-SETOR DE SERVIÇOS CRESCE 8,8 POR CENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE NO PAÍS
-CICLONE PROVOCA ESTRAGOS EM MAIS DE 50 CIDADES CATARINENSES
-PROJETO QUER PROIBIR EXECUÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO SEM INFRAESTRUTURA
-SAÚDE ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA PÓLIO EM CRIANÇA
-PROCURA POR ANTIGRIPAIS NAS FARMÁCIAS AUMENTA 60 POR CENTO
-MATERIAL FRESADO DA BR-163 POSSIBILITA MELHORIAS DAS ESTRADAS
-CONDER ENCONTRA INCONSISTÊNCIA DE DADOS EM AUTODECLARAÇÕES
-ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE BETÂNIA CELEBRA 36 ANOS DE FUNDAÇÃO
-MORRE NO HOSPITAL MOTOCICLISTA QUE SOFREU ACIDENTE NA SC-386
-MAIS UMA BATIDA ENTRE CARRO E MOTO DEIXA PESSOA FERIDA
O tempo está ensolarado. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e sete centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O exército de Taiwan fez nesta quinta-feira novos exercícios militares com munição real, em resposta às manobras realizadas pela China ao longo da última semana. Este é o segundo dia que o governo da ilha realiza os exercícios, para indicar a Pequim que Taipei está pronta para se defender no caso do uma invasão. A crise na região se intensificou após a visita, na semana passada, da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, NANCY PELOSI, a Taiwan, que a China considera parte de seu território. Segundo o Exército de Taiwan, foram disparados projéteis e sinalizadores como parte de um treinamento de defesa na manhã de quinta-feira.
A casa da família do presidente do Peru, PEDRO CASTILLO, na região de Cajamarca, foi alvo de operação nesta quarta-feira em busca de sua cunhada YENIFER PAREDES, acusada de corrupção. Segundo a mídia local, a operação não foi bem-sucedida pelo segundo dia consecutivo, depois de uma equipe de procuradores e policiais também ter invadido o Palácio do Governo na terça-feira, sem encontrar PAREDES. YENIFER PAREDES, 26 anos, é procurada por suposto envolvimento em uma rede de corrupção e lavagem de dinheiro.
Cerca de 255 pessoas foram assassinadas em 2022 na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, cenário de um sangrento conflito entre dissidentes da ex-guerrilha Farc e rebeldes do Exército de Libertação Nacional. Somente em agosto, foram registrados 11 homicídios, a maioria "no âmbito desse confronto" entre as duas organizações que disputam o controle do tráfico de drogas, do garimpo ilegal e da extorsão na região. O número já supera o saldo global de 2021, quando foram registrados 187 óbitos, segundo um relatório consolidado da entidade compartilhado com a AFP.
O setor de serviços manteve a trajetória positiva dos últimos meses e cresceu zero vírgula sete por cento em junho, a quarta alta apurada desde janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Com a variação, o setor mais importante da economia, responsável por cerca de 70 por cento do PIB, fecha o primeiro semestre de 2022 com alta de oito vírgula oito por cento na comparação com o mesmo período ano passado. Os dados mostram ainda que o volume de serviços prestados no Brasil figura sete e meio por cento acima do nível registrado em fevereiro de 2020, o último mês sem os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia nacional, e três vírgula dois por cento abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em novembro de 2014.
Órgãos vinculados ao governo federal e bancos públicos e privados são as entidades que mais acionam ou são acionadas no Judiciário brasileiro, aponta levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça. O conselho identificou as instituições com maior quantidade de ações tramitando nas diversas esferas da Justiça. Juntos, poder público e bancos respondem por quase um em cada quatro processos registrados até maio deste ano e ainda pendentes de julgamento. Os maiores réus são a Caixa, com 722 mil 294 processos; o Instituto Nacional do Seguro Social, com 604 mil 503 e o Bradesco Financiamentos, com 120 mil 227 processos. O Ministério da Economia encabeça a lista de quem mais entrou com processos: 559 mil 997 ações.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, falou durante agenda em São Paulo, que o surto de varíola dos macacos no país não será controlado com a primeira remessa de vacinas que o Brasil vai receber. Segundo ele, as 50 mil doses vão ser divididas em três remessas e o primeiro lote deve chegar até o final de agosto. Neste primeiro momento as vacinas serão destinadas apenas aos profissionais da saúde. QUEIROGA reforçou que a prioridade da pasta é estruturar a rede de diagnósticos no país e oferecer informação à população. Até o momento, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra dois mil 415 casos confirmados de varíola dos macacos. Santa Catarina tem 22 registros da doença.
Líderes do Conselho das Federações Empresariais se reuniram na manhã desta quarta-feira com o presidente da Assembleia Legislativa para solicitar a derrubada do veto do governo do Estado à projeto de lei aprovado na Alesc que reconhece o contribuinte como o favorecido nos casos de empate em julgamentos de processos no Tribunal Administrativo Tributário. A mensagem de veto está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, mas o presidente da Federação das Indústrias, MARIO CEZAR AGUIAR, que coordena o Cofem, afirma que a solução pode ser via um acordo com o governo do Estado. Nesse encontro na Alesc, o Cofem sugeriu também veto ao projeto aprovado que amplia o prazo de validade das certidões negativas de débito concedidas pelo Estado para empresas.
A PEC do ICMS, aprovada nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, altera a forma de partilha na distribuição de receita do imposto estadual e estabelece que no mínimo 10 por cento dos recursos destinados aos municípios tenham por base indicadores de melhoria no desempenho da educação, o chamado “Índice de Qualidade Educacional de Santa Catarina (IQESC)”. Esse índice considera os resultados de aprendizagem e o aumento de equidade, conforme o nível socioeconômico dos alunos. Pela PEC aprovada em Santa Catarina, a porcentagem mínima para a divisão conforme a movimentação econômica de cada município vai passar de 75 para 65 por cento do ICMS devido. Os 35 por cento restantes serão repartidos conforme lei estadual a ser aprovada.
A chuva intensa e a ventania que atingiram Santa Catarina nesta quarta-feira provocaram deslizamentos, destelhamentos de casas, alagamentos e uma série de estragos em pelo menos 51 cidades. O mau tempo ocorreu por influência de um ciclone que se desloca sobre o mar no Sul do país. Segundo a Defesa Civil, dois municípios decretaram situação de emergência: Canelinha e São Francisco do Sul. Outros oito também devem entrar para a lista: Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú. Serviços essenciais como aulas e atendimentos em postos de saúde foram suspensos ontem. Cerca de 200 mil unidades consumidoras em todo o Estado chegaram ficaram sem luz nesta quarta-feira.
Objetivo da Feira de Produtos Locais de Palma Sola é para fomentar a economia e fortalecer a agricultura familiar e MEIS. O município está organizando para esse sábado, a primeira Feira de Produtos Locais. O evento será realizado na Rua Coberta da cidade. Conforme o secretário de Administração RODRIGO CALEGARI, a ideia é valorizar e mostrar à comunidade e região as potencialidades e tudo o que é produzido em Palma Sola. Para isso, na feira, serão comercializadas bolachas, pães, bolos, cucas, geleias, saladas em geral, melado, açúcar mascavo, cachaça, mel, ovos, amendoim, pipoca, frutas, trufas, orquídeas, entre outros. A Feira começa ás sete e vai até as 11 horas da manhã.
O trânsito pela estrada geral da Vista Alegre, Princesa, foi interrompido nesta manhã em virtude da continuidade dos trabalhos de pavimentação com pedras irregulares. Essa é a terceira etapa do calçamento. O trânsito foi interrompido às sete horas e 30 minutos de hoje. Com isso, para acessar as comunidades de Vista Alegre, Esquina Tobias, Jatobá, União, Progresso e outras, os motoristas deverão utilizar o desvio pela comunidade da Sagrada Família conforme indicam as placas. Logo após o "saltinho", os motoristas deverão dobrar à esquerda seguindo até a comunidade de Vista Alegre no clube. O mesmo trajeto deverá ser utilizado pelos motoristas que se deslocarem no sentido contrário até a cidade. Não há previsão de liberação.
Alguns transtornos foram identificados pela secretaria de Obras de São José do Cedro na região do Assentamento. A informação é do secretário LUIZ TREVISOL. De acordo com ele, nos últimos 15 dias as estradas das comunidades São Mateus, 21 de Novembro, São Miguel até na altura da Linha São Vendelino receberam serviços de patrolamento. Mas em virtude da umidade, alguns pontos apresentaram atoladores dificultando a passagem de veículos. Os problemas já foram solucionados permitindo o tráfego. Os serviços foram solicitados pelos agricultores, apesar de não ser recomendável efetuar as melhorias no período úmido, inclusive em pontos íngremes, a equipe atendeu o pedido deles. Os motoristas de caminhão de leite e de ônibus precisam ter cuidado para passar na região por causa da estrada estar úmida. Sobre os desvios para acessar a São Vendelino, o secretário acreditava em registrar pequenos transtornos, mas grande parte dos motoristas seguem as placas indicativas. Os desvios devem funcionar por mais oito meses dependendo do andamento das obras de calçamento.
A secretaria de Obras de Guarujá do Sul recebeu material asfáltico fresado da BR-163, que se encontra em obras de pavimentação, para recuperar as principais estradas. A informação é do secretário ANTÔNIO DE SOUZA. A primeira carga do material fresado foi colocada na principal via sentido ao parque industrial dois. A equipe da secretaria realizou o carregamento do asfalto, fez o espalhamento dele e com um rolo do setor o material foi compactado na localidade. Ele ainda explicou que o trecho de 500 metros recebeu serviços de drenagem antes da colocação do asfalto fresado. A intenção é utilizar um produto que deixe a rua como se tivesse sido efetivamente asfaltada, assim melhorando o tráfego pelo local. A aquisição do piche deverá ser feita pela prefeitura. O secretário relatou que esse material será usado para fazer um acesso em frente a Apae e do Cemitério Municipal de Guarujá, como também em demais pontos públicos. SOUZA afirmou que ainda será cedido o asfalto fresado do trecho de acesso à cidade sentido a Dionísio Cerqueira.
A equipe de Obras de Guarujá do Sul segue efetuando demais serviços dentro das propriedades rurais. O secretário ANTÔNIO DE SOUZA, comentou que parte dos servidores está terminando os trabalhos na comunidade da Linha Caravaggio. A previsão é encerrar até o final de semana para depois passar à outras localidade. A máquina que estava em conserto na cidade de Maravilha voltou ao município. Ela deverá ser empregada nos trabalhos ainda nesta semana. O setor está na corrida contra o tempo para atender os pedidos dos agricultores antes do plantio das culturas de verão. O secretário informou que as intervenções de cascalhamentos na Linha Coronel devem ser concluídas em dois dias. Na sequência, a intenção é efetuar melhorias na estrada da Linha Maidana até o Bairro Arara, na comunidade da Pessegueiro com cascalhamento e tubulação.
A Apae de Guaraciaba recebeu um repasse de 40 mil reais proveniente de um convênio firmado com a Fundação Banco do Brasil. Mas para receber, a prefeitura necessitou realizar um projeto de lei para encaminhar a análise da Câmara de Vereadores. A informação é do presidente PEDRO TREVISOL. O texto foi aprovado por unanimidade de votos na noite de segunda-feira. De acordo com o presidente, o projeto veio consigo um plano de trabalho o qual a escola especial deverá seguir para aplicar os recursos. O montante vai proporcionar a construção de um jardim sensorial com intuito de melhorar o paisagismo da Apae. O presidente afirmou que o educandário presta um importante serviço para a comunidade de Guaraciaba.
O Conder Gestão Ambiental já emitiu aproximadamente 360 Licenças Ambientais por Adesão e Compromisso - a LAC, em 2022. Isso representa pouco mais de 30 por cento das mil e 300 licenças totais já emitidas até agora. A LAC foi um pedido de alguns suinocultores e atendida pelo Consórcio em abril. A autodeclaração também abrange os avicultores. De acordo com o diretor JOSÉ FRANCISCO MORA, a LAC foi implantada com intuito de melhorar o desempenho das atividades do agronegócio e também do Conder. Porém, desde abril, algumas inconsistências em determinados dados foram achadas pelo consórcio. O diretor destacou que uma pequena minoria de produtores rurais informaram dados duvidosos levando a equipe técnica fazer uma visita para verificar a campo as informações descritas. Após a verificação, alguns casos foram encaminhados para os procedimentos cabíveis ao caso.
As atividades voltadas ao agronegócio dos 29 municípios consorciados ao Conder apresentaram crescimento nos últimos meses. O diretor do Conder Ambiental JOSÉ FRANCISCO MORA, comentou que isso gerou grande aumento por novas licenças ambientais. Ele acredita que as empresas estão cada vez mais elevando suas produções, consequentemente precisando de mais matéria-prima, o que contribuiu com a economia. O diretor também solicitou aos empreendedores rurais que busquem as licenças ambientais temporárias e definitivas para evitar problemas logo à frente. Cada agricultor precisa de uma autorização prévia autorizando o início do empreendimento, além da licença de implantação da atividade e, por fim, a licença de operação dando efetivo início aos trabalhos agrícolas. MORA também explicou que no processo trifásico, não realizado pela LAC, LAP e a LAO, a vistoria in loco acontece antes da liberação da licença. Por autodeclaração a visita técnica para auditoria do investimento ocorre num período posterior à emissão da licença ambiental.
O Fundo Estadual da Saúde vai repassar aos municípios recursos para acelerar a vacinação contra a Poliomielite durante esse mês de agosto. Santa Catarina deve aplicar quase três milhões de reais. Essa decisão foi definida pela Comissão Intergestores Bipartites. A informação é da coordenadora da Comissão de Intergestores da Saúde da Ameosc, DAIANE DORIGON, secretária de Saúde de Guaraciaba. A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação continua até nove de setembro. Conforme a coordenadora, esse incentivo financeiro tem como intuito auxiliar os municípios na intensificação e ampliação dos horários de vacinação de segunda a sábado em virtude dos baixos índices de imunização. Em Guaraciaba, cerca de 430 crianças de zero a menor de cinco anos deve receber a vacinação contra a pólio. O público abaixo de 15 anos deve comparecer na secretaria de Saúde para ter a caderneta atualizada, caso o menor tenha a vacinação atrasada será ofertada a dose na mesma oportunidade.
A descrença nas vacinas tem sido um dos empecilhos para conseguir bater as metas impostas pelo Ministério da Saúde. A secretária de Saúde de Guaraciaba, DAIANE DORIGON, afirmou que a desconfiança nas vacinas deve ser deixada de lado para garantir a proteção das pessoas. Ela ainda disse que o imunizante está a muitos anos combatendo e até erradicando doenças no Brasil. Por isso, as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde para serem imunizadas. A secretária destacou que, diferente de grandes centros, os municípios menores possuem facilidade em realizar a busca ativa dos menores. Essas localidades ainda precisam agrupar um número razoável de crianças para possibilitar a abertura dos frascos.
Os medicamentos antigripais tiveram aumento na procura nas últimas semanas em virtude das condições do tempo em São José do Cedro. A afirmação é da farmacêutica DAIANA MODEL. Segundo ela, as pessoas estão em busca de diversos tipos de medicamento e até mesmo xaropes, além de antialérgicos devido ao período de floração. Esse aumento na procura foi provocado pelas mudanças climáticas entre um mês e outro, já que neste período não é comum registrar intensa saída de remédios. A procura “normal” dos antigripais acontece nos meses de abril e junho de cada ano. Mas devido a anormalidade do tempo, o resfriado e a tosse persistem nesse período do ano. A farmacêutica estima que houve um aumento de 60 por cento na procura pelos remédios e xaropes na farmácia. Conforme ela, a alta demanda fora de época poderá provocar desabastecimento num futuro próximo se não houver normalização do tempo nas próximas semanas. Antigripais e antialérgicos estão com os estoques baixos, já outros medicamentos estão em falta desde o começo do ano.
Os medicamentos disponíveis nas farmácias também sofreram fortes reajustes dada a alta procura por parte da população. Praticamente a cada nova entrega os remédios vem com valores reajustados, inclusive de antigripais e antialérgicos. De acordo com a Farmacêutica DAIANA MODEL, alguns deles o aumento passam dos 50 por cento. Remédios que custavam entre dez e 11 reais, hoje estão custando acima de 16 reais dependendo do remédio. A farmacêutica também alertou quanto aos estoques de antigripais em casa para uso, muitas vezes, descontrolado. Por isso, para ela, os medicamentos podem ser comprados quando for necessário o uso deles. DAIANA ainda comentou que em certos casos os sintomas podem não ser aquilo que o cliente acredita. Segundo ela, já houve casos em que as pessoas buscam comprar antigripais, mas ao entender os sintomas acaba sendo descoberta uma alergia, já que a floração também ocorreu antecipadamente. Isso pode confundir as pessoas.
Ontem, dia dez de agosto, a Associação Beneficente Betânia celebrou 36 anos de fundação em São José do Cedro. A entidade foi de iniciativa do presbítero da Assembleia de Deus, LUCAS SACRAMENTO, em 1986. Na época, a pioneira, ELECI ZANARDI, foi a primeira vice-presidente da entidade. ISMAEL BATISTA, é o presidente da Associação Betânia desde o ano passado quando retornou de funções governamentais. Segundo o presidente, a entidade presta serviços sociais, educacionais e culturais. Na parte social, a associação possui alguns programas de atendimento às pessoas carentes que passam por momentos adversos. A entidade também está envolvida em diversas ações voluntárias, a exemplo, da campanha do agasalho, material escolar e campanhas educacionais através de palestras em diversos momentos. Também é promovida ao menos uma vez ao ano uma palestra com casais para tratar sobre relacionamento entre ambos e a família. A Associação Betânia foi pioneira na terceirização, através do Estado, do Casep por longos 16 anos.
Já o Lar Aprisco deu início há mais de 14 anos como um departamento social da Associação Betânia com atendimento de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos nos municípios da Comarca de São José do Cedro. Conforme o presidente da Betânia, ISMAEL BATISTA, nessa época a Aprisco não tinha o desempenho de serviços como uma instituição forma. Porém, dois anos após, em 2010, por força da lei, foi necessário fazer a adequação legal dela onde foi criada a Associação Lar Aprisco. São 12 anos com CNPJ próprio. O presidente destacou que no período, Betânia gerou mais de 200 empregos. A mais recente criada da Associação, é a Casa de Repouso Betânia. Esse projeto foi pensado a mais de cinco atrás quando, faltando pouco mais de quatro meses para a pandemia, foi dada a largada para a implantação, mas teve que ser interrompido nos meses seguintes em virtude da pandemia. Contudo, em maio de 2022 teve a efetiva implantação e funcionamento. Atualmente são quatro idosas aos cuidados da Casa de Apoio das dez vagas disponíveis.
Um projeto de lei de origem legislativa quer proibir a execução de pavimentação de ruas sem infraestrutura antes em São José do Cedro. O projeto deu entrada na noite de segunda-feira na Câmara de Vereadores. O vereador, FERNANDO WILL, autor da ideia, relatou para a Rádio Cedro que o projeto contempla qualquer tipo de pavimentação, seja ela com pedras irregulares, asfalto e até mesmo concreto. O intuito, conforme o vereador, é estabelecer uma regra para as obras de pavimentação no perímetro urbano. Segundo ele, é notável algumas obras nas vias e logo em seguida é preciso fazer uma intervenção quanto a drenagem pluvial ou da rede de água. O projeto prevê a obrigatoriedade dos serviços de infraestrutura antes da pavimentação. O vereador destacou que atualmente algumas ruas já registram problemas por não haver uma regra prevendo as obras anteriores ao pavimento. Os loteamentos de investimentos privados prevê, na Lei de Uso e Ocupação de Solo, essas intervenções antes da colocação de qualquer tipo de pavimentação.
Algumas inconsistências foram apontadas quanto à prestação de contas do Arraial Cedrense realizado pela prefeitura de São José do Cedro. O vereador FERNANDO WILL, disse que a prestação foi realizada em tempo hábil, porém algumas perguntas serão realizadas em virtude de dúvidas. O vereador relatou que foi encontrado um impasse quanto a contratação de dois objetos para uma mesma finalidade, a contratação das maquininhas que não foi apresentado nota fiscal, entre outros pontos. Por isso, será solicitado informações complementares para que o município possa esclarecer as dúvidas. WILL destacou que toda a contratação pública precisa haver um cuidado do poder público, já que se trata de valores públicos.
Um acidente entre carro e moto deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem, em São Miguel do Oeste. Os bombeiros foram acionados por volta das 15 horas e 15 minutos para atenderem um acidente na Rua Hélio Vassun, no Centro. De acordo com a Polícia Militar, a moto transitava sentido Centro/Bairro Estrela quando o condutor do carro tentou fazer um retorno, levando a moto colidir na lateral do veículo. Segundo os socorristas, o motociclista foi atendido com ferimentos leves. Após atendimento prévio, ele foi encaminhado ao Hospital Regional.
JEAN LUCAS FORMAGINI morreu ontem à tarde no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele sofreu um acidente com uma motocicleta na SC-386 entre Descanso e Belmonte na tarde da última segunda-feira. JEAN tinha dado entrada hospitalar em estado delicado com traumatismo craniano indo parar na UTI. O jovem era morador da Linha Bela União, Belmonte. JEAN se deslocava ao Bonno Atacado e Varejo, onde trabalhava, quando se envolveu no acidente contra um veículo Uno. De acordo com a Polícia Militar, o condutor do Uno, na altura do Camping Avante, tentou fazer um retorno em cima da pista, momento em que o motociclista fazia o mesmo sentido acabou tendo a frente cortada, causando a colisão. Com a batida, o JEAN sofreu ferimentos graves causando sua morte. A delegacia de Polícia vai continuar investigando o caso.