ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 11/09/2020

GLOBO EM FOCO – 11/09/20

-RESERVA DE RECURSOS PARA CANDIDATOS NEGROS VALERÁ JÁ EM 2020

-MOISÉS DIZ QUE VONTADE DE TROCAR O GOVERNO ESTÁ POR TRÁS DE PEDIDOS DE IMPEACHMENT

-CEDUP ENFRENTA DIFICULDADES NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOS ESTUDANTES

-PISCICULTORES POSSUEM PRAZO PARA REGULARIZEM OS AÇUDES

-EPAGRI PROJETA ALTA DOS PREÇOS AGRÍCOLAS ATÉ DEZEMBRO

-PM REFORÇA MONITORAMENTO EM LOCAIS DE AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS

-POLÍCIA LOCALIZA CRIADOR CLANDESTINO DE ANIMAIS NO INTERIOR

-MOTORISTA É PRESO APÓS COLIDIR EM VEÍCULO E FUGIR DO LOCAL

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Mais de 500 mil pessoas tiveram de deixar suas casas no Oregon por causa dos incêndios florestais, informou o escritório local de emergências nesta quinta-feira. O número representa mais de 10 por cento dos moradores do estado americano. De acordo com autoridades estaduais, uma área de três mil 625 quilômetros quadrados foi destruída pelo fogo nesta semana. Os incêndios pioraram nesta quinta por causa do aumento da temperatura e da maior intensidade dos ventos. Estima-se que cinco cidades do Oregon ficaram destruídas pelos incêndios e de acordo com a agência Associated Press, três pessoas morreram.

Cinco pessoas morreram nos protestos e tumultos que eclodiram na quarta-feira em Bogotá, na Colômbia, em resposta à morte de um homem sob custódia da polícia. Confrontos se espalharam pelas ruas de Bogotá e do município vizinho de Soacha. Foi um dia de revolta popular e de mobilizações contra a polícia. O ministro da Defesa, CARLOS TRUJILLO, ofereceu uma recompensa pela "captura dos autores do assassinato de cinco pessoas". Durante os atos, 46 postos policiais foram destruídos.

O presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, enfrenta nesta quinta-feira uma grave crise política após a divulgação no Congresso de áudios em que ele pede a assessores que mintam em um inquérito parlamentar sobre sua relação com um ex-colaborador investigado por contratos irregulares. A transmissão dos áudios durante uma sessão do parlamento levou o presidente do Congresso peruano a convocar uma reunião de representantes dos partidos para avaliar se vão solicitar uma comissão de investigação ou promover a destituição de VIZCARRA por incapacidade moral.

O ministro LUIZ FUX tomou posse nesta quinta-feira como novo presidente do Supremo Tribunal Federal. A ministra Rosa WEBER assumiu a vice-presidência. Primeiro judeu a assumir a presidência do STF, FUX sucederá o ministro DIAS TOFFOLI e ficará no comando da mais alta Corte do país pelos próximos dois anos. Ele também presidirá o Conselho Nacional de Justiça, órgão responsável pela administração da Justiça. No cargo de presidente do STF, caberá a FUX, principalmente, definir a pauta de julgamentos, em que promete priorizar temas como o meio ambiente e o combate à corrupção. O ministro ainda não marcou os próximos julgamentos do semestre.

O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que a Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade enviou ofício ao Ministério da Justiça pedindo informações referentes ao "monitoramento de preços de produtos básicos". O oficio foi enviado depois que a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou representantes de supermercados e produtores de alimentos para pedir explicações sobre o aumento no preço dos alimentos da cesta básica. Na quarta-feira, o presidente JAIR BOLSONARO recebeu o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, JOÃO SANZOVO NETO que afirmou que os supermercados "não são vilões".

O ministro do Supremo Tribunal Federal RICARDO LEWANDOWSKI determinou nesta quinta-feira que valerá já nas eleições deste ano a divisão proporcional de recursos e propaganda eleitoral entre candidatos negros e brancos. Em agosto, por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou a divisão proporcional das verbas de campanha e propaganda em rádio e TV, mas definiu que as regras só poderiam ser aplicadas a partir de 2022. A decisão levava em conta o princípio da anterioridade, que impede a aplicação de mudanças no processo eleitoral a menos de um ano da votação em si. A divisão proporcional dos recursos foi definida após consulta da deputada BENEDITA DA SILVA e de entidades do movimento negro.

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira sete mandados de busca e apreensão em Rio do Sul, Ituporanga, Vidal Ramos e Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, em uma investigação que apura possíveis fraudes em pedidos de indenizações por falta de energia elétrica contra Celesc. As investigações apuram a utilização de laudos falsificados em processos indenizatórios contra a Celesc e prejuízo estimado de 26 milhões de reais. Esses laudos foram utilizados em cerca de mil e 200 processos só no ano de 2020. De acordo com a operação iniciada ano passado, agricultores eram aliciados e entravam com ações judiciais por danos por falta de energia usando laudos fraudulentos.

Foi publicado nesta quinta-feira o ranking de Oferta de Serviços Públicos Digitais, promovido pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia e o CONSAD, Conselho Nacional dos Secretários de Administração e Planejamento. Santa Catarina ocupa o primeiro lugar na oferta de serviços públicos de forma digital, ao lado de Minas Gerais. O ranking nacional reflete o êxito dos projetos de transformação digital dos Estados de forma comparativa e sob três aspectos: capacidades para a oferta digital de serviços públicos, oferta de serviços públicos por meios digitais e regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos.

Em entrevista à NSC TV, o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, afirmou que uma "vontade de trocar o governo" está por trás dos dois processos de impeachment contra ele na Assembleia Legislativa. Durante a conversa, ele voltou a negar que sabia da forma como foi feita a compra dos 200 respiradores, que posteriormente foi investigada em CPI e disse acreditar que tem votos suficientes na Alesc para evitar ser afastado. MOISÉS afirmou ainda que os processos de impeachment sem justa causa vem sendo legitimados pela casa legislativa e isso pode provocar uma banalização do processo de impeachment.

Itapiranga completa dois dias sem registrar novos casos de Covid-19. Cenário positivo reduz de forma significativa o número de pessoas com a doença no município. Nos boletins oficiais divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira e quinta-feira nenhum exame teve resultado positivo para o novo Coronavírus. Itapiranga já registrou quatro mortes por Covid-19. No momento são apenas 12 pessoas com a doença. O município já registrou 457 casos e conta com 445 pessoas recuperadas da doença. Apenas um paciente permanece internado na UTI que foi encaminhado pelo município. É um venezuelano que reside no Basílio da Gama, Rio Grande do Sul, mas que procurou atendimento médico em Itapiranga.

Grupo de escoteiro promove ação em prol da Casa Lar de Mondaí. Campanha Escoteiros Fazendo o Bem será realizada amanhã em Itapiranga. Evento nacional realiza mobilização online. Conforme o presidente do grupo de escoteiros Pedra Vermelha de Itapiranga, MAIKEL SCHNIEDER, a campanha visa arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. Salienta que todas as arrecadações serão entregues para a instituição Casa Lar de Mondaí. De acordo com SCHNEIDER, por ser ano eleitoral, existem várias restrições para fazer doações a instituições públicas. O presidente dos escoteiros destaca que a Casa Lar de Mondaí abriga crianças de Itapiranga que são retiradas do convívio familiar por decisão judicial. As doações devem ser entregues neste sábado, no período das oito horas às 10 horas, na Praça das Bandeiras, em Itapiranga.

Garoto com paralisia cerebral comemora aniversário com tema de programas da Top 104. JOÃO VITOR STANGA, completou nesta quarta-feira seus 12 anos da idade e o tema de sua festa foram os programas que ele mais gosta de acompanhar: o Bem Loko e o Top Show. De acordo com a mãe, ANA STANGA, JOÃO VITOR tem paralisia cerebral e nasceu prematuro com apenas seis meses de gestação. Ela afirma que ele ama os programas desde sempre ouvindo e reconhecendo os comunicadores. Por isso surgiu a ideia em comemorar o aniversário com o tema dos seus programas favoritos. ANA comenta que o menino, apesar das limitações físicas, tem saúde de “ferro” e é um menino muito especial. O comunicador, LUCAS PEREIRA, afirma que a equipe da rádio ficou emocionada pela homenagem e por saber que um garoto tão especial não perde um programa e se diverte com os personagens e brincadeiras feitas no ar. Ele salienta que isso demonstra que a rádio está fazendo seu papel, que é divertir e alegrar as pessoas.

Parceria entre Secretaria estadual de agricultura, IMA e Associação Catarinense de Aquicultura dará prazo maior para que os piscicultores regularizem os açudes que ainda não tem licença ambiental. O termo de cooperação técnica foi assinado para atender uma demanda dos produtores de peixes que ainda não estão de acordo com a lei ambiental. A partir de agora, eles terão 12 meses para buscar a regularização sem penalidades, atendendo os critérios estabelecidos em um Termo de Referência que acompanha o termo de cooperação. De acordo com o agrônomo e analista ambiental da gerencia regional do IMA de São Miguel do Oeste, EDGAR DITTMAR, o termo de cooperação terá um impacto positivo para a piscicultura regional. O número de açudes que estão em desacordo com as leis ambientais ainda é expressivo na região. DITTMAR explicou que o termo de cooperação entre estado, IMA e piscicultores dá um prazo de um ano para adequação das propriedades, mas não flexibiliza as regras ambientais.

Piscicultura é uma alternativa interessante do ponto de vista econômico para as famílias rurais. A afirmação é do responsável da Epagri pelo desenvolvimento da atividade do Extremo Oeste, OSVALDO RUPPEL. Ele comenta que a região tem uma boa produção de peixes e mais de metade das propriedades tem potencial para apostar na criação e na venda de peixes. Atualmente, os 19 municípios da regional formam a quarta maior região produtora de pescado do estado. Ele destaca que a região pode crescer ainda mais, já que o mercado está aberto. RUPPEL entende que a piscicultura é uma atividade importante e que está crescendo em todo o estado, mas, depende de organização. O especialista afirma que muito agricultores têm açudes, porém, precisam aprender sobre o manejo. Outros que queiram apostar precisam primeiro de licenças ambientais para abertura de açudes.

Todo os municípios de Santa Catarina receberam valores das emendas impositivas em 2020. A informação é do presidente da comissão de finanças e orçamento da Assembleia, MARCOS VIEIRA. Ele afirma que os deputados costumam fazer contato direto com prefeituras e entidades para definir os setores que vão ser beneficiados com as emendas. O parlamentar entende que se não fosse dessa forma, dificilmente os municípios receberiam esses valores. VIEIRA explica que o modelo, embora possa enfraquecer um pouco as questões regionais coletivas, garante recursos importantes para os municípios.

Gestores da Ameosc acompanham transmissão sobre plano do Governo do Estado para retorno das aulas presenciais. O Governo do Estado finalizou o Plano de Contingência Estadual para Educação com o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno às atividades presenciais em Santa Catarina. O documento foi detalhado para a comunidade escolar na manhã de quarta-feira, em uma transmissão on-line. Conforme o secretário-executivo da Associação, AIRTON FONTANA, o planejamento de retomada será colocado em prática de forma gradativa. Conforme ele, de faro existe planejamento para retomada, mas de forma gradativa, respeitando também toda a questão sanitária, questão de segurança, de saúde. As atividades presenciais no estado foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas até 12 de outubro. O retorno depende da evolução da doença, porém deve ser opcional e iniciar por alunos do terceiro ano do Ensino Médio e por estudantes com maior dificuldade em assimilar o conteúdo letivo.

Comitê de Crises Regional discute novos dados da matriz de risco do Covid-19. A secretária de Saúde de Palma Sola, DÉBORA PREVEDELLO explica que durante a reunião foi feita apresentação da situação dos leitos clínicos da região, da estrutura física e de serviços na área da saúde e também foi apresentada a nova matriz de risco do Extremo Oeste. Segundo ela, para a satisfação das lideranças e da comunidade regional, houve recuo na pontuação da nossa região, ou seja, o contágio tem diminuído. Ela esclarece que a pontuação era de risco três e agora o índice é 1.75. Ainda durante a reunião, foram avaliadas as portarias estaduais e os decretos que estão sendo publicados pelos municípios liberando, por exemplo, a prática esportiva. Também foi discutida a possibilidade da realização de processos seletivos para escolha dos professores para o ano de 2021. Foi apresentada a ideia de elaborar um protocolo para discutir a possibilidade de realizar esses certames, respeitando todo o regramento de segurança.

Mudança da classificação de grave para alto risco de contágio por coronavírus é resultado do envolvimento dos profissionais da saúde e da população no cumprimento dos cuidados para evitar a doença. O comentário é da secretária de saúde de Palma Sola, DÉBORA PREVEDELLO. Ela disse que o município vem acompanhando a evolução da Covid e essa redução do estágio de risco da região já era esperada. Com a nova classificação divulgada nesta semana pelo estado, o Extremo Oeste passou a ser a única região em amarelo no mapa. A classificação de risco considera o isolamento social, o índice de testagem, a ampliação de leitos e o fluxo de assistência. DEBORA lembra que ainda estamos vivendo uma pandemia e as pessoas devem usar máscaras, álcool em gel e procurar manter o distanciamento sempre que possível. A secretaria comentou que esses cuidados são essenciais enquanto não houver uma vacina segura.

Sindicato regional dos servidores públicos municipais realiza eleição. A presidente, GRAZIELA HALWASS concorre ao cargo em uma chapa única. Ela explica que os oito municípios atendidos também terão eleição da diretoria local. Houve renovação em quase todos os nomes. As votações ocorrem dias 13 e 14 de outubro com urnas itinerantes. A meta é ter pelo menos 700 votos no processo. Ela afirma que o Sindi atua em defesa da categoria, promovendo cursos, capacitações, assessoria jurídica, entre outros. Também citou as assembleias participativas onde são definidas pautas de reivindicação junto às prefeituras. Além dos reajustes, há pedidos de aumento real, plano de cargos e salários, pagamento de insalubridade, gratificações, entre outros. Há ainda parceria com o comércio em convênios que geram desconto aos funcionários públicos. GRAZIELA comentou que houve muitas mudanças no serviço público durante a pandemia, com alteração de funções principalmente no magistério em decorrência das aulas não presenciais.

Apaes do Extremo Oeste escolhem novo conselheiro regional. O atual conselheiro, LAURO MASSMANN, explica que a eleição feita no dia primeiro contou com oito das nove Apaes da região. Como Já foi eleito duas vezes, estando a seis anos a frente do cargo, MASSMANN não pode mais concorrer. Por unanimidade, a escolhida para assumir o cargo foi IVONE SAMPAIO, presidente da Apae de Anchieta. Para suplente os votos foram favoráveis a MARINEI BROETTO, de São José do Cedro. Eles assumem os cargos em janeiro de 2021. A eleição da diretoria da Federação Estadual das Apaes será em três de outubro. MASSMANN salienta que para votar a Apae precisa estar em dia com suas mensalidades nas Federações Estadual e Nacional. Ele foi convidado pela presidente da Federação Estadual para integrar a nova diretoria como Diretor de Patrimônio da Federação, decisão é que é favorável aos presidentes das Apaes da região.

Cedup Getúlio Vargas enfrenta dificuldades na formação prática dos estudantes. O Centro de Educação Profissional está localizado na linha Cruzinhas, na divisa de Descanso e SMOeste. De acordo com o diretor do Cedup, VILSON WRONSKY, por ser um curso técnico agropecuário com formação em ensino médio as aulas a distancia tem trazido dificuldades na formação dos alunos, que permaneciam na escola em período integral. Ele cita que o Cedup possui uma escola fazenda com 50 hectares de terra onde os estudantes realizam as aulas práticas, que no momento não estão sendo possíveis. As atividades práticas estão sendo realizadas nas propriedades. VILSON WRONSKY comenta que houve desistência de alunos no primeiro ano, mas não em número significativo. O Cedup atende alunos de 33 municípios da região, e destes, metade já estão inseridos no campo. O centro já formou mais de mil e 400 alunos.

Do dia oito de setembro até o dia 11 de dezembro o Cedup está com inscrições abertas para novas matrículas. Em função da pandemia, o diretor lembra que as inscrições serão feitas somente de forma online. VILSON WRONSKY comenta que se alguma família tiver interesse em vir até a escola conhecer o espaço, poderá agendar a visita com a direção. Ele cita que são disponibilizadas 96 vagas para a primeira série, em que podem se inscrever alunos que concluíram ou estão terminando o nono ano do ensino fundamental. Para estudantes que já concluíram o ensino médio, há possibilidade também de cursar somente o curso técnico. O diretor lembra que a escola disponibiliza de internato de estudantes que residem em locais mais distantes, mas somente para os meninos. Já as meninas que são de outros municípios se abrigam em pensões. O curso é gratuito, e há somente uma taxa de 350 reais para o internato e 200 reais mensais para os lanches.

Dados alarmantes sobre suicídio chamam atenção para importância de falar sobre o tema. Neste dia dez de setembro foi lembrado o Dia Nacional e Mundial de Prevenção ao Suicídio. Conforme o psicólogo ABEL PETTER, especialista no assunto e membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio, neste mês, conhecido como Setembro Amarelo, são reforçadas as ações sobre o tema, e programações são realizadas em todo o mundo para chamar atenção para a conscientização da importância de falar do assunto. O psicólogo enfatiza que vários são os fatores que podem levar a pessoa a querer tirar a própria vida, mas o suicídio pode ser prevenido, por isso é fundamental falar sobre. ABEL PETTER lembra que na verdade a pessoa não escolhe morrer, mas sim, ela quer acabar com a dor que está sentindo e o sofrimento que está passando.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio. A cada três segundos uma pessoa tenta tirar a própria vida e infelizmente a cada 40 segundos alguém se suicida. Só no Brasil, são 32 mortes por dia. Uma pesquisa feita pelo profissional na região aponta que a tendência de suicídio no sul do país é uma das mais altas do Brasil, e o uso de agrotóxicos é um dos principais causadores. ABEL PETTER afirma que esses dados preocupantes precisam ser divulgados para que cada vez mais informações úteis cheguem à população e possam ser usadas a favor da prevenção. Conforme o psicólogo, toda situação gerada pela pandemia também contribuiu para aumentar problemas de saúde mental e os riscos de suicídio devido ao isolamento, a maior dificuldade de buscar ajuda e a falta de socialização. PETTER diz que cada um pode contribuir na prevenção, como observar se um amigo, colega ou familiar não está bem, se dispor a ouvir e auxiliar na busca por ajuda.

Epagri projeta alta dos preços agrícolas até dezembro. O gerente regional da Epagri, não é otimista com o cenário de alta dos produtos nos mercados e do custo de produção. SIDINEI SIMON destaca que a elevação do dólar, tornou atrativo para o mercado brasileiro realizar exportações de produtos agrícolas como milho e soja, além de carnes. Outro fator que ele destaca como responsável pela alta nos preços é a briga comercial entre China e Estados Unidos. Cita que os chineses estão comprando em grande quantidade causando elevação considerável dos preços para o consumo interno no Brasil. SIMON ressalta que a compra de produtos agrícola provoca ainda alta no valor das carnes de gado, suínos e frango em virtude do milho e soja ser a base da alimentação dos animais. A baixa produção de grãos na região não favorece para preços mais acessíveis nos produtos que compõe a ração.

Conforme o gerente regional da Epagri, a tendência de alta ainda maior gera especulação de o valor da soja chegar a 150 reais a saca e milho até 80 reais. O fato agravante é dos produtores da região não atuarem na venda de commodities de milho e soja, pois o Extremo Oeste precisa destes produtos para alimentação dos animais e possui deficiência na oferta. SIDINEI SIMON também lembra que os insumos dependem da importação e o dólar em cotação elevada influencia diretamente no preço de adubo e ureia. O gerente aponta pequena queda no valor das carnes até o fim do ano, mas isso ainda depende dos acordos internacionais e a demanda no mercado externo. Dezembro será o auge da safra e isso pode causar redução de valores.

Polícia Militar reforça monitoramento de locais de aglomeração de pessoas. Liberação gradual de algumas atividades causa dúvidas e pode gerar ações irregulares. O comandante do pelotão da Polícia Militar de Itapiranga, ALCENIR MINUSCULI, alerta que é preciso respeitar a portaria da Secretaria de Estado da Saúde que estabelece restrições. Ele cita como exemplo o futebol entre amigos que até o momento está seguindo as determinações na região de abrangência do Pelotão. O tenente diz que o desrespeito às regras pode gerar complicações e responsabilidade de quem promove o evento. O comandante diz que foi constatado redução no número de ocorrências, porém ainda ocorrem eventos com aglomeração de pessoas. Ocorrendo flagrante as pessoas respondem criminalmente por infringir determinação do poder público.

Convenções partidárias estão entre os eventos restritos. ALCENIR MINUSCULI considera que a conscientização feita pela Polícia Militar, Bombeiros e Vigilância Sanitária provocou redução das ocorrências. O comandante da PM alerta que existe uma padronização de medidas estabelecida pelo comando geral em relação a convenções partidárias que configuram como eventos públicos. ALCENIR MINUSCULI salienta que a justiça legalizou as convenções virtuais e a recomendação é não realizar reuniões presenciais. Informa que a Policia Militar já constatou aglomeração de evento político e vai encaminhar o relato dos fatos ao Ministério Público e Poder Judiciário. O tenente afirma que a Polícia Militar realiza o trabalho de rotina e também recebe denúncias sobre irregularidades. Nestes casos a guarnição vai até o local indicado para identificar os responsáveis pela organização do evento.

Pelotão da PM de Itapiranga ampliou sua abrangência. Mondaí deixou de ser Pelotão e passou a fazer parte do comando de Itapiranga. O tenente ALCENIR MINUSCULI informa que também integram a área os municípios de Riqueza, Iporã do Oeste, Santa Helena, Tunápolis e São João do Oeste. Segundo o comandante, um dos objetivos é fortalecer os Programas Institucionais da PM. Ele cita resultados positivos com a Rede de Segurança Escolar, com bons frutos na atuação preventiva. Observa que a Rede de Vizinhos está sendo expandido e a Rede Catarina de Proteção a Mulher surge como mais uma ação preventiva. MINUSCULI lembra que a filosofia de trabalho é de amparar mulheres vítimas de violência doméstica. O policiamento da patrulha Maria da Penha ocorre sempre com a presença de uma mulher na guarnição para facilitar o contato com as vítimas de violência doméstica. A meta é garantir as medidas protetivas concedida pelo poder judiciário.

Polícia localiza criador clandestino de animais no interior de Cunha Porã. A Polícia Civil de Cunha Porã cumpriu na tarde desta quinta-feira um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural do município com o objetivo de apurar maus tratos contra animais. O mandado foi cumprido pela Polícia Civil com apoio da Cidasc, sendo localizados mais de 120 galos presos em gaiolas individuais, os quais, segundo a investigação, eram submetidos a maus-tratos em rinhas clandestinas. Apesar de não terem sido encontrados animais em situação de maus-tratos no momento das buscas, os elementos coletados serviram para comprovar a existência de um “criador clandestino de animais” no local. A Cidasc emitiu as notificações administrativas pertinentes ao caso e a Polícia Civil coletou informações para a sequência das investigações.

Motorista é preso por embriaguez após colidir em veículo e fugir do local. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das 15 horas de ontem. A PM recebeu informações de que um homem colidiu em um veículo e fugiu do local. Policiais localizaram o veículo e o condutor, que estava em visível estado de embriaguez, com andar cambaleante, vestes desalinhadas e fala arrastada. O motorista foi autuado por dirigir sem habilitação ou permissão, ou cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano, por embriaguez ao volante e por se afastar do local do acidente. O homem foi preso e foi confeccionado o auto de constatação de sinais de embriaguez.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.