ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 11/10/2021

-BRASIL TEM QUASE CEM MILHÕES DE PESSOAS TOTALMENTE IMUNIZADAS

-NENHUMA REGIÃO DO ESTADO ESTÁ EM RISCO GRAVÍSSIMO OU GRAVE PARA COVID-19

-USO DE MÁSCARA CONTINUA SENDO OBRIGATÓRIO EM ESPAÇOS FECHADOS

-PREFEITURA PROMOVE AUDIÊNCIA PARA DEBATER O NOVO PLANO DIRETOR

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO DEFINE CRONOGRAMA PARA NOVAS INSCRIÇÕES

-EXECUTIVO E LEGISLATIVO PROTOCOLAM PEDIDOS EM BRASÍLIA

-MUNICÍPIO AVANÇA NO PROJETO PARA DESTINAÇÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS

-CIDASC REALIZA AUDITORIA PARA VALIDAR SISTEMA DE PRODUÇÃO

-SAÍDA DE PISTA SEGUIDA DE CAPOTAMENTO E QUEDA EM RIO DEIXA TRÊS FERIDOS

-COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E CARRETA DEIXA UMA PESSOA MORTA NA 163

O tempo está parcialmente nublado com sol. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com pancadas de chuva. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Dezenas de milhares de manifestantes participaram, neste domingo, da primeira grande marcha climática em Bruxelas desde o início da epidemia de coronavírus. A manifestação ocorre algumas semanas antes da cúpula internacional da COP26, que acontecerá na cidade de Glasgow, na Escócia. De acordo com uma estimativa da polícia, pelo menos 25 mil pessoas participaram da marcha de três quilômetros. Os organizadores citam cerca de 70 mil participantes. O objetivo foi defender o clima e redução da poluição no mundo.

O chanceler austríaco SEBASTIAN KURZ anunciou, neste sábado, sua renúncia, em meio à crescente pressão sobre seu envolvimento em um escândalo de corrupção. Em comunicado transmitido pela televisão, KURZ disse que "seria irresponsável" deixar o país em meio ao "caos ou bloqueio" por essas denúncias, que chamou de "falsas", e que quis garantir que a Áustria tenha "estabilidade”. KURZ está sendo investigado como suspeito de ter usado verba do governo para garantir uma cobertura midiática favorável para ele, anunciou a Promotoria do país na quarta-feira. Assim como na Alemanha, o cargo de chanceler na Áustria é o correspondente ao de primeiro-ministro.

Neste fim de semana, papa FRANCISCO abriu o que pretende ser o maior movimento de consulta democrática da história da Igreja Católica, uma religião que, aos longo dos séculos, se tornou símbolo de hierarquia rígida e conservadorismo. Nos próximos dois anos, FRANCISCO quer que a imensa maioria dos católicos sejam ouvidos sobre o futuro da Igreja. Para tanto, conta com impulsos de comunidades locais, em uma primeira fase, assembleias regionais, no estágio seguinte e, por fim, o Sínodo dos Bispos marcado para acontecer em 2023 no Vaticano. AO todo, um bilhão e 300 mil pessoas se declaram católicos no mundo.

O Brasil tem 99 milhões 189 mil 553 pessoas que tomaram a segunda dose ou a dose única de imunizantes contra Covid-19, o que equivale a 46 e meio por cento da população com o esquema vacinal completo, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados ontem à noite. Os que tomaram a primeira dose e estão parcialmente imunizados são 149 milhões 368 mil 880 pessoas, o que corresponde a 70 por cento da população. Os estados com maior porcentagem da população totalmente imunizada até este domingo são: São Paulo Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, 46 por cento da população está totalmente imunizada.

O Ministério da Economia editou uma portaria nesta sexta-feira para remanejar 70 bilhões do Orçamento a fim de pagar salários de servidores, aposentadorias, pensões militares e outros benefícios. O dinheiro saiu da arrecadação com tributos, que veio acima do previsto, e do superávit resgatado pela União de fundos do governo. Ou seja, para abrir o crédito suplementar destinado a pagar os gastos obrigatórios, a portaria cancelou essas dotações orçamentárias. O remanejamento é necessário para cumprir a chamada regra de ouro. Pela norma, o governo federal é proibido de se endividar para pagar despesas correntes, como salários de servidores e benefícios da Previdência Social.

Um projeto aprovado pelo Congresso na última semana remanejou mais de 600 milhões do Orçamento, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios. O projeto, modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia, gerou protesto de oito entidades ligadas à ciência no país. Em uma carta endereçada ao presidente do Senado e do Congresso, RODRIGO PACHECO, as instituições apelam aos parlamentares que revertam a retirada de recursos do setor. O ministro da Ciência e Tecnologia, MARCOS PONTES, chamou de “falta de consideração” o remanejamento de mais de 600 milhões do Orçamento previstos para o financiamento de pesquisas. Ele disse que o corte é “equivocado e ilógico” e cobrou uma correção “urgentemente”.

A Pesquisa de Extração Vegetal e Silvicultura, realizada pelo IBGE apurou que o valor da produção dessas duas atividades alcançou um bilhão e 800 milhões em 2020, com crescimento de 12 vírgula dois por cento frente ao ano anterior. Desse total, um bilhão 720 mil veio da silvicultura, sendo 80 por cento de toras de madeiras como pinus e eucaliptos usados por indústrias de papel e celulose e em outros setores. Santa Catarina, no ano passado, ficou em segundo lugar nacional em produção de toras e em quarto lugar no país em silvicultura de um modo geral. O IBGE apurou nesse levantamento que em Santa Catarina 63 vírgula sete por cento da área plantada é de pinus.

Pela primeira vez, nenhuma região de Santa Catarina está no nível gravíssimo ou grave para Covid-19. A Matriz de Risco Potencial divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde aponta 13 regiões com o risco alto e quatro como moderados. De acordo com a pasta, a melhora no quadro reflete o avanço na vacinação e, consequentemente, no baixo nível de transmissão da doença. A pasta aponta que de março até setembro, mortes por coronavírus reduziram em 86 por cento. A taxa de ocupação de leitos de UTI que era de 98 vírgula oito por cento em março e agora chega a 61 vírgula nove por cento também pode estar relacionada com a queda no número de óbitos.

A Epagri espera arrecadar quase 550 mil reais com o leilão de veículos e equipamentos que realizará em novembro. Os lances para os 87 lotes disponíveis foram abertos na sexta-feira no site do Leiloeiro Oficial. O dinheiro será usado para renovar a frota do órgão.Entre os itens leiloados, estão 75 carros, um trator, uma caminhonete e equipamentos eletrônicos. Ao todo, devem ser arrecadados 549 mil 920 reais. Para participar, basta que a pessoa acesse o edital, faça o cadastro no site do leiloeiro até 48 horas antes do fechamento dos lotes e dê um lance no item que tem interesse. Já o leilão ocorrerá de forma on-line no dia quatro de novembro. Os bens devem ser entregues aos compradores a partir do dia 17.

Neste dia onze de outubro, é reforçada a importância da conscientização da sociedade em relação a uma das principais ações para garantir a qualidade de vida e a atenção aos direitos da pessoa com deficiência física: promover a acessibilidade para permitir a inclusão social. A autonomia dessas pessoas depende da existência de espaços e de infraestrutura adequados, públicos e privados, para que possam estudar, trabalhar, praticar esportes, se deslocar e se divertir com dignidade. Mas não se trata apenas da adequação de ambientes físicos e de equipamentos. É preciso promover acessibilidade digital e de comunicação para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de compreensão, aprendizado e desenvolvimento social. No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, a FCEE reforçou: educar para incluir, incluir para educar.

As escolas da rede estadual de ensino da regional de Dionísio Cerqueira começaram a programar o período de inscrição de novos alunos. A informação integradora educacional, SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA. Conforme ela o período para novas matrículas estão programadas para ser entre os dias primeiro e três de dezembro de forma online. O endereço eletrônico é [email protected] sendo por ordem de chegada online. Mas para realizar este procedimento, a integradora destacou que é necessário possuir um cadastro no site do governo de Santa Catarina. As informações de como fazer este passo a passo estão disponíveis em cada unidade escolar da rede estadual de ensino. SILVANE ainda comentou que no cadastro será possível a escolha do turno em que o estudante tem preferência em estudar, porém, a escolha poderá ser alterada pela escola caso haja necessidade. Já a rematrícula acontece entre os dias 18 e 22 de outubro de forma automática, sem a necessidade de buscar o atendimento.

A implantação do novo Ensino Médio continua sendo intensificado pela regional de educação. Outras seis escolas que ainda não possuem o novo sistema devem iniciar a instalação a partir do próximo ano. A integradora educacional, SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA. Conforme ela, algumas escolas estão passando por algumas adequações devidas alguns impasses para implantação do novo ensino médio. Como, por exemplo, a Escola Elza Mancelos de Moura de Guarujá do Sul que dispõe do técnico em informática que necessita adequar o profissional no novo ensino médio. Para SILVANE este processo é bastante moroso devido ao encaminhamento ao Conselho Estadual de Educação. Ela explicou ainda que a coordenadoria tem reuniões agendadas com a direção escolar de Guarujá para discutir a implantação do curso técnico em agropecuária. Sendo que este mesmo curso será disponibilizado pelo novo ensino médio. A Escola Catharina Seger também necessita destas adequações e liberação do Conselho Estadual.

Durante o último sábado, foi realizada a oitava edição do Jeep Clube Cedro na Lama. A largada aconteceu por volta das sete e meia da manhã. Mais de 180 Jipeiros e Gaioleiros confirmaram presença, com um total de 300 inscrições. O percurso aconteceu por vários pontos do município de SJCedro, onde teve atoleiros e desafios para os participantes. Esses pontos foram escolhidos por trazer muitos desafios para Jipeiros e Gaioleiros. A trilha procurou pontos em várias comunidades de Cedro. O evento encerrou na tarde de sábado na Esquina Derrubada e contou com apoio da Prefeitura de SJCedro.

O município de Palma Sola está em processo de elaboração do plano integrado de gerenciamento de resíduos sólidos. Em julho, a prefeitura realizou um levantamento para ter diagnóstico de quais são resíduos gerados nos município. A informação é da engenheira ambiental, VITÓRIA DE LEON. Conforme ela, o levantamento feito buscou saber a quantidade de resíduos úmidos e recicláveis. Na reunião desta semana a empresa responsável pela elaboração apresentou alguns projetos de solução do problema. A engenheira comentou que representantes da comunidade e órgãos do município também tiveram participando com a intenção de contribuir para solução do problema enfrentado. VITÓRIA lembrou que a mesma empresa responsável pelo levantamento de informações em Palma Sola também está desenvolvendo os mesmos trabalhos em outras cidades da região. Sendo que a contratação da empresa foi via Conder com o objetivo de obter menor custo para a prefeitura.

Uma das soluções apresentadas pela empresa responsável por este levantamento foi a criação de um Consórcio para o gerenciamento dos resíduos. A engenheira ambiental de Palma Sola, VITÓRIA DE LEON destacou que outras reuniões serão realizadas para debater sobre esta opção de solução apresentada pela empresa. A partir desta semana a prefeitura de Palma Sola, juntamente com outras prefeituras da região, irá avaliar a viabilidade deste projeto da implantação de um consórcio. Outra ideia apresentada foi a realização de cadastros de indústrias de menor porte que, em alguns casos, acabam tendo responsabilidade por grande número de resíduos. Sendo que essas indústrias possuem o dever de encaminhar os resíduos para o destino correto. VITÓRIA citou como exemplo as lâmpadas queimadas que necessitam ser devolvidas à fabricante pela empresa que vendeu a mesma.

O Plano Diretor será abordado pela prefeitura de Palma Sola na próxima quinta-feira, quando acontece a audiência pública no município. A informação é da assessora de Gestão, IZABEL VISSOTTO. A audiência está marcada para iniciar às 19 horas no Centro dos Idosos na cidade. Ela explicou que na oportunidade estará sendo apresentada a equipe que estará a frente do Plano Diretor. O encontro também contará com o envolvimento de representantes de cada microárea dividida pela prefeitura, além de órgãos como Epagri, Sintraf e Cidasc. A assessora comentou que entre os assuntos a serem abordados dentro do Plano Diretor estão a Lei de Código de Obras e Código de Postura. Como também outros cinco temas que serão abordados para enquadrar novas leis no plano. IZABEL citou os temas sobre o Meio Ambiente Natural e Cultural, Desenvolvimento Territorial, Serviços Públicos, Infraestrutura e Economia. Para debater esses pontos serão necessários cerca de seis grupos.

Uma urna estará disponível para que as pessoas presentes no local possam opinar sobre a definição do Plano Diretor. Conforme a assessora de Gestão, IZABEL VISSOTTO disse que a audiência pública está aberta para receber a população, mas também poderá ser acompanhada pelo site da prefeitura no Facebook. Já as reuniões durante os próximos meses serão realizadas de forma descentralizada para possibilitar o envolvimento da população. Por isso, ela disse que neste dia 25 de outubro às duas horas da tarde a equipe da prefeitura estará na Linha São João com a participação das comunidades em entorno. IZABEL destacou a importância do envolvimento destas comunidades no planejamento do Plano Diretor. Tendo em vista que nestas reuniões serão debatidas as necessidades de cada comunidade.

O médico veterinário responsável pelo programa de sanidade da Cidasc, MATEUS GIRARDELLO informou que o órgão estadual está realizando auditorias para validar o sistema de produção segregada de suínos. Ele explicou que esse sistema é diferenciado e habilita as empresas interessadas a exportar suínos para a chamada União Aduaneira, formada pela Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, na região entre Europa e Ásia. O médico veterinário da Cidasc salientou que, para vender a carne para esses países, é preciso atender aos requisitos que exigem. Entre eles, tem a questão da rastreabilidade animal, alimentação que só pode ser fornecida por fábricas de rações autorizadas, medicação e ainda a parte ambiental e o bem estar animal. GIRARDELLO destacou que um check-list avaliando todos esses itens será aplicado, para comprovar documentalmente e também no dia da fiscalização na granja. Assim será possível confrontar a parte documental com a da granja, para verificar como os trabalhos estão sendo executados e então definir se essa empresa será habilitada ou não para exportação.

O sistema da suinocultura começa com a definição das propriedades que serão usadas para aplicação do check-list. De acordo com o veterinário da Cidasc, MATEUS GIRARDELLO, no departamento regional, por exemplo, os veterinários já receberam treinamento teórico para aplicação do check-list e também serão acompanhados na parte prática. Um motivo é que agora há incidência da peste suína africana na República Dominicana, na América Central. No Brasil ainda não existe nenhum caso registrado, mas a orientação é para o produtor não deixar pessoas estranhas entrarem na granja, e notificar a Cidasc caso algum animal apresente suspeita. GIRARDELLO citou que a produção de suínos pode ser considerada vital para a economia do estado, pois gera muitos empregos e renda. Ele lembrou ainda que São Catarina é o maior produtor e exportador de suínos do Brasil, e a produção diferenciada permite agregar mais valor ao produto.

Na última semana, dois vereadores representantes de cada bancada da Câmara de Anchieta e o executivo estiveram em Brasília cumprindo agenda oficial. Até o próximo dia vinte, cada deputado deve indicar os pedidos de emendas solicitados por cada município. A informação é da presidente do legislativo, CLAUDETE JUNGES. Conforme ela, foram visitados quinze dos dezesseis gabinetes parlamentares federais. Apenas o deputado, GILSON MARQUES, não foi visitado porque não recebe pedidos por escrito, apenas por um sistema cadastral. Também foi visitado os três gabinetes dos senadores catarinenses. A vereadora destacou que há uma grande expectativa na destinação dos recursos solicitados. CLAUDETE citou os pedidos referentes ao hospital de Anchieta para mobiliar a unidade, depois que as obras forem concluídas. Como também mais recursos para manutenção da saúde. Ela disse ainda que foi pedido verbas públicas para aquisição de ônibus e materiais escolares e de construção.

A partir destes pedidos a administração deve acompanhar a liberação de recursos para o próximo ano. A presidente, CLAUDETE JUNGES afirmou que os valores ainda foram liberados, tendo em vista que estes pedidos devem ser incluídos no orçamento de 2022. Ela explicou a definição dos pedidos foram feitas juntamente com a participação da população que estiveram envolvidos nos encontros municipais. Como debatida pelos vereadores de ambas as bancadas. Para a solicitação das verbas, CLAUDETE enfatizou que os pedidos foram entregues conforme a área mais atuada pelo deputado.

O uso de máscaras de proteção facial continua sendo obrigatório em espaços fechados em Santa Catarina. A afirmação é do fiscal sanitário em SJCedro, MARCOS BAGNARA. Conforme o fiscal, o último decreto do estado catarinense de 24 de setembro segue em vigor no estado. Ele disse que não há informações sobre o relaxamento deste decreto. Caso alguém for flagrado pela Vigilância Sanitária sem o uso de máscara nos estabelecimentos, ele disse que é feita a orientação do uso. O fiscal comentou que o principal responsável pela cobrança do uso de máscara é o proprietário do local. BAGNARA citou o município de Guaraciaba que teve o número de casos ativos zerado, porém, nos últimos dias tem confirmado diariamente novos casos. Ele destacou os principais cuidados que devem ser feitos pela população. Mesmo com o avanço da vacinação, a orientação segue sendo a prevenção.

A Vigilância Sanitária de SJCedro já necessitou multar alguns estabelecimentos conforme as leis ainda em vigor. O fiscal sanitário, MARCOS BAGNARA disse que não é essa a intenção do setor, porém, em muitos casos a situação pede a autuação. Ele destacou que a Vigilância necessita seguir as regras impostas. O fiscal ressaltou que os estabelecimentos são os principais responsáveis por promover o uso da máscara.

Uma mulher de 47 anos é procurada pela família após desaparecer durante a madrugada de sábado, em São Miguel. JOICE MOTA, mora com os pais no centro do município e teria desaparecido durante a madrugada. De acordo com os familiares de JOICE, ela teria sido vista durante a noite de sexta-feira, quando teria ido dormir. Na manhã de sábado os familiares não a encontraram. O que intrigou a família por que a mulher deixou a carteira e os documentos. Ela não possuía celular e segundo familiares não teria motivos para desaparecer. A delegada LISIANE JUNGES, responsável pela DPCAMI de São Miguel confirmou que a Polícia Civil está investigada o caso. Os familiares pedem que qualquer informação sobre o paradeiro de JOICE pode entrar em contato pelo WhatsApp 49 9 9943-6688, 190 da Polícia Militar ou 181 da Polícia Civil.

Um acidente de trânsito, tipo colisão frontal, entre uma carreta e um veículo de passeio, deixou o motorista gravemente ferido na BR 163, na divisa entre as cidades de Dionísio Cerqueira e Barracão. A ocorrência foi registrada na noite de sábado, por volta das 20 horas e 45 minutos, na Avenida Arnaldo Busato, entre as cidades. Segundo os Bombeiros que atenderam o acidente, o motorista da Saveiro de Santa Izabel, de 48 anos de idade, estava desacordado e com ferimentos generalizados e graves pelo corpo. Depois de ser retirado, o homem foi encaminhado pelo SAMU para atendimento médico em Dionísio Cerqueira. Mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Trata-se de ALEXANDRE FORNARI.

Saída de pista seguida de capotamento deixa ao menos três feridos em Princesa. Esse acidente, uma saída de pista seguida de capotamento deixou três pessoas feridas. Entre elas uma criança de sete anos e um idoso de 83 anos. O acidente aconteceu na Linha Vista Alegre interior de Princesa próximo a uma ponte no Rio Maria Preta na noite deste domingo, por volta das 20 horas. Conforme obtido pela Rádio Cedro no local do acidente, o veículo estava transitando sentido cidade de Princesa, quando perdeu o controle, saiu da pista e caiu no rio. Antes mesmo da chegada dos bombeiros, populares já haviam realizado a retirada dos ocupantes. Segundo o soldado dos Bombeiros DOUGLAS BLASI, responsável por atender a ocorrência, relatou que o idoso estava desacordado e de imediato feito os primeiros socorros, levado ao Hospital em SJCedro e logo em seguida encaminhado ao Hospital Regional em São Miguel.

Motociclista sofre fratura exposta em acidente contra carro. Esse segundo acidente foi registrado no interior de Princesa. Os Bombeiros estavam realizando atendimento da ocorrência onde três pessoas ficaram feridas após o veículo cair no Rio Maria Preta. Quando foram avisados do acidente que envolveu uma moto e um carro, sendo que condutor da moto, um homem de 22 anos, relatava que transitava na linha Vista Alegre quando aconteceu o acidente. Após ser conduzido ao hospital foi constatada fratura exposta na perna esquerda e também suspeita de luxação em joelho. Devido à gravidade foi conduzido para o Regional de São Miguel. Essa ocorrência ficou a encargo da PM de SJCedro e Princesa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.