresentadas ao governo do estado foram contempladas no pacote de ações anunciado pelo governador, quando de sua vinda a Chapecó e Pinhalzinho na última semana. A deputada destaca que uma das ações é uma emenda apresentada pelos deputados do Oeste para ser contemplada no orçamento do estado em 2021, que é a construção do laboratório de análise do leite da Udesc em Pinhalzinho. MARLENE esclarece que o governador garantiu que irá liberar os recursos para este investimento no próximo ano. Ela considera que esta é uma grande conquista considerando que Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite, e 78% da produção é do Oeste catarinense.
Neste laboratório, MARLENE FENGLER explica que as indústrias poderão fazer análises para verificar a qualidade do leite produzido na região, agregando valor ao produto. Hoje estas análises precisam ser feitas no Paraná e Rio Grande do Sul, pois Santa Catarina ainda não possui o laboratório. A deputada estadual comenta que o orçamento do estado será aprovado nos próximos dias, a partir disso o governador tem prazo para sanção, o que deve ocorrer ainda este ano, e a emenda para o investimento no laboratório deve ser liberada a partir de abril do próximo ano. MARLENE comenta que o recurso será destinado para a Udesc, que já possui o projeto, mas haverá necessidade de licitação. A projeção é que as obras iniciem na metade do ano, com prazo de cerca de um ano para conclusão.
Outra reivindicação da Bancada do Oeste, segundo MARLENE FENGLER, é uma emenda apresentada ao orçamento, no valor de 100 milhões para criação de um programa de recuperação e preservação das nascentes, de construção de sistema de coleta e de armazenamento de água e de perfuração de poços artesianos. A deputada afirma que o objetivo é garantir água em períodos de estiagem. Ela comenta que é necessária também maior contribuição da população em garantir formas de economia e de reaproveitamento da água. Ainda em relação à estiagem, a Bancada do Oeste solicitou a liberação de 15 milhões pela Alesc, de recursos que foram economizados este ano, para complementar o pacote de 42 milhões anunciado pelo governador. O valor será destinado para compra de alimentos para o gado, abastecimento e transporte de água, construção de reservatórios, para agricultura familiar e a compra de sementes de milho.
Para a parlamentar, que propôs a criação da Bancada do Oeste, esta união dos deputados, indiferente do partido, está tendo vários resultados positivos, e inclusive está servindo de inspiração para outras regiões do estado. MARLENE FENGLER faz ainda uma avaliação do seu partido, o PSD, nas eleições de novembro. Conforme a deputada, além da eleição de ADÉLIO MARX em Iporã do Oeste, houve êxito na eleição de JOÃO RODRIGUES em Chapecó, a reeleição de WILSON TREVISAN em SMOeste, a manutenção de prefeitos do PSD em cidades maiores como Lages, Palhoça, São José e Florianópolis, e também vários vice-prefeitos. Na última eleição foram 52 municípios com prefeitos do PSD, e na eleição deste ano foram 42 cidades. Apesar da redução no estado, MARLENE cita que houve aumento da presença do partido no país, e o índice de aprovação dos eleitores foi maior, o que mostra aceitação popular na forma do PSD governar.
PT volta a ter participação na majoritária de Itapiranga. O Partido dos Trabalhadores estará representado na próxima administração de Itapiranga pelo vice-prefeito NILO BOURSCHEIDT. Ele destaca que vai dar suporte nas secretaria da Agricultura e Transportes e Obras, além de manter a dedicação a propriedade na criação de suínos. BOURSCHEIDT, chama atenção para o empenho dos quatro deputados estaduais na região e anuncia a confirmação de 450 mil reais destinados para infraestrutura na educação. Segundo ele, para 2021 a os parlamentares do PT já destinaram um milhão e 500 mil reais para Itapiranga. NILO destaca que tem grande apoio do partido e vai se empenhar para justificar a confiança que recebeu na eleição de 15 de novembro. Ele antecipa que terá atuação como vice-prefeito sem assumir função de secretário e sim auxiliar nos trabalhos, principalmente voltado ao setor agropecuário.
Vice-prefeito eleito projeta atuação marcante nas comunidades de Itapiranga. NILO BOURSCHEIDT estabelece como prioridade estar presente em reuniões das comunidades para ouvir as reivindicações e valorizar as lideranças comunitárias. Meta é estabelecer maior espaço para a participação popular no governo de ALEXANDRE e NILO. O vice-prefeito eleito de Itapiranga elogia o processo de transição de governo. NILO BOURSCHEIDT afirma que a futura administração está recebendo todas as informações necessárias e com grande apoio dos servidores efetivos. Destaca ainda que nos próximos dias o prefeito eleito ALEXANDRE RIBAS deve anunciar a equipe de secretários.
Frigoríficos da JBS ampliam participação regional. Ônibus transportam trabalhadores de várias cidades do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande Sul. Itapiranga está fechando o ano de 2020 com saldo positivo na geração de empregos. As agroindústrias instaladas no município movimentaram a economia local e regional, além do normal. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes, ÂNGELO ENCARNAÇÃO, a rotatividade de funcionários foi bem superior neste ano. A contratação foi constante, em virtude do afastamento de colaboradores suspeitos ou confirmados com o novo Coronavírus. Ele destaca ainda que a produção destinada, quase que 100 por cento para a exportação, favorece os frigoríficos da JBS devido à alta do dólar. ENCARNAÇÃO avalia que a empresa faturou alto com a produção e ainda expandiu suas atividades com compra de novas unidades, aumentando o número de plantas da agroindústria.
Sindicato reduz ações por falta de recursos. Na contramão do sucesso das agroindústrias, o sindicato está agonizando. Sem verbas federais, a organização depende basicamente da contribuição dos associados. ÂNGELO ENCARNAÇÃO informa que a JBS aumentou o número de funcionários de municípios mais distantes devido à falta de mão de obra em Itapiranga e cidades vizinhas. Estes colaboradores não possuem interesse em fazer parte do sindicato, pois os principais benefícios estão em Itapiranga, com parcerias feitas com empresas e profissionais. O presidente do sindicato projeta novas formas de arrecadação para manter o sindicato em atuação em prol dos funcionários das indústrias de carne de Itapiranga. ENCARNAÇÃO cita que ainda são mantidos benefícios como odontologia e salões de beleza.
Sindicato mantém luta por ganhos dos trabalhadores da JBS. Empresa entrega sexta básica extra neste mês. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria de Carne, ÂNGELO ENCARNAÇÃO, o acordo coletivo estabelece 12 sextas básicas entregues mensalmente e ainda uma kit extra no Natal. A briga por aumento salarial foi prejudicada neste ano em virtude da pandemia e o INPC, o Índice Nacional de Preço ao Consumidor que teve pequena variação. O reajuste foi de pouco mais de dois por cento. ÂNGELO ENCARNAÇÃO cita vários avanços em cláusulas que fazem parte do acordo coletivo e ainda o aumento do piso que serve de referência para o ganho inicial dos funcionários da JBS. Neste ano o piso passou para mil 331 reais.
OAB vai prestar serviços para mulheres vítimas de violência. Na tarde de ontem, integrantes da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil estiveram na nova sede da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste onde, juntamente com a Delegada de Polícia titular e o Delegado Regional de Polícia, conheceram as dependências da delegacia especializada. Na ocasião, foram iniciadas tratativas para realização de um convênio para a prestação de atendimento advocatício para as mulheres vítimas de violência atendidas pela Polícia Civil. A perspectiva é que já a partir do mês de janeiro de 2021 esse relevante serviço passe a ser disponibilizado, incrementando de forma sensível a qualidade do atendimento prestado às mulheres vítimas de violência atendidas no local.
Filha agride mãe e polícia é acionada em bairro de SMOeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste foi acionada na madrugada desta sexta-feira, para atender uma ocorrência de lesão corporal leve dolosa. Foi próximo da uma hora no bairro Agostini. Conforme os policiais, no local, uma mulher disse que a filha acabou bebendo e se exaltando. De acordo com a vítima, a menor acabou quebrando alguns móveis dentro da casa e lhe agrediu. Diante do fato a guarnição acionou o Conselho Tutelar para acompanhar os procedimentos, sendo realizada a condução das envolvidas na ocorrência para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.
Ladrões fogem após assaltar empresa na BR 282, mas acabam presos pela polícia. As Polícias Civil e Militar de Maravilha e Cunha Porã prenderam os autores de roubo a uma empresa localizada às margens da BR 282. Os autores fugiram após o crime e foram capturados na cidade de Cunha Porã. Na manhã desta quinta-feira, dois homens entraram armados a uma empresa, surpreendendo os funcionários e informando o assalto. Na situação, os autores, que estavam usando capacete para não serem reconhecidos, tiveram acesso a grande quantia em dinheiro que estava em um cofre, e depois fugiram. Os autores, para despistar a polícia, trocaram de roupa antes do crime, esconderam a moto na casa de familiares, entre outros elementos levantados pela equipe de policiais. Foram encontrados diversos vestígios e materialidade delitiva vinculada aos autores do roubo.
Com a informação de que os criminosos estariam em um determinado automóvel, na cidade de Cunha Porã, policiais civis e militares abordaram o veículo suspeito flagrando os homens já identificados como autores do roubo. Com eles foi encontrada grande quantia em dinheiro, instrumentos e objetos que presumem a autoria do crime. Prestou apoio as diligências o Canil Setorial da Polícia Militar de São Miguel do Oeste. No total, foram conduzidos a delegacia de Maravilha três homens, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante e, posteriormente, o encaminhamento dos presos para a unidade prisional de Maravilha.
Condutor de carro com placas de SMO morre em acidente na BR-282. Uma colisão entre um carro e uma carreta resultou em uma morte no início da tarde desta quinta-feira, na BR-282, em Vargem Bonita. O acidente foi registrado por volta das 13 horas e 45 minutos na serrinha, local conhecido como Asfalto Quebrado. Bombeiros se deslocaram, mas o condutor do Toyota Corolla, placas de São Miguel do Oeste, morreu no local. De acordo com as primeiras informações, a carreta ocupada por um casal com três crianças, que foram atendidas pelos socorristas e encaminhadas ao Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba. A carreta fez um “L” e bloqueou o tráfego de veículos. Bombeiros tiveram que providenciar serragem para jogar na pista devido ao grande derramamento de óleo. MARCOS CAPELESSO, de 49 anos, foi identificado como sendo o condutor do Corolla de São Miguel do Oeste.