-EX-SENADOR É CONDENADO PELO STF A SETE ANOS DE PRISÃO POR CORRUPÇÃO
-ESTADO INVESTIRÁ MAIS 15 MILHÕES PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ESTIAGEM EM SC
-FRUTICULTURA REGISTRA ALTOS PREJUÍZOS COM VARIAÇÃO DO CLIMA NESTE ANO
-MUNICÍPIOS DA REGIÃO AVALIAM O TRANSPORTE DE ÁGUA DO RIO URUGUAI EM ITAPIRANGA
-BONS RESULTADOS DA ATUAL SAFRA PROJETAM AUMENTO NAS ÁREAS DESTINADAS PARA O TRIGO
-PM ESCLARECE REGRAS ELEITORAIS COM ALTERAÇÕES ESTE ANO DEVIDO A PANDEMIA
-CAMINHÃO CARREGADO DE SUÍNOS TOMBA NA BR 282
-OPERAÇÃO PEITO DE AÇO TEM 16 PESSOAS CONDENADAS POR TRÁFICO DE DROGAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva durante a tarde, melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Rússia anunciou nesta quarta-feira que a vacina Sputnik Cinco, desenvolvida pelo Instituto Gamaleia contra a Covid-19, é 92 por cento eficaz, segundo dados preliminares de estudos da fase 3 conduzidos no país. A eficácia foi calculada com base em 20 casos confirmados de Covid em voluntários que tomaram a vacina e o placebo, em uma primeira análise provisória obtida 21 dias após a primeira injeção, segundo comunicado divulgado pelo governo russo. O governo russo afirmou que não houve eventos adversos inesperados durante os ensaios.
O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou nesta terça-feira que a equipe já começou a transição para que ele tome posse em 20 de janeiro. Ele disse que "nada vai interromper isso”. Mesmo depois de as agências que monitoram há décadas a apuração das eleições americanas declararem BIDEN eleito, o governo do republicano DONALD TRUMP se recusa a reconhecer a derrota. A agência que deveria iniciar os procedimentos de transição ainda não começou os trabalhos. Perguntado se tinha algo a dizer a TRUMP, o democrata afirmou que está ansioso para essa conversa com o presidente.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, não reconheceu a vitória do democrata JOE BIDEN na eleição presidencial de 3 de novembro e disse, nesta terça-feira, que o segundo mandato do presidente DONALD TRUMP virá depois de uma "transição tranquila".O chefe da diplomacia norte-americana disse, em entrevista coletiva, que participará de viagens oficiais ainda nesta semana para a França, Israel e Turquia – países que já reconheceram a vitória democrata. Na segunda, o senador MITCH MCCONELL, líder republicano no Senado, não reconheceu a vitória democrata e disse que TRUMP "está em seu direito" ao buscar por irregularidades no processo eleitoral.
A atuação da Força Nacional nas fronteiras do Brasil foi prorrogada por mais 180 dias, pelo ministro da Justiça, ANDRÉ LUIZ DE ALMEIDA MENDONÇA. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira. A Força Nacional atua em apoio à Polícia Federal no combate a crimes em regiões de fronteira. As tropas estão presentes nos limites do Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Rondônia, Roraima, Rio grande do Sul e Santa Catarina. O número de agentes disponibilizados não foi informado, no entanto, a quantidade "obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública".
O ministro do Supremo Tribunal Federal RICARDO LEWANDOWSKI determinou nesta terça-feira que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária preste esclarecimentos, em até 48 horas, sobre os critérios usados nos estudos e testes sobre a vacina CoronaVac. O despacho do ministro foi enviado horas após a Anvisa anunciar a suspensão dos testes com a vacina por conta de um "evento adverso grave". A agência disse que a decisão foi "técnica", e que recebeu informações "insuficientes" e "incompletas" do Instituto Butantan, que coordena os testes no Brasil.Na decisão, LEWANDOWSKI afirma que levou em conta "o relevante interesse público e coletivo discutido nos presentes autos" e o artigo 196 da Constituição Federal, que trata do direito coletivo à saúde.
A Segunda Turma do STF condenou nesta terça-feira o ex-senador VALDIR RAUPP do MDB de Rondônia a sete anos e seis meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. RAUPP poderá responder às acusações em liberdade porque ainda cabe recurso contra a condenação. Em outubro, ele foi condenado pelo colegiado, mas a pena não foi definida. Ao retomar o julgamento ontem a tarde, por três votos a dois, o colegiado seguiu sugestão de pena proposta pelo relator, ministro EDSON FACHIN. De acordo com a acusação feita pela Procuradoria Geral da República, RAUPP recebeu 500 mil em doações eleitorais da empreiteira Queiroz Galvão na campanha eleitoral de 2010.
A campanha de vacinação contra a poliomielite termina na sexta-feira em Santa Catarina, mas a meta de 95 por cento do público-alvo ainda não foi alcançada. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, até esta terça pouco mais de 70 por cento das crianças entre um e quatro anos haviam sido imunizadas. As doses podem ser tomadas gratuitamente nas salas de vacinação. Em todo o estado, a meta é vacinar 342 mil 825 crianças. Até esta terça, tinham sido imunizadas 247 mil 673. Balneário Barra do Sul, no Norte, é a cidade com a menor cobertura vacinal em Santa Catarina: 16 por cento.
A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira que prorrogou a suspensão das atividades presenciais em todos os níveis até o dia 22 de maio de 2021. A instituição está sem aulas presenciais desde março por decisão do comitê multidisciplinar motivada pela pandemia de Covid-19. No fim de agosto, ocorreu a retomada do ensino de forma não presencial. A nova data foi estabelecida em uma portaria publicada no dia 9 de novembro. Segundo a UFSC, os prazos determinados na portaria normativa podem ser alterados "a depender de fatos novos que os justifiquem”, segundo informou por meio de nova.
Os produtores rurais de Santa Catarina contarão com três novos programas para minimizar os impactos da estiagem. Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado da Agricultura anunciou um aporte de 15 milhões de reais, com recursos da Assembleia Legislativa, que serão investidos em projetos de captação, armazenagem e distribuição de água para produtores rurais em situação de vulnerabilidade social e de médio porte, além do repasse de recursos para os municípios mais afetados. Os recursos serão distribuídos em três novas linhas de apoio disponíveis para produtores rurais que residam em municípios com o decreto de emergência ou calamidade em função da estiagem reconhecidos pela Defesa Civil estadual.
-FRUTICULTURA REGISTRA ALTOS PREJUÍZOS COM VARIAÇÃO DO CLIMA NESTE ANO
-MUNICÍPIOS DA REGIÃO AVALIAM O TRANSPORTE DE ÁGUA DO RIO URUGUAI EM ITAPIRANGA
-BONS RESULTADOS DA ATUAL SAFRA PROJETAM AUMENTO NAS ÁREAS DESTINADAS PARA O TRIGO
-PM ESCLARECE REGRAS ELEITORAIS COM ALTERAÇÕES ESTE ANO DEVIDO A PANDEMIA
Calor exige cuidados extras com recém-nascidos. O médico ginecologista, ROMAR PAGLIARINI afirma que nos dias mais quentes é preciso ter uma cautela pelo perigo de desidratação já que os bebês não conseguem pedir água. A sugestão é que o líquido seja oferecido em maior quantidade podendo ser água ou chá para crianças acima dos seis meses de idade. Para os menores que são amamentados não há necessidade em repor outros líquidos. Ele revela que a preocupação é também para queimaduras e assaduras. Além de proteger do sol com vestimentas adequadas, a recomendação é o cuidado com a pele que pode ter dermatites causadas pelo uso de fraldas. O médico orienta que as gestantes também tenham maior cuidado com calor que pode causar inchaços. Ele sugere além do consumo de mais água, também piscinas e drenagem linfática que amenizam as dores.
Deputado pede a suspensão do pagamento das dívidas de financiamento dos produtores rurais atingidos pela estiagem. CELSO MALDANER protocolou junto a Câmara dos Deputados uma indicação para a Ministra da Agricultura TEREZA CRISTINA e outra para o presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, pedindo a suspensão até a próxima safra do pagamento das dívidas de financiamento dos produtores atingidos pela estiagem. Ele justifica que este ano os produtores estão tendo muitas dificuldades devido a pandemia, pelas chuvas torrenciais e agora uma grave estiagem provocando falta de água nas lavouras e no tratamento de animais como o gado leiteiro, suínos e aves. A solicitação é para que o Governo Federal por intermédio do Banco Central, suspenda ou prorrogue o pagamento das dívidas principalmente dos que utilizam financiamentos via Fundo de Desenvolvimento Rural para pelo menos até junho de 2021.
Municípios trabalham na finalização dos planos de turismo. Conforme a consultora, TRAUTE LIMBERGER, o Sebrae realizou um projeto global de assessoria para a Ameosc, mas também atende os municípios com consultorias individuais. Como consultora, TRAUTE está atendendo os municípios de Anchieta, Iporã do Oeste, Santa Helena, Tunápolis e Paraíso, com cerca de 100 horas de consultoria. Segundo a consultora, o principal trabalho é a elaboração dos Planos Municipais de Turismo, estruturados através de informações de um questionário online. O trabalho de consultoria tem previsão de conclusão até final do ano, mas a partir disso o processo terá sequencia nos Conselhos Municipais de Turismo. TRAUTE explica que o Plano é necessário para o cadastro do Mapa Turístico Nacional do Ministério do Turismo, e consequentemente a busca de recursos para desenvolver o setor.
O cadastro no Ministério do Turismo é feito ou atualizado a cada dois anos, o que vai ocorrer novamente em 2021. TRAUTE LIMBERGER cita que a elaboração dos planos é uma etapa burocrática, mas necessária. Os Planos serão finalizados com audiência pública para discutir as ações do turismo com a comunidade. A consultora comenta que as pessoas costumam não perceber ou valorizar os atrativos que há no seu município, o que precisa ser trabalhado por meio da consultoria, pois há muitas belezas para serem mostradas em toda região. TRAUTE lembra que o trabalho de consultoria também atende os empreendimentos especificamente, dando subsídio aos empresários para o desenvolvimento do atrativo turístico.
Últimos dias para compra de números do show de prêmios das APAEs. A presidente da APAE MAURÍCIO DALA VECHIA de Descanso, INÊS SOPRANO, destaca que a escola especial tem a venda 120 bloquinhos, em que cada número é vendido a dez reais. Serão cinco prêmios. O primeiro é um Fiat Mobi vermelho, os segundo e terceiro prêmios são um Fiat Mobi branco cada, o quarto é uma Honda Biz e o quinto prêmio é uma TV LED 50 polegadas. 90% do valor das cartelas que são vendidas fica para a escola, e 10% é repassado a Federação das APAEs de Santa Catarina, que organiza o show de prêmios. A venda das cartelas ocorre até dia 20 de novembro, e o sorteio será no dia 12 de dezembro, pela loteria federal. INÊS comenta que com o valor que for arrecadado a APAE irá investir em melhorias no prédio escolar e as despesas de final do ano, como folha de pagamento. O objetivo é arrecadar 12 mil reais com a venda dos números.
Cursos técnicos do SENAI registram grande demanda devida a rápida formação e empregabilidade. Conforme o supervisor dos cursos técnicos do SENAI SMOeste, JOÃO CARLOS GIOTTO JUNIOR, entre os cursos ofertados está o técnico em eletrotécnica, profissional que está inserido em vários campos que trabalham com a elétrica, desde a parte residencial, industrial e alta tensão. Ele comenta que o curso de eletrotécnica é ofertado no Senai desde 2011, sendo que houve uma pausa devido a baixa procura e saturação do mercado, apesar da alta empregabilidade do profissional. Em 2021 o curso também não será ofertado. O supervisor enfatiza que o curso técnico tem formação de dois anos, e a cada cinco anos é feita uma reformulação da grade curricular, para atualizar os conteúdos repassados aos alunos conforme a demanda do mercado.
Para ingressar no curso técnico, o interessado deve estar cursando o segundo ano ou já ter concluído o ensino médio. O supervisor dos cursos técnicos do SENAI SMOeste, cita que além de eletrotécnica, o Senai oferece ainda os cursos técnicos de segurança do trabalho, eletromecânica, mecatrônica e qualidade. No próximo ano serão ofertados os cursos de eletromecânica e mecatrônica. JOÃO CARLOS GIOTTO JUNIOR destaca que as mensalidades são em média de 400 reais e a inscrição é por ordem de chegada. Anteriormente os candidatos realizavam uma prova de ingresso, critério que não é mais adotado.
Defesa Civil de Tunápolis aguarda aprovação de projeto na câmara de vereadores para definir novas ações de combate a estiagem. Objetivo é garantir legalidade para auxilio no transporte de água. De acordo com o presidente da Defesa Civil de Tunápolis, PEDRO BAUMGRATZ, esta semana ocorreu nova reunião de avaliação dos problemas causados pela estiagem. A prioridade é assumir somente compromisso que pode ser cumprido sem criar falsas expectativas aos agricultores. BAUMGRATZ revela que foi definido pelo Conselho Municipal da Defesa Civil a compra de mais um tanque e contratação de serviço terceirizado para atender a demanda pelo transporte de água. O presidente chama atenção que é preciso subsidiar parte das despesas que os produtores rurais terão com o transporte de água para evitar um custo extra em momento difícil na agricultura.
A lei deve ser aprovada pela câmara de vereadores na sessão da próxima segunda-feira. PEDRO BAUMGRATZ afirma que muitos agricultores estão usando as últimas reservas de água e logo terão dificuldades ainda maiores no abastecimento. Ele avalia que é urgente o auxilio ao setor agrícola. Outra preocupação é com a falta de silagem. Alternativa está na busca por alimento do Paraná por ser uma região grande produtora de pastagens. O presidente da Defesa Civil de Tunápolis explica que o município de Castro possui grande quantidade de feno e pré-secado. Segundo BAUMGRATZ, a compra esbarra no preço do transporte e no imposto interestadual. Será preciso investimento para trazer alimentação de longa distância, e descartar animais que não sejam produtivos. Existem produtores com grande estoque de silagem e outros que estão apelando até para palha de trigo, um alimento pouco nutritivo e ainda com alto custo.
Municípios da região avaliam o transporte de água do Rio Uruguai em Itapiranga. Situação crítica na disponibilidade de água força municípios do Extremo Oeste a adotarem medidas drásticas. O assunto já foi discutido em reunião da Ameosc e ganha força devido ao volume reduzido de água em vários rios que servem de captação para sistemas de abastecimento. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental da ARIS, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, WILLIAM ARENHARDT, dos 295 municípios de Santa Catarina, 121 estão em estado de alerta, atenção ou crítico. Ele cita que o boletim integrado em parceria entre agências reguladoras, governo do estado e Defesa Civil revelam que a média histórica de chuva está muito abaixo desde o ano passado. Período prolongado com menor volume de chuva agrava a situação, gerando estado de calamidade.
O engenheiro sanitarista e ambiental lembra que os 19 municípios da Ameosc estão em situação de emergência. Eles buscam auxilio de recursos para ações, devido à previsão de pouca chuva nos próximos meses. WILLIAM ARENHARDT destaca que São João do Oeste enfrenta problema com o Rio Fortaleza que está praticamente seco e necessita de bom volume de chuva para recuperação. O município deve iniciar até final de semana o transporte de água do Rio Uruguai de Itapiranga para a cidade de São João do Oeste. Outros municípios avaliam a possibilidade de buscar água no Rio Uruguai em Itapiranga. ARENHARDT aponta a necessidade de economizar água. Cita que a população está colaborando com ações que reduzem o consumo. Ele alerta que o cuidado deve ser ainda maior.
Fruticultura registra altos prejuízos com variação do clima neste ano. Há alguns meses, a família PEDRETTI de linha Bonita, Descanso, relatava perdas na produção de pêssego e frutas de caroço em função do frio, e agora, os prejuízos continuam com a falta de água. Conforme o produtor, AGENOR PEDRETTI, nas culturas precoces as perdas já somavam mais de 90%, devido à variação de temperatura na floração e a geada fora de época. A expectativa era a colheita nas cerca de três mil novas plantas, o que também não se confirmou em função da seca. Essas frutas, caso tivessem produzido, seriam colhidas a partir desta semana. O produtor comenta que os prejuízos serão sentidos ainda nas safras futuras, porque as plantas que morrerem agora e terão que ser replantadas, só voltam a produzir em dois anos.
Com produção menor, AGENOR PEDRETTI conta que ocorreu somente a venda local, pois não houve quantia de frutas suficientes para venda em mercados fora do município. Mesmo colhendo menos, o produtor ressalta que os cuidados com as plantas são redobrados em função de sofrerem muito com o calor. Com a estiagem, os fungicidas não tem a mesma eficácia, porque devido à falta de água a planta não consegue fazer a absorção. PEDRETTI ressalta que o preço do pêssego no mercado teve apenas uma pequena elevação, para incentivar o consumidor a comprar, e dessa forma, o produtor está arcando com o prejuízo. Com previsão de pouca chuva para os próximos meses, o produtor lamenta que a próxima safra também já está comprometida. A previsão era colher este ano entre 80 e 100 toneladas, mas com a projeção de uma perda de 80%, a produção deve ficar em apenas 15 toneladas.
Bons resultados da atual safra projetam aumento nas áreas destinadas para plantio do trigo. O gerente de cereais da Cooper A1, SANTO TUMELERO, destaca que o trigo é uma das culturas mais antigas, inclusive é citado por várias vezes na bíblia. Ele cita que na safra 2019/2020, na região de abrangência da cooperativa em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram cultivados em torno de dez mil hectares de trigo. Este ano, o gerente comenta que a condição de preço está mais favorável em função da alta no preço da farinha e todos os derivados. TUMELERO comenta que há cerca de 30 anos a área destinada nas propriedades para o plantio de trigo era maior em comparação aos dias atuais. Ele ressalta que na safra atual houve perdas com a geada de agosto, mas em geral, o trigo colhido foi de boa qualidade.
Para a próxima safra, o gerente de cereais da Cooper A1 projeta aumento na área plantada devido aos bons resultados da última colheita. Ele considera que com a ampla extensão geográfica que o Brasil possui, não é aceitável a importação de mais de 50% do trigo para suprir a demanda nacional. SANTO TUMELERO avalia que o produtor deve ser incentivado a aumentar a sua área de produção de trigo, para depender menos da importação e gerar mais economia no mercado interno. Na última década, o gerente de cereais comenta que o trigo e outros grãos perderam espaço para as áreas de pastagem, devido ao crescimento da bovinocultura leiteira na região.
PM esclarece regras eleitorais com alterações este ano devido a pandemia. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, nesta terça-feira ocorreu uma reunião com as duas coligações que disputam o pleito eleitoral, para o repasse de orientações quanto às normas eleitorais e de segurança relacionadas à Covid-19. O sargento explica que a portaria 824 da Secretaria de Estado da Saúde define os critérios que devem ser observadas no pleito eleitoral. Cita como exemplo o uso obrigatório de máscara em qualquer atividade, a disponibilidade de álcool gel, manter o distanciamento, além de higienização das mãos por exemplo, antes e após a entrega de panfletos,a limpeza nos locais usados para a campanha e evitar contato físico. No dia da eleição, o comandante cita que a prioridade são os eleitores com mais de 60 anos e haverá a limitação de permanência nos locais de votação para evitar aglomerações.
Tanto a secretaria de Estado da Saúde como a Justiça Eleitoral preconizam que o eleitor vá ao seu local de votação e na sequencia retorne para casa evitando qualquer aglomeração. O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste lembra que outras regras continuam valendo para a eleição deste ano, como sempre foi nos outros pleitos, a exemplo da proibição no transporte de eleitores pelos candidatos. Dessa forma, o eleitor deve procurar outra forma de transporte, como de taxis, para o deslocamento. Sargento MILTON WOLF enfatiza que a colocação de mesas para propaganda está autorizada das seis as 22 horas em locais particulares e até as 22 horas da véspera da eleição podem ser realizadas passeatas, carreatas ou caminhadas, o uso de auto-falantes e distribuição de material gráfico.
Denúncias relacionadas aos crimes eleitorais devem ser feitas pelo 190. O sargento MILTON WOLF ressalta que a prioridade será o atendimento das ocorrências em que o denunciante se identifica. O comandante lembra que o objetivo é evitar denúncias anônimas, que dão trabalho a guarnição mas muitas vezes acabam não sendo constatadas. Se a denúncia for falsa, apenas com a intenção de prejudicar o trabalho da polícia, o responsável irá responder pelo crime de falsa comunicação. O sargento enfatiza que a partir desta terça-feira a guarnição já teve alteração na escala de serviço, e na sexta-feira e sábado será intensificada a fiscalização e as rondas no interior, com abordagens de veículos de particulares e de candidatos, em que o foco é a desobstrução das estradas epossível apreensão de armas. WOLF considera que há poucos dias da eleição, o fator positivo é que não houve até o momento nenhuma ocorrência relacionada as eleições.
-CAMINHÃO CARREGADO DE SUÍNOS TOMBA NA BR 282
-OPERAÇÃO PEITO DE AÇO TEM 16 PESSOAS CONDENADAS POR TRÁFICO DE DROGAS
Polícia Militar de Palma Sola alerta sobre cédulas falsas. A PM recebeu informações de comerciantes que receberam cédulas falsas nos últimos dias. A orientação é que quando o cidadão pegar uma nota falsa, imediatamente acione a PM através do número 190. Caso só percebam algum tempo depois, se desloquem a delegacia para lavratura do Boletim de Ocorrência e apreensão da cédula que será encaminhada até a Polícia Federal para abertura de inquérito. O pedido é que todos fiquem atentos, principalmente com as notas de 50 e cem reais que são as que os criminosos preferencialmente tentam falsificar.
Capotamento deixa uma pessoa ferida na BR 163. O acidente ocorreu na madrugada de hoje, por volta da uma hora e 15 minutos, nas proximidades do Chaparral, em Guaraciaba. Os bombeiros do município foram chamados para atendimento da ocorrência envolvendo um carro de passeio. No local foi encontrado um Uno que havia saído da pista após o motorista perder o controle da direção. O carro que era ocupado por quatro pessoas capotou as margens da rodovia. Todos os passageiros foram avaliados, mas apenas um tinha ferimentos e precisou de atendimento no local. Todos eles foram levados para avaliação no Hospital São Lucas.
Motociclista passa ao lado de lombada e colide em carro. O acidente foi registrado por volta das 13 horas e 30 minutos desta terça-feira, na Waldemar Rangrab, bairro Jardim Peperi em SMOeste. Segundo apurado no local com o condutor do carro, um Voyage com placas de SMOeste, ele estava saindo do posto Itaipu, quando o motociclista que seguia sentido trevo, passou ao lado da lombada e colidiu na lateral do seu veículo. A moto é uma Honda CG com placa de São João do Oeste. Com o impacto, as duas pessoas que estavam na moto tiveram ferimentos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez a condução ao Hospital Regional. A Polícia Militar também foi chamada, controlou o trânsito e fez os registros em boletim de ocorrência.
Caminhão carregado de suínos tomba na BR 282. O acidente ocorreu por volta das 15 horas desta terça-feira, na BR 282, trecho entre SMOeste e Maravilha. O motorista do caminhão, placas de Carambeí, PR, disse a reportagem do Portal Peperi que perdeu o controle da direção após a barra de direção estourar. O caminhão carregado com suínos colidiu em um barranco e depois tombou. O motorista foi atendido pelos bombeiros, com ferimentos leves e liberado no local. O trânsito ficou lento no local.
Operação Peito de Aço tem 16 pessoas condenadas por tráfico de drogas. A Operação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, GAECO, em fevereiro deste ano, resultou em 16 pessoas condenadas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, coação no curso do processo e porte ilegal de arma. As penas aplicadas somam 269 anos, um mês e 29 dias de reclusão. A investigação teve início por procedimento de investigação criminal instaurado pela segunda e quarta Promotorias de Justiça de SMOeste, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no transporte de grande quantidade de drogas em fundos falsos de caminhões e junto às cargas.
As ações penais decorrentes de seis meses de investigação demonstraram que as drogas, vindas de Ponta Porã, MS e arredores, tinham como destino o litoral catarinense e o Rio Grande do Sul, por vezes com entrepostos em Paraná e Santa Catarina. Na Operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária e vinte e um mandados de busca e apreensão nas comarcas de SMOeste, Descanso, Campos Novos, Catanduvas, Cunha Porã, Joaçaba e Rio do Campo, e também em cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Na investigação foram apreendidos ainda mil 519 quilos de maconha, cocaína e haxixe, totalizando cerca de um milhão e meio em reais e uma arma de fogo com acessórios no valor de 20 mil reais. Com o julgamento das ações, foi decretado o perdimento de cinco caminhões, três semirreboques e dois reboques, de 544 mil. As sentenças penais são passíveis de recurso.