-STF JULGA PRIMEIROS RÉUS POR ATOS DE OITO JANEIRO NESTA TERÇA-FEIRA
-PRESÍDIOS DE SC TEM QUATRO MIL E 600 DETENTOS ACIMA DA CAPACIDADE
-CAMPANHA DA AMEOSC PARA ARRECADAR DONATIVOS PARA GAÚCHOS COMEÇA HOJE
-COMANDANTE DO ESTADO MAIOR DIZ QUE TECNOLOGIA AMENIZA FALTA DE EFETIVO DA PM
-MUNICÍPIO VAI INVESTIR 165 MIL REAIS EM REFORMA DO ESPAÇO PARA CENTRO DE INOVAÇÃO
-HOMEM É DETIDO DEPOIS DE ACERTAR FACADA EM MULHER NO BAIRRO ANDREATTA
-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NESTE FINAL DE SEMANA
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Um ataque aéreo em um mercado em Cartum, capital do Sudão, deixou ao menos 40 mortos, informou um pronto-socorro voluntário neste domingo. Além disso, dezenas de pessoas ficaram feridas. Este é o maior número de vítimas civis em um único ataque desde o começo da guerra civil no país, que começou em abril. O conflito no Sudão já dura cinco meses. Os confrontos já deixaram pelo menos quatro mil mortos e forçaram mais de quatro milhões de pessoas a fugirem de casa, sendo mais de um milhão para países vizinhos.
O número de mortes no Marrocos já passou de dois mil após um forte terremoto que atingiu o país, segundo o Ministério do Interior do país. A estimativa é de que haja 300 mil pessoas afetadas pelo sismo em Marrakech, ou seja, um terço da população da cidade. O tremor foi sentido por volta das 11 horas da noite horário local de sexta-feirae teve magnitude de seis vírgula oito. Um tremor secundário, de magnitude quatro vírgula nove, foi sentido 19 minutos depois do terremoto. Além das mortes, que ocorreram em áreas montanhosas de difícil acesso, há o registro de mil e 400 pessoas feridas.
A cúpula do G20 em Nova Délhi terminou neste domingo, com a Índia entregando a presidência do bloco ao Brasil, enquanto os Estados Unidos e a Rússia elogiaram o consenso que não condenou Moscou pela guerra na Ucrânia mas pediu aos Estados membros que evitassem o uso da força. O primeiro-ministro indiano, NARENDRA MODI, pediu aos líderes do grupo que realizassem uma reunião virtual em novembro para analisar o progresso das políticas sugeridas e metas anunciadas neste fim de semana. No sábado, o grupo adotou uma Declaração dos Líderes que evitou condenar a Rússia pela guerra, mas destacou o sofrimento humano que o conflito causou e pediu a todos os Estados que não usassem a força para tomar territórios.
A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro para 2023 aumentou, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. Especialistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central elevaram a projeção de dois e 56 para dois vírgula 64 por cento. O movimento ainda é reflexo da divulgação do resultado do PIB do segundo semestre, que teve alta de zero virgula nove por cento superando as expectativas do mercado. A estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, considerada a inflação do país, também teve leve alta, indo para quatro vírgula 93 por cento. A expectativa para a taxa básica de juros foi mantida em 11 virgula 75 por cento.
O Supremo Tribunal Federal julga a partir de quarta-feira os primeiros quatro réus pelos atos de oito de janeiro. As análises começarão às nove e meia da manhã. A presidente da Corte, ministra ROSA WEBER, marcou duas sessões extras do plenário no período da manhã, na quarta e quinta-feira, para tratar dos casos. As sessões no período da tarde ficaram mantidas. Assim, os ministros terão quatro sessões para julgar as primeiras ações penais dos envolvidos nos ataques que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Os primeiros réus a serem julgados são acusados de participar da execução do vandalismo. Três deles continuam presos de forma preventiva. Até o momento, a PGR apresentou mil 409 denúncias relacionadas ao 8 de janeiro e o STF já recebeu mil 365 delas.
A Defesa Civil do Estado confirmou mais três mortes em razão das cheias no novo boletim divulgado no final deste domingo. Agora já são 46. Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Colinas. Mais de 15 mil pessoas seguem fora de casa devido às fortes chuvas. A cidade com o maior número de vítimas é Muçum, na mesma região, com 16 mortes confirmadas. Também neste domingo chegou à região do Vale do Taquari o presidente em exercício, GERALDO ALCKMIN, liderando uma comitiva do governo federal com oito ministros. Na visita, que passou por dois dos municípios mais atingidos pela enchente do início da semana, ALCKMIN anunciou que o governo federal aportará 741 milhões em ações emergenciais para auxiliar os municípios e as pessoas afetadas pelas inundações.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul realiza nesta terça-feira, em Chapecó, o evento de celebração dos resultados do banco no apoio à Região Sul do país. A cerimônia acontece no Parque EFAPI. Na ocasião, o banco irá assinar mais de 240 milhões de reais em novas contratações junto às empresas e cooperativas da região para projetos de ampliação e modernização de unidades. No encontro, o BRED vai anunciar os programas disponíveis para empresas e empreendedores que buscam apoio para desenvolvimento de negócios. O evento acontece em paralelo com a Mercoagro 2023, Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, que ocorre de 12 a 15 de setembro na cidade.
As prisões de Santa Catarina operam com quatro mil e 600 detentos acima da capacidade. Com 24 mil 694 pessoas privadas de liberdade, o sistema atual é projetado para receber 20 mil presos nas 53 cadeias espalhadas pelo estado. O déficit é de 21 por cento. Somada à superpopulação carceraria, os policiais penais afirmam que o efetivo atual de 37 vírgula nove por cento abaixo do ideal tensiona o trabalho. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, Santa Catarina é o décimo sexto estado com maior superlotação do país, ou seja, bem abaixo das unidades da federação com piores resultados. Das 53 unidades prisionais no estado, 41 têm mais presos do que a capacidade.
O Tribunal Superior Eleitoral julgará nesta terça-feira um recurso eleitoral interposto pela ex-candidata a deputada estadual nas eleições 2022, ROSANE MAGALY MARTINS do Psol contra o governador JORGINHO MELLO, a vice-governadora MARILISA BOEHM e o PL, por suposto uso indevido de recursos e abuso de poder econômico. ROSANE alegou que a campanha do então candidato do PL ao governo do Estado foi financiada com recursos que deveriam ter sido aplicados em candidaturas femininas, mas que por manobra ilegal tiveram destinação diversa. Em abril deste ano, juízes do Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, negaram o pedido entendo que não houve irregularidade na destinação dos recursos. Houve recurso que será julgado amanhã pelo TSE.
Uma aposta feita em São Miguel do Oeste ganhou 24 mil reais ao acertar a quina da Mega-sena. O concurso sorteado neste sábado teve um único ganhador. Uma aposta feita em Santa Luiza, Minas Gerais, acertou as seis dezenas e faturou os 84 milhões de reais do prêmio principal. 15 apostas realizadas em Santa Catarina acertaram cinco das seis dezenas e faturaram 24 mil e 600 reais cada uma. Um dos ganhadores da quina da Mega é de São Miguel do Oeste. Ao todo, 250 pessoas no Brasil também fizeram cinco acertos e vão receber o mesmo prêmio. Os números sorteados foram 14 – 18 – 22 – 26 – 31 – 38.
A décima edição da FAIC – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste terminou neste domingo. Durante quatro dias, o parque de exposições contou com a presença de mais de 150 expositores. A FAIC 2023 contou com amplo parque de exposições, praça de alimentação com atrações locais, restaurante feira, setor do agronegócio, turismo, indústria, comércio e prestação de serviços. Conforme levantamento da Polícia Militar e Comissão Central Organizadora, aproximadamente 35 mil pessoas passaram pela FAIC 2023. Segundo o prefeito ADÉLIO MARX, foi um evento de qualidade, com grandes atrações, tradições, negócios e diversão para todas as idades.
A Associação dos Municípios do Extremo-oeste começa nesta segunda-feira uma campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A campanha da Ameosc tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, materiais escolares, produtos de higiene e limpeza, colchões, travesseiros, roupas de cama e cobertores. O secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, explicou que os municípios vão organizar a arrecadação inicial dos donativos com a população de cada cidade e as doações recebidas pelas prefeituras serão levadas para a sede da Ameosc em São Miguel do Oeste. Os materiais serão organizados no auditório da associação e encaminhados para o Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira.
A campanha SOS Rio Grande do Sul promovida pela Ameosc para ajudar os atingidos pelas enchentes divulgou os locais de coleta de doações em São Miguel do Oeste. A população do município pode levar os donativos para qualquer um dos sete pontos de recolhimento. Os locais são os seguintes: prefeitura, postos de saúde, Secretaria de Assistência Social, CITBalcão de Empregos na Praça Central, Ginásio Municipal em frente à Unoesc, Centro Cultural Olímpio Dal Magro, Escolas Municipais e sede da Ameosc. As doações, reforçando mais uma vez, devem ser feitas até a próxima quinta-feira.
Os quartéis da Polícia Militar também estão recebendo doações que serão destinadas para os moradores atingidos pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. A iniciativa da campanha é do governo de Santa Catarina em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios. Os itens mais necessários neste momento são roupas de cama e produtos de higiene pessoal e limpeza. As doações podem ser deixadas nos postos ou quartéis da Polícia Militar em todos os municípios até a sexta-feira. Depois, os donativos serão encaminhadas para os municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O Estado Maior da Polícia Militar está construindo uma nova diretriz para o trabalho da instituição com inovação, mas com a manutenção das questões legais sobre a atribuição da PM. A afirmação é do chefe do Estado Maior, coronel JAILSON FRANZEN. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que o lema do novo comando é “Organizar, evoluir e inovar”. Por isso, o primeiro passo é organizar, mapear e sistematizar a realidade da polícia catarinense para definir o que precisa ser alterado com inovação. FRANZEN explicou que a Estado Maio trabalha, por exemplo, para a definição de políticas mais claras para o ensino e formação dos policiais e também para a construção de uma nova doutrina de policiamento. Uma das ações é a elaboração das diretrizes para a polícia ostensiva de fronteira. Esse documento vai estabelecer como será o trabalho e os procedimentos da PM na região que faz fronteira com a Argentina.
O maior desafio no Estado Maior é implementar uma cultura de projetos para captar recursos e ampliar os investimentos na PM. O comentário é do chefe do Estado Maior, coronel JAILSON FRANZEN. Ele explicou que a Polícia Militar já tem um núcleo de projetos, mas ideia é ampliar esse trabalho, inclusive com escritórios regionais para elaborar projetos para desenvolver programas, ações e investir na compra de equipamentos, materiais, viaturas e armamentos. FRANZEN citou que a Polícia Militar tem um bom orçamento, mas sempre é preciso buscar mais recursos para dar mais condições de trabalho e aumentar a estrutura da segurança pública no sentido de proteger os catarinenses.
Durante o Peperi Rádio Repórter deste sábado, o chefe do Estado Maior, coronel JAILSON FRANZEN, disse que a Polícia Militar tem um efetivo abaixo do ideal. De acordo com ele, o efetivo da PM está abaixo de 50 por cento do previsto em lei. Atualmente, a quantidade estabelecida em lei é de 20 mil PMs, mas a instituição conta hoje com menos de 10 policiais. FRANZEN disse que a Policia elaborou um estudo a respeito do quadro funcional com o objetivo de identificar exatamente a carência e como resolver a questão do efetivo.
O chefe do Estado Maior, coronel JAILSON FRANZEN, ressaltou que a falta de efetivo da PM acaba compensada pelos investimentos em tecnologia. Ele citou que a instituição tem uma boa estrutura, equipamentos, viaturas e outros recursos que permitem um trabalho mais efetivo por parte dos policiais. FRANZEN comentou que a PM catarinense é uma das mais modernas do país. O chefe do Estado Maior ressaltou ainda a importância do projeto que está em tramitação e que prevê a contratação de policiais temporários. Ele disse que isso vai permitir que os PMs de carreira possam ser empregados diretamente na segurança pública.
A aprovação do projeto de lei que autoriza a administração de São Miguel do Oeste a investir recursos públicos na implantação de uma incubadora de novos negócios na Unoesc é um passo importante para a consolidação do ecossistema da inovação no município. A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT. Ela esteve no RPN primeira edição de hoje e explicou que o projeto vai permitir a instalação do centro de inovação do município. O projeto que passou pela câmara autoriza o município a fazer a reforma e adequação às normas de acessibilidade de um imóvel de propriedade da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina, mantenedora da Unoesc. A proposta prevê que o uso do espaço pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.
O imóvel que vai ser reformado para receber o Centro de Inovação na Unoesc é o prédio que abrigava o laboratório de Telejornalismo do extinto curso de Jornalismo da universidade. O espaço fica ao lado da vice-reitoria e da biblioteca do campus. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT, o local foi cedido ao Município por meio de Contrato de Comodato pelo prazo de cinco anos. O prédio tem uma área de 163 metros quadrados e vai ser adaptado para as atividades do centro de inovação. INDIANARA disse que au prefeitura vai lançar a licitação nos próximos dias e que o investimento será de aproximadamente 165 mil reais.
O centro de inovação do município na Unoesc deve ser aberto no começo do ano que vem. A projeção é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT. Ela disse que a abertura desse espaço vai contribuir muito para a consolidação do ecossistema de inovação no município. INDIANARA disse que os serviços prestados no local serão disponibilizados para todas as pessoas da comunidade com ideias inovadoras, mas que precisam de apoio para transformar essa ideia em um negócio viável.
Um acidente no final da manhã deste sábado deixou uma pessoa ferida na BR 282. A colisão aconteceu por volta das dez e 40 nas proximidades do trevo secundário de acesso a cidade de Maravilha. O acidente envolveu um Gol e um caminhão bi-trem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor do carro, um rapaz de 19 anos, foi ejetado do veículo. Ele sofreu um trauma de face e escoriações generalizadas e foi atendido pelas equipes do Corpo de Bombeiros e conduzido ao Hospital pela equipe do SAMU. O motorista do caminhão saiu ileso do acidente. O trânsito de veículos ficou interrompido por cerca de uma hora até a remoção dos veículos e limpeza da pista.
Um acidente deixou duas pessoas feridas no começo da manhã deste domingo na BR 282. Por volta das cinco horas, a condutora de um carro de passeio saiu da pista e capotou nas proximidades da Aurora em Marvilha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois ocupantes do carro ficaram feridos. Quando a equipe de resgate chegou no local, os dois estavam fora do carro. Segundo os bombeiros, a condutora do veículo, uma mulher de 25 anos, apresentava crise nervosa, hipertensão, taquicardia e com dor no tórax. O caroneiro, um homem de 23 anos, apresentava escoriação no ante braço esquerdo, hipertensão e taquicardia. Os dois foram encaminhados para o Pronto Socorro de Maravilha.
Mais um acidente foi registrado durante a madrugada deste domingo na BR 282 em Maravilha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um caminhão perdeu o controle da direção e saiu da pista. O acidente aconteceu por volta das seis e 20, nas proximidades do local onde houve outro acidente uma hora antes. Os bombeiros foram chamados e, ao chegar no local, encontraram o motorista fora do veículo, deitado ao lado da pista, mas consciente e orientado. O homem apresentava suspeita de fratura na perna esquerda, ferimento na face e escoriações diversas. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado pela equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital São José de Maravilha.
Dois homens foram presos pela Polícia Militar por Tráfico de drogas em Iraceminha na última sexta-feira. Em rondas pela Linha São José do Laranjal, uma guarnição da PM visualizou um veículo com dois ocupantes em atitude suspeita. O motorista tentou fugir da abordagem, mas foi localizado minutos depois. Com a ajuda do cão de fato Colt, os policiais encontraram 57 gramas de cocaína embaixo do carpete do carro. Os dois homens, um de 24 anos e o outro de 21, foram presos. A droga, 597 reais em dinheiro e dois telefones celulares foram apreendidos. Os dois foram entregues na delegacia de polícia.
Mais uma ocorrência de tráfico de drogas foi registrada neste final de semana em Maravilha. As guarnições da PM realizavam patrulhamento pela cidade na manhã de sábado quando abordaram uma motocicleta. O condutor, que já é conhecido pelo envolvimento com drogas, estava portando cocaína. A droga estava fracionada e pronta para venda ou entrega. O homem de 21 anos possui mais de 20 boletins de ocorrência. Ele foi preso em flagrante pelo crime de Tráfico de Drogas e foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Maravilha.
Em São Miguel do Oeste, a Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão neste final de semana. O primeiro deles foi começo da noite de sexta-feira. A PM abordou um homem em atitude suspeita na rua Guilherme José Missen, no centro da cidade. Ele tentou escapar, mas foi contido pelos policiais. Durante a abordagem e em consulta ao sistema, foi constatado que havia um Mandado de Prisão Ativo contra o homem de 40 anos pelo crime de roubo. Ele foi detido e levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Um homem foi preso depois de dar um golpe de faca na companheira durante a madrugada de sábado. O crime aconteceu por volta das cinco horas e 20 minutos na rua José Bonifácio, no Bairro Andreata. Ao chegar no local, a guarnição encontrou a vítima de 28 anos assustada e estancando o ferimento de faca na perna direita com um pano. Ela informou aos policiais que o golpe de faca foi desferido pelo companheiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou a mulher para o hospital Terezinha Gaio Basso. O autor do fato, um homem de 48 anos, foi localizado pela Polícia Militar no quarto do casal. A faca usada no crime foi apreendida e o homem foi preso por lesão corporal dolosa grave ou gravíssima no contexto de violência doméstica. Os dois filhos do casal, dois e seis anos, ficaram sob responsabilidade de uma amiga da vítima.