ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-10-2023 Quarta-Feira

-FEDERAÇÃO DE MUNICÍPIOS PREVÊ QUEDA NOS REPASSES PARA A SAÚDE NESTE ANO

-SANTA CATARINA AINDA TEM 12 MIL DESABRIGADOS POR CAUSA DAS CHUVAS

-ASSOCIAÇÕES TERÃO QUE FAZER O TRATAMENTO DA ÁGUA EM IPORÃ DO OESTE

-DIRETORA ENALTECE IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS BENEFICENTES EM PROL DA APAE

-CONFIRMADA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO RIO URUGUAI

-CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO TERÁ HORÁRIOS ESPECIAIS EM DESCANSO NESTE MÊS

-LADRÕES ROUBAM 9 MIL REAIS EM ASSALTO E ATEIAM FOGO EM CAMINHONETE

-APREENDIDA PISTOLA UTILIZADA EM AMEAÇA DURANTE DISCUSSÃO POR DÍVIDA


O tempo apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. A temperatura mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 28 graus. Umidade relativa do ar 61 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que os Estados Unidos irão posicionar um grupo de combate no Mar Mediterrâneo para evitar que o conflito envolvendo o Hamas escale para uma "guerra regional". Ele afirmou que o grupo norte-americano está a caminho da área leste do Mediterrâneo, onde fica o litoral de Israel e do Líbano. Cerca de 5 mil marinheiros devem participar da operação, que também contará com aviões de guerra e outros aparatos militares. Nesta terça-feira, o presidente JOE BIDEN disse que os Estados Unidos está do lado de Israel.

A Organização das Nações Unidas declarou ter identificado "claras evidências" de que podem ter sido cometidos crimes de guerra em Israel e na Faixa de Gaza no recente conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A declaração foi feita pela Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, que apura as possíveis infrações cometidas durante o conflito. Em nota à imprensa, a Comissão afirmou que grupos armados de Gaza mataram a tiros centenas de civis desarmados e que fazer reféns civis e usar civis como escudos humanos "são crimes de guerra". No texto, a ONU afirmou que o único caminho para a paz é "abordar as causas profundas do conflito.

Militares israelenses afirmaram nesta quarta-feira ter conseguido destruir um avançado sistema de defesa para detecção de aeronaves desenvolvido pelo Hamas. Este é o quinto dia de conflito no Oriente Médio, que já deixou mais de dois mil mortos. Com o ataque de Israel, o Hamas deve enfrentar dificuldades para conseguir monitorar o céu sobre a Faixa de Gaza e identificar aeronaves militares. As Forças de Defesa de Israel afirmaram ter feitos novos bombardeios contra a Faixa de Gaza, destruindo alvos ligados ao Hamas. Foram mais de 400 ataques nas últimas 24 horas, sendo ao menos 200 só nesta quarta.

O avião da Força Aérea Brasileira, que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira. O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira, durou cerca de 14 horas. A aeronave deixou Israel com 211 passageiros. Até domingo, outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty. O governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. Os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

A Frente Nacional de Prefeitos estima que o Ministério da Saúde deve perder, pelo menos, 15 bilhões e 200 milhões de reais em recursos este ano. A entidade criticou nesta terça-feira a decisão do governo federal de mudar o critério de cálculo do orçamento da pasta e, consequentemente, reduzir os repasses aos municípios. Segundo a PFN, que esse corte representa uma redução expressiva nas verbas do governo federal às cidades. Com isso, os municípios acabam tendo que aumentar os rapasses do orçamento próprio à saúde. Por conta disso, a FNP deve ingressar nas próximas semanas com uma ação na Justiça questionando as alterações. Essa mudança foi validada por técnicos do Tribunal de Contas da União que afirmou que os pisos para a saúde e educação só precisam ser cumpridos a partir do ano que vem.

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou, por 12 votos a 5, nesta terça-feira um projeto que tem o objetivo de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O texto agora segue para as comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça da Casa. No novo relatório, Eurico propôs a inclusão, no Código Civil, de trecho que define que pessoas do mesmo sexo não podem se casar. O texto também estabelece que o poder público e a legislação civil não podem interferir nos critérios e requisitos do casamento religioso. Ainda conforme a proposta aprovada, a interpretação do que é casamento e união estável não poderá admitir "extensões analógicas".

O Ministério do Trabalho atualizou a “lista suja” que traz os nomes de empregadores que submeteram pessoas a trabalho análogo à escravidão e adicionou 204 novos nomes, a maior atualização da história. Santa Catarina tem 13 empresas na lista. O relatório é atualizado duas vezes por ano. Em abril de 2023, Santa Catarina tinha 10 empresas na listagem, entre as então 289 citadas no Brasil inteiro. Santa Catarina teve seis inclusões, e, entre adições e nomes que foram retirados, o Estado totaliza 13 empresas na listagem. As cidades com empresas na “lista suja” do Trabalho Escravo são Rio do Sul, Ituporanga, São Bento do Sul, Imbuia, Bom Retiro, São Joaquim e Alfredo Wagner.

Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira o Projeto de Lei, de autoria do suplente de deputado GERRI CONSOLI DO PSD, que dispõe sobre o auxílio entre municípios afetados por catástrofes naturais. A proposta segue para sanção do governador JORGINHO MELLO. O projeto estabelece regras a serem seguidas pelos municípios que querem ajudar, por meio do oferecimento de máquinas, equipamentos, veículos e pessoal, cidades que tenham sido atingidas por inundações e deslizamentos, por exemplo. O texto determina que o auxílio poderá ser prestado independentemente da decretação de estado de emergência ou calamidade.

Ao todo, 12 mil 289 pessoas estão desabrigadas em Santa Catarina. São pessoas que precisaram sair de suas casas e estão em abrigos, após a chuva histórica que atingiu o Estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, nesta terça-feira. Até o momento, já são 168 abrigos pelo Estado, distribuídos em 67 cidades. Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras foram algumas das cidades mais afetadas e as que concentram o maior número de abrigos. Segundo o relatório atualizado nesta terça, 89 municípios emitiram decretos de situação de emergência. Ao todo, 135 municípios tiveram registro de ocorrências causadas pelas chuvas, desde a última quarta-feira.

A prefeitura de Belmonte se manifestou a respeito da queda do ossuário no cemitério municipal da cidade. A estrutura desmoronou na tarde de segunda-feira, durante um serviço de manutenção. De acordo com a nota, a equipe da prefeitura trabalhava na ação de estruturação e resguardo do ossuário, que é montado em placas moduladas e sobre um solo não estável. O desmoronamento do terreno que ocasionou o colapso ocorreu durante a escavação para a estruturação do ossuário. O Município informou que todas as medidas foram adotadas para a recolha do material e correta realocação. Essa atividade foi realizada pela equipe especializada de uma funerária. A Prefeitura de Belmonte informou que um novo ossuário deve ser construído no cemitério municipal da cidade.

Saúde de São João do Oeste cria rede de atenção e proteção inter-setorial. Trabalho conjunto tem o objetivo de gerar maior eficiência nas ações em prol da saúde mental. Conforme o Psicólogo da Secretaria Municipal da Saúde, MIGUEL RODRIGUES, a criação da rede de atenção e proteção intersetorial é mais um passo importante para o município. Ele destacou que este programa surgiu da necessidade de uma reunião conjunta mensal para estruturar e aumentar os laços entre os setores para trabalhar as demandas individuais. Em muitos casos, as famílias passam por vários setores, incluindo saúde, social, CRAS, Conselho Tutelar e ainda possuem filhos nas escolas que já possuem atendimentos. RODRIGUES avaliou que no tratamento individualizado, os resultados não são tão positivos como o esperado. Mencionou que os municípios que já possuem a rede apresentam resultado altamente positivo para as famílias atendidas.

Conforme o psicólogo MIGUEL RODRIGUES, com essa nova formação de atendimento é possível solucionar problemas com maior eficiência. Ele comentou que diversos profissionais estão envolvidos na rede de atenção e proteção intersetorial, pois diferentes secretarias possuem envolvimento neste trabalho. O Psicólogo da Secretaria Municipal da Saúde de São João do Oeste, MIGUEL RODRIGUES, destacou que está sendo plantada uma sementinha. O resultado pode ser lento, mas com muito otimismo para bons frutos. O psicólogo lembrou ainda que as ações da saúde mental contam com trabalho paralelo e atendimento conjunto em situações crônicas e ainda atividades nas escolas.

Gestão pública proporciona suporte para o trabalho dos profissionais. O Psicólogo MIGUEL RODRIGUES, elogiou o apoio da equipe do governo de São João do Oeste para os trabalhos na área da saúde mental. Ele destacou o investimento feito nos últimos anos, pois atualmente o setor da saúde conta com três profissionais na área clínica, além de psicólogo na secretaria da educação. MIGUEL RODRIGUES revelou a importância de ter atenção no setor, pois ainda tem fila de espera para o atendimento, em virtude da grande demanda. Ele disse que existe um trabalho árduo pela frente no serviço especializado da psicologia. Entre as projeções otimistas estão as atividades com alunos, buscando melhorar a saúde mental no futuro.

Inicia amanhã a programação oficial da Oktoberfest na cidade de Itapiranga. A grande atração no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida será o Desfile Cultural, na Rua do Comércio, a partir das 14 horas e 30 minutos. Conforme a Diretora de Cultura de Itapiranga, FERNANDA STHAL, aproximadamente 50 entidades já confirmaram presença. A expectativa é reunir mais de cinco mil pessoas no centro de Itapiranga. A programação desta quinta-feira ainda terá o desfile do Bierwagen com distribuição de chopp pelas ruas da cidade, encontro de músicos e apresentação de banda local até as 20 horas na Praça da Bandeiras. A organização trabalha com a mobilização dos envolvidos no desfile para proporcionar uma grande integração festiva.

FERNANDA STHAL também chama atenção para o Show da Oktoberfest, na sexta-feira, a partir das 20 horas, no Complexo Oktober. Durante a tarde já terá apresentação de banda típica na Praça das Bandeiras, desfile do Bierwagen e do trenzinho pelas ruas da cidade. Conforme a Diretora, o Show da Oktoberfest terá mais de 200 pessoas envolvidas no espetáculo e vai valorizar diferentes culturas no evento germânico. FERNANDA STHAL chama atenção que o público visitante terá grandes atrações musicais nos pavilhões da Oktoberfest nas noites de sexta-feira e sábado. Estarão presentes as bandas Os Montanari, Herr Schmidt, Vox 3, Musical Integração e Orquestra Harmonia.

O CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste desenvolve diversas atividades no decorrer do ano letivo. Conforme a diretora, CRISTIANA SCHROEDER, são ações pedagógicas e outras atividades diferenciadas com envolvimento dos educandos. Citou como exemplo o intercâmbio que aconteceu recentemente em Tunápolis, envolvendo quatro Centros Educacionais Especializados da Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga. Destacou que foi uma ótima oportunidade para os educandos interagirem com seus pares, além de incentivar laços de amizade e afeto. Para a próxima semana, CRISTIANA salientou que será realizada uma atividade em parceria com os cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária da Uceff de Itapiranga. Os universitários vão trazer cavalos e aplicar a equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, para o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência.

O CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste disponibiliza atendimentos com equipe clínica composta por diferentes profissionais. De acordo com a diretora, CRISTIANA SCHROEDER, são disponibilizadas atividades de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, atividades de psicomotricidade ministradas por um profissional de educação física, pedagogia interativa com as crianças, artes, educação física e ainda informática educativa para jovens e adultos. Todos os atendimentos são gratuitos, com excelência no atendimento das crianças até os idosos com 70 anos ou mais. CRISTIANA salientou que o CAESP-APAE não cobra pelos atendimentos, mas conta com a parceria das famílias nas ações que visam a arrecadação de recursos, como a venda de rifas, por exemplo.

Outro meio importante de subsistência do CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste são os eventos beneficentes promovidos pelas entidades do município em prol da instituição. A diretora, CRISTIANA SCHROEDER, mencionou que um desses eventos vai acontecer na noite desta quarta-feira, em Linha São Lourenço, promovido pela Associação de Moradores da comunidade, em parceria com o Lions Clube Iporã. O início será às 19h com jantar, seguido de baile pré-oktober. Durante o evento também serão realizadas apresentações com os alunos do CAESP-APAE Caminho de Luz. CRISTIANA SCHROEDER enalteceu a importância dos eventos beneficentes, pois através deles o educandário consegue realizar importantes investimentos na compra de materiais e fazer manutenções diversas na estrutura física da instituição.

Ocorreu na Prefeitura de Iporã do Oeste na manhã da última segunda-feira, uma reunião com as diretorias das 11 Associações de Água Comunitária do município. A reunião contou com a presença do prefeito, ADÉLIO MARX, e do promotor de Justiça da Comarca de Mondaí, RAFAEL DUTRA SILVEIRA MARTINS. Em pauta esteve a situação do abastecimento de água em diversas comunidades do interior e a necessidade das associações fornecerem água que atenda a uma Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde, ainda de 2017, que determina que o líquido deve ser potável e sem a presença de coliformes fecais. O Engenheiro Agrônomo do Município e Responsável Técnico das Associações de Água Comunitária, MARCOS POHLMANN, concedeu entrevista ao RPN na manhã de hoje e destacou que na reunião ficou definido que as entidades em desacordo com a Portaria de Consolidação farão as melhorias necessárias.

As 11 Associações de Água Comunitária de Iporã do Oeste atendem cerca de 410 famílias e mil e 200 pessoas no município. Das 11, seis ainda não possuem sistema de tratamento e deverão fazer investimentos para atender as exigências do Ministério da Saúde até o final deste mês. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Responsável Técnico das Associações de Água Comunitária, MARCOS POHLMANN, o Município e a Casan assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta junto à promotoria do estado, cujo prazo para regularização das situações irregulares já terminou. Ele observou que a instalação do sistema de cloração da água terá um custo de aproximadamente três mil reais para as Associações, sendo que algumas delas deverão estudar formas de ampliar as receitas para viabilizar o investimento.

MARCOS POHLMANN destacou que não há risco de fechamento das Associações de Água Comunitária, já que tanto o Município, quanto as diretorias assumiram compromisso e poderão sofrer punições se não atenderem a Portaria do Ministério da Saúde. Ele citou que o Município oferece gratuitamente o serviço de Responsabilidade Técnica para todas as Associações, além das análises da água distribuída para a população. Também existe um programa de incentivo para a construção de cisternas nas propriedades com pagamento de um valor por metro cúbico de água armazenada e ainda um programa para proteção de fontes, pelo qual o Município fornece tubos, pedras e serviços de máquinas para execução da proteção. Outro encaminhamento feito pelo Município junto ao CONDER são as licenças ambientais para a limpeza dos rios que há alguns anos tinham grandes reservatórios de água.

A Secretaria de Saúde de Descanso vai realizar a Campanha Nacional de Multivacinação entre os dias 14 e 28 de outubro. De acordo com a técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacinas do município, DIRVÂNIA PROVENSI, o objetivo é verificar e atualizar as cadernetas de vacinas, com aplicação de eventuais doses faltantes. Ela frisou que através da campanha, o Ministério da Saúde espera elevar as coberturas vacinais e minimizar o risco de ressurgimento de doenças já erradicadas no Brasil. DIRVÂNIA destacou que o público-alvo da ação são as crianças recém nascidas até os adolescentes com 15 anos incompletos. Porém, ressaltou que os adultos também podem aproveitar a campanha para atualizar a sua carteirinha de vacinação.

DIRVÂNIA PROVENSI destacou que o Ministério da Saúde oferece 18 vacinas gratuitas pelo calendário nacional de imunização e que todas estão disponíveis para a população de Descanso. A técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacinas do município explicou que o horário de atendimento para atualização das cadernetas será das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Nos dias 18 e 20 de outubro, haverá horário estendido até às 19h para facilitar o comparecimento da população. Já o Dia D de Multivacinação será no sábado, dia 21, com atendimento das 08h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

O Município de São João do Oeste assinou na semana passada, o contrato com a empresa vencedora da licitação para elaboração do Projeto Técnico orçado em 12 milhões de reais para captação de água do Rio Uruguai, na Linha Chapéu. Conforme o vice-prefeito, RUDI RASCH, a elaboração do projeto contempla a captação, recalque e construção da Estação de Tratamento na Linha Macuco, de onde a água será destinada para os consumidores na cidade. Ele mencionou que após a conclusão do Projeto Técnico serão encaminhadas as licenças ambientais junto ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional para viabilizar o início das obras. A expectativa é que a execução do Projeto de captação de água do Rio Uruguai seja concluída até o ano que vem, para que a obra possa ser inaugurada antes do período eleitoral.

RUDI RASCH salientou que esse é o maior projeto de engenharia já realizado no município de São João do Oeste, que vai resolver definitivamente os problemas de desabastecimento de água. O vice-prefeito enalteceu o investimento de 12 milhões de reais no projeto e destacou que o Município ficou responsável por puxar a rede de energia elétrica para o funcionamento das bombas. Do valor total, houve a confirmação da liberação de cinco milhões do Governo do Estado. Desses, dois milhões estarão disponíveis nos próximos dias e mais três milhões no início de 2024. Posteriormente, os sete milhões faltantes para a execução do Projeto serão financiados pelo Município na Caixa Econômica Federal, com Projeto já aprovado pelo Poder Legislativo Municipal.

Em relação a situação partidária dos líderes políticos do Município, o vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH, citou que a sua filiação ao Republicanos, partido do ex-governador, CARLOS MOISÉS, possibilitou avanços em vários Projetos nos últimos anos. Já a recente ida do prefeito, GENÉSIO ANTON, ao Partido Liberal, do atual governador, JORGINHO MELLO, também está gerando bons resultados. Citou que já ocorreu a sensibilização do Governo do Estado para a liberação de recursos importantes ao Município de São João do Oeste, a exemplo da confirmação das verbas para execução do Projeto de captação de água do Rio Uruguai, na Linha Chapéu.

A Polícia Rodoviária Federal iniciou hoje a Operação Nossa Senhora Aparecida 2023, que se estenderá até o próximo domingo. O feriado nacional desta quinta-feira deve aumentar o fluxo de veículos em todas as regiões do estado, especialmente no Vale do Itajaí, devido à Oktoberfest. Por ser um evento com grande apelo ao consumo de bebidas alcoólicas, o combate à embriaguez será uma das prioridades da fiscalização. Também preocupa a previsão de tempo chuvoso e, consequentemente, pista molhada durante parte do feriadão. Quedas de barreiras podem voltar a acontecer e por isso, os motoristas devem transitar com máxima atenção, sempre considerando o risco de derrapagem e hidroplanagem. No ano passado, no mesmo período, a PRF registrou 104 acidentes, nos quais 127 pessoas ficaram feridas e cinco morreram.

A Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste, com o apoio da equipe HORUS e do Canil da Polícia Civil, apreendeu uma pistola calibre nove milímetros. Foi na tarde desta terça-feira. A investigação teve início após a Polícia receber informações de que, durante uma discussão relacionada a uma dívida, uma das partes envolvidas teria ameaçado a outra com uma arma de fogo. Com base no relato, a polícia conduziu investigações para esclarecer os fatos e identificar os envolvidos. Durante a apuração foi descoberto que a pessoa em questão possuía uma pistola registrada em seu nome. Diante dessas circunstâncias, um pedido de busca e apreensão foi apresentado, com parecer favorável do Ministério Público e aprovação do Judiciário. O procedimento investigativo continuará nas próximas etapas e será encaminhado ao Judiciário para seguimento do Devido Processo Legal.

Ladrões roubam nove mil reais em assalto em São Cedro do Cedro. Foi na madrugada desta quarta-feira, na BR-163, na comunidade de Linha Esquina Derrubada. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o roubo ocorreu por volta três horas desta madrugada, às margens da BR 163, no viaduto de acesso à Linha Esquina Derrubada. A Polícia Militar foi acionada após os assaltantes terem ateado fogo em uma caminhonete. A vítima estava às margens da rodovia aguardando a chegada da PM, sendo que o motorista da caminhonete relatou que é residente no Rio Grande do Sul e que estava na cidade de Guarujá do Sul para falar com uma mulher que havia conhecido numa boate no Rio Grande do Sul.

O homem informou que havia combinado com a mulher de encontrá-la na rodoviária de Guarujá do Sul, onde iria entregar nove mil reais para ela. O dinheiro seria para a mulher pagar suas despesas enquanto não achasse um novo emprego, visto que iria sair da boate e voltar a morar com sua mãe, em Guarujá do Sul. Os bombeiros foram acionados para combater o incêndio no veículo. O motorista de 53 anos não sofreu ferimentos e permaneceu no local da ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.