ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 11/11/2023

GLOBO EM FOCO – 11/11/23

-GOVERNO VAI RETOMAR O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA CARROS ELÉTRICOS

-SANTA CATARINA VAI RECEBER MIL 218 PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

-PREFEITOS REFORÇAM EM BRASÍLIA PEDIDO DE PONTE EM ITAPIRANGA

-FAIC APRESENTA RESULTA ABAIXO DO ESPERADO

-SÃO JOÃO DO OESTE INVESTE EM PROJETO TÉCNICO DE NOVA REDE DE ÁGUA

-ITAPIRANGA TEM BAIXA ADESÃO AO PROGRAMA LAR LEGAL RURAL

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO AO FUGIR DA POLÍCIA E COLIDIR EM ÔNIBUS ESCOLAR

-ACUSADO DE TENTAR MATAR PRÓPRIO IRMÃO É CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO

- Estes são os principais destaques do Globo Em Foco que está começando agora....

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas é tempo é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 22 graus e a máxima pode chegar a 38 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos. /

Uma criança é morta a cada 10 minutos, em média, na Faixa de Gaza. A afirmação foi feita pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM ao Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira. Ele alertou que nenhum lugar e ninguém está seguro. TEDROS disse que metade dos 36 hospitais de Gaza e dois terços dos centros de saúde primários não estão funcionando, e os que estão, operam muito além de suas capacidades, e afirmou que o sistema de saúde está “de joelhos”. Israel prometeu acabar com o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, após um ataque de 7 de outubro ao sul do território israelense, no qual afirma que os militantes mataram cerca de mil e 200 pessoas e fizeram mais de 240 reféns. /

O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, anunciou que fará um referendo consultivo para anexar uma região da Guiana à Venezuela. Em uma postagem no X, antigo Twitter, MADURO afirmou que o referendo acontecerá no dia 3 de dezembro. Os países disputam o território onde, atualmente, fica a Guiana Essequiba, rica em recursos naturais. A região representa mais da metade da área da Guiana. O governo da Guiana afirmou em um comunicado que a anexação da região pela Venezuela seria um crime internacional e rejeitou o que chamou de “tentativa de enfraquecer a integridade territorial do Estado soberano da Guiana.” A Guiana entrou com uma ação no Tribunal Internacional de Justiça para barrar a realização do referendo. /

O candidato a presidente da Argentina JAVIER MILEI lidera as intenções de votos úteis do segundo turno, com 52 virgula um por cento, segundo a última pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira. O candidato SERGIO MASSA aparece com 47 virgula nove. Quando as intenções são medidas em votos totais, MILEI tem 48 virgula seis contra 44 vírgula seis de MASSA. Dois virgula três por cento dizem não saber em quem votar, enquanto quatro vírgula quatro se dividem entre a opção pelos votos brancos e nulos. O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina está marcado para o dia 19 de novembro.


O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira, o projeto de lei que libera 15 bilhões de reais para compensar a perda de arrecadação de Estados, Distrito Federal e municípios. O repasse será feito com base na lei complementar 201 de 2023, que estabeleceu essa compensação por causa da queda de receitas do ICMS. O texto original enviado pelo governo previa apenas a liberação de 207 milhões para despesas de oito ministérios. Duas semanas depois, porém, o Palácio do Planalto encaminhou uma nova mensagem para que fossem acrescentados 15 bilhões para serem destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios. O governo usará oito bilhões e 700 milhões para compensar as perdas de arrecadação com o ICMS. Outros seis bilhões e 300 milhões serão usados para cobrir as reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

A Câmara de Comércio Exterior, formada por representantes dos ministérios da área econômica do governo federal, decidiu retomar o imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país, assim como para 73 produtos químicos. Para os carros elétricos, a taxação voltará a partir de janeiro de 2024. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, a Camex estabeleceu uma retomada gradual das alíquotas, e criou cotas de isenção para importações até 2026. Em dezembro, o governo diz que será publicada portaria para disciplinar a distribuição dessas cotas entre os importadores e permitir a entrada de novas empresas. /


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo subiu zero vírgula 24 por cento em outubro, na comparação com o mês anterior, após registrar uma alta de zero vírgula 26 por cento em setembro. Esse é o quarto mês seguido de taxas positivas do indicador. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. O instituto destaca as passagens aéreas como maior influência para o resultado do mês, com alta de 23 vírgula 70 por cento. No período acumulado do ano, a inflação acumulada do país é de três vírgula 75 por cento e, nos últimos 12 meses, houve um aumento de quatro vírgula 82 por cento.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina divulgou o relatório de balneabilidade referente a semana de 06 a 10 de novembro de 2023. De acordo com as coletas realizadas nos 237 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 184 estão próprios para banho, o que representa 77 vírgula 64 por cento. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 76 estão adequados para banho, o que equivale a 87 virgula 36 por cento. De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa é mensal. O Programa de Monitoramento do IMA segue um cronograma de coletas preestabelecido.

A Superintendência do Ministério da Saúde em Santa Catarina promoveu, nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, encontro com os profissionais e gestores do Programa Mais Médicos para fazer o acolhimento dos profissionais. O superintendente, SYLVIO DA COSTA JÚNIOR, detalhou como funciona o programa que vai ampliar o número de médicos de 437 para mil 218 em Santa Catarina. De acordo com ele, junto com o Mais Médicos haverá a volta do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e os municípios com menos de 20 mil habitantes terão Centros de Especialidades Odontológicas, responsáveis por atendimentos complexos. Ele disse que os valores para a saúde da família vão dobrar e para a saúde bucal vão triplicar já no ano que vem.

O governador JORGINHO MELLO determinou à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias a inclusão do Aeroporto de Pinhalzinho no Plano Aeroviário de Santa Catarina. Com isso, o estado passará a ter 22 aeroportos. Em agenda no Oeste, ele ainda anunciou o investimento de oito milhões para a pavimentação da pista. O Paesc está sendo desenvolvido desde julho e tem o objetivo de atualizar o quadro estadual e orientar o desenvolvimento e investimentos no setor. Com o Plano será possível identificar demandas e vocações de cada um dos aeroportos. O Paesc deve ficar pronto no primeiro semestre de 2024. Em 2023, o Governo do Estado já autorizou 44 milhões e 600 mil reais para obras de melhorias necessárias para permitir que todos os aeroportos estejam em funcionamento pleno até o início de 2024.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, vice-presidente da Ameosc, esteve fez uma avaliação positiva do encontro realizado nesta semana com os deputados do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília. Ele disse que a pauta principal da reunião foi a defesa de que sejam colocados no orçamento de 2024 os recursos para licitação da ponte sobre o rio Uruguai na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O superintendente regional do DNIT no estado de Santa Catarina, ALYSSON RODRIGO DE ANDRADE, também esteve presente, e reforçou a importância da obra com a necessidade de recursos para a execução do projeto. Os prefeitos de Barra do Guarita no Rio Grande do Sul, Bandeirante, Descanso e Anchieta também participaram do encontro.

Durante o encontro desta semana com o Fórum Parlamentar Catarinense, os prefeitos da região apresentaram outros pedidos aos deputados. De acordo com o vice-presidente da Ameosc, prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, foram solicitados recursos para a conclusão da BR 163 e a licitação para as obras no trecho da rodovia entre São Miguel e o posto da Polícia Rodoviária. Os prefeitos também cobraram as obras de revitalização da avenida Willy Barh e a finalização do processo de federalização da SC 163 até Itapiranga. Outro pedido é a garantia de recursos para a construção de uma usina de reciclagem de lixo na região. TREVISAN explicou que o Conder investiu 300 mil para a elaboração do projeto. A proposta é que a usina receba o lixo de 27 cidades impedindo que os resíduos sejam levados para os aterros. O prefeito disse que municípios querem que o governo federal repasse o valor para a construção da usina.

Apesar das muitas necessidades e dos pedidos reiterados da Ameosc e dos prefeitos, o governo federal não vai atender todos esses pleitos no mesmo momento. O comentário é do vice-presidente da Ameosc e prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Ele disse que o orçamento é curto, mas que os prefeitos vão continuar mobilizados para que a região, que contribui muito para o desenvolvimento do estado, seja atendida. O prefeito destacou que dos pedidos apresentados nesta semana, a única garantia é dos recursos para o início das obras na ponte sobre o Rio Uruguai.

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, uma audiência pública para apresentação dos resultados e avaliação da FAIC 2023 – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial do município, realizada em setembro. De acordo com o coordenador geral, WILSON MALLMANN, foi um momento importante para dar transparência ao movimento financeiro realizado pela Associação Feira FAIC e pelo Município de Iporã do Oeste, que estiveram à frente da organização. Ele observou que apesar do evento ter sido um sucesso, não foram arrecadados recursos suficientes para pagar todas as despesas. Conforme os dados apresentados, o total de receitas da FAIC 2023 foi de um milhão, 278 mil, 282 reais com 86 centavos, enquanto as despesas foram de um milhão, 456 mil, 812 reais com 24 centavos. Isso representa um saldo negativo de 178 mil, 529 reais com 38 centavos.

WILSON MALLMANN destacou que apesar do resultado da FAIC 2023 não ter sido o esperado, ainda podem haver reflexos positivos no movimento econômico do município neste ano, visto que os expositores fizeram várias vendas e prospectaram muitos negócios durante os quatro dias de feira. O coordenador pontuou que os números da Feira se justificam pelo maior interesse dos organizadores em evidenciar as potencialidades do município, do que obter lucro. Desta forma, MALLMANN frisou que as empresas locais foram projetadas para toda a região, sendo alcançado um resultado extremamente positivo com relatos de expositores que fecharam negócios com clientes de outras localidades.

O Núcleo de criadores de cavalo campeiro marchador do Extremo-Oeste de Santa Catarina em parceria com diversas entidades vai realizar neste final de semana em São Miguel do Oeste o primeiro encontro da raça campeiro marchador. A informação é do presidente do núcleo, RUDIMAR FRANCISCO. De acordo com ele, a programação será na sede campeira da Linha Gramadinho e vai ocorrer neste sábado e domingo. Ele citou que hoje haverá diversas cavalgadas saindo de três municípios da região, Santa Helena, Bandeirante e São José do Cedro com destino à Linha Gramadinho. Os grupos serão recepcionados por volta das cinco horas da tarde. RUDIMAR comentou que haverá jantar pelo valor de 30 reais e após haverá tertúlia livre com encerramento às 23 horas.

O primeiro encontro da raça campeiro marchador segue no domingo com o início previsto para às seis e meia da manhã com mateada seguido de café da manhã. A programação segue às oito horas com a apresentação dos cavalos campeiros marchadores, além de provas de marcha, morfologia e registro e marcação dos cavalos, seguindo até próximo das 11 horas da manhã. Ele comentou que haverá ainda sorteio da ação entre amigos e churrasco no valor de 40 reais por pessoa. Ele disse que na parte da tarde haverá ainda feirão com cavalos de todas as raças para compra e venda, além de máquinas agrícolas e empresas de diversos segmentos, como por exemplo, energia solar, trajes gaúchos, entre outros. O evento é aberto ao público, sendo que os interessados podem também acampar na sede campeira da Linha Gramadinho.

Cerca de mil pessoas devem participar do primeiro encontro da raça campeiro marchador neste final de semana na Linha Gramadinho. A projeção é do presidente do núcleo de criadores da raça, RUDIMAR FRANCISCO. Ele detalhou que cerca de 20 animais entre machos e fêmeas serão marcados durante o evento. O encontro vai reunir criadores de nove municípios da região: Mondaí, Itapiranga, Barra Bonita, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Tunápolis, Maravilha, São José do Cedro e Romelândia. RUDIMAR FRANCISCO afirmou que após o evento, o grupo vai se reunir e decidir se o encontro será anual ou a cada dois anos, porém, garantiu que a ideia é tornar um evento tradicional no Extremo-Oeste, sendo realizado inclusive em vários municípios e não apenas em São Miguel do Oeste.

Itapiranga e municípios vizinhos possuem pior desempenho no Programa de regularização de áreas rurais. Segundo o Coordenador Regional do Programa Lar legal Rural, JOEL DE MOURA, a região de Itapiranga está deixando a desejar no encaminhamento dos processos. Entre os 49 municípios que fazem parte da regional deste levantamento, Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e Santa Helena possuem os piores índices de adesão. Ele alerta as Secretarias Municipais de Assistência Social e da Agricultura, Sindicatos e Cooperativas para contribuírem mais na divulgação do programa. MOURA menciona como exemplo positivo o município de Flor do Sertão, o menor da região da Ameosc e que já conta com mais de 100 inscrições, sendo que 60 pessoas já foram entrevistadas e 45 já estão enquadradas no programa.

Os municípios da região de Itapiranga não possuem nenhuma lista para solicitação da visita de uma equipe técnica. JOEL DE MOURA, realiza o agendamento da reunião para visita de uma equipe técnica, porém é preciso ter coleta de assinaturas por parte dos sindicatos. Segundo ele, a falta de mobilização nos municípios de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e Santa Helena gera preocupação, pois ainda não teve nenhuma solicitação para formação de grupo. O coordenador lembra que não existe qualquer custo inicial, pois o pagamento será feito somente após o proprietário da área rural receber a escritura. Ele salienta que de forma particular o valor é muito maior.

Inscrição no Programa Lar Legal Rural tem vários benefícios. A garantia é do Coordenador Regional, JOEL DE MOURA. Segundo ele, quem não se enquadra no programa vai receber a orientação técnica de profissionais do estado sobre qual procedimento deve adotar. MOURA salienta que o Programa é do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, para regularizar áreas de terra no interior de até 50 hectares. Estão incluídas áreas em condomínio, que agora terão uma oportunidade para regularização. Casos de inventário, em que ocorre o falecimento do pai ou a mãe e muitas vezes atritos familiares impedem a regularização. O Programa facilita o inventário. MORA comenta que são diversas situações que o Lar legal Rural vai agilizar o registro da escritura. /

Segundo o Coordenador Regional do Programa Lar legal Rural, JOEL DE MOURA, os valores são bem acessíveis. Até três hectares, o custo será de três mil e 600 reais, sendo que a cada hectare de terra a mais, o preço será elevado em 100 reais. O pagamento ocorre somente no momento de entrega da escritura e podendo ser parcelar em até 32 meses, diretamente com o Tribunal de Justiça JOEL DE MOURA alerta que a nota eletrônica de produtor rural vai exigir o registro de escritura publica. A regularização também permite acesso ao programa de habitação rural e vários programas sociais. Os encaminhamentos envolvem entidades conveniadas como a Faesc e Fetaesc.

São João do Oeste registra avanço em projeto técnico para nova rede de água. Município procura agilizar procedimentos obra viabilizar a obra antes do período eleitoral. O vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH, considera que o município deu mais um importante passo para implantação de nova rede de água. Engenheiros realizaram nesta semana uma visita em todos os locais que serão impactados pelo sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Ele lembra que a captação vai ocorrer no Rio Uruguai, na comunidade de linha Chapéu, interior de Itapiranga. Já a Estação de Tratamento será em linha Macuco, interior de São João do Oeste, com posteriorrecalque da água potável até a cidade. RASCH aponta avanços no projeto técnico da maior obra da história de São João do Oeste.

O vice-prefeito comenta que é preciso iniciar a construção antes do período eleitoral, sendo que a empresa terá um ano de prazo para a conclusão. A meta é concluir em tempo recorde. Segundo RUDI RASCH, os recursos estão garantidos com cinco milhões de reais do governo estadual e mais sete milhões de reais de empréstimo, já aprovado pela Caixa Econômica Federal. Este dinheiro somente será usado após a aplicação dos recursos do governo estadual. Segundo o vice-prefeito de São João do Oeste, o município possui uma obra emergencial no sistema de água. Trata-se do reservatório na comunidade de Cristo Rei que está na iminência de cair. Para evitar um dano maior, a prefeitura vai agilizar a obrar, inclusive com dispensa de licitação. /

Motociclista fica gravemente ferido ao fugir da polícia e colidir em ônibus escolar. Um jovem, de 20 anos, ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito na tarde desta sexta-feira, no centro da cidade de Riqueza. Ele conduzia uma moto com placa de Mondaí e colidiu em um ônibus do transporte escolar, após fugir de uma abordagem policial, por volta das 13 horas e 20 minutos. Conforme informações da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, a moto que ele conduzia apresentava mais de 10 mil reais em débitos. Por conta disso, a moto foi recolhida ao pátio conveniado. O condutor foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital de Palmitos. /

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferida na Avenida Willy Barth. O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 13 horas e 30 minutos desta sexta-feira, uma colisão envolvendo carro e moto na Avenida Willy Barth em São Miguel do Oeste. No local a guarnição localizou a vítima caída sobre a rodovia apresentando escoriações e suspeita de fratura de punho. Após avaliação foi conduzida ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para avaliação médica. A dinâmica do acidente não foi divulgada. /

Veículo com placas de São Miguel do Oeste se envolve em colisão com motocicleta na BR-163. Um Prisma com placas de São Miguel do Oeste se envolveu em uma colisão lateral com motocicleta na BR-163 na tarde desta sexta-feira, próximo do trevo de Guarujá do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São José do Cedro, as equipes foram acionadas por volta das 17 horas e 30 minutos para atender a ocorrência. No local encontraram o condutor da motocicleta de 21 anos, apresentando ferimentos generalizados. No carro, havia um casal, o condutor de 21 anos, não se feriu já a caroneira de 20 anos apresentava escoriações no membro. Após avaliação as três vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Guarujá do Sul. /

Acusado de tentar matar próprio irmão por divergências no trato a animais é condenado a 14 anos de prisão. Em julgamento realizado ontem, o Tribunal do Júri de São Miguel do Oeste condenou o réu PEDRO FELIPE SBARDELOTTO à pena de 14 anos de reclusão e multa no valor de 50 mil por tentar matar o irmão com disparos de arma de fogo. Segundo os autos, no dia 25 de março de 2022, por volta das 20 horas, na Linha Castelo Branco, Interior, de Guaraciaba, o denunciado após discussão com a vítima por divergência de opinião sobre o trato com seus animais, saiu do local e aproximadamente 15 minutos depois, retornou portando uma espingarda e realizou o disparo e fugiu em seguida. A vítima ferida só foi socorrida no outro dia por outro irmão. A prisão de PEDRO FELIPE foi realizada no dia seguinte pela Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.