-MINISTRO DA JUSTIÇA TEM ENCONTRO DE QUATRO HORAS COM ALEXANDRE DE MORAES
-SANTA CATARINA LIDERA CRESCIMENTO DO VAREJO AMPLIADO EM JULHO NO PAÍS
-CASOS ATIVOS DE COVID DOBRAM DURANTE A SEMANA NO MUNICÍPIO
-OAB DEFENDE AUMENTO DE VALORES PARA ADVOGADOS DATIVOS NO ESTADO
-DNIT ESPERAR LIBERAR TRÂNSITO NO ELEVADO DA BR 163 EM SETEMBRO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-HOMEM FICA FERIDO AO SER ATROPELADO NA WALDEMAR RANGRAB
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Líbano tem um novo governo a partir desta sexta-feira, após 13 meses de negociações políticas que agravaram uma das piores crise econômicas da história do país. O presidente MICHEL AOUN, e o primeiro-ministro nomeado, NAJIB MIKATI, assinaram o decreto para a formação do novo governo na presença do presidente do Parlamento. A nova equipe inclui personalidades apolíticas, algumas delas com boa reputação, como o diretor do hospital estatal que coordena a luta contar o coronavírus no Líbano. A primeira reunião do governo de 24 ministros está prevista para segunda-feira.
Mais de nove em cada dez famílias no Afeganistão carecem de alimentos suficientes. o alerta foi feito nesta sexta-feira pela ONU, a poucos dias de uma conferência para arrecadar os 606 milhões de dólares que a organização precisa para o final de 2021 nesse país. Segundo uma pesquisa telefônica realizada pelo Programa Mundial de Alimentos nas 34 províncias do país, 93 por cento das famílias afirmaram que não tem alimentos suficientes. O PMA precisa de 200 milhões de dólares até o fim do ano para a ajudar 14 milhões de afegãos de uma população total de 38 milhões.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pediu nesta sexta-feira a união dos norte-americanos em uma mensagem de vídeo divulgada na véspera do vigésimo aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001. Ele afirmou que no momento de maior vulnerabilidade, a união é a maior força do país. No vídeo, com pouco mais de seis minutos, o presidente lembrou as duas mil 977 pessoas, de mais de 90 países, mortas naquele dia, além dos milhares de feridos, e ofereceu honras “a todos aqueles que arriscaram e deram suas vidas nos minutos, horas, meses e anos seguintes”. O presidente, porém, recordou também o lado negativo dos ataques.
O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal concedeu o benefício do regime semiaberto ao ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA. Ele foi condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso envolvendo a identificação de 51 milhões de reias em espécie em um bunker de Salvador, na Bahia. A mudança de regime ocorreu após GEDDEL pagar uma multa imposta pela Justiça. Em agosto deste ano, por 3 votos a 1, a Segunda Turma do STF derrubou a condenação por associação criminosa. No entanto, manteve a de lavagem de dinheiro. GEDDEL deve cumprir pena de 13 anos e quatro meses de reclusão, e o irmão dele, apontado como envolvido no caso, foi condenado a nove anos.
A aplicação da segunda dose da vacina de OxfordAstraZeneca contra a Covid-19 foi suspensa em diversas cidades no Brasil devido à falta do imunizante. Há postos suspensos em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Na cidade de São Paulo, o desabastecimento já chega a quase 100 por cento dos locais autorizados para a aplicação. A vacinação no Espírito Santo, em Minas Gerais e em Santa Catarina poderá ser interrompida na próxima semana, caso não haja novas remessas da AstraZeneca. O motivo da falta de doses disponíveis está associado ao atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo, componente utilizado para produzir a vacina, à Fundação Oswaldo Cruz. O composto é importado da China.
Após a carta do presidente JAIR BOLSONARO falando em pacificação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDERSON TORRES, se reuniu nesta sexta-feira com o ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES. No último dia 7, BOLSONARO discursou para manifestantes em Brasília e em São Paulo, ocasião em que falou que não mais cumpriria ordens judiciais de MORAES. As manifestações foram marcadas por pedidos de destituições de ministros do STF. MORAES e TORRES conversaram por quatro horas, em São Paulo, na casa do magistrado. Segundo o ministro da Justiça, o diálogo foi cordial, marcado por discussão sobre união e pacificação entre os Poderes da República.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Cataria contra sete suspeitos de envolvimento na compra por parte do governo catarinense de 200 respiradores por 33 milhões de reais em março de 2020. Segundo o TJSC, a maioria dos agora réus são empresários. Eles têm 10 dias para responderem à acusação por escrito. Em agosto, o MPSC denunciou 14 pessoas por envolvimento na prática de ilícitos ligados ao caso. Nesta sexta, o TJSC resolveu desmembrar os processos para dar mais celeridade à tramitação processual, já que os crimes possuem diferentes potenciais ofensivos.
O comércio de Santa Catarina fechou o mês de julho com um dos melhores desempenhos do Brasil. No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o Estado obteve o maior crescimento nacional em volume, com alta de seus vírgula sete por cento frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No varejo restrito, também em volume nessa mesma série, cresceu 14 e meio por cento só atrás do Amazonas, que ficou em 17 vírgula cinco por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. No acumulado do ano até julho, o comércio de catarinense cresceu cinco vírgula quatro por cento e nos últimos 12 meses, a alta foi de seis vírgula sete por cento.
Santa Catarina contabilizou em agosto exportações de 856 milhões e 600 mil dólares e importações de dois bilhões e 14 milhões de, o que resultou no déficit comercial de um bilhão 158 milhões de reais, o maior para o mês desde 1997, quando a Federação das Indústrias do Estado iniciou essa série de dados. O principal destino das exportações catarinenses no mês foi o mercado dos Estados Unidos e a origem da maior parte das importações foi a China. Outros mercados importantes para o estado são Chile, Argentina e México. O dólar alto ajudou Santa Catarina a alcançar receita 16 vírgula nove por cento superior em agosto frente ao mesmo mês do ano passado.
O Rotary Clube de São Miguel do Oeste realizou, na manhã de hoje, um pedágio solidário nas ruas do centro da cidade. O objetivo da iniciativa foi arrecadar recursos para a compra de fraldas geriátricas para as pessoas carentes. Os integrantes do clube montaram quatro pontos de abordagem dos motoristas: na rua XV de Novembro esquina do calçadão, na rua Santos Dumont também na esquina com o calçadão e na rua Duque de Caxias esquina com Almirante Tamandaré. Quem não participou da campanha pode entrar em contato com o Rotary e fazer a doação de qualquer valor. Por mês, o clube entrega cerca de mil e 500 fraldas no município.
O Peperi Debates deste sábado discutiu a situação atual do mercado imobiliário e da construção civil da cidade. O programa analisou os efeitos da pandemia na obras e projetos imobiliários e a consequência da crise sanitária nos negócios do setor. O programa reuniu o presidente do Sindicato da Construção Civil, engenheiro CLEONOR MAHL, o empresário do setor e corretor de imóveis, SEBASTIÃO CÂMARA e o gerente comercial da Macodesc, LUCAS MAZUTTI. As fotos e o áudio do programa estão no portal da Peperi na internet.
O primeiro prédio em regime de condomínio de São Miguel do Oeste foi construído em 1982. O edifício Juliana teve 12 unidades em quatro andares e foi rapidamente vendido. O empresário e corretor de imóveis, SEBASTIÃO CAMARA lembrou o fato no Peperi Debates de hoje. Ele disse que depois vieram mais dois projetos desse tipo da Casa de Engenharia e a construção civil entrou em um outro patamar na cidade. SEBASTIÃO lembrou que fez a venda dos apartamentos junto com ANTONIO ORTIZ e o engenheiro ALEXANDRE SABOIA. O corretor comentou que na década de 90, a construção civil passou por um processo de modernização e aumento dos projetos. SEBASTIÃO citou que atualmente, 30 por cento de apartamentos em condomínios são comprados por investidores e 70 por cento para o consumidor final. Ele ressaltou que o setor vai crescer ainda mais na cidade.
A construção civil vinha em processo de crescimento até 2014 e 2015 quando houve uma crise no país com queda do PIB e redução dos investimentos no setor. A observação é do presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL. Ele explicou que depois disso, o setor se recuperou até que veio a pandemia do coronavírus com novos impactos. Apesar das dificuldades, o setor conseguiu se adaptar e os projetos continuaram sendo executados. CLEONOR citou que a construção civil e o mercado imobiliário estão aquecidos, movimentando a economia e atendendo a demanda de que busca o primeiro imóvel ou quer investir em imóveis. Uma das carências, na visão de CLEONOR, são obras para atender o público de baixa renda que não consegue sequer acessar o programa Minha Casa Verde e Amarela que substitui o Minha Casa Vida. Ele disse que outra dificuldade é a falta de mão de obra no setor.
O mercado imobiliário é que menos sentiu ou foi o que mais se recuperou dos efeitos da pandemia do coronavírus. A análise é do gerente comercial da Macodesc, LUCAS MAZUTTI. Ele disse que as projeções para este ano são ainda mais otimistas. A previsão é de que o setor tenha números recordes em 2020. Ele citou que em agosto, a Caixa Econômica Federal liberou 14 bilhões em crédito imobiliário. MAZUTTI destacou que o crédito tem sido fundamental para aquecer o setor na cidade. Ele comentou ainda que uma pesquisa recente apontou que dois milhões de famílias tem a intenção de comprar um imóvel até o final deste ano. MAZUTTI ressaltou que esse cenário é o mesmo em São Miguel do Oeste e existem projetos imobiliários para todos os públicos na cidade, desde a pessoa que quer sair do aluguel, até os interessados em imóveis de alto padrão passando pelos investidores que vem na construção civil um oportunidade de renda.
A assembleia legislativa de Santa Catarina vai realizar, na próxima segunda-feira, uma audiência pública para debater as causas da evasão escolar em Santa Catarina, especialmente nas redes públicas de ensino. O encontro será presidido pela deputada MARLENE FENGLER e contará com participação de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, Federação Catarinense de Municípios e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. De acordo com a deputada, a audiência também serve para definir ações de enfrentamento ao problema. Segundo a secretaria municipal de Educação, não há registros de evasão na rede municipal de ensino. A coordenadoria regional de educação está levantando os dados sobre os estudantes ausentes nas escolas da rede estadual.
O município de Anchieta vai realizar no próximo dia 25 a Feira Regional de Sementes Crioulas e Mudas. O evento será no centro dos Idosos das oito da manhã as cinco da tarde. Devido a pandemia do coronavírus, a feira não terá caráter nacional como anos anteriores. O evento contará com a participação dos municípios da região que também desenvolvem os mesmos trabalhos. Um dos objetivos é manter a variedade de sementes realizando a troca entre os agricultores. A programação completa da feira de sementes crioulas ainda não foi concluída pela organização do evento.
Representantes do Comércio, Administração Municipal e da Comissão Central Organizadora da feira do município de Belmonte se reuniram nesta semana para definir o novo nome do evento. A escolha, que se deu através da participação popular, foi pela Feira da Agropecuária, Comércio e Indústria de Belmonte. A FACIBEL será realizada nos dias quatro, cinco e seis de março de março de 2022, com a presença de empresas locais e regionais de ramos de atuação que não existam no município. No encontro desta semana também foi apresentada a lista de candidatas à Corte da feira. Os nomes serão oficialmente divulgados ao público na próxima semana. A escolha de rainha e princesas vai ocorrer em novembro. Nos próximos dias, a COO vai se reunir para finalizar os detalhes do regulamento geral e dos expositores.
A administração de Itapiranga e a Associação de Cultura, Esporte e Turismo de Itapiranga confirmaram, nesta sexta-feira, a realização da Oktoberfest neste ano. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da festa em linha Presidente Becker, VALDIR SCHNEIDER, a quadragésima segunda edição do evento terá um formato diferente das festas anteriores, sem aglomeração de pessoas e sem os tradicionais bailões. A programação inicia no primeiro de outubro, uma sexta-feira e vai até o último dia do mês. Na cidade serão realizadas programações todos os finais de semana, incluindo desfile, jantar, festival da canção e de coros. Em Presidente Becker terá evento de abertura no dia dois de outubro com reinauguração do Memorial da Oktoberfest. Já no dia 30 de outubro será inaugurado o letreiro turístico.
O município de Romelândia realizou, nesta semana, a licitação para a reforma da unidade básica de saúde da linha Rosário. O valor global da obra foi definido em 127 mil 852 reais. A empresa que venceu a licitação vai executar o projeto de melhoria no posto de saúde da comunidade. A ordem de serviço para início da obra deve ser assinada pelo prefeito JUAREZ FURTADO nos próximos dias. Além disso,o município abriu a licitação para a compra de três veículos para uso do fundo municipal de saúde. São dois carros e uma minibus com capacidade de 15 passageiros. Esse veículo de transporte coletivo terá banco acoplado em plataforma de elevação acionada por controle remoto para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Os novos veículos serão adquiridos através de emendas parlamentares.
Cinco pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta-feira. Outros dois homens entraram para a lista de recuperados. A semana começou com 16 casos ativos, mas o número foi subindo do decorrer dos dias e ontem a cidade chegou a 31 moradores com o vírus ativo. Dois estão internados no hospital e 29 estão em isolamento hospitalar. No Hospital Regional Terezinha Gaio, a ocupação é de 24 por cento nos leitos de UTI com seis pacientes diagnosticados com Covid. Na enfermaria são quatro pacientes confirmados com a doença e taxa de ocupação em 25 por cento.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste vai aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid em mais quatro grupos de adultos. A campanha será retomada na terça-feira quando serão imunizadas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina CoronavacButantan no dia 17 de agosto. Na quarta-feira, devem comparecer as pessoas que receberam a primeira dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz no dia seis de julho e que estava incialmente prevista para o dia 21 de setembro. Na quinta-feira, dia 16, com a aplicação da segunda dose para as pessoas que receberam a primeira dose da CoronavacButantan em 19 de agosto. Na sexta-feira, serão imunizadas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Pfizer nos dias 22 e 26 de junho. A vacinação acontecerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, das oito da manhã as quatro horas da tarde. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação. Para dar continuidade à aplicação de primeiras doses, especialmente em adolescentes, o município aguarda o envio de uma nova remessa de imunizantes pelo Estado.
O presidente da OAB de Santa Catarina, RAFAEL HORN, cumpriu agenda nesta sexta-feira no extremo-oeste. Pela manhã, ele esteve em Dionísio Cerqueira. A nova sede da entidade é a primeira do país que tem a estrutura e atuação compartilhadas entre dois estados, Santa Catarina e Paraná. A proposta inédita entrou em funcionamento em fevereiro deste ano. No começo da noite, HORN conduziu uma solenidade de homenagens para oito ex-presidentes da Subseção local de São Miguel do Oeste e para o jubilamento de seis profissionais da região com maior tempo de carreira. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores. Em seguida, o presidente estadual da OAB inaugurou as obras de reforma e revitalização da Sede Campestre da entidade no bairro Santa Rita.
Um dos assuntos que o presidente da OAB discutiu com os profissionais da região nesta sexta-feira foi a Assistência Judiciária Gratuita. Segundo o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil de São Miguel do Oeste, ELOI BONAMIGO, mais de 135 mil pessoas foram atendidas pela advocacia dativa catarinense desde abril de 2019, quando o serviço passou a contar com o sistema de atendimento gratuito para pessoas sem condições de pagar pelos serviços de um advogado. Atualmente, São Miguel do Oeste conta com 719 advogados dativos. Eles recebem um valor do estado para atender gratuitamente a população hipossuficiente. Segundo BONAMIGO, a OAB defende a importância da fixação de honorários condizentes com o serviço para esses profissionais para que não ocorra desmotivação e descrendenciamento do sistema.
O principal problema que envolve a defensoria dativa é o baixo valor repassado pelo estado aos advogados que prestam o serviço. O comentário é do presidente local da OAB, ELOI BONAMIGO. Ele disse que a remuneração da defensoria gratuita fica em torno de 10 por cento dos valores fixados na tabela de honorários advocatícios da Ordem dos Advogados do Brasil. BONAMIGO comentou que a entidade defende o aumento geral dos valores para ampliar o número de advogados que podem atender a população e também uma correção da tabela de remuneração pelos serviços.
Cerca de 60 por cento da obra no trevo de São José do Cedro estão concluídos. A afirmação é do supervisor regional do DNIT, DIEGO DA SILVA. As equipes da Torc Engenharia estão trabalhando no elevado, na drenagem e na via periférica do lado esquerdo. De acordo com DIEGO, a projeção é de liberação do trânsito pelo elevado e pela via lateral ainda neste mês. Em visita ao município de Chapecó, o ministro da Infraestrutura TARCISIO DA SILVA anunciou que o elevado estaria pronto no mês de agosto. DIEGO comentou ainda que a via periférica, onde atualmente o trânsito está liberado, também receberá a recuperação da pista para auxiliar no tráfego durante colocação do concreto ao longo da BR 163 sentido a Guarujá do Sul.
Um grave acidente de trânsito envolvendo um veículo de São Miguel do Oeste deixou três pessoas feridas na noite de quinta-feira no Paraná. O acidente aconteceu na BR 163, entre Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita. Um KA de São Miguel do Oeste saiu da pista, capotou e caiu em uma ribanceira às margens do arroio São Domingos. As três pessoas que estavam no carro ficaram presas nas ferragens. Um guincho “levantou” o carro para a retirada das vítimas. O motorista de 44 anos e os outros dois ocupantes do veículos foram atendidos pelos agentes da Brigada Comunitária e por socorristas do Samu. Os três sofreram escoriações e foram levados para o hospital da cidade.
Um casal suspeito de tráfico de drogas foi preso nesta sexta-feira em São José do Cedro. Na noite de ontem, a Polícia Civil do município cumpriu mandados de busca e apreensão em quatro locais. Em um dos pontos da operação, foram encontradas cerca de 30 embalagens de cocaína prontas para a venda.. Seis pessoas foram encaminhadas para a delegacia e um casal acabou preso. O homem foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. Já a mulher será encaminhada, neste sábado, para o presídio feminino em Chapecó.
Um homem ficou ferido ao ser atropelado na manhã de ontem no bairro São Jorge. O acidente aconteceu por volta das 10 horas na rua Waldemar Rangrab. Os bombeiros foram chamados e encontraram um homem de 53 anos caído na rua, consciente, mas bastante desorientado. Ele apresentava um hematoma na face e escoriações na mão esquerda. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o Hospital Regional.