ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 11 08 2021

-CÂMARA DOS DEPUTADOS REJEITA E ARQUIVA PEC DO VOTO IMPRESSO

-SANTA CATARINA CONFIRMA MAIS 25 CASOS DA VARIANTE DELTA DO CORONAVÍRUS

-QUEDA DE ÁRVORE EM REDE DEIXA CERCA DE 15 MIL CONSUMIDORES SEM LUZ NA REGIÃO

-SINTE VISITA ESCOLAS PARA AVALIAR IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO MAGISTÉRIO

-MUNICÍPIO VAI VACINAR MORADORES DE 23 E 24 ANOS CONTRA COVID NESTE SÁBADO

-IDOSO FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA NA SC 160

-PM APREENDE QUASE 400 QUILOS DE CAMARÃO CONTRABANDEADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado, melhorando a tarde. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e sete centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Talibã assumiu nesta terça-feira o controle de mais uma capital de província no Afeganistão, a sétima em cinco dias, ampliando seu domínio territorial no país e forçando milhares de civis a fugir. O grupo jihadista tomou a cidade de Farah, no oeste, e começou a se aproximar de Mazar-i-Sharif, a maior cidade do norte do Afeganistão. O Talibã já controla 65 por cento do país. A ofensiva começou em maio, após os Estados Unidos e tropas aliadas anunciarem a saída do Afeganistão após 20 anos.

Ao menos 42 pessoas, entre elas 25 militares, morreram nos incêndios que devastam o norte da Argélia, principalmente em Cabília. As autoridades informaram nesta terça-feira que os incêndios "de origem criminosa" foram alimentados por um episódio de onda de calor. A região da Cabília, uma área arborizada e montanhosa densamente povoada, vem registrando uma onda de calor com temperaturas de até 46 graus. Todos os anos, o país é afetado por incêndios florestais. Em 2020, foram destruídos quase 44 mil hectares.

O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou na segunda-feira, a reabertura das fronteiras do país para estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19 para o dia primeiro de setembro. Os brasileiros não residentes, que estavam impossibilitados de viajar para o país vizinho, poderão embarcar para o Uruguai, inicialmente, apenas se tiverem propriedades na região. Em seguida, a partir de primeiro de novembro, todos os estrangeiros completamente vacinados com as duas doses do esquema vacinal ou a dose única poderão entrar no país.

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional e inclui, no Código Penal, uma lista de "crimes contra a democracia". Os senadores fizeram mudanças pontuais na redação do texto, mas rejeitaram a maior parte das sugestões de alteração substancial. A proposta já foi aprovada pela Câmara e inclui no Código Penal, por exemplo: crimes contra as instituições democráticas; crimes contra o funcionamento das eleições e crimes contra a cidadania. Entre os crimes, estão golpe de Estado, interrupção do processo eleitoral, comunicação enganosa em massa e atentado ao direito de manifestação. O projeto segue para sanção do presidente BOLSONARO.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de uma medida provisória que institui uma nova rodada do programa de redução de jornadas e salários ou suspensão dos contratos de trabalho durante a pandemia. O texto faz parte das iniciativas do governo para evitar demissões durante o período da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Os deputados ainda terão de analisar os chamados "destaques", sugestões pontuais de alteração no texto. Não há data para essa nova votação. Em seguida, a proposta é enviada para a análise do Senado. O texto estabelece o pagamento do benefício emergencial a quem tiver a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho.

A Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira rejeitar e arquivar a proposta de emenda à Constituição que previa o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos. O resultado representa uma derrota para o presidente JAIR BOLSONARO, que vem falando em fraude no sistema de votação por meio da urna eletrônica. Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. No entanto, o texto elaborado pela deputada BIA KICIS teve o apoio de 229 deputados. Outros 218 deputados votaram contra a PEC, e um parlamentar se absteve. Ao todo, 448 votos foram computados. Com a decisão da Câmara, o texto será arquivado, e o formato atual de votação e apuração fica mantido nas eleições de 2022.

O professor MAURÍCIO GARIBA JÚNIOR foi nomeado no Diário Oficial da União desta terça-feira para ser o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Ele venceu o segundo turno no ano passado, mas não tinha sido nomeado até então, segundo Ministério da Educação, por causa de uma investigação em processo administrativo. Após a nomeação nesta terça, a posse também depende do MEC e ainda não há data certa para que ele assuma o cargo. Enquanto a posse não ocorre, está no posto o reitor pro tempore ANDRÉ DALA POSSA. O mandato de GARIBA será de quatro anos, conforme publicado no Diário Oficial da União.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta terça-feira mais 25 casos da variante delta do coronavírus no estado. Com isso, até o momento foram detectados 36 casos da variante em 20 municípios catarinenses. Desse total, quatro são casos autóctones, ou seja, de transmissão dentro do estado, sete casos importados com transmissão fora do estado e 25 estão sob investigação para saber qual é o local provável de infecção. As confirmações foram feitas na segunda-feira pelo Laboratório de Referência Nacional Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e do Ceará. Chapecó é uma da cidades com um caso da variante Delta confirmado.

O Governo do Estado pagará na próxima segunda-feira, a segunda parcela de 300 do Santa Catarina Mais Renda para os contemplados do programa que receberam o primeiro pagamento em julho. Criado pelo governo catarinense, o Santa Catarina Mais Renda é um apoio financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia de coronavírus. Os trabalhadores que perderam vínculo formal de emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021 em empresas dos setores contemplados pela iniciativa ainda podem se cadastrar até o dia 30 de setembro no site SC Mais Renda. O programa disponibiliza três parcelas de 300, totalizando 900 reais.

O Dnit confirmou que a BR 163 será bloqueada hoje e amanhã para a detonação de rochas em São José do Cedro. Os serviços será realizado em razão das obras de adequação de capacidade, restauração, melhoramentos e eliminação de pontos críticos na rodovia. Hoje, haverá bloqueio de transito as cinco horas da tarde na região do Distrito Industrial. Amanhã, as três horas da tarde, o transito também será interrompido para a detonação de rochas. Os trabalhos serão executados pela empresa contratada pelo DNIT que vai sinalizar e orientar o trânsito.

Foi definida nesta semana a programação alusiva a Semana Farroupilha em São Miguel do Oeste. A informação é do patrão do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta, CLEOMAR ZACCHI. De acordo com ele, o objetivo das ações é comemorar o Dia do Gaúcho e não deixar a data passar em branco no município. Conforme ZACCHI, diante da pandemia da Covid-19, as atividades serão realizadas respeitando todos os protocolos exigidos pelos órgãos de Saúde. Segundo ele, a intenção é realizar a programação e ao mesmo tempo, evitar um possível contágio do coronavírus.

A programação da Semana Farroupilha terá duração de quatro dias, iniciando no dia 17 de setembro e seguindo até o dia 20 do mesmo mês, data em que é comemorado o Dia do Gaúcho. A afirmação é do patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACCHI. Ele destacou que a programação vai iniciar na sexta-feira e seguindo até a noite de segunda-feira. Ele salientou que a primeira atividade realizada será um Show Jantar na noite de 17 de setembro nas dependências do CTG Porteira Aberta. Já no sábado e domingo, a programação vai ocorrer na Sede Campeira, localizada na Linha Gramadinho. ZACCHI explicou que na oportunidade serão realizadas atividades diversas, além da realização da quinta edição do Acampamento Farrapo com almoço no domingo, dia 19.

No dia do Gaúcho o Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta vai realizar o tradicional desfile pelas principias ruas de São Miguel do Oeste. O comentário é do patrão do CTG, CLEOMAR ZACCHI. Ele disse que neste ano a data será comemorada em uma segunda-feira e por isso as atividades serão mais enxutas. Ele lembrou que ao final da tarde também haverá um café campeiro no próprio CTG com atrações locais. ZACCHI ressaltou que a ideia era fazer um evento maior, porém, em razão da pandemia da Covid-19, os eventos precisaram ser mais objetivos e menos extensos que o habitual.

Os interessados em participar das atrações da Semana Farroupilha poderão adquirir ingressos a partir da próxima semana. A orientação é do patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACCHI. Ele esclareceu que nesta semana deverá ser concluído o material para divulgação que será exposto no comércio local e parceiros da cultura gaúcha. A venda propriamente das fichas para o jantar e almoço devem iniciar nos próximos dias com integrantes da patronagem. O patrão do CTG, CLEOMAR ZACCHI acredita que a programação deve alcançar a expectativa dos organizadores. Ele reforçou que a Semana Farroupilha será realizada entre 17 à 20 de setembro em São Miguel do Oeste.

A Celesc emitiu um novo alerta a respeito de tentativas de golpes registrados em diferentes regiões do estado com o uso indevido do nome da empresa. No mês de julho, clientes residenciais e comerciais de Araranguá, Campos Novos, Balneário Camboriú e São Miguel do Oeste notificaram a Celesc sobre novas ocorrências. Segundo relatos de consumidores dessas regiões, os golpistas se identificam como sendo de um cartório de protestos e informam que o cliente teria seu fornecimento de energia elétrica cortado em decorrência de supostas irregularidades no padrão de entrada da energia. Em seguida, os criminosos pedem que o consumidor entre em contato por meio de um 0800 para solicitar a regularização junto à distribuidora de energia e confirmar os dados pessoais, como endereço, CPF e nome completo. Eles são orientados a fazer contato em outro número, supostamente do cartório, e foram direcionados a realizar um depósito judicial em conta bancária, com o objetivo de sanar o débito. O dinheiro, na verdade, vai para os golpistas.

A Celesc esclarece que a empresa nunca telefona para os clientes e que os serviços são agendados pelo próprio consumidor. Além disso, qualquer cobrança ou abatimento de valor na conta de energia elétrica sempre é realizada por meio da fatura de energia. Em nota, a Celesc também reforçou que as faturas de energia são enviadas às unidades consumidoras com identificação visual padrão da Celesc, não há contato com o cliente, nem emissão de boleto bancário ou solicitação de depósito em conta. Além disso, os consumidores devem ficar atentos a alguns detalhes na mensagem e na fatura que chega por e-mail, como o domínio @celesc.com.br e o banco arrecadador, que deve ser o Banco do Brasil. A Celesc também reforça que os clientes que receberem esse tipo de contato devem registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia.

Uma falha na linha de transmissão da Celesc deixou diversos municípios da região sem energia elétrica durante alguns minutos na tarde desta terça-feira. Segundo o gerente da da empresa no município, SANDRO VALMORBIDA, o problema ocorreu em uma linha de transmissão de alta voltagem em Pinhalzinho que atende a subestação de São Lourenço do Oeste. De acordo com ele, pelo menos 15 mil unidades consumidoras da região foram afetadas. O apagão também atingiu São Miguel do Oeste. VALMORBIDA disse que o problema foi gerado por uma árvore que caiu sobre a rede e o sistema foi desligado, automaticamente, por uma questão de segurança. Ele disse que o problema foi identificado e resolvido rapidamente pela equipe técnica da Celesc.

Neste ano, 51 mulheres vítimas de violência doméstica começaram o atendimento no Creas de São Miguel do Oeste. O Centro de Referência Especializado em Assistência Social presta apoio para as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Ao todo, o centro atende 90 mulheres no município. A secretária de Assistência Social, ANDREA REBELATTO lembrou que o município está envolvendo nas ações do Agosto Lilás junto com outras instituições e entidades. Ela reforçou que o objetivo é disseminar informações sobre os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia, emergência e socorro para interromper os ciclos de violência. Além disso, 80 empresas da cidade fixaram cartazes informativos e caracterizaram as vitrines alertar sobre a importância de combater a violência contra a mulher.

O cronograma de vacinação para pessoas com mais de 18 anos, contemplados com a vacinação em massa, termina nesta sexta-feira em Paraíso. Hoje, o público que está recebendo a vacina é de 22 anos pela manhã e 21 anos à noite. Amanhã, serão imunizados os moradores com 20 anos de idade na parte da manhã. Na sexta-feira, o calendário prevê a vacinação para quem tem 19 anos pela manhã e 18 anos à noite. A imunização ocorre na Unidade Básica de Saúde do município, das sete e meia as 11 horas da manhã e no turno da noite entre seis e nove horas. Para receber a vacina, é necessário levar a caderneta de vacinação e documento com foto.

O município de Paraíso já vacinou 97 vírgula oito por cento da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid. A informação é da enfermeira MIRIAN GIACOMEL. De acordo com ela, aproximadamente 200 pessoas entre 18 e 22 anos devem ser vacinadas até sexta-feira. A enfermeira disse que o percentual de cobertura elevado foi atingido em virtude de estratégia utilizada pelo município. MIRIAN reforçou que o objetivo é atingir cem por cento da população com a primeira dose do imunizante. Ela destacou que a estratégia de chamar os moradores aos poucos deu certo e as pessoas seguiram as datas indicadas para receber a vacina. Paraíso faz fronteira com a Argentina e recebeu doses extras para imunizar os moradores.

Em São Miguel do Oeste, a população de 24 e 23 anos de idade também será incluída na vacinação contra covid desta semana. As pessoas destas faixas etárias devem comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel no sábado, das oito da manhã as quatro horas da tarde. O restante do cronograma da semana segue o mesmo, com atendimento das oito da manhã as seis da tarde também na praça do centro. Hoje, estão recebendo a segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz, as pessoas que receberam a primeira dose no dia dois de junho. Na quinta-feira, receberão a primeira dose as pessoas de 28 e 27 anos de idade. Na sexta-feira, serão imunizadas as pessoas de 26 e 25 anos de idade. Para receber vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação.

Dez pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Outras cinco pessoas entraram para a lista de recuperados. O município tem 42 moradores ativo, a maioria em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, foram confirmados mais dois óbitos nesta terça. O total de mortes relacionadas ao Covid na unidade é de 337 desde o início da pandemia. A taxa de ocupação nos leitos de UTI Covid está em 64 por cento com 16 pacientes internados. Na ala de enfermaria são oito confirmados e ocupação de 50 por cento.

A coordenação do sindicato dos trabalhadores em educação está percorrendo as escolas da região para analisar com os professores os impactos da reforma da previdência no magistério. Ontem, o coordenador regional do Sinte, SERGIO PAGNO e o secretário de formação da entidade, ALDOIR KRAEMMER, estão se reunido com os professores e avaliando as consequências da reforma. Ontem, eles passaram pelas escolas da rede pública do estado em São Miguel do Oeste. De acordo com PAGNO, os professores da região ficaram assustados com a reforma e com os impactos que ela terá, principalmente para os inativos. Ele citou que a alíquota de 14 por cento para quem ganha acima de mil e cem reais é o ponto mais prejudicial dos projetos aprovados pelos deputados na última semana.

A reforma da previdência é muito injusta e vai trazer muitos prejuízos para os professores. A avaliação é do coordenador de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. De acordo com ele, a reforma vai retardar a aposentadoria das professoras, por exemplo, em no mínimo mais dois anos. Em alguns casos, as professores terão que ficar mais sete anos em sala de aula para conseguir se aposentar. Ele também citou a alíquota de 14 por cento dos inativos como um dos pontos mais nocivos da reforma. ALDOIR voltou a citar que o estado não cobra os grandes devedores e cobra a conta da previdência dos servidores.

O Sinte fez uma avaliação parcialmente positiva do anúncio de que nenhum professor vai receber menos de cinco mil reais em Santa Catarina. O projeto que prevê esse valor já está tramitando na Alesc e o governo anunciou que pretende começar a pagar, inclusive de forma retroativa já a partir de agosto. Segundo o professor ALDOIR KRAEMMER, a notícia é boa para os professores, mas não é exatamente como o governador vem anunciando.

O secretário estadual de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, estará hoje a tarde em São Miguel do Oeste. De acordo com a assessoria da pasta, VIEIRA vai acompanhar uma visita técnica do representante da empresa Aerosul no aeroporto Helio Wassun. Eles devem chegar por volta das três horas da tarde, analisar a estrutura do local e conversar com autoridades e empresários. Antes disso, eles deve passar pelos aeroportos de Caçador e Correia Pinto. O estado e a empresa estão analisando a possibilidade de uma linha aérea de São Miguel a Chapecó e de Caçador a Correia Pinto.

Um idoso sofreu ferimentos em uma saída de pista no final da tarde de ontem na SC 160. O acidente aconteceu por volta das seis e meia na rodovia que liga Campo Ere ao município de Saltinho. O condutor de um Corolla, um homem de 73 anos, perdeu o controle da direção e saiu da pista. Chovia na hora do acidente. O motorista ficou preso nas ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê.

A Polícia Militar de Campo Ere fez uma apreensão de camarão na madrugada de ontem no interior do município. O condutor de um veículo não acatou a ordem de parada em uma barreira policial e fugiu. Ele abandonou o carro à cerca de cinco quilômetros da barreira e não foi mais localizado. Dentro do carro os policiais encontraram 13 caixas carregadas com camarão ilegal. A mercadoria pesava 390 quilos. O caso, que configura contrabando, foi repassado para a Receita Federal. A mercadoria foi apreendida e também entregue ao órgão do governo federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.