-ENDIVIDAMENTO CRESCE E ATINGE QUASE 80 POR CENTO DAS FAMÍLIAS
-CHUVARADA LEVA MAIS DE 88 MIL PESSOAS A SAÍREM DE CASA EM SC
-DEFESA CIVIL DE ITAPIRANGA INICIA MONITORAMENTO DO NÍVEL DO RIO URUGUAI
-ELEITORES QUE NÃO VOTARAM NO PRIMEIRO TURNO TÊM 60 DIAS PARA A JUSTIFICATIVA
-BOLETIM DE URNA DE ITAPIRANGA PASSA POR AUDITORIA DO TCU
-PREFEITO APONTA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA COMO REFERÊNCIA
-HOMEM QUE ESTUPROU E MANTEVE BABÁ EM CÁRCERE PRIVADO É CONDENADO
-MOTORISTA FOGE DA POLÍCIA, PROVOCA ACIDENTE E ABANDONA VEÍCULO COM CONTRABANDO EM ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva durante todo o dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e cinco centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O julgamento contra a fabricante Airbus e a companhia aérea Air France por homicídio culposo começou nesta segunda-feira na França com as duas empresas rejeitando qualquer erro na tragédia aérea que matou 228 pessoas em 2009 no voo Rio-Paris. Naquele ano, o avião do voo AF447 caiu no meio da noite no Atlântico, três horas e 45 minutos após a decolagem no Rio, causando a morte de 216 passageiros e 12 tripulantes. Foi o desastre mais mortal da história da Air France. O Tribunal de Apelação considerou existir acusações suficientes contra a Air France por "se abster de implementar a formação adequada, o que impediu os pilotos de reagir conforme necessário".
O número de mortos pela tempestade tropical Julia subiu para pelo menos 14 nesta segunda-feira com vítimas confirmadas em El Salvador e Honduras, depois que a tempestade provocou fortes chuvas em uma faixa da América Central e no sul do México. As autoridades salvadorenhas relataram a morte de nove pessoas na manhã de segunda-feira devido à tempestade Julia, incluindo cinco soldados, enquanto pelo menos 830 pessoas foram retiradas de áreas de risco. As autoridades de El Salvador e da Guatemala também cancelaram as aulas na segunda-feira.
Equipes de resgate da Venezuela procuram mais de 50 pessoas desaparecidas por conta de inundações devastadoras que deixaram dezenas de mortos na cidade de Las Tejerias, no estado de Aragua. As chuvas na noite de sábado varreram grandes troncos de árvores e detritos das montanhas circundantes em Las Tejerias, a 67 quilômetros a sudoeste de Caracas, causando prejuízos a empresas e plantações na região. Pelo menos 36 pessoas morreram por conta das enchentes, e 56 continuam desaparecidas. As primeiras estimativas relataram pelo menos 25 mortos e 52 desaparecidos.
O Tribunal de Contas da União enviou ofício ao Ministério da Defesa, divulgado nesta segunda-feira, para que a pasta do governo federal encaminhe o resultado da auditoria feita com urnas eletrônicas, no primeiro turno das Eleições 2022. O ministro BRUNO DANTAS acatou o pedido feito pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto à Corte, LUCAS FURTADO. DANTAS analisou a demanda enquanto relator da auditoria desenvolvida pelo próprio TCU sobre os equipamentos. FURTADO alega ainda que a segurança do Estado sairá “fortalecida” com a divulgação das informações colhidas a partir dos testes feitos pelas Forças Armadas.
Com a proximidade da Copa do Mundo de 2022, o comércio brasileiro se prepara para alavancar o faturamento. Dessa forma, de acordo com a estimativa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, há a previsão que as vendas aumentem sete vírgula nove por cento em comparação ao volume registrado em 2018. Assim, ainda segundo a CNC, o mundial deve movimentar um bilhão 480 milhões de reais. Ou seja, 110 milhões a mais que o montante apurado na Copa do Mundo de 2018. Segundo o José ROBERTO TADROS, presidente da CNC, embora a alta nas vendas seja pequena, os lojistas devem comemorar.
O número de famílias endividadas atingiu, em setembro, 79 vírgula três por cento do total de lares no país, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo nesta segunda-feira. A alta de devedores foi de zero vírgula três ponto percentual em setembro ante agosto, enquanto, em um ano, o avanço foi de cinco vírgula três pontos. A situação é pior para as famílias de baixa renda. Nos lares com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80 por cento pela primeira vez. Apesar do número recorde, o ritmo diminuiu. O avanço em 12 meses foi o menor desde julho do ano passado.
A chuva que atinge Santa Catarina desde segunda-feira já deixa um rastro de estragos e obrigou ao menos 88 pessoas a saírem de suas casas e prejudicou cerca de dois mil. A região mais afetada foi o Oeste, onde há comunidades ilhadas, pontes danificadas e estradas bloqueadas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais duas mil 468 pessoas foram afetadas pela chuva, a maioria em Coronel Martins, onde até as aulas foram canceladas. Em Vargeão, cerca de 390 pessoas foram afetadas, destas, 130 famílias estão isoladas na linha Urumbeva, devido aos alagamentos. No Vale do Itajaí, as barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí, tiveram todas as comportas fechadas na tarde desta segunda-feira, devido ao alto volume de chuva e à elevação do nível do rio em algumas cidades da região.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica realizou uma operação para combater o hantavírus em Santa Catarina. A doença, transmitida por ratos, já tem quatro mortes no Estado em 2022. De acordo com o governo do Estado, entre 3 e 9 de outubro, foram feitas instalação de armadilhas para a captura de roedores, identificação de espécies e coleta de material para identificação do vírus na Serra Catarinense. O número de mortes é metade do total de contaminados no Estado, que são oito localizados em Agronômica, Águas Frias, Caçador, Lontras, Mafra, Palhoça, Painel e Urubici. Uma das vítimas fatais se trata de um menino de 11 anos que foi mordido por um rato em Urubici. Profissionais de saúde catarinenses já foram alertados sobre o aumento de roedores, que desencadeou novos casos no fim de agosto.
O custo por voto de deputados estaduais eleitos em Santa Catarina teve uma média de cinco reais e 74 centavos e uma diferença de mais de 100 vezes entre o maior e o menor valor. Os resultados são baseados nas despesas contratadas declaradas pelos candidatos até a manhã de quinta-feira à Justiça Eleitoral e do total de votos recebidos nas eleições de 2022, conforme o Tribunal Superior Eleitoral. Os 40 deputados eleitos para a Assembleia Legislativa gastaram, juntos, 11 milhões até o momento e receberam um montante de um milhão e 900 mil votos. O valor é menor do que o custo por voto dos deputados federais, que foi de nove e 98 entre os eleitos de Santa Catarina.
Extremo Oeste está em alerta vermelho com previsão de chuvas intensa. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu pouco depois do meio-dia desta segunda-feira, um aviso meteorológico que coloca em alerta vermelho todo o Extremo Oeste e parte do Oeste e Meio Oeste do estado. Nesta terça-feira, o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica, aliado a frente fria, ajuda a intensificar as chuvas na região. Elas são registradas por momentos com forte intensidade, podendo acumular entre 70 e 150 milímetros até o fim da noite de hoje. Conforme a Defesa Civil, há um risco muito alto de alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas em grande parte do Oeste. Ocorrências desse tipo já estão sendo registradas pela Defesa Civil desde o início da manhã de ontem.
Defesa Civil de Itapiranga inicia monitoramento do nível do Rio Uruguai. A informação é do Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga e Coordenador da Defesa Civil, ANDRÉ RAUBER. De acordo com ele, em razão do elevado volume de chuvas registrada em toda a região nesta segunda e terça-feira, a tendência é de uma elevação no volume de água do Rio Uruguai. O Corpo de Bombeiros em parceira com a Defesa Civil iniciou o monitoramento de hora em hora do nível do rio na manhã desta terça-feira. O monitoramento também é em relação à vazão das barragens que impactam no Rio Uruguai em Itapiranga. No momento, o nível do Rio Uruguai está em três metros e 14 centímetros acima do normal. Em três horas, o nível subiu aproximadamente 10 centímetros. RAUBER cita que este trabalho é importante para uma previsão da evolução do cenário e a partir da situação estabelecer parâmetros. A travessia da Balsa entre Itapiranga e Barra do Guarita segue normal. A Estação Meteorológica de Linha Becker, onde o “Homem do Tempo” realiza o monitoramento dos dados da situação climática, foram registrados 72 milímetros de chuva nas últimas 48 horas.
A Câmara de Vereadores de Itapiranga aprovou na noite de ontem, em mais uma sessão de pauta extensa, seis projetos de Lei do Executivo e um projeto do Legislativo. Além disso, deram entrada na Casa, dois Pedidos de Providências. Por solicitação do Executivo, foram retirados da Mesa dois projetos para ajustes de redação de seus conteúdos. Conforme a presidente da Casa Legislativa, ILDA FELLER, foram aprovados o projeto de Lei Complementar, que a partir do exercício letivo de 2023, a Rede Municipal estará implementando o processo de gestão democrática, que estabelece que os gestores sejam do quadro efetivo do magistério público municipal. As adequações foram aprovados em virtude de que os cargos de diretores da rede municipal são indicados pelo Executivo. Outro projeto de lei aprovado propõe o remanejamento de dotação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para aquisição de veículo no valor de 64 mil reais e ainda acionado orçamento vigente de dotação para a reforma da Creche Elisabeta Rost, no valor de 616 mil e 700 reais.
Na sessão desta segunda-feira, os vereadores de Itapiranga ainda aprovaram projeto de Lei para recursos oriundos da previsão do excesso de arrecadação ao Setor de Saneamento, Abastecimento de Água, com destinação a manutenção das atividades do setor no valor de 700 mil reais. ILDA FELLER destaca o Projeto de Lei que complementa e viabiliza a execução do projeto de reforma e ampliação das dependências da Creche Municipal Elisabeta Rost no recurso de 200 mil reais; Projeto de Lei que autoriza o custeio de despesas com a realização de campanhas, projetos e ações a serem desenvolvidas pelo Executivo Municipal e ainda um Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores Mirins de Itapiranga.
Boletim de urna de Itapiranga passa por auditoria do Tribunal de Contas da União. A informação é do Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, DANIEL COELHO. A sexagésima quinta Zona Eleitoral abrange os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. Conforme COELHO, a auditoria é um procedimento adotado pelo TCU utilizando os boletins de urnas que são geradas logo após o término das eleições na própria seção eleitoral. No total, são auditadas quatro mil, 221 boletins de urnas. Deste total, 560 foram auditadas pelos próprios auditores no dia da eleição e agora serão auditadas mais quatro mil, 161. Em Itapiranga, DANIEL COELHO revela que a seção 118 foi sorteada para ser auditada. A seção é da Sociedade Bom Humor de Linha Santa Fé Alta. O Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga explica que esse boletim é gerado pelos mesários no término das eleições antes do contato em rede. Agora, o trabalho dos auditores do Tribunal de Contas da União é conferir se esse boletim possui os mesmos resultados coincidentes com o divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
DANIEL COELHO enaltece que no primeiro turno das eleições não foram constatadas irregularidades. O Chefe do Cartório cita que uma das dificuldades registradas foram as filas registradas em virtude de falhas nas biometrias, situação que foi registrada em todo o país. Para o segundo turno, DANIEL COELHO acredita que a eleição seja mais rápida em virtude do eleitor definir apenas o presidente e governador. O Cartório Eleitoral de Itapiranga já iniciou os trabalhos para a votação de 30 de outubro. DANIEL COELHO destaca que no dia 17 de outubro, segunda-feira, acontece a audiência de preparação das urnas, aberta ao público, permitindo a qualquer cidadão acompanhar o procedimento.
Mesários convocados no primeiro turno devem exercer a mesma função no dia 30. O Chefe do Cartório da sexagésima quinta Zona Eleitoral, DANIEL COELHO, destaca a preparação para as eleições do segundo turno em orientar os mesários novamente e o ajuste de situações para tornar a eleição tranquila também no segundo turno. COELHO revela que as urnas permanecem no cartório até o dia da eleição. Após as eleições, é realizada novamente audiência pública de lacres e em seguida encaminhadas ao depósito do Tribunal Regional Eleitoral. DANIEL COELHO cita que o cidadão que tiver qualquer problema no título não consegue regularizar a situação neste momento. O cadastro eleitoral reabre apenas no dia oito de novembro. Antes disso, os trabalhos ao público são voltados apenas para emissão de certidões e a justificativa eleitoral.
Eleitores que não votaram no primeiro turno têm até 60 dias para justificarem a ausência. O Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, DANIEL COELHO, chama a atenção que a justificativa deve ser feita em até 60 dias após as eleições. O procedimento pode ser feito no cartório eleitoral de origem do eleitor ou pelo aplicativo e-título. É necessário apresentar um documento comprovante que a pessoa não estava no local de votação no dia da eleição. A justificativa não incorre em taxa. A taxa é válida apenas para quem não votou e não justificou. Neste caso a multa é de três reais e 51 centavos.
Oktoberfest de Itapiranga é referência para vários eventos festivos na região. Para o prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS a Oktoberfest de Itapiranga inspira vários eventos na região pela sua organização e sucesso. Ele valoriza o espirito festivo dos pioneiros, que iniciaram a jornada em 1978 de forma simples e atualmente é destaque em público e valorização da cultura germânica. A quadragésima terceira edição da Oktoberfest está batendo recorde de público, como ocorreu no desfile cultural, no dia primeiro de outubro e a abertura oficial no último sábado, em linha Presidente Becker. RIBAS lembra que as atrações da Oktoberfest 2022 prosseguem até o dia seis de novembro.
O prefeito projeta um grande público nesta sexta-feira na primeira noite dos bailões no Complexo Oktober. A partir das 16 horas já terá apresentação de bandinha típica na praça das bandeiras e desfile do Bierwagen e do trenzinho pelo centro da cidade. Também terá bandinha típica no pórtico e entrada dos pavilhões. ALEXANDRE RIBAS chama atenção para o Show da Oktoberfest, as 20 horas, no Pavilhão A. A cada ano o departamento de cultura e uma grande equipe tem grande dedicação para apresentações que surpreendem o público em um grande espetáculo. Também terá apresentações culturais e concurso de chopp em metro. Os bailões prosseguem até as cinco horas, com Orquestra Continental e Banda Monte Carlo. O maior público é aguardado para sábado, com Complexo Jovem a partir das 13 horas. A noite os bailões terão grandes atrações em bandas tradicionais de Oktoberfest, Banda Stillus, Orquestra Família Eichelberger e Banda Cavalinho.
Prefeito defende Oktoberfest com acesso a todos os itapiranguenses. Ele destaca a diversidade de eventos durante o mês de outubro, com atrações para crianças e idosos. O roteiro é amplo e contempla todos os públicos. ALEXANDRE RIBAS destaca que no domingo a festa é voltada mais ao público local e cidades vizinhas, com show musical a partir das 11 horas, almoço típico, show da Orquestra de Itapiranga, encontro regional da terceira idade e baile. O prefeito elogia o envolvimento de entidades e voluntários que se dedicam para a Oktoberfest ter apoio de empresas e sucesso na sua realização. O prefeito ALEXANDRE RIBAS reconhece a necessidade de projetar avanços em questões de alojamento e também espaço para estacionamento. Ele afirma que a organização permite atender a maioria da demanda que surge para os três dias de grande público na cidade.
Um acidente de trânsito foi registrado pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, por volta das 20h30 da noite de ontem, na SC 163, em Descanso. Conforme informações da PMRv, uma motocicleta Yamaha/950, com placa de Iporã do Oeste, derrapou em uma curva e colidiu contra um caminhão Mercedes Benz, emplacado em São João do Oeste. O caminhão era conduzido por um homem, de 34 anos, que saiu ileso e a motocicleta era conduzida por um homem, de 46 anos, que também não teve ferimentos. Chovia e havia neblina no momento do acidente.
Tático prende dois por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Na noite desta segunda-feira, o Tático do Batalhão da Polícia Militar de Fronteirar realizou a prisão de um homem e uma mulher pelo crime de tráfico de drogas. A prisão aconteceu no centro de São Miguel do Oeste. Um homem foi abordado e com ele foram encontradas cinco buchas de cocaína, sendo que o mesmo foi indagado e confessou que comprava a droga de uma mulher para revender. Após essa informação, os policiais foram até a residência e com a autorização da mulher e o apoio do canil, encontraram mais 12 buchas de cocaína prontas para a venda e mais uma pedra de cocaína pesando 20 gramas. Com isso, os dois foram presos por tráfico de drogas e levados até a delegacia, onde todos os demais encaminhamentos foram dados. A Rádio Patrulha também foi acionada e prestou apoio na ocorrência.
A Vara Única da Comarca de Descanso condenou um homem a 33 anos, quatro meses e cinco dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, por estupro e cárcere privado. Ele atacou a babá das crianças e a manteve presa na casa enquanto cometia os abusos. O crime ocorreu em setembro de 2021 no município de Santa Helena. Conforme a denúncia, a vítima trabalhava como babá das filhas do réu no período da tarde. No dia do ataque, ele a chamou para pernoitar e cuidar das crianças com a desculpa de que teria que trabalhar como segurança. Porém, durante a madrugada, ao retornar para casa, o condenado foi até o quarto onde a vítima dormia junto com as crianças e deitou-se ao lado da babá. Neste momento, ele passou a agarrá-la. Na sequência, a vítima tentou se desvencilhar e foi para a cozinha. Ele seguiu a mulher e deu início ao abuso. Após o ato, o réu a obrigou, por meio de ameaças e violência, a ir até um dos quartos, onde a estuprou novamente.
Durante a madrugada em que os abusos ocorreram, o condenado não permitiu que a vítima saísse da residência, mantendo-a em cárcere privado. Porém, por volta das 6 horas da manhã, o réu dormiu e ela conseguiu fugir e pedir ajuda. Da sentença cabe recurso, mas o réu teve negado o direito de recorrer em liberdade. Ele se encontra em prisão preventiva desde a data do crime e, conforme a sentença, a soltura neste momento poderia pôr em risco a justa aplicação da Lei penal. O homem já havia sido condenado por estupro de vulnerável em 2015, na Comarca de Itapiranga. Na ocasião, ele também abusou da babá das filhas, que na época tinha apenas 13 anos de idade.
A Polícia Militar de Itapiranga registrou uma ocorrência de contrabando à 1h30min da madrugada de hoje, na Rua da Matriz, em Itapiranga. A guarnição estava em rondas pela Avenida Beira Rio, próximo ao trevo de acesso à Uceff, quando percebeu que um veículo adentrava a cidade, e que ao avistar a viatura policial, começou a acelerar, com o propósito de se evadir. O veículo apresentava a parte de trás mais baixa que a parte da frente, dando impressão que estava com carga extremamente pesada. Em virtude do horário e da circunstância dos fatos, os policiais desconfiaram se tratar de um veículo de contrabando ou descaminho. Os policiais iniciaram o acompanhamento do veículo, que em seguida não acatou a ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade pela Avenida Uruguai sentido Rua São Jacó.
O veículo cruzou a Rua São Bonifácio, passou por várias outras ruas até seguir para o Bairro Floresta, nas proximidades da ASMI, onde o motorista do veículo saltou do carro em um declive, sem puxar o freio de mão. Como a viatura policial estava próxima do veículo em fuga, ocorreu a colisão. A polícia ressalta que se não fosse a agilidade do motorista da viatura policial para utilizar a viatura como ferramenta de contenção do carro, o veículo iria colidir em residências próximas. Após saltar do carro, o motorista ainda fugiu para o mato, não sendo mais localizado pelos policiais. Em revista veicular, foi constatado que o veículo estava carregado com galões de produto similar a defensivos agrícolas. Todos os galões estavam sem rótulo, sendo possível somente visualizar a marca. Por se tratar de um crime de contrabando, a Polícia emitiu um boletim de ocorrência e o veículo com os produtos foram encaminhados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira. No total, havia 60 galões de defensivos agrícolas no interior do veículo.