Dezenas de milhares de manifestantes participaram, neste domingo, da primeira grande marcha climática em Bruxelas desde o início da epidemia de coronavírus. A manifestação ocorre algumas semanas antes da cúpula internacional da COP26, que acontecerá na cidade de Glasgow, na Escócia. De acordo com uma estimativa da polícia, pelo menos 25 mil pessoas participaram da marcha de três quilômetros. Os organizadores citam cerca de 70 mil participantes. O objetivo foi defender o clima e redução da poluição no mundo.
O chanceler austríaco SEBASTIAN KURZ anunciou, neste sábado, sua renúncia, em meio à crescente pressão sobre seu envolvimento em um escândalo de corrupção. Em comunicado transmitido pela televisão, KURZ disse que "seria irresponsável" deixar o país em meio ao "caos ou bloqueio" por essas denúncias, que chamou de "falsas", e que quis garantir que a Áustria tenha "estabilidade ". KURZ está sendo investigado como suspeito de ter usado verba do governo para garantir uma cobertura midiática favorável para ele, anunciou a Promotoria do país na quarta-feira. Assim como na Alemanha, o cargo de chanceler na Áustria é o correspondente ao de primeiro-ministro.
Neste fim de semana, papa FRANCISCO abriu o que pretende ser o maior movimento de consulta democrática da história da Igreja Católica, uma religião que, aos longo dos séculos, se tornou símbolo de hierarquia rígida e conservadorismo. Nos próximos dois anos, FRANCISCO quer que a imensa maioria dos católicos sejam ouvidos sobre o futuro da Igreja. Para tanto, conta com impulsos de comunidades locais, em uma primeira fase, assembleias regionais, no estágio seguinte e, por fim, o Sínodo dos Bispos marcado para acontecer em 2023 no Vaticano. AO todo, um bilhão e 300 mil pessoas se declaram católicos no mundo.
O Brasil tem 99 milhões 189 mil 553 pessoas que tomaram a segunda dose ou a dose única de imunizantes contra Covid-19, o que equivale a 46 e meio por cento da população com o esquema vacinal completo, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados ontem à noite. Os que tomaram a primeira dose e estão parcialmente imunizados são 149 milhões 368 mil 880 pessoas, o que corresponde a 70 por cento da população. Os estados com maior porcentagem da população totalmente imunizada até este domingo são: São Paulo Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, 46 por cento da população está totalmente imunizada.
O Ministério da Economia editou uma portaria nesta sexta-feira para remanejar 70 bilhões do Orçamento a fim de pagar salários de servidores, aposentadorias, pensões militares e outros benefícios. O dinheiro saiu da arrecadação com tributos, que veio acima do previsto, e do superávit resgatado pela União de fundos do governo. Ou seja, para abrir o crédito suplementar destinado a pagar os gastos obrigatórios, a portaria cancelou essas dotações orçamentárias. O remanejamento é necessário para cumprir a chamada regra de ouro. Pela norma, o governo federal é proibido de se endividar para pagar despesas correntes, como salários de servidores e benefícios da Previdência Social.
Uma projeto aprovado pelo Congresso na última semana remanejou mais de 600 milhões do Orçamento, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios. O projeto, modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia, gerou protesto de oito entidades ligadas à ciência no país. Em uma carta endereçada ao presidente do Senado e do Congresso, RODRIGO PACHECO, as instituições apelam aos parlamentares que revertam a retirada de recursos do setor. O ministro da Ciência e Tecnologia, MARCOS PONTES, chamou de “falta de consideração” o remanejamento de mais de 600 milhões do Orçamento previstos para o financiamento de pesquisas. Ele disse que o corte é“equivocado e ilógico” e cobrou uma correção “urgentemente”.
A Pesquisa de Extração Vegetal e Silvicultura, realizada pelo IBGE apurou que o valor da produção dessas duas atividades alcançou um bilhão e 800 milhões em 2020, com crescimento de 12 vírgula dois por cento frente ao ano anterior. Desse total, um bilhão 720 mil veio da silvicultura, sendo 80 por cento de toras de madeiras como pinus e eucaliptos usadas por indústrias de papel e celulose e em outros setores. Santa Catarina, no ano passado, ficou em segundo lugar nacional em produção de toras e em quarto lugar no país em silvicultura de um modo geral. O IBGE apurou nesse levantamento que em Santa Catarina 63 vírgula sete por cento da área plantada é de pinus.
Pela primeira vez, nenhuma região de Santa Catarina está no nível gravíssimo ou grave para Covid-19. A Matriz de Risco Potencial divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde aponta 13 regiões com o risco alto e quatro como moderado. De acordo com a pasta, a melhora no quadro reflete o avanço na vacinação e, consequentemente, no baixo nível de transmissão da doença. A pasta aponta que de março até setembro, mortes por coronavírus reduziram em 86 por cento. A taxa de ocupação de leitos de UTI que era de 98 vírgula oito por cento em março e agora chega a 61 vírgula nove por cento também pode estar relacionada com a queda no número de óbitos.
A Epagri espera arrecadar quase 550 mil reais com o leilão de veículos e equipamentos que realizará em novembro. Os lances para os 87 lotes disponíveis foram abertos na sexta-feira no site do Leiloeiro Oficial. O dinheiro será usado para renovar a frota do órgão.Entre os itens leiloados, estão 75 carros, um trator, uma caminhonete e equipamentos eletrônicos. Ao todo, devem ser arrecadados 549 mil 920 reais. Para participar, basta que a pessoa acesse o edital, faça o cadastro no site do leiloeiro até 48 horas antes do fechamento dos lotes e dê um lance no item que tem interesse. Já o leilão ocorrerá de forma on-line no dia quatro de novembro. Os bens devem ser entregues aos compradores a partir do dia 17.
Paróquia Nossa Senhora das Graças planeja ações para o dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o pároco em Palma Sola - ARMANDO MAGALHÃES, a data religiosa já está na cultura da população brasileira. Segundo ele, o dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida é especial principalmente para a comunidade do bairro Azaléia, que adotou a santa como sua padroeira. Explica que para a Igreja Matriz do município, amanhã não é a principal comemoração do ano, mas é celebrada com alegria, como acontece com todos os católicos do país.
Igreja faz a primeira caminhada a Nossa Senhora Aparecida. A caminhada com reza do terço começa as 4 da tarde e logo após haverá celebração de missa na comunidade do bairro Azaleia de Palma Sola. O padre ARMANDO MAGALHÃES conta que esse é o primeiro ano em que o dia de Nossa Senhora Aparecida será comemorado assim, pois a comunidade em que a santa é padroeira é nova. Na Igreja Matriz a missa será às oito e meia da manhã. A comunidade de Santa Terezinha, de Palma Sola, também faz uma caminhada, da gruta até a capela, todos os anos, antes da missa que será às dez horas da manhã.
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. O pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê - CILDO ROCHEMBACK, destaca amanhã como uma das mais importantes datas do ano para os católicos. Segundo ele, o dia santo será lembrado com procissão e celebrações em diferentes pontos da paróquia. Uma das principais ações será na comunidade Aparecidinha, entre as linhas São Roque e São Donato. Lá a celebração vai acontecer a partir das nove e meia da manhã, inclusive com a presença de um grupo musical.
Fiéis de Campo Erê fazem intercâmbio entre paróquias. Como conta o pároco - CILDO ROCHEMBACK, parte da comunidade do Alto São Mateus, atendida por ele, participa da romaria amanhã, com procissão e missa na comunidade do Baixo São Mateus, que pertence à paróquia de Marmeleiro. O padre lembra que para a principal ação em Campo Erê, na Aparecidinha, ainda será definido de que forma será celebrada a missa. Explica que a última celebração feita na comunidade foi antes da pandemia, com cavalgada e grande presença de público. Porém, para esse ano será preciso avaliar, conforme a quantidade de fiéis e as condições do clima, se a missa será dentro da igreja ou em local aberto.
Últimos preparativos para Romaria de Nossa Senhora Aparecida. A tradicional Romaria do Dia 12 de Outubro, do Alto São Mateus volta a acontecer. No ano passado devido as restrições da pandemia não foi possível realizar o evento religioso. Nesse ano, como de costume, a procissão vai sair do Alto São Mateus, as nove horas da manhã, seguindo pela rodovia PR-180 até o Baixo São Mateus, onde será celebrada a missa e adoração a Nossa Senhora Aparecida. HERIVELTO CAZUNI um dos organizadores frisa que o evento é organizado pela comunidade da Linha São Mateus, interior de Marmeleiro, mas conta com apoio de irmãs e padre de Campo Erê, mais algumas pessoas da comunidade.
Sexta Efaislo está com 60 por cento dos estandes vendidos. A Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste, com data marcada para acontecer de 10 a 13 de fevereiro de 2022, é um dos primeiros já agendados depois das paralizações e suspensão dos eventos devido a pandemia. O presidente da Comissão da feira DENI BOITO, destaca que as empresas lourencianas ocupam 60 por cento dos estandes da Efaislo. Os dados foram apresentados em uma reunião da comissão organizadora, nesta semana, mostrando que empresas locais estão confiantes de que a feira será uma das maiores de toda a região.
A venda dos estandes seguiu alguns critérios. Segundo o presidente a preferência foi para associados da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Agora, em outubro, está aberta para expositores de outras cidades e estados. BOITO, ressalta que o governo municipal de São Lourenço do Oeste, a Acislo e a CDL retomaram os trabalhos da comissão ainda no mês de agosto. A feira foi cancelada em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Interessados na compra de estandes, o contato é pelo (49) 3344-1315, com a Acislo.
Mês de outubro é dedicado à saúde das mulheres. Representado pela cor rosa, o período é voltado principalmente para a prevenção do câncer de mama e colo de útero. No município de Saltinho, o secretário de assistência social - HÉLIO OLDIGES, exclama que foi decidido em reuniões com a equipe do setor que será feita uma programação especial para o mês. O secretário convida as mulheres a agendarem seus exames preventivos, e justifica: o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. HÉLIO acrescenta que em Palma Sola já aconteceram casos de mulheres que desenvolveram a doença, conseguiram se curar e voltaram a vida normal.
Saltinho programa Dia D Da Saúde Da Mulher durante o Outubro Rosa. Planejado para o sábado dia 16, conforme o secretário de saúde HÉLIO OLDIGES, a data estende o horário e torna possível a consulta de quem não consegue um tempo durante a semana. No Dia D os exames podem ser agendados das oito da manhã ao meio dia e das 13 até 16 horas, com preventivos de câncer de colo de útero e mama, além de testes rápidos para outras doenças como sífilis e hepatites B e C. Além disso, no dia 16 haverá ainda orientações, massagens, avaliação nutricional e odontológica para as mulheres.
Campanha para doação de alimentos arrecada uma tonelada e 300 quilos em Campo Erê. O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê organizou, no mês de maio, uma campanha para doação de alimentos no município. A iniciativa oportunizou arrecadar em apenas uma semana 1,3 tonelada de alimentos que foram distribuídos para famílias carentes do município. As doações foram registradas no Programa Agro Fraterno. O mérito foi das mulheres e a ação marcou o início do grupo “Mulheres do Agro”, que reúne mais de 70 associadas e esposas de associados da entidade.
A ideia da campanha surgiu no início do ano. A presidente do Sindicato Rural de Campo Erê, JULIANE BELTRAME, disse:“Começamos a nos organizar e convidamos as mulheres para essa ação. Às vezes, estamos em nossa propriedade com condições favoráveis, mas não estamos pensando em ajudar quem precisa em nosso entorno." O maior objetivo do Sindicato ao criar o grupo Mulheres do Agro é incentivá-las a acreditarem no próprio potencial, reforçou a presidente.
JULIANE, além de dirigente da entidade sindical, é advogada especialista em família e sucessões, escritora do livro “No cantinho da consciência”. Ela classifica sua trajetória como um exemplo de empreendedorismo feminino no campo, pois desde jovem, ela assumiu a fazenda da família quando seu pai faleceu em 2010 e hoje faz parte dos índices de 31 por cento das propriedades que são administradas por mulheres. “Estamos conquistando cada vez mais espaço, disse a sindicalista. Em Campo Erê, após 40 anos, é a primeira vez que uma mulher se torna presidente do Sindicato.
Senar ajuda muito com qualificação profissional, o que é fundamental para aperfeiçoar as competências femininas no meio rural. O presidente do Sistema FaescSenar-SC, JOSÉ PEDROZO, parabeniza a iniciativa do grupo de mulheres de Campo Erê e destaca que a presidente do Sindicato Rural representa um grande exemplo a ser seguido.
Quarto autor da tentativa de furto em caixa eletrônico de é preso em ação conjunta da Polícia. Uma operação foi deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), através das Unidades DPCo-Fron e DIC-Fron de São Lourenço do Oeste, em conjunto com a Polícia Militar, no final de semana. Foi preso, no interior do município de São Lourenço, o quarto suspeito de participar da tentativa de furto em caixa eletrônico na cidade de Jupiá, na madrugada da quinta-feira.
A prisão do homem de 29 anos foi rapidamente decretada pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável do Ministério Público, com as evidências apresentadas pela Polícia Civil logo depois da prisão de outros três suspeitos ainda na data do crime. Na ocasião, o homem tentou fugir, mas foi contido pelos policiais, sendo também localizados os equipamentos utilizados pelo grupo na frustrada tentativa de arrombamento do caixa eletrônico. As investigações realizadas pela Polícia prosseguem para identificação e responsabilização de outros eventuais envolvidos. O preso foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.
Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e moto. O acidente aconteceu por volta das 23 horas e 15 minutos de sábado, na esquina das ruas Emilio Magno Glatt com Narciso Dalla Libera, em Marmeleiro. Se envolveram uma Biz e um corsa, deixando feridos um homem de 42 anos e um jovem de 18. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão e encaminhados para atendimento médico.
Veículo capota e pega fogo na SC-160. A Policia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste atendeu a ocorrência por volta das 18 horas e 50 minutos de ontem. O acidente aconteceu no Km 35 da SC-160, no município de Bom Jesus do Oeste. Um uno emplacado em São Lourenço saiu da pista, capotou e acabou pegando fogo logo em seguida. O motorista de 23 anos não sofreu ferimentos, mas no carro foram registrados danos de grande monta. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Modelo.
Duas pessoas ficam feridas em colisão entre ônibus e carro. O acidente foi registrado por volta das cinco horas da madrugada de ontem, na SC-157, próximo ao CTG de Quilombo. De acordo com os bombeiros, um Vectra do município ia sentido Coronel Freitas a Quilombo na hora da batida. Uma mulher de 41 anos, motorista, e um homem de 45 ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital. O ônibus de Foz do Iguaçu seguia para Carazinho, no Rio Grande do Sul, com 28 ocupantes, mas nenhum se feriu. A Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária atenderam a ocorrência.