-FEDERAÇÃO DE MUNICÍPIOS PREVE QUEDA NOS REPASSES PARA A SAÚDE NESTE ANO
-SANTA CATARINA AINDA TEM 12 MIL DESABRIGADOS POR CAUSA DAS CHUVAS
-ROMARIA DA COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA
-MUNICÍPIO ASSINA CONVÊNIO PARA INSTALAR CENTRO DE ATENDIMENTO DA RECEITA FEDERAL
-CENTRO DE REABILITAÇÃO SERÁ CONSTRUIDO EM TERRENO AO LADO DA UPA 24 HORAS
-CAMINHONETE É TOTALMENTE DESTRUÍDA EM INCENDIO NA BR 163
-POLÍCIA CIVIL APREENDE PISTOLA NOVE MÍLIMETROS USADA EM DISCUSSÃO SOBRE DÍVIDA
O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que os Estados Unidos irão posicionar um grupo de combate no Mar Mediterrâneo para evitar que o conflito envolvendo o Hamas escale para uma "guerra regional". Ele afirmou que o grupo norte-americano está a caminho da área leste do Mediterrâneo, onde fica o litoral de Israel e do Líbano. Cerca de 5 mil marinheiros devem participar da operação, que também contará com aviões de guerra e outros aparatos militares. Nesta terça-feira, o presidente JOE BIDEN disse que os Estados Unidos está do lado de Israel.
A Organização das Nações Unidas declarou ter identificado "claras evidências" de que podem ter sido cometidos crimes de guerra em Israel e na Faixa de Gaza no recente conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A declaração foi feita pela Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, que apura as possíveis infrações cometidas durante o conflito. Em nota à imprensa, a Comissão afirmou que grupos armados de Gaza mataram a tiros centenas de civis desarmados e que fazer reféns civis e usar civis como escudos humanos "são crimes de guerra". No texto, a ONU afirmou que o único caminho para a paz é "abordar as causas profundas do conflito.
Militares israelenses afirmaram nesta quarta-feira ter conseguido destruir um avançado sistema de defesa para detecção de aeronaves desenvolvido pelo Hamas. Este é o quinto dia de conflito no Oriente Médio, que já deixou mais de dois mil mortos. Com o ataque de Israel, o Hamas deve enfrentar dificuldades para conseguir monitorar o céu sobre a Faixa de Gaza e identificar aeronaves militares. As Forças de Defesa de Israel afirmaram ter feitos novos bombardeios contra a Faixa de Gaza, destruindo alvos ligados ao Hamas. Foram mais de 400 ataques nas últimas 24 horas, sendo ao menos 200 só nesta quarta.
O avião da Força Aérea Brasileira, que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira. O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira, durou cerca de 14 horas. A aeronave deixou Israel com 211 passageiros. Até domingo, outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty. O governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. Os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
A Frente Nacional de Prefeitos estima que o Ministério da Saúde deve perder, pelo menos, 15 bilhões e 200 milhões de reais em recursos este ano. A entidade criticou nesta terça-feira a decisão do governo federal de mudar o critério de cálculo do orçamento da pasta e, consequentemente, reduzir os repasses aos municípios. Segundo a PFN, que esse corte representa uma redução expressiva nas verbas do governo federal às cidades. Com isso, os municípios acabam tendo que aumentar os rapasses do orçamento próprio à saúde. Por conta disso, a FNP deve ingressar nas próximas semanas com uma ação na Justiça questionando as alterações. Essa mudança foi validada por técnicos do Tribunal de Contas da União que afirmou que os pisos para a saúde e educação só precisam ser cumpridos a partir do ano que vem.
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou, por 12 votos a 5, nesta terça-feira um projeto que tem o objetivo de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O texto agora segue para as comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça da Casa. No novo relatório, Eurico propôs a inclusão, no Código Civil, de trecho que define que pessoas do mesmo sexo não podem se casar. O texto também estabelece que o poder público e a legislação civil não podem interferir nos critérios e requisitos do casamento religioso. Ainda conforme a proposta aprovada, a interpretação do que é casamento e união estável não poderá admitir "extensões analógicas".
O Ministério do Trabalho atualizou a “lista suja” que traz os nomes de empregadores que submeteram pessoas a trabalho análogo à escravidão e adicionou 204 novos nomes, a maior atualização da história. Santa Catarina tem 13 empresas na lista. O relatório é atualizado duas vezes por ano. Em abril de 2023, Santa Catarina tinha 10 empresas na listagem, entre as então 289 citadas no Brasil inteiro. Santa Catarina teve seis inclusões, e, entre adições e nomes que foram retirados, o Estado totaliza 13 empresas na listagem. As cidades com empresas na “lista suja” do Trabalho Escravo são Rio do Sul, Ituporanga, São Bento do Sul, Imbuia, Bom Retiro, São Joaquim e Alfredo Wagner.
Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira o Projeto de Lei, de autoria do suplente de deputado GERRI CONSOLI DO PSD, que dispõe sobre o auxílio entre municípios afetados por catástrofes naturais. A proposta segue para sanção do governador JORGINHO MELLO. O projeto estabelece regras a serem seguidas pelos municípios que querem ajudar, por meio do oferecimento de máquinas, equipamentos, veículos e pessoal, cidades que tenham sido atingidas por inundações e deslizamentos, por exemplo. O texto determina que o auxílio poderá ser prestado independentemente da decretação de estado de emergência ou calamidade.
Ao todo, 12 mil 289 pessoas estão desabrigadas em Santa Catarina. São pessoas que precisaram sair de suas casas e estão em abrigos, após a chuva histórica que atingiu o Estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, nesta terça-feira. Até o momento, já são 168 abrigos pelo Estado, distribuídos em 67 cidades. Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras foram algumas das cidades mais afetadas e as que concentram o maior número de abrigos. Segundo o relatório atualizado nesta terça, 89 municípios emitiram decretos de situação de emergência. Ao todo, 135 municípios tiveram registro de ocorrências causadas pelas chuvas, desde a última quarta-feira.
A tradicional romaria de Nossa Senhora Aparecida está programada para o feriados desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. A informação é da coordenadora da comunidade de Linha Aparecida, MARIA CHIAPARINI. A programação começou com o tríduo nos dias oito, nove e dez na igreja da comunidade. A programação religiosa segue nesta quarta-feira e amanhã ocorre o ponto alto com a romaria. Ela explicou que haverá a recepção dos romeiros desde as primeiras horas da manhã e, às 10 horas, será realizada a tradicional missa. Os festejos seguem com churrasco ao meio-dia, sorteio da ação entre amigos a uma e meia da tarde e matinê em seguida.
O Outubro Rosa é uma ação que é necessária diante do grande número de casos que atingem as mulheres. A afirmação é da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Estadual, MARIA CIRIA ZUNINO. Ela esteve no Boa Tarde Peperi desta terça-feira e disse que, apesar do senso comum de que as mulheres se cuidam, há uma parcela considerável da população feminina que não faz a prevenção de forma correta. MARIA disse que as mulheres precisam ficar mais atentas, fazer o exame de toque de mama e procurar os postos de saúde ou as redes femininas para a coleta de material para o exame de câncer de colo de útero. Ela ressaltou que a maioria dos casos poderia ser evitada com os cuidados preventivos básicos.
A secretária adjunta de saúde de São Miguel do Oeste, CAMILA BERNARDI, também participou do Boa Tarde Peperi de ontem e ressaltou a importância do Outubro Rosa para aumentar a conscientização das mulheres. Ela reforçou que os serviços ofertados neste mês, como o exame preventivo de câncer de colo, estão disponíveis no setor de saúde da mulher no posto de saúde central. CAMILA comentou que todos os postos também fazem os exames preventivos sem agendamento. A secretária comentou que a estrutura de saúde pública oferece todo o suporte para a prevenção e também para o tratamento dos casos confirmados de câncer entre as mulheres.
As repartições públicas municipais de São Miguel do Oeste não terão atendimento nesta sexta-feira. A decisão foi tomada pela Administração Municipal em virtude do feriado do dia 12 de outubro. O feriadão no serviço público também leva em consideração o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e que, neste ano, será em um domingo. Em nota, a administração informou que o objetivo do ponto facultativo na sexta é atender ao pedido desta classe, como também reconhecer o papel que o professor exerce na sociedade. As escolas e creches também estarão na fechadas na sexta. Ficam mantidos os serviços da UPA 24 horas, Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor e a coleta de lixo.
A secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste está priorizando as ações de preparação para o dia de Finados. A informação é da administradora dos cemitérios municipais São Miguel e Almas e Santa Rita, IVANETE POVALA. De acordo com ela, por conta disso, foi aberto nesta semana o período de inscrições para as empresas interessadas em vender produtos em frente ao cemitério São Miguel e Almas. Conforme ela, a ação já é tradicional e podem participar funerárias, floriculturas e lojas que comercializem velas. Segundo IVANETE, ao todo, são cinco vagas neste ano e as empresas interessadas podem fazer a inscrição até o dia 25 deste mês diretamente na prefeitura em horário de expediente, entre sete e 45 e 11 e 45 e entre uma e 15 e cinco e 15 da tarde. Outra opção é também pelo site da prefeitura, no endereço eletrônico www.saomiguel.sc.gov.br, na aba chamamentos públicos.
O sorteio das vagas para as empresa que desejam vender produtos na frente do cemitério São Miguel e Almas será no dia 26 a uma e meia da tarde na secretaria de Urbanismo. De acordo com a administradora dos cemitérios municipais São Miguel e Almas e Santa Rita, IVANETE POVALA, os vencedores terão dois dias destinados a venda de velas e flores, tanto naturais quanto artificiais nos dias primeiro e dois de novembro. IVANETE pontuou que o cemitério São Miguel e Almas também terá horário especial mesmo sem o horário tradicional de verão. Ela comentou que dessa forma, a partir do dia 30 de outubro, o cemitério estará aberto a partir das oito horas da manhã até às oito horas da noite, ficando nesse horário até o dia de Finados, no dia dois de novembro. A ampliação do horário atende ao aumento da movimentação de pessoas no local.
Cerca de oito mil pessoas devem passar pelos dois cemitérios municípios em razão do Dia de Finados deste ano. A projeção é da administradora dos cemitérios municipais São Miguel e Almas e Santa Rita, IVANETE POVALA. Ela disse que cerca de cinco mil pessoas devem passar pelo São Miguel e Almas e outras três mil pelo Santa Rita. IVANETE também destacou ainda que as reformas nos túmulos e qualquer obra de revestimento e limpeza com lavadoras de alta pressão devem ser feitas até o dia 20 deste mês. Após essa data, serão permitidas apenas a limpeza com panos e baldes e a colocação de flores. A administradora aproveitou ainda para reforçar questões já tradicionais mas que ainda ocorrem nos dois cemitérios, como por exemplo, a colocação nos túmulos de flores com embalagens plásticas.
A Receita Federal do Brasil terá um Ponto de Atendimento Virtual na prefeitura de São Miguel do Oeste. O convênio com o Município foi assinado na manhã desta terça-feira, pelo prefeito, WILSON TREVISAN e o chefe da Inspetoria Regional Federal, ERNANI WERLANG. Ficou acertado que um servidor cedido pelo município fará o atendimento dos contribuintes no espaço que será criado na prefeitura. Em agosto, a Receita Federal anunciou o fechamento de 12 agências em cidades do Paraná e Santa Catarina, entre elas, a unidade de São Miguel do Oeste. O motivo seria a falta de servidores, as dificuldades em repor o quadro de funcionalismo e a redução constante do número de atendimentos presenciais no local.
A criação de um ponto de atendimento virtual na prefeitura foi a forma encontrada pela administração para que os contribuintes da cidade continuassem tendo um ponto de referência para os serviços da Receita Federal. A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT. Ela explicou que o servidor cedido pelo município passará por um treinamento na Receita Federal para o atendimento dos contribuintes. O município não confirmou quando vai começar o atendimento no ponto virtual. A unidade da Receita Federal de São Miguel do Oeste fechou as portas no dia primeiro de setembro.
A CDL projeta um aumento de vendas para o dia das crianças no município. A previsão é do presidente da entidade, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. Ele disse que a data é importante, mas nem todos os setores faturam com o dia das crianças. JUARES citou que o maior movimento de consumidores deve ser nas lojas que comercializam brinquedos, roupas, calçados e papelarias. Outro segmento que deve vender mais neste ano é do eletroeletrônicos. O presidente da CDL comentou que não há um previsão de aumento em termos de números, mas os comerciantes estão otimistas para a data. A expectativa é de que um grande movimento na tarde de hoje nas lojas da cidade.
Em sessão ordinária da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizada na segunda-feira, os vereadores indicaram uma série de ações à Administração Municipal. Entre as proposições estão pedidos sobre saúde, trânsito e recolhimento de lixo. Em moção de apelo, o vereador CARLOS AGOSTINI solicitou ao Município e à Secretaria de Estado da Saúde que fortaleçam as políticas públicas e as divulgações de campanhas para prevenção de doenças. Já o vereador MOACIR FIORINI solicitou informações sobre melhorias no recolhimento de lixo reciclável. O vereador GILMAR BALDISSERA solicitou à Administração Municipal que instale redutor de velocidade na Rua João Eduardo Agostini, no acesso ao Loteamento Santina Manto, no Bairro Agostini. A próxima sessão está marcada para as sete horas da noite de hoje.
A câmara de vereadores também aprovaram, nesta segunda-feira, o projeto que abre espaço nas leis orçamentárias para que o município receba um repasse de seis milhões e 400 mil reais do governo federal. O recurso será usados para a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação. Conforme o líder do governo, RAVIER CENTENARO, o valor será usado para a construção do prédio e compra dos equipamentos. O centro vai ser usados para a reabilitação de pessoas em tratamento de saúde. O projeto foi aprovado por unanimidade e seguirá para sanção do prefeito. RAVIER esteve no Peperi Entrevista de ontem e ressaltou a importância do centro para a saúde da população.
A construção do centro de reabilitação será feita em um terreno do município que fica entre a UPA 24 e a Unoesc. A informação é do vereador líder do governo, RAVIER CENTENARO. Ele disse que a estrutura vai atender pacientes que precisam de reabilitação tanto de São Miguel do Oeste quanto da região. O centro será uma espécie de referência para o extremo-oeste. RAVIER comentou que o investimento atende uma necessidade especifica do setor da saúde.
Com o projeto aprovado pelos vereadores, a matéria segue agora para sanção do prefeito. Depois disso, o município começa a etapa dos projetos e licitações. A expectativa é de que as obras ocorram apenas em 2024. O vereador RAVIER CENTENARO disse que depois disso vem outra preocupação: o custo de manutenção da estrutura com a contratação e pagamento das equipes profissionais. O líder do governo citou que embora o centro de reabilitação seja uma necessidade, o município está preocupado com a conta dos serviços. Ele comentou que existe o risco de se repetir o que aconteceu com a UPA 24 horas, ou seja, apesar da auxilio do governo federal, a maior parte do custo acaba ficando com a prefeitura.
A Polícia Rodoviária Federal iniciou hoje a Operação Nossa Senhora Aparecida 2023. A ação especial de patrulhamento das rodovias se estende até domingo. O feriado nacional deve aumentar o fluxo de veículos em todas as regiões do estado, inclusive no extremo-oeste, devido à Oktoberfest. Por ser um evento com grande apelo ao consumo de bebidas alcoólicas, o combate à embriaguez será uma das prioridades da fiscalização. No extremo-oeste haverá aumento da barreiras policiais nas BRs 282, 163 e 158.
Uma caminhonete Frontier foi destruída em um incêndio na madrugada desta quarta-feira na BR 163, na Linha Esquina Derrubada em São José do Cedro. Os Bombeiros foram acionados por volta das três horas. A equipe utilizou cerca de mil e 500 litros de água para a extinção das chamas. O veículo foi totalmente destruído no incêndio. O motorista de 53 anos, estava fora da camionete, quando os bombeiros chegaram. Ele não sofreu ferimentos. O caso foi repassado para a Polícia Civil.
O incêndio de uma caminhonete na madrugada de hoje na BR 163 pode ter sido criminoso. De acordo com a Polícia Militar, o motorista da camionete relatou que é residente no Rio Grande do Sul e estava na cidade de Guarujá do Sul para falar com uma mulher que conheceu numa boate no Rio Grande do Sul. Ele disse que estava com a mulher em Chapecó no início do mês e que havia combinado com ela a vinda para Guarujá do Sul. Segundo informações do homem, ele estaria entregando o valor de nove mil reais em dinheiro para a mulher enquanto está não achasse um emprego, visto que iria sair da boate e voltar a morar com sua mãe em Guarujá do Sul. Ele alega que teve o dinheiro roubado e os ladroes colocaram fogo na caminhonete antes de fugir. Outros detalhes não foram divulgados pela Polícia.
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste fez uma apreensão de uma pistola nove milímetros nesta terça-feira no município. A investigação foi iniciada após a Polícia receber informações de que, durante uma discussão por dívida, um dos envolvidos teria apontado uma arma de fogo para o outro. Em razão desse relato, foram realizadas diligências para apurar os fatos e identificar os envolvidos. A Polícia Civil conseguiu uma ordem judicial de busca e apreensão e encontrou a arma usada no fato. A pistola tem registro no nome da pessoa envolvida no fato. O inquérito policial deve ser finalizado nos próximos dias e remetido ao poder judiciário.