ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 11/11/2021

-BOLSONARO EMBARCA AMANHÃ PARA VIAGEM A PAÍSES DO GOLFO PÉRSICO

-SC VACINA MAIS DE 150 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

-EDUCAÇÃO REALIZA ENCONTRO PARA ELABORAR CALENDÁRIO DE EVENTOS 2022

-PREFEITO PARTICIPA DE SOLENIDADE COM GOVERNADOR EM TUNÁPOLIS

-CONCESSÃO DA ADUANA DE CARGAS DEVE OCORRE NA TARDE DE HOJE

-TRÂNSITO POR PONTE NO INTERIOR DEVE SER LIBERADO EM 30 DIAS

-SETOR EPIDEMIOLÓGICO CAPTURA ESCORPIÕES NO INTERIOR

-PROFISSIONAIS DO CRAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

-RÉU ACUSADO DE DESFERIR FACADAS EM HOMEM EM 2011 VAI A JURI AMANHÃ

-CASO DO POLICIAL MORTO PELA FILHA É CONCLUÍDO E INDICIA QUATRO PESSOAS

O tempo é estável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Parlamento de Portugal aprovou, na sexta-feira, novas leis que regulamentam o trabalho remoto. A partir de agora, as empresas não poderão entrar em contato com os empregados depois da jornada e precisarão pagar mais para compensar gastos como eletricidade e internet. As empresas que não cumprirem as novas regras poderão ser multadas. O governo do Partido Socialista afirmou que enxerga benefícios no trabalho remoto, mas que é preciso adaptar a legislação. As empresas só poderão entrar em contato com os empregados após a jornada em casos de circunstâncias excepcionais. Além disso, deve haver um encontro presencial a cada dois meses, para evitar o isolamento dos empregados.

A Alemanha registrou nesta quinta-feira o maior número de infecções diárias por Covid-19 desde o início da pandemia, com 50 mil 196 novos casos em 24 horas, de acordo com o Instituto de Vigilância Sanitária Robert Koch. É a primeira vez que o país ultrapassa 50 mil casos diários. O Instituto informou que o número de novas mortes nesta quinta foi de 235. A chanceler ANGELA MERKEL disse na quarta que o aumento nas infecções no país, especialmente em outubro, é "dramático". A taxa de vacinação da população na Alemanha é de pouco menos de 67 por cento.

O Senado do Chile informou nesta quarta-feira que vai analisar o impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA em 16 de novembro. A votação deve acontecer a apenas uma semana da Câmara dos Deputados ter aprovado a abertura do processo contra PIÑERA por suspeitas de corrupção durante seu mandato. Com maioria simples de 78 votos necessários, os deputados chilenos alcançaram o número necessário para que a acusação pudesse avançar para o Senado. O processo de impeachment de PIÑERA ocorre a poucos dias das eleições presidenciais e legislativas no Chile, marcadas para 21 de novembro.

O presidente JAIR BOLSONARO embarca na próxima sexta-feira para uma viagem de uma semana por Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar com foco na busca de investimentos dos países do Golfo Pérsico. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a previsão de agenda do presidente, que deve viajar acompanhado da primeira-dama MICHELLE BOLSONARO, contempla reuniões com governantes locais, encontros com empresários e visitas a feiras e exposições. De acordo com o embaixador KENNETH FÉLIX DA NÓBREGA, secretário de Negociações Bilaterais para o Oriente Médio, Europa e África do Itamaraty, a viagem do presidente será uma oportunidade para troca de ideias “em alto nível sobre o cenário pós-pandemia”, o que inclui a alta do petróleo e a transição energética.

O deputado federal MARCELO FREITAS protocolou nesta quarta-feira um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia. A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento. Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo estão: as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário. A desoneração está prevista para acabar no fim deste ano. O projeto que amplia a medida até 31 de dezembro de 2026 foi aprovada pela comissão de Finanças e Tributação em setembro deste ano e agora está na Comissão de Constituição e Justiça.

O Partido Novo ingressou com uma ação no STF pedindo que a Corte invalide uma portaria do Ministério do Trabalho que proíbe a demissão por justa causa de pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19. O texto da pasta, editado pelo ministro ONYX LORENZONI, permite que quem não for imunizado pode apresentar teste negativo para a doença quando for acessar a empresa. No entanto, para o Novo, a vacinação é fundamental para garantir a saúde não apenas do trabalhador imunizado, mas também de todos que atuam no mesmo ambiente. Ainda de acordo com o partido, a portaria desrespeita a Constituição, pois por meio da medida, o Executivo contraria leis vigentes. Os advogados da sigla lembram que desde 2004, por lei, o cartão de vacinação é exigido para contratações.

Uma reunião com integrantes do Banco Europeu, durante a agenda de trabalho do governador CARLOS MOISÉS em Glasgow, nesta quarta-feira, 10, marcou o início de possíveis parcerias com Santa Catarina para os projetos do Estado rumo à transição energética justa, com a redução de gases nocivos ao meio ambiente. Durante o encontro, Moisés apresentou o modelo econômico do estado e conheceu linhas de crédito oferecidas pelo Banco para investimentos em diversas áreas, visando o desenvolvimento sustentável. O chefe do Executivo também assinou o termo de adesão ao ICLEI América do Sul, consolidando o engajamento a uma das principais pautas em torno das mudanças climáticas: o desenvolvimento de baixo carbono. Em nível mundial, o ICLEI é uma associação de governos locais e subnacionais dedicados às ações de sustentabilidade.

O governo de Santa Catarina encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que fixa em três reais e 10 centavos o valor da Indenização pela Utilização de Veículo Próprio para servidores do estado. O chamado auxílio-combustível é destinado aos procuradores do Estado, auditores internos e auditores fiscais. Os contadores da Fazenda deixam de receber o valor. Essa última carreira será beneficiada com o plano de carreira. O assunto está judicializado. Antes do governo de CARLOS MOISÉS, estes servidores recebiam quase cinco mil reais pela utilização do carro, independentemente do quilômetro rodado. O Tribunal de Contas ajuizou ação pedindo que o pagamento ocorresse de acordo com a quantidade de quilômetros percorridos pelo servidor.

Ao longo da Campanha de Multivacinação, Santa Catarina imunizou 151 mil 148 crianças e adolescentes contra mais 20 doenças. Os dados foram divulgados na quarta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A mobilização para imunizar esse público segue até o fim de novembro. Os alvos da campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, são crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Ao todo, são oferecidas 16 vacinas. Entre as doses oferecidas estão a vacina BCG, que previne formas graves da tuberculose; a Tríplice Viral, que previne a caxumba, o sarampo e a rubéola; a febre amarela; e a pólio, que protege contra a poliomielite. A campanha, que seria encerrada no dia 29 de outubro, foi prorrogada para o dia 30 de novembro. O objetivo é que mais pessoas se vacinem.

A secretaria de Educação do município de Princesa realiza amanhã um encontro para elaboração do calendário de eventos 2022. A informação é da secretária, ANGÉLICA NOS. Ela relatou que a elaboração da agenda inicia às oito horas desta sexta e deve contar com o envolvimento das lideranças municipais. Apesar de marcar as datas para realizar os eventos, ela disse que a realização das festividades dependerá do cenário da pandemia no próximo ano. A secretária relatou que as comunidades estão ansiosas para retomar os eventos, mas com cautela. ANGÉLICA também lembrou do período de matrículas e rematrículas no município. Ela explicou que as matrículas devem iniciar a partir do dia 22 de novembro com término no dia 30. Já as rematrículas ocorrem de forma automática, porém, se houver mudança de turma ou dados incompletos os pais devem procurar a escola e regularizar a situação.

A prefeitura do município de Guaraciaba, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na última semana, a campanha de Recolha de Material Eletrônico, Lâmpadas e Vidros. A informação é do responsável pelo setor de Meio Ambiente, SÉRGIO THALHEIMER. Ele disse que a Campanha superou as expectativas com a recolha de cerca de cinco mil lâmpadas, mais de quatro mil toneladas de material eletrônico e mais de três mil toneladas de vidros. O responsável disse que esse material teve a destinação correta e poderá ser reutilizado. THALHEIMER destacou que a administração arcou com os custos da destinação das lâmpadas, já os eletrônicos e vidros não tiveram custos para o descarte. SÉRGIO explicou que a intenção da municipalidade é realizar duas vezes ao ano a campanha. Outra ação realizada em paralelo à Campanha, foi a distribuição de mudas de árvores nativas para os moradores que destinaram seu material eletrônico, lâmpadas e vidros.

A prefeitura de Guarujá do Sul segue ajustando o projeto que subsidia juros de financiamentos para empresas. O projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A afirmação é do secretário de Indústria e Comércio, FABRICIO WAGNER. Ele disse que durante esta semana a administração estará trabalhando nos editais para posteriormente disponibilizar acesso aos empresários do município. O secretário explicou que este programa demanda de avaliação por envolver financeiras e o setor público e, para isso, o setor também solicitou a análise de profissionais especializados na área. A prefeitura também esteve se baseando em programas vigentes em outros municípios. Ele explicou que a aplicação deste novo programa deve iniciar em janeiro próximo, devido a necessidade de auxiliar o ramo em Guarujá. O secretário lembrou que a pandemia trouxe prejuízos a todos, principalmente aos empresários que tentam retomar as atividades gradativamente. A prefeitura irá subsidiar todo o juro de financiamento com valor limitado também pelo município.

A secretaria de Indústria e Comércio de Guarujá do Sul também realizou um encontro com os empreendedores do município. O secretário, FABRÍCIO WAGNER comentou que o setor abordou sobre a feira comercial que deve ocorrer já no início do ano. O secretário informou que o setor definiu para os dias 19 e 20 de fevereiro de 2022 a realização desta promoção municipal. Ele salientou que os comerciantes não terão custo para utilizar os stands que a prefeitura deverá disponibilizar. FABRÍCIO ainda disse que outra programação está sendo estudada para meados do ano que vem alusivo ao aniversário do município. O secretário relatou otimismo com o próximo ano.

A equipe da secretaria de Obras de São José do Cedro realiza a construção de uma ponte na Linha São Vendelino. A informação é do secretário, JAIR POSTAY. Ele disse que esta ponte liga a comunidade cedrense e a Linha Triches do município de Palma Sola. Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira. O secretário explicou que o setor está colocando mais uma carreira de tubos para possibilitar o escoamento da água e evitar o alagamento da ponte que é muito próximo ao rio. Ele relatou que esta é uma reivindicação antiga da comunidade. POSTAY destacou que o setor público está investindo cerca de 50 mil reais neste trabalho. Ele comentou que a intenção da equipe é encerrar até esta sexta-feira os trabalhos, porém, o trânsito deve ser liberado em 30 dias. Para travessia, os motoristas têm utilizado um desvio que fica acima da ponte. JAIR também relatou que nesta semana a equipe deve concluir o cascalhamento na Linha São Pedro e depois disso a equipe deve focar os serviços no patrolamento de estradas gerais.

Para o final do ano, a secretaria de Obras de São José do Cedro deve reduzir o ritmo dos trabalhos. A afirmação é do secretário, JAIR POSTAY. Ele comentou que o setor possui um cronograma para este final de ano. A partir da semana que vem, os serviços de cascalhamentos não serão mais realizados, segundo o secretário. Porém, garantiu que trabalhos emergenciais o setor continuará realizando pelo município. POSTAY ainda comentou que não há outras melhorias em pontes para serem realizadas.

As monitoras que atuam no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e as profissionais do Cras do município de Anchieta iniciaram uma capacitação sobre os objetivos e metodologias do serviço. o encontro aconteceu em Anchieta e contou com a presença de profissionais que atuam nos serviços de convivência e Cras nos municípios de Palma Sola e Guaraciaba. Segundo a secretária de Assistência Social, FERNANDA SEGALIN, a capacitação vem para atender uma reivindicação antiga das servidoras. Neste ano foi possível organizar a atividade em parceria com os municípios vizinhos possibilitando também a integração e a partilha das experiências. Para Fernanda, o investimento em capacitação é muito importante, pois contribui com a ampliação do conhecimento dos profissionais e em consequência na qualidade do serviço oferecido. A capacitação tem duração de 32 horas. Os encontros serão realizados a cada quinze dias, sendo um em cada município parceiro. A conclusão da capacitação está prevista para o dia nove de dezembro.

O setor de epidemiologia da dengue do município de Princesa realiza a última etapa do LIA neste ano. A ação ocorre duas vezes ao ano, sendo nos meses de março e novembro em mais de 763 imóveis cadastrados pelo setor na área urbana do município. Conforme a agente de Endemias, ANGELITA KRAEMER, o Levantamento de Índice do Aedes Aegypti permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre chikungunya e zika vírus. Todo material coletado durante o LIA será encaminhado para a Regional da Saúde. Até o momento são 24 focos do mosquito Aedes Aegypti confirmados em Princesa.

Cerca de três pessoas do interior de São José do Cedro precisaram ser encaminhadas ao hospital após serem picadas por escorpiões. A afirmação é do agente de endemias, VALMIR ZIGLIOLI. Os moradores são da Linha Chaleira e São Roque. Para o agente muitas pessoas acabam acumulando um volume significativo de lenha na propriedade e deixando de utilizar aquelas que estão embaixo da pilha de lenhas. O que segundo ele deixa as madeiras apodrecidas e atraindo escorpiões. Ele destacou que os escorpiões foram capturados e são da mesma espécie daqueles encontrados na cidade em duas oportunidades neste ano. A toxicidade desta espécie de animais é baixa, mas não deixa de ser venenosa a ponto de não necessitar de atendimento médico.

O prefeito de São José do Cedro esteve no município de Tunápolis acompanhando um evento com a presença do governador interino, MAURO DE NADAL. Na oportunidade o governador anunciou equipamentos para os municípios do extremo-oeste. O chefe do executivo, JOÃO DE ANDRADE acredita que São José do Cedro também deve receber alguns equipamentos. Entre os anúncios, ele espera que seja assinado o convênio da reforma do ginásio de esportes do Distrito de Mariflor. Para ele o espaço está bastante danificado e no momento não está sendo utilizada, por isso, a estrutura deve receber uma reforma por completo. Ao todo devem ser investidos cerca de 320 mil reais para este serviço. O prefeito lembrou que o projeto de reforma necessitou de algumas adequações devido ao piso do ginásio.

A administração cedrense também espera a assinatura para dar início às obras de asfaltamento de três quilômetros, da ponte da Linha Santo Isidoro até a comunidade de Esquina Mariflor. O prefeito JOÃO DE ANDRADE disse que toda a documentação pertinente a este trecho precisa ser entregue até o próximo dia 30, sendo que antes deste prazo o município já conseguiu reunir os documentos necessários. Para ele, esta é uma das grandes obras que serão realizadas no município. JOÃO DE ANDRADE também estará presente na solenidade de assinatura da concessão da aduana de cargas em Dionísio Cerqueira.

Deve ocorrer na tarde de hoje a assinatura para a privatização da aduana de cargas em Dionísio Cerqueira. A solenidade está marcada para iniciar às 15 horas e 30 minutos no CTG do município. O evento deverá contar com a presença de autoridades da região como também do governador em exercício. O deputado MARCOS VIEIRA relatou para a Rádio Cedro que a privatização do espaço deverá agilizar os processos de liberação de caminhões. O parlamentar destacou que a concessão também trará maior competitividade com outros estados nas facilidades de receber e despachar cargas. A expectativa é receber cerca de 500 caminhões por dia na nova aduana. Porém, para isso, a empresa terá 180 dias para construir a primeira etapa da aduana em novo espaço e em até um ano e seis meses deverá concluir a construção. Segundo o deputado, o atual porto seco não consegue competir com a aduana de cargas do Paraná e Rio Grande do Sul.

O deputado catarinense também destacou a revitalização da BR 163 para aumentar o escoamento da produção em Santa Catarina. MARCOS VIEIRA lembrou que o estado já disponibilizou ao governo federal os 100 milhões de reais. Com isso, a União deve repassar este montante para o DNIT que também deve repassar a empresa responsável pela recuperação. O parlamentar destacou que a rodovia 282 também deverá possibilitar o melhor escoamento da produção, sendo que a mesma recebeu a ampliação da capacidade de trânsito. Além dos trabalhos de revitalização até o município de Chapecó. Para ele, a concessão da aduana de cargas também deverá auxiliar na rota do milho, sendo este o principal insumo do agronegócio do estado. O deputado ainda explicou que Santa Catarina não consegue produzir a quantidade suficiente para atender a demanda do estado e, por isso, é comprado de estados do centro-oeste. Isso, segundo ele, eleva o preço do produto e ao consumidor final. Com a privatização do porto seco, Santa Catarina poderá comprar milho do Paraguai.

Na manhã de ontem, a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo Federal de Chapecó nas cidades de Dionísio Cerqueira e Barracão. A ação aconteceu em residências de um grupo familiar investigado por descaminho de vinhos argentinos, comercializados por intermédio de plataforma de comércio eletrônico, muitas das vezes utilizando nome de terceiros, fazendo as entregas por intermédio dos Correios. Para a Rádio Cedro, o delegado da Polícia Federal, MÁRCIO ANATER disse que a investigação iniciou em razão de apreensões feitas nos Correios, apurando-se que num período de 20 meses, entre 2019 e 2021, ocorreram 57 apreensões de vinhos despachados por esse grupo, no valor de quase 231 mil reais. Porém o valor do que comercializam é muito superior e será apurado no afastamento do sigilo bancário já determinado.

O juízo também determinou o bloqueio de valores nas cinco contas que eram utilizadas pelos investigados. E ainda foi decretado a suspensão de atividade de natureza econômica ou comércio, por intermédio da plataforma Mercado Livre, o que impede que os integrantes do grupo comercializem seus produtos por esse meio de vendas. O delegado da PF, MÁRCIO ANATER destacou que a justiça federal também determinou o monitoramento eletrônico dos seis integrantes do grupo. Numa das casas foi apreendida grande quantidade de vinhos argentinos, muitos deles já embalados para despacho, além de dois veículos, e um deles já carregado. Em razão disto dois moradores foram presos e autuados em flagrante pelo crime de descaminho.

A Câmara de Vereadores de São José do Cedro será utilizada para mais um júri popular amanhã. Neste júri, estará o réu acusado de cometer um crime que ocorreu no dia 12 de novembro de 2011, por volta das 18 horas, no Bairro Promorar em São José do Cedro. Os denunciados TIAGO DA ROSA e VALENTIM DOS SANTOS, teriam desferido 11 golpes de faca na vítima CLEITO ADEMILSON TELES, não se consumando o crime em virtude da vítima ter sido socorrida em tempo hábil. O júri de sexta, será com o réu TIAGO, tendo em vista que o processo foi dividido em virtude de VALENTIM não ter sido encontrado durante a instrução do processo. Serão ouvidas em plenário cinco testemunhas de acusação e três testemunhas de defesa. O Ministério Público será representado pela doutora FERNANDA VASCONCELLOS e a defesa do réu TIAGO pela advogada VITÓRIA REGINA RODE.

A Polícia Civil concluiu a investigação que apurou as circunstâncias da morte do policial civil, NEIFE WERLANG, ocorrida no dia 15 de outubro deste ano, em São Miguel do Oeste. O policial foi encontrado morto, ferido com golpes de faca, em um dos quartos de sua própria casa, no Bairro Agostini. A Polícia Civil identificou duas adolescentes envolvidas diretamente na morte, sendo uma delas a filha do policial. As investigações continuaram e foi possível identificar o itinerário desses adolescentes durante o dia e após o crime, e que planejaram o homicídio, conforme análise de imagens e mídias extraídas após representações da Polícia Civil. Também foi identificado que as adolescentes ficaram cerca de duas horas dentro da residência, escondidas, esperando a chegada dele. A vítima chegou por volta das 19 horas e 15 minutos, após o expediente de trabalho e foi atacada em um dos quartos da residência. Após estes fatos, as adolescentes pegaram certa quantia em dinheiro que a vítima guardava em sua residência e fugiram do local.

Também foi apurado pela Polícia Civil que o dinheiro subtraído foi repartido com outros dois adolescentes, colegas das adolescentes. Diante disso, também após representações da Polícia Civil, foram executadas buscas e apreensões nas residências dos adolescentes investigados e apreendido parte do dinheiro subtraído. Após três semanas, a Polícia Civil concluiu as investigações e apontou que as adolescentes praticaram atos infracionais análogos ao crime de homicídio qualificado pelo motivo torpe, emboscada e traição. Ao final, também foi apontado que as adolescentes foram responsáveis por atos infracionais análogos ao crime de furto. As investigações também concluíram que os outros dois adolescentes praticaram atos infracionais análogos ao crime de favorecimento real.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.