-RESERVA DE RECURSOS PARA CANDIDATOS NEGROS VALERÁ JÁ EM 2020
-MOISÉS DIZ QUE VONTADE DE TROCAR O GOVERNO ESTÁ POR TRÁS DE PEDIDOS DE IMPEACHMENT
-MOÇÃO DE APELO PEDE LIBERAÇÃO DOS EVENTOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO
-COMITÊ REGIONAL AVALIA MEDIDAS COM NOVA MATRIZ DE RISCO DA COVID NO EXTREMO-OESTE
-CONVENÇÕES DEVEM CONFIRMAR TRÊS CANDIDATOS A PREFEITO EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-HOMEM EMBRIGADO É PRESO DEPOIS DE PROVOCAR ACIDENTE DE TRÂNSITO
-POLÍCIA CIVIL FLAGRA ANIMAIS CONFINADOS PARA RINHA DE GALO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Mais de 500 mil pessoas tiveram de deixar suas casas no Oregon por causa dos incêndios florestais, informou o escritório local de emergências nesta quinta-feira. O número representa mais de 10 por cento dos moradores do estado americano. De acordo com autoridades estaduais, uma área de três mil 625 quilômetros quadrados foi destruída pelo fogo nesta semana. Os incêndios pioraram nesta quinta por causa do aumento da temperatura e da maior intensidade dos ventos. Estima-se que cinco cidades do Oregon ficaram destruídas pelos incêndios e de acordo com a agência Associated Press, três pessoas morreram.
Cinco pessoas morreram nos protestos e tumultos que eclodiram na quarta-feira em Bogotá, na Colômbia, em resposta à morte de um homem sob custódia da polícia. Confrontos se espalharam pelas ruas de Bogotá e do município vizinho de Soacha. Foi um dia de revolta popular e de mobilizações contra a polícia. O ministro da Defesa, CARLOS TRUJILLO, ofereceu uma recompensa pela "captura dos autores do assassinato de cinco pessoas". Durante os atos, 46 postos policiais foram destruídos.
O presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, enfrenta nesta quinta-feira uma grave crise política após a divulgação no Congresso de áudios em que ele pede a assessores que mintam em um inquérito parlamentar sobre sua relação com um ex-colaborador investigado por contratos irregulares. A transmissão dos áudios durante uma sessão do parlamento levou o presidente do Congresso peruano a convocar uma reunião de representantes dos partidos para avaliar se vão solicitar uma comissão de investigação ou promover a destituição de VIZCARRA por incapacidade moral.
O ministro LUIZ FUX tomou posse nesta quinta-feira como novo presidente do Supremo Tribunal Federal. A ministra Rosa WEBER assumiu a vice-presidência. Primeiro judeu a assumir a presidência do STF, FUX sucederá o ministro DIAS TOFFOLI e ficará no comando da mais alta Corte do país pelos próximos dois anos. Ele também presidirá o Conselho Nacional de Justiça, órgão responsável pela administração da Justiça. No cargo de presidente do STF, caberá a FUX, principalmente, definir a pauta de julgamentos, em que promete priorizar temas como o meio ambiente e o combate à corrupção. O ministro ainda não marcou os próximos julgamentos do semestre.
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que a Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade enviou ofício ao Ministério da Justiça pedindo informações referentes ao "monitoramento de preços de produtos básicos". O oficio foi enviado depois que a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou representantes de supermercados e produtores de alimentos para pedir explicações sobre o aumento no preço dos alimentos da cesta básica. Na quarta-feira, o presidente JAIR BOLSONARO recebeu o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, JOÃO SANZOVO NETO que afirmou que os supermercados "não são vilões".
O ministro do Supremo Tribunal Federal RICARDO LEWANDOWSKI determinou nesta quinta-feira que valerá já nas eleições deste ano a divisão proporcional de recursos e propaganda eleitoral entre candidatos negros e brancos. Em agosto, por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou a divisão proporcional das verbas de campanha e propaganda em rádio e TV, mas definiu que as regras só poderiam ser aplicadas a partir de 2022. A decisão levava em conta o princípio da anterioridade, que impede a aplicação de mudanças no processo eleitoral a menos de um ano da votação em si. A divisão proporcional dos recursos foi definida após consulta da deputada BENEDITA DA SILVA e de entidades do movimento negro.
A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira sete mandados de busca e apreensão em Rio do Sul, Ituporanga, Vidal Ramos e Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, em uma investigação que apura possíveis fraudes em pedidos de indenizações por falta de energia elétrica contra Celesc. As investigações apuram a utilização de laudos falsificados em processos indenizatórios contra a Celesc e prejuízo estimado de 26 milhões de reais. Esses laudos foram utilizados em cerca de mil e 200 processos só no ano de 2020. De acordo com a operação iniciada ano passado, agricultores eram aliciados e entravam com ações judiciais por danos por falta de energia usando laudos fraudulentos.
Foi publicado nesta quinta-feira o ranking de Oferta de Serviços Públicos Digitais, promovido pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia e o CONSAD, Conselho Nacional dos Secretários de Administração e Planejamento. Santa Catarina ocupa o primeiro lugar na oferta de serviços públicos de forma digital, ao lado de Minas Gerais. O ranking nacional reflete o êxito dos projetos de transformação digital dos Estados de forma comparativa e sob três aspectos: capacidades para a oferta digital de serviços públicos, oferta de serviços públicos por meios digitais e regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos.
Em entrevista à NSC TV, o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, afirmou que uma "vontade de trocar o governo" está por trás dos dois processos de impeachment contra ele na Assembleia Legislativa. Durante a conversa, ele voltou a negar que sabia da forma como foi feita a compra dos 200 respiradores, que posteriormente foi investigada em CPI e disse acreditar que tem votos suficientes na Alesc para evitar ser afastado. MOISÉS afirmou ainda que os processos de impeachment sem justa causa vem sendo legitimados pela casa legislativa e isso pode provocar uma banalização do processo de impeachment.
A empresa responsável pelos trabalhos de revitalização da BR 282 vai realizar serviços de detonação de rochas na tarde de hoje na rodovia. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a estrada será bloqueada a partir das duas horas da tarde no quilômetros 609, em Maravilha, nas proximidades da ponte sobre o Rio Iraceminha. Haverá sinalização e orientação do trânsito no local.A previsão de bloqueio da rodovia é de cerca de uma hora. O trânsito deve ser liberado por volta das três da tarde.
O Peperi Debates deste final de semana vai abordar o tema do suicídio no contexto da pandemia do coronavirus. O programa de amanhã vai analisar as questões que levam uma pessoa a tirar a própria vida e como o momento atual impacta esse tema. O Peperi Debates vai olhar para o mês de prevenção do suicídio e a mesa redonda deste sábado contará com a presença do psicólogo ABEL PETER, do médico psiquiatra JOÃO EDUARDO SCHACKER e da psicóloga e professora do Curso de Psicologia da Unoesc, VERENA AUGUSTIN HOCH. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre o retorno do atendimento presencial na agencia local do INSS. Depois de um longo período sem atender o público na agencia, o Instituto Nacional do Seguro Social vai reabrir na próxima segunda-feira. O programa de amanhã vai receber o gerente do INSS, FERNANDO GUSMÃO. Ele vai falar sobre a volta do serviços presenciais e como vai ser o atendimento de aposentados, pensionistas e trabalhadores. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com FERNANDO GUSMÃO do INSS será as 11 e meia.
O Motogrupo Cães do Asfalto definiu as datas para o Motocão de 2021. De acordo com o presidente da entidade, LIRIO DALMINA, a ideia é realizar o encontro de motociclistas nos dias 12, 13 e 14 de março. O evento, que seria retomado neste ano, foi cancelado por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o motogrupo passou a organizar o encontro de 2021. LIRIO citou que grupos de outras cidades e regiões já buscaram informações sobre o evento do ano que vem. Ele comentou que a expectativa é muito grande e se as condições de saúde permitirem, o Motocão deve receber um grande público. O evento está previsto para acontecer na praça Walnir Botaro Daniel.
A agência da Caixa Econômica Federal de São Miguel do Oeste bem como as demais agências do Brasil estão atuando de forma intensa desde o final de junho deste ano nas ações de liberações dos saques emergenciais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. A informação é do superintendente da Caixa na região Oeste de Santa Catarina, RENATO SCALABRIN. De acordo com ele, existe um calendário que está em curso e que é dividido em duas fases. Segundo ele, a primeira fase é o crédito na poupança social digital e o segunda etapa é para o saque em espécie e transferência para outras contas. Conforme SCALABRIN, ambas fases vão de acordo com a data de nascimento do trabalhador.
A Caixa Econômica Federal realizou na última terça-feira o depósito na poupança social digital para os nascidos no mês de outubro. A afirmação é do superintendente da Caixa na região Oeste de Santa Catarina, RENATO SCALABRIN. Ele destacou que os nascidos entre janeiro e setembro também já possuem o valor disponível na mesma plataforma. Ele lembrou que a movimentação ocorre via aplicativo Caixa Tem. SCALABRIN ressaltou que o aplicativo é totalmente gratuito e pode ser baixado em qualquer aparelho celular.
A abertura da conta no Aplicativo Caixa Tem ocorre de forma automática para todos os trabalhadores que possuem conta FGTS. A declaração é do superintendente da Caixa na região Oeste de Santa Catarina, RENATO SCALABRIN. Ele orientou que não é preciso se deslocar até uma agência da Caixa ou realizar qualquer solicitação nesse sentido. Ele frisou que todas as pessoas nascidas até outubro já tem uma conta aberta. SCALABRIN explicou que no primeiro acesso ao aplicativo o usuário terá que fazer a validação de dados e a criação de senha. Após esses procedimentos o valor estará disponível para utilização.
O valor disponível no aplicativo Caixa Tem poderá ser usado de três formas pelo trabalhador. O comentário é do superintendente da Caixa na região Oeste de Santa Catarina, RENATO SCALABRIN. Ele disse que o montante poderá ser utilizado para pagamento de contas de água, luz e telefone, para o pagamento de boletos bancários e a utilização de cartão de débito virtual, como compras pela internet e em lojas diversas. Ele salientou que a utilização do dinheiro dessa forma acaba facilitando para o trabalhador visto que o mesmo terá o valor disponível de forma mais rápida.
Além dessa modalidade via Caixa Tem o trabalhador também deve ficar atento ao calendário relativo ao saque em espécie ou transferência bancária. O alerta é do superintendente da Caixa na região Oeste de Santa Catarina, RENATO SCALABRIN. Ele destacou que até o momento o dinheiro nessa fase está disponível apenas para os nascidos até abril. Ele destacou que a diferença de datas entre um formato e outro é grande e por isso o estimulo para o uso de valores via poupança social digital é nítido. SCALABRIN finalizou dizendo que a Caixa quer que os trabalhadores façam o uso de valores via Caixa Tem, evitando dessa forma a aglomeração nas agências e nas lotéricas do país.
Os integrantes do Comitê de Crise formado pelos municípios da Ameosc e parte dos municípios da Amerios, se reuniram em videoconferência nesta semana para discutir a situação do coronavírus no extremo-oeste. Durante a reunião, foi feita apresentação da situação dos leitos clínicos da região, da estrutura física e de serviços na área da saúde. Também foi avaliada a nova matriz de risco do Extremo-Oeste que passou para alto risco de contágio da doença. Segundo o secretário-executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, houve recuo na gravidade do quadro geral na região, ou seja, o risco de contágio por Covid-19 diminuiu nas últimas semanas. A reunião foi coordenada pela secretária de Saúde de Palma Sola, DÉBORA PREVEDELLO e também contou com a participação da coordenadora regional de saúde, SIRLEI CETOLIN.
A região extremo-oeste, que está na eminência do risco gravíssimo de contágio, melhorou os indicadores e caiu para o segundo grau na classificação de risco de infecção pelo coronavírus. De acordo com o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, a região tinha pontuação três e agora recuou para um virgula 75. Para ele, isso é mérito da população, dos profissionais e dos gestores da saúde nos municípios. Ainda durante a reunião desta semana, foram avaliadas as portarias estaduais e os decretos que estão sendo publicados pelos municípios liberando, por exemplo, a prática esportiva. Os integrantes do comitê de crise regional discutiram, ainda, a possibilidade da realização de processos seletivos para escolha dos professores para o ano de 2021. A preocupação é de que esse processo ocorra com respeito as normas de segurança em relação ao coronavírus.
A Câmara de Vereadores aprovou, em sessão por videoconferência, uma moção de apelo solicitando a autorização para o retorno dos eventos sociais em São Miguel do Oeste. O texto da moção cita que os eventos sociais foram as primeiras atividades a serem canceladas, devido ao risco de contágio e que outras atividades foram liberadas e não trouxeram prejuízos extras à saúde da população, algumas com os mesmos riscos que eventos sociais. Os vereadores destacaram que há grande número de profissionais que depende direta e indiretamente dos eventos sociais para seu sustento e que estão com dificuldades financeiras desde o início da pandemia. A moção será encaminhada para o comitê municipal de crise do coronavírus.
Uma pesquisa do Ibope apontou que 25 por cento dos brasileiros resiste à ideia de tomar uma vacina contra a Covid-19. Do total de entrevistados, 75 por cento disseram que tomarão a vacina com certeza, enquanto 20 por cento responderam que talvez tomem e cinco por cento afirmaram que não tomarão de jeito nenhum. Entre as principais razões da recusa ou desconfiança, 53 por cento dos que afirmaram não ter certeza se tomarão a vacina dizem não acreditar que ela seja segura e 36 por cento dizem ter receio de se contaminar com o novo coronavírus. O quadro ponto e contraponto do Boa Tarde Peperi desta quinta-feira ouviu os moradores da cidade sobre o assunto e a maioria disse que vai se imunizar o quanto antes.
SIDINEI DOS SANTOS, 39 anos, acredita que a vacina só deve ser liberada no ano que vem. Ele disse que vai tomar o medicamento assim que tiver a oportunidade. LUIZA PANIZZON, de 48 anos, afirmou que tem “medo” e que ainda não sabe se vai tomar a vacina porque tem algum efeito colateral. VALENTIN BIDO, de 38 anos, comentou que vai demorar muito para a vacina chegar à população. Ele também afirmou que não vai se vacinar porque não tem certeza da eficácia. JOÃO BATISTA de 50 anos espera a vacina para logo e que pretende se imunizar o mais rápido possível. ORLANDO BAUN, de 66 anos, é outro que vai tomar a vacina assim que ela for liberada.
Os pesquisadores e cientistas estão sendo heróicos na busca por uma vacina segura e eficiente contra o coronavírus. A afirmação é do coordenador do curso de Farmácia da Unoesc, EVERTON BOFF. Ele disse que o tempo médio para desenvolver e testar um medicamento é de oito e 12 anos. No caso da Covid, os laboratórios podem colocar a vacina a disposição da população em cerca de um ano. BOFF ressaltou que 141 pesquisas estão na fase três, ou seja, em teste com seres humanos. Ele explicou que a produção de vacinas deve ser rigorosa e passar por seis etapas até confirmar a eficácia. O desafio, de acordo com BOFF, é produzir com rapidez sem fragilizar a segurança que uma vacina desse porte exige.
O final de semana será marcado pelas convenções partidárias para o pleito deste ano. O PSL foi o primeiro a realizar o encontro no último sábado. Amanhã estão agendas as convenções de cinco partidos: PDT, PSB, PSD, DEM e PRB. Domingo, dia 13, é a vez do PT. Para o dia 15, terça-feira, estão marcadas as convenções do MDB e do PL. O PP vai se reunir no dia 16. O PSOL e o PSDB também terão convenções no dia 16. A tendência é de que o município tenha três candidatos a prefeito no pleito deste ano. O PSD deve confirmar o nome de WILSON TREVISAN com EDENILSON ZANARDI como candidato a vice. O MDB deve ter JOÃO GRANDO como candidato a prefeito e EVERALDO DI BERTI do PL como candidato a vice. O PT deve disputar o pleito com ADILSON PANDOLFO. A Frente Democrática ainda analisa o nome do candidato a vice-prefeito.
Os partidos devem registrar a ata das convenções partidárias no sistema do Tribunal Eleitoral no dia seguinte ao encontro. A orientação é da chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Ele explicou que os partidos devem fazer o registro on line da ata, da lista de presença e da lista dos candidatos. O prazo para registro das candidaturas vai até o dia 26 de setembro. A campanha e a propaganda política começam no dia 27. DEANA disse que o processo está ocorrendo de forma tranquila, sem nenhuma denúncia de propaganda fora de época ou qualquer outra irregularidade formalizada na Justiça Eleitoral.
A Polícia Militar de Guaraciaba prendeu um homem por embriagues ao volante que envolveu um acidente na tarde de ontem. O motorista colidiu contra um outro veículo na cidade e fugiu do local. A PM foi chama da e localizou o homem em visível estado de embriaguez. A Polícia Militar confeccionou o auto de constatação de sinais de embriaguez e o homem foi detido em flagrante. Ele foi levado para a delegacia de polícia. Ninguém ficou ferido no acidente.
A Polícia Civil de Cunha Porã cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural do município nesta quinta-feira. A ação faz parte da operação que visa apurar uma denúncia de maus tratos a animais. O mandado foi cumprido com o apoio da Cidasc. No local, a polícia localizou mais de 120 galos presos em gaiolas individuais. A investigação identificou que eles eram submetidos a maus tratos em rinhas clandestinas. Segundo a Polícia Civil, apesar de não terem sido encontrados animais em situação de maus tratos no momento das buscas, os elementos coletados serviram para comprovar a existência de um “criador clandestino de animais” no local. A Cidasc fez as notificações administrativas e a Polícia Civil coletou informações para o inquérito.