ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 26/09/2023

GLOBO EM FOCO – 11/09/23

-STF JULGA PRIMEIROS RÉUS POR ATOS DE OITO JANEIRO NESTA TERÇA-FEIRA

-PRESÍDIOS DE SC TEM QUATRO MIL E 600 DETENTOS ACIMA DA CAPACIDADE

-HILDEGARD MEURER RECEBE HOMENAGEM NOS 50 ANOS DA BIBLIOTECA

-MUNICÍPIOS LANÇAM CAMPANHA DE AJUDA A VÍTIMA DE TRAGÉDIA NO RS

-FEIRA DO LIVRO DE SJO TERÁ ESPAÇO PARA ESCRITORES DA REGIÃO

-ITAPIRANGA TERÁ EVENTO PARA LANÇAMENTO DE TRÊS LIVROS

-MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ E POR AMEAÇAR POLICIAIS

-HOMEM FICA FERIDO EM GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR-282

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


Um ataque aéreo em um mercado em Cartum, capital do Sudão, deixou ao menos 40 mortos, informou um pronto-socorro voluntário neste domingo. Além disso, dezenas de pessoas ficaram feridas. Este é o maior número de vítimas civis em um único ataque desde o começo da guerra civil no país, que começou em abril. O conflito no Sudão já dura cinco meses. Os confrontos já deixaram pelo menos quatro mil mortos e forçaram mais de quatro milhões de pessoas a fugirem de casa, sendo mais de um milhão para países vizinhos.


O número de mortes no Marrocos já passou de dois mil após um forte terremoto que atingiu o país, segundo o Ministério do Interior do país. A estimativa é de que haja 300 mil pessoas afetadas pelo sismo em Marrakech, ou seja, um terço da população da cidade. O tremor foi sentido por volta das 11 horas da noite horário local de sexta-feirae teve magnitude de seis vírgula oito. Um tremor secundário, de magnitude quatro vírgula nove, foi sentido 19 minutos depois do terremoto. Além das mortes, que ocorreram em áreas montanhosas de difícil acesso, há o registro de mil e 400 pessoas feridas.


A cúpula do G20 em Nova Délhi terminou neste domingo, com a Índia entregando a presidência do bloco ao Brasil, enquanto os Estados Unidos e a Rússia elogiaram o consenso que não condenou Moscou pela guerra na Ucrânia mas pediu aos Estados membros que evitassem o uso da força. O primeiro-ministro indiano, NARENDRA MODI, pediu aos líderes do grupo que realizassem uma reunião virtual em novembro para analisar o progresso das políticas sugeridas e metas anunciadas neste fim de semana. No sábado, o grupo adotou uma Declaração dos Líderes que evitou condenar a Rússia pela guerra, mas destacou o sofrimento humano que o conflito causou e pediu a todos os Estados que não usassem a força para tomar territórios.

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro para 2023 aumentou, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. Especialistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central elevaram a projeção de dois e 56 para dois vírgula 64 por cento. O movimento ainda é reflexo da divulgação do resultado do PIB do segundo semestre, que teve alta de zero virgula nove por cento superando as expectativas do mercado. A estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, considerada a inflação do país, também teve leve alta, indo para quatro vírgula 93 por cento. A expectativa para a taxa básica de juros foi mantida em 11 virgula 75 por cento.

O Supremo Tribunal Federal julga a partir de quarta-feira os primeiros quatro réus pelos atos de oito de janeiro. As análises começarão às nove e meia da manhã. A presidente da Corte, ministra ROSA WEBER, marcou duas sessões extras do plenário no período da manhã, na quarta e quinta-feira, para tratar dos casos. As sessões no período da tarde ficaram mantidas. Assim, os ministros terão quatro sessões para julgar as primeiras ações penais dos envolvidos nos ataques que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Os primeiros réus a serem julgados são acusados de participar da execução do vandalismo. Três deles continuam presos de forma preventiva. Até o momento, a PGR apresentou mil 409 denúncias relacionadas ao 8 de janeiro e o STF já recebeu mil 365 delas.

A Defesa Civil do Estado confirmou mais três mortes em razão das cheias no novo boletim divulgado no final deste domingo. Agora já são 46. Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Colinas. Mais de 15 mil pessoas seguem fora de casa devido às fortes chuvas. A cidade com o maior número de vítimas é Muçum, na mesma região, com 16 mortes confirmadas. Também neste domingo chegou à região do Vale do Taquari o presidente em exercício, GERALDO ALCKMIN, liderando uma comitiva do governo federal com oito ministros. Na visita, que passou por dois dos municípios mais atingidos pela enchente do início da semana, ALCKMIN anunciou que o governo federal aportará 741 milhões em ações emergenciais para auxiliar os municípios e as pessoas afetadas pelas inundações.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul realiza nesta terça-feira, em Chapecó, o evento de celebração dos resultados do banco no apoio à Região Sul do país. A cerimônia acontece no Parque EFAPI. Na ocasião, o banco irá assinar mais de 240 milhões de reais em novas contratações junto às empresas e cooperativas da região para projetos de ampliação e modernização de unidades. No encontro, o BRED vai anunciar os programas disponíveis para empresas e empreendedores que buscam apoio para desenvolvimento de negócios. O evento acontece em paralelo com a Mercoagro 2023, Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, que ocorre de 12 a 15 de setembro na cidade.

As prisões de Santa Catarina operam com quatro mil e 600 detentos acima da capacidade. Com 24 mil 694 pessoas privadas de liberdade, o sistema atual é projetado para receber 20 mil presos nas 53 cadeias espalhadas pelo estado. O déficit é de 21 por cento. Somada à superpopulação carceraria, os policiais penais afirmam que o efetivo atual de 37 vírgula nove por cento abaixo do ideal tensiona o trabalho. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, Santa Catarina é o décimo sexto estado com maior superlotação do país, ou seja, bem abaixo das unidades da federação com piores resultados. Das 53 unidades prisionais no estado, 41 têm mais presos do que a capacidade.

O Tribunal Superior Eleitoral julgará nesta terça-feira um recurso eleitoral interposto pela ex-candidata a deputada estadual nas eleições 2022, ROSANE MAGALY MARTINS do Psol contra o governador JORGINHO MELLO, a vice-governadora MARILISA BOEHM e o PL, por suposto uso indevido de recursos e abuso de poder econômico. ROSANE alegou que a campanha do então candidato do PL ao governo do Estado foi financiada com recursos que deveriam ter sido aplicados em candidaturas femininas, mas que por manobra ilegal tiveram destinação diversa. Em abril deste ano, juízes do Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, negaram o pedido entendo que não houve irregularidade na destinação dos recursos. Houve recurso que será julgado amanhã pelo TSE.

O município de Itapiranga preparou uma vasta programação para comemorar o cinquentenário da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. Neste domingo, a primeira bibliotecária do município foi homenageada em evento na Sociedade Imigrantes. HILDEGARD MEURER possui atualmente 82 anos e reside em Florianópolis. Em Itapiranga, ela teve atuação marcante na Biblioteca Rui Barbosa e foi responsável pela início da formação do acervo, além de implantar várias ações para facilitar o acesso aos livros. O evento deste domingo, teve participação da Orquestra de Itapiranga e grupo de teatro. As homenagens alusivas ao cinquentenário da Biblioteca também foram feitas à ex-gestores públicos e diretoras da biblioteca.

Outro momento marcante acontece nesta segunda-feira, ainda com a presença de HILDEGARD MEURER, será a Sessão Solene de Homenagem pelos 50 anos de atuação da Biblioteca e de honra ao mérito a primeira bibliotecária do município na Câmara de Vereadores. A Sessão foi proposta pelos vereadores DANIEL BRANDÃO, JACQUELINE HERMES, LUÍS CARLOS STEFFENON e ROBERTO BASTO. No seu discurso, durante a homenagem de ontem na Sociedade Imigrantes, HILDEGARD MEURER, lembrou do apoio do prefeito OTTMAR SHNEIDERS para a implantação da biblioteca e a compra dos primeiros livros. Atualmente o acerco conta com mais de 40 mil obras.

São João do Oeste inova na edição deste ano da Feira do Livro. Evento visa despertar o gosto pela leitura e também promover escritores regionais. Conforme o Secretário Municipal da Educação, CLAUNEI WEBER, a Feira do Livro será realizada nos dias nove, 10 e 11 de outubro, no Clube Aliança. De acordo com ele a programação inclui visitas dos alunos das escolas do município. O Secretário informa que a cada ano cresce o interesse dos estudantes em prestigiarem a feira e por isso os organizadores focam em novidades e atrações para o público. De acordo com WEBER, o município estabeleceu parceria com empresa que vai disponibiliza grande quantidade de livros para exposição e também para a venda.

Escritores da região terão espaço reservado no clube Aliança para expor e comercializar suas obras. O Secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER destaca a importância dos registros que estão sendo feitos com resgate histórico da região. Ele menciona que também terá espaço para livros infantis e de vários gêneros visando contemplar os diferentes gostos pela leitura. Segundo CLAUNEI WEBER, também terá programações a noite ampliando as atrações da Feira do Livro.

A Comissão Central Organizadora da décima quinta EFACITUS –Exposição Feira, Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis, em conjunto com o Setor responsável pelo Marketing e Divulgação do evento, lançou o concurso para escolha do novo Slogan da Feira. Ele será utilizado durante toda divulgação publicitária, remetendo à essência, originalidade e características da feira e do município. Além de fomentar a criatividade, o concurso também premia o ganhador com uma Poupança Cooperada do Sicoob. De acordo com uma das responsáveis, JAÍNE FRIEDRICH, o objetivo é incentivar a comunidade escolar a usar a criatividade na elaboração do novo slogan daEFACITUS, transmitindo o potencial econômico, agropecuário, comercial e industrial de Tunápolis conquistados nos 34 anos de emancipação político-administrativa.

JAÍNE FRIEDRICH explicou que o concurso é destinado aos alunos devidamente matriculados e que estejam frequentando as turmas do oitavo e nono ano da Escola de Ensino Fundamental de Linha Pitangueira e oitavo e nono ano e Ensino Médio da Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo. JAÍNE ressaltou que cada aluno somente poderá participar com uma proposta de slogan, que deverá estar acompanhada de uma justificativa de cinco a dez linhas, a qual permitirá a análise contextual da Comissão Julgadora, formada pelos membros da Comissão Central Organizadora. JAÍNE FRIEDRICH lembrou que os interessados em participar do concurso podem retirar o formulário junto à secretaria da sua escola, preenchê-lo corretamente e entrega-lo até às 17h do dia 09 de outubro.

Terminou neste domingo, a décima edição da FAIC – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste realizada pelo Município, Associação Feira FAIC e com o apoio da ACIIO-CDL, que lotou o parque de exposições durante os quatro dias de evento. Entre os dias 07 e 10 de setembro, o slogan "O melhor é estar aqui” foi evidenciado através do sucesso do evento, mostrando aos visitantes a força econômica e a união dos setores do município. A FAIC 2023 contou com amplo parque de exposições, praça de alimentação com atrações locais, restaurante feira, setor do agronegócio, turismo, indústria, comércio e prestação de serviços. Conforme levantamento da Polícia Militar e Comissão Central Organizadora, cerca de 35 mil pessoas passaram pela feira nos quatro dias de evento, seja para se divertir, fazer negócios e curtir as atrações.

A Presidente da Associação Feira FAIC, VANESSA BACK BERTOL, destacou que foram meses de planejamento, reuniões e muitas mãos trabalhando para que o evento fosse um sucesso. Citou que a feira movimentou o comércio e deu oportunidades a centenas de pessoas, gerando emprego e renda, fomentando o comércio local e oferecendo o que melhor de Iporã do Oeste. Já o prefeito, ADÉLIO MARX, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e a cada munícipe que esteve presente nos quatro dias de feira. Enalteceu que foi um evento de qualidade que fez história, com grandes atrações, tradições, negócios e diversão para todas as idades. Os coordenadores da FAIC 2023, WILSON MALLMANN e SIMONE KLUNK, pontuaram que o evento foi um reflexo dos avanços que vêm ocorrendo em todos os setores do município.

Já o Presidente da Associação Comercial de Iporã do Oeste, MILTON MELZ, expressou a sua gratidão e reconhecimento às empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento, a Administração Municipal e aos expositores que acreditaram e apostaram na FAIC 2023. Destacou ainda o incrível trabalho de todas as entidades envolvidas nos mais diversos setores da ornamentação, segurança, limpeza, parte elétrica e internet e todas as empresas de apoio que por vezes não aparecem, mas atuaram fortemente nos bastidores. O encerramento da FAIC 2023 foi na noite deste domingo com baile pré-Kerbfest, animado pelo Musical Monte Carlo. O evento de encerramento da FAIC foi um esquenta para mais uma grande festa que será realizada em Iporã do Oeste, de 28 a 30 de setembro, com muita cultura e alegria.

Programação na igreja matriz de Itapiranga marca lançamento de três livros. O evento será realizado nesta terça-feira, a partir das 19 horas, na Igreja Matriz São Pedro Canísio. Será um momento de lançamento de três obras sobre a história de Porto Novo, atual território de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Conforme o escritor e historiador, DOUGLAS FRANZEN, será uma noite cultural bastante agradável com participação do Coral Ascorita e do violinista JEAN MELCHIORS. O lançamento de livros inclui as obras; Estórias do Tio Erasmo, de JAIME HENKES, que relata a trajetória do primeiro telégrafo de Itapiranga. Outro livro será, A forma da realidade - A trajetória de Samila em Porto Novo, da escritora itapiranguense MAURÍCIA MEES. A terceira obra será, As igrejas de Porto Novo, uma parceria dos escritores JAINE OTT, CARINE KAUFMANN e DOUGLAS FRANZEN.

Trabalho de pesquisa é amplo na elaboração de livros que relatam fatos históricos dos colonizadores. Eles fizeram um mapeamento das principais igrejas, suas histórias, arquitetura e a importância para o turismo. FRANZEN relata que foram três anos de pesquisas e trabalho para relatar a história da construção de igrejas em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. O historiador DOUGLAS FRANZEN destaca a mobilização que já existe para 2026 nas comemorações do centenário de Porto Novo. Um grupo de professores, pesquisadores, historiadores e escritores trabalha para promover um evento muito bonito, resgatando a história e valorizando cada vez mais a região que abrange os municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste lançou uma campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A última atualização da Defesa Civil gaúcha aponta 42 mortes confirmadas e 46 pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados e desalojados. O órgão calcula que a quantidade de pessoas afetadas ultrapassa 135 mil. A campanha da Ameosc tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, materiais escolares, produtos de higiene e limpeza, colchões, travesseiros, roupas de cama e cobertores. Os detalhes da campanha foram acertados em reunião dos prefeitos antes da abertura da Faic em Iporã do Oeste. A entidade entrou em contato com a Associação dos Municípios da região mais afetada no Rio Grande do Sul e definiu os prazos para o envio da ajuda aos gaúchos.

Municípios já registram grande volume de doações para atingidos por enchente no Rio Grande do Sul. O secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, explicou que os municípios vão organizar a arrecadação inicial dos donativos com a população de cada cidade a partir desta segunda-feira. As doações recebidas pelas prefeituras serão levadas para a sede da Ameosc em São Miguel do Oeste. Os materiais serão organizados no auditório da associação. De acordo com FONTANA, na quinta-feira, os donativos serão encaminhados para o Rio Grande do Sul.

Em Itapiranga a Serafini Agroindustrial e Serafini Suinos lidera uma campanha para ajudar as vítimas, principalmente da cidade de Muçum, no Vale do Taquari, que teve o maior número de vítimas em decorrência das fortes chuvas. A empresa vai disponibilizar caminhão para levar os donativos para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que está coordenando a mobilização para ajudar as vítimas da tragédia desta semana. As doações podem ser entregues nesta segunda e terça-feira, no quartel do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, na Agrosuínos Serafini em Santa Fé Alta e na Agroindustrial Serafini em Linha Beato Roque ou na Secretaria de Assistência Social de Itapiranga.

Conforme o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, na manhã de hoje a prefeitura já registrou grande volume de doações. Ele considera que o sistema adotado com a centralização na Ameosc e na sequência o envio para a Associação de Municípios do Vale do Taquari, deixa o procedimento bem transparente. O prefeito chama atenção para que as pessoas tenham compreensão de doar artigos que possam ser usados e também lembrarem das crianças em suas ações beneficente. Segundo GENÉSIO ANTON, as doações serão aceitas na prefeitura de São João do Oeste até o início da tarde de quarta feira.

Acidente em evento de ciclismo deixa homem com fratura. Dois ciclistas sofreram queda em uma curva na Linha Popi, interior de Itapiranga, por volta das nove horas e 20 minutos deste domingo. foi uma colisão traseira entre os dois cicliestas. Quando os bombeiros chegaram, um deles já estava sendo atendido pela secretaria da saúde de Itapiranga, com suspeita de fratura no braço direito. O outro ciclista, foi atendido pelos bombeiros no local, escoriações nos braços e pernas, no tórax e no abdômen e um edema no polegar direito.

Um homem foi preso pela Polícia Militar por ameaçar e agredir a companheira em Santa Helena. A prisão ocorreu na sexta-feira, 08, por volta das 21h30, após a Polícia Militar ser acionada para averiguar uma denúncia de violência doméstica no centro da cidade. No local, os policiais conversaram com a vítima, uma mulher de 58 anos, que relatou estar em uma união estável com seu companheiro e que por várias vezes, foi vítima de agressões. Ela relatou que o homem é alcoólatra e que fica extremamente agressivo quando bebe. A vítima disse ainda que, sem motivos, ele havia desferido um soco em seu rosto e que teria a agarrado e tentado derrubá-la, além de a ameaçar de morte. Conforme o relato da mulher, em um momento de descuido do agressor, ela conseguiu fugir e pedir ajuda. Com isso, o homem de 50 anos foi localizado e preso pela Polícia Militar. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.

Motorista é preso por dirigir embriagado, desobedecer, desacatar e ameaçar os policiais militares, em Riqueza. Os fatos aconteceram no início da madrugada de sábado, quando a Polícia Militar realizou a abordagem de um veículo no centro da cidade. O condutor havia sido denunciado por realizar manobras perigosas e arrancadas bruscas na área de lazer na cidade de Mondaí, além de intimidar as pessoas que estavam no local onde era realizado um rodeio. Durante a abordagem, os policiais ofereceram o teste do etilômetro, mas o condutor recusou. Além disso, o homem de 42 anos tentou fugir, sendo abordado em sua casa com o apoio de outras guarnições. Segundo a PM, ele desacatou e ameaçou os policiais. Diante do fato e dos sinais de embriaguez, foi registrado o Auto de Constatação e o homem foi preso. Em seguida ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

Homem fica ferido em grave acidente de trânsito na BR-282.

Foi sábado na BR-282 entre os municípios de Maravilha e São Miguel do Oeste. O acidente envolveu um veículo gol com placas Mercosul e um caminhão de Lajeado, no Rio Grande do Sul, que estava carregado de milho com destino a Porto do Rio Grande. O condutor, um homem de 19 anos, que foi ejetado do veículo sendo encontrado ferido na via. O mesmo foi encaminhado ao Hospital São José de Maravilha. O condutor do caminhão não se feriu no acidente. O motorista do veículo Gol trafegava na BR-282 em sentido a São Miguel do Oeste e o caminhão vinha sentido a Maravilha, quando ocorreu o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.