-CÂMARA DOS DEPUTADOS REJEITA E ARQUIVA PEC DO VOTO IMPRESSO
-SANTA CATARINA CONFIRMA MAIS 25 CASOS DA VARIANTE DELTA DO CORONAVÍRUS
-ESCOLA PROMOVE ATRATIVOS ESPECIAIS PARA COMEMORAR DIA DO ESTUDANTE
-AMEOSC TERÁ CONCURSOS EM TODOS OS FINS DE SEMANA ATÉ FINAL DO ANO
-EMPRESA TRABALHA NA REATIVAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS
-PREFEITO ANUNCIA QUE ATUALIZAÇÃO DO PROJETO ASFALTO DA FRONTEIRA ESTÁ CONCLUÍDA
-INDÚSTRIA DE MÓVEIS É ATINGIDA POR INCÊNDIO EM MONDAÍ
-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE AO AMEAÇAR PESSOAS COM MACHADO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado, melhorando a tarde. A temperatura pode chegar a 17graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e sete centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Talibã assumiu nesta terça-feira o controle de mais uma capital de província no Afeganistão, a sétima em cinco dias, ampliando seu domínio territorial no país e forçando milhares de civis a fugir. O grupo jihadista tomou a cidade de Farah, no oeste, e começou a se aproximar de Mazar-i-Sharif, a maior cidade do norte do Afeganistão. O Talibã já controla 65 por cento do país. A ofensiva começou em maio, após os Estados Unidos e tropas aliadas anunciarem a saída do Afeganistão após 20 anos.
Ao menos 42 pessoas, entre elas 25 militares, morreram nos incêndios que devastam o norte da Argélia, principalmente em Cabília. As autoridades informaram nesta terça-feira que os incêndios "de origem criminosa" foram alimentados por um episódio de onda de calor. A região da Cabília, uma área arborizada e montanhosa densamente povoada, vem registrando uma onda de calor com temperaturas de até 46 graus. Todos os anos, o país é afetado por incêndios florestais. Em 2020, foram destruídos quase 44 mil hectares.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou na segunda-feira, a reabertura das fronteiras do país para estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19 para o dia primeiro de setembro. Os brasileiros não residentes, que estavam impossibilitados de viajar para o país vizinho, poderão embarcar para o Uruguai, inicialmente, apenas se tiverem propriedades na região. Em seguida, a partir de primeiro de novembro, todos os estrangeiros completamente vacinados com as duas doses do esquema vacinal ou a dose única poderão entrar no país.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional e inclui, no Código Penal, uma lista de "crimes contra a democracia". Os senadores fizeram mudanças pontuais na redação do texto, mas rejeitaram a maior parte das sugestões de alteração substancial. A proposta já foi aprovada pela Câmara e inclui no Código Penal, por exemplo: crimes contra as instituições democráticas; crimes contra o funcionamento das eleições e crimes contra a cidadania. Entre os crimes, estão golpe de Estado, interrupção do processo eleitoral, comunicação enganosa em massa e atentado ao direito de manifestação. O projeto segue para sanção do presidente BOLSONARO.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de uma medida provisória que institui uma nova rodada do programa de redução de jornadas e salários ou suspensão dos contratos de trabalho durante a pandemia. O texto faz parte das iniciativas do governo para evitar demissões durante o período da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Os deputados ainda terão de analisar os chamados "destaques", sugestões pontuais de alteração no texto. Não há data para essa nova votação. Em seguida, a proposta é enviada para a análise do Senado. O texto estabelece o pagamento do benefício emergencial a quem tiver a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho.
A Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira rejeitar e arquivar a proposta de emenda à Constituição que previa o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos. O resultado representa uma derrota para o presidente JAIR BOLSONARO, que vem falando em fraude no sistema de votação por meio da urna eletrônica. Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. No entanto, o texto elaborado pela deputada BIA KICIS teve o apoio de 229 deputados. Outros 218 deputados votaram contra a PEC, e um parlamentar se absteve. Ao todo, 448 votos foram computados. Com a decisão da Câmara, o texto será arquivado, e o formato atual de votação e apuração fica mantido nas eleições de 2022.
O professor MAURÍCIO GARIBA JÚNIOR foi nomeado no Diário Oficial da União desta terça-feira para ser o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Ele venceu o segundo turno no ano passado, mas não tinha sido nomeado até então, segundo Ministério da Educação, por causa de uma investigação em processo administrativo. Após a nomeação nesta terça, a posse também depende do MEC e ainda não há data certa para que ele assuma o cargo. Enquanto a posse não ocorre, está no posto o reitor pro tempore ANDRÉ DALA POSSA. O mandato de GARIBA será de quatro anos, conforme publicado no Diário Oficial da União.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta terça-feira mais 25 casos da variante delta do coronavírus no estado. Com isso, até o momento foram detectados 36 casos da variante em 20 municípios catarinenses. Desse total, quatro são casos autóctones, ou seja, de transmissão dentro do estado, sete casos importados com transmissão fora do estado e 25 estão sob investigação para saber qual é o local provável de infecção. As confirmações foram feitas na segunda-feira pelo Laboratório de Referência Nacional Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e do Ceará. Chapecó é uma da cidades com um caso da variante Delta confirmado.
O Governo do Estado pagará na próxima segunda-feira, a segunda parcela de 300 do Santa Catarina Mais Renda para os contemplados do programa que receberam o primeiro pagamento em julho. Criado pelo governo catarinense, o Santa Catarina Mais Renda é um apoio financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia de coronavírus. Os trabalhadores que perderam vínculo formal de emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021 em empresas dos setores contemplados pela iniciativa ainda podem se cadastrar até o dia 30 de setembro no site SC Mais Renda. O programa disponibiliza três parcelas de 300, totalizando 900 reais.
-ESCOLA PROMOVE ATRATIVOS ESPECIAIS PARA COMEMORAR DIA DO ESTUDANTE
-AMEOSC TERÁ CONCURSOS EM TODOS OS FINS DE SEMANA ATÉ FINAL DO ANO
-EMPRESA TRABALHA NA REATIVAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS
-PREFEITO ANUNCIA QUE ATUALIZAÇÃO DO PROJETO ASFALTO DA FRONTEIRA ESTÁ CONCLUÍDA
Comandante alerta para frequentes ocorrência de crimes ambientais na região. Municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste registram seguidas irregularidades. Desmatamento está entre as principais demandas na região, com agravante nos municípios de fronteira com a Argentina. O corte de floresta sem autorização ambiental e intervenções em Áreas de Preservação Permanente são crimes comuns. Outra situação considerada grave é a poluição causada por dejetos de suínos que causa diversos danos. Conforme o comandante do Pelotão da Polícia Militar Ambiental, tenente ALCENIR MINUSCULI, as irregularidades são constatadas durante patrulhamento de rotina ou por meio de denúncias. Ele observa que são constatados crimes ambientais e infrações administrativas ambientais. De acordo com o tenente, antes de realizar qualquer ação é preciso conferir a legalidade para não cometer crime ou infração ambiental.
ALCENIR MINUSCULI lembra que situações até simples acabam gerando transtornos judiciais, despesas e as pessoas responsáveis ainda terão que recuperar o dano causado ao meio ambiente. O comandante da Polícia Ambiental informa que após as constatações de ilegalidades ambientais, ocorre procedimento criminal encaminhado ao poder judiciário e ainda o processo administrativo, que é realizado pela Polícia Militar Ambiental, podendo gerar dupla penalização. ALCENIR MINUSCULI ressalta que é importante que as pessoas tenham a consciência que o meio ambiente é um bem comum, porém com necessidade de respeitar as questões legais nos cursos hídricos e cortes de árvores. Até mesmo os dejetos de suínos levados para as lavouras também podem configurar crime ambiental caso não sigam as normas estabelecidas.
O tenente avalia que muitas infrações são cometidas por sensação de impunidade e os autores acabam tendo grandes transtornos. MINUSCULI lembra que o licenciamento ambiental está mais acessível com a parceria dos municípios com o Conder Ambiental. Observa ainda que a equipe da Polícia Militar Ambiental possui uma grande demanda e tem ocorrências na fila para atendimento. O pelotão está bem equipado para o serviço e conta com parceria da Unoesc para análise da água quando envolve questões de poluição de rios. A população possui facilidade de acesso a denúncias, sendo que o canal oficial é o número 190 ou diretamente no pelotão da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste.
A equipe de Transportes e Obras de Tunápolis retoma foco nas estradas principais. Grande fluxo de veículos com insumos agrícolas e também no transporte da produção exige investimento constante em três vias principais no interior do município. Trabalho será feito com objetivo de proporcionar boas condições de trânsito. O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, destaca três comunidades que terão prioridade com suas estradas principais, que são Pitangueira, São Pedro e Fátima. Estas localidades formam a base da malha viária do interior. Será um trabalho minucioso com equipe completa e uso de patrola, caminhões caçamba e rolo compactador.
O secretário de Transportes e Obras avalia que é necessária uma atenção especial para garantir a durabilidade das estradas que recebem trânsito intenso. ADRIANO GASSEN também cita as ações desenvolvidas na recuperação de acessos a propriedades e estradas secundárias, locais de menor circulação de veículos, porém com importância para atender os moradores do interior. O secretário evita fazer projeções para concluir nova etapa de trabalho, pois é comum ter máquinas em manutenção que acaba influenciando no rendimento de alguns serviços. O custo de manutenção é elevado para recuperar máquinas usadas. GASSEN cita ainda apoio de empresas terceirizadas de Tunápolis e outros municípios. Nestes casos a prefeitura auxilia no programa de horas máquinas.
A empresa vencedora da licitação iniciou na última semana a reforma no ginásio da Escola de Educação Básica Cristo Rei, da comunidade de mesmo nome, no interior de SJO. Conforme a diretora ANDREIA HACKENHAAR, as obras incluem reforma interna no ginásio, com vários itens a serem trocados, e também a parte externa, onde há necessidade de reparos. Também haverá reformas na parte externa da escola, com troca do telhado e da energia elétrica, além de pintura interna e externa, que depende das condições do tempo. A escola também realizou na última semana o sorteio de 23 prêmios entre todos que contribuíram com a APP. ANDREIA reitera que entre os meses de abril e julho as famílias contribuiriam com um valor combinado em assembleia no início do ano. A escola também foi em busca de empresas e entidades parceiras na comunidade e entorno, e conseguiu arrecadar 23 prêmios, entre itens e valores em dinheiro.
A diretora da Escola de Linha Cristo Rei destaca que neste mês também está sendo organizada a Feira do Conhecimento. Em virtude da pandemia, ela vai ocorrer de uma forma diferente, virtual, pois a ideia é reunir todo o material e disponibilizar para a comunidade assistir as apresentações dos alunos, que vão gravar e produzir a partir dos espaços onde moram. ANDREIA HACKENHAAR enfatiza que a ideia é elaborar material impresso, reunindo todos os projetos e pesquisas dos alunos, e em seguida deixar disponível na biblioteca da escola. Ela salienta que a escola já fez parceria com uma editora para então produzir o material, imprimir e colocar à disposição dos pais e alunos.
Já a Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste, fará nesta quarta-feira a entrega dos boletins aos pais. De acordo com o diretor PEDRO GAUER, isso faz parte da comemoração do Dia do Estudante, que é comemorado hoje. O diretor comenta que a data é rememorada a cada ano para lembrar do próprio aluno, que faz do estudo sua profissão atual e se prepara para as profissões do futuro. Em parceria com o Grêmio Estudantil será realizado um cinema na escola, com intuito de fazer com que o aluno reflita sobre a importância desse momento importante na vida dele, que é a fase de estudante. Além do dia de hoje, a programação que remete ao Dia do Estudante será estendida para quinta e sexta-feira, com vários atrativos aos alunos. Já para os professores, é um dia de planejamento, sem aula na escola.
PEDRO GAUER salienta que os alunos passam por momentos de avaliação e reavaliação. A escola identificou uma defasagem significativa e reconhece que vai levar tempo para recuperar o que foi perdido ou deixado de aprender. Lembra que também vai depender do engajamento dos alunos e das próprias famílias. Ainda não existe possibilidade de voltar ao 100 por cento presencial com todas as turmas, e a escola aguarda uma normativa do estado que permita ampliar esse retorno. Agora em torno de 40 a 50 por cento das turmas estão com aulas no formato totalmente presencial. As demais alternam tempo casa e tempo escola. O diretor da escola Padre Vendelino Seidel ressalta que ainda neste mês serão entregues quitutes juninos na escola e as pessoas podem fazer as reservas.
A AMEOSC terá concursos em todos os fins de semana até final do ano. A informação é da coordenadora do Departamento de Concursos da Associação, UDINARA ZANCHETIN. Segundo ela, vários editais já estão abertos e alguns ainda vão abrir, para concurso público ou processo seletivo. Para cargos na Educação, mais especificamente para professores, as inscrições iniciaram em julho e seguem em agosto. Segundo UDINARA, a orientação é para que todos os candidatos interessados entrem na página da AMEOSC, pois nela constam informações diariamente, com inscrições abertas e também editais em andamento. Alguns incluem esporadicamente outras áreas, como cargos da saúde ou parte administrativa.
UDINARA ZANCHETIN cita que em São José do Cedro, por exemplo, há inscrições abertas na Educação e outro para cargos de saúde. Em Princesa também tem edital aberto para Educação, assim como em Descanso, onde ainda há vagas para outros cargos. A coordenadora do Departamento de Concursos da AMEOSC cita ainda dois editais da prefeitura de Guaraciaba, dos quais um se refere à Educação e outro para demais cargos, como assistente administrativo, fiscal sanitário, psicólogo e técnico agrícola. Já em Iporã do Oeste há um edital com inscrições abertas até dois de setembro, para contratação de professores. Nesta quarta-feira ainda deverá ser publicado edital para a Educação de Barra Bonita. UDINARA reitera que a AMEOSC trabalha de acordo com todas as exigências da saúde nas provas, com disponibilidade de álcool em gel e distanciamento entre as carteiras em um metro e meio.
A empresa vencedora do processo licitatório trabalha na limpeza da estação de dejetos humanos, localizada na Linha Campinas, interior de Descanso. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN, alguns equipamentos, como motores, foram retirados para fazer ajustes que são necessários devido ao período de paralisação da estação. Nos próximos dias a CASAN ainda vai acompanhar os testes de viabilidade, para verificar se funciona dentro das regras estabelecidas pela Anvisa, Ministério da Agricultura e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), de SC. A expectativa é de que pelo menos até final do ano o processo de operação esteja em pleno funcionamento, e que os municípios também participem do termo de cooperação, assinado ainda em 2018.
Quanto ao valor que será cobrado para a operação da estação de tratamento, PAULO LAUXEN destaca que cada município deverá contribuir. Os valores estão sendo definidos pela ARIS e a CASAN. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, existe uma discussão há muito tempo com a CASAN, para que o valor seja incluído no boleto da fatura de água.
O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, anunciou que depois de vários levantamentos e busca por ajustes exigidos, o projeto do Asfalto da Fronteira, entre os municípios de Tunápolis e Itapiranga, finalmente foi atualizado. Do PDF para o sistema Auto Cad, o projeto também passou por processo licitatório, sendo a empresa AZIMUT ENGENHARIA, de Joinville, a vencedora, e portanto a responsável pelo acompanhamento e elaboração. O próximo passo é a assinatura do convênio com o Governo do Estado. MARINO FREY enfatiza que o asfaltamento do trecho de 11.4 quilômetros já é uma luta que dura 20 anos, e agora está em estágio bem avançado para sua concretização. Assim que assinado o convênio com o Estado, o passo seguinte é a abertura da licitação para a execução da obra e sua infraestrutura.
A previsão é de que o projeto seja executado em etapas e numa previsão mais otimista, segundo FREY, a conclusão poderá ocorrer em até dois ou no máximo três anos. A obra do projeto Asfalto da Fronteira, como é chamado, terá grande importância não só para Tunápolis e Itapiranga, como também aos demais municípios da região, desde Descanso, Belmonte e Santa Helena, tornando a Rodovia 496 uma alternativa inclusive para quem vem da região de São Miguel do Oeste, por exemplo. O prefeito de Tunápolis estima que a rodovia trará maior desenvolvimento aos municípios de fronteira, desde a melhora no escoamento da produção até o crescimento populacional e de investimentos da iniciativa privada. Para MARINO FREY, o êxito do projeto do Asfalto da Fronteira é resultado do esforço conjunto de várias lideranças, entidades e movimentos organizados ao longo de duas décadas.
-POLÍCIA MILITAR APREENDE 390 QUILOS DE CAMARÃO ILEGAL
-INDÚSTRIA DE MÓVEIS É ATINGIDA POR INCÊNDIO EM MONDAÍ
-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE AO AMEAÇAR PESSOAS COM MACHADO NA REGIÃO
A Celesc alerta novamente a todos os consumidores que fiquem atentos a tentativas de golpes, registrados em diferentes regiões do estado. No último mês de julho, clientes residenciais e comerciais de Araranguá, Campos Novos, Balneário Camboriú e São Miguel do Oeste notificaram a Celesc sobre novas ocorrências. Segundo relatos de consumidores dessas regiões, os golpistas se identificaram como sendo de um cartório de protestos e informaram que o cliente teria seu fornecimento de energia elétrica cortado em decorrência de supostas irregularidades no padrão de entrada da energia. Em seguida, os criminosos pediram que o consumidor entrasse em contato por meio de um 0800 para solicitar a regularização junto à distribuidora de energia e confirmar os dados pessoais, como endereço, CPF e nome completo. Eles foram orientados a fazer contato em outro número, supostamente do cartório, e foram direcionados a realizar um depósito judicial em conta bancária, com o objetivo de sanar o débito.
A Polícia Militar apreendeu 390 quilos de camarão ilegal em Campo Erê. A apreensão foi na madrugada desta terça-feira, durante uma barreira policial no interior do município, quando um veículo com a suspensão traseira rebaixada passou pelo local. Ao receber ordem de parada, o motorista tentou fugir, mas acabou abandonando o veículo após cerca de cinco quilômetros e não foi mais localizado. Dentro do carro os policiais encontraram 13 caixas carregadas com camarão ilegal, que pesavam 390 quilos, caracterizando crime de contrabando. A carga e o veículo foram apreendidos e entregues à Receita Federal.
O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu incêndio em depósito de serragem, de 100 metros quadrados, numa indústria de móveis da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 15h45 desta terça-feira, no Bairro Industrial de Mondaí. Ao chegar no local, a guarnição dos bombeiros constatou que tratava-se de um incêndio em fase de crescimento e imediatamente foi realizado o gerenciamento do risco, corte da energia elétrica e avaliação da estrutura. Para o trabalho de extinção do incêndio e rescaldo foram utilizados cerca de 20 mil litros de água. A edificação ficava suspensa em uma estrutura metálica de oito metros de altura, com capacidade para 100 metros cúbicos de serragem. No momento do incêndio havia cerca de 25 metros cúbicos do material. A extinção total das chamas e rescaldo duraram aproximadamente duas horas e meia.
Um homem foi preso em flagrante por ameaça e lesão corporal por volta do meio dia de ontem, em São Miguel do Oeste. Segundo informações, um homem estaria de posse de um machado, ameaçando as pessoas que passavam na rua. Ao chegar ao local, a Guarnição da PM flagrou o homem com um machado na mão, bastante alterado, no meio da rua. A guarnição tentou acalmá-lo, mas ele se mostrava irredutível, e então foi dada voz de prisão, sendo necessário algemá-lo. A PM passou então a conversar com os familiares, sendo que a companheira relatou que ela e o autor residem nos fundos da residência da mãe dele. Próximo ao meio dia, o companheiro dela chegou em casa e encontrou um rapaz que a mulher havia conhecido nas redes sociais, na casa da mãe. O homem passou a insultar o rapaz, proferindo palavras de baixo calão e ameaçando bater na mulher e no rapaz.
O autor ainda quebrou uma lixeira e arremessou contra as pernas da mulher, causando-lhe lesões leves. Em seguida, ele pegou um machado e foi em direção à mãe dele e ao outro homem, momento em que se iniciou o conflito, gritaria e as ameaças, as quais evoluíram quando o autor saiu para a rua, e passou a ameaçar inclusive outras pessoas. Diante das ameaças e da agressão à companheira, o autor foi preso em flagrante e conduzido à delegacia.