-MINISTRO DA JUSTIÇA TEM ENCONTRO DE QUATRO HORAS COM ALEXANDRE DE MORAES
-SANTA CATARINA LIDERA CRESCIMENTO DO VAREJO AMPLIADO EM JULHO NO PAÍS
-EPAGRI INCENTIVA PRODUTORES A ADERIREM AO PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS
-SECRETARIA DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS ALERTA PARA PREOCUPAÇÃO COM A FEBRE AMARELA
-CIGARRINHA DO MILHO SEGUE PREOCUPANDO AGRICULTORES E ÓRGÃOS DO SETOR
-MUNICÍPIO ENFRENTA SURTO DE CORONAVÍRUS
-PEDESTRE É ATROPELADO NA REGIÃO
-CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO EM RIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Líbano tem um novo governo a partir desta sexta-feira, após 13 meses de negociações políticas que agravaram uma das piores crise econômicas da história do país. O presidente MICHEL AOUN, e o primeiro-ministro nomeado, NAJIB MIKATI, assinaram o decreto para a formação do novo governo na presença do presidente do Parlamento. A nova equipe inclui personalidades apolíticas, algumas delas com boa reputação, como o diretor do hospital estatal que coordena a luta contar o coronavírus no Líbano. A primeira reunião do governo de 24 ministros está prevista para segunda-feira.
Mais de nove em cada dez famílias no Afeganistão carecem de alimentos suficientes. o alerta foi feito nesta sexta-feira pela ONU, a poucos dias de uma conferência para arrecadar os 606 milhões de dólares que a organização precisa para o final de 2021 nesse país. Segundo uma pesquisa telefônica realizada pelo Programa Mundial de Alimentos nas 34 províncias do país, 93 por cento das famílias afirmaram que não tem alimentos suficientes. O PMA precisa de 200 milhões de dólares até o fim do ano para ajudar 14 milhões de afegãos de uma população total de 38 milhões.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pediu nesta sexta-feira a união dos norte-americanos em uma mensagem de vídeo divulgada na véspera do vigésimo aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001. Ele afirmou que no momento de maior vulnerabilidade, a união é a maior força do país. No vídeo, com pouco mais de seis minutos, o presidente lembrou as duas mil 977 pessoas, de mais de 90 países, mortas naquele dia, além dos milhares de feridos, e ofereceu honras “a todos aqueles que arriscaram e deram suas vidas nos minutos, horas, meses e anos seguintes”. O presidente, porém, recordou também o lado negativo dos ataques.
O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal concedeu o benefício do regime semiaberto ao ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA. Ele foi condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso envolvendo a identificação de 51 milhões de reias em espécie em um bunker de Salvador, na Bahia. A mudança de regime ocorreu após GEDDEL pagar uma multa imposta pela Justiça. Em agosto deste ano, por 3 votos a 1, a Segunda Turma do STF derrubou a condenação por associação criminosa. No entanto, manteve a de lavagem de dinheiro. GEDDEL deve cumprir pena de 13 anos e quatro meses de reclusão, e o irmão dele, apontado como envolvido no caso, foi condenado a nove anos.
A aplicação da segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 foi suspensa em diversas cidades no Brasil devido à falta do imunizante. Há postos suspensos em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Na cidade de São Paulo, o desabastecimento já chega a quase 100 por cento dos locais autorizados para a aplicação. A vacinação no Espírito Santo, em Minas Gerais e em Santa Catarina poderá ser interrompida na próxima semana, caso não haja novas remessas da AstraZeneca. O motivo da falta de doses disponíveis está associado ao atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo, componente utilizado para produzir a vacina, à Fundação Oswaldo Cruz. O composto é importado da China.
Após a carta do presidente JAIR BOLSONARO falando em pacificação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDERSON TORRES, se reuniu nesta sexta-feira com o ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES. No último dia 7, BOLSONARO discursou para manifestantes em Brasília e em São Paulo, ocasião em que falou que não mais cumpriria ordens judiciais de MORAES. As manifestações foram marcadas por pedidos de destituições de ministros do STF. MORAES e TORRES conversaram por quatro horas, em São Paulo, na casa do magistrado. Segundo o ministro da Justiça, o diálogo foi cordial, marcado por discussão sobre união e pacificação entre os Poderes da República.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Cataria contra sete suspeitos de envolvimento na compra por parte do governo catarinense de 200 respiradores por 33 milhões de reais em março de 2020. Segundo o TJSC, a maioria dos agora réus são empresários. Eles têm 10 dias para responderem à acusação por escrito. Em agosto, o MPSC denunciou 14 pessoas por envolvimento na prática de ilícitos ligados ao caso. Nesta sexta, o TJSC resolveu desmembrar os processos para dar mais celeridade à tramitação processual, já que os crimes possuem diferentes potenciais ofensivos.
O comércio de Santa Catarina fechou o mês de julho com um dos melhores desempenhos do Brasil. No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o Estado obteve o maior crescimento nacional em volume, com alta de seus vírgula sete por cento frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No varejo restrito, também em volume nessa mesma série, cresceu 14 e meio por cento só atrás do Amazonas, que ficou em 17 vírgula cinco por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. No acumulado do ano até julho, o comércio de catarinense cresceu cinco vírgula quatro por cento e nos últimos 12 meses, a alta foi de seis vírgula sete por cento.
Santa Catarina contabilizou em agosto exportações de 856 milhões e 600 mil dólares e importações de dois bilhões e 14 milhões de, o que resultou no déficit comercial de um bilhão 158 milhões de reais, o maior para o mês desde 1997, quando a Federação das Indústrias do Estado iniciou essa série de dados. O principal destino das exportações catarinenses no mês foi o mercado dos Estados Unidos e a origem da maior parte das importações foi a China. Outros mercados importantes para o estado são Chile, Argentina e México. O dólar alto ajudou Santa Catarina a alcançar receita 16 vírgula nove por cento superior em agosto frente ao mesmo mês do ano passado.
-POLÍCIA MILITAR DE IPORÃ DO OESTE ESTIMA USAR ESPAÇO CEDIDO EM 30 DIAS
-EPAGRI INCENTIVA PRODUTORES A ADERIREM AO PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS
-SECRETARIA DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS ALERTA PARA PREOCUPAÇÃO COM A FEBRE AMARELA
-CIGARRINHA DO MILHO SEGUE PREOCUPANDO AGRICULTORES E ÓRGÃOS DO SETOR
-MUNICÍPIO ENFRENTA SURTO DE CORONAVÍRUS
O sargento MILTON WOLF, comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, destaca que existem dois projetos paralelos no município, em relação à nova sede da PM. O primeiro, a curto prazo, trata de uma sessão de uso em espaço que era um imóvel utilizado pela prefeitura, ao lado do Corpo de Bombeiros, para que possa ser ocupado pela Polícia Militar nas próximas semanas. As reformas já foram aprovadas na Câmara de Vereadores, com lei relativa à cessão de uso para a PM utilizar o prédio. WOLF explica que atualmente a Polícia Militar atende em sala alocada, que não oferece as condições adequadas para o trabalho policial. Embora esse espaço tenha cerca de 100 metros quadrados, o sargento lembra que ele não possui estacionamento, além de ser uma sala comercial, dividida com outra sala ao lado,o que limita as condições voltadas à questão da segurança e privacidade da polícia.
Em médio a longo prazo, a partir de aprovação de lei municipal, foi feito termo de cessão de uso de terreno do município para que a Polícia Militar construa um prédio novo. A PM já recebeu a documentação do município, a qual também já tramitou em Florianópolis no setor de engenharia da Dalfe, que fez a vistoria no terreno. Também já foi aprovado pelo grupo gestor do governo a licitação para realização dessa obra no município. O valor da licitação é de em torno de 300 mil reais. MILTON WOLF cita que o espaço terá cerca de 80 metros quadrados, o que é relativamente pequeno, mas será propício para atividade policial. O terreno fica na Avenida Gustavo Fetter, em direção ao trevo de acesso aos municípios de Mondaí e Itapiranga. Segundo WOLF, a localização é estratégica, já que a Polícia Rodoviária está instalada no sentido para Descanso, então a outra saída principal da cidade ficará nas proximidades da PM, o que vai garantir maior segurança para a população.
A expectativa é que a edificação da nova sede inicie ainda esse ano. Na avaliação do comandante da Polícia Militar, o processo está bem rápido e já nas próximas semanas, com a licitação concluída, a empresa vencedora será contratada para fazer as obras. MILTON WOLF estima que a construção da nova sede deverá ter duração máxima de cinco meses, e até meados de 2022 o espaço estará pronto para a Polícia Militar ocupar. Já o espaço cedido, ao lado dos bombeiros, será reformado ainda nessa semana, com adaptações na parte estrutural, colocação de aberturas, pintura e instalações. WOLF reitera que em um mês estará tudo certo para essa mudança acontecer, até a conclusão da nova sede. A comunidade e entidades estão ajudando a PM, com doações para a colocação do piso, e inclusive algumas pessoas doaram dinheiro para que a Polícia Militar possa fazer as adaptações o quanto antes.
O espaço que o município está cedendo, em forma de cessão de uso, possui ampla sala de aula, que possibilita desenvolver projetos e programas preventivos da Polícia Militar, junto à Rede de Vizinhos, Rede Catarina, de segurança escolar e o Policial Mirim. Este último inclusive é um programa pioneiro em Iporã do Oeste, que parou na pandemia, mas ano que vem volta a ser desenvolvido. No Policial Mirim, as crianças vão no contraturno escolar ao destacamento da PM e recebem instruções sobre civismo, patriotismo, educação para o trânsito, ambiental, antidrogas, prevenção contra abuso sexual e violência infantil, entre outras disciplinas que são tratadas com as crianças. O objetivo, segundo o comandante MILTON WOLF, é fazer um trabalho preventivo, para evitar que o crime e a desordem prevaleçam no município.
Em Mondaí já foram encaminhados 50 projetos relacionados ao Programa Água para Todos, lançado pelo governo do Estado. A constatação é do extensionista da Epagri no município, PAULO KUHN. Ele observa que o programa está gerando grande demanda de trabalho nos municípios da região. Em Mondaí, por exemplo, tem sido procurado para atividades agropecuárias, de leite, suínos, aves, bovinos de corte e outras situações nas propriedades das famílias. Para os 50 projetos relacionados ao programa já foram disponibilizados nove mil e 500 metros cúbicos de reservatórios de água e valor investido nas propriedades de mais de um milhão e 600 mil reais. KUHN orienta o agricultor a procurar o escritório da Epagri para entender como funciona o projeto.
O extensionista reitera que primeiramente é preciso entender qual é a demanda de água na propriedade, para as atividades que desenvolve. Segundo PAULO KUHN, a Epagri pode auxiliar com o cálculo de água de acordo com os animais que dispõe e para a propriedade como um todo. No caso de uma nova estiagem, o órgão estadual consegue verificar a partir de quantos dias começa a faltar água e por quantos dias o produtor pode armazenar. Com essas informações, ele vai atrás de empresas e materiais que necessita, como caixas de água, construção de cisternas e até mesmo estações de tratamento de água principalmente para suinocultura, que tem saído bastante. O produtor pode buscar empresas, fazer orçamentos e apresentar à Epagri, para fazer a aquisição aonde tiver valores mais baixos. KUHN enfatiza que o valor entra numa conta governamental e o agricultor pode fazer saque ou transferência para a loja, trazer a nota fiscal para a Epagri, fazer prestação de contas e posteriormente a realização do laudo de vistoria, para comprovar o investimento. O agricultor ainda terá direito ao subsídio do governo. Dependendo da linha em que se enquadrou, o subsídio é de 75 por cento de desconto ou 50 por cento.
Secretaria de Saúde de Tunápolis alerta para preocupação com a Febre Amarela. Foi localizado nas proximidades do perímetro urbano, saída para Linha Pitangueira, um macaco prego morto. O macaco foi encontrado por um morador da cidade. O município acionou a vigilância Epidemiológica do Estado e uma equipe de Xanxerê esteve em Tunápolis para coleta de material para investigação de Febre Amarela. A secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, diz que a morte do macaco é um sinal de alerta que o vírus da febre amarela esteja circulando no município. Informa que a febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, sendo transmitida aos macacos por mosquito, bem como também pode ser transmitida aos humanos. De acordo com a Secretaria de Saúde a Febre amarela é uma doença grave que pode ser evitada através da vacina, que faz parte do calendário de vacinação.
No ano de 2021 foram confirmados oito casos de Febre Amarela em humanos no Estado de Santa Catarina e destes três evoluíram a óbito. A secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, ressalta que os macacos não transmitem a doença ao homem, eles são contaminados pelo mosquito, que é o transmissor da doença. A morte de um macaco é considerado um sinal de alerta e, se houver novos casos de morte de macacos ou encontradas carcaças, os casos devem ser notificados para a Vigilância Sanitária. Segundo ROSELI BONAVIGO, é de fundamental importância a estratégia de vigilância animal para a detecção precoce da circulação viral ainda no ambiente silvestre. Estão sendo realizados trabalhos de campo num raio de 300 metros da localização do primata morto, com o intuito de identificar pessoas não vacinadas e sinais de presença de outros macacos.
A cigarrinha do milho segue preocupando agricultores e órgãos do setor. Conforme o extensionista da Epagri de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, desde julho a Epagri está fazer um levantamento, em todo estado de SC, inclusive com armadilhas em três municípios do Extremo Oeste para fazer o monitoramento, que são Dionísio Cerqueira, SMO e Itapiranga. FRIZZO alerta que as amostras indicam a presença da cigarrinha no milho, inclusive com mais de uma por amostra, um sinal de que ela está presente e é necessário ao agricultor fazer monitoramento no campo e os controles preventivos. A Epagri reconhece que ainda faltam informações sobre essa praga, com poucos produtos eficientes no combate e sobre o próprio comportamento dela. Já no ano passado a cigarrinha causou grandes prejuízos nas lavouras.
ZOLMIR FRIZZO pontua que a Epagri quer descobrir se os inseticidas existentes no mercado são eficientes e se realmente vão conseguir minimizar os impactos da praga na cultura do milho. Em relação ao cultivo da safra, o momento favorece, pelo menos em termos climáticos. Segundo o extensionista rural, a umidade do solo está excelente e em poucos dias terá sementes germinando em ótimas condições. As chuvas ao longo desta semana, com acumulado em torno de 40 milímetros, foram providenciais para o desenvolvimento do milho na região. FRIZZO salienta que para semana que vem a previsão é de 50 milímetros, já na segunda e terça-feira, o que vai ajudar a atenuar a situação dos reservatórios de água na região. Para culturas de milho, soja e fruticultura, as condições de precipitação são favoráveis, porém será necessária ainda mais chuva para melhorar o nível dos rios e recuperar um déficit hídrico de dois anos.
Mondaí enfrenta surto de Coronavírus. Conforme o secretário de Saúde, GUINTER DREHER, Mondaí sempre se mantinha com menos casos de Covid-19 em relação aos municípios vizinhos, porém nas últimas semanas o número de infecções deu um salto. Mondaí terminou agosto com 35 casos ativos e agora, depois de 10 dias, já são 92 pessoas com o vírus ativo, o que preocupa os órgãos de saúde. DREHER pontua que não é possível prever exatamente os motivos desse aumento repentino nos casos de Covid, porém observa que os contágios se espalharam dentro de uma das maiores empresas da cidade. De acordo com o secretário, pelo menos a metade dos positivados são trabalhadores ou convivem com pessoas relacionadas a essa empresa. De quarta-feira para cá, o número de novas confirmações para Coronavírus vem diminuindo nessa empresa, por isso o secretário mostra-se confiante de que em breve o município vai superar essa fase.
Apesar dos 92 positivados para Covid, GUINTER DREHER verifica que apenas três estão internados, todos no hospital de Mondaí. Isso comprova a eficiência da vacina, visto que nesse município e na região já foram atendidos todos os públicos maiores de idade, pelo menos com a primeira dose. Mesmo com o avanço da vacinação, o secretário pede para a população se cuidar. Na segunda-feira o município havia feito ponto facultativo, mas o posto de saúde manteve o plantão para casos de Covid. Mesmo no feriado de terça-feira, Dia da Independência do Brasil, a Secretaria de Saúde de Mondaí promoveu reunião para discutir a situação do Coronavírus e elaborou novo decreto. DREHER frisa que as praças, área de lazer e pontos turísticos serão fechados novamente. Ele solicita para as pessoas evitarem festinhas, pois é nesses locais que iniciam as aglomerações. O secretário comenta que também não é justo culpar a empresa onde os casos começaram a se alastrar, pois muitas pessoas podem ter levado o vírus de fora para o local de trabalho. A expectativa é de que no início da próxima semana o número de casos ativos diminua, pois normalmente na segunda ou terça-feira muitos pacientes recebem alta.
O secretário de Saúde mondaiense comenta que a expectativa é vacinar menores de idade a partir desta segunda-feira, quando o município deverá receber novo lote de imunizantes contra o Coronavírus. DREHER acrescenta que o atendimento na unidade de saúde havia quase voltado ao normal, inclusive com exames e cirurgias, mas por conta do surto de Covid, nas últimas semanas a solicitação é para as pessoas procurarem atendimento somente em casos de emergência. As quatro equipes do ESF atendem normalmente, inclusive com 40 horas semanais na unidade pediátrica e ginecologia. GUINTER DREHER verifica que a população está ansiosa para sair e fazer festinhas, mas reforça para todos se cuidarem e em breve a situação estará melhor no município.
-PEDESTRE É ATROPELADO NA REGIÃO
-CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO EM RIO
O menino de cinco anos que fraturou os dois braços ao cair de um balanço no início do mês em uma escola no interior de Paraíso passou por cirurgia na tarde desta sexta-feira, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A criança sofreu três fraturas em ambos os braços. De acordo com a mãe da criança, CASSIANE MARIA TECZAK, o menino passou por um procedimento no punho direito, de calcificação dos ossos. CASSIANE comenta que o procedimento foi rápido e o menino passa bem. A prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI, destaca que as medidas para apurar as circunstâncias da queda e o apoio à família foram tomados logo após o conhecimento do fato. Ela enfatiza que o incidente deixou toda a comunidade escolar entristecida.
Um motociclista ficou ferido em acidente no interior de Itapiranga. Foi por volta das 15 horas e 15 minutos de ontem, na Linha Santo Antônio. A guarnição dos bombeiros foi acionada para atender vítima de colisão entre carro e motocicleta. A colisão envolveu uma Fiat Strada dirigida por um homem de 58 anos e a motocicleta Honda XRE-190, conduzida por um homem de 25 anos. O motociclista relatou intensa dor na região do tornozelo esquerdo. Os bombeiros identificaram possível fratura fechada, além de escoriação. A vítima foi conduzida ao hospital Sagrada Família. O condutor do veículo permaneceu no local e prestou auxílio. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu vítima de atropelamento de pedestre em via pública. O fato ocorreu na Rua Waldemar Rangrab, bairro São Jorge. Chegando ao local foi encontrado um homem de 53 anos, caído sobre a via, consciente, desorientado, não respondia a comandos de voz, apresentava hematoma no rosto e escoriações na mão esquerda. Após realizado atendimento e imobilização, à vítima foi conduzida ao Hospital Regional para atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho informou no início da tarde desta sexta-feira, que localizou o corpo de uma pessoa que havia desaparecido no Rio Burro Branco, em Linha Salete, no interior do município. As buscas pela então suposta vítima de afogamento começaram na terça-feira, com trabalhos de mergulhos diários no rio. O Cabo CLEBER MOHR disse que os socorristas receberam a informação que havia um corpo de um homem boiando no rio. O corpo estava há uma distância de 50 a 100 metros do ponto informado, no meio do rio. Ele foi retirado da água e o IGP fez o recolhimento. Conforme informações extraoficiais, a vítima tem aproximadamente 30 anos. Ele morava em Pinhalzinho há três meses. Antes, residia em São Paulo.