ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-10-2022 Terça-Feira

-ENDIVIDAMENTO CRESCE E ATINGE QUASE 80 POR CENTO DAS FAMÍLIAS

-CHUVARADA LEVA MAIS DE 88 MIL PESSOAS A SAÍREM DE CASA EM SC

-PRIMEIRA EDIÇÃO DA TARDE DA MULHER SERÁ AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE

-EDITAL DE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIAS AINDA NÃO TEM DATA PARA LANÇAMENTO

-SANTA HELENA REALIZA HOJE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PAISAGISMO DA CIDADE

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA VAI RETOMAR MUTIRÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE

-FUGA DA POLÍCIA RESULTA EM ACIDENTE E ABANDONO DE GALÕES DE AGROTÓXICOS

-HOMEM DE SANTA HELENA É CONDENADO A PRISÃO POR ESTUPRO E CÁRCERE PRIVADO


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se instável, com chuva. A previsão para as próximas horas é de mais chuva na região. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e cinco centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O julgamento contra a fabricante Airbus e a companhia aérea Air France por homicídio culposo começou nesta segunda-feira na França, com as duas empresas rejeitando qualquer erro na tragédia aérea que matou 228 pessoas em 2009, no voo Rio-Paris. Naquele ano, o avião do voo AF447 caiu no meio da noite no Atlântico, três horas e 45 minutos após a decolagem no Rio, causando a morte de 216 passageiros e 12 tripulantes. Foi o desastre mais mortal da história da Air France. O Tribunal de Apelação considerou existir acusações suficientes contra a Air France por "se abster de implementar a formação adequada, o que impediu os pilotos de reagir conforme necessário".

O número de mortos pela tempestade tropical Julia subiu para pelo menos 14 nesta segunda-feira com vítimas confirmadas em El Salvador e Honduras, depois que a tempestade provocou fortes chuvas em uma faixa da América Central e no sul do México. As autoridades salvadorenhas relataram a morte de nove pessoas na manhã de segunda-feira devido à tempestade Julia, incluindo cinco soldados, enquanto pelo menos 830 pessoas foram retiradas de áreas de risco. As autoridades de El Salvador e da Guatemala também cancelaram as aulas na segunda-feira.

Equipes de resgate da Venezuela procuram mais de 50 pessoas desaparecidas por conta de inundações devastadoras que deixaram dezenas de mortos na cidade de Las Tejerias, no estado de Aragua. As chuvas na noite de sábado varreram grandes troncos de árvores e detritos das montanhas circundantes em Las Tejerias, a 67 quilômetros a sudoeste de Caracas, causando prejuízos a empresas e plantações na região. Pelo menos 36 pessoas morreram por conta das enchentes, e 56 continuam desaparecidas. As primeiras estimativas relataram pelo menos 25 mortos e 52 desaparecidos.

O Tribunal de Contas da União enviou ofício ao Ministério da Defesa, divulgado nesta segunda-feira, para que a pasta do governo federal encaminhe o resultado da auditoria feita com urnas eletrônicas, no primeiro turno das Eleições 2022. O ministro BRUNO DANTAS acatou o pedido feito pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto à Corte, LUCAS FURTADO. DANTAS analisou a demanda enquanto relator da auditoria desenvolvida pelo próprio TCU sobre os equipamentos. FURTADO alega ainda que a segurança do Estado sairá “fortalecida” com a divulgação das informações colhidas a partir dos testes feitos pelas Forças Armadas.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2022, o comércio brasileiro se prepara para alavancar o faturamento. Dessa forma, de acordo com a estimativa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, há a previsão que as vendas aumentem sete vírgula nove por cento em comparação ao volume registrado em 2018. Assim, ainda segundo a CNC, o mundial deve movimentar um bilhão 480 milhões de reais. Ou seja, 110 milhões a mais que o montante apurado na Copa do Mundo de 2018. Segundo o José ROBERTO TADROS, presidente da CNC, embora a alta nas vendas seja pequena, os lojistas devem comemorar.

O número de famílias endividadas atingiu, em setembro, 79 vírgula três por cento do total de lares no país, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo nesta segunda-feira. A alta de devedores foi de zero vírgula três ponto percentual em setembro ante agosto, enquanto, em um ano, o avanço foi de cinco vírgula três pontos. A situação é pior para as famílias de baixa renda. Nos lares com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80 por cento pela primeira vez. Apesar do número recorde, o ritmo diminuiu. O avanço em 12 meses foi o menor desde julho do ano passado.

A chuva que atinge Santa Catarina desde segunda-feira já deixa um rastro de estragos e obrigou ao menos 88 mil pessoas a saírem de suas casas e prejudicou cerca de dois mil moradores. A região mais afetada foi o Oeste, onde há comunidades ilhadas, pontes danificadas e estradas bloqueadas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais duas mil 468 pessoas foram afetadas pela chuva, a maioria em Coronel Martins, onde até as aulas foram canceladas. Em Vargeão, cerca de 390 pessoas foram afetadas, destas, 130 famílias estão isoladas na linha Urumbeva, devido aos alagamentos. No Vale do Itajaí, as barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí, tiveram todas as comportas fechadas na tarde desta segunda-feira, devido ao alto volume de chuva e à elevação do nível do rio em algumas cidades da região.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica realizou uma operação para combater o hantavírus em Santa Catarina. A doença, transmitida por ratos, já tem quatro mortes no Estado em 2022. De acordo com o governo do Estado, entre 3 e 9 de outubro, foram feitas instalação de armadilhas para a captura de roedores, identificação de espécies e coleta de material para identificação do vírus na Serra Catarinense. O número de mortes é metade do total de contaminados no Estado, que são oito localizados em Agronômica, Águas Frias, Caçador, Lontras, Mafra, Palhoça, Painel e Urubici. Uma das vítimas fatais se trata de um menino de 11 anos que foi mordido por um rato em Urubici. Profissionais de saúde catarinenses já foram alertados sobre o aumento de roedores, que desencadeou novos casos no fim de agosto.

O custo por voto de deputados estaduais eleitos em Santa Catarina teve uma média de cinco reais e 74 centavos e uma diferença de mais de 100 vezes entre o maior e o menor valor. Os resultados são baseados nas despesas contratadas declaradas pelos candidatos até a manhã de quinta-feira à Justiça Eleitoral e do total de votos recebidos nas eleições de 2022, conforme o Tribunal Superior Eleitoral. Os 40 deputados eleitos para a Assembleia Legislativa gastaram, juntos, 11 milhões até o momento e receberam um montante de um milhão e 900 mil votos. O valor é menor do que o custo por voto dos deputados federais, que foi de nove e 98 entre os eleitos de Santa Catarina.

Boletim de urna de seção de Itapiranga passa por auditoria do Tribunal de Contas da União. A informação é do Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, DANIEL COELHO. A sexagésima quinta Zona Eleitoral abrange os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. Conforme COELHO, a auditoria é um procedimento adotado pelo TCU utilizando os boletins de urnas que são gerados logo após o término das eleições na própria seção eleitoral. No total, serão auditados quatro mil, 221 boletins de urnas. Deste total, 560 foram auditados pelos próprios auditores no dia da eleição e agora serão auditados mais quatro mil, 161.

Em Itapiranga, DANIEL COELHO revela que a seção 118 foi sorteada para ser auditada. A seção é da Sociedade Bom Humor de Linha Santa Fé Alta. O Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga explica que esse boletim é gerado pelos mesários no término das eleições, antes do contato em rede. Agora, o trabalho dos auditores do Tribunal de Contas da União é conferir se esse boletim possui os mesmos dados e resultados coincidentes com o divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

DANIEL COELHO enaltece que no primeiro turno das eleições não foram constatadas irregularidades. O Chefe do Cartório cita que uma das dificuldades registradas foram as filas em virtude de falhas nas biometrias, situação que foi registrada em todo o país. Para o segundo turno, DANIEL COELHO acredita que a eleição seja mais rápida em virtude do eleitor definir apenas o presidente e governador. O Cartório Eleitoral de Itapiranga já iniciou os trabalhos para a votação de 30 de outubro. COELHO destaca que no dia 17 de outubro, segunda-feira, acontece a audiência de preparação das urnas, aberta ao público, permitindo a qualquer cidadão acompanhar o procedimento.

Mesários convocados no primeiro turno devem exercer a mesma função no dia 30. O Chefe do Cartório da sexagésima quinta Zona Eleitoral, DANIEL COELHO, destaca a preparação para as eleições do segundo turno, orientando os mesários novamente e ajustando situações para tornar a eleição tranquila também no segundo turno. COELHO revela que as urnas permanecem no cartório até o dia da eleição. Após as eleições, é realizada novamente audiência pública de lacres e em seguida elas são encaminhadas ao depósito do Tribunal Regional Eleitoral. DANIEL COELHO cita que o cidadão que tiver qualquer problema no título não consegue regularizar a situação neste momento. O cadastro eleitoral reabre apenas no dia oito de novembro. Antes disso, os trabalhos ao público são voltados apenas para emissão de certidões e a justificativa eleitoral.

Eleitores que não votaram no primeiro turno têm até 60 dias para justificarem a ausência. O Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, DANIEL COELHO, chama a atenção que a justificativa deve ser feita em até 60 dias após as eleições. O procedimento pode ser feito no cartório eleitoral de origem do eleitor ou pelo aplicativo e-título. É necessário apresentar um documento comprovante que pessoa não estava no local de votação no dia da eleição. A justificativa não incorre em taxa. A taxa é válida apenas para quem não votou e não justificou. Neste caso, a multa é de três reais e 51 centavos.

Vigilância Sanitária vai retomar mutirões de prevenção e combate ao mosquito da dengue. A informação é do coordenador de endemias do município de Mondaí, FELIPE LUDWIG. De acordo com ele, no próximo sábado, 15 de outubro, será feita uma ação de recolha de lixo e entulhos em alguns bairros da cidade. Nesta primeira etapa serão contemplados os bairros Colibri, Antas, Uruguai e Morada do Sol. Já na segunda etapa, prevista para ocorrer no dia 22 de outubro, a ação será ampliada para os bairros Floresta, Ipanema, Jardim Cristiane, Capivara, Bela Vista e no centro da cidade. LUDWIG salienta que serão recolhidos itens como móveis e eletrodomésticos em desuso, vidros, pneus e outros materiais que possam acumular água. O coordenador da vigilância sanitária de Mondaí avalia que as ações, já tradicionais no município, contam com grande envolvimento e colaboração da população.

FELIPE LUDWIG explica que as equipes de recolha não entrarão nas propriedades. Com isso, os moradores estão sendo orientados a separarem os materiais para descarte, que deverão ser colocados na calçada, em frente às residências ou terrenos no dia da recolha. O mutirão contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e do Departamento Rodoviário Municipal, com entrega de sacos de ráfia para os moradores colocaram os resíduos sólidos. Em relação à dengue, o coordenador da vigilância sanitária destaca que houve redução no número de focos do mosquito Aedes Aegypti, no entanto, a preocupação ressurge com a proximidade da época das chuvas e do calor, pois pode ocorrer uma nova epidemia da doença caso não sejam adotadas ações preventivas.

Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste promove evento alusivo à Campanha Outubro Rosa. A primeira edição da tarde da mulher será amanhã, dia 12 de outubro, no pavilhão católico da cidade. De acordo com a nutricionista e coordenadora da equipe ampliada de saúde, MÁRCIA WELTER, serão várias palestras e orientações para todo o público feminino. A programação acontecerá das 13h30 às 16h30 e terá realização de testes rápidos para detecção de doenças como hepatites B e C, Sífilis e HIV, orientações sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero, aferição de pressão arterial, orientações com profissionais de fisioterapia, nutrição, psicologia e educação física. A tarde da mulher será coroada com uma oficina de autoestima, maquiagem, moda e aula de yoga para todas as participantes. Conforme MÁRCIA, a participação no evento é livre e as mulheres poderão escolher as atividades que possuem maior interesse.

A Administração de Santa Helena vai promover uma audiência pública nesta terça-feira para deliberar sobre o paisagismo na Avenida Brasília, no centro da cidade. Trata-se de uma deliberação sobre a retirada ou não das árvores no canteiro central. Conforme o prefeito, BLÁSIO HICKMANN, o Setor de Urbanismo fez um projeto piloto em alguns trechos do canteiro central, aonde a população teve a oportunidade de conferir a proposta do novo visual paisagístico da cidade. O prefeito afirma que esse é um desejo da comunidade para renovar o aspecto visual da avenida.A Audiência Pública será realizada na noite desta terça-feira, véspera de feriado, às 19h, no Centro de Múltiplo Uso de Santa Helena. O prefeito, BLÁSIO HICKMANN, ressalta que a administração tem o desejo de ouvir a comunidade, pois em caso de mudanças, elas exigirão investimentos que deverão ser feitos para durar por muitos anos.

Com as obras de asfaltamento em várias ruas da cidade entrando na reta final, muitos moradores de Iporã do Oeste tem relatado dúvidas quanto à cobrança dos valores de contribuição de melhorias. O secretário de administração do município, ERVINO HENKEL, esclarece que o edital contendo todas as regras será publicado somente após a conclusão total dos trabalhos de pavimentação e sinalização das ruas, ainda sem data definida. Conforme ele, a partir da publicação do edital, cada contribuinte poderá conferir o valor que deverá pagar, com base na avaliação individual que será feita no imóvel beneficiado. HENKEL salienta que todas as obras contam com valor significativo de contrapartidas do Poder Público, sendo que apenas o valor faltante será proveniente das contribuições dos moradores.

Questionado sobre os prazos para conclusão das obras, o secretário pontuou que eventuais atrasos se devem ao grande volume de obras que a empresa vencedora da licitação assumiu em vários municípios da região e as condições climáticas predominantemente desfavoráveis nos últimos meses. Ele explicou que os municípios estão sendo atendidos numa espécie de rodízio e isso acaba atrasando a conclusão das obras de pavimentação asfáltica. Apesar dos imprevistos, ERVINO HENKEL avalia que o trabalho nas ruas vem sendo executado de maneira muito satisfatória.

Em relação ao ginásio poliesportivo, o secretário de administração de Iporã do Oeste destaca que as obras também avançam para a reta final com a reforma da quadra e pintura completa das paredes laterais. Outro assunto trazido à tona por ERVINO HENKEL é a situação do terreno de dois mil metros quadrados, adquirido para o cemitério municipal de Iporã do Oeste. Conforme ele, o município recebeu a LAI - Licença Ambiental de Instalação e terá 24 meses para instalar o cemitério, com a construção das paredes laterais, túmulos e demais itens previstos no Projeto.

A Defesa Civil de Itapiranga iniciou o monitoramento do nível do Rio Uruguai. Conforme o Comandante dos Bombeiros e Coordenador da Defesa Civil, ANDRÉ RAUBER, em razão do elevado volume de chuvas em toda a região, a tendência é de uma elevação no nível de água nas próximas horas. O monitoramento de hora em hora iniciou na manhã desta terça-feira. O monitoramento também é em relação à vazão das barragens que impactam no Rio Uruguai. No momento, o nível está em três metros e 14 centímetros acima do normal. Em três horas, o nível subiu aproximadamente dez centímetros. RAUBER cita que o trabalho é importante para uma previsão da evolução do cenário e a partir da situação, estabelecer parâmetros. A travessia da Balsa entre Itapiranga e Barra do Guarita segue normal. Em Mondaí, a travessia também ocorre normalmente e será interrompida apenas quando o Rio atingir seis metros acima do nível normal.

A Polícia Militar Rodoviária informou na manhã desta terça-feira, que Santa Catarina possui dez pontos de rodovias estaduais interditadas ou parcialmente sem passagens por causa das chuvas. De acordo com o boletim emitido às 10h30 da manhã de hoje, na região de abrangência das emissoras afiliadas da Rede Peperi de Comunicação, são duas rodovias nesse sentido. Até o horário informado, as interdições ocorriam nas SCs 480 em Ipuaçu, 155 em Bom Jesus, 305 em São Lourenço do Oeste, 453 e 465 em Ibicaré, 355 em Treze Tílias e 305 em Campo Erê. Nesses locais, as interdições ocorrem devido a água e a lama sobre a pista, quedas de barreiras, pedras sobre a pista, entre outras situações. Em São Lourenço do Oeste a interdição é no quilômetro 03 e em Campo Erê, a ocorrência é em vários pontos da rodovia. Segundo a Defesa Civil, choveu em média 65 milímetros na região de Iporã do Oeste nas últimas 48h. Em Novo Horizonte, foram 251 milímetros.

Um homem e uma mulher foram presos pelo crime de tráfico de drogas, no centro de São Miguel do Oeste. A prisão aconteceu na noite desta segunda-feira. Segundo divulgado, o Tático da Polícia Militar abordou um homem e com ele foram encontradas cinco buchas de cocaína, sendo que após ser indagado, ele confessou que comprava a droga de uma mulher para revender. Após essa informação, os policiais foram até a residência e com a autorização da mulher e o apoio do canil, encontraram mais 12 buchas de cocaína prontas para a venda e mais uma pedra de cocaína, pesando 20 gramas. Com isso, os dois foram presos por tráfico de drogas e levados até a delegacia, onde todos os demais encaminhamentos foram feitos. A Rádio Patrulha também foi acionada e prestou apoio na ocorrência.

Um acidente de trânsito foi registrado pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, por volta das 20h30 desta segunda-feira, na SC 163, em Descanso. Conforme informações da Polícia, uma motocicleta Yamaha-950, com placa de Iporã do Oeste, derrapou em uma curva e colidiu contra um caminhão Mercedes Benz, emplacado em São João do Oeste. O caminhão era conduzido por um homem, de 34 anos, que saiu ileso e a motocicleta era conduzida por um homem, de 46 anos, que também não teve ferimentos. Chovia e havia neblina no momento do acidente.

A Polícia Militar de Itapiranga registrou uma ocorrência de contrabando por volta da uma hora e 30 minutos da madrugada desta terça-feira. A guarnição estava em rondas pela Avenida Beira Rio, próximo ao trevo de acesso à Uceff, quando percebeu que um veículo adentrava a cidade e que ao avistar a viatura policial, começou a acelerar com o propósito de fugir. O veículo estava com a traseira rebaixada, dando a impressão de que estava carregado. Em virtude do horário e da circunstância dos fatos, os policiais desconfiaram que se tratava de um veículo de contrabando ou descaminho. Eles iniciaram o acompanhamento do veículo, que em seguida não acatou a ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade pela Avenida Uruguai, no sentido a Rua São Jacó. O veículo cruzou a Rua São Bonifácio, passou por várias outras ruas e seguiu para o Bairro Floresta, onde o motorista saltou do carro em um declive, sem puxar o freio de mão.

Como a viatura policial estava próxima do veículo em fuga, ocorreu uma colisão. A polícia ressalta que se não fosse a agilidade do motorista da viatura para utilizar o carro como ferramenta de contenção, o veículo com o contrabando teria colidido em residências próximas. Após saltar do carro, o motorista ainda fugiu para o mato, não sendo mais localizado pelos policiais. Em revista veicular, foi constatado que o veículo estava carregado com 60 galões de defensivos agrícolas. Todos os galões estavam sem rótulo, sendo possível somente visualizar a marca. Por se tratar de um crime de contrabando, a Polícia emitiu um Boletim de Ocorrência e o veículo com os produtos foram encaminhados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, a Vara Única da Comarca de Descanso condenou um homem a 33 anos, quatro meses e cinco dias de reclusão, em regime inicial fechado, por estupro e cárcere privado. Ele atacou a babá das crianças e a manteve presa na casa enquanto cometia os abusos. O crime ocorreu em setembro de 2021 no município de Santa Helena. Conforme a denúncia, a vítima trabalhava como babá das filhas do réu no período da tarde. No dia do ataque, ele a chamou para pernoitar e cuidar das crianças com a desculpa de que teria que trabalhar como segurança. Porém, durante a madrugada, ao retornar para casa, o condenado foi até o quarto onde a vítima dormia junto com as crianças e deitou-se ao lado da babá. Neste momento, ele passou a agarrá-la.

Na sequência, a vítima tentou se desvencilhar e foi para a cozinha. Ele seguiu a mulher e deu início ao abuso. Após o ato, o réu a obrigou, por meio de ameaças e violência, a ir até um dos quartos, onde a estuprou novamente. Durante a madrugada em que os abusos ocorreram, o condenado não permitiu que a vítima saísse da residência, mantendo-a em cárcere privado. Porém, por volta das 06h da manhã, o réu dormiu e ela conseguiu fugir e pedir ajuda. Da sentença cabe recurso, mas o réu teve negado o direito de recorrer em liberdade. Ele se encontra em prisão preventiva desde a data do crime e, conforme a sentença, a soltura neste momento poderia pôr em risco a justa aplicação da Lei penal. O homem já havia sido condenado por estupro de vulnerável em 2015, na Comarca de Itapiranga. Na ocasião, ele também abusou da babá das filhas, que na época tinha apenas 13 anos de idade.

A Justiça mandou arquivar o procedimento de investigação contra os policiais envolvidos na morte do agricultor Gilmar Rodrigues, de 54 anos, ocorrida no dia 20 de janeiro de 2022, durante uma ocorrência atendida pela PM, no interior de Iporã do Oeste. Após análise das provas, em especial as filmagens das Câmeras Corporais, deixaram claro que os PMs agiram dentro dos limites da lei, em legitima defesa e em estrito cumprimento do dever legal. Além disso, o Ministério Público solicitou e o Poder Judiciário, o qual acatou e determinou o arquivamento. Resultando no arquivamento do caso tanto na Justiça Comum na Comarca de Mondaí, quanto na Justiça Militar em Florianópolis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.